Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dívida Pública Portuguesa - Como subscrever?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lagosta » 23/11/2010 18:38

Mais_Um_

Na forma directa tens a vantagem de não ter encargos "extra" tipo comissões de guarda de titulos/obrigações, comissões de pagamento de juros e comissões de rembolso.

Na indirecta os custos de aquisição das OT e/ou BT e as comissões referidas "comem" bastante a rentabildiade das mesmas se os montantes forem pequenos.

Esta nota é importante visto serem titulos da divida Portuguesa, mas no link do BIG estão de outros paises, noeadamente a Grecia, se for esta a opçao, a unica forma é atraves dos bancos certo?

Obg
LAG

Registado: 23/8/2004 12:32

por NGRO » 23/11/2010 18:26

mais_um Escreveu:Já agora acrescento que a taxa a 10 anos dos CT subscritos em Dezembro deve ser bastante interessante. Em principio saberemos na 6ª feira mas deve ser entre os 6,4% e os 6,8%.

Nota: Não recebo comissão do Teixeira dos Santos para fazer publicidade aos CT! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

O problema é que o juro contabilizado é juro simples e não composto o que é uma roubalheira.

Pois, pois...vamos então fazer contas.

Se porventura se conseguir um depósito a prazo à taxa de 3,75 % e reinvestirmos os juros durante 10 anos obtemos...a taxa dos BT a 10 anos líquida de 4,44%.

O mesmo exercício a 5 anos dá uma taxa de depósito a prazo equivalente de 3,15% reinvestidos anualmente.

Depois de fazer as contas continua a ser uma aplicação atractiva mas não é nada de especial.

Registado: 29/11/2007 11:02

por mais_um » 22/11/2010 23:28

Já agora acrescento que a taxa a 10 anos dos CT subscritos em Dezembro deve ser bastante interessante. Em principio saberemos na 6ª feira mas deve ser entre os 6,4% e os 6,8%.

Nota: Não recebo comissão do Teixeira dos Santos para fazer publicidade aos CT! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pata-Hari » 22/11/2010 22:29

Na indirecta os custos de aquisição das OT e/ou BT e as comissões referidas "comem" bastante a rentabildiade das mesmas se os montantes forem pequenos.

e, sobretudo, se os prazos forem curtos.... por isso, pedir sempre um cálculo das yields líquidas, tendo em conta todas as comissões (compra, amortização, pagamento de cupão) e impostos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Dívida Pública Portuguesa - Como subscrever?

por mais_um » 22/11/2010 22:17

Luis39 Escreveu:Não sei se esta questão já aqui foi colocada.
A mnha questão é como é que um particular pode subscrever a dívida pública portuguesa? Quais os riscos? os tão famosos 6.70% que ouvimos é a taxa efectivamente paga? a que prazo? pode-se resgatar a qualquer altura?
Onde poderei obter essa informação???

Obrigado

Boas!

A informação oficial e fidedigna está disponivel em:

http://www.igcp.pt/

Dando já os flocos mastigados.... :mrgreen:

Basicamente tens acesso à divida publica portuguesa de 2 formas, uma directa com dois produtos com caracteristicas bem diferentes:

Certificados de Aforro (CA)
http://www.igcp.pt/gca/?id=63

Certificados do Tesouro (CT)
http://www.igcp.pt/gca/?id=947

Outra indirecta, através de intermediários financeiros (bancos e correctoras) com dois produtos:

Obrigações do Tesouro (OT)
http://www.igcp.pt/gca/?id=57

Bilhetes do Tesouro (BT)
http://www.igcp.pt/gca/?id=58

Na forma directa tens a vantagem de não ter encargos "extra" tipo comissões de guarda de titulos/obrigações, comissões de pagamento de juros e comissões de rembolso.

Depois de leres os links que referi, se tiveres alguma duvida pergunta. :wink:

Cumprimentos,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mquinaz » 22/11/2010 21:02

Olha aqui por exemplo no BIG. à distância de um click :wink:

https://www.bigonline.pt/pt/PoupancaRen ... gacoes.asp
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por MarcoAntonio » 22/11/2010 20:08

Há vários tópicos sobre o tema, que tem passado com frequência aqui no Forum. Deixo aqui um exemplo:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=74577
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Dívida Pública Portuguesa - Como subscrever?

por Automech » 22/11/2010 20:01

Luis39 Escreveu:Não sei se esta questão já aqui foi colocada.

Se o mais_um aparece por aí da-lhe uma coisa. :twisted:

Este assunto já foi aqui falado milhentas vezes nas ultimas semanas Luis.

Basta ires lá acima ao botão pesquisar e procurar por divida publica, Obrigações do Tesouro (OT), Certificados de Aforro (CA), Bilhetes do tesouro (BT).

Alternativamente podes procurar por essas expressões no Google (acrescenta-lhe a palavra mais_um que é quem tem ajudado mais o pessoal), restringindo a pesquisa ao Caldeirão com site:caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt

Copia por exemplo isto para a barra do google
certificados de aforro "mais_um" site:caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt

Registado: 4/6/2010 12:12

Dívida Pública Portuguesa - Como subscrever?

por Luis39 » 22/11/2010 19:47

Não sei se esta questão já aqui foi colocada.
A mnha questão é como é que um particular pode subscrever a dívida pública portuguesa? Quais os riscos? os tão famosos 6.70% que ouvimos é a taxa efectivamente paga? a que prazo? pode-se resgatar a qualquer altura?
Onde poderei obter essa informação???

Obrigado

Registado: 11/1/2008 11:56

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Minsk, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard, Rafael Abreu, Shimazaki_2, trilhos2006 e 185 visitantes