Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Certificados a 6,7%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 29/11/2010 11:34

Nunooo Escreveu:Mais_um, tu deves saber responder-me a esta duvida: nos meses em que não há leiloes de divida publica, como é calculada a taxa dos certificados de tesouro em vigor para o mes seginte?

obrigado desde já

Um abraço

O que diz a legislação:

para periodo inferior a 5 anos:

Taxa que esteja a ser praticada à data da
subscrição tendo como referência a dos
BT ou Euribor a 12 meses, sendo determinada
mensalmente no antepenútimo
dia útil do mês, para vigorar durante o
período de aplicação correspondente

para periodo igual ou superior a 5 anos:

Taxa que esteja a ser praticada à data da
subscrição tendo como referência a das
OT a 5 anos para o período equivalente
ao período de aplicação efectivo e a das
OT a 10 anos, caso a aplicação se mantenha
por este período, sendo determinada
mensalmente no antepenúltimo dia útil
do mês, para vigorar anualmente durante
o período de aplicação.

E ainda:

a taxa de juro dos CT pode ser fixada pelo IGCP em termos
que não excedam, à data da subscrição, a Euribor a 12 meses,
ou o custo marginal da dívida pública para as maturidades
correspondentes às respectivas aplicações, podendo
ainda o IGCP, mediante prévia autorização do membro do
Governo responsável pela área das finanças, através de
instrução, suspender ou estabelecer limites às subscrições
caso as taxas de juro de referência não sejam consideradas
suficientemente representativas, atendendo aos níveis
de liquidez verificados no mercado, ou a outros factores
de perturbação dos mercados considerados relevantes.

Assim, as yields servem apenas como indicador, tal como os leilões, não me parece que exista alguma formula que as tenha em conta.
Basta analisar o historico para chegar a essa conclusão.

fonte:

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/L ... souro1.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Supermann » 29/11/2010 1:58

Nunooo Escreveu:Mais_um, tu deves saber responder-me a esta duvida: nos meses em que não há leiloes de divida publica, como é calculada a taxa dos certificados de tesouro em vigor para o mes seginte?

obrigado desde já

Um abraço

a taxa e calculada sempre tendo por base as yields que estão sempre a dar todos os dias no mercado secundário...

Registado: 18/12/2009 18:54

por Nunooo » 29/11/2010 1:38

Mais_um, tu deves saber responder-me a esta duvida: nos meses em que não há leiloes de divida publica, como é calculada a taxa dos certificados de tesouro em vigor para o mes seginte?

obrigado desde já

Um abraço

Registado: 1/4/2009 0:25

por PAFS » 28/11/2010 23:48

Elias Escreveu:mais_um gostaria de te felicitar pelo trabalho didáctico que tens vindo a fazer sobre o tema dos certificados do tesouro, devo dizer que graças aos teus posts fiquei bastante mais esclarecido sobre este assunto.

Obrigado e continua!

1 abraço,
Elias

Faço minhas as tuas palavras, pois eu sendo frequentador assíduo do caldeirão, é raro escrever mensagens mas neste caso senti-me na obrigação de o fazer.

Registado: 29/11/2007 11:26

por mais_um » 28/11/2010 23:24

Tridion Escreveu:Então aparentemente é sempre um negócio bastante atractivo...é possível saber quanto dinheiro é que os portugueses já investiram?

É, a informação é publica, neste aspecto Portugal está bem colocado nos rankings, o acesso à informação oficial através da net.

Os CT ficaram disponiveis em Julho de 2010.

Em Julho subscreveram 158 milhões de €
Em Agosto, 93 milhões de €
Em Setembro, 35 milhões de €
Em Outubro, 141 milhões de €

Total até fim de Outubro: 427 milhões de €

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2010/E ... igures.xls

É espectavel que em Novembro o valor diminua e depois volte a subir em Dezembro.

Actualmente o total maximo possivel de subscrições de CT é 5 mil milhões de €, por isso tão depressa não há perigo de não haver CT suficientes. :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 28/11/2010 23:11

Elias Escreveu:mais_um gostaria de te felicitar pelo trabalho didáctico que tens vindo a fazer sobre o tema dos certificados do tesouro, devo dizer que graças aos teus posts fiquei bastante mais esclarecido sobre este assunto.

Obrigado e continua!

1 abraço,
Elias

Meu caro amigo, não tens que agradecer, tenho aprendido muito contigo (e com outros), há que partilhar a informação quando temos tempo para o fazer.

Um abraço,

Alexandre Santos

por Elias » 28/11/2010 22:49

mais_um gostaria de te felicitar pelo trabalho didáctico que tens vindo a fazer sobre o tema dos certificados do tesouro, devo dizer que graças aos teus posts fiquei bastante mais esclarecido sobre este assunto.

Obrigado e continua!

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Tridion » 27/11/2010 23:07

Obrigado.

Registado: 13/5/2010 17:53

por mais_um » 27/11/2010 22:53

Tridion Escreveu:mais_um estou muito inclinado em investir uma boa parte das minhas poupanças nos CT's, mas sempre que falo nisso a familiares/amigos todos me dizem que é um erro, ou por causa do tempo ou por causa de ser o Estado a ficar o dinheiro, ou ainda porque depois não posso movimentar o dinheiro antes dos 10 anos (o que é mentira), será que me está a escapar alguma coisa, porque eu acho que é uma excelente oportunidade de diversificar os investimentos? Ou as pessoas que me aconselharam estão a ter o comportamento típico do tuga que é dizer mal mesmo sem estarem totalmente informadas, provavelmente por ser um produto do estado?

Bom, em relação a segurança, nada há mais seguro que os CT ou CA porque são emprestimos directos que fazes ao Estado (comparando com dinheiro depositado em bancos, em Portugal).

Em relação ao prazo, só temos a melhor rentabilidade no prazo de 10 anos, logo o dinheiro que coloquei nos CT, é dinheiro que eu não devo necessitar nos proximos 10 anos, mas para os CT subscritos em Dezembro penso que a taxa para 5 anos é muito boa comparando com DP com a mesma duração.

Assim, para prazos de 5 ou 10 anos não conheço nada identico, em termos de segurança e rentabilidade e ainda estou a ajudar o país.

Fica a legislação dos CT:

por Tridion » 27/11/2010 22:07

mais_um estou muito inclinado em investir uma boa parte das minhas poupanças nos CT's, mas sempre que falo nisso a familiares/amigos todos me dizem que é um erro, ou por causa do tempo ou por causa de ser o Estado a ficar o dinheiro, ou ainda porque depois não posso movimentar o dinheiro antes dos 10 anos (o que é mentira), será que me está a escapar alguma coisa, porque eu acho que é uma excelente oportunidade de diversificar os investimentos? Ou as pessoas que me aconselharam estão a ter o comportamento típico do tuga que é dizer mal mesmo sem estarem totalmente informadas, provavelmente por ser um produto do estado?

por Supermann » 27/11/2010 22:03

RiscoCalculado Escreveu:É a média ( ou lá próximo) qd o sentido das taxas ao longo do mês foi de subida...

porque qd o sentido é o da descida fixam próximo das últimas taxas que se verificaram nesse mês :mrgreen:
(foi por exemplo esse o caso com as yields de Outubro e a taxa que foi fixada nos CTs para Novembro)

:lol: :lol: :lol: :lol:

Sad... but true !

por mais_um » 27/11/2010 21:22

Tridion Escreveu:E se Portugal entrar em incumprimento? O que poderá acontecer? Será que a taxa passa para 5% que é a taxa que o FMI financia?

Os CT não são OT . Por lei tem uma taxa fixa para o prazo estabelecido, as OT não.

Assim, actualmente os cidadãos não têm acesso a instrumentos
de dívida pública de longo prazo que lhes permitam
beneficiar de uma maior remuneração, que tenha
como referência as OT e sem incorrerem no tipo de risco que estas envolvem.

Claro que pode sempre voltar a haver nacionalizações e o Estado nacionaliza toda a propriedade privada..... :mrgreen:

por Tridion » 27/11/2010 21:06

Então aparentemente é sempre um negócio bastante atractivo...é possível saber quanto dinheiro é que os portugueses já investiram?

por Elias » 27/11/2010 21:01

Garfield Escreveu:Num cenário de incumprimento estou convencido que a primeira hipotese a colocar-se será uma reestruturação da divida com um alargamento do prazo de reembolso.

Possivelmente mais 2 a 5 anos.

BN
Garfield

salvo erro foi isso que aconteceu no Dubai

Registado: 5/11/2002 12:21

por Pata-Hari » 27/11/2010 20:59

Tridion, a ideia da entrada do FMI é impedir o incumprimento que o mercado parece estar a dar como quase certo. A tua pergunta deveria provavelmente ser se com a entrada do FMI a taxa passaria a ser 5%. E a resposta talvez esteja nas OTs gregas que estão acima destes valores pós-entrada do FMI.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Garfield » 27/11/2010 20:43

Num cenário de incumprimento estou convencido que a primeira hipotese a colocar-se será uma reestruturação da divida com um alargamento do prazo de reembolso.

Possivelmente mais 2 a 5 anos.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por Tridion » 27/11/2010 20:10

E se Portugal entrar em incumprimento? O que poderá acontecer? Será que a taxa passa para 5% que é a taxa que o FMI financia?

por RiscoCalculado » 26/11/2010 22:47

É a média ( ou lá próximo) qd o sentido das taxas ao longo do mês foi de subida...

porque qd o sentido é o da descida fixam próximo das últimas taxas que se verificaram nesse mês :mrgreen:
(foi por exemplo esse o caso com as yields de Outubro e a taxa que foi fixada nos CTs para Novembro)
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por Supermann » 26/11/2010 22:11

jcms Escreveu:Certificados do Tesouro
Para as subscrições de certificados do Tesouro em Dezembro de 2010 a:

•Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,50%;

•Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,40%;

•Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,50%

IGCP, 26 de Novembro de 2010

Link:
http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1024

Olha nem de proposito... foi mesmo 6,5% é onde está a MM dos 20 dias

por Supermann » 26/11/2010 22:07

mais_um Escreveu:
pocoyo Escreveu:Já posso ir aos CTT, ou tenho que esperar por Dezembro? :)

A taxa não devia ser um pouco mais alta? Perto dos 7%?

Taxa em vigor para subscrições em DEZEMBRO... :wink:

A formula é "secreta", a legislção apenas refere que está indexada às OT10 para os 10 anos, às OT5 para os 5 anos e EUR12 ou BT12 para um ano. Dai eu ter previsto que seria entre o intervalo de 6,4 a 6,8 para os 10 anos.

Cheira-me que deve ser uma média dos dias do m~es... a ser... vai rondar ali os 6.5-6.6 que é onde se encontra a media movel de 20 dias :D

por Navas » 26/11/2010 18:30

Nunooo Escreveu:
mais_um Escreveu:fresquinho, fresquinho...... :mrgreen: :mrgreen:

mais_um esclarece-me pf a seguinte duvida:

a partir do 5º ano (até ao 9º ano) o juro anual que passa a vigorar é de 5,40%?

obrigado

Fazes a simulação no site e percebes logo. É fácil, é rápido e só não dá milhões.

Registado: 17/9/2010 19:40

por mais_um » 26/11/2010 18:28

Nunooo Escreveu:mais_um esclarece-me pf a seguinte duvida:

Correcto mas se deixares atingir a maturidade (10 anos), recebes o diferencial entre 5,4% e os 6,5% dos 9 anos anteriores e os 6,5% do 10º ano.

por Nunooo » 26/11/2010 17:53

mais_um Escreveu:fresquinho, fresquinho...... :mrgreen: :mrgreen:

mais_um esclarece-me pf a seguinte duvida:

obrigado

Registado: 1/4/2009 0:25

por jcms » 26/11/2010 17:43

Certificados do Tesouro

IGCP, 26 de Novembro de 2010

Link:

Registado: 29/11/2007 4:08

por mais_um » 26/11/2010 17:28

pocoyo Escreveu:Já posso ir aos CTT, ou tenho que esperar por Dezembro? :)

A taxa não devia ser um pouco mais alta? Perto dos 7%?

Taxa em vigor para subscrições em DEZEMBRO... :wink:

A formula é "secreta", a legislção apenas refere que está indexada às OT10 para os 10 anos, às OT5 para os 5 anos e EUR12 ou BT12 para um ano. Dai eu ter previsto que seria entre o intervalo de 6,4 a 6,8 para os 10 anos.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, caganixo7, Google [Bot], iniciado1, latbal, lito, m-m, malakas, Masterchief, Minsk, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62 e 182 visitantes