Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise? Qual crise? Ah, sim, a crise portuguesa!!!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/12/2010 16:38

varus Escreveu:Provavelmente nos USA , a economia paralela , também deve ser grande, como em França e em muitos países europeus.

Falso.

A Economia Paralela nos Estados Unidos é bastante reduzida comparativamente à generalidade dos países europeus. Cerca de 3 vezes menor que a portuguesa e cerca de metade da francesa.

Estatisticamente falando é um dos países onde a prática é mais reduzida no Mundo (está em 2 ou 3º lugar - a contar do fim - nos estudos publicados pelo World Bank).

Quanto à questão entre Espanha versus Portugal, a Economia Paralela tem dimensões semelhantes nestes dois países, mostram consistentemente os estudos sobre a matéria ao longo dos anos. A circulação de notas de 500 euros pode significar muita coisa, existem estudos específicos sobre a Economia Paralela e apesar de existir uma dificuldade em aferir valores exactos sobre a matéria - por motivos óbvios - é para esses estudos que devemos olhar e não para notícias sobre notas de 500 euros que podem significar milhentas de coisas.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por varus » 17/12/2010 15:55

Provavelmente nos USA , a economia paralela , também deve ser grande, como em França e em muitos países europeus.
Mas não podemos relacionar directamente as notas com resíduos de cocaina com economia paralela.
Um dos grandes problemas em Portugal , devido aperto fiscal em alguns sectores , como a restauração , muitos empregados recebiam uma parte do salário por fora , e agora não recebem, houve uma quebra rendimento, apesar de ser fuga mas dinamizava a economia.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Primvs » 17/12/2010 15:06

[quote="varus"]Nesse estudo dizia , quase todas as notas que circulam em espanha tem resíduos de cocaina, espantoso.
quote]

E entao?Quase todos os dolares têm residuos de cocaina...supoes assim que a economia paralela do EUA é do mesmo nivel que a Espanhola?
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por varus » 17/12/2010 13:49

Nesse estudo dizia , quase todas as notas que circulam em espanha tem resíduos de cocaina, espantoso.
Quem conhece a realidade empresarial espanhola , tem bem a noção, porque o não haver sigilo bancário há muitos anos , fomentou e circulação de dinheiro.
Aquele politico do PS ( que morreu durante a campanha de ataque cardíaco) ,que defendia o sigilo bancário em Portugal e dava o exemplo da grande economia paralela espanhola.

por Elias » 17/12/2010 13:27

varus Escreveu:A economia paralela em espanha em termos relativos actualmente e no passado , não tem a mínima comparação, basta ver um estudo em que as notas de 500 euros estão fortemente concentradas em espanha, porque motivo ?

Ou seja, a partir de uma informação solta que refere que as notas de 500 euros estão supostamente concentradas em Espanha, tu concluis que a economia paralela é maior em Espanha que em Portugal? :oh:

Bom, não tenho mais perguntas...

Registado: 5/11/2002 12:21

por varus » 17/12/2010 13:20

A economia paralela em espanha em termos relativos actualmente e no passado , não tem a mínima comparação, basta ver um estudo em que as notas de 500 euros estão fortemente concentradas em espanha, porque motivo ?
Sempre estiveram habituados a trabalhar com dinheiro , já há muitos anos.

por Tridion » 17/12/2010 13:16

mais_um Escreveu:Economia paralela....

Uma das coisas que sempre me interroguei foi o facto de o País estar em crise crónica à anos e os indicadores de consumos continuarem a bater recordes. Apesar deste crescimento ser feito em parte recorrendo ao crédito, outra parte deverá vir da economia paralela.

Será possível a economia paralela ser tão grande em Portugal que nem chega a estar contabilizada na economia real. Fazendo com que os nosso indicadores do crescimento do PIB ou a capacidade de pagamento da divida externa estejam subavaliados?

Como entra o dinheiro que circula na economia paralela na economia real, através do consumo ou do investimento efectuado no País, mas se for para por no banco no estrangeiro ou fazer férias lá fora, a nossa capacidade de gerar riqueza será maior do que aquela que os indicadores demonstrarão.

Será que o Sócrates acredita na nossa capacidade de pagar a dívida externa com a força da nossa economia paralela :lol: :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Elias » 17/12/2010 13:12

varus Escreveu:bem se vê que não estavas ligado ao mundo empresarial

Mais uma suposição... :roll:

vá lá não fujas às perguntas, responde lá ao que te perguntei acerca das tuas afirmações sobre a economia paralela em Portugal e em Espanha.

por varus » 17/12/2010 13:12

Resalva :

O desemprego não atinge estas proporções actuais.

por varus » 17/12/2010 13:10

Nos anos 80, a situação no mundo empresarial e de desemprego atingiu estas proporções, bem se vê que não estavas ligado ao mundo empresarial, eu estava , no fim dessa década, em diversas empresas, uma delas actualmente tem de proveitos 200 milhões de euros , exporta e de certeza absoluta que conheces .

por Elias » 17/12/2010 12:51

varus Escreveu:Acho que és dos que anda no mundo virtual da bolsa , e desligado do mundo real, só que a realidade é bem diferente.

Lá continuas tu com as suposições... não desistes de tentar traçar o meu perfil de modo a obteres coerência narrativa para as afirmações que eu aqui produzi... :roll:

varus Escreveu:Se dizes que que tiveste contacto com o mundo real , duvido, deves ser mais um F.P, com uma boa reforma , e tem conhecimento da crise pela TV.

Fonix, pá, continuas a fazer suposições!
Tu não consegues escrever nada de concreto que não seja assente em suposições? Não consegues fundamentar nada?

Olha para tua informação aqui fica:
- não sou reformado
- não trabalho nem nunca trabalhei para a função pública

varus Escreveu:Só a quantidade de amigos , que caíram, no desemprego, e que não arranjam emprego, é grande , algo que nunca vi,que tiveram empresas e estão em má situação.

Está bem, e vais-me dizer que no passado não havia pessoas desempregadas? Que não havia empresas a fechar? Tens ideia de quanto era a taxa de desemprego em meados da década de 1980?
Ai a memória humana, é tão curta, mas tão curta... :roll:

Olha agora que já desmistifiquei as tuas fantasias a meu respeito (nomeadamente as tuas suposições sobre eu ser rico ou reformado ou F.P.), que tal responderes às perguntas que te coloquei no post anterior? Nomeadamente sobre a economia paralela?

Ah e fazes favor de não me responderes outra vez com suposições :shame:

por varus » 17/12/2010 12:43

Elias:

Acho que és dos que anda no mundo virtual da bolsa , e desligado do mundo real, só que a realidade é bem diferente.
Se dizes que que tiveste contacto com o mundo real , duvido, deves ser mais um F.P, com uma boa reforma , e tem conhecimento da crise pela TV.
Só a quantidade de amigos , que caíram, no desemprego, e que não arranjam emprego, é grande , algo que nunca vi,que tiveram empresas e estão em má situação.
Acho que deviam fazer uma visita ao mundo real das empresas deste país.
O mundo dos F.P, é mais um virtual ,desfasado das leis da oferta e procura, e são os mais exigentes e não querem perder a sua magnifica situação.A maioria deles no mundo empresarial não teriam qualquer hipóteses de ganhar o que ganham no estado.

por Elias » 17/12/2010 12:30

varus Escreveu:Esta semana encontrei uma amiga que é contabilista , estava dizer que empresa aonde trabalha está em Lay off .

E então? O que queres concluir a partir daí? Que o país está todo em lay-off?

varus Escreveu:Não sei qual a tua ocupação profissional

Nem isso é muito relevante, ou é?

varus Escreveu: , mas deves ser rico, da maneira como pensas.

Tu ADORAS fazer suposições.

Mas olha, ficas a saber que não sou rico, não nasci rico, não herdei nada e nunca me saiu a lotaria nem qualquer outro tipo de prémio. Tudo o que tenho resultou unicamente do que produzi ao longo da vida.

varus Escreveu: A vida real é bem diferente, no mundo das empresas, e na queda de salários, e falta de emprego.

Não precisas de me dar lições sobre isso, essa é uma realidade que conheço bem, muito melhor do que tu pareces imaginar.

varus Escreveu:A economia paralela é pequena comparada com espanhola

Tens alguns números que fundamentem essa afirmação, ou é mais uma das tuas suposições?

varus Escreveu:, e é de sobrevivência, já teve uma dimensão muito maior.

Ah sim? Como é que sabes?

Deixa-me adivinhar: não sabes, é uma suposição :-k

por urukai » 17/12/2010 11:26

Eu acho que a população urbana, mais de 30 anos, com emprego fixo não foi (ainda) grandemente afectada pela crise e são esses que andam a suportar o consumo desmesurado com recurso a crédito.

Agora se empresas começarem a falir e a mandar malta desta para o desemprego.... :shock:

Registado: 11/5/2007 14:09

por varus » 17/12/2010 11:17

Esta semana encontrei uma amiga que é contabilista , estava dizer que empresa aonde trabalha está em Lay off .
Não sei qual a tua ocupação profissional , mas deves ser rico, da maneira como pensas. A vida real é bem diferente, no mundo das empresas, e na queda de salários, e falta de emprego.
O dinheiro do consumo a que te referes , não vem da economia paralela como mais ~um diz, mas sim do BCE e do endividamento do estado.
A economia paralela é pequena comparada com espanhola, e é de sobrevivência, já teve uma dimensão muito maior.

por Automech » 17/12/2010 11:15

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:
Economia paralela.... :roll: :roll: :roll:

Eu sei, queria ver era se o amigo varus também chegava a essa conclusão :P

Estou chocado. Isso existe em Portugal ? 8-)

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 17/12/2010 11:02

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:Não, pá, eu também acho que não vivo num mundo real.
Vivo num país onde o consumo de telemóveis e de carros é só um dos maiores da Europa, onde o endividamento não pára de aumentar, onde apesar da crise continua toda a gente a andar de popó, onde o dinheiro gasto em compras de Natal cresce ano após ano (e este ano já está a bater máximos), onde o turismo no Algarve continua a crescer (à pála dos portugueses que para lá vão) e onde os programas de reveillon continuam a esgotar. É este o país em que eu vivo. Irreal, não te parece? :twisted:

Eu sei, queria ver era se o amigo varus também chegava a essa conclusão :P

por mais_um » 17/12/2010 10:52

Elias Escreveu:Não, pá, eu também acho que não vivo num mundo real.
Vivo num país onde o consumo de telemóveis e de carros é só um dos maiores da Europa, onde o endividamento não pára de aumentar, onde apesar da crise continua toda a gente a andar de popó, onde o dinheiro gasto em compras de Natal cresce ano após ano (e este ano já está a bater máximos), onde o turismo no Algarve continua a crescer (à pála dos portugueses que para lá vão) e onde os programas de reveillon continuam a esgotar. É este o país em que eu vivo. Irreal, não te parece? :twisted:

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 17/12/2010 10:51

varus Escreveu:Esses 250.000 são desempregados , é numero que foi me dito por alguém que está bem informado

Não questiono o número, questiono a sua relevância.
Esse número é maior que nos anos anteriores?

varus Escreveu:e que a tensão social vai aumentar para ano , devido a esse numero de desempregados sem receber apoios.

Claro que essa tensão social até poderá interessar a certos partidos da oposição...

varus Escreveu:A partir do momento em que as pessoas não tem que comer, estão dispostas a tudo.

De acordo, mas quem é que não tem que comer? Desde quando é que esses desempregados todos vão passar fome?

varus Escreveu:O corte de 5% é zero , com os aumentos e progressões das carreiras nos últimos 20 anos, e aumento louco do numero de F.P.
O problema actual é que temos reformados da F.P , com excelentes reformas e mordomias , a viajar a gastar, e depois temos o outro país de empresários e trabalhadores que estão em situações muito delicadas.
Conheço pessoas que estavam no sector têxtil, a ganhar 1500 euros e agora nem arranjam emprego, nem por 750, e vens me falar que na redução dos 5% da F.P, acho não vives no mundo real .

Não, pá, eu também acho que não vivo num mundo real.

por varus » 17/12/2010 10:45

Elias :

Esses 250.000 são desempregados , é numero que foi me dito por alguém que está bem informado, e que a tensão social vai aumentar para ano , devido a esse numero de desempregados sem receber apoios.
A partir do momento em que as pessoas não tem que comer, estão dispostas a tudo.
O corte de 5% é zero , com os aumentos e progressões das carreiras nos últimos 20 anos, e aumento louco do numero de F.P.
O problema actual é que temos reformados da F.P , com excelentes reformas e mordomias , a viajar a gastar, e depois temos o outro país de empresários e trabalhadores que estão em situações muito delicadas.
Conheço pessoas que estavam no sector têxtil, a ganhar 1500 euros e agora nem arranjam emprego, nem por 750, e vens me falar que na redução dos 5% da F.P, acho não vives no mundo real .

por Primvs » 17/12/2010 10:35

varus Escreveu:Existe uma horda de F.P,bancários,e trabalhadores de algumas grandes empresas como a EDP,PT, GALP que desconhecem a palavra crise, só sabem que existe pela TV.
Mas no próximo ano ,para uns 250.000 desempregados , acaba o subsidio , e muitos deles são novos para se reformar e velhos parar arranjar emprego. como já disse existem dois países , os que tem emprego garantido e os que não tem.
Um casal de professores reformados, podem auferir 5.000 mensais , nem sabem como onde gastar o dinheiro...

pagam as dividas dos filhos...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Elias » 17/12/2010 10:16

varus Escreveu:Existe uma horda de F.P,bancários,e trabalhadores de algumas grandes empresas como a EDP,PT, GALP que desconhecem a palavra crise, só sabem que existe pela TV.

Penso que sabes que os FP vão ter cortes salariais, por isso a partir de 2011 isso que escreves deixa de ter aplicação.

varus Escreveu:Mas no próximo ano ,para uns 250.000 desempregados , acaba o subsidio , e muitos deles são novos para se reformar e velhos parar arranjar emprego.

Oh varus mas isso sempre foi assim! Todos os anos há pessoas a quem acaba o subsídio e que não têm idade para arranjar emprego. O que é que vai ser diferente no próximo ano?

varus Escreveu:Um casal de professores reformados, podem auferir 5.000 mensais , nem sabem como onde gastar o dinheiro...

Isso é uma bela duma suposição. Fizeste algum estudo?
Há uma máxima que muito aprecio e que diz isto: "o orçamento expande-se até absorver todo o rendimento disponível" :P

por varus » 17/12/2010 10:09

Existe uma horda de F.P,bancários,e trabalhadores de algumas grandes empresas como a EDP,PT, GALP que desconhecem a palavra crise, só sabem que existe pela TV.
Mas no próximo ano ,para uns 250.000 desempregados , acaba o subsidio , e muitos deles são novos para se reformar e velhos parar arranjar emprego. como já disse existem dois países , os que tem emprego garantido e os que não tem.
Um casal de professores reformados, podem auferir 5.000 mensais , nem sabem como onde gastar o dinheiro...

por Automech » 17/12/2010 9:57

Quando uma confederação diz que "o nível de vendas é interessante" deve ler-se "o nível de vendas é espectacular". :wink:

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 17/12/2010 9:53

Gasta-se mais nas compras apesar da crise
Pedro Araújo
Os portugueses movimentaram 2,5 mil milhões de euros em compras (1,3 mil milhões) e levantamentos (1,2 mil milhões) por multibanco nas primeiras duas semanas deste mês. A Confederação do Comércio confessa que o nível de vendas é "interessante".

A realidade parece desmentir a aparência. Os números do Instituto Nacional de Estatística relativos ao terceiro trimestre parecem ser um quadro fiel da crise: o consumo privado das famílias está a desacelerar - cresceu 1,3% contra 2,8% no segundo trimestre. Uma vez recebido o subsídio de Natal, em Novembro, os portugueses parecem estar agora a antecipar compras de produtos que ficarão mais caros em 2011, devido ao aumento do IVA, procurando igualmente algum relaxamento antes da austeridade que será imposta pelo Governo no próximo ano.

Os números da SIBS, gestora da rede multibanco, mostram que nas primeiras duas semanas deste mês há um aumento no valor do dinheiro "circulante" face aos valores do ano passado. Na primeira semana de Dezembro, os portugueses gastaram 673 milhões de euros em compras com os cartões multibanco - circulam no país 16,6 milhões cartões de débito - e levantaram 598 milhões, um crescimento homólogo de 4,7% e 0,9%, respectivamente. Quanto à segunda semana deste mês, os consumidores gastaram 707 milhões de euros em compras, mais 6% em termos homólogos, e os levantamentos multibanco totalizaram 597 milhões, o que representa um crescimento de 2,4% face a igual semana de 2009. Somadas as duas primeiras semanas de Dezembro deste ano, obtemos os já referidos 2,5 mil milhões de euros movimentados.

Menos 12 mil lojas em 2010

O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) acredita que a conjugação do "ambiente fim de festa" em Portugal com as promoções em vigor levou a um nível de vendas interessante. No entanto, este período mais gastador dos portugueses não salvará o sector. "Fecha uma média de 50 lojas por dia e abrem apenas 10. Chegaremos ao final deste ano com menos 12 mil pontos de venda", revela João Vieira Lopes, presidente da CCP.

Os números da SIBS não causaram estranheza à CCP. "A informação empírica que temos é que o nível de vendas está a aumentar, sobretudo nos bens duráveis e semi-duráveis que terão uma taxa de IVA superior em 2011. Estou a falar mais concretamente dos electrodomésticos e dos automóveis, sectores onde se sente o efeito da antecipação das compras", afirma João Vieira Lopes.

Por outro lado, tanto Catarina Frade, do Observatório de Endividamento dos Consumidores, como o presidente da CCP notam que há um efeito psicológico de "relaxamento" (ver mini-entrevista na página ao lado) ou, como refere João Vieira Lopes, um "ambiente fim de festa" nas vésperas de um período que se adivinha mais difícil para as famílias portuguesas.

Mais sobreendividados

De acordo com dados fornecidos pela Deco, o seu Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) recebeu em Novembro 275 pedidos de apoio contra 201 no mesmo mês do ano passado. Em termos acumulados desde o início do ano, o GAS dá conta de 2653 casos em 11 meses contra 2620 no período homólogo de 2009. Segundo Natália Nunes, responsável pelo GAS, há cada vez mais solicitações de apoio e muitos já não têm solução na Deco mas sim no tribunal. "Muitas famílias têm dificuldade em fazer o seu orçamento e Dezembro agrava ainda mais esse defeito. As pessoas não planeiam e gastam mais do que deviam neste mês do Natal", explica Natália Nunes

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1736898

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, trilhos2006 e 306 visitantes