Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como nadar no meio dos tubaroes sem ser comido!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Guzziman

por TimeOut » 10/10/2003 19:52

A vertente Euronext penso que tem no contexto de custo de transacção um peso mais elevado que qualquer alteração de tarifário que, pelo menos na minha correctora ainda não se verificou e que a verificar-se não terão um aumento em percentagem tão disparatado como a componente Euronext.

Vejamos: mormalmente transacciono lotes de 5.000 euros, valor ajustado ao tarifário com que trabalho na correctora, pago hoje cerca de 7 euros (taxa de bolsa=0,37 euros) por transacção. As duas ou três transacções que realizei recentemente foram cumpridas por 3 ordens pelo que futuramente pagarei pelo mesmo serviço qualquer coisa como 12,63 euros (aumento de 80% em que a taxa de bolsa subiu para 6 euros, isto é, um aumento de 1600%)

Face a estes números qualquer ajuste razoável de tarifário das correctoras será práticamente desprezável.

Registado: 22/11/2002 0:28

Atenção!

por Guzziman » 10/10/2003 8:24

Voçês só estão a abordar a vertente que altera, o euronext!

Mas, não se esqueçam, que, diria eu, a totalidade das corretoras e bancos, estão a utilizar o método do "prémio mínimo", ou seja, paga sempre e no mínimo 6 ou 7 euros!

Ex: eu decido compraR 100 BCP A 1.79, ou seja 179 euros.
No novo sistema pagarei, por ex: 2 euros pela operação por ser apenas 1 lote (grande sorte!).

Mas o meu banco ou corretora, vai encarregar-se de cobrar um total de pelo menos + 4 ou 5 euros, para me chapar com as comissões a 6 ou 7 euros.

Correcto ?
É que as corretoras, muito ou pouco esfomeadas, estão no mercado para "ganhar a vida", e não vão querer ser elas a pagar a factura...

Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

Exactamente

por TimeOut » 10/10/2003 7:37

O comprador vai pagar 2*10 pela aquisição das suas 1000 acções.

ainda sobre novas taxas

por ferrmc_CALD » 9/10/2003 22:59

Sopunhamos que há dez ordens de venda de 100 acções cada de determinada empresa ao mesmo valor. Dou uma ordem de compra de 1000 acções da mesma empresa ao melhor. Rapo as dez ordens de 100 cada. Ora cada um dos vendedores pagou €2 pela venda das suas acções. E a minha dúvida é se o comprador paga também €2*10 ou se só paga uma vez.
Obrigado pelo esclarecimento.
Ferreira

Registado: 16/8/2003 20:23

Bolsas da Euronext

por alce » 9/10/2003 22:02

Anexo mail da Big referente aos novos preços para a Euronext de Lisboa onde confirmam os valores já citados em post's anteriores e onde esclarecem a dúvida do mad cow bull, relativamente a Amesterdão e Paris.

" Informamos ainda que, na sequência da aquisição da Bolsa portuguesa pela
Euronext N.V., está prevista para 24 de Outubro, data da migração para a
nova plataforma de negociação, a substituição da comissão de Bolsa nas
transacções no mercado português
dos actuais 0,015% (com mínimo de 1,5 euros
no caso dos warrants autónomos) para um custo fixo por negócio de 2 euros.
Ou seja, os custos de transacção na Euronext Lisboa irão reflectir a partir
dessa data a respectiva alteração, cujo impacto resulta num benefício para
ordens acima de 13.866 euros, desde que sejam realizadas num único negócio."

Abraço.

Registado: 5/11/2002 10:37

por jotabil » 9/10/2003 21:48

sim ...é exactamente isso que desejava equacionar.....será legal?....ou será mais uma medida europeia para nos surripiarem mais alguns cobres.

rais partam!!!!!
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Volto a colocar à discussão

por TimeOut » 9/10/2003 21:46

Já em Setembro tinha alertado para os graves inconvenientes para o pequeno investidor do novo tarifário. Na altura fiquei desiludido pela falta de interesse manifestada (esqueçi-me que estou em Portugal e o português deixa, por tradição, tudo para a última hora :wink: )

No entanto volto a colocar as questões então levantadas para que sejam agora mais amplamente discutidas atendendo a que o número de "preocupados" aparentemente aumentou:

Se não fôr bem como eu vou dizer/escrever comentem:

-Quando compro acções numa bolsa sou um consumidor no sentido que existe um produto, um intermediário, um comprador (eu) e um vendedor;

-O consumidor tem o direito de saber antecipadamente quanto lhe vai custar a aquisição;

-A partir de 24/10 eu não vou saber quanto me vai custar a aquisição;

-No mínimo posso exigir que os cof's na minha correctora para além de indicarem o nº de ordens e quantidade total tem que me informar também a sequência e quantidades de todas elas;

-No limite eu posso dar uma ordem de compra de 100 acções a 1 euro e pagar de taxa de bolsa 2 euros POR CADA UMA caso existam 100 ordens de venda de 1 acção no momento em que coloco a minha;

-Eu consumidor tenho necessáriamente de o conhecer. Tenho o direito de o conhecer.

-Eu consumidor também penso que posso exigir saber PORQUE tenho que pagar determinados custos. Qual a estrutura de custos da bolsa que me fixa uma taxa substâncialmente superior, ainda por cima numa situação de concentração (e portanto de menor concorrência) e quais os lucros que tem. Existem margens de comercialização ilegais.

por MarcoAntonio » 9/10/2003 20:01

Spacefrog: desconheço o novo tarifário da LJ e esse trecho não me deixa suficientemente esclarecido. Também terei de confirmar...

Jotabil: O número de negócios podemos dizer que depende da sorte, depende das ordens que estiverem do lado contrário e da sua dimensão... é algo muito difícil de controlar a menos que se tivesse um conhecimento mais profundo dos cof's do que aquele que é difundido actualmente. A corretora coloca-a naturalmente toda de uma vez (o número de negócios não depende da corretora nem da sua agilidade... :)).

Quanto ao facto de não se saber qnt irá custar a transacção (no que se refere à taxa de bolsa), é mesmo assim... não se sabe. O meu forte não é direito nem legalidade, mas tenho algumas dúvidas quanto à legalidade desse sistema...
:?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabil » 9/10/2003 19:42

de qq modo.....o número de negócios para efectuar uma ordem...é sempre aleatório....e dependerá de que factores?...Da agilidade da correctora?....Da sorte?...Da liquidez do título?... A correctora poderá ter a necessidade eventual de fazer ..um ...dois ou dez negócios para efectuar a ordem que lhe é dada. Seja como for, o custo da transacção será sempre uma surpresa.

Mas isto pode ser assim?....Tem de haver uma previsão...uma estimativa. Ninguém andará a jogar aos dados.

No limite..na caricatura....uma ordem de transacção de mil títulos...podera custar só em taxa da euronex....2000E.

Mas, de facto só a prática ditará o real a considerar.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

MA

por spacefrog » 9/10/2003 19:37

Estava a tentar postar aqui o preçario da LJCarregosa, mas aquilo está em pdf e não o consigo copiar.

Mas se puderes, verifica o que lá está e depois comenta aqui:

No primeiro conjunto de notas pode ler-se

"Ordens não executadas (anuladas, modificadas ou expiradas): € 1.00
Notas:
(1) Não inclui comissão de compensação, comissão de bolsa (Euronext), comissão de clearing (Clearnet) nem custo por ordem que são
respectivamente de € 0.50 por negócio, €1.35 por negócio e € 0.65 por negócio."

Quer isto dizer que ordens não executadas custam 1.00€ e ordens executadas custam 2.50€ (.50 + 1.35 + .65) por negócio.

Registado: 13/1/2003 0:26

por MarcoAntonio » 9/10/2003 19:11

Pois, Ulisses, não estava certo que o podessem fazer. Referi-o porque é a unica forma minimamente eficaz que vislumbro para reduzir o impacto deste novo tarifário...

Já agora, compreendo perfeitamente que as corretoras não estejam contentes com este tarifário pois este tarifário não lhes trás qq benefício. Antes pelo contrário, sofrerão por arrasto pelo impacto na liquidez que a medida muito provavelmente vai ter...

Ainda, em resposta ao K@to, as correctoras cobram por ordem e não por negócio, regra geral (e muitas vezes ou em percentagem fixa ou em valor fixo). Estas alterações não as beneficiam de forma alguma. Elas serão apenas o «veículo» de cobrança de um valor (a taxa de bolsa, que antes era irrisória e nem se notava) que não reverte para elas...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

obrigadinho :)

por K@t0 » 9/10/2003 18:53

Mais uma vez obrigado, pelo esclarecimento.

[/i]

Registado: 16/6/2003 19:06

por Ulisses Pereira » 9/10/2003 18:49

K@to,

As corretoras ficaram muito descontentes com o novo tarifário. Comissões maiores para os clientes, trazem menos negócio e menos comissões para eles.

Repara que as corretoras cobrarão as taxas que sempre cobraram... o que se vai alterar são as taxas de bolsas (que não revertem para as corretoras). Ou seja, para as comissões das corretoras é indiferente que a ordem de 1000 acções do cliente se faça numa, em 3 ou em 5 lotes. Mas, para o cliente, isso já vai ser relevante pois vai ter que pagar montantes diferentes de taxas de bolsa.

Creio ainda que as corretoras poderão trabalhar no sentido de «agrupar» ordens de vários clientes numa só para minimizar custos. Não tenho a certeza que o possam fazer...

Marco, chama-se na gíria a isto "Gestáo de ordens" e não é permitido por lei, apesar de muitas corretoras o fazerem...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Obrigado

por K@t0 » 9/10/2003 18:41

Quero desde já agradecer os esclarecimetos prestados a todos os intrevenientes, crei que foi de proveito para todos, tendo mais participaçao do que esperava.

Mas fiquei com a mesma ideia do Jota bil

"Não querendo beliscar na honradez das correctoras.....posso presumir, porém que sendo assim, é deixado um amplo campo ..para as tentações."

Ora a taxa de bolsa é de 2 euros, mas as Correctoras vivem tambem do numero de negociações, ora em vez de efectuarem 2 euros de taxa de bolsa nun negócio, podem sempre por umas ordenzitas descasadas para haverem mais transaçoes, ou seja mais transaçoes mais comissoes, certo? ou tem as comissoes por volume?

Como sou novo nisto queria pedir mais um exclarecimento, nos warrents é taxa fixa por volume ou tambem irá ser por lotes, uma vez que é realizado igualmente pela Euronext.

Registado: 16/6/2003 19:06

por mad cow bull » 9/10/2003 18:05

Alguém negoceia acções da Euronext Paris, Bruxelas ou Amsterdão ?
Nessas bolsas deve vigorar a mesma taxa de bolsa que vai ser aplicada na euronext Lisboa, certo ?
Mas pelo que tenho visto nos preçários das correctoras portuguesas para as bolsas europeias ( incluíndo as euronexts ) não encontro nenhuma referência a essas taxas de bolsa.
Seria interessante saber a experiência de quem negoceia nessas bolsas.
Antes morto que vermelho !!!

Registado: 21/7/2003 17:32

por MarcoAntonio » 9/10/2003 17:52

Djovarius: não tenho a certeza de qual o novo tarifário dos warrants (se é que há um novo). Na realidade o antigo já era bastante parecido com o novo que é aplicado às acções (ou melhor, pelo menos às acções).

Jotabil: no que li sobre o novo tarifário, confirmo que é feita realmente referência ao facto de que o valor de 2€ é cobrado mesmo que a ordem não seja realizada. Ou seja, a partir do momento que colocas uma ordem tens a garantia de que te serão cobrados pelo menos 2€, quer a ordem seja realizada ou não. Acresce que se a ordem for realizada em vários negócios (como ocorre muitas vezes, tantas mais quanto maior for a ordem), mais vezes serão cobrados os 2€ (tantos quantos os negócios necessários para completar a ordem).

Na prática, temo que só quando o tarifário entrar em vigor é que poderemos realmente ter a percepção do impacto dado que até hoje apenas nos preocupavamos com as ordens e não com os negócios (excepto quando a ordem fica partida e parte é realizada noutra sessão por exemplo, nessa altura apercebemo-nos claramente que existiram pelo menos dois negócios).

Creio ainda que as corretoras poderão trabalhar no sentido de «agrupar» ordens de vários clientes numa só para minimizar custos. Não tenho a certeza que o possam fazer...
Imagem

Administrador Fórum

clarificação

por jotabil » 9/10/2003 17:42

Não desejava ser aborrecido para com os caros amigos.....mas aclaremos.

Eu sei Marco dessa mudança....que já não será essa percentagem referida mas sim uma taxa que a euronext cobra por cada negócio....e, por cada ordem,a correctora pode ter necessidade de fazer um ou mais negócios...certo?

Agora o Faustino....diz que os dois euros se referem a cada colocação de ordem.

Bem....eu não desmereço ninguém...apenas pedia o favor de me elucidarem. Tenho lido com atenção as observações que têm sido feitas.

Julgo que uma exemplificação objectiva de todo o processo de negociação neste novo contexto da euronext, (Sem ainda o complicómetro da ordens casadas e descasadas que alguem sugeriu neste item)
seria vantajosa para um primeiro e claro entendimento.

Desculpem a insistência

cumps
Sun Tzu

por djovarius » 9/10/2003 17:41

É, Marco :oops:

Já vi que percebeste que eu trabalho com warrants...
Realmente, há uns 3 anos que não compro ou vendo um só activo subjacente...

A propósito, como será que eles vão ficar no meio dessa história ??

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MarcoAntonio » 9/10/2003 17:25

Atenção que em warrants havia uma excepção: era aplicado um valor mínimo de 1,5€...

Penso que será a esse valor que te estarás a referir.
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 9/10/2003 17:21

Engraçado, Marco !!

A taxa de Bolsa é de 0,015% por ordem, até agora.
Então como é que eu sempre paguei 1,5 euros, independentemente do valor do negócio ?

Gostaria de saber, pois agora ficou-me esta pulga atrás da orelha...

Um abraço, tópico esclarecedor

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por nunofaustino » 9/10/2003 17:15

Aproveito para lembrar que os 2€ são por ordem colocada no sistema. Ou seja, paga-se a colocação e não a execução das ordens...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MarcoAntonio » 9/10/2003 17:10

Jotabil, não se tratam de comissões de corretagem, trata-se da Taxa de Bolsa cobrada pela Euronext Lisbon. Anteriormente era de 0.015% e aplicava-se por cada ordem, agora é de valor fixo - 2€ - e aplica-se por negócio.
Imagem

Administrador Fórum

comentário

por jotabil » 9/10/2003 17:06

E vai ser mesmo assim?....Não haverá nada a fazer?

Não querendo beliscar na honradez das correctoras.....posso presumir, porém que sendo assim, é deixado um amplo campo ..para as tentações.
Há cada coisa!!!

Thanks

cumps
Sun Tzu

por MarcoAntonio » 9/10/2003 16:59

Exacto... Para vender o seu lote, a corretora pode precisar de realizar uma data de negócios. Os 2€ aplicam-se a <b>cada negócio</b> e <b>não a cada ordem</b>.
Imagem

Administrador Fórum

explicação

por jotabil » 9/10/2003 16:44

Caro triunviratista

Quer dizer então que.....se eu quiser negociar 2000 acções ...por exemplo...da EDP.....posso não conseguir vende-las/compra-las....num só mesmo negócio?.....a minha correctora pode fazer 20 negócios para transaciona-las.....sendo assim pagaria de comissões à euronext....20*2E=40E?!!!!!
É assim?...explica sff

cumps
Sun Tzu

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Google [Bot] e 226 visitantes