Discos Pedidos - Banca Portuguesa (11 de Janeiro)
Amanhã irá começar o primeiro teste a este ressalto na banca europeia.
Os bancos francêses, inglêses, espanhois... estão reagíndo muito bem.
Bancos portuguêses e belgas ainda precisam de vençer as tendendências "bearish" de curto prazo.
Continuando este sentimento posítivo na restante europa, pareçe-me natural que a banca portuguêsa seja puxada para cima (pelo menos no curto prazo).
Os bancos francêses, inglêses, espanhois... estão reagíndo muito bem.
Bancos portuguêses e belgas ainda precisam de vençer as tendendências "bearish" de curto prazo.
Continuando este sentimento posítivo na restante europa, pareçe-me natural que a banca portuguêsa seja puxada para cima (pelo menos no curto prazo).
Ffesteiro,
Aqui ficam os gráficos que pretendias.
Migluso, o outro momento foi em 2002. Ninguém queria sequer ouvir falar em acções, parecia que falavam do Diabo...
Um abraço,
Ulisses
Aqui ficam os gráficos que pretendias.
Migluso, o outro momento foi em 2002. Ninguém queria sequer ouvir falar em acções, parecia que falavam do Diabo...
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-bcplp.jpg (452.2 KiB) Visualizado 13813 vezes
-
- forum-beslp.jpg (408.96 KiB) Visualizado 13813 vezes
-
- forum-bpilp.jpg (339.87 KiB) Visualizado 13816 vezes
Ulisses Pereira Escreveu: A verdade é que o pessimismo estava mesmo a valores extremos como só uma vez tinha visto em 18 anos de investidores e em que qualquer comentário positivo era visto como uma heresia.
Um abraço,
Ulisses
Qual foi o outro momento na história em que sentiste o pessimismo em valores extremos? Ou estás a referir-te a algum índice de sentimento em concreto?
Cumps e bons negócios
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Não negoceio no mercado português, só no americano e num setor muito específico, o que me importa não são as conclusões sobre o mercado nacional mas sim a lógica e processo de raciocínio que estão por trás.
E estas análises do Ulisses são mas é autênticas Masterclasses!
E estas análises do Ulisses são mas é autênticas Masterclasses!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Hubble e Quim,
Aquele meu artigo de Março de 2009 foi um momento memorável, de facto. Tal como já disse, não achava que esse ressalto que aí antecipei fosse o verdadeiro fundo dos mercados internacionais. Pensei que fosse um fundo de vários meses tal como foi em Portugal. A verdade é que o pessimismo estava mesmo a valores extremos como só uma vez tinha visto em 18 anos de investidores e em que qualquer comentário positivo era visto como uma heresia. Aliás, sei bem qual foi a reacção na minha caixa de mail a esse artigo.
Se pode estar a acontecer o mesmo com a Banca? Claro que pode. Mas "hero calls" fazem-se uma vez na vida e a maior parte dos investidores tenta fazer essa antecipação dezenas de vezes por ano nos "Bear Markets", acabando por lhes custar muito caro, até porque normalmente não têm a flexibilidade para "stopar" as suas posições.
Mas repara na diferença entre essa altura nos mercados e esta: Nesta altura, muitos são os que aqui afirmam que é uma boa altura de entrar, que já não pode cair mais. Na altura, não. Era pecado. É a diferença entre o sentimento ser "bearish" ou ser extremamente "bearish".
Um abraço,
Ulisses
Aquele meu artigo de Março de 2009 foi um momento memorável, de facto. Tal como já disse, não achava que esse ressalto que aí antecipei fosse o verdadeiro fundo dos mercados internacionais. Pensei que fosse um fundo de vários meses tal como foi em Portugal. A verdade é que o pessimismo estava mesmo a valores extremos como só uma vez tinha visto em 18 anos de investidores e em que qualquer comentário positivo era visto como uma heresia. Aliás, sei bem qual foi a reacção na minha caixa de mail a esse artigo.
Se pode estar a acontecer o mesmo com a Banca? Claro que pode. Mas "hero calls" fazem-se uma vez na vida e a maior parte dos investidores tenta fazer essa antecipação dezenas de vezes por ano nos "Bear Markets", acabando por lhes custar muito caro, até porque normalmente não têm a flexibilidade para "stopar" as suas posições.
Mas repara na diferença entre essa altura nos mercados e esta: Nesta altura, muitos são os que aqui afirmam que é uma boa altura de entrar, que já não pode cair mais. Na altura, não. Era pecado. É a diferença entre o sentimento ser "bearish" ou ser extremamente "bearish".

Um abraço,
Ulisses
Caro Ulisses,
epá... da habitual consistência das tuas análises, contrasta dizeres que não adivinhas fundos. Bolas... atão o que foi aquilo de Mar/Abril 2009?!?
Não sei se essa avaliação que fazias dos mercados a incorporaste no teu trading, o que me suscita curiosidade dado que não se tratava propriamente de uma análises técnica, mas foi sem dúvida o facto mais singular que vivi na minha curta história nos mercados. Foi também um "momento negro" para Caldeirão porque me levou a aderir
(embora já acompanhasse... de longa data )
Da análise à situação da banca achei piada como combina com o comentário do Celsius ("até ele fazia"). De facto era muito previsível qual seria a tua abordagem perante as "facas a cair". No meio de tanto título consistentemente em máximos, investir nos que estão em mínimos, só mesmo para adeptos do "fezada-trading"...
Abraço.
epá... da habitual consistência das tuas análises, contrasta dizeres que não adivinhas fundos. Bolas... atão o que foi aquilo de Mar/Abril 2009?!?

Não sei se essa avaliação que fazias dos mercados a incorporaste no teu trading, o que me suscita curiosidade dado que não se tratava propriamente de uma análises técnica, mas foi sem dúvida o facto mais singular que vivi na minha curta história nos mercados. Foi também um "momento negro" para Caldeirão porque me levou a aderir

Da análise à situação da banca achei piada como combina com o comentário do Celsius ("até ele fazia"). De facto era muito previsível qual seria a tua abordagem perante as "facas a cair". No meio de tanto título consistentemente em máximos, investir nos que estão em mínimos, só mesmo para adeptos do "fezada-trading"...

Abraço.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Boas Ulisses.
Em tempos tive como professor de Direito Institucional(história), o Prof.Doutor António Manuel Hespanha, ter aulas com esse prof. era como estar no paraíso, não se ouvia uma agulha a cair no chão, quando ele falava nós absorvia-mos tudo o que dizia eram aulas excepcionais,e olha que a disciplina não era nada facíl.
Nalguns pontos comparo-o muito contigo dás aulas excepcionais acerca da bolsa são simples precisas e muito boas para quem quer aprender.
Muito obrigado pela tua disponibilidade.
Estou na Bolsa por Loucura.
Em tempos tive como professor de Direito Institucional(história), o Prof.Doutor António Manuel Hespanha, ter aulas com esse prof. era como estar no paraíso, não se ouvia uma agulha a cair no chão, quando ele falava nós absorvia-mos tudo o que dizia eram aulas excepcionais,e olha que a disciplina não era nada facíl.
Nalguns pontos comparo-o muito contigo dás aulas excepcionais acerca da bolsa são simples precisas e muito boas para quem quer aprender.
Muito obrigado pela tua disponibilidade.
Estou na Bolsa por Loucura.
Viva, Ulisses
Não entrava no fórum há um tempo...
Tenho andado na minha TomTom e nem ligo às outras. sou mesmo fiel
Há dois anos falaste do ressalto em que ninguém acreditava e foi o 2009 que se viu. Não poderemos estar numa situação semelhante no que se refere aos títulos da Banca?
Pelo menos de um ressalto prolongado.
Sem fazer futurologia, é coisa assim tão fora de cogitação? É que estão mesmo tentadores...
Abraços para toda a caldeirada
Não entrava no fórum há um tempo...
Tenho andado na minha TomTom e nem ligo às outras. sou mesmo fiel

Há dois anos falaste do ressalto em que ninguém acreditava e foi o 2009 que se viu. Não poderemos estar numa situação semelhante no que se refere aos títulos da Banca?
Pelo menos de um ressalto prolongado.
Sem fazer futurologia, é coisa assim tão fora de cogitação? É que estão mesmo tentadores...
Abraços para toda a caldeirada

- Registado: 1/11/2008 0:38
Lion_Heart Escreveu:Trisquel Escreveu:Foi mais que uma análise aos títulos em causa foi uma aula muito pedagógica, quem quer entender tudo bem quem não quer "temos pena".
Já agora acrescentava que em caso de aumento de capital e de modo a que o mesmo se torne atractivo, onde vão parar estas cotações!
Os gráficos sff.
No momento o BCP nao pode fazer aumento de capital pois a sua cotação esta abaixo do valor nominal da acção.
acho que esta questão já apareceu aqui há tempos e alguém veio referir que isso não é impedimento.
podes dizer onde obtiveste essa informação? nalgum site oficial? ou é um inside manhoso?

- Registado: 5/11/2002 12:21
Trisquel Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Trisquel Escreveu:Foi mais que uma análise aos títulos em causa foi uma aula muito pedagógica, quem quer entender tudo bem quem não quer "temos pena".
Já agora acrescentava que em caso de aumento de capital e de modo a que o mesmo se torne atractivo, onde vão parar estas cotações!
Os gráficos sff.
No momento o BCP nao pode fazer aumento de capital pois a sua cotação esta abaixo do valor nominal da acção.
Desconhecia esse facto!
Como fazer em caso dessa necessidade extrema?
Não tenho a certeza mas pode ser algo assim:
emitir obrigações como se tem feito.
por a cotação acima de 1

baixar o valor nomial da acção
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Trisquel Escreveu:Foi mais que uma análise aos títulos em causa foi uma aula muito pedagógica, quem quer entender tudo bem quem não quer "temos pena".
Os gráficos sff.
Desconhecia esse facto!
Como fazer em caso dessa necessidade extrema?
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel Escreveu:Foi mais que uma análise aos títulos em causa foi uma aula muito pedagógica, quem quer entender tudo bem quem não quer "temos pena".
Os gráficos sff.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Foi mais que uma análise aos títulos em causa foi uma aula muito pedagógica, quem quer entender tudo bem quem não quer "temos pena".
Os gráficos sff.
Os gráficos sff.
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Boas Ulisses. Das melhores análises que fizeste tocando em pontos muito interessantes como por exemplo a ilusão permanente de que uma acção que esteja a cêntimos está barata e outra a €50 ou €100 está cara. Muito bom.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
- Registado: 26/5/2010 21:16
Depois de Ulisses, só Deus!
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Esquinas3, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 464 visitantes