Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise? Qual crise? Ah, sim, a crise portuguesa!!!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 17/12/2010 9:49

Anda a malta aqui a discutir qual a melhor taxa dos depósitos a prazo, se as OTs Portuguesas são ou não seguras e não-sei-quê do dividendo da PT. Reparem no último parágrafo. :lol:

Aqui a crise não marca hora
Portugal é um caso raro no mundo em que as importações de relógios - incluindo os de luxo - dispararam. Mas muitos compradores são cidadãos angolanos ou brasileiros

Com o mundo ocidental em profunda recessão e a economia portuguesa afundar-se, não se esperaria, à primeira vista, uma boa performance na relojoaria de luxo em Portugal. Desengane-se. A crise não chegou ao sector, bem pelo contrário.

Portugal é caso único no que às importações de relógios diz respeito, que entre Janeiro e Outubro cresceram 42,3% face a 2009 e 35,4% em relação a 2008, ano recorde nas exportações da indústria relojoeira suíça. Curiosamente, em termos globais e comparativamente a 2008, as exportações suíças estão a cair 9,7% e basicamente só os países asiáticos e um ou outro europeu, mas sem grande expressão, registam crescimentos.

"Tenho muita dificuldade em aceitar falar de crise quando estamos perante números desta ordem. Portugal é caso único, não há quase país nenhum nesta situação", refere António Moura, da OMoura, Lda. Já Marta Torres, administradora da Torres Distribuição, refere que a relojoaria suíça em geral, que engloba uma grande parte das marcas relojoeiras de luxo, "ressentiu-se numa primeira fase [2009], mas 2010 acabou por revelar uma tendência positiva e é curioso notar que, considerando o período de Janeiro a Outubro, Portugal ocupava a 20.ª posição no valor total de exportações relojoeiras suíças", com 99,4 milhões de francos suíços(77,5 milhões de euros). Cristina Kolinski, da Tempus Internacional, refere que "2010 foi um ano positivo e só nas últimas semanas se sentiu uma pequena desaceleração".

De qualquer forma, António Moura alerta para a necessidade de olhar para os números das importações portuguesas com cuidado já que, diz, "há muitos brasileiros e angolanos que vêm a Portugal adquirir relógios de luxo". Os primeiros, para fugir aos elevados impostos que estes artigos têm no seu país, os segundos, porque não os têm à venda no seu mercado.

Mas quem é o cliente que compra relógios de luxo e a que se deve a 'paixão' por este tipo de acessórios? Cristina Kolinski, detentora da marca Boutique dos Relógios, lembra que estes são artigos procurados tanto por amantes de relógios, como por coleccionadores e entendidos, ou simplesmente por pessoas que procuram estas peças como um investimento.

Já Marta Torres salienta que tem vindo a notar-se uma certa alteração no padrão de consumo, já que, diz, os relógios de luxo "não são apenas adquiridos pelo tipo clássico de consumidor de idade mais avançada ou pelo típico coleccionador". Cada vez mais, garante, "tendem a ser adquiridos por um público mais jovem, numa situação económica confortável, conhecedor, que se deixa fascinar pelo que de melhor a relojoaria tem, nomeadamente pelas especificidades da micromecânica".

Esta responsável lembra que, neste segmento de mercado, "um relógio é muito mais do que um instrumento do tempo e tende a ser encarado como verdadeira obra de arte". Símbolo de estatuto pode ser ainda um investimento seguro, que permite escapar ao agitado mundo da Bolsa, sublinha.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/inter ... nomia%2529

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 16/12/2010 13:03

Elias Escreveu:Sinceramente nem estou a ver em que é que taxar mais os bens e serviços importados contribui para promover a economia nacional, pois, como se viu no caso dos ginásios, as variações de imposto nem sempre se reflectem no preço final e os clientes decidem é com base no preço final e não no preço antes de imposto.

Exacto Elias. Para mim o que faz sentido é distinguir na taxa do IVA de acordo com a importância dos bens para a população.

IVA esse cuja tabela, além de ter muitas inconsistências, desde os concertos a 6%, passando pelo vinho a 13%, perdeu há alguns anos a taxa agravada (que era de 30% salvo erro) e com a qual eu concordava em absoluto.

por defst0ned » 16/12/2010 13:01

eu às vezes acho que se baixassem os impostos todos, ninguem fugia deles, e lá se ia o défice à vida.

só os milhões de IVA que não se paga (porque nunca chega a ser declarado) cobria isso tudo.

como disse o outro. com 25% ou lá o que era, de economia paralela, bastava esta passar para 12.5% e lá se resolvia um BRUTAL PROBLEMA ESTRUTURAL.

Baixar os impostos e aumentar imenso a fiscalização à fuga destes, resolvia-se tudo.

(isto partindo do pressuposto que seriamos um povo civilizado por natureza... como não somos, tudo o que disse atrás é inviável.)

Registado: 15/1/2009 15:14

por Elias » 16/12/2010 12:56

tiopatinhas Escreveu:Trata-se de uma saída de divisas do país que, se juntarmos no ano todos estes tipos de espectáculos, atinge números astronómicos.

tiopatinhas, parece-me que não podemos concluir isso.

Do valor pago pelos bilhetes, uma parte é para o promotor, uma parte é para pagar o espaço (Atlântico), uma parte é para pagar ao pessoal e apoio e uma parte é para pagar serviços de apoio (limpezas, etc.). Tudo isto fica cá, ou não?

Além disso, se generalizarmos o princípio de aplicar taxas mais elevadas a tudo o que seja importado, podemos começar a pensar em aumentar o IVA sobre:
- livros técnicos importados
- alojamento em cadeias estrangeiras
- produtos agrícolas oriundos de Espanha, França, etc.
- passagens aéreas em operadores estrangeiros

nota que todos os bens e serviços acima listados pagam actualmente 5%

Sinceramente nem estou a ver em que é que taxar mais os bens e serviços importados contribui para promover a economia nacional, pois, como se viu no caso dos ginásios, as variações de imposto nem sempre se reflectem no preço final e os clientes decidem é com base no preço final e não no preço antes de imposto.

(além de que estar a sobretaxar produtos importados constitui uma barreira ao comércio livre que prejudica mais a economia do que a beneficia).

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 16/12/2010 12:46

migluso Escreveu:Já agora, sou contra impostos elevados (considero 5 ou 6% razoável)nas actividades culturais, mas também sou contra subsídios para conteúdos culturais.

Mas concordas que um concerto da Lady Gaga (e quem diz desta, diz de qualquer outro Metalica, Shakira, U2, etc.) paguem apenas 6% de IVA ?

E em relação à questão cultural, isso tem muitoooooooooo que se lhe diga. A definição de cultura sempre me causou muita comichão.

por migluso » 16/12/2010 12:39

tiopatinhas Escreveu: Claro que no meio disto tudo há muitos interessados e, alguns deles, com imenso poder (imaginam a que esta é dirigida :lol: :lol: )Acabem com esta saída astronómica de dinheiro do nosso país!!

Interessados?!? Será o Micael Carreira ou o genro do Cavaco? :-k Ou passou-me ao lado a indirecta!!! :wall:

Já agora, sou contra impostos elevados (considero 5 ou 6% razoável)nas actividades culturais, mas também sou contra subsídios para conteúdos culturais.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 16/12/2010 12:33

tiopatinhas Escreveu:defendo que o imposto a pagar para estas actividades deveria rondar os 50%.

Não só não paga 50%, como o IVA é o reduzido (6%).

Isto é um bem de primeira necessidade :roll:

por tiopatinhas » 16/12/2010 12:21

Quer a notícia da Lady Gaga, quer do smartfone vêem demonstar que os portugueses andam complectamente aparvatados :roll: . Não sei (se alguém souber agradeço que o diga) quanto pagam de imposto os bilhetes para estes espectáculos. Não sou "bota de elástico" mas o que acho é que estes grupos quando têm dificuldades financeiras desatam a fazer mais uma digressão mundial para fazer uma boa colecta :roll: . Não sou contra! Mas, no contexto actual, defendo que o imposto a pagar para estas actividades deveria rondar os 50%. Só vai quem pode! Trata-se de uma saída de divisas do país que, se juntarmos no ano todos estes tipos de espectáculos, atinge números astronómicos. Claro que no meio disto tudo há muitos interessados e, alguns deles, com imenso poder (imaginam a que esta é dirigida :lol: :lol: )Acabem com esta saída astronómica de dinheiro do nosso país!!

Registado: 17/3/2005 14:58

por Elias » 16/12/2010 11:09

Android impulsiona mercado de telemóveis português

O estudo realizado pela IDC (International Data Corporation) afirma que a plataforma Android é a principal responsável pelo crescimento do mercado dos telemóveis em Portugal.

O segmento dos smartphones obteve, no terceiro trimestre de 2010, um crescimento de 82 por cento relativamente ao mesmo período do ano passado, com a venda de 251 mil unidades. Francisco Jerónimo, responsável Europeu de Research da área de telefones móveis da IDC, afirmou que o sistema operativo Android "em apenas dois anos tornou-se a segunda maior plataforma de smartphones em Portugal, com uma quota de mercado de 34%, face aos 48% da plataforma Symbian da Nokia".

De acordo com as estimativas da IDC, o SO Android vai liderar o mercado dos smartphones já na segunda metade de 2011, devido ao lançamento de novos modelos baseados no sistema operativo da Google, da HTC, Samsung ou Sony Ericsson. A IDC prevê, também, que o crescimento de vendas dos terminais com o SO Android será de 139 por cento, um crescimento muito superior à previsão de 15 por cento relativa ao SO Symbian.

Relativamente ao mercado dos telefones tradicionais, no terceiro trimestre de 2010 foram vendidos 1,3 milhões de unidades o que se traduz num crescimento 4 por cento face ao mesmo período do ano de 2009, tendo sido a Nokia o único fabricante a crescer neste segmento.

Tendo em conta o mercado global de vendas de telemóveis em Portugal, a Nokia continua a liderar o mercado português devido aos resultados positivos no segmento dos telefones tradicionais, embora continue a perder quota de mercado no mercado dos smartphones. A segunda posição é ocupada pela Samsung, que detém 28 por cento da quota de mercado global dos telemóveis. Os terminais da Vodafone encontra-se na terceira posição com 10 por cento da quota de mercado, tendo ultrapassado companhias como a LG ou a Sony Ericsson.

exameinformatica.pt

por aaugustobb_69 » 13/12/2010 16:52

QUALIDADE DE VIDA DO RENDIMENTO MINIMO
Qualidade de vida é receber 800 € mensais (ou mais) para não fazer nada.
Qualidade de vida é levantar á hora que se quer porque os outros trabalham para ele.
Qualidade de vida, é ter como única preocupação escolher a pastelaria onde vai tomar o pequeno-almoço e fumar as suas cigarradas, pagos com os impostos dos outros.
Qualidade de vida é ter uma casa paga pelos impostos dos outros, cuja manutenção é paga pelos impostos dos outros, é não ter preocupações com o condomínio, com o IMI, com SPREADS, com taxas de juro, com declaração de IRS.
Qualidade de vida é ter tempo para levar os filhos á escola, é ter tempo para ir buscar os filhos á escola, é poder (não significa querer) ter todo o tempo do mundo para acarinhar, apoiar, educar e estar na companhia dos seus filhos.
Qualidade de vida é não correr o risco de chegar a casa irritado, porque o dia de trabalho não correu muito bem e por isso não ter a paciência necessária para apoiar os filhos nos trabalhos da escola.
Qualidade de vida é não ter que pagar 250€ de mensalidade de infantário, porque mais uma vez é pago pelos impostos dos outros.
Qualidade de vida, é ainda receber gratuitamente e pago com os impostos dos que trabalham o computador Magalhães que de seguida vai vender na feira de Custóias, é receber gratuitamente todo o material didáctico necessário para o ano escolar dos seus
filhos, e ainda achar que é pouco.
Qualidade de vida é ter as ditas instituições de solidariedade social, que se preocupam em angariar alimentos doados pelos que pagam impostos, para lhos levar a casa, porque, qualidade de vida é também nem se quer se dar ao trabalho de os ir buscar.
Qualidade de vida é não ter preocupação nenhuma excepto, saber o dia em que chega o carteiro com o cheque do rendimento mínimo.
Qualidade de vida é poder sentar no sofá sempre que lhe apetece e dizer “ TRABALHAI OTÁRIOS QUE EU PRECISO DE SER SUSTENTADO”.
Qualidade de vida é não ter despesas quase nenhumas, e por isso ter mais dinheiro disponível durante o mês, do que os tais OTÀRIOS que trabalham para ele.
Qualidade de vida é ainda ter tempo disponível para GAMAR uns auto-rádios, GAMAR uns carritos e ALIVIAR umas residências desses OTÀRIOS que estão ocupados a trabalhar OU ASSALTAR uma ourivesaria.
Qualidade de vida é ter tudo isto, e ainda ter uma CAMBADA DE HIPÓCRITAS a defende-lo todos os dias nos tribunais, na televisão, nos jornais.
Isto sim, isto é qualidade de vida.
Ass: UM OTÁRIO

Registado: 29/11/2007 1:39

Crise

por LuisFTAntunes » 12/12/2010 16:56

Alguém pode aqui postar o total do endividamento privado e qual a evolução?

O grande ponto que eu tiro destes factos é que o portuga não consegue assumir perante os amigos mais próximos que está em dificuldades financeiras.
Logo não pode deixar de frequentar espectáculos, bares e restaurantes muito "in" onde todos os que estão "bem" vão.
Não pode ir de férias para onde todos os que estão "bem" vão, comprar o carro novo que todos os outros que estão "bem" têm, etc...

Para manter esta vida de fachada continuam a endividar-se até não poder mais.

Esta sociedade é descriminatória para com os que não estão "bem", fasso-me entender...?

Senão façam o teste que eu já fiz: apareçam num local qualquer sem esse aparente estado "bem", num restaurante, hotel, bar ou outro, e vejam a diferença de tratamento.
Garanto é de rir á gargalhada. :lol:
Avança na razão e pondera na emoção.

Registado: 20/12/2004 17:11

por Elias » 12/12/2010 15:56

fafite não queres elaborar?

por fatimafaria » 12/12/2010 15:51

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Toda a gente se queixa da crise, mas são notícias como esta que nos mostram que há muito dinheiro para gastar (18500 pessoas a 65 euros por bilhete, em média, dá mais de um milhão de euros só em bilhetes para este concerto). O que acontece é que o destino que as pessoas preferem gastar esse dinheiro não corresponde às expectativas de determinados sectores...

O dia em que um concerto destes não tiver lotação esgotada aí, sim, é que me começo a assustar 8-)

Eu também, mas não pelo facto de ser um indicador que afinal não há crise.... mas por outras razãoes....

Registado: 2/5/2010 8:58

por Automech » 12/12/2010 15:13

Elias Escreveu:Toda a gente se queixa da crise, mas são notícias como esta que nos mostram que há muito dinheiro para gastar (18500 pessoas a 65 euros por bilhete, em média, dá mais de um milhão de euros só em bilhetes para este concerto). O que acontece é que o destino que as pessoas preferem gastar esse dinheiro não corresponde às expectativas de determinados sectores...

O dia em que um concerto destes não tiver lotação esgotada aí, sim, é que me começo a assustar 8-)

por ferradura » 12/12/2010 15:06

"No liceu, não era nada ‘cool’. Agora, dá--me algum prazer que todos os que gozavam comigo me venham ver a dançar e cantar. Aceitem-se sempre como são!", deixou ainda como conselho a quem assistia.

Parabens à Laddy Gaga, não pagaria para ver um espetaculo seu, embora a musica até puxe, mas aqui revelou alguma solidariedade pelos mais fracos (bulling nas escolas)

Lady Gaga memorável

correiomanha.pt

No fim da noite de sexta-feira ficou no Pavilhão Atlântico o sabor a um dos concertos do ano em Portugal, com Lady Gaga a provar ser mais do que um produto da indústria musical, perante uma energizada plateia com 18 500 pessoas.

A cantora norte-americana tem sempre total consciência do público à sua frente – nunca se esqueceu de comunicar, num português algo ‘espanholado’, com os "pequenos monstrinhos", mantendo-se enérgica e poderosa até ao som das 12 badaladas.

Visivelmente cansada, mas sem perder a pose, e com um polvo gigante de olhos luminosos a enredá--la, a diva da rainha pop despediu--se da sala de espectáculos lisboeta, ao rubro, com um ‘Bad Romance’ cantado em coro estridente.

Saldo da estreia em Portugal: entre ‘mil’ fatos diferentes e adereços com mais ou menos franjas, mais ou menos sangue, Lady Gaga impressionou e vai deixar memória nos espectáculos de 2010. Goste-se ou não, a jovem artista provou e comprovou que é uma ‘entertainer’ nata e inata, depois de uma adolescência marcada pela timidez.

"No liceu, não era nada ‘cool’. Agora, dá--me algum prazer que todos os que gozavam comigo me venham ver a dançar e cantar. Aceitem-se sempre como são!", deixou ainda como conselho a quem assistia.

Registado: 5/4/2010 21:14

por Elias » 12/12/2010 14:26

Toda a gente se queixa da crise, mas são notícias como esta que nos mostram que há muito dinheiro para gastar (18500 pessoas a 65 euros por bilhete, em média, dá mais de um milhão de euros só em bilhetes para este concerto). O que acontece é que o destino que as pessoas preferem gastar esse dinheiro não corresponde às expectativas de determinados sectores...

Lady Gaga memorável

correiomanha.pt

No fim da noite de sexta-feira ficou no Pavilhão Atlântico o sabor a um dos concertos do ano em Portugal, com Lady Gaga a provar ser mais do que um produto da indústria musical, perante uma energizada plateia com 18 500 pessoas.

A cantora norte-americana tem sempre total consciência do público à sua frente – nunca se esqueceu de comunicar, num português algo ‘espanholado’, com os "pequenos monstrinhos", mantendo-se enérgica e poderosa até ao som das 12 badaladas.

Visivelmente cansada, mas sem perder a pose, e com um polvo gigante de olhos luminosos a enredá--la, a diva da rainha pop despediu--se da sala de espectáculos lisboeta, ao rubro, com um ‘Bad Romance’ cantado em coro estridente.

Saldo da estreia em Portugal: entre ‘mil’ fatos diferentes e adereços com mais ou menos franjas, mais ou menos sangue, Lady Gaga impressionou e vai deixar memória nos espectáculos de 2010. Goste-se ou não, a jovem artista provou e comprovou que é uma ‘entertainer’ nata e inata, depois de uma adolescência marcada pela timidez.

por Mares » 30/11/2010 2:59

Elias Escreveu:
Mares Escreveu:Lembras-te daquele pastor que enganava o povo dizendo...."vem aí o lobo....vem aí lobo....ajudem-me que ele vai comer todas as minhas ovelhas"?
Pois bem, foi fazendo essa brincadeira e o povo sendo sempre enganado.

Até que um dia veio mesmo o lobo...e apesar dos apelos desesperados do pastor, ninguém mais do povo foi lá socorrê-lo...

Sim eu conheço a história mas são coisas diferentes: o pastor queria apenas fazer-se engraçado e um dia a graça correu-lhe mal. No caso da política a história é diferente, por duas razões: primeiro porque o objectivo dos políticos é manterem-se no poder e por isso fazem o discurso que é mais conveniente a cada momento; segundo porque em matéria de política a memória do eleitorado é de seis meses, por isso a maioria já não se lembra do que é que foi dito antes disso (ou seja há um ano ou dois). Deste modo, o discurso passado é irrelevante.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Sim, essa estória é antiga mas não deixa de ser interessante.

Vou-te então contar outra mais recente....

Um dia esse pastor (da estória anterior) quis enriqueçer com a pastoriçia. Aí resolveu pedir um subsídio à CE para 50 ovelhas...
Mas em vez das 50 ovelhas ele comprou apenas 5... com o restante dinheiro (das outras 45) comprou um jipe e fez umas férias no exterior...
Um dia ele e os pastores da região souberam que iría lá a fiscalização... A fiscalização, no dia já previamente marcado, encontrou as 50 ovelhas (as 5 dele e as restantes 45 dos pastores vizinhos, que eram tão "honestos" quanto ele...).

Mas um dia a vida correu-lhe mal... veio, o lobo e comeu-lhe as 5 ovelhas que ele tinha. Se ele tivesse sído honesto, tería comprado as 50 ovelhas e também tería colocado uma cerca para as proteger do lobo. Além disso, os restantes pastores já não o poderiam ajudar, visto que estes já tinham vendído as ovelhas e já se haviam mudado para o litoral...

Moral da estória,... Dificilmente enriquecerás com subsídios. E se tiveres acesso a eles, pensa que poderá haver azares que te poderão levar a perder tudo...

Abraço,

Mares.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 30/11/2010 2:30

Mares Escreveu:Lembras-te daquele pastor que enganava o povo dizendo...."vem aí o lobo....vem aí lobo....ajudem-me que ele vai comer todas as minhas ovelhas"?

Até que um dia veio mesmo o lobo...e apesar dos apelos desesperados do pastor, ninguém mais do povo foi lá socorrê-lo...

Sim eu conheço a história mas são coisas diferentes: o pastor queria apenas fazer-se engraçado e um dia a graça correu-lhe mal. No caso da política a história é diferente, por duas razões: primeiro porque o objectivo dos políticos é manterem-se no poder e por isso fazem o discurso que é mais conveniente a cada momento; segundo porque em matéria de política a memória do eleitorado é de seis meses, por isso a maioria já não se lembra do que é que foi dito antes disso (ou seja há um ano ou dois). Deste modo, o discurso passado é irrelevante.

por Mares » 30/11/2010 2:25

[quote="Elias Mas acho interessante referir o seguinte: toda a gente andava a dizer que isto anda muito mal, e afinal este é "só" o melhor ano de sempre. Mais interessante ainda, o Sec. Estado Bernardo Trindade, confrontado com estes números já veio dizer que "2011 será um ano difícil". Será que em 2011 vamos ter novos recordes? Não me admiraria...
[/quote]

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Lembras-te daquele pastor que enganava o povo dizendo...."vem aí o lobo....vem aí lobo....ajudem-me que ele vai comer todas as minhas ovelhas"?

por Mcmad » 30/11/2010 2:04

Atenção. Segundo a CE a quebra do consumo em 2011 será a maior nos últimos 30 anos! qualquer coisa.

No próximo ano, o consumo das famílias vai cair a pique. De acordo com as previsões da Comissão Europeia, o corte deverá ser o maior desde 1981. As causas são bem conhecidas: pacotes de medidas de austeridade uns atrás dos outros e o desemprego a subir. Segundo Bruxelas, será preciso esperar pelo final de 2012 para ver alguma melhoria no mercado de trabalho.

O consumo privado deverá cair 2,8% - um valor bem mais negativo do que a quebra de 0,5% esperada pelo Executivo. Até agora, o consumo das famílias só caiu em anos de recessão e nunca com uma dimensão tão elevada como aquela que é antecipada pela Comissão. Em 2009 contraiu 1%, em 2003 caiu 0,2% e em 1983 - quando o país pediu ajuda ao FMI - recuou 0,3%

http://economico.sapo.pt/noticias/consu ... 05646.html
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Elias » 30/11/2010 1:50

Mares Escreveu:Daqui a 1 ano vamos discutír estes valores....

Tens alguma previsão?

Abraço.

Olha eu previsões não sei dar. Mas acho interessante referir o seguinte: toda a gente andava a dizer que isto anda muito mal, e afinal este é "só" o melhor ano de sempre. Mais interessante ainda, o Sec. Estado Bernardo Trindade, confrontado com estes números já veio dizer que "2011 será um ano difícil". Será que em 2011 vamos ter novos recordes? Não me admiraria...

Segue a notícia a que faço referência:

Turismo: 2011 poderá «ser difícil» - Bernardo Trinadade
28 de Novembro de 2011

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, enalteceu sábado a atividade do setor este ano, cujas receitas já só são comparáveis com o melhor ano de sempre, no entanto, alertou que «2011 poderá ser um ano difícil».

«O turismo continua de facto a afirmar-se como protagonista na recuperação da economia portuguesa. Os resultados acumulados até setembro nos indicadores turísticos, em particular nas receitas, registam um crescimento de mais 9,9 por cento», revelou.

«O termo de referência já deixou de ser o ano de 2009, que foi um ano manifestamente mau, mas sim o ano de 2008, que os números demonstraram ter sido o melhor ano turístico de sempre. Neste momento atingimos já mais 44 milhões de euros de receitas, comparativamente com igual período de 2008«, enalteceu Bernardo Trindade.
Diário Digital / Lusa

por Mares » 30/11/2010 1:43

Elias Escreveu:Isto é lindo!!!!

Depois venham cá dizer que a crise só não existe para as classes abastadas...

2010 está a ser o melhor ano de sempre para o sector turístico
Receitas de quase seis mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, diz Banco de Portugal
00h57m
ERIKA NUNES
jn.pt

As receitas geradas pelo turismo, em Portugal, desde o início do ano e até ao último mês de Setembro, batem todos os recordes dos melhores anos turísticos: atingiram os 5,87 mil milhões de euros, dos quais 811,6 milhões correspondem ao turismo interno.

Mais de 2,87 mil milhões de euros de receitas foram geradas, só este Verão, com a visita de turistas estrangeiros ao nosso país, naquele que também é um novo recorde para a época alta da actividade turística, superando o melhor ano de sempre (2008).

Segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal, ao nível de receitas o crescimento homólogo face ao mesmo período de 2009, é de 12,1%. Mas mesmo quando são comparadas com o mesmo período de 2008, o melhor ano de sempre do turismo nacional, as receitas sobem cerca de 44 milhões de euros.

Na base destes resultados estará o crescimento dos principais mercados emissores, nomeadamente o holandês (gastaram mais 20,3%), o britânico (mais 12,6% nas receitas) e o alemão (aumento de 11,8% nos gastos). Só no mês de Setembro, os ingleses, franceses e espanhóis contribuíram com 392,6 milhões de euros para as receitas do turismo nacional. Curiosamente e durante este ano, os gastos de turistas oriundos do Brasil também cresceram: 56,3%.

Os dados do Banco de Portugal permitem perceber que, sem as receitas obtidas com os estrangeiros que por cá passam férias e sem o valor das passagens aéreas de companhias portuguesas vendidas no estrangeiro, o défice da balança comercial, que está nos 11 999 milhões de euros, estaria nos 16 792 milhões.

Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, reconheceu isso mesmo, durante o Congresso Nacional da Associação de Agências de Viagem, este fim-de-semana, na Madeira. Se as exportações portugueses estão a crescer 15%, "muito devem ao turismo, a actividade económica que mais tem contribuído para a redução do nosso défice externo".

Por outro lado, os portugueses nunca gastaram tanto em turismo no estrangeiro como este ano (também até Setembro): 2252 milhões de euros, mais 8,8% do que em igual período de 2009, ou seja, mais 182,3 milhões de euros. De acordo com a Imprensa especializada, há dados que apontam para um crescimento dos voos internacionais na ordem dos 7,6% nos primeiros nove meses de 2010.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Daqui a 1 ano vamos discutír estes valores....

Tens alguma previsão?

Abraço.

por Elias » 30/11/2010 0:52

Isto é lindo!!!!

Depois venham cá dizer que a crise só não existe para as classes abastadas...

2010 está a ser o melhor ano de sempre para o sector turístico
Receitas de quase seis mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, diz Banco de Portugal
00h57m
ERIKA NUNES
jn.pt

As receitas geradas pelo turismo, em Portugal, desde o início do ano e até ao último mês de Setembro, batem todos os recordes dos melhores anos turísticos: atingiram os 5,87 mil milhões de euros, dos quais 811,6 milhões correspondem ao turismo interno.

Mais de 2,87 mil milhões de euros de receitas foram geradas, só este Verão, com a visita de turistas estrangeiros ao nosso país, naquele que também é um novo recorde para a época alta da actividade turística, superando o melhor ano de sempre (2008).

Segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal, ao nível de receitas o crescimento homólogo face ao mesmo período de 2009, é de 12,1%. Mas mesmo quando são comparadas com o mesmo período de 2008, o melhor ano de sempre do turismo nacional, as receitas sobem cerca de 44 milhões de euros.

Na base destes resultados estará o crescimento dos principais mercados emissores, nomeadamente o holandês (gastaram mais 20,3%), o britânico (mais 12,6% nas receitas) e o alemão (aumento de 11,8% nos gastos). Só no mês de Setembro, os ingleses, franceses e espanhóis contribuíram com 392,6 milhões de euros para as receitas do turismo nacional. Curiosamente e durante este ano, os gastos de turistas oriundos do Brasil também cresceram: 56,3%.

Os dados do Banco de Portugal permitem perceber que, sem as receitas obtidas com os estrangeiros que por cá passam férias e sem o valor das passagens aéreas de companhias portuguesas vendidas no estrangeiro, o défice da balança comercial, que está nos 11 999 milhões de euros, estaria nos 16 792 milhões.

Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, reconheceu isso mesmo, durante o Congresso Nacional da Associação de Agências de Viagem, este fim-de-semana, na Madeira. Se as exportações portugueses estão a crescer 15%, "muito devem ao turismo, a actividade económica que mais tem contribuído para a redução do nosso défice externo".

Por outro lado, os portugueses nunca gastaram tanto em turismo no estrangeiro como este ano (também até Setembro): 2252 milhões de euros, mais 8,8% do que em igual período de 2009, ou seja, mais 182,3 milhões de euros. De acordo com a Imprensa especializada, há dados que apontam para um crescimento dos voos internacionais na ordem dos 7,6% nos primeiros nove meses de 2010.

por Elias » 13/10/2010 21:35

bolo Escreveu:O programa, documentador, referiu:
- Queremos dinheiro, não queremos trabalho!

É um facto. Afinal de contas andamos todos ao mesmo :twisted:

por bolo » 13/10/2010 21:33

É o que temos! crónicas de uma vida!

O programa, documentador, referiu:
- Queremos dinheiro, não queremos trabalho!
- Há quem queira trabalhar e não pode e há quem possa trabalhar e não quer!

O professor Agostinha da Silva dizia: "o homem não foi feito para trabalhar! Foi feito para criar!"

Nem todas as pessoas foram ensinadas a criar quando cresceram. Quando isso acontece podemos chamar-lhes calões ou mandirões, mas também podemos ter alguma pena!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400, MP65, zulu404 e 345 visitantes