Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investiriam em Certificados do Tesouro?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kknd » 31/1/2011 16:04

Subscrevendo pelo AforroNet, e partindo do principio que será para utilizar Home Banking, ter em atenção o limite do banco para Pagamento de Serviços (o AforroNet alerta para esta questão).

Mesmo tendo conta, são necessários alguns requisitos para aderir ao AforroNet. A titulo de exemplo, abri conta sem realizar a 1ª subscrição, tentei aderir ao AforroNet mas sem sucesso. Tive de voltar aos CTT e após realizar a 1ª subscrição, deu logo para aderir.

Registado: 14/8/2009 12:27

por jcms » 31/1/2011 14:41

Azul10 Escreveu:
kknd Escreveu:Se ainda não tiver conta criada tem mesmo que ir aos Correios e realizar a primeira subscrição

Conta já tenho. Já não a uso há uns anos.
Só tenho que descobrir qual é o número, vou passar nos CTT.

Mas se dá para subscrever sem problemas pela net melhor, prefiro.
Se fosse no meu banco sabia que estava à vontade, em sítios públicos com funcionários que só conheço de vista já não estou tão à vontade para fazer este tipo de operações.

jcms Obrigado pela dica, por acaso ainda não me tinha questionado quanto ao levantamento.

Se passou varios anos talvez o numero já esteja caducado.

Como vou deixar vencer os certificados de 2010,depois vou levantar e aplicar novamente isto se as taxas continuarem a estes niveis, tava convencido que só nos correios se podia fazer,verifiquei agora no site que se pode fazer o resgate.

Registado: 29/11/2007 4:08

por Azul10 » 31/1/2011 14:27

kknd Escreveu:Se ainda não tiver conta criada tem mesmo que ir aos Correios e realizar a primeira subscrição

Conta já tenho. Já não a uso há uns anos.
Só tenho que descobrir qual é o número, vou passar nos CTT.

Mas se dá para subscrever sem problemas pela net melhor, prefiro.
Se fosse no meu banco sabia que estava à vontade, em sítios públicos com funcionários que só conheço de vista já não estou tão à vontade para fazer este tipo de operações.

jcms Obrigado pela dica, por acaso ainda não me tinha questionado quanto ao levantamento.

Registado: 4/10/2010 11:29

por jcms » 31/1/2011 14:26

jcms Escreveu:
Azul10 Escreveu:Bem, vou subscrever esta semana.

Digam-me uma coisa alguém já subscreveu pelo aforroNet? Tiveram problemas, é melhor dirigir-me mesmo aos correios?

Se alguém que tenha feito pela net puder contar se o serviço funciona bem agradeço.

Não tive nenhum problema em subscrever, o unico problema que existe é quando quiseres levantar tens que ir aos correios.

Peço desculpa porque li agora que tambem se pode levantar atraves do site.

por jcms » 31/1/2011 14:17

Digam-me uma coisa alguém já subscreveu pelo aforroNet? Tiveram problemas, é melhor dirigir-me mesmo aos correios?

Se alguém que tenha feito pela net puder contar se o serviço funciona bem agradeço.

Não tive nenhum problema em subscrever, o unico problema que existe é quando quiseres levantar tens que ir aos correios.

Re: Resgatar e voltar a subscrever compensa

por Reislb » 31/1/2011 14:16

nunovc Escreveu:
Conquistador Escreveu:Bem, ou sou eu que não sei fazer contas ou o jornalista do negócios está um bocado confuso.
€510 com uma aplicação de €5000 a dez anos??não serão €510 por cada €1000 investidos ao fim de dez anos?
Devo ser eu que estou a fazer mal as contas :roll:

Embora não seja claro, penso que esse valor é a diferença entre a aplicação em Julho/Agosto e o resgate e nova aplicação em Fevereiro.

Sim, é isso.
O subtítulo não é claro, mas ao ler a notícia percebe-se perfeitamente.

Cumprimentos.
Editado pela última vez por Reislb em 31/1/2011 14:21, num total de 1 vez.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por kknd » 31/1/2011 14:07

Se ainda não tiver conta criada tem mesmo que ir aos Correios e realizar a primeira subscrição.

A ideia de me dirigir ao balcão dos correios que tem sempre muita gente tratar de um assunto destes com pessoas que não tenho confiança deixa-me de pé atrás.

Não é que vá aplicar uma fortuna mas também não quero que ninguém saiba o que tenho o deixo de ter, a terra é pequena e os cuscos são muitos.

por nunovc » 31/1/2011 13:52

Conquistador Escreveu:Bem, ou sou eu que não sei fazer contas ou o jornalista do negócios está um bocado confuso.
€510 com uma aplicação de €5000 a dez anos??não serão €510 por cada €1000 investidos ao fim de dez anos?

Embora não seja claro, penso que esse valor é a diferença entre a aplicação em Julho/Agosto e o resgate e nova aplicação em Fevereiro.

Registado: 16/5/2008 12:01

por Azul10 » 31/1/2011 13:48

Bem, vou subscrever esta semana.

A ideia de me dirigir ao balcão dos correios que tem sempre muita gente tratar de um assunto destes com pessoas que não tenho confiança deixa-me de pé atrás.

Não é que vá aplicar uma fortuna mas também não quero que ninguém saiba o que tenho o deixo de ter, a terra é pequena e os cuscos são muitos.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Conquistador » 31/1/2011 12:52

Reislb Escreveu:Subida dos juros permite ganhar mais de 500 euros num investimento de 5.000 euros a 10 anos.

Investiu em certificados do Tesouro (CT) há seis meses ou mais? Então o melhor é resgatá-los e voltar a subscrever no próximo mês. Dada a escalada dos juros da dívida portuguesa, conseguirá, com o mesmo investimento, garantir um retorno bem mais atractivo.

Com base nas taxas recorde que vão ser praticadas para as subscrições realizadas durante o próximo mês de Fevereiro, compensa resgatar CT comprados em Julho ou Agosto, mesmo perdendo vários meses de juros.

O que pode ganhar nas novas subscrições varia consoante o montante investido. Mas pode chegar a 510 euros, já líquidos de imposto, isto para uma aplicação de 5.000 euros, de acordo com cálculos realizados pelo Negócios.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=465837

Cumprimentos.

Bem, ou sou eu que não sei fazer contas ou o jornalista do negócios está um bocado confuso.

Registado: 3/7/2008 11:58

por Rockerduck » 31/1/2011 12:48

E para quem subscreveu em Novembro? compensa resgatar e reinvestir em Fevereiro?
Editado pela última vez por Rockerduck em 8/2/2011 23:19, num total de 4 vezes.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

Resgatar e voltar a subscrever compensa

por Reislb » 31/1/2011 12:25

Subida dos juros permite ganhar mais de 500 euros num investimento de 5.000 euros a 10 anos.

Investiu em certificados do Tesouro (CT) há seis meses ou mais? Então o melhor é resgatá-los e voltar a subscrever no próximo mês. Dada a escalada dos juros da dívida portuguesa, conseguirá, com o mesmo investimento, garantir um retorno bem mais atractivo.

Com base nas taxas recorde que vão ser praticadas para as subscrições realizadas durante o próximo mês de Fevereiro, compensa resgatar CT comprados em Julho ou Agosto, mesmo perdendo vários meses de juros.

O que pode ganhar nas novas subscrições varia consoante o montante investido. Mas pode chegar a 510 euros, já líquidos de imposto, isto para uma aplicação de 5.000 euros, de acordo com cálculos realizados pelo Negócios.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=465837

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

Dúvida - CT

por poseidon635 » 31/1/2011 12:21

Estava a pensar subscrever hoje os CT... De acordo com as taxas já publicadas para o mês de Fevereiro, vou subscrever apenas em Fevereiro.

Afinal a taxa de Fevereiro ainda irá ser superior à deste mês!! :shock:

BN.

Registado: 13/6/2008 10:22

por RiscoCalculado » 28/1/2011 2:19

mais_um Escreveu:A serio?... icon_cool.gif

Escrevi este comentário no principio desta pagina:

Citação:

A taxa para os primeiros 4 anos é facil, Euribor a 12 meses ou os BT com a mesma maturidade, o que considerando as taxas dos ultimos leilões dos BT, deverá ser a Euribor a 12 meses. (o que tem acontecido desde o lançamento do produto)

As taxas para aos restantes prazos tem como referencia os leilões e yields das OT a 5 e a 10 anos no mês anteiror, mas a lei diz apenas isso, ou seja fica ao critério do Tesouro mas nos ultimos meses tem sido usado um valor proximo do minimo do mês e não uma média.

Mas não afixaste um gráfico.
Sem gráfico ninguém acredita :mrgreen: :mrgreen:
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por mais_um » 27/1/2011 21:22

RiscoCalculado Escreveu:
Quem subscrever certificados do Tesouro em Fevereiro vai contar com taxas recorde, em todos os prazos. Os juros oferecidos registaram uma subida generalizada, com a rendibilidade máxima – para quem mantiver estes títulos durante 10 anos – a chegar aos 6,65%.

dá ideia de que andaram à procura do mínimo do mês nas yields das OTs (a 10 anos) :roll: :mrgreen:

A serio?... 8-)

Escrevi este comentário no principio desta pagina:

A taxa para os primeiros 4 anos é facil, Euribor a 12 meses ou os BT com a mesma maturidade, o que considerando as taxas dos ultimos leilões dos BT, deverá ser a Euribor a 12 meses. (o que tem acontecido desde o lançamento do produto)

As taxas para aos restantes prazos tem como referencia os leilões e yields das OT a 5 e a 10 anos no mês anteiror, mas a lei diz apenas isso, ou seja fica ao critério do Tesouro mas nos ultimos meses tem sido usado um valor proximo do minimo do mês e não uma média.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por RiscoCalculado » 27/1/2011 19:12

Quem subscrever certificados do Tesouro em Fevereiro vai contar com taxas recorde, em todos os prazos. Os juros oferecidos registaram uma subida generalizada, com a rendibilidade máxima – para quem mantiver estes títulos durante 10 anos – a chegar aos 6,65%.

dá ideia de que andaram à procura do mínimo do mês nas yields das OTs (a 10 anos) :roll: :mrgreen:
Anexos
GSPT10YR_27Jan2011.JPG
GSPT10YR_27Jan2011.JPG (51.91 KiB) Visualizado 4096 vezes
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

por jcms » 27/1/2011 18:39

Estado vai pagar juro recorde de 6,65% nos certificados do Tesouro
27 Janeiro 2011 | 16:42
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

Taxas para as subscrições deste novo produto de poupança do Estado voltam a subir em Fevereiro. Atingem recordes em todas as maturidades.

Os dados revelados hoje pelo IGCP revelam que a taxa máxima subiu de 6,4%, este mês de Janeiro, para 6,65% no próximo mês, em resultado da subida dos juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos. Na sessão se hoje, a taxa exigida pelos investidores para comprarem estes títulos está nos 7,107%.

Esta é uma rendibilidade recorde, no que respeita à taxa máxima dos CT. Mas há novos máximos nos juros para outras maturidades. Para quem investe com um horizonte temporal de cinco anos, o juro oferecido pelo Estado, neste novo produto de poupança, será de 5,8%. Este mês é de 5,35%.

Os CT vão ter também taxas mais atractivas nos primeiros anos da aplicação. A taxa anual bruta será de 1,55%, a mais elevada desde que os CT foram lançados, em Julho, e superior até à dos certificados de Aforro. Em Fevereiro, as novas subscrições de CA contam com um juro bruto anual de 1,116%, para os primeiros três meses.

Fonte Jornal Negocios
Link
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=465563

Eu quero mais.

por kknd » 27/1/2011 18:29

A ver se me antecipo ao mais_um :twisted:
Taxas de Fevereiro:

Certificados do Tesouro
Para as subscrições de certificados do Tesouro em Fevereiro de 2011 a:

Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,55%;
Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,80%;
Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,65%.

Em Janeiro realizei a 1ª subscrição :(

por mais_um » 13/1/2011 16:12

Em Dezembro foram subscritos mais 233 milhões de € em certificados do tesouro, totalizando 685 milhões de € desde Julho de 2010.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 8/1/2011 18:15

Era isto mesmo.

Obrigado RiscoCalculado.

Registado: 5/11/2002 12:21

por RiscoCalculado » 8/1/2011 14:25

Boas,

Havia por aí um tópico que explicava as diferenças entre mercado primário e secundário, mas não estou a conseguir localizá-lo.

Se puderem colocar aqui o link, ficarei grato.

Elias

Este, talvez:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=67015&postdays=0&postorder=asc&start=250

por LTCM » 8/1/2011 14:18

AutoMech Escreveu:Uma pergunta muitoooooooo estupida que me ocorreu.

Quando alguém (particular ou empresa) entra em default, pode ter os bens penhorados.

Então e o estado ?

Não interessa propriamente penhorar uma ponte, mas o estado também é proprietário de imóveis e terrenos, certo ?

Dívida Soberana é diferente.
“Contratos” de dívida privada podem ser julgados em tribunais e as decisões judiciais aplicadas através da apreensão de bens.

Em contrapartida, aos credores da dívida pública:
Faltam procedimentos para a obrigação do cumprimento dos “contratos” de dívida soberana – em parte devido ao princípio da imunidade soberana.

As condições estão mal definidas de como reclamar activos de um Estado soberano (que entra em incumprimento), pois não se podem anexar activos localizados no interior das fronteiras do Estado soberano, e normalmente os credores têm pouco sucesso ao localizar e “penhorar” activos soberanos no exterior.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Automech » 8/1/2011 12:36

Uma pergunta muitoooooooo estupida que me ocorreu.

Quando alguém (particular ou empresa) entra em default, pode ter os bens penhorados.

Então e o estado ?

Não interessa propriamente penhorar uma ponte, mas o estado também é proprietário de imóveis e terrenos, certo ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por moppie85 » 8/1/2011 7:19

Elias Escreveu:Boas,

Havia por aí um tópico que explicava as diferenças entre mercado primário e secundário, mas não estou a conseguir localizá-lo.

Elias

Resumindo:

Mercado Primário é onde o Estado coloca a dívida primariamente aos grandes investidores.

Mercado Secundário é onde os investidores transacionam entre eles as Obrigações.

Registado: 15/4/2008 14:12

por Elias » 8/1/2011 1:06

Boas,

Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], iniciado1, PMP69, zulu404 e 109 visitantes