Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 3/2/2011 0:25

MarcoAntonio Escreveu:Depende essencialmente do motor, mas assim por alto a velocidade óptima tipicamente anda algures entre os 80 e 120Km/h.

Hum... mas quando vês as fichas técnicas dos carros, o consumo a 120 km/h é invariavelmente superior ao consumo a 90 km/h.

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 3/2/2011 0:20

Depende essencialmente do motor, mas assim por alto a velocidade óptima tipicamente anda algures entre os 80 e 120Km/h.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 3/2/2011 0:05

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:É um facto bem conhecido que uma forma de poupar - e muito - no combustível consiste em adoptar a chamada "condução económica". Em particular, ao circular em estrada ou auto-estrada, a adopção de uma velocidade mais moderada permite reduzir substancialmente a quantidade de combustível gasto, uma vez que o motor vai circular a rotações mais baixas, logo vai precisar de menos combustível. Circulando a 80 km/h em vez de 120 km/h, por exemplo, vai reduzir o combustível necessário (não sei dizer o valor exacto, penso que andará entre os 20 e os 30% de poupança, mas certamente variará de carro para carro).

O consumo mais baixo não se dá necessariamente a uma velocidade mais baixa, depende das características do motor. O aconselhável é circular a uma velocidade próxima do binário máximo (automóveis com computador de bordo que indique o consumo instantaneo é relativamente fácil de verificar a velocidade a que consome menos).

E fazes ideia de que velocidades são essas?

por MarcoAntonio » 3/2/2011 0:02

Elias Escreveu:É um facto bem conhecido que uma forma de poupar - e muito - no combustível consiste em adoptar a chamada "condução económica". Em particular, ao circular em estrada ou auto-estrada, a adopção de uma velocidade mais moderada permite reduzir substancialmente a quantidade de combustível gasto, uma vez que o motor vai circular a rotações mais baixas, logo vai precisar de menos combustível. Circulando a 80 km/h em vez de 120 km/h, por exemplo, vai reduzir o combustível necessário (não sei dizer o valor exacto, penso que andará entre os 20 e os 30% de poupança, mas certamente variará de carro para carro).

O consumo mais baixo não se dá necessariamente a uma velocidade mais baixa, depende das características do motor. O aconselhável é circular a uma velocidade próxima do binário máximo (automóveis com computador de bordo que indique o consumo instantaneo é relativamente fácil de verificar a velocidade a que consome menos).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 2/2/2011 23:40

É um facto bem conhecido que uma forma de poupar - e muito - no combustível consiste em adoptar a chamada "condução económica". Em particular, ao circular em estrada ou auto-estrada, a adopção de uma velocidade mais moderada permite reduzir substancialmente a quantidade de combustível gasto, uma vez que o motor vai circular a rotações mais baixas, logo vai precisar de menos combustível. Circulando a 80 km/h em vez de 120 km/h, por exemplo, vai reduzir o combustível necessário (não sei dizer o valor exacto, penso que andará entre os 20 e os 30% de poupança, mas certamente variará de carro para carro).

Hoje ao cair da noite, por volta das 19 horas, efectuei o atravessamento da Ponte Vasco da Gama no sentido Montijo-Lisboa e resolvi observar as velocidades praticadas pelos veículos que circulam na ponte, para ver se andam a conduzir economicamente ou nem por isso. Para o efeito, logo após a praça da portagem adoptei uma velocidade mais ou menos constante de 100 km/h, a qual mantive durante toda a travessia (cerca de 14 km). Durante o percurso fui contando quantos veículos ultrapassei e quantos me ultrapassaram.

O resultado foi este:
- ultrapassei 5 veículos (dos quais 2 eram pesados)
- fui ultrapassado por 37 veículos (todos ligeiros)

Se considerarmos que os veículos pesados não podem circular a mais de 100 km/h, e restringindo a análise apenas aos ligeiros, verificamos que 92,5% dos veículos que circulavam a velocidade diferente da minha iam a mais de 100 km/h (alguns iam até acima dos 120 km/h mas isso agora é irrelevante). Os únicos veículos que escapam a esta análise são os que iam exactamente a 100 km/h e que por isso não me ultrapassaram nem foram por mim ultrapassados.

Desta observação concluo que uma grande parte dos veículos ligeiros que circulavam àquela hora na ponte V.G. não optaram por uma condução económica. Ou seja: 92,5% preferiram o percurso rápido ao percurso económico (e neste ponto convém notar que 100 km/h não é exactamente a velocidade mais económica... se eu tivesse adoptado a velocidade económica de 90 km/h em vez de 100, a % indicada seria ainda superior).

Mesmo sabendo que esta foi uma observação isolada e que qualquer extrapolação efectuada a partir daqui é um pouco abusiva, não deixa de ser curioso observar que, numa altura em que quase toda a gente se queixa dos preços elevados dos combustíveis haja tão poucos condutores dispostos a adbicar de alguma velocidade a troco de uma redução de custos.

por Lion_Heart » 25/1/2011 18:44

Noticias frescas de Espanha:

Tuy - Campsa - gasolina 1.2750

Tuy - "low cost" - gasolina 1.2300
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 17/1/2011 14:42

rmachado Escreveu:Quanto ao que estaria disposto a não ganhar... dependia.. tinha de estar com todas as despesas na mão para decidir mas seria algo mais dinâmico do que me parece agora nos postos das grandes marcas.

Evidentemente... eu acho que qualquer pessoa que faça minimamente as contas rapidamente percebe que a margem para baixar é muito pequena...

por rmachado » 17/1/2011 14:07

Por acaso até é...

Se bem me lembro é um valor por litro... e não por %.. dai eles estarem tão condicionados.

Quanto ao que estaria disposto a não ganhar... dependia.. tinha de estar com todas as despesas na mão para decidir mas seria algo mais dinâmico do que me parece agora nos postos das grandes marcas.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 17/1/2011 13:52

rmachado Escreveu:Desculpa Elias.. mas como só meto Gasóleo.
Quando leio Gasolina faço default para o Gasóleo.. logo li.. mas o meu cérebro não.. lol

no worries :)

rmachado Escreveu:Depende...

Sabes por exemplo qual é a % de lucro de um posto concessionado?

Não faço ideia nem isso me parece relevante. Se queres que o mercado possa comprar barato tens de estar preparado para adbicar dos teus lucros :lol:

por rmachado » 17/1/2011 13:48

Desculpa Elias.. mas como só meto Gasóleo.
Quando leio Gasolina faço default para o Gasóleo.. logo li.. mas o meu cérebro não.. lol

Depende...

Sabes por exemplo qual é a % de lucro de um posto concessionado?

por Elias » 17/1/2011 13:15

rmachado Escreveu:Gasóleo.. era pra o Gasóleo... que é o que eu ponho. :)

Eu perguntei especificamente gasolina... tá visto que não leste bem o que eu escrevi... :roll:

De qualquer forma deixa-me perguntar-te: se fosses revendedor de gasolina e pudesses fixar livremente o teu preço, que margem de lucro é que ambicionarias ter por litro?

por rmachado » 17/1/2011 13:13

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Pois... esta vou perder.. visto estar a degaldiar-me com o Elias..

Se fosse dono de gasolineira... diria 1.15 (mas teria de ver os meus custos)

Ok, parece-me um número atirado assim para o ar, mas dou-te o benefício da dúvida e consideremos então 1,15.

Considerando que:
ISP para a gasolina = 58,5 cêntimos
litro de gasolina antes de impostos = 55,8 cêntimos (valor de Novembro)
IVA sobre tudo isto = 26,3 cêntimos;
soma = 1,406 euros

Dado que considerarias vender a 1,15 por litro, e como te considero um caldeireiro bem informado sobre estes assunto, só posso concluir que estarias disposto a adbicar de qualquer lucro e mesmo a operar com prejuízo, apenas com o nobre objectivo de servir a comunidade e permitir que os teus conterrâneos tivessem acesso a gasolina barata, certo? :P

Gasóleo.. era pra o Gasóleo... que é o que eu ponho. :)

por Mares » 17/1/2011 13:11

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Não é taxativo..

Todos esses valores e nenhum deles... :)

Então faço a pergunta de outra maneira: em tua opinião a gasolina deveria estar a que preço?

Olá Elias,

deixa-me por colocar dois pontos iniciais sobre este assunto:
- Considero os carros como "bens de luxo"
- Considero o petróleo como "bem essencial".

Díto isto, estarmos aqui a discutír qual é o "preço justo" sobre os carros ou no preço dos combustíveis, na minha opinião, não faz muito sentido.

Mais no segundo caso (combustíveis), do que no primeiro caso (carros), o que mais pesa no preço final são as elevadas taxas cobradas pelo Estado.

Colocando isto, onde eu vejo falta de transparência é da parte do Estado, tanto na justificação desses altos impostos e (mais importante), onde ele (Estado) aplica os recursos recolhídos por esses impostos.

Abraço,

Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 17/1/2011 13:08

rmachado Escreveu:Pois... esta vou perder.. visto estar a degaldiar-me com o Elias..

Ok, parece-me um número atirado assim para o ar, mas dou-te o benefício da dúvida e consideremos então 1,15.

Considerando que:
ISP para a gasolina = 58,5 cêntimos
litro de gasolina antes de impostos = 55,8 cêntimos (valor de Novembro)
IVA sobre tudo isto = 26,3 cêntimos;
soma = 1,406 euros

Dado que considerarias vender a 1,15 por litro, e como te considero um caldeireiro bem informado sobre estes assunto, só posso concluir que estarias disposto a adbicar de qualquer lucro e mesmo a operar com prejuízo, apenas com o nobre objectivo de servir a comunidade e permitir que os teus conterrâneos tivessem acesso a gasolina barata, certo? :P
Editado pela última vez por Elias em 17/1/2011 13:12, num total de 1 vez.

por rmachado » 17/1/2011 12:50

Pois... esta vou perder.. visto estar a degaldiar-me com o Elias..

por Elias » 17/1/2011 12:43

rmachado Escreveu:Não é taxativo..

Então faço a pergunta de outra maneira: em tua opinião a gasolina deveria estar a que preço?

por rmachado » 17/1/2011 12:36

Não é taxativo..

por Elias » 17/1/2011 12:35

rmachado Escreveu:Eu acho que o IVA devia baixar para pelo menos a mesma taxa que em Espanha (logo baixava o preço) e que as gasolineiras deviam tb baixar ou pelo menos deviamos ter mais diferença de preço entre elas.

Hum... então e achas que as gasolineiras deviam baixar exactamente quanto? 1 cêntimo? 10 cêntimos? 30 cêntimos?

por rmachado » 17/1/2011 12:27

Ui.. quem é que eu fui despertar...

Eu acho que o IVA devia baixar para pelo menos a mesma taxa que em Espanha (logo baixava o preço) e que as gasolineiras deviam tb baixar ou pelo menos deviamos ter mais diferença de preço entre elas.

Fazendo uma analogia barata, se fores comprar maças Royal Gala eles tem variados valores em variados supermercados e quendo digo variados é com diferenças consideráveis.

Entre os postos das grandes marcas isto já não é assim.

por FilRib » 17/1/2011 12:22

AutoMech Escreveu:No Continente pode tentar arranjar-se dois vales (duas compras acima de 40€) mas provavelmente não compensa porque eles habitualmente têm 10% de desconto apenas numa compra, logo faz mais sentido ter 1 compra e não 2.

Bolas, isto é quase preciso tirar um doutoramento em descontos. Mais vale ir a Badajoz 8-)

Completamente, às vezes dou comigo a fazer contas: "utilizo os vales da GALP em duas compras de 15€ (não esquecer que só podem ser usados em compras superiores a 15€) ou faço só uma compra chegando aos 40€ para obter outro desconto na GALP? E depois fico outra vez com 2 descontos?! Vou mas é ao Jumbo meter gasóleo..."

Registado: 4/8/2010 10:09

por MarcoAntonio » 17/1/2011 12:13

rmachado Escreveu:Será?

Neste capitulo eu acho que o Estado Português se comportou como um "Drug Delaer", ou seja, fizeram tudo para te tornar dependente do produto, oferencendo "AE's Grátis", matando o comboio, priveligiando a rodovia, asfixiando as alternativas, incentivando o embate, mantiveram o preço baixo até ao dia em que pimba... já estás viciado agora paga bem.

Como assim? Se os automóveis são caríssimos há décadas, dos mais caros da Europa precisamente devido à carga fiscal? Como é que foi o Estado que criou a dependência se o Estado, à cabeça, "sempre" cobrou imenso pela compra de um automóvel?

Essa tese não faz lá muito sentido...

A construção de auto-estradas em grande número é até relativamente recente.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 17/1/2011 12:10

rmachado Escreveu:Dito isto, note-se que eu acho que não se deve baixar o ISP e que se deve incentivar a "verdadeira" concorrência... que já existe em algumas zonas...
Na minha:
Inter e pingo doce já arrumaram com uma Galp.. e acho que as outra não devem durar muito...

rmachado, corrige-me se eu estou errado, mas das tuas palavras depreendo que tu achas que o preço dos combustíveis deve baixar apenas à custa de receitas cessantes para as petrolíferas e não à custa de receitas cessantes para o Estado. É isto?

por rmachado » 17/1/2011 11:57

MarcoAntonio Escreveu:
Mares Escreveu:Confesso que os combustíveis estão muito caros para os "magros" bolsos dos portuguêses!

Sería interessante, para quem gosta deste tópico, no interesse de todos, que colocarem mais gráficos, estimatívas do seu impacto na inflação e no consumo, etc, etc.

Abraço,

Mares.

No consumo não tem o que devia: o consumo de combustíveis continua a crescer mesmo em anos de retração económico como foi 2009 e Portugal tem uma das mais elevadas taxas de veículos per capita.

A goludisse dos tugas por automóveis (e por arrasto pelo consumo de combustíveis) rasa o absurdo...

Já pensei diferente. Hoje nada tenho contra a elevada taxa de imposto sobre os combustíveis em Portugal nem tão pouco sobre o ISP pois constata-se claramente que está perfeitamente ajustada ao comportamento dos tugas. Errado seria baixar estas taxas e alimentar ainda mais a extravagância gastadora tuga, o que penalizaria ainda mais a balança comercial!

Apenas "introduzo" a nuance de talvez justificar-se uma medida qualquer que evite a penalização de quem produz (ou por outra, de quem consome para produzir). Mas isso também não é de fácil aplicação, muito especialmente em Portugal onde qualquer medida tem de prever todo o tipo de chica-espertisse!

Será?

Neste capitulo eu acho que o Estado Português se comportou como um "Drug Delaer", ou seja, fizeram tudo para te tornar dependente do produto, oferencendo "AE's Grátis", matando o comboio, priveligiando a rodovia, asfixiando as alternativas, incentivando o embate, mantiveram o preço baixo até ao dia em que pimba... já estás viciado agora paga bem.

Dito isto, note-se que eu acho que não se deve baixar o ISP e que se deve incentivar a "verdadeira" concorrência... que já existe em algumas zonas...
Na minha:
Inter e pingo doce já arrumaram com uma Galp.. e acho que as outra não devem durar muito...

por Automech » 17/1/2011 2:54

MarcoAntonio Escreveu:Não é o que diz no site da GALP (nem nos postos):

http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... erias.aspx

Não posso confirmar "pessoalmente" porque nunca utilizei, no entanto a GALP anuncia isto em parangonas com enormes cartazes nos postos e no próprio site portanto tem de ser verdade.

Descontos é na Galp - Vice Versa + myZonCard = até 16 cênt./litro

Pois é Marco... Então deve ser o da Zon que está mal ao dizer que não é acumulável. Faz mais sentido guiarmos-nos pelo site da Galp.

Bem, nesse caso o óptimo deve ser meter 25 litros + 25 litros usando dois vales da Zon para ter 0.06€ de desconto e ainda o talão do continente 0.05€ num dos abastecimentos.

No Continente pode tentar arranjar-se dois vales (duas compras acima de 40€) mas provavelmente não compensa porque eles habitualmente têm 10% de desconto apenas numa compra, logo faz mais sentido ter 1 compra e não 2.

Bolas, isto é quase preciso tirar um doutoramento em descontos. Mais vale ir a Badajoz 8-)

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 17/1/2011 0:22

Uma pequena correcção: queria dizer "... nem tão pouco o ISV...".
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, IX Hispana e 152 visitantes