Discos (não) pedidos - pair trading
20 mensagens
|Página 1 de 1
Ulisses Pereira Escreveu:
muhammad, 1) penso que estás a falar do RSI do par, ou seja, do rácio. Na minha opinião, não faz sentido entrar curto num par, quando o RSI desse par está abaixo de 60 (são valores relativos, o número 70 é o número mais utilizado em termos de literatura mas 60 para mim já me chega) ou longo quando o RSI desse par está acima dos 40, porque a ideia é aproveitar situações mais extremas. 2) Como hei de dizer em português?E udiria que o last plus minus são quantos desvio padrões o par está afastado da sua média. 2 porque, ao fazer simulações, foi o número que me deu melhores resultados, com saída a 1.
Um abraço,
Ulisses
Parabéns pelo trabalho Ulisses
Tenho uma questão, qual o timeframe que consideras mais indicado para aplicar esta teoria do rsi?
Re: Discos (não) pedidos - pair trading
[quote="Ulisses Pereira"]Hoje, resolvi fazer uma edição diferente dos Discos pedidos. Em vez da habitual análise a uma acção, resolvi falar um pouco do pair trading. Não estou muito contente com o produto final deste vídeo, porque o assunto é demasiado complexo para ser tratado desta forma, mas ficou uma primeira abordagem para tentar explicar
um dos métodos que mais utilizo no meu trading.
Parabéns pelo vídeo e pela divulgação da técnica.
Abraço,
Mares.
Parabéns pelo vídeo e pela divulgação da técnica.
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Tantas perguntas... Vou tentar responder telegraficamente a elas todas:
rsacramento, 1) Não têm que ter cotações aproximadas, tudo tem a ver com o rácio. Por acaso no exemplo do gráfico, as cotações são semelhantes para ser mais fácil perceber-se. 2) Tenho um programa pago que calcula tudo isso automaticamente.
muhammad, 1) penso que estás a falar do RSI do par, ou seja, do rácio. Na minha opinião, não faz sentido entrar curto num par, quando o RSI desse par está abaixo de 60 (são valores relativos, o número 70 é o número mais utilizado em termos de literatura mas 60 para mim já me chega) ou longo quando o RSI desse par está acima dos 40, porque a ideia é aproveitar situações mais extremas. 2) Como hei de dizer em português?
E udiria que o last plus minus são quantos desvio padrões o par está afastado da sua média. 2 porque, ao fazer simulações, foi o número que me deu melhores resultados, com saída a 1.
automech, o stop loss é temporal ou em função de uma fórmula que não gostaria muito de divulgar. Eu partilho quase tudo como sabem, mas há certos pormenores de um sistema que prefiro não revelar mas que, curiosamente (ou talvez não) incluem essa variável que referiste).
Trisquel, há vários softwares dedicados exclusivamente dedicados ao pairtrading. Não quro fazer publicidade mas se pesquisares na net encontras.
yabadoo, não me parece muito isso. O que me parece é que a volatilidade já viveu melhores dias e os pair trades necessitam dessa volatilidade.
Um abraço,
Ulisses
rsacramento, 1) Não têm que ter cotações aproximadas, tudo tem a ver com o rácio. Por acaso no exemplo do gráfico, as cotações são semelhantes para ser mais fácil perceber-se. 2) Tenho um programa pago que calcula tudo isso automaticamente.
muhammad, 1) penso que estás a falar do RSI do par, ou seja, do rácio. Na minha opinião, não faz sentido entrar curto num par, quando o RSI desse par está abaixo de 60 (são valores relativos, o número 70 é o número mais utilizado em termos de literatura mas 60 para mim já me chega) ou longo quando o RSI desse par está acima dos 40, porque a ideia é aproveitar situações mais extremas. 2) Como hei de dizer em português?

automech, o stop loss é temporal ou em função de uma fórmula que não gostaria muito de divulgar. Eu partilho quase tudo como sabem, mas há certos pormenores de um sistema que prefiro não revelar mas que, curiosamente (ou talvez não) incluem essa variável que referiste).
Trisquel, há vários softwares dedicados exclusivamente dedicados ao pairtrading. Não quro fazer publicidade mas se pesquisares na net encontras.
yabadoo, não me parece muito isso. O que me parece é que a volatilidade já viveu melhores dias e os pair trades necessitam dessa volatilidade.
Um abraço,
Ulisses
Já nem vale a pena elogiar os videos do Ulisses porque são sempre excelentes.
Uma questão :
Fiz uma breve pesquisa e fiquei com a ideia que em timeframes muito curtos o pair trading já conheceu melhores dias, já que presentemente, equipamento electrónico sofisticado consegue rápidamente tirar partido das discrepancias na correlação entre os pares.
Isto é verdade ? E se sim, achas que o pair trading presentemente está mais vocacionado para timeframes mais alargados ?
Uma questão :
Fiz uma breve pesquisa e fiquei com a ideia que em timeframes muito curtos o pair trading já conheceu melhores dias, já que presentemente, equipamento electrónico sofisticado consegue rápidamente tirar partido das discrepancias na correlação entre os pares.
Isto é verdade ? E se sim, achas que o pair trading presentemente está mais vocacionado para timeframes mais alargados ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
Trisquel Escreveu:Mais que uma análize foi uma aula de Pair Trading, poderiamos ter mais capítulos deste tema!
Uma pequena questão mas que parece ser um factor principal para o desenvolvimento desta técnica, qual a ferramenta para se fazer sobreposição dos gráficos, ou existe algum programa expecifico para PT?
N. B. - Pensa em fazer mais umas abordagens ao tema, visto que existem por aqui uma série de questões em aberto!
Está muito bom!!!
Eu não diria mais capitulos deste tema... eu diria mais temas tratados assim...

- Registado: 6/11/2002 16:28
Mais que uma análize foi uma aula de Pair Trading, poderiamos ter mais capítulos deste tema!
Uma pequena questão mas que parece ser um factor principal para o desenvolvimento desta técnica, qual a ferramenta para se fazer sobreposição dos gráficos, ou existe algum programa expecifico para PT?
N. B. - Pensa em fazer mais umas abordagens ao tema, visto que existem por aqui uma série de questões em aberto!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
- Registado: 15/11/2009 0:19
Boa ideia de "Discos Pedidos",
Dúvidas:
1) Tenho uma ideia de como usas o RSI, mas podias abordar um pouco mais em que é que o RSI influencia o pair trading?
2) Sobre o Desvio Padrão que tens calculado ( dizes que apresenta o "last plus minus"="fecho+mínimo")...podes explicar um pouco melhor como é que o gráfico é gerado, não percebi muito bem o que é que queres dizer com o "last plus minus" heh? Porquê o "2"?
Li um livro sobre PT à uns meses atrás, e até desenvolvi uma folha em excel seguindo as instruções do livro.
Mas desliguei-me do assunto e esqueci 90% do que aprendi.
Abraço e parabéns pelo excelente vídeo!
Muhammad
Dúvidas:
1) Tenho uma ideia de como usas o RSI, mas podias abordar um pouco mais em que é que o RSI influencia o pair trading?
2) Sobre o Desvio Padrão que tens calculado ( dizes que apresenta o "last plus minus"="fecho+mínimo")...podes explicar um pouco melhor como é que o gráfico é gerado, não percebi muito bem o que é que queres dizer com o "last plus minus" heh? Porquê o "2"?
Li um livro sobre PT à uns meses atrás, e até desenvolvi uma folha em excel seguindo as instruções do livro.

Abraço e parabéns pelo excelente vídeo!
Muhammad
bela ideia que te deu
há que tempos que andava de volta de ti para abrires o livro sobre o pair trading
claro que o vídeo deixou-me montes de questões
deixo umas, para começar:
1) as duas acções têm forçosamente de ter cotações aproximadas?
2) calculas a correlação no excel? se sim, importas do meta para excel?

há que tempos que andava de volta de ti para abrires o livro sobre o pair trading
claro que o vídeo deixou-me montes de questões
deixo umas, para começar:
1) as duas acções têm forçosamente de ter cotações aproximadas?
2) calculas a correlação no excel? se sim, importas do meta para excel?
Mais uma "masterclass".
Obrigado.
Obrigado.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Discos (não) pedidos - pair trading
Hoje, resolvi fazer uma edição diferente dos Discos pedidos. Em vez da habitual análise a uma acção, resolvi falar um pouco do pair trading. Não estou muito contente com o produto final deste vídeo, porque o assunto é demasiado complexo para ser tratado desta forma, mas ficou uma primeira abordagem para tentar explicar
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/51dgkKIK3BUgTwucIny6/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
<embed src="http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/51dgkKIK3BUgTwucIny6/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" allowFullScreen="true" width="400" height="350"></embed>
20 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, maturidade, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, smog63 e 521 visitantes