Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 25/1/2011 11:51

PequenoInvest Escreveu:
pvg80713 Escreveu:qual a desculpa para esta queda ?

o que há de novo ?

Talvez os juros da dívida estarem a subir mais de 1,5%. Toda a banca está vermelhona.

mas a semana passada o BCP chegou a subir de 0,505 a 0,620, ou seja mais de 20% e a dívida Portuguesa a 10 anos, esteve sempre, ou quase acima de 7%...

Registado: 19/4/2005 11:11

por JCS » 25/1/2011 11:47

o que há de novo ?

Desculpas hão-de aparecer 1001, tanto para as subidas como para as descidas...

Pessoalmente acho que não se passa nada há muito tempo, continua tudo na mesma... Até ver...

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por PequenoInvest » 25/1/2011 11:46

o que há de novo ?

Talvez os juros da dívida estarem a subir mais de 1,5%. Toda a banca está vermelhona.

Registado: 24/7/2009 12:13

por pvg80713 » 25/1/2011 11:39

qual a desculpa para esta queda ?

o que há de novo ?

Registado: 19/4/2005 11:11

por MVP » 24/1/2011 20:04

Junas Escreveu:Será que voltou o marasmo ao BCP?

Adoro estas perguntas.

Registado: 27/6/2010 23:26

por junas » 24/1/2011 19:30

Será que voltou o marasmo ao BCP?

Registado: 11/6/2008 21:46

por canguru » 21/1/2011 18:17

Seaman Escreveu:
canguru Escreveu:
acabou por fazer uma vela feia

Pois, mas pode ter sido apenas devido aos daytraders e (swing traders) a fechar posições para não ir de fim de semana com posições abertas.

Já várias cotadas do PSI estão a quebrar as LTd's pelo que o BCP também deve conseguir quebrar a sua LTd que bem defines no teu gráfico.

.

certo, mas ainda não vi nenhuma LTd quebrada no sector bancário.

além disso aquela zona [0.60-0.61] foi um suporte muito forte, por isso não sei se será fácil aos touros darem cabo dela enquanto resistência.

mas gostei de a ver até às... 15h

Registado: 6/4/2008 22:41

por Seaman » 21/1/2011 18:08

canguru Escreveu:

Pois, mas pode ter sido apenas devido aos daytraders e (swing traders) a fechar posições para não ir de fim de semana com posições abertas.

Já várias cotadas do PSI estão a quebrar as LTd's pelo que o BCP também deve conseguir quebrar a sua LTd que bem defines no teu gráfico.

.

Registado: 4/4/2009 0:57

por bEMdISPOSTO » 21/1/2011 18:07

das Escreveu:
RcrdPrnt Escreveu:Que terá passado!! pra esta queda tão acentuada??

tb estava a ver isso, ela estava a subir tao linda... e agora esta queda tao acentuada!

Não só o BCP como a maioria das cotadas caiu...
* Quando o PSI20 atingiu o círculo (ver gráfico), o mercado achou que era hora de criar uma LTd de curto/médio prazo.

* Hoje é Sexta-feira, de um semana em que o PSI acumulou bons ganhos (umas mais-valiazinhas antes do fim de semana vinham a calhar, não fosse o diabo tecê-las);

* Na última hora da sessão europeia, começou a tornar-se suspeita a tendência de queda dos índices americanos desde o início da sessão;

Já são 3 argumentos... quem dá mais? Quem dá mais? :)

Abraços
Anexos
psi_210111.jpg
psi_210111.jpg (126.56 KiB) Visualizado 5662 vezes
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente

Registado: 20/7/2009 22:35

por canguru » 21/1/2011 18:04

canguru Escreveu:aqui chegados, 2 fronteiras importantes se avisinham:
resistência nos 0.60;
LTd de médio prazo

hard work para os bulls

Anexos
B.COM.PORTUGUES21012011.png
B.COM.PORTUGUES21012011.png (17.69 KiB) Visualizado 5680 vezes

Registado: 6/4/2008 22:41

por das » 21/1/2011 17:23

RcrdPrnt Escreveu:Que terá passado!! pra esta queda tão acentuada??

tb estava a ver isso, ela estava a subir tao linda... e agora esta queda tao acentuada!

Registado: 29/11/2007 2:50

por RcrdPrnt » 21/1/2011 17:22

Que terá passado!! pra esta queda tão acentuada??

Registado: 28/9/2009 17:01

por Bakano » 21/1/2011 17:21

JCS Escreveu:De nada. Há várias outras estratégias possiveis para "trend following". A escolha da MA (horizonte temporal depende de cada investidor.

Um dos aspectos mais importantes, na minha opinião, é master o método o mais simples possivel. Eu só uso preço e MA (nada de RSI, MACDS, XPTOS, ADX etc). Respeito quem os use (também já os usei para concluir que induzem mais em erro que outra coisa). Isto porque o uso de vários indicadores abre sempre várias hipóteses e abstrai-nos do mais importante que é o movimento dos preços (o que realmente se negoceia). Uns dizem que está sobrecomprado e os titulos continuam a subir e vice-versa. Cheguei à conclusão que são inuteis para mim.

No máximo ainda tenho curiosidade em verificar se um ou outro padrão se verifica ou não. Mas não os negoceio. Só negoceio o meu método (por vezes MA200, outras MA100, outras MA50).

Cumprimentos

JCS

Sim, concordo contigo quando dizes que os indicadores mais usados não servem de grande coisa.

Por vezes dão resultados positivos outras negativos.

Não dão resultados consistentes ao longo do tempo.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 2:11

por JCS » 21/1/2011 17:07

De nada. Há várias outras estratégias possiveis para "trend following". A escolha da MA (horizonte temporal depende de cada investidor.

Um dos aspectos mais importantes, na minha opinião, é manter o método o mais simples possivel. Eu só uso preço e MA (nada de RSI, MACDS, XPTOS, ADX etc). Respeito quem os use (também já os usei para concluir que induzem mais em erro que outra coisa). Isto porque o uso de vários indicadores abre sempre várias hipóteses e abstrai-nos do mais importante que é o movimento dos preços (o que realmente se negoceia). Uns dizem que está sobrecomprado e os titulos continuam a subir e vice-versa. Cheguei à conclusão que são inuteis para mim.

No máximo ainda tenho curiosidade em verificar se um ou outro padrão se verifica ou não. Mas não os negoceio. Só negoceio o meu método (por vezes MA200, outras MA100, outras MA50).

Cumprimentos

JCS
Editado pela última vez por JCS em 25/1/2011 11:24, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por Bakano » 21/1/2011 17:00

JCS Escreveu:
Bakano Escreveu:
JCS Escreveu:
Junas Escreveu:Não me digam que a tendência é de subida porque isso estou eu a ver.

Pois, isso depende do horizonte temporal de cada um. No meu a tendência continua de descida desde Dezembro de 2009 quando quebrou a MA200 em baixa na zona dos €0,90. Nem todos shortaram nos 50 cêntimos...

Como já tinha referido, quando a tendência que negoceio mudar, mudo também ( até porque nos mercados ninguém sabe o que vai acontecer amanhã).A tendência só muda depois de ela acontecer, tudo o resto é adivinhação.

Cumprimentos

JCS

Estamos a menos de 2 cêntimos da MM200.

Se consolidar acima desta MM200, invertes a posição?

De outro modo, oq ue te fará fechar a posição curta. E o que te fará entrar do lado longo? Apenas coloco estas questões para ler opiniões sobre estratégias de negociação.

Bons trades.

Boas. O cross da MA200 é muito importante mas as minhas entradas (ou saidas) não dependem apenas disso. Os breakouts de zonas chave são fundamentais. Primeiro o cross da MA200 (pode ser outra MA dependendo do horizonte temporal, uso a MA100 e a MA50 ás vezes) para ver para que lado aponta a tendência, mas depois exijo uma confirmação através de um breakout de uma zona importante (neste caso acima da MA200) e desta forma ter um "higher high" que possa confirmar a mudança de tendência. Normalmente uso gráficos semanais (usando a MA40 e a MA20) porque eliminam a maior parte do ruido e mantêm o gráfico mais "limpo" com suportes e resistências realmente importantes.

Como todos os métodos, não é infalivel. Mas tem funcionado extremamente bem. É um método que obriga a seguir a tendência dominante (trend following). Nunca shorto quando uma acção negoceia acima das MA's ou entro longo quanto negoceia abaixo porque nunca sei (ninguem sabe, pode é ter sorte e acertar) se uma dada puxada em alta é de inversão de tendência ou não (ou se uma grande queda não é apenas uma correção num Major Bull). Só se sabe depois dela acontecer. Desta forma nunca comprarei fundos nem venderei topos (mas há muito "sumo" no meio).

Cumprimentos

JCS

Agradeço a partilha da estratégia de negociação.

Gostei da forma como foi exposta. São post`s como este que nos faz aprender e ver novas formas de negociar.

Bons trades

por JCS » 21/1/2011 16:04

Bakano Escreveu:
JCS Escreveu:
Junas Escreveu:Não me digam que a tendência é de subida porque isso estou eu a ver.

Pois, isso depende do horizonte temporal de cada um. No meu a tendência continua de descida desde Dezembro de 2009 quando quebrou a MA200 em baixa na zona dos €0,90. Nem todos shortaram nos 50 cêntimos...

Como já tinha referido, quando a tendência que negoceio mudar, mudo também ( até porque nos mercados ninguém sabe o que vai acontecer amanhã).A tendência só muda depois de ela acontecer, tudo o resto é adivinhação.

Cumprimentos

JCS

Estamos a menos de 2 cêntimos da MM200.

Se consolidar acima desta MM200, invertes a posição?

De outro modo, oq ue te fará fechar a posição curta. E o que te fará entrar do lado longo? Apenas coloco estas questões para ler opiniões sobre estratégias de negociação.

Bons trades.

Boas. O cross da MA200 é muito importante mas as minhas entradas (ou saidas) não dependem apenas disso. Os breakouts de zonas chave são fundamentais. Primeiro o cross da MA200 (pode ser outra MA dependendo do horizonte temporal, uso a MA100 e a MA50 ás vezes) para ver para que lado aponta a tendência, mas depois exijo uma confirmação através de um breakout de uma zona importante (neste caso acima da MA200) e desta forma ter um "higher high" que possa confirmar a mudança de tendência. Normalmente uso gráficos semanais (usando a MA40 e a MA20) porque eliminam a maior parte do ruido e mantêm o gráfico mais "limpo" com suportes e resistências realmente importantes.

Como todos os métodos, não é infalivel. Mas tem funcionado extremamente bem. É um método que obriga a seguir a tendência dominante (trend following). Nunca shorto quando uma acção negoceia acima das MA's ou entro longo quanto negoceia abaixo porque nunca sei (ninguem sabe, pode é ter sorte e acertar) se uma dada puxada em alta é de inversão de tendência ou não (ou se uma grande queda não é apenas uma correção num Major Bull). Só se sabe depois dela acontecer. Desta forma nunca comprarei fundos nem venderei topos (mas há muito "sumo" no meio).

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por Bakano » 21/1/2011 14:54

Eu só entendo preço médio lógico, quando se define uma exposição máxima (antes de entrar) por exemplo de 10 000 acções, e por estratégia se decide comprar em blocos até chegar a esse montante.

Eu vou expor o que entendo por preço médio e como negoceio preço médio.

Eu negoceio normalmente um conjunto de acções formando uma carteira.

Defino à partida o valor de investimento em cada acção.

Ao identificar de acordo com o meu principio de negociação um ponto de entrada, ou invisto o montante global num curto espaço de tempo, ou divido o montante por vários valores, sejam eles abaixo ou acima do valor que me fez tomar a decisão de comprar, até prefazer o investimento total previsto para o titulo.

Após a entrada espero uma valorização como é obvio.

Mas, caso verifique que a acção desce, e mesmo quando (e sobretudo quando) verifico uma descida rápida, não invisto novo capital como é obvio, mas também não vendo (geralmente os fundos são rápidos e os topos são lentos) já que a descida poderá ser pontual e ninguém adivinha fundos, correndo o risco de ter de voltar a comprar a um preço superior à venda.

Então como é que eu ajo?

Bom espero que o estrago esteja feito, e aguardo por uma subida (nem que seja daquelas só para respirar, para voltar a descer) e identificando a qui nesta subida o ponto relativo máximo, vendo assumindo as perdas, com o propósito de comprar mais a abaixo.

É aqui que eu considero preço médio, ou seja com o valor total de venda, posso comprar um nuumero maior de acções a um preço mais baixo, pelo que ficarei com acções a um preço médio mais baixo. Nunca investir mais capital.

Psicologicamento eu não admito perdas, lido mal co isso :mrgreen:

Então vejo as coisas de um outro ponto de vista.

Fico contente por aumentar o numero de acções mantendo o mesmo investimento inicial. :mrgreen:

A longo prazo a noção que existe no mercado é que a tendência será sempre de subir ao longo dos anos. Eu sigo este principio.

Assim limito-me a preocupar-me apenas em aumentar o numero de acções de cada activo de modo a aumentar as possibilidades de ganho.

Pouco me importa se o mercado desce ou sobe numa determinada fase. O dinheiro que invisto não é para utilizar no dia a dia.

No principio do ano passado determinei um determinado capital para investir no BCP. Começei a negociar por volta do valor de 0,97 €. Baixei o preço médio com a estratégia que refri até cerca de 0,78 €, na altura da distribuição dos dividendos.

Daí para cá não mais negociei. Fiz mal claro.

Mas de facto andei mais preocupado com outros investimentos e deixei esta acção esquecida.

Agora considero esta acção a pedra no sapato e estou empenhado em recuerar o investimento. Tenho quase a certeza que não vou esperar que atinja o meu preço médio, já que antes disso irei identificar alguma oportunidade para vender tendo por objectivo comprar mais abaixo, aumentando o numero de acções em carteira.

No inicio do ano de 2010 tinha estabelecido como objectivo para esta acção atingir no final do ano um preço médio de 0,70 € (não me preocupando com o facto de subir ou descer, apenas seguindo a estratégia que aqui referi).

Não consegui, já que como disse desde Abril não voltei a negociar este titulo.

Para o ano de 2011 tenho como objectivo de decer o preço médio para 0,60 € Pouco me importa a que valor a acção esteja no final do ano. Importa-me é aumentar o numero de acções sem aumento de capital.

È esta a forma que assumi de modo a permite manter-me forte psicologicamente no mercado.

Tento não olhar muito para o valor da carteira das acções que estão negativas, comparando apenas o numero de acções detidas com as que tinha quando iniciei o investimento nessa acção.

E neste tipo de estratégia tenho tido muito bons resultados.

Não sei para onde caminham os preços, pelo que não me preocupo muito com isso. O meu foco é essencialmente fazer o numero de acções por titulo uamentar sem aumentar capital de investimento.

Claro, tudo isto que digo, pode ser dito de outra maneira mas é assim que eu me sinto confortavel mentalmente
:oops:
Bons trades

por pdcarrico » 21/1/2011 13:56

p3droPT Escreveu:
Ja tive um stop activado que me fez perder 7% por exemplo.
Mas, pontualmente faço este tipo de investimento.

Ja tinha feito na Philips (PHIA) (Novembro/Dezembro podes ver ali um fundo e de seguida três sessões com grandes subidas) e fiz agora no BCP.
Para mim é muito mais grave comprar uma acção numa altura de Bull market, vamos supor BCP a 4 € e começando o Bear Market mante la e ir baixando o preço médio. Isso sim para mim é perigoso. Agora na situação actual não me assustou fazer isto. (Apesar de que compreendo que deva ser complicado para quem as tem assim)
Vendo a curto prazo e mantenho um stop apertado agora que estão no verde. O objectivo inicial, de quando a cerca de 0.59 era vende las no curtissimo prazo e por isso vou me manter no plano. Como fiz 2 compras provavelmente faço agora 2 vendas mas ainda estou a pensar nisso. Mas talvez uma na casa dos 0.63 e guardo outra a ver se a acção testa a resistencia na casa dos 0.7€

Abraço
Pedro

Eu espero que o BCP e os outros bancos subam ... é wishful thinking mas não porque tenha acções, mas porque o País precisa de bancos mais fortes.

Mas posto isto, é tão temerário reforçar com a lógica de preço de mercado em bull ou bear market. Podes aliás imaginar que a segunda compra é de uma outra empresa (que tem o mesmo nome). Podes misturar o ganho da segunda compra com o prejuízo da primeira e ter uma ilusão de que resolveste o problema. Na verdade conseguiste foi uma jogada de sucesso na 2ª que te mascarou o problema na primeira. Mas o problema da 1ª continua e o facto é que a 2ª sózinha dar-te-ia um lucro que já não tens porque tens a 1ª para pagar.

São efectivamente duas jogadas diferentes, e em relação à primeira. Só recuperas o teu investimento, quando o preço sobe acima do primeiro preço de aquisição.

Eu só entendo preço médio lógico, quando se define uma exposição máxima (antes de entrar) por exemplo de 10 000 acções, e por estratégia se decide comprar em blocos até chegar a esse montante.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por artista_ » 21/1/2011 13:52

Junas Escreveu:Então esses analistas do Forum não conseguiram prever que o BCP ia ghegar aos 0,62€?

Nem "eles" (sejam lá quem forem) nem ninguém consegue...

Junas Escreveu:Têm agora uma oportunidade para eu acreditar em vocês.

Não sei se alguém estará interessado nessa oportunidade... acho que ninguém sabe sequer o que isso quer dizer!?? :)

Junas Escreveu:O que vai acontecer ao BCP nos próximos tempos?

Ninguém sabe...

Estás a ver mal, a tendência não é de subida, a única tendência que é de subida é a de curtíssimo prazo a de longo prazo é claramente de queda...

Quem ainda não percebeu que a AT, ou qualquer outro método de análise, não é uma bola de cristal é porque anda distraído ou não quer perceber aquilo que se escreve aqui no fórum...

Análise de mercados e estratégias de investimento são coisas completamente diferentes, devem complementar-se, só isso! Mais uma vez, quem ainda não percebeu isto, ou anda distraído ou...

Por outro lado, se queremos debater um determinado assnto, temos de mostrar argumentos que defendam as nossas posições/opiniões... desse debate não tem de sair um consenso, muitas vezes as pessoas têm opiniões diferentes e não há verdadeiramente uma que tenha razão, sendo certo que de um debate construtivo e inteligente todos aprederão alguma coisa!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Supermann » 21/1/2011 13:48

p3droPT Escreveu:
Junas Escreveu:Então esses analistas do Forum não conseguiram prever que o BCP ia ghegar aos 0,62€?
Têm agora uma oportunidade para eu acreditar em vocês.
O que vai acontecer ao BCP nos próximos tempos?
Não me digam que a tendência é de subida porque isso estou eu a ver.

Eu não sou analista mas cá vai o meu ponto de vista.
Muitos viram BCP em terreno novo, negativo, e olharam só e apenas a Analise Tecnica, que os fez acreditar em 0.40 e 0.30 por Ex.
A AT tapou lhes o facto de os 0.50 serem uma barreira psicológica muito forte, e que se confirmou.
Eu cá, comprei 2 vezes. Da primeira a 0,588 e com as sucessivas descidas decidi aproveitar e reforçar a 0,551 e fiquei com elas a 0.57 . E tinha reforçado a 0.50-0.52 se pudesse a questão é que não tinha liquidez de momento. Mas não há problema. Fiquei com preço médio de 0.57 e neste momento vou com 9.48% no verde.
Com tantas quedas violentas sucessivas acreditaram que era de continuar. AT é um auxiliar excelente para mim mas não passa de um auxiliar. Mas isso vai da opinião de cada um.
Simplesmente comprei quando a esperança de muitos ja tinha desaparecido :) e Funcionou.
Como diz a frase na minha assinatura...

Abraço
Pedro

A AT nao tapou nada a ninguem... falo por mim e acho que por outros que nunca viram os 35 centimos como target em 1 ou 2 semanas. Eu já venho a antecipar os 35 centimos desde os 80 centimos a que o BCP cotava... a vagar devagarinho ele lá tem escorregado e sempre foi um target de medio longo prazo, da mesma forma que acredito que quem tambem falou nesse target o disse para o longo prazo.

Se lá chegará? Não sei... como disse é apenas um target e nada mais. Isto tudo so para enaltecer que só pelo facto de 1 ou 2 semanas não mudarem a visão de médio longo prazo pelo menos para mim. Se continuo curto? Não... como já havia referido uso um sistema de negociação e quem decide as coisas é "ele", e a posição foi fechada após quase 4 meses de ter estado curto. Se podia ter fechado nos 0,50? Podia e até era a minha vontade porque com tamanha queda também estava convicto num ressalto grande e que o meu lucro no trade ali tivesse atingido o seu pico, maas como digo nao negoceio com base em convicções e o meu sistema nao apanha topos e fundos infelizmente, e como tenho na disciplina o meu forte só iria sair do trade quando ele o dissesse. Mas tentar adivinhar um fundo é um exercicio que sai muito mais caro no longo prazo do que seguirmos a tendencia ainda que a maioria das vezes vamos sacrificar parte dos lucros como aconteceu agora no BCP da minha parte... No entanto há aquelas vezes que a acção continua e continua e não para por nada... e ao tentar adivinhar fundos sairmeia muito mais caro (nao fazer tanto $$) do que estar sempre na tendencia, e como nunca sabemos quando isso acontece há que estar sempre no trade nao vá um desses eventos acontecer.

Ainda me lembro da Sonae curto desde os 1,13 se bem me lembro e apenas fechar os curtos a 0,40 e qualquer coisa... houve muitas oscilações para cima e para baixo durante esse período e muita gente a tentar apanhar facas em queda, se tentasse apanhar fundos em algum ponto teria perdido seguramente mais de metade do movimento...
Editado pela última vez por Supermann em 21/1/2011 14:01, num total de 2 vezes.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 21/1/2011 13:45

Parece que a maioria do pessoal realmente nao saabe como estar em bolsa.

Não interessa prever... interessa é negociar. Se sabes que a tendencia é de subida então compra. E depende que tendencia é que tas a ver... a de curto prazo sim é de subida, a de médio prazo está no limiar, a de longo prazo continua obviamente em descida. É fácil ver tendencias agora negociá-las... se é assim tão facil veres a tendencia compra e vende consoante esta.

Quanto a previsoues ou targets nos 35-40 centimos, eu continuo a dizer o mesmo. Se lá vai ou não logo se verá mas sempre disse que sao targets de medio longo prazo (6-12 meses) nunca seriam para o alcançar no espaçoç de uma semana nem 2. 1 semana ou 2? Isso é ruido...

Registado: 18/12/2009 18:54

por Nica_ » 21/1/2011 13:44

p3droPT Escreveu:
Bakano Escreveu:[quote="p3droPTEu cá, comprei 2 vezes. Da primeira a 0,588 e com as sucessivas descidas decidi aproveitar e reforçar a 0,551 e fiquei com elas a 0.57 . E tinha reforçado a 0.50-0.52 se pudesse a questão é que não tinha liquidez de momento. Mas não há problema. Fiquei com preço médio de 0.57 e neste momento vou com 9.48% no verde.

Eu não concordo com esta forma de baixar preços médios.

Ainda por cima não tendo capital para reforçar em caso de descer mais ainda pior.

Grandes riscos.

Já agora posso-te perguntar, qual a escala temporal em que negoceias? O que te fará vender a posição que detens neste momento?

Bons trades

Ja tinha feito na Philips (PHIA) (Novembro/Dezembro podes ver ali um fundo e de seguida três sessões com grandes subidas) e fiz agora no BCP.
Para mim é muito mais grave comprar uma acção numa altura de Bull market, vamos supor BCP a 4 € e começando o Bear Market mante la e ir baixando o preço médio. Isso sim para mim é perigoso. Agora na situação actual não me assustou fazer isto. (Apesar de que compreendo que deva ser complicado para quem as tem assim)
Vendo a curto prazo e mantenho um stop apertado agora que estão no verde. O objectivo inicial, de quando a cerca de 0.59 era vende las no curtissimo prazo e por isso vou me manter no plano. Como fiz 2 compras provavelmente faço agora 2 vendas mas ainda estou a pensar nisso. Mas talvez uma na casa dos 0.63 e guardo outra a ver se a acção testa a resistencia na casa dos 0.7€

Abraço
Pedro

Ola

Tambem não sou adepto de comprar para fazer um preço medio mais baixo.

No entanto o Pedro frizou algo que é importante. Fazer um preço medio quando houve uma queda de 4€ ate 0,50€ redzu as probabilidades de sermos "entalados".

Foi o que fiz, Comprei no suporte 0.60€, e infelizmente quebrou este suporte. Não tinha stops, porque de facto as probabilidades de haver um bear trap era grande, e de apanhar stops bem maior.

E foi o conteceu, quando houve a primeira puxada acima, reforcei. Estou agora em positivo, ela passou o antigo suporte e está tudo na mesma.

Agora, acham que haverá tanta gente a shortar para uma quebra dos 0.59/0.60 novamente????...nem tanta.

Agora penso que há mais probabilidade de haver uma quebra da LTD (aprox 0.65) acima do que a de baixo (0.58)
Macd e RSi com margem de manobra para subirem.
Alem da resistencia em 0.65 vem antes a MA200.
MA 20 e 50, na posição horizontal e a virarem lentamente para cima, apontando a direcção do movimento.

Meu ponto de vista...se os mercados se mantiverem fortes

Registado: 29/11/2010 16:51

por MVP » 21/1/2011 13:15

Bakano Escreveu:[quote="p3droPTEu cá, comprei 2 vezes. Da primeira a 0,588 e com as sucessivas descidas decidi aproveitar e reforçar a 0,551 e fiquei com elas a 0.57 . E tinha reforçado a 0.50-0.52 se pudesse a questão é que não tinha liquidez de momento. Mas não há problema. Fiquei com preço médio de 0.57 e neste momento vou com 9.48% no verde.

Ainda por cima não tendo capital para reforçar em caso de descer mais ainda pior.

Grandes riscos.

Já agora posso-te perguntar, qual a escala temporal em que negoceias? O que te fará vender a posição que detens neste momento?

Bons trades

Abraço
Pedro

por Bakano » 21/1/2011 12:58

Eu cá, comprei 2 vezes. Da primeira a 0,588 e com as sucessivas descidas decidi aproveitar e reforçar a 0,551 e fiquei com elas a 0.57 . E tinha reforçado a 0.50-0.52 se pudesse a questão é que não tinha liquidez de momento. Mas não há problema. Fiquei com preço médio de 0.57 e neste momento vou com 9.48% no verde.

Grandes riscos.

Bons trades

por MVP » 21/1/2011 12:53

Eu não sou analista mas cá vai o meu ponto de vista.
Muitos viram BCP em terreno novo, negativo, e olharam só e apenas a Analise Tecnica, que os fez acreditar em 0.40 e 0.30 por Ex.
A AT tapou lhes o facto de os 0.50 serem uma barreira psicológica muito forte, e que se confirmou.
Com tantas quedas violentas sucessivas acreditaram que era de continuar. AT é um auxiliar excelente para mim mas não passa de um auxiliar. Mas isso vai da opinião de cada um.
Simplesmente comprei quando a esperança de muitos ja tinha desaparecido :) e Funcionou.
Como diz a frase na minha assinatura...

Abraço
Pedro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Shimazaki_2, TTM62 e 225 visitantes