BES - Tópico Geral
Peço desculpa estar a responder neste tópico do BES. Se alguém souber forma de mover este assunto para um tópico mais correcto desde já agradeço a ajuda.
Já agora 25€ serve-te para quê? Há alguma operação que possas executar apenas com 25€? Se puderes transferir esses 25€ imediatamente para a tua conta então ok é uma oferta. Senão para que te servem os 25€?
Até podiam oferecer 250€... o que interessa não é isso o que é importante é averiguar se está legalmente a operar no nosso mercado.
Regra n.1: não há almoços grátis
Só pagas o Spread? Estamos a falar do quê? De acções ou de indíces?
O problema destes assuntos é sempre o da Assimetria da Informação para com o Investidor...

Estrelitas Escreveu:Seaman Escreveu:Atenção que esse intermediário financeiro PLUS500 não está registado na CMVM...![]()
pelo menos não o encontro, com esse nome, na listagem dos autorizados pela CMVM:
Realmente também li isso noutro topico depois de escrever o meu post. No entanto no site na "Plus500" aparece lá escrito na home page "Licenciada e Registada FSA CMVM" mas se está realmente licenciada não sei.
A única vantagem da Plus500 é o facto de darem 25€ de bonus para experimentar a plataforma e obter contacto com o mercado e em termos de comissões só se paga o Spread e possivelmente o prémio. Já agora conheces alguma plataforma que também seja assim?
Já agora 25€ serve-te para quê? Há alguma operação que possas executar apenas com 25€? Se puderes transferir esses 25€ imediatamente para a tua conta então ok é uma oferta. Senão para que te servem os 25€?
Até podiam oferecer 250€... o que interessa não é isso o que é importante é averiguar se está legalmente a operar no nosso mercado.
Regra n.1: não há almoços grátis
Só pagas o Spread? Estamos a falar do quê? De acções ou de indíces?
O problema destes assuntos é sempre o da Assimetria da Informação para com o Investidor...
- Registado: 4/4/2009 0:57
Seaman Escreveu:Atenção que esse intermediário financeiro PLUS500 não está registado na CMVM...![]()
pelo menos não o encontro, com esse nome, na listagem dos autorizados pela CMVM:
Realmente também li isso noutro topico depois de escrever o meu post. No entanto no site na "Plus500" aparece lá escrito na home page "Licenciada e Registada FSA CMVM" mas se está realmente licenciada não sei.
A única vantagem da Plus500 é o facto de darem 25€ de bonus para experimentar a plataforma e obter contacto com o mercado e em termos de comissões só se paga o Spread e possivelmente o prémio. Já agora conheces alguma plataforma que também seja assim?
- Registado: 7/11/2010 22:10
Estrelitas Escreveu:Boas Seaman
Eu estou a experimentar a plataforma do "Plus500" e neste momento já possui algumas empresas cotadas no PSI20, entre elas o BES. Se quiseres podes fazer o registo gratuito e receberes 25€ para "experimentares".
Bons trades
Atenção que esse intermediário financeiro PLUS500 não está registado na CMVM...
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/ifs/app/pes ... e.cfm?nome
Sabes se está registado com outro nome?
camaleo Escreveu:é obvio que podes abrir posições curtas (via CFD)...
mas estavamos a falar num contexto das posições curtas influenciarem o valor da cotação.... e os CFD's não o fazem.
Como o jgovat refere no seu ponto 1., as posições em CFDs, sejam elas curtas ou longas, influenciam a cotação, na medida em que o Market Maker vai ao mercado fazer a operação equivalente, de modo a eliminar o seu risco.
É discutível se todas as corretoras o fazem, e se em todos os activos (naqueles com muita liquidez poderá haver, em certos casos, uma gestão de risco interna)... mas de modo geral, é assim que se passa, e daí advém influência na pressão compradora ou vendedora, e na cotação.
Caros forenses,
Tentar esclarecer duas questões deste tópico:
1. A entidade responsável pelo CFD repercute instantaneamente as compras e vendas do activo subjacente no mercado. Ex.: se venderem um CFD BES que represente 10000€ a entidade vende acções no valor de 10000€.
2. Os grandes accionistas têm vantagem relativamente aos pequenos accionistas nos dividendos e valorização das acções por via tributária. Até ao momento presente, não pagam imposto directo sobre mais valias e sobre dividendos. Por isso a antecipação dos dividendos da PT, Portucel e JM. Estamos a falar de cerca de 20%.
Cumprimentos,
jgovat
Tentar esclarecer duas questões deste tópico:
1. A entidade responsável pelo CFD repercute instantaneamente as compras e vendas do activo subjacente no mercado. Ex.: se venderem um CFD BES que represente 10000€ a entidade vende acções no valor de 10000€.
2. Os grandes accionistas têm vantagem relativamente aos pequenos accionistas nos dividendos e valorização das acções por via tributária. Até ao momento presente, não pagam imposto directo sobre mais valias e sobre dividendos. Por isso a antecipação dos dividendos da PT, Portucel e JM. Estamos a falar de cerca de 20%.
Cumprimentos,
jgovat
- Registado: 12/4/2003 22:40
Seaman Escreveu:camaleo Escreveu:Quanto eu sei não é possivel abrir posições curtas em acções sem as encerrar no final do dia...
Podes abrir posições curtas pelo tempo que quiseres. Nada te obriga a encerrar as posições no final do dia.
Infelizmente, no caso concreto do BES, nem todos os fornecedores de CFD's permitem shortar. Ainda não percebi porque se pode shortar o BPI e o BCP mas não se pode shortar o BES? Pelo menos numa das correctoras é assim.
Caro Seaman... vou explicar novamente...
é obvio que podes abrir posições curtas (via CFD)...
mas estavamos a falar num contexto das posições curtas influenciarem o valor da cotação.... e os CFD's não o fazem.
Não é possivel estar curto numa acção (directamente na bolsa, e não em derivados) para além do intraday.... Se é possível também queria saber como...
Conhecem alguma correctora em que seja possível shortar o BES?
Eu uso a gobulling e permite shortar o BES (via CFD)
Seaman Escreveu:Podes abrir posições curtas pelo tempo que quiseres. Nada te obriga a encerrar as posições no final do dia.
Infelizmente, no caso concreto do BES, nem todos os fornecedores de CFD's permitem shortar. Ainda não percebi porque se pode shortar o BPI e o BCP mas não se pode shortar o BES? Pelo menos numa das correctoras é assim.
Boas Seaman
Eu estou a experimentar a plataforma do "Plus500" e neste momento já possui algumas empresas cotadas no PSI20, entre elas o BES. Se quiseres podes fazer o registo gratuito e receberes 25€ para "experimentares".
Bons trades
- Registado: 7/11/2010 22:10
camaleo Escreveu:Quanto eu sei não é possivel abrir posições curtas em acções sem as encerrar no final do dia...
Podes abrir posições curtas pelo tempo que quiseres. Nada te obriga a encerrar as posições no final do dia.
Luquinhos Escreveu:Caro T1ag0,
Os grandes accionistas não são mais favorecidos ou menos favorecidos com os dividendos. Como referi no post anterior: "...recebem em dividendos "fortunas" pelas posições que detêm...".
Repara no exemplo do presidente do Bes com 1.300.000 acções: se multiplicares essas acções pelo dividendo líquido 0,11€ que foi distribuido este ano, perfaz o valor de 143000€ euros.
Se eu tivesse uma posição como esta, não estaria "tão preocupado" com as cotações...![]()
Cumprimentos,
Sem dúvida que eles recebem mais, mas poque investiram mais. Diz-me que se recebesse a quantidade de dividendos que os grandes investidores recebem não se preocupava tanto com as cotações. Mas para esses grandes investidores, pequenas variações nas cotações afectam muito mais a carteira deles, do que na sua e na minha.
Penso que a proporcionalidade é vital. Quem investe mais, corre o risco de perder mais (em termos absolutos), ganha mais dividendos e paga mais impostos (neste ponto a hitória poderá ser outra
Cumprimentos
- Registado: 29/3/2010 17:06
Caro T1ag0,
Os grandes accionistas não são mais favorecidos ou menos favorecidos com os dividendos. Como referi no post anterior: "...recebem em dividendos "fortunas" pelas posições que detêm...".
Repara no exemplo do presidente do Bes com 1.300.000 acções: se multiplicares essas acções pelo dividendo líquido 0,11€ que foi distribuido este ano, perfaz o valor de 143000€ euros.
Se eu tivesse uma posição como esta, não estaria "tão preocupado" com as cotações...
Cumprimentos,
Se eu tivesse uma posição como esta, não estaria "tão preocupado" com as cotações...
Cumprimentos,
Krupper Escreveu:Luquinhos Escreveu:os grandes... só na obtenção dos dividendos pelas posições que detêm, vão pagando o investimento realizado!
Não percebi esta parte... O rendimento que os grandes accionistas retiram dos dividendos é proporcional ao que os pequenos accionistas retiram, ou não?
Os dividendos são bons para quem tem uma estratégia "buy and hold" por vários anos. Para quem investe no curto médio prazo penso que os dividendos não ajudam grande coisa. Agora em relação a pequenos e grandes, também não percebo porque é que os grandes são mais favorecidos com os dividendos. Porque normalmente são estes que guardam os títulos por mais tempo?
Cumprimentos
Luquinhos Escreveu:os grandes... só na obtenção dos dividendos pelas posições que detêm, vão pagando o investimento realizado!
Não percebi esta parte... O rendimento que os grandes accionistas retiram dos dividendos é proporcional ao que os pequenos accionistas retiram, ou não?
- Registado: 30/9/2010 13:54
[/quote]camaleo Escreveu:T1ag0 Escreveu:Penso que atravé de CFD's podemos ter posições curtas durante o tempo que quisermos.
Cumprimentos
è claro que sim.... mas isso não influencia o comportamento da cotação...
Quando compras ou vendes CFD's estás a negociar um contracto com o market maker, e não a adquirir nem a vender a descoberto uma acção.
Exactamente. Peço desculpa eu nem tomei atenção ao contexto da conversa, apenas fiz referência a como estar curto numa cotada. Erro meu por ter metido o nariz em algo que não conhecia
Cumprimentos
T1ag0 Escreveu:Penso que atravé de CFD's podemos ter posições curtas durante o tempo que quisermos.
Cumprimentos
è claro que sim.... mas isso não influencia o comportamento da cotação...
Quando compras ou vendes CFD's estás a negociar um contracto com o market maker, e não a adquirir nem a vender a descoberto uma acção.
[/quote]
Boa noite caro Deep Puple,
O mais engraçado disto tudo, é reparar no tipo de abordagem que os investidores tem em relação à Bolsa: nós, pequenos investidores estamos sempre preocupados com as cotações para obter algumas mais-valias; os grandes... só na obtenção dos dividendos pelas posições que detêm, vão pagando o investimento realizado!
Relativamente à banca, neste contexto económico dos défices orçamentais, claro está, que a cotação dos bancos não está favorecida...
Cumprimentos,
O mais engraçado disto tudo, é reparar no tipo de abordagem que os investidores tem em relação à Bolsa: nós, pequenos investidores estamos sempre preocupados com as cotações para obter algumas mais-valias; os grandes... só na obtenção dos dividendos pelas posições que detêm, vão pagando o investimento realizado!
Relativamente à banca, neste contexto económico dos défices orçamentais, claro está, que a cotação dos bancos não está favorecida...
Cumprimentos,
Deep Puple Escreveu:Luquinhos Escreveu:Boa noite caro Camaleão,
O Bes é um banco que tem óptimos fundamentais, além de ser um dos grandes accionistas da PT, o crescimento dos resultados são provenientes do exterior...
O próprio presidente do banco, o Dr Ricardo Espírito Santo, também está longo(... em 2008 tinha pouco mais de 500.000 acções, e a última compra foi de 90.000 acções ainda este ano a 3,60, perfazendo na sua carteira, um total de 1.300.000 acções +/-, dados comunicados à CMVM)...
Cumprimentos,
Se o meu vencimento fosse o do Espirito Santo até eu comprava acções da minha empresa, caso ela fosse o BES.
Para Ricardo Espirito Santo as 500.000 acções são uns trocos.
Para ele é a mesma coisa do que comprar um fato da armani....
- Registado: 29/11/2007 1:39
Luquinhos Escreveu:Boa noite caro Camaleão,
O Bes é um banco que tem óptimos fundamentais, além de ser um dos grandes accionistas da PT, o crescimento dos resultados são provenientes do exterior...
O próprio presidente do banco, o Dr Ricardo Espírito Santo, também está longo(... em 2008 tinha pouco mais de 500.000 acções, e a última compra foi de 90.000 acções ainda este ano a 3,60, perfazendo na sua carteira, um total de 1.300.000 acções +/-, dados comunicados à CMVM)...
Cumprimentos,
Se o meu vencimento fosse o do Espirito Santo até eu comprava acções da minha empresa, caso ela fosse o BES.
Para Ricardo Espirito Santo as 500.000 acções são uns trocos.
- Registado: 10/1/2010 14:26
Boa noite caro Camaleão,
O próprio presidente do banco, o Dr Ricardo Espírito Santo, também está longo
(... em 2008 tinha pouco mais de 500.000 acções, e a última compra foi de 90.000 acções ainda este ano a 3,60, perfazendo na sua carteira, um total de 1.300.000 acções +/-, dados comunicados à CMVM)...
Cumprimentos,
O próprio presidente do banco, o Dr Ricardo Espírito Santo, também está longo
Cumprimentos,
lcaldei1 Escreveu:Esta acção não revela nenhuma indicisão dos invistidores, revela apenas que os curtos continuam a trabalhar com ela nas mãos, o que se assistiu hoje foi os curtos a fazerem o jogo pelo seu lado.
Despejaram todo o dia para o proposito de um curto.
O jogo tem de ser visto pelos dois lados.
Peço desculpa... mas não percebi bem...
Esse raciocínio não tem assim tanto sentido quanto parece...
Quem dera fosse assim tão fácil manipular o mercado....
Quanto eu sei não é possivel abrir posições curtas em acções sem as encerrar no final do dia....
Se os "curtos" todos tentaram manipular o mercado...
e tiveram que fechar a posição no final do dia....
Foram obrigado a comprar as acções novamente. Certo?
Esta acção não revela nenhuma indicisão dos invistidores, revela apenas que os curtos continuam a trabalhar com ela nas mãos, o que se assistiu hoje foi os curtos a fazerem o jogo pelo seu lado.
- Registado: 18/2/2008 9:13
camaleo Escreveu:Afinal ainda desceu um pouco....
Parece-me que ninguem gosta de analisar o BES...
Gostava de ouvir um parecer técnico e/ou fundamental de alguem mais experiente.
Tenho uma posição longa a 3,44€...
Já estou a perder... tinha resolvido aguardar, mas...
agora estou com receio de não ocorrer o swing como anteriormente...
na minha modesta opiniao a zona dos 3,25-30 podera parar as quedas, no entanto caso o psi esteja vermelho pa semana poderemos ter uma quebra dos 3,30 e entao a visita aos 3-3,10 sera bem possivel.
Eu tou fora, mas aguardo e so entraria no caso de se passar o segundo cenario, e apos consolidaçao acima dos 3,0 q me parece um suporte bem importante.
- Registado: 22/6/2010 19:02
Afinal ainda desceu um pouco....
A vela doji de hoje revela alguma indecisão dos investidores....
Mas... analisando a o grafico vejo este tipo de vela quase sempre nos picos em que há mudança de rumo de curto prazo...
Será que o BES irá fazer uma subidinha rápida?

Mas... analisando a o grafico vejo este tipo de vela quase sempre nos picos em que há mudança de rumo de curto prazo...
Será que o BES irá fazer uma subidinha rápida?
Editado pela última vez por camaleo em 19/11/2010 22:49, num total de 1 vez.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 124 visitantes