Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic: O destino do Bull??

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Motivo da colocação do post.

por AFB » 7/10/2003 13:55

Caros utilizadores do Caldeirão de Bolsa,

O post aqui colocado, que me fora enviado uns dias antes por mail, que tem como diferença entre vulgares fotografias de touradas e afins, a proximidade com que foi tirada e especulando o estado do fotógrafo e respectiva máquina, após a captura da referida fotografia.

Decidi "postar" está imagem, em tom de brincadeira, simplesmente pelo facto dos mercados já terem tido umas boas subidas nos últimos meses, podendo eventualmente ter algum tipo de correcção, e não querendo fazer qualquer tipo de previsão da direcção dos mercados e, voltando a frisar que foi em tom de brincadeira, fazer uma analogia entre o touro a escorregar e a situação actual do mercado, visto o touro representar os longos.

Não pretendia qualquer polémica acerca de tourada e direito de mulheres.

Pessoalmente, em relação as touradas só contra este tipo de espectáculo/tradição.

Quanto ao direito de mulheres é obvio que só a 1000% a favor da igualdade entre sexos e contra qualquer ritual/mutilação não consentida sobre qualquer pessoa, independente do sexo, idade, religião, convicção política, ou outras!!!

Se soubesse que este post iria provocar tanta polémica, não o teria colocado. Aliás já estou arrependido. Este era um post off topic e nada mais.

Lamento ter provocado o correr de tanta tinta.

Cumprimentos a todos.

AFB
AFB

por Elias » 7/10/2003 12:37

Bom Dia a todos,

Só agora reparei na quantidade de respostas que este post gerou. Na minha anterior intervenção (algures no início deste post) em parte alguma escrevi que era contra as touradas, apenas escrevi - e mantenho- que não apoio qualquer tipo de tourada, o que não é bem a mesma coisa.

Contudo, verifiquei que vários participantes deste espaço são defensores das touradas. Obviamente respeito a opinião de todos, contudo alguns participantes socorreram-se de vários argumentos que não resisto a comentar.

Pertinente escreveu:

Para ver se compreendem, os touros, das touradas, são tratados como reis durante toda a sua vida, são acarinhados pelos donos e pelo público, vivem em pastos verdejantes e em quase-liberdade (que é a possível). A certa altura são escolhidos para serem lançados numa praça, onde depois de alguns maus tratos, morrem, sem dor, por falta de sangue.
Os bois, de matadouro, vivem toda a vida em jaulas, abrigados a comer rações de ossos de outros animais, antibióticos e suplementos de crescimento.

Isto não corresponde à realidade. Pode certamente haver casos em que isto acontece, mas uma grande parte dos bovinos de criação alimentam-se em prados verdejantes. O amigo Pertinente alguma vez deu uma volta pelo Alentejo e já reparou nas dezenas de milhares de cabeças de bovinos que povoam os montados dessa região? Esse bovinos destinam-se ao consumo humano e não às praças de touros deste país. Alimentam-se de pastagens e não vivem "toda a vida em jaulas".

luis lobo escreveu:
adoro animais mas so acho ja abusamos de organizaçoes de defesas, toda gente se intitula defensor dos animais .

com todo o respeito, isto é uma generalização abusiva. não compreendo o alcance deste tipo de afirmações e com argumentos destes não vamos a lado nenhum.

luis lobo escreveu:
ponto da questao sera que ninguem defende o casal que dorme á chuva á porta do centro comercial de vila f xira, pelo menos que os tratassem como animais, ja que os tratamos tao bem hoje em dia. enquanto houvesse uma pessoa a ser escravizada ou a dormir na rua sem um tecto, deviamos todos reflectir e pensar um pouco nos humanos.
pra mim isso sim pessoas a dormir nas ruas e um crime .

mais uma vez estamos a misturar coisas diferentes. Se quiserem abrir um post para discutir os sem-abrigo terei todo o gosto em participar nesse debate a dar a minha opinião. Mas mais uma vez acho que não devemos misturar questões que nada têm a ver umas com as outras. O facto de haver pessoas com problemas sociais ou humanos de qualquer ordem não pode nem deve ser usado como argumento pró-touradas. Centremo-nos nos argumentos que têm a ver directamente com a questão. Ou então eu posso responder na mesma onda e dizer que enquanto houver pessoas a dormir na rua então devia ser proibido gastar dinheiro com touradas ou então que todo o dinheiro das corridas deveria reverter a favor dos sem-abrigo. Mas penso que esta não é a linha correcta do debate...

luis lobo escreveu
defensores dos animais ainda se vera o que esta por tras de mtos deles, protagonismo, comparticipaçoes de estado(dos fogos ja apareceram algumas pistas, comandantes dono das lojas q forneciam o quartel.)

caro luis lobo, isto é estar a criar um clima de suspeição (sem qualquer base, diga-se) que não me parece o melhor caminho para o debate.

visitante não identificado escreveu:
Realmente é necessária muito hipocrisia para estar tão adverso às touradas. Não sou aficcionado (apenas fui a 3 ou 4 touradas qd era mais pequeno), mas é um espectáculo bonito em que o Touro morre com honra na arena

não costumo responder a posts de visitantes anónimos, mas neste caso achei que devia deixar duas notas: primeira, não sei porque é que ser adverso às touradas é hipocrisia; cada um tem o direito à sua opinião e isso não é hipocrisia (salvo se aqueles que são contra as touradas as apoiassem secretamente); segundo, acho absurdo, e, porque não dizê-lo, hipócrita, escrever que o Touro morre com honra na arena. Não vejo onde está a honra num combate que, antes de começar, é desigual. Já se sabe que é o toureiro que vai ganhar. Se o toureiro falhar, logo aparecem outros a defendê-lo. O touro perde sempre o combate. Podem invocar tradições, mas... honra???

Pertinente escreveu:
Será possível, àqueles que abominam as touradas, compreenderem que existem pessoas que foram criadas de maneira diferente, num ambiente diferente a viver coisas diferentes?
Será que não vêm que não têm o direito de exteriorizarem um repudio exacerbado, como se pudessem ter razão, sobre aquilo que não conhecem. Ninguém pode ter razão. As touradas fazem-se porque sempre se fizeram. Mais nada. Não cabe a ninguém, hoje, acabar com elas.

Pois é... mas não nos esqueçamos que no tempo dos romanos quem ia para a arena não eram os touros e sim os pobres escravos, para servir de alimento aos leões esfaimados. Se, por hipótese, essa tradição subsistisse hoje num qualquer país do terceiro mundo (que não tivesse aderido às convenções sobre os direitos humanos), caberia a alguém acabar com elas?
Hoje repugna a qualquer pessoa pensar sequer em ter um ser humano na arena para ser devorado pelos leões.
Mas não tenhamos ilusões: o espectáculo é o mesmo, apenas mudaram os actores.

Lybra escreveu:
para concluir gostaria de dizer, que apesar de o nosso mundo ser caracterizado pela diferença a nível de ritos, costumes e estilos de vida, o Homem continua a reger-se por regras e normas fundamentais comuns a todos os povos e civilizações. Bastaria cada um de nós as respeitar e o mundo seria um local bem mais aprazivel para se viver.

infelizmente isto não é verdade. aliás este planeta tem vindo a ser destruído aos poucos precisamente por cada um fazer o que quer e lhe apetece. Este país (com touradas ou sem elas) é um excelente exemplo disso. E assim isto fica um local cada vez menos aprazível...

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Touradas e Afins

por Lybra » 7/10/2003 9:59

A todos,

Devo dizer, que nunca foi muita intenção fazer do meu post anterior, um edital da defesa dos direitos das mulheres.

A minha intenção foi apenas o de exemplificar que existem outros exemplos de crueldade humana, dos quais nunca nos lembramos ou sabemos que existem.

quanto ao gostar ou nao de touradas, isso é pertença do livre arbitrio de cada um.

Uma coisa também vos digo, nenhum de nós quando está a almoçar ou a jantar, não se questiona como é que o animal que se encontra no nosso prato foi lá parar, e não é por isso que somos todos uns hipócritas ou que não ligamos ao bem estra dos animais.

Apenas nunca fomos sensibilizados para tomar atenção a estes promenores.

para concluir gostaria de dizer, que apesar de o nosso mundo ser caracterizado pela diferença a nível de ritos, costumes e estilos de vida, o Homem continua a reger-se por regras e normas fundamentais comuns a todos os povos e civilizações. Bastaria cada um de nós as respeitar e o mundo seria um local bem mais aprazivel para se viver.
Não importa o que os outros pensam...
Não importa o que os outros dizem...
Confie em sí e na sua capacidade.

Registado: 30/9/2003 12:27

por Pertinente » 7/10/2003 2:05

Bom, a conversa já tomou outros contornos mas gostaria de dizer aqui que o que importa não são as touradas mas sim o respeito pelos costumes/vidas dos outros.

As touradas são um costume bárbaro, sim. Mas eu não ando por aí a defende-las, assim como não acho bem que andem por aí a criticá-las da maneira que o fazem.

São um costume que se irá esfumar no tempo, mas é preciso respeito por aqueles que desde pequenos viveram no meio dos touros, os respeitam, os tratam bem e depois choram, quando os vêm morrer, por terem dado na arena tudo aquilo para que foram criados.

Será possível, àqueles que abominam as touradas, compreenderem que existem pessoas que foram criadas de maneira diferente, num ambiente diferente a viver coisas diferentes?

Será que não vêm que não têm o direito de exteriorizarem um repudio exacerbado, como se pudessem ter razão, sobre aquilo que não conhecem. Ninguém pode ter razão. As touradas fazem-se porque sempre se fizeram. Mais nada. Não cabe a ninguém, hoje, acabar com elas. Cabe às gerações futuras incutir nos mais novos valores que os levem a perder o entusiasmo por tal coisa.

E se eu agora vos dissesse que era vegetariano e que vocês não podiam matar mais animais para comer porque era bárbaro. Aí é diferente? Em quê? Porque é uma necessidade humana? Podemos comer só vegetais e derivados. Mas isto já vos parece ilógico. Sabem porquê? Porque é uma tradição ainda aceite. Matar para comer. Talvez os vossos filhos discordem... e depois quero-vos ver, a defender perante eles, conceitos como a tortura e a morte...

Talvez num futuro vocês sejam a minoria, que se desloca a matadouros clandestinos para matarem animais saudáveis e carregarem os carros com carne morta, para comerem, com vergonha, durante o ano.

Tudo é relativo...
Boa noite.
Pertinente

Ok Djovarius...

por XCalibur » 7/10/2003 1:19

Quanto a existirem factos + relevantes e de maior interesse q os touros, não concordo, como referi ( e você tb "...que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...")situações distintas devem ser tratadas como tal, mas para mim, sempre com a mesma atenção, cuidado e empenhamento na obtenção de um futuro melhor, em partilha com todos os seres, com iguais direitos à vida. Como demonstrei, se fizesse parte de outra sociedade, seria provávelmente vegetariano. Quanto às situações aberrantes q pretende referir, comungo da sua opinião. Quanto a ser daquelas coisas, q sem explicação até se gosta e nos transmite energia e emoção e não necessitamos de explicação racional, em qualquer outro facto considerado irrelevante (isso depende da nossa mente),isso é compreensível, mas, em assuntos tão pertinentes como este, isso não posso aceitar. Em pequenos não temos a consciência despertada p determinadas situações, na maturidade, temos obrigação mental e social de o fazer.Todos,em situações perante as quais não nos sintamos suficientemente enriquecidos, enobrecidos, orgulhosos, e q sintamos dificuldade na sua resolução. É tb do coração (mente)aquilo q argumento.
Reafirmo, é sempre c agrado a leitura dos seus posts.
Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por Ulisses Pereira » 7/10/2003 1:03

Eu também não estava sequer a discutir a tourada...

Aliás, estive quase para pôr o urso Misha e o touro Bill a esgrimirem argumentos, mas achei melhor não. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Visitante » 7/10/2003 0:39

Realmente é necessária muito hipocrisia para estar tão adverso às touradas. Não sou aficcionado (apenas fui a 3 ou 4 touradas qd era mais pequeno), mas é um espectáculo bonito em que o Touro morre com honra na arena (antes fosse assim em Portugal também, pois não faz sentido o animal ficar a sofrer o fds) e onde o Homem não esconde as suas origens, a veia continua lá e tanto permite ser bárbaro como atingir a excelência, depende da forma como se a usa.
Visitante

por MarcoAntonio » 7/10/2003 0:33

Ok... Acredito tão fortemente quanto no facto de que vou morrer um dia...
:wink:

Como (e quando) vão acabar as touradas?... Isso não sei. Em última instância terminam quando o Homem terminar...

Ulisses, eu não estou (estava) a discutir as touradas <b>aqui</b> e <b>agora</b>. A minha discussão não se situava nesse plano (e daí a conclusão poder parecer algo deslocada). O facto de eu ser contra as touradas nem sequer tem a ver como o sofrimento do touro...

Mas já tinha decidido não desenvolver mais a questão, deixei só o final para as pessoas meditarem (o facto de eu referir que me faz ser contra as touradas não ter a ver como o sofrimento do touro poderá ajudar as pessoas a centrar a meditação naquilo que eu pretendía com aquela frase).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por djovarius » 7/10/2003 0:24

Caro XCalibur,

Não era minha intenção continuar este post, nem sequer ofender ninguém. No entanto, desculpem-me todos os que se sentiram ou sentirem ofendidos.

Quanto ao facto da argumentação ser fraca. Bom, é que nem sequer pretendi ter algum tipo de argumentação a favor ou contra as touradas nas suas diversas vertentes.
Limitei-me a dizer e reafirmo agora que gosto muito de touradas. Podia ter lido este post e deixado passar, mas acho que uma pessoa deve-se assumir em relação a certos assuntos. E quem não gosta, claro que o deve dizer sem medo. Assim é a boa convivência.
Mas, repito, limitei-me a dizer que gosto muito e que assisti a grandes momentos. Assim, sem qualquer tipo de argumentação.
Bem como tive o cuidado de dizer que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Mas volto a dizer que há coisas neste mundo que merecem muito mais atenção e cuidados do que os touros...
E olhe que onde moro sou confrontado com situações aberrantes, diariamente, que me dão a volta ao estômago... não é fácil !!

Era só isto, nada mais. Nem vou rebater os argumentos de quem não gosta, ou mesmo que não tenha necessidade de argumentos para não gostar, tal como eu não preciso deles para gostar !! :|

Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 7/10/2003 0:24

Não deixa de ser profético. Ou então tão verdade como o mundo um dia acabar. Marco... é uma convicção tua, estás no teu direito. Agora apresentá-la como uma certeza não me parece correcto. Diz antes que acreditas fortemente nisso, por favor...

Um abraço,
ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/10/2003 0:14

Ulisses Pereira Escreveu:Isso parece profético, Marco. E, como nos mercados, quem julga que sabe o que o amanhã nos reserva, a maior parte das vezes acaba por ser surpreendido e render-se à evidência que ninguém prevê o futuro. Ninguém... nem mesmo quem o controla! :roll:

Um abraço,
Ulisses

Sim, concordo que pode parecer... Mas não é, se for devidamente contextualizado.

Esta minha conclusão poderá ficar um pouco deslocada depois de eu ter apagado o resto do texto, mas acabei por optar pode deixar mesmo só a conclusão...
:?

Eu não disse de que modo ou quando iam terminar. Isso sim, sería ser profético*... Nem sei se vou cá estar para assistir.

O que eu disse nada tem a ver com Mercados. Nem tão pouco tem a ver com o sofrimento dos touros nas arenas :!:...

Tem a ver com História e Evolução...

* Sei que vou morrer e quando o digo não estou a ser profético. Estaría se dissesse quando e de que modo...
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Que disulusão...

por XCalibur » 6/10/2003 23:55

Boa noite,
è com enorme tristeza q leio algumas das opiniões aqui proferidas. Sim, primeiro de pessoas q defendendo a causa dos animais, a confundem com outras de nível diferente. Cada coisa no seu lugar. É óbvio q não está em causa a situação das mulheres referida pela Lybra,pois toda a gente é sensível nesse ponto, pelo q esse argumento é fraco, como fraco é o argumento apresentado pelo Djovarius, q me dá uma enorme desilusão. Não tem mais nada para argumentar?. O nível deste seu post neste assunto está a anos luz dos deus valoriosos posts sobre o mercado financeiro, e os quais me dão sempre enorme prazer de ler e reler.
A comunicação social, transmite-nos, é certo, aquilo q pretende, com o interesse q daí advém p ela própria. Sensibilizar p obter, parece ser o lema neste momento, mas é sempre bem feito desde q seja p uma boa causa. Defendo como sempre os animais, pois existe tão só aquela grande diferença q todos se esqueceram de mencionar, é q o homem, como ser racional, tem sempre a possibilidade de conscientemente, poder deliberar o seu futuro, mesmo com grandes condicionantes,económicas, financeiras... os animais estão tão só á nossa mercê. Certo?. Confesso q me repugnam as atrocidades cometidas desde sempre nos matadouros, mas não posso aceitar argumentos (q não o são), q pretendem tão sómente, desculpar essas "porcarias de tradições" à portuguesa, espanhola...típicas dos parentes fracos desta Europa q se quer grande (mas em quê, na idade?, é q nas ideias...???). Em q é q somos diferentes p melhor neste mundo, nós os portugueses?. No convencimento de q somos tanto ou melhor q os outros. Nunca o provámos, pois nada de diferente em criatividade temos mostrado até agora (a não ser a via verde da brisa...coisas da bolsa).
Somos sempre notícia pelo pior. Se os animais são mencionados nos últimos tempos, é pq finalmente a nossa sociedade se está a transformar... só resta acabar c essa ideologia retrógrada q, felizmente, em quantificação, é apanágio de pessoas + velhas e rústicas (diga-se nas ideias).
Tb como carne, mas sou + adepto dos vegetais (nem sofrem como os animais, derivado à diferença do sistema nervoso central-corrigam se estiver errado). Estou convencido q as gerações vindouras estarão ao nível de responder a esta e outras questões com sabedoria e elevação, assim lhes seja permitido. Se um dia puderem deixar de comer carne e comer tão simplesmente um qualquer suplemento concentrado, vegetal, sabendo das consequências nefastas q a alimentação ocidental tem, não hesitarão. A julgar pelo desenvolvimento da ciência parece-me possível...
Sofrimento é um termo a abolir...
Cumps,
XCalibur.

Registado: 10/1/2003 3:26

por Ulisses Pereira » 6/10/2003 23:53

Isso parece profético, Marco. E, como nos mercados, quem julga que sabe o que o amanhã nos reserva, a maior parte das vezes acaba por ser surpreendido e render-se à evidência que ninguém prevê o futuro. Ninguém... nem mesmo quem o controla! :roll:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/10/2003 23:42

Tinha escrito um post de resposta relativamente aos argumentos pró-touradas... Acabei por desistir porque este tema é demasiado polémico e vou deixar apenas a conclusão desse post, como a minha única intervenção neste tema:

[...]
Sei que um dia as touradas deixar-se-ão de realizar...

Nesse dia, o <b>Homem</b> terá avançado mais um passo na sua caminhada civilizacional :!:
[...]
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 6/10/2003 22:33

Concordo NunoFaustino.Foi abuso da minha parte dizer que é sem dor, mas eu explico.
Diz-se que é sem dor porque os touros quando têm dores, mugem, e muitos deles morrem de forma silenciosa na praça.

Mas se já tiveram oportunidade de ver touradas desse género, quando mugem durante algum tempo, os próprios matadores, vendo o sofrimento do animal, acabam por matá-los com um pequeno golpe por cima da cabeça. Nessa altura, têm morte imediata. No entanto, isto quer dizer que o matador assumiu que falhou quando espetou a lança. Se não o tivesse feito, o touro morreria "sem dor".

Nao sou particularmente fã desse tipo de touradas. Não pelo sofrimento do animal, conforme já expliquei, mas por aquilo que exalta e mostra do ser humano.

Agora, uma coisa é querer esconder e criticar aquilo que o ser humano é. Outra coisa é vir falar em nome da defesa dos animais...

Um abraço,
P.
Visitante

DE MIM

por luis lobo » 6/10/2003 22:11

meus amigos sou natural de vila f xira,local onde
ainda reina a tradiçao das touradas.
neste preciso espaço de tempo reina um clima de euforia nesta vila. derivado á feira anual de outubro
8 dias de festa, touradas,largadas e garraiadas,copos e vinho.
conheço ao pormenor a vida de um touro, e acreditem que sao muito bem tratados com todas as regalias.
normamente passeio pelas lezilias de vila f de xira
e contemplo esses belissimos exemplares.
ora caso acabe as touradas penso que pouca importancia terao estes animais na sociedade e mais depressa ficaram extintos, dado que sao animais de natureza selvagem e que pouca gente investira na sua criaçao.

semana passada viram a reportagem sobre os tigres da madeira em que simplesmente os mataram,serao os defensores dos animais, uma parte da sociedade que obtem financeiramente mtos bons lucros.

a uns tempos foram a espanha proibir uma tourada, simplesmente conseguiram, sabem que mais meus amigos aconteceu que esfregaram as maos de contentamento e ...esqueceram-se dos animais ...pois morreram todos de fome e sede por puro desinteresse, ja que o objectivo estava conseguido, proibir a tourada.

adoro animais mas so acho ja abusamos de organizaçoes de defesas, toda gente se intitula defensor dos animais .

ponto da questao sera que ninguem defende o casal que dorme á chuva á porta do centro comercial de vila f xira, pelo menos que os tratassem como animais, ja que os tratamos tao bem hoje em dia.

enquanto houvesse uma pessoa a ser escravizada ou a dormir na rua sem um tecto, deviamos todos reflectir e pensar um pouco nos humanos.
pra mim isso sim pessoas a dormir nas ruas e um crime .
defensores dos animais ainda se vera o que esta por tras de mtos deles, protagonismo, comparticipaçoes de estado(dos fogos ja apareceram algumas pistas, comandantes dono das lojas q forneciam o quartel.)

qualquer dia nao nos identificamos com nada no mundo,
nao a raizes, nao a recordaçoes dos antepassados.

ficamos com os dias de paredes de moura onde bandos de drogados se passeiam noite e dia, enquanto os pais se esfolam para os educar.(excelente recoraçoes pra deixar aos nossos filhos)

p.s .apenas um desabafo, nao contra os animais mas contra quem se serve deles.

Registado: 17/7/2003 15:20

por djovarius » 6/10/2003 21:49

Bom,

Podem me chamar de selvagem, terceiro-mundista ou o que quiserem, mas não vou mentir aqui, pois nunca gostei de tal atitude !!

Eu cá gosto muito de touradas e ainda pequeno, assisti a grandes touradas em Alcácer do Sal, no final dos anos setenta, numa Praça a abarrotar.
Também tive o privilégio de assistir a grandes momentos na Monumental de Sevilha, vírgula, La Maestranza, a fabulosa Praça, onde a multidão em delírio perante uma temperatura escaldante, nunca arredava pé !!

Vamos acabar com hipocrisias e deixar de polémicas.
Comigo não pega... todos os dias sou confrontado com a visão de pessoas que não têm o que comer... e apesar de uma coisa ser uma coisa e outra, ser outra, acho que essa discussão tem muito pouco sentido.
E em Portugal, e aqui dou os parabéns à Lybra pelo assunto, admitem-se ainda coisas como a excisão ou o aborto clandestino, enquanto se leva a discutir o sexo dos anjos !!

Quanto ao sofrimento do animal, deve sim ser minimizado. Mas devíamos realmente pensar como é que aquele bife mal passadinho, tão bom... nos foi parar ao prato !!

E acho melhor ficar por aqui...
xau

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por nunofaustino » 6/10/2003 21:35

Antes de mais devo dizer que n gosto de touradas, nunca fui a nenhuma e provavelmente nunca irei a nenhuma.

No entanto concordo com algumas coisas que o Pertinente disse.
Tendo como base o que ele disse, se me dessem à escolha entre ser boi ou touro, escolheria claramente ser touro... prefiro uma vida boa e uma morte horrível do que uma vida e morte horríveis...

De facto os métodos utilizados pelos produtores de gado são muitas das vezes loucos... levados pelo lucro e pela contenção de despesas, as pessoas fazem as coisas mais inacreditáveis que se possam imaginar. Deixo mais um exemplo...

Há uma enzima que destroí algumas fibras na carne e que torna a carne mais macia e apetitosa. Um dos processos é mergulhar a vaca morta numa solução com esta enzima e deixar actuar durante alguns minutos. Outra, mais económica e que consegue chegar a todos os músculos do animal, é injectar na vaca ainda viva uma quantidade muito pequena da enzima e deixar que o sangue a transporte para todo o corpo. Como resultado, a vaca morre pouco tempo depois com diversas hemorregias, mas a carne é muito mais saborosa.

Há um ponto com que n concordo com o Pertinente... dizer que o touro morre sem dor... por falta de sangue... sem dor n acredito....

Deixo mais uma pergunta... o que acham mais cruel?
O touro ser morto na arena ou ficar a sangrar durante o fdsemana até ser morto por um veterinário na segunda feira?

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Pertinente » 6/10/2003 21:20

Pois as tradições são aquilo que são. Apreciadas por aqueles que desde pequenos as viveram e reprovadas por aqueles que ao longe não as compreendem.

O facto de não as compreenderem não lhes dá razão para as criticarem. Nem na questão dos touros, nem nas questões do médio oriente, nem em questão alguma!

No entanto tudo é relativo e custa-me ver tanta hipocrisia neste mundo...

Sou um acérrimo defensor dos animais, tendo já entrado em conflito com pessoas que encontrei a mal tratá-los. No entanto a minha família provêm de um local onde existe o culto dos touros. E por isso sou também um adepto das touradas (sem cavalos!) e passei muitas vezes para o lado de Espanha para ver as touradas que por lá se fazem.

Para ver se compreendem, os touros, das touradas, são tratados como reis durante toda a sua vida, são acarinhados pelos donos e pelo público, vivem em pastos verdejantes e em quase-liberdade (que é a possível). A certa altura são escolhidos para serem lançados numa praça, onde depois de alguns maus tratos, morrem, sem dor, por falta de sangue.

Os bois, de matadouro, vivem toda a vida em jaulas, abrigados a comer rações de ossos de outros animais, antibióticos e suplementos de crescimento. Depois são barbaramente engaiolados dentro de camiões onde viajam quilómetros. Metade deles chegam mortos ao matadouro, vítimas dos maus tratos durante o carregamento, morrem de sede, que pelos vistos deixa a carne mais saborosa, morrem sufocados, morrem de calor ou esmagados contra as grades. No matadouro, os que sobreviveram, deviam apanhar um choque atordoador antes de serem mortos, mas não. Para pouparem energia eléctrica, desligam essa máquina e deixam que eles sigam conscientes até local da morte, onde um martelo lhes esmaga o crânio, muitas das vezes só à segunda tentativa.

No primeiro caso, estamos a falar, por ano, de umas centenas de touros, espécie em extinção.
No segundo estamos a falar de centenas de milhar de animais que sofrem todos os dias.

Os primeiros sofrem durante uma hora para contentamento de muitos, os segundos, milhares, sofrem durante anos, para contentamento de um punhado de anormais e para dar mais uns trocos aos donos dos matadouros.

Acabem com as touradas (porque essas são do conhecimento público) e o sofrimento dos animais neste mundo acabará. Que hipocrisia...
Pertinente

por Elias » 6/10/2003 17:23

Lybra,

Concordo que há problemas muito graves para resolver na sociedade, nomeadamente em relação às mulheres, como referiste.

No entanto, penso que não se devem misturar as coisas. Em particular, acho que o facto de haver problemas por resolver em relação ao papel das mulheres na sociedade não deve servir de argumento para que não se resolvam os problemas referentes aos animais (senão, há sempre coisas que nunca vão ser resolvidas a pretexto de haver outras mais importantes para resolver). Por outras palavras, não é por haver problemas como as mulheres são tratadas em determinados países ou regiões que temos o direito de tratar os animais como quer ou nos apetece.
Por outro lado, não me parece que devam ser (necessariamente) os defensores dos animais a pugnar pela defesa dos direitos "daqueles que nada têm e que nada podem contra a crueldade da nossa sociedade". Acho que são coisas diferentes que devem ser resolvidas de forma independente.

Pessoalmente acho que ambas as questões são importantes e espero que ambas se resolvam.

De qualquer forma, e em relação às touradas, são "tradições" que não me suscitam qualquer orgulho. A única vez que vi uma tourada ao vivo tinha uns 9 ou 10 anos e desde então nunca mais entrei numa praça de touros. Não apoio qualquer tipo de tourada, seja ela com ou sem touros de morte.

Saudações,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Tradições

por Lybra » 6/10/2003 16:10

Estou de acordo que não se devem maltratar os animais, evocando tradições ou não.

No entanto, e lamento se pareço fria preocupa-me mais certas tradições ainda em prática que provocam o sofrimento é mutilão nós as mulheres.

Exemplo disto, é a circuncisão feminina praticada ainda em alguns paises do mundo, inclusive em Portugal. (houve casos reportados no Hospital este ano de meninas oriundas da Guiné que tinham sido vitimas desta tradição abobinável).

Poderia aqui listar outras tradições igualmente hediondas, mas sou da opinião que muitas já são conhecidas de todos vós.

É por isso que cada vez que oiço falar de toiros de morte em barrancos e outras coisas demais, fico agoniada por não ver os defensores dos ditos animais, não defenderem os direitos daqueles que nada têm e que nada podem contra a crueldade da nossa sociedade.

Muitos dos problemas de que a nossa sociedade sofre poderão ser resolvidos apenas com o bom senso. Infelizmente este bom senso e capaz de chocar com muitos interesses instituidos.
Não importa o que os outros pensam...
Não importa o que os outros dizem...
Confie em sí e na sua capacidade.

Registado: 30/9/2003 12:27

Olhe

por Cinzento » 6/10/2003 15:52

a mim aperta-me o coração ver uma imagem destas. E simultaneamente revolta-me de sobremaneira o ser humano após tantos milénios de existencia, ainda a espaços regredir ao limite do racional.

Enfim tradições..que eu pesoalmente abomino.

Cinzento
O dinheiro não é tudo !! Depois existe o ouro, a prata, joias, Ferraris....

Registado: 5/9/2003 15:36

Off topic: O destino do Bull??

por AFB » 6/10/2003 15:11

Será este o destino do Bull??

Como achei piada à imagem e tem tudo a ver com a Bolsa, espero que não me levem a mal.

Um abraço.

AFB
Anexos
Bull.jpg
Bull.jpg (26.01 KiB) Visualizado 1099 vezes
AFB

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 423 visitantes