Divida publica portuguesa - resultado dos leilões
mais_um Escreveu:JMHP Escreveu:Para os mercados é o Euro que está verdadeiramente em causa (não individualmente Portugal, Grécia, Irlanda, etc...) e que em caso extremo pode abalar fortemente a economia mundial.
Isso sim, para mim faz sentido.
Agora também não posso de deixar de questionar o seguinte, em 2008 e 2009 era preciso salvar o sistema financeiro, não importava os defices e a divida dos Estados, os mercados defendiam a intervenção urgente dos governos, depois de serem salvos, passaram a dizer que era grave os defices elevaods e a divida publica, à conta disso continuam a emprestar dinheiro mas com mais lucros. Humm..é demasiada concidência.
É o que se chama de "crise sistémica" e continua ainda sem se conhecer o seu fim apesar do crescimento económico das economias mais fortes.
Começou no sector financeiro, passou para os Estados, as empresas e agora começa (Portugal) atingir a sociedade em geral.
Apesar dos alertas, Estados e muitas instituições argumentam hoje que ninguém previa esta crise (para alguns o mundo mudou em 15 dias...), mas a verdade é que o "cancro" estava detectado há muito tempo e foi sendo ignorado durante demasiado tempo, dai a dimensão assustadora que hoje tem.
mais_um Escreveu:Agora também não posso de deixar de questionar o seguinte, em 2008 e 2009 era preciso salvar o sistema financeiro, não importava os defices e a divida dos Estados, os mercados defendiam a intervenção urgente dos governos, depois de serem salvos, passaram a dizer que era grave os defices elevaods e a divida publica, à conta disso continuam a emprestar dinheiro mas com mais lucros. Humm..é demasiada concidência.
Mais uma aldrabice da máquina de propaganda do governo. As nossas contas estavam eram descontroladas e a desculpa da crise foi o escape para fazer saltar tudo cá para fora.
Até porque cá o que foi metido no BPN ainda nem entrou para o défice e, tirando esse, não tivemos problemas no sistema bancário que afectassem o défice.
Em 2009 o primeiro semestre foi uma total desgraça, mas sim por causa disto:
Do lado da despesa, que pesa mais nas contas do Estado, a DGO diz mesmo que o grau de execução está "ligeiramente acima da média do perfil intra-anual de execução da despesa nos quatro anos precedentes", que é de 48,5 por cento.
A pesar nos gastos do Estado está um aumento na despesa corrente de 1.134 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2009, suplantando a redução de 117 milhões de euros com despesas de capital.
Aqui são as transferências correntes para as administrações públicas que mais pesam nas contas: aumentaram (corrigido o efeito de reclassificação das efectuadas para a Caixa Geral de Aposentações) 7,1 por cento.
Nesta rubrica subiram as transferências para a Segurança social em 11 por cento (devido à sua lei de bases), em 7,5 por cento para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em 4,9 por cento para a CGA (comparticipação para o equilíbrio do sistema de pensões da caixa).
http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... 944&page=2
Atomez Escreveu:mais_um Escreveu:Agora também não posso de deixar de questionar o seguinte, em 2008 e 2009 era preciso salvar o sistema financeiro, não importava os defices e a divida dos Estados, os mercados defendiam a intervenção urgente dos governos, depois de serem salvos, passaram a dizer que era grave os defices elevaods e a divida publica, à conta disso continuam a emprestar dinheiro mas com mais lucros.
Não é bem assim.
As entidades que emprestam, ou dito de outro modo, compram dívida, fazem de imediato o seguro para o caso de incumprimento do pagador, os famosos CDS - Credit Default Swaps, e esses têm estado a aumentar devido ao aumento de risco de incumprimento. São um custo acrescido para quem empresta.
Sabes qual a percentagem de divida que é coberta pelos CDS?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Agora também não posso de deixar de questionar o seguinte, em 2008 e 2009 era preciso salvar o sistema financeiro, não importava os defices e a divida dos Estados, os mercados defendiam a intervenção urgente dos governos, depois de serem salvos, passaram a dizer que era grave os defices elevaods e a divida publica, à conta disso continuam a emprestar dinheiro mas com mais lucros.
Não é bem assim.
As entidades que emprestam, ou dito de outro modo, compram dívida, fazem de imediato o seguro para o caso de incumprimento do pagador, os famosos CDS - Credit Default Swaps, e esses têm estado a aumentar devido ao aumento de risco de incumprimento. São um custo acrescido para quem empresta.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
artista Escreveu:se foi, o caso deram-nos uma hipótese de alterar as coisas e não soubemos aproveitar...
Uma hipotese? Não é num ano, nem em dois que resolvemos os problemas estruturais que padecemos à decadas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:
Mas já o era em 2009, 2008 .....e?
E... nada! Queres fazer o quê? obrigar os investidores a comprar dívida portuguesa mais barata?

Mas ainda te digo, em 2008 e 2009 a dívida portuguesa era muito mais baixa, não tem parado de crescer, acordaram tarde os mercados? se foi, o caso deram-nos uma hipótese de alterar as coisas e não soubemos aproveitar...
Mas não compares as situações, sobretudo a da dívida... que leva a necessidades de recurso aos mercados maiores! Uma pequena diferença!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mais_um Escreveu:Queres conversar ou desconversar? Eu nunca escrevi que o futuro é brilhante, mas no fim de 2009 era pior o panorama do que é actualmente. E os camelos dos mercados andavam distraidos?
No fim de 2009 previa-se crescimento para 2010. Agora prevê-se recessão para 2011. É melhor ? OK.
Eu acho que os mercados andavam distraídos, sim. Ainda davam alguma credibilidade ao governo.
As taxas de juro da dívida pública portuguesa a 10 anos estão outra vez em máximos históricos, já perto dos 7.5% ...
Quem quer pode ver aqui a evolução:
Portugal 10 Year
Pensamento do dia:
"Damos aos governantes o benefício da dúvida e eles dão-nos o malefício da dívida."
Quem quer pode ver aqui a evolução:
Portugal 10 Year
Pensamento do dia:
"Damos aos governantes o benefício da dúvida e eles dão-nos o malefício da dívida."
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
JMHP Escreveu:Para os mercados é o Euro que está verdadeiramente em causa (não individualmente Portugal, Grécia, Irlanda, etc...) e que em caso extremo pode abalar fortemente a economia mundial.
Isso sim, para mim faz sentido.
Agora também não posso de deixar de questionar o seguinte, em 2008 e 2009 era preciso salvar o sistema financeiro, não importava os defices e a divida dos Estados, os mercados defendiam a intervenção urgente dos governos, depois de serem salvos, passaram a dizer que era grave os defices elevaods e a divida publica, à conta disso continuam a emprestar dinheiro mas com mais lucros. Humm..é demasiada concidência.
helderjsm Escreveu:Ok não dúvido. Mas a minha questão mantém-se. Porquê agora? Não me admirava nada se esta pressão fosse num dia em que se anunciasse que o desemprego aumentou ou até que não diminuiu ou num dia em que saísse um qualquer mau dado económico.
Os mercados vivem da expectativa e antecipam movimentos da economia que depois se traduzem em tendências ascendentes ou descendentes conforme o sentimento ou momentum gerado.
A expectativa negativa em relação à nossa economia não é de agora, mas só no ultimo ano saltou para a ribalta e atenção dos média dado que vários países atingiram uma situação extrema e com muita dificuldade, em que até é evidente e transparente o grande esforço do BCE em evitar o pior.
Para os mercados é o Euro que está verdadeiramente em causa (não individualmente as economias de Portugal, Grécia, Irlanda, etc...) e que em caso extremo pode abalar fortemente a economia mundial.
artista Escreveu:mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Porque é que os camelos dos mercados nos andam a chatear ?
Uma imagem vale mais do que mil palavras (fonte: pordata)
E porque é que os camelos dos mercados só começaram a a chatear no fim de 2010? Não são os mercados que antecipam a economia real? Até parece que os nossos fundamentais pioraram de 2009 para 2010 e de 2010 para 2011...
Relembro-te que de 2009 para 2010, passaste de recessão para crescimento do PIB, diminuiste o defice, etc ...
Porque os mercados são assim, quando um tendência se forma é difícil de a inverter... parece-me que o gráfico que o AutoMech colocou é bastante ilucidativo!
O crescimento do PIB é marginal em 2010, está longe de poder compensar o défice excessivo e o crescimento da dívida... mas essa é apenas a minha interpretação, os mercados são soberanos!
Mas já o era em 2009, 2008 .....e?
AutoMech Escreveu:mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Porque é que os camelos dos mercados nos andam a chatear ?
E porque é que os camelos dos mercados só começaram a a chatear no fim de 2010? Não são os mercados que antecipam a economia real? Até parece que os nossos fundamentais pioraram de 2009 para 2010 e de 2010 para 2011...
Relembro-te que de 2009 para 2010, passaste de recessão para crescimento do PIB, diminuiste o defice, etc ...
Tens razão mais_um. O futuro é brilhante:Nas suas últimas previsões, o Banco de Portugal projecta que a economia nacional vai contrair 1,3 por cento, uma estimativa que vem em linha com a do Fundo Monetário Internacional (-1,4 por cento), da Comissão Europeia (-1 por cento) e da OCDE (-0,2 por cento). Só o Governo parece manter o optimismo, apontando para um crescimento tímido de 0,2 por cento.
http://economia.publico.pt/Noticia/econ ... ro_1476438
Aliás, isto hoje bastava o Sócrates marcar uma conferência de imprensa e os juros baixavam logo. O mal foi ontem a notícia da melhoria da receita fiscal ter sido dada pelo Secretário de Estado.
Queres conversar ou desconversar? Eu nunca escrevi que o futuro é brilhante, mas no fim de 2009 era pior o panorama do que é actualmente. E os camelos dos mercados andavam distraidos?
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Porque é que os camelos dos mercados nos andam a chatear ?
Porque os mercados são assim, quando um tendência se forma é difícil de a inverter... parece-me que o gráfico que o AutoMech colocou é bastante ilucidativo!
O crescimento do PIB é marginal em 2010, está longe de poder compensar o défice excessivo e o crescimento da dívida... mas essa é apenas a minha interpretação, os mercados são soberanos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:Porque é que os camelos dos mercados nos andam a chatear ?
Tens razão mais_um. O futuro é brilhante:
Nas suas últimas previsões, o Banco de Portugal projecta que a economia nacional vai contrair 1,3 por cento, uma estimativa que vem em linha com a do Fundo Monetário Internacional (-1,4 por cento), da Comissão Europeia (-1 por cento) e da OCDE (-0,2 por cento). Só o Governo parece manter o optimismo, apontando para um crescimento tímido de 0,2 por cento.
http://economia.publico.pt/Noticia/econ ... ro_1476438
Aliás, isto hoje bastava o Sócrates marcar uma conferência de imprensa e os juros baixavam logo. O mal foi ontem a notícia da melhoria da receita fiscal ter sido dada pelo Secretário de Estado.
AutoMech Escreveu:Porque é que os camelos dos mercados nos andam a chatear ?
JMHP Escreveu:artista Escreveu:helderjsm Escreveu:Mas digam lá que não deixa de ser estranho estas subidas repentinas? Neste momento pelo menos.
Afinal vejamos. Os últimos leilões de obrigações tem vindo a correr bem com a procura a aumentar e inclusive as taxas exigidas a diminuir. Portugal tem passado uma mensagem clara de que está a fazer o máximo que pode para lutar contra o défice excessivo. As exportações têm vindo a aumentar e já vieram dizer (independentemente se vocês acreditam ou não) que a taxa de 7.3% para este ano vai mesmo ser cumprida.
Ok já sei que há muita gente a discordar destes pontos. Não vou entrar por aí. Mas a verdade é que já não vejo razão para o mercado estar a especular tanto contra Portugal que nem a força das compras do BCE chegue para acalmar isto.
A idéia que tenho é que na última colocação as taxas voltaram a subir. Além disto quando cairam foi ligeiramente...
Infelizmente, se estamos a fazer o máximo que se pode, para já, os mercados continuam achar que não chega, ou pelo menos ainda não estão convencidos que seja suficiente!
Isso deve ser novidade?!.... Já vários economistas e analistas nacionais/estrangeiros apontavam para a dificuldade ou impossibilidade de Portugal evitar ajuda externa ou mesmo um default.
Há muitos que dizem uma coisa e outros dizem outra, são analistas "passam metade do tempo a fazer análises e a outra metade a explicar porque é que se enganaram"

Na verdade uma tendência nunca muda de negativa para positiva quando está tudo bem, não será pelo que se passa na realidade que vamos conseguir perceber quando a tendência irá inverter, quando isso acontecer será observável no gráfico, até agora isso não aconteceu... para mim não é novidade nem deixa de o ser, é apenas um facto!
Mas não há ninguém que consiga garantir o que quer que seja neste processo. Nem que Portugal irá pedir ajuda, nem que as taxas vão subir até x%, nem que vão inverter quando atingirem este ou aquele nível...
JMHP Escreveu:artista Escreveu:helderjsm Escreveu:Mas digam lá que não deixa de ser estranho estas subidas repentinas? Neste momento pelo menos.
Afinal vejamos. Os últimos leilões de obrigações tem vindo a correr bem com a procura a aumentar e inclusive as taxas exigidas a diminuir. Portugal tem passado uma mensagem clara de que está a fazer o máximo que pode para lutar contra o défice excessivo. As exportações têm vindo a aumentar e já vieram dizer (independentemente se vocês acreditam ou não) que a taxa de 7.3% para este ano vai mesmo ser cumprida.
Ok já sei que há muita gente a discordar destes pontos. Não vou entrar por aí. Mas a verdade é que já não vejo razão para o mercado estar a especular tanto contra Portugal que nem a força das compras do BCE chegue para acalmar isto.
A idéia que tenho é que na última colocação as taxas voltaram a subir. Além disto quando cairam foi ligeiramente...
Infelizmente, se estamos a fazer o máximo que se pode, para já, os mercados continuam achar que não chega, ou pelo menos ainda não estão convencidos que seja suficiente!
Isso deve ser novidade?!.... Já vários economistas e analistas nacionais/estrangeiros apontavam para a dificuldade ou impossibilidade de Portugal evitar ajuda externa ou mesmo um default.
Isto não é um questão de trimestre, semestre ou mesmo 1 ou 2 anos, é toda a montanha de divida que temos pela frente no futuro a médio/longo-prazo e uma economia com enormes dificuldades estruturais.
As exportações aumentaram sim, mas só agora estão a recuperar para os valores de 2007/2008 antes da crise mundial, que já então eram insuficientes para equilibrar as nossas finanças e sustentar crescimento.
A verdade é que há muito que estamos a ser ajudados e só assim foi possível chegar até hoje sem grandes sobressaltos apesar da enorme pressão:
BCE intervém no mercado com compra de obrigações portuguesas
Jean-Claude Trichet entrou em cena. Perante os máximos históricos da dívida portuguesa, que superaram hoje a fasquia dos 7,6% no prazo a 10 anos, o banco central estará no mercado a adquirir títulos de dívida de Portugal.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=467803
Ok não dúvido. Mas a minha questão mantém-se. Porquê agora? Não me admirava nada se esta pressão fosse num dia em que se anunciasse que o desemprego aumentou ou até que não diminuiu ou num dia em que saísse um qualquer mau dado económico.
Lion, eu acho que esse impasse já dura há tanto tempo que suponho que os mercados já nem devem ligar tanto a isso.
Se calhar aposto mais no argumento do mais_um. Últimamente sempre que chegamos perto de um leilão parece que as yields disparam.
Mas isso não foi justificado pelo facto que as operações sindicadas são feitas a x pontos base acima do mercado secundário?artista Escreveu:A idéia que tenho é que na última colocação as taxas voltaram a subir.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
IGCP confirma leilão de bilhetes do Tesouro para quarta-feira
10 Fevereiro 2011 | 11:38
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt
O Estado vai procurar financiar-se em 750 milhões a 1.000 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a 12 meses. O leilão acontece na próxima quarta-feira, pelas 10h30.
O IGCP confirmou que será promovido um leilão de bilhetes do Tesouro na próxima quarta-feira. O Estado vai procurar financiar-se entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros em dívida a 12 meses.
Trata-se de uma nova linha de crédito com maturidade a 12 meses.
Na última emissão similar promovida pela agência que gere o crédito público nacional, liderada por Alberto Soares (na foto), Portugal pagou um juro de 3,71% para colocar 800 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.
No mercado secundário, títulos de maturidade semelhante estão a ser negociados com uma taxa implícita de 3,9%, isto num dia em que os juros da dívida estão a tocar máximos históricos em quase todos os prazos. Na segunda-feira Portugal realizou a primeira emissão de dívida através de um sindicato bancário desde Fevereiro do ano passado, tendo pago um juro de 6,45% para colocar 3,5 mil milhões de euros junto dos investidores. Com esta emissão, o Estado português cumpriu cerca de 30% das suas necessidades de financiamento para este ano.
10 Fevereiro 2011 | 11:38
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt
O Estado vai procurar financiar-se em 750 milhões a 1.000 milhões de euros em bilhetes do Tesouro a 12 meses. O leilão acontece na próxima quarta-feira, pelas 10h30.
O IGCP confirmou que será promovido um leilão de bilhetes do Tesouro na próxima quarta-feira. O Estado vai procurar financiar-se entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros em dívida a 12 meses.
Trata-se de uma nova linha de crédito com maturidade a 12 meses.
Na última emissão similar promovida pela agência que gere o crédito público nacional, liderada por Alberto Soares (na foto), Portugal pagou um juro de 3,71% para colocar 800 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.
No mercado secundário, títulos de maturidade semelhante estão a ser negociados com uma taxa implícita de 3,9%, isto num dia em que os juros da dívida estão a tocar máximos históricos em quase todos os prazos. Na segunda-feira Portugal realizou a primeira emissão de dívida através de um sindicato bancário desde Fevereiro do ano passado, tendo pago um juro de 6,45% para colocar 3,5 mil milhões de euros junto dos investidores. Com esta emissão, o Estado português cumpriu cerca de 30% das suas necessidades de financiamento para este ano.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
migluso Escreveu:mais_um Escreveu:Julga por ti
mais_um, antes demais obrigado pelo informação disponibilizada.
De facto, em termos de montantes a operação parece ter sido semelhante às anteriores.
O que retiro da informação:
- Estamos a pagar taxas bem mais elevadas que nos anos anteriores e para prazos mais curtos. Isto quando a taxa directora está no mínimo histórico.
- Os spreads estão incrivelmente elevados.
Mais uma vez, obrigado pela informação.
Cumps
De nada, é sempre um prazer contribuir para esclarecer melhor as pessoas.
Se abrires os links e consultares os press release, tens outro tipo de informação, nomeadamente a procura, nesta emissão foi o dobro, a de um ano atrás foi 4x mais.
Uma alteração importante foi o downgrade dos ratings.
mais_um Escreveu:Julga por ti
mais_um, antes demais obrigado pelo informação disponibilizada.
De facto, em termos de montantes a operação parece ter sido semelhante às anteriores.
O que retiro da informação:
- Estamos a pagar taxas bem mais elevadas que nos anos anteriores e para prazos mais curtos. Isto quando a taxa directora está no mínimo histórico.
- Os spreads estão incrivelmente elevados.
Mais uma vez, obrigado pela informação.
Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
artista Escreveu:helderjsm Escreveu:Mas digam lá que não deixa de ser estranho estas subidas repentinas? Neste momento pelo menos.
Isto não é um questão de trimestre, semestre ou mesmo 1 ou 2 anos, é toda a montanha de divida que temos pela frente no futuro a médio/longo-prazo e uma economia com enormes dificuldades estruturais.
As exportações aumentaram sim, mas só agora estão a recuperar para os valores de 2007/2008 antes da crise mundial, que já então eram insuficientes para equilibrar as nossas finanças e sustentar crescimento.
A verdade é que há muito que estamos a ser ajudados e só assim foi possível chegar até hoje sem grandes sobressaltos apesar da enorme pressão:
BCE intervém no mercado com compra de obrigações portuguesas
Jean-Claude Trichet entrou em cena. Perante os máximos históricos da dívida portuguesa, que superaram hoje a fasquia dos 7,6% no prazo a 10 anos, o banco central estará no mercado a adquirir títulos de dívida de Portugal.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=467803
Editado pela última vez por JMHP em 10/2/2011 12:28, num total de 2 vezes.
helderjsm Escreveu:Mas digam lá que não deixa de ser estranho estas subidas repentinas? Neste momento pelo menos.
O facto de ontem ter sido anunciado um leilão de BT para a proxima 4ª feira, deve ser pura coincidência....

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BullDuck, Carrancho_, Ferreiratrade, Goya777, karaya75, latbal, LMMV, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 183 visitantes