Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dívida Pública Portuguesa - Como subscrever?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 25/11/2010 12:36

mais_um Escreveu:
pocoyo Escreveu:+1 achas que vale a pena investir nisto?

Acho que vou arriscar 5% do meu capital. É muito alta a taxa.

Basta ir aos CTT?

Sim basta ir aos CTT, com BI, NIF e um cheque ou dinheiro. Tens que indicar um NIB para te ser depositado os juros.

Para já tenho 25% do meu "fundo" investido em CT com taxa a 6,1%, subscritos em Outubro, mas se em Dezembro o valor for para esses valores, estou a pensar aumentar, mas também depende como andar a bolsa.

mais_um, várias perguntas:

Os CTs ficam 'depositados' onde, ou seja, como é que é provada a propriedade do que tens ?

Existe alguma espécie de número de conta ?

Recebes alguma espécie de certificado ou de extracto ? Se sim, quem é que o emite, são os CTT ?

Para subscrever é só mesmo ir qualquer dia aos CTT ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 25/11/2010 12:34

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Realmente é uma boa taxa. O 'chato' disto é que (tomando como base o simulador hoje), se se precisar do dinheiro num dos primeiros 4 anos recebemos apenas 1.17% por cada ano.

Só começa mesmo a bombar depois de 5 anos.

mais_um, divida pública com maturidade de um ano há alguma coisa de jeito ?

A ultima emissão de BT (18NOV2011) tem uma taxa simpatica (4,813%), parece-me que o BPI comercializa BT, é uma questao de calculares se compensa com as comissões que tens que pagar.

Hummmm.... não são coisas (nada) comparáveis mas nesse caso talvez prefira as OTs.

Alguém sabe o bid - ask habitual das OTs ? Já procurei e não consegui encontrar quanto é que se perde se tivermos de despachar a mercadoria.

Epá, despachar OT é uma lotaria....relembro o conselho do BIG:

Ao disponibilizar via internet o investimento directo em obrigações, assumimos que o objectivo do investidor será o de aproveitar a rentabilidade até à maturidade. Caso entretanto tenha necessidade de proceder à sua venda antes do decorrer desse prazo, deverá entrar em contacto com o seu Financial Advisor ou com o serviço de apoio ao cliente por forma a que o Banco possa procurar liquidez para o título e tentar encontrar o melhor preço para que possa efectuar a sua venda.

Sobre os BT, é igual às OT, só que de curto prazo (as que eu referi é um ano), tens o mesmo problema com as comissões dos intermediarios nas OT.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 25/11/2010 12:28

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Realmente é uma boa taxa. O 'chato' disto é que (tomando como base o simulador hoje), se se precisar do dinheiro num dos primeiros 4 anos recebemos apenas 1.17% por cada ano.

A ultima emissão de BT (18NOV2011) tem uma taxa simpatica (4,813%), parece-me que o BPI comercializa BT, é uma questao de calculares se compensa com as comissões que tens que pagar.

Hummmm.... não são coisas (nada) comparáveis mas nesse caso talvez prefira as OTs.

Alguém sabe o bid - ask habitual das OTs ? Já procurei e não consegui encontrar quanto é que se perde se tivermos de despachar a mercadoria.

por Krupper » 25/11/2010 12:24

Tens razão. Estava a confundir Outubro com Novembro... De facto a taxa baixou um pouco este mês. Acho que vale a pena esperar pela taxa de Dezembro.

A taxa é fixa para o mês, em Outubro foi de 6,1%, em Novembro é de 5,65%, em Dezembro preve-se que possa ser de 6,7%.
Editado pela última vez por Krupper em 25/11/2010 12:28, num total de 1 vez.

Registado: 30/9/2010 13:54

por mais_um » 25/11/2010 12:22

Krupper Escreveu:

Mas a taxa não estava um pouco acima dos 6% para os CTs? Nesse simulador está um pouco acima de 5%...

A taxa é fixa para o mês, em Outubro foi de 6,1%, em Novembro é de 5,65%, em Dezembro preve-se que possa ser de 6,7%.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Krupper » 25/11/2010 12:20

Mas a taxa não estava um pouco acima dos 6% para os CTs? Nesse simulador está um pouco acima de 5%...

Registado: 30/9/2010 13:54

por Automech » 25/11/2010 12:20

pocoyo Escreveu:É verdade Mech, para mim vai ser tipo PPR, mas mais liquido.

E nessa perspectiva, pelo menos à luz das taxas de hoje, penso que fazes bem Pocoyo. A maioria dos PPRs de baixo risco têm dado taxas francamente baixas comparadas com isto.

Neste momento, quem esteja a contribuir para os certificados de reforma, penso que tem vantagem em desviar o dinheiro para CTs ou OTs.

por mais_um » 25/11/2010 12:18

por pocoyo » 25/11/2010 12:17

É verdade Mech, para mim vai ser tipo PPR, mas mais liquido.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Automech » 25/11/2010 12:13

Realmente é uma boa taxa. O 'chato' disto é que (tomando como base o simulador hoje), se se precisar do dinheiro num dos primeiros 4 anos recebemos apenas 1.17% por cada ano.

Anexos
CTs.png
CTs.png (16.91 KiB) Visualizado 4172 vezes

por mais_um » 25/11/2010 12:07

pocoyo Escreveu:
mais_um Escreveu:

Basta ir aos CTT?

Sim basta ir aos CTT, com BI, NIF e um cheque ou dinheiro. Tens que indicar um NIB para te ser depositado os juros.

Para já tenho 25% do meu "fundo" investido em CT com taxa a 6,1%, subscritos em Outubro, mas se em Dezembro o valor for para esses valores, estou a pensar aumentar, mas também depende como andar a bolsa.

Como andar a bolsa? Porquê? Que relação existe entre um e o outro?

Para mim existe, tenho uma estrategia de investimento, para obter determinado rendimento, com determinado risco. Assim poderei alocar capital que neste momento está previsto ser para outros produtos, à bolsa ou aos CT.

por pocoyo » 25/11/2010 12:00

mais_um Escreveu:

Basta ir aos CTT?

Como andar a bolsa? Porquê? Que relação existe entre um e o outro?

por mais_um » 25/11/2010 11:57

Basta ir aos CTT?

por helderjsm » 25/11/2010 11:55

mais_um Escreveu:
helderjsm Escreveu:Mas isso dá 6.7% ao ano??

Em 5 anos isso dá quase 30% :shock:

essa taxa só é valida para 10 anos, ou seja em 10 anos é 67%.... :mrgreen: (não é bem porque tens o IRS e podes reinvestir os juros que recebes todos os anos).

E então 10 anitos ali a render. Ao passo que no banco rende uns míseros 3% nas melhores taxas.

Btw será que foi esta a razão de ontem o Teixeira dos Santos se querer reunir com os banqueiros?

Registado: 23/10/2009 8:52

por pocoyo » 25/11/2010 11:52

Basta ir aos CTT?

PS. achas que não pode chegar aos 10%? :mrgreen:

por pocoyo » 25/11/2010 11:47

+1 achas que vale a pena investir nisto?

Basta ir aos CTT?

por mais_um » 25/11/2010 11:34

helderjsm Escreveu:Mas isso dá 6.7% ao ano??

essa taxa só é valida para 10 anos, ou seja em 10 anos é 67%.... :mrgreen: (não é bem porque tens o IRS e podes reinvestir os juros que recebes todos os anos).

por helderjsm » 25/11/2010 11:32

Mas isso dá 6.7% ao ano??

Registado: 23/10/2009 8:52

por Automech » 25/11/2010 9:23

Estado paga 6,7% nos certificados do Tesouro

Quem subscrever o novo produto de poupança em Dezembro vai beneficiar de uma taxa de juro recorde. É o resultado da forte subida dos juros da dívida pública nos últimos dias.

A rendibilidade dos certificados do Tesouro (CT) vai disparar em Dezembro. A taxa máxima oferecida por este produto de poupança do Estado fixará um novo recorde, em torno dos 6,7%, tendo em conta a crescente pressão dos mercados sobre o País, que tem feito disparar os juros da dívida de Portugal.

Não há uma fórmula para calcular a taxa que será aplicada aos CT, que será fixada hoje pelo Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP). Mas tendo em conta a evolução recente do juro das obrigações do Tesouro, a 10 anos, é possível afirmar que a rendibilidade vai fixar um novo recorde.

Cálculos realizados pelo Negócios, que teve em conta o comportamento do juros da dívida no mercado e a taxa que posteriormente foi definida pelo IGCP, apontam para que o juro máximo – atribuído anualmente a quem mantiver os CT durante os 10 anos da aplicação – seja fixado em torno dos 6,7%.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=455627

por mais_um » 24/11/2010 17:53

lagosta Escreveu:Boas
os CT são de facto interessante em termos de rendibilidade, há um motivo pelo qual particularmente não me sinto atraído, e é algo muito escasso nos produtos da nossa banca, é a capitalizaçao dos juros,( não é com facilidade que se encontra depositos deste genero) isto é quando simulamos o que os CT rendem, a 10 anos é interessante, mas o que me chateia é que no final do 10º ano vais receber o capital que la colocaste mais os juros apenas desse ultimo ano...o que fazer á distribuição dos restantes anos? ir gastando ou fazer novas aplicaçoes?

Depende, podes encarar como um rendimento adicional ou voltar a investir em CT ou noutro produto, é uma decisão tua.

por lagosta » 24/11/2010 17:38

Boas
os CT são de facto interessante em termos de rendibilidade, há um motivo pelo qual particularmente não me sinto atraído, e é algo muito escasso nos produtos da nossa banca, é a capitalizaçao dos juros,( não é com facilidade que se encontra depositos deste genero) isto é quando simulamos o que os CT rendem, a 10 anos é interessante, mas o que me chateia é que no final do 10º ano vais receber o capital que la colocaste mais os juros apenas desse ultimo ano...o que fazer á distribuição dos restantes anos? ir gastando ou fazer novas aplicaçoes?

Registado: 23/8/2004 12:32

por NGRO » 24/11/2010 16:19

Pois é melhor fazeres as contas novamente porque estás a comparar coisas diferentes. A taxa apresentada por ti nos CT ( e não BT) é 4,4 liquida e simples. Como os CT pagam juros também todos os anos, se investires os juros novamente vais ter uma rentabildiade superior aos 4,4 liquidos referidos por ti.

Se um DP de 10000 € com uma taxa simples de 3,75% iliquidos, ao fim de 10 anos recebes 2943,75€ de juros, liquidos, se comparares com os 4435,25€ dos CT, parece-me claramente melhor, utilizando as tuas contas é 2,94% no DP referido por ti, com os 4,43% dos CT, ambos os valores liquidos.

NOTA: Corrigi o comentário porque fui induzido em erro pelo NGRO, assumi que a taxa de juro dos CT referida por ele, era composta quando não é, é simples. Assim estava a comparar coisas diferentes.[/quote]

MAIS UM, Já refiz as contas e tens razão não percebi que pagavam juros todos os anos.

Sendo assim é mesmo um produto a ter em conta. Vamos ver as taxas que anunciam para subscrições em Dezembro 2010.

Registado: 29/11/2007 11:02

por mais_um » 24/11/2010 0:15

Desculpem, mas corrigi o comentário anterior.

por mais_um » 23/11/2010 23:12

NGRO Escreveu:
O problema é que o juro contabilizado é juro simples e não composto o que é uma roubalheira.

Roubalheira? As taxas do DP são simples, assim como as dos CT, onde é que está o problema?

NGRO Escreveu:
Pois, pois...vamos então fazer contas.

Se porventura se conseguir um depósito a prazo à taxa de 3,75 % e reinvestirmos os juros durante 10 anos obtemos...a taxa dos BT a 10 anos líquida de 4,44%.

Pois é melhor fazeres as contas novamente porque estás a comparar coisas diferentes. A taxa apresentada por ti nos CT ( e não BT) é 4,4 liquida e simples. Como os CT pagam juros também todos os anos, se investires os juros novamente vais ter uma rentabildiade superior aos 4,4 liquidos referidos por ti.

Se um DP de 10000 € com uma taxa simples de 3,75% iliquidos, ao fim de 10 anos recebes 2943,75€ de juros, liquidos, se comparares com os 4435,25€ dos CT, parece-me claramente melhor, utilizando as tuas contas é 2,94% no DP referido por ti, com os 4,43% dos CT, ambos os valores liquidos.

NOTA: Corrigi o comentário porque fui induzido em erro pelo NGRO, assumi que a taxa de juro dos CT referida por ele, era composta quando não é, é simples. Assim estava a comparar coisas diferentes.

por mais_um » 23/11/2010 22:40

lagosta Escreveu:Mais_Um_

Na forma directa tens a vantagem de não ter encargos "extra" tipo comissões de guarda de titulos/obrigações, comissões de pagamento de juros e comissões de rembolso.

Na indirecta os custos de aquisição das OT e/ou BT e as comissões referidas "comem" bastante a rentabildiade das mesmas se os montantes forem pequenos.

Esta nota é importante visto serem titulos da divida Portuguesa, mas no link do BIG estão de outros paises, noeadamente a Grecia, se for esta a opçao, a unica forma é atraves dos bancos certo?

Obg
LAG

Embora seja uma suposição minha, as OT , independentemente da nacionalidade será sempre através da intermediarios, mas pelo menos as portuguesas, gregas e irlandesas são. Ou seja tens sempre que contar com as comissões de aquisição, guarda, juros e amortização neste tipo de produtos.

No caso de Portugal tens acesso à divida publica sem estas comissões através de CA e CT.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Apramg, Google [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, PacoNasssa, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006 e 183 visitantes