Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dívida Pública Portuguesa - Como subscrever?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 30/11/2010 0:54

Já agora, como tem havido muita "procura", deixo aqui os topicos onde podem tirar duvidas sobre a aquisição dos diversos produtos da divida publica portuguesa:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... +++tesouro

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=250

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... +++tesouro

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 00&start=0

Aproveito para relembrar que no proximo dia 1 de Dezembro há um leilão de BT.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por urukai » 25/11/2010 16:40

Ok... Thanks é isso!

Tinha ideia que os B eram muito bons.

Pena que os meus sejam mais recentes! :cry:

Registado: 11/5/2007 14:09

por mais_um » 25/11/2010 16:40

E não precisam de agradecer, tenho todo o gosto em dar os flocos já mastigados.. :mrgreen: :mrgreen:

Também aproveito os flocos mastigados por outros.
Temos que ser uns para os outros que isto não está facil. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 25/11/2010 16:37

urukai Escreveu:De qq maneira tenho ideia que em termos de rentabilidade os série B foram os melhores não?

Não, os da serie A e os da serie B subscritos até Maio de 1989 são semelhantes. Os da serie B subscritos após Maio de 1989 já são piores.

por urukai » 25/11/2010 16:21

De qq maneira tenho ideia que em termos de rentabilidade os série B foram os melhores não?

por mais_um » 25/11/2010 16:19

urukai Escreveu:Eu por acaso tenho uma larga fatia do meu capital em CA da extinta série B...
Sou um diversificador conservador, eu sei...

O meu pai ainda tem série A! :D

Pois, aidna há muita gente que não resgatou os CA da serie A, se eu os tivesse também não os resgatava. :mrgreen: :mrgreen:

100€ de CA subscritos em 1980 valem agora 2743€

por mais_um » 25/11/2010 16:11

otangas Escreveu:Ja agora, aproveito para esclarecer mais uma dúvida.

É preciso levar um cheque/dinheiro vivo para a 1ª subscrição, ou pode-se "abrir o processo" e depois fazer uma transferência?

É que há mesmo muito tempo que não tenho cheques, e não está a apetecer nada ir ao balcão do banco levantar o guito ou pedir cheques...

Na estação dos CTT a que fui não tinham multibanco, só cheque.

É melhor telefonares para a estação dos CTT a que tencionas ir e pergunta.

por sargotrons » 25/11/2010 15:23

Primvs Escreveu:Qual é o minimo subscriçao?

1000€

http://www.igcp.pt/gca/?id=947
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Primvs » 25/11/2010 15:10

Qual é o minimo subscriçao?
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por sargotrons » 25/11/2010 14:13

otangas Escreveu:Ja agora, aproveito para esclarecer mais uma dúvida.

É preciso levar um cheque/dinheiro vivo para a 1ª subscrição, ou pode-se "abrir o processo" e depois fazer uma transferência?

É que há mesmo muito tempo que não tenho cheques, e não está a apetecer nada ir ao balcão do banco levantar o guito ou pedir cheques...

Se estás a falar de CT, pagas no acto e tens a opção de pagar com multibanco.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por otangas » 25/11/2010 13:42

Ja agora, aproveito para esclarecer mais uma dúvida.

Registado: 25/3/2009 22:02

por urukai » 25/11/2010 13:28

Eu por acaso tenho uma larga fatia do meu capital em CA da extinta série B...
Sou um diversificador conservador, eu sei...

O meu pai ainda tem série A! :D

por Krupper » 25/11/2010 13:23

Sem dúvida. Aproveito para agradecer ao mais_um a excelente ajuda que nos presta nas questões relacionadas com este produto de investimento.

Registado: 30/9/2010 13:54

por Automech » 25/11/2010 13:20

Este tópico está a ficar uma autêntica enciclopédia em matéria de dívida pública !

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 25/11/2010 13:12

AutoMech Escreveu:E os CA onde é que encaixam nos CTs e OTs ?

Não estudei muito os CA porque não tenho interesse, mas os CA são um produto criado se não estou em erro na decada de 60.

Antes eram bastante atractivos porque tinham um juro semelhante ao dos DP e ainda bonificavam a permanencia até 2% ou 2,5%. Tinham outra vantagem que era capitalizar os juros, dai ser um produto tão popular, (cerca de 15 mil milhões € da divida directa do estado está em CA, mais de 10% da divida directa total). Actualmente vão na 3ª serie.

mais informações em:

http://www.igcp.pt/gca/?id=63

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

AutoMech Escreveu:
Em relação a despachar CTs é só pedir para vender e recebe-se o valor nominal certo ? Se for a meio do semestre presumo que se percam os juros ?

Sim, perdes sempre os juros até aos ultimos juros recebidos e não vendes CT, apenas pedes o dinheiro de volta... :mrgreen: :mrgreen:

por Automech » 25/11/2010 13:01

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:mais_um, tu já deves ter explicado isto 1000 vezes, mas qual é a diferença entre CT (10 anos) e OT a 10 anos ?

Epá, os CT são só para particulares e tem um limite d eum milhão de € por pessoa, foram criados para responder às criticas dos que diziam que o Estado não permitia aos particulares terem acesso aos mesmos juros que o Estado pagava aos bancos.

OS CT tem muitas vantagens em relação às OT (do ponto de vista de um particular), não pagas comissões de susbcrição, guarda, etc..., não estás dependente de existir mercado para os venderes caso precises dos €€€ antes do fim do prazo. Para mim estas são as principais vantagens.

Penso que com garantia de capital e garantia de juros, não existe produto tão bom no mercado como os CT, entre os 5 e os 10 anos.

E os CA onde é que encaixam nos CTs e OTs ?

Em relação a despachar CTs é só pedir para vender e recebe-se o valor nominal certo ? Se for a meio do semestre presumo que se percam os juros ?

por mais_um » 25/11/2010 12:58

AutoMech Escreveu:Ahhh, então é só a primeira vez. E depois, como é que é feito o pagamento ? Através de NIB ?

Meu amigo, não quero que te falte nada! :mrgreen: :mrgreen:

O AforroNet é um serviço que o IGCP coloca à disposição dos seus Clientes para efectuarem pedidos de Subscrição e Consultas à sua carteira de Certificados de Aforro e de Certificados do Tesouro através do site www.igcp.pt ou directamente em aforronet.igcp.pt.

Para aderir

É condição necessária que já receba extracto periódico da sua conta, devendo ainda inserir os dados que lhe forem solicitados na opção de “Adesão”, recebendo mais tarde, na morada registada na conta, o código de acesso/password ao AforroNet.

Após a recepção deste código poderá, de imediato, activar o seu acesso ao AforroNet, através da opção “Activação”, passando a ter acesso ao balcão virtual deste Instituto.

Vantagens

•Conforto – Possibilidade de efectuar operações e consultas sobre Certificados de Aforro e Certificados do Tesouro.
•Conveniência – Disponibilidade 24 horas por dia.
•Simplicidade – Utilização simples e intuitiva.
•Economia – Sem custos de adesão e operações gratuitas.
•Segurança – Cumprimento dos protocolos de segurança na Internet e a garantia da não utilização por terceiros.

Conforto

Pode efectuar, através de um computador com ligação à Internet, pedidos de subscrição e aceder diariamente ao extracto com a valorização dos Certificados de Aforro e com a carteira dos Certificados do Tesouro.

Conveniência

Pode realizar todas as operações disponiveis 24 horas por dia em qualquer lugar com acesso à Internet.

Simplicidade

A utilização e navegação no AforroNet é bastante simples e intuitiva, mesmo para quem está pouco habituado a utilizar a Internet.

Em caso de dúvida pode telefonar para 217 923 379 ou 217 923 391, nos dias úteis das 9h às 17h, ou enviar mensagem para o endereço aforronet@igcp.pt.

Economia

A adesão não tem custos associados e todas as operações são gratuitas.

Segurança

O IGCP utiliza sistemas e tecnologias que respeitam os protocolos de segurança garantindo a confidencialidade dos dados pessoais, da carteira de Certificados de Aforro e de Certificados do Tesouro, assim como dos dados secretos de acesso e autenticação ao AforroNet, impedindo a sua utilização por terceiros.

Funcionalidades disponíveis

•Pedido de Subscrição
Após o registo de um pedido de subscrição é emitido um talão com indicação da Entidade, da Referência e do Montante, por forma a que possa efectuar o pagamento através das Caixas Multibanco ou no homebanking do seu Banco, através da opção PAGAMENTOS/PAGAMENTO DE SERVIÇOS/COMPRAS, concretizando deste modo a subscrição.

No caso da Série C, o Certificado correspondente a essa subscrição será recebido pelo Cliente, na morada registada na conta, no prazo máximo de dez dias úteis após o pagamento. Por outro lado, não é possível efectuar no AforroNet pedido de subscrição para novos movimentadores, sendo necessário o Cliente previamente conhecer o número de movimentador, indicado no extracto da conta, para registar tal pedido.

No caso de Certificados do Tesouro, o talão comprovativo da subscrição será disponibilizado no AforroNet, no máximo, 3 dias úteis após o pagamento.

Não são aceites pedidos de subscrição sem o prévio registo do NIB para créditos.

•Consulta / Alteração de Morada
Poderá consultar e proceder à alteração da morada registada na conta sempre que necessitar.

•Adesão ao Extracto Electrónico
A opção pelo extracto de Conta em formato digital permite ter acesso mensal ao extracto periódico em vez de o receber, via postal, com periodicidade trimestral. Além disso, pode consultar diariamente a valorização de toda a sua carteira de Certificados de Aforro.

•Consultas
Além da consulta ao extracto diário e mensal, poderá ainda visualizar o estado dos pedidos de subscrição efectuados no AforroNet e o talão referente à subscrição de Certificados de Tesouro.

Poderá enviar e receber mensagens via AforroNet.

https://aforronet.igcp.pt/Iimf.AforroNe ... que_e.aspx

por Automech » 25/11/2010 12:58

Obrigado pela explicação mais_um. És o verdadeiro rei da dívida pública. :clap:

P.S. Cheguei agora à conclusão que os CTs não me servem. Então os sacanas limitam aquilo a 1 milhão de euros ? :mrgreen:

por mais_um » 25/11/2010 12:55

AutoMech Escreveu:mais_um, tu já deves ter explicado isto 1000 vezes, mas qual é a diferença entre CT (10 anos) e OT a 10 anos ?

Epá, os CT são só para particulares e tem um limite d eum milhão de € por pessoa, foram criados para responder às criticas dos que diziam que o Estado não permitia aos particulares terem acesso aos mesmos juros que o Estado pagava aos bancos.

OS CT tem muitas vantagens em relação às OT (do ponto de vista de um particular), não pagas comissões de susbcrição, guarda, etc..., não estás dependente de existir mercado para os venderes caso precises dos €€€ antes do fim do prazo. Para mim estas são as principais vantagens.

Penso que com garantia de capital e garantia de juros, não existe produto tão bom no mercado como os CT, entre os 5 e os 10 anos.

por Automech » 25/11/2010 12:53

mais_um Escreveu:Recebes um extrato emitido pelo tesouro português, com indicação do numero de conta que podes utilizar para registar-te no "homebanking" do tesouro português, onde tens a possibilidade de comprar mais CT ou CA pela Net, sem precisares de ir aos CTT.

Ahhh, então é só a primeira vez. E depois, como é que é feito o pagamento ? Através de NIB ?

por mais_um » 25/11/2010 12:45

Tridion Escreveu:Existe alguma forma de os CT's serem subscritos pela internet?

Sim, após teres conta no tesouro português, a 1ª vez não te safas, tens que ir sempre aos CTT.

por mais_um » 25/11/2010 12:44

AutoMech Escreveu:Os CTs ficam 'depositados' onde, ou seja, como é que é provada a propriedade do que tens ?

Quando vais subscrever nos CTT recebes o comprovativo de susbcrição, como quando vais ao banco fazer um deposito.

AutoMech Escreveu:
Existe alguma espécie de número de conta ?

Recebes alguma espécie de certificado ou de extracto ? Se sim, quem é que o emite, são os CTT ?

Recebes um extrato emitido pelo tesouro português, com indicação do numero de conta que podes utilizar para registar-te no "homebanking" do tesouro português, onde tens a possibilidade de comprar mais CT ou CA pela Net, sem precisares de ir aos CTT.

AutoMech Escreveu:
Para subscrever é só mesmo ir qualquer dia aos CTT ?

Sim, entre as 8:30 e as 18:30, mas atenção que nem todas as estações tem esse serviço.

por Automech » 25/11/2010 12:41

mais_um, tu já deves ter explicado isto 1000 vezes, mas qual é a diferença entre CT (10 anos) e OT a 10 anos ?

por Tridion » 25/11/2010 12:39

Existe alguma forma de os CT's serem subscritos pela internet?

Registado: 13/5/2010 17:53

por Automech » 25/11/2010 12:37

mais_um Escreveu:
Hummmm.... não são coisas (nada) comparáveis mas nesse caso talvez prefira as OTs.

Pois, é isso que me preocupa. Acaba por ser igual aos BTs.

Não percebo porque é que eles não disponibilizam os BTs para particulares. Deve ser para não "chatear" os bancos...

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 139 visitantes