Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda: meios adequados para um iniciante

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por camaleo » 16/4/2011 23:54

FilRib Escreveu:
zecatreca Escreveu:
Azul10 Escreveu:Como principiante que também sou aconselho muita prática com dinheiro virtual, edita a conta com o dinheiro que estás a pensar investir a sério e vai fazendo experiências.

Custa quando fazes boas apostas e depois não podes recolher os ganhos mas também não vais ficar com dores de cabeça com as perdas.

É o que tenho feito e estou seguro que isso me vai ser bastante útil no futuro.

Boa noite.

Apenas quero dizer que o $$ virtual não mede a tua capacidade psicológica.

Uma coisa é "brincares" com $$ virtual. Sim...não passa de uma brincadeira.

Outra, é investires capital próprio. E aí, quando vires os numeros a mexer, é que poderás "sentir" a verdadeira adrenalina inicial.

Cumprimentos, BN e...Boa sorte!

Confirmo... é outra loiça.

Também comecei no trading À pouco tempo... e nas carteiras virtuais era tudo fácil....

Com dinheiro a sério.. é diferente...

É facil perder e cometer os erros para os quais já fomos muito avisados....

A falta de experiencia e disciplina, assim como as duvidas em catadupa, fazem-nos perder dinheiro....

Mas é assim que eu tenho aprendido.

Começa com 5000€ ou menos chega perfeitamente. :)

Quanto`às plataformas uso a Gobulling mas estou a pensar experimentar a IGmarkets (são market makers diferentes)

Registado: 25/3/2010 21:12

por Psimaluco » 8/1/2011 23:25

Antes de estares preparado para ganhar, tens de estar preparado para perder. Caso contrário podes ser levado a cometer erros que podem sair caros.

Registado: 19/5/2009 21:35

por FilRib » 8/1/2011 0:27

zecatreca Escreveu:
Azul10 Escreveu:Como principiante que também sou aconselho muita prática com dinheiro virtual, edita a conta com o dinheiro que estás a pensar investir a sério e vai fazendo experiências.

Custa quando fazes boas apostas e depois não podes recolher os ganhos mas também não vais ficar com dores de cabeça com as perdas.

Boa noite.

Outra, é investires capital próprio. E aí, quando vires os numeros a mexer, é que poderás "sentir" a verdadeira adrenalina inicial.

Confirmo... é outra loiça.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Zecatreca_1001 » 8/1/2011 0:07

Boa noite.

Registado: 29/11/2007 10:54

por Azul10 » 7/1/2011 23:35

Como principiante que também sou aconselho muita prática com dinheiro virtual, edita a conta com o dinheiro que estás a pensar investir a sério e vai fazendo experiências.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Ixonas » 7/1/2011 23:20

Não concordando propriamente com o NelsoFilipe nos 50000(pode ser outra), julgo que o que ele quis dizer por outras palavras foi money management, que lhe falta na lista, se tivermos muito pouquinho dinheiro as comissões e spreads fazem diferença, é difícil diversificar e se for muito alavancado temos de pôr stops muito apertadinhos para nao perder muito e andamos sempre a ser corridos dos trades.

aquele abraço
Ixonas

Registado: 12/12/2010 12:21

por snitramm » 6/1/2011 23:26

obrigado Pata-Hari

Registado: 9/10/2010 12:47

por Pata-Hari » 6/1/2011 22:01

as plataformas são as mesmas certamente (são as do saxo bank). O preço é que pode variar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por snitramm » 6/1/2011 21:07

Obrigado a todos pela ajuda. Todas as opiniões são bem vindas.

Zeb_PT Escreveu:Eu aconselhava-te a fazer o seguinte trajecto:
1 - Leitura e aprendizagem
2 - Simulação com cotações reais (dinheiro ficticio) para testares o teu sistema e aprenderes.
3 - Definires uma quantia real para aprendizagem (parte do principio que vais perder tudo), chama-lhe "custos de aprendizagem"
4 - Quando sentires que está tudo a correr bem dá o salto, mas usa sempre uma "rede de salvamento"

Zeb_PT a fase 1 e 2 foram cumpridas, se bem que a 1 está sempre presente. agora sinto que está na hora de me lançar com dinheiro real.
independentemente da plataforma que decidir usar vou sempre utilizar os dia de "demo" que quase todas oferecem. assim fico com mais à vontade com a mesma.

quanto a capital a minha ideia é começar com pouco. seguir todos os "mandamentos", tal como o LTCM sugere, mas nada de 50K.

estou indeciso entre as plataformas orey trade e gobulling. opiniões sobre ela, alguém quer partilhar?

Re: Ajuda: meios adequados para um iniciante

por LTCM » 6/1/2011 19:10

canguru Escreveu:
LTCM Escreveu:No pressuposto que isto já existe:
Estratégia;
Disciplina;
Objectivos realistas;
Capital inicial >= € 50.000,00.

Então para os instrumentos escolhidos a escolha de uma plataforma, em Portugal, é irrelevante.

Bons negócios.

LTCM, e se tiver menos de 50.000€ o que é que lhe sugerias?

Os € 50.000,00 foram colocados para fazer pensar pelo menos nisto:
% de capital em risco em cada posição;
N.º de Posições;
Diversificação por diversos instrumentos financeiros? E por classes de activos?
Peso das Comissões na rentabilidade de cada posição;
Eventuais perdas iniciais;
Alocar todo o capital a “position trader” ou deixar uma parte de lado para oportunidades fora da estratégia inicial (se é que ela existe)?
Overlay?

Quem tem menos capital pode, e deve, investir no longo prazo através de fundos de investimento ou ETF’s, com reforços periódicos, conseguindo assim uma correcta, e desejada, diversificação por diversas classes de activos.

Não é uma estratégia sexy mas bate 90% dos “investidores” ao fim de 20 anos (eu sei, eu sei que já me estou a repetir).
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Zeb_PT » 6/1/2011 18:50

Eu aconselhava-te a fazer o seguinte trajecto:
1 - Leitura e aprendizagem
2 - Simulação com cotações reais (dinheiro ficticio) para testares o teu sistema e aprenderes.
3 - Definires uma quantia real para aprendizagem (parte do principio que vais perder tudo), chama-lhe "custos de aprendizagem"
4 - Quando sentires que está tudo a correr bem dá o salto, mas usa sempre uma "rede de salvamento"
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por nelsonfilipe » 6/1/2011 18:22

LTCM Escreveu:
snitramm Escreveu: O que pretendo negociar são acções, índices e cfd’s. Principalmente acções numa fase mais inicial. E o meu mercado de eleição é os EUA, se bem que gosto de olhar para Ásia e Europa à procura de oportunidades.

No pressuposto que isto já existe:
Estratégia;
Disciplina;
Objectivos realistas;

Então para os instrumentos escolhidos a escolha de uma plataforma, em Portugal, é irrelevante.

Bons negócios.

50.000 euros de capital inicial? Eu comecei com 5000 e mesmo assim foi à pele... lol

Registado: 10/9/2009 15:41

por rsacramento » 6/1/2011 18:21

eu uso o gobulling pro para acções, CFDs e ETFs e não tenho razões de queixa

se negociares quantidades pequenas e frequentemente o peso das comissões torna-se fundamental, donde teres de comparar estes custos

vou dar-te um exemplo: há bancos que cobram 15 € por transacção, enquanto que a mesma custa apenas 5 noutra corretora

Registado: 29/11/2007 12:50

por canguru » 6/1/2011 18:12

LTCM Escreveu:No pressuposto que isto já existe:
Estratégia;
Disciplina;
Objectivos realistas;

Bons negócios.

LTCM, e se tiver menos de 50.000€ o que é que lhe sugerias?

Registado: 6/4/2008 22:41

por snitramm » 6/1/2011 17:59

helderjsm Escreveu:Eu posso-te dizer que estou satisfeito com a plataforma da GoBulling Pro. Aliás é uma das melhores plataformas e é utilizada por várias correctoras (quem a desenvolve é o Saxo Bank).

É bastante fácil e versátil no que diz respeito a análise técnica.

obrigado, a tua opinião vai de encontra ao que eu já ouvi

por helderjsm » 6/1/2011 17:53

Eu posso-te dizer que estou satisfeito com a plataforma da GoBulling Pro. Aliás é uma das melhores plataformas e é utilizada por várias correctoras (quem a desenvolve é o Saxo Bank).

É bastante fácil e versátil no que diz respeito a análise técnica.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por snitramm » 6/1/2011 17:46

helderjsm, é uma sugestão. eu vou começar com valores baixos também...
depois conforme houver ganhos os montantes investidos aumentam.

mas a minha principal questão é em relação à plataforma. ninguém quer falar da sua experiência?

por helderjsm » 6/1/2011 17:34

snitramm Escreveu:Obrigado LTCM :wink:

Capital inicial >= € 50.000,00
em que te baseias para ditar este valor?

Epá faz como eu enquanto aprendo estão lá apenas 1600€. Tenho mais mas estou a perder 50% que foi o meu primeiro trade em bolsa (na Martifer :P).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por snitramm » 6/1/2011 17:32

Txuky Escreveu:Confesso que 50.000€ acho demasiado para um iniciante, esse valor será talvez para algum com já alguma experiancia! Digo eu!!

Obrigado. E plataforma Txuky?

por Txuky » 6/1/2011 17:24

Confesso que 50.000€ acho demasiado para um iniciante, esse valor será talvez para algum com já alguma experiancia! Digo eu!!

Registado: 30/6/2008 12:25

por snitramm » 6/1/2011 15:59

Obrigado LTCM :wink:

Capital inicial >= € 50.000,00
em que te baseias para ditar este valor?

por LTCM » 6/1/2011 15:54

snitramm Escreveu: O que pretendo negociar são acções, índices e cfd’s. Principalmente acções numa fase mais inicial. E o meu mercado de eleição é os EUA, se bem que gosto de olhar para Ásia e Europa à procura de oportunidades.

No pressuposto que isto já existe:
Estratégia;
Disciplina;
Objectivos realistas;

Bons negócios.
Editado pela última vez por LTCM em 6/1/2011 16:27, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por snitramm » 6/1/2011 15:46

Obrigado FilRib :wink:

Já é um começo essa sugestão. Vou analisar esses parâmetros.

Na generalidade o que eu espero é que me ajudem com a vossa experiência (maior ou menor).

por FilRib » 6/1/2011 15:41

Boas snitramm,

respondo-te já, apesar de não ter grandes soluções para ti, porque sei que custa ser ignorado.
As plataformas como dizes são várias, na CMVM tens toda a lista (com preçários - se bem que alguns desactualizados) de intermediários. Trabalha no site da CMVM tem muita informação e até simuladores.
Depois compara bem segundo o que pretendes. Há comissões mais baratas, outras têm custódia mais acessíveis... a variedade é grande.
A meu ver, deverás informar-te dos preços de custódia, manuteção da conta, comissões e propriedades da plataforma (se possui sistema automático de stop loss cm stop trigger para todos os mercados, se apenas para o nacional, se não tem, etc; quanto tempo demora o dinheiro após venda a estar disponível na conta à ordem... etc etc)

Bem vindo.

Registado: 4/8/2010 10:09

Ajuda: meios adequados para um iniciante

por snitramm » 6/1/2011 15:33

Boa tarde.
Esta será a minha primeira participação aqui no fórum. Perdoem-me se algo não estiver dentro das regras.

Pretendo iniciar-me no trading e como tal gostava que os mais experientes me indicassem as ferramentas que consideram essenciais.

:arrow: Gostava, principalmente que me ajudassem na escolha da plataforma de trading. A oferta parece-me alargada e não sei qual será a mais adequada. Não sei explicar mas as que me pareceram melhor, superficialmente, foram a IGMarkets e a GOBulling.
Estou receptivo a qualquer sugestão.
Depois gostava que me dissessem se existem outras ferramentas que consideram essencial.

O meu objectivo não é o day trading. Acho que me encaixo no perfil de investidor de curto/médio prazo, isto é, entre os dias e as semanas. Embora, como parecerá lógico, pretendo seguir os mercados diariamente (manhã, início da tarde, noite).
O que pretendo negociar são acções, índices e cfd’s. Principalmente acções numa fase mais inicial. E o meu mercado de eleição é os EUA, se bem que gosto de olhar para Ásia e Europa à procura de oportunidades.

Espero que me possam ajudar.
Obrigado

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trend=friend, trilhos2006, yggy e 219 visitantes