Portugal Telecom - Tópico Geral
pocoyo Escreveu:Mech, foi ele que deu baile, porque foi ele que mostrou que a OPA do Belmiro era má para os accionistas da PT.
Pocoyo, se fosse assim não precisava de ter ido buscar o Slim. Bastava mostrar que a OPA era má e ninguém vendia. Na OPA houve muito mais do que razões económicas e claro que o Zeinal fez o papel dele, como membro duma administração que sofre uma OPA hostil.
Daí a ter sido ele o responsável do falhanço da OPA vai uma grande distãncia, na minha opinião.
NGRO Escreveu:AutoMech Escreveu:pocoyo Escreveu:Ok.![]()
Eu confio nesta administração, ela tem mostrado que é muito boa.
Pulverizou o Belmirinho.
Esta administração está lá há relativamente pouco tempo por isso se te referes à OPA, o Zeinal pouco teve a ver com o resultado. O Granadeiro e o Ricardo Salgado é que foram os que mexeram todos os cordelinhos para que a OPA não tivesse sucesso.
Não estou a dizer que o Zeinal não é competente, mas não se pode dizer que foi ele que deu baile
Estás enganado porque um dos motivos do não desfecho da OPA foi um novo investidor chamado Carlos Slim e adivinha quem o convenceu a ter uma participação sólida no capital da PT, pois é...foi o Zeinal Bava uma viagem de emergência ao México.
E pensas que o Granadeiro quando era CEO já não se apoiava no Zeinal, aliás penso que já aí havia um plano de sucessão.
Eu penso que o Zeinal é um grande gestor e espero que continue a criar valor para os accionistas.
Muito antes do Zeinal o conhecer já o Ricardo Salgado privava com o Slim quando estavam ambos ligados à NYSE (não me recordo dos pormenores mas penso que pertenciam ao painel de consultores ou algo assim que a NYSE tem).
E consta que foi o RS que deu o empurrão para a entrada do Slim, mas claro que tinha de ser o Zeinal a ir lá falar com o homem (nunca se chegará a saber se é verdade).
Eu gosto bastante do Zeinal mas na questão da OPA penso que o Granadeiro e o Salgado foram os verdadeiros obreiros.
pocoyo Escreveu:Mech, foi ele que deu baile, porque foi ele que mostrou que a OPA do Belmiro era má para os accionistas da PT. Ele vendeu Vivo por 7,5 mil milhões de euros.
Só para dar um exemplo, o BPI rejeitou a OPA do BCP e agora vemos o resultado.
Não basta rejeitar, depois é preciso provar que se tem razão.
Só mais uma coisa acho que foi ele que assessorou a PT na compra da VIVO e acho que já fazia parte dos altos quadros da PT quando a OPA foi rejeitada (sem certeza).
Podem ler aqui sobre o "bicho":
http://aeiou.visao.pt/perfil-de-zeinal-bava=f547862
- Registado: 29/11/2007 11:02
Mech, foi ele que deu baile, porque foi ele que mostrou que a OPA do Belmiro era má para os accionistas da PT. Ele vendeu Vivo por 7,5 mil milhões de euros.
Só mais uma coisa acho que foi ele que assessorou a PT na compra da VIVO e acho que já fazia parte dos altos quadros da PT quando a OPA foi rejeitada (sem certeza).
AutoMech Escreveu:pocoyo Escreveu:Ok.![]()
Pulverizou o Belmirinho.
Esta administração está lá há relativamente pouco tempo por isso se te referes à OPA, o Zeinal pouco teve a ver com o resultado. O Granadeiro e o Ricardo Salgado é que foram os que mexeram todos os cordelinhos para que a OPA não tivesse sucesso.
Não estou a dizer que o Zeinal não é competente, mas não se pode dizer que foi ele que deu baile
Estás enganado porque um dos motivos do não desfecho da OPA foi um novo investidor chamado Carlos Slim e adivinha quem o convenceu a ter uma participação sólida no capital da PT, pois é...foi o Zeinal Bava uma viagem de emergência ao México.
E pensas que o Granadeiro quando era CEO já não se apoiava no Zeinal, aliás penso que já aí havia um plano de sucessão.
Eu penso que o Zeinal é um grande gestor e espero que continue a criar valor para os accionistas.
pocoyo Escreveu:Ok.![]()
Pulverizou o Belmirinho.

pocoyo Escreveu:AutoMech Escreveu:pocoyo Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=451781
Vê esta noticia e vais perceber o porquê de 2014.
Pode ser interessante para os accionistas (nem todos) mas não me parece que isto seja o melhor do ponto de vista do negócio a longo prazo:
Eu tambem não disse que era, limitei-me a fazer umas contas. Cada qual sabe de si...
E há isto que é importante ter em conta;
"A PT alerta que “o dividendo excepcional e a proposta de política de remuneração estão sujeitos às condições de mercado, à condição financeira da PT, à lei aplicável no que respeita à distribuição de resultados líquidos, incluindo aprovações adicionais pela Assembleia Geral, quando aplicável, e a outros factores considerados relevantes pelo Conselho de Administração em cada data”."
Isso eu percebi Pocoyo

Eu estava era a comentar a estratégia da administração que aparece na notícia que colocaste.
AutoMech Escreveu:pocoyo Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=451781
Pode ser interessante para os accionistas (nem todos) mas não me parece que isto seja o melhor do ponto de vista do negócio a longo prazo:
Eu tambem não disse que era, limitei-me a fazer umas contas. Cada qual sabe de si...
E há isto que é importante ter em conta;
"A PT alerta que “o dividendo excepcional e a proposta de política de remuneração estão sujeitos às condições de mercado, à condição financeira da PT, à lei aplicável no que respeita à distribuição de resultados líquidos, incluindo aprovações adicionais pela Assembleia Geral, quando aplicável, e a outros factores considerados relevantes pelo Conselho de Administração em cada data”."
pocoyo Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=451781
Para os anos posteriores, a administração da PT pretende adoptar “uma política de dividendos progressiva, com o objectivo de aumentar entre 3% e 5% o dividendo por acção para o período entre 2012 e 2014”.
A prioridade deve estar na rentabilidade dos capitais. O resto vem por acréscimo, seja por aumento da cotação (com ou sem stock splits) ou por dividendos (não como obrigação, mas sim como consequência dos resultados).
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=451781
Qualquer dia (ano) o valor da PT é ZERO ( =)
pocoyo Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:NGRO, percebo a tua argumentação mas, se os dividendos são uma forma de minimizar o risco num investimento de longo prazo, não faz sentido entrar a correr para ir buscar esse dividendo, quando logo a seguir a cotação os corrige. Visão diferente se deténs a acção há bastante tempo e a manténs numa estratégia de longo prazo...
Um abraço,
Ulisses
Algum dia tem que as comprar.![]()
A taxa de dividendo hoje (para o extraordinário) é de 10.16%, a cotação da PT, na teoria, ajusta para 8.85€. O dividendo do próximo ano é de 1.30€ o que dá uma taxa de dividendo de 14,69% e a acção, teoricamente, ajusta para 7.55€.
Em 2012 a PT comprometeu-se a pagar um dividendo de 0.65€
Taxa de dividendo - 8.61%
Ajusta para - 6.90€
2013 - 0.65€
Taxa de dividendo - 9.43%
Ajusta para 6.25€
2014 - 0.65€
Taxa de dividendo - 10.40%
Ajusta para 5.60€
PS. Isto se houver condições para tal.
Poe esta lógica a PT ao distribuir 0,65 de dividendo ano, vamos ter daqui a alguns anos a PT a valor ZERO.
- Registado: 10/1/2010 14:26
Re: PT
mais_um Escreveu:NGRO Escreveu:
E por acaso quando se vendem acções não se pagam mais valias? É que agora já não há isenções.
Certo, mas se por exemplo tiveres menos valias e realizares mais valias poderás não pagar impostos, e se receberes o dividendo pagaas sempre, independentemente de teres menos valias ou não.
E se tiver baixos rendimentos e optar pelo englobamento?

NGRO Escreveu:Essa do ataque aos dividendos porque pagam impostos é uma grande treta!
Não é nenhum ataque aos dividendos mas tão só outra forma de ver a questão.
NGRO Escreveu:
E por acaso quando se vendem acções não se pagam mais valias? É que agora já não há isenções.
Certo, mas se por exemplo tiveres menos valias e realizares mais valias poderás não pagar impostos, e se receberes o dividendo pagaas sempre, independentemente de teres menos valias ou não.
NGRO Escreveu:Com os dividendos já tens um influxo de capital (guito do lado de cá) e podes ter a certeza que sem eles os mercados de capitais não existiam.
Não digo o contrario, mas uma coisa é teres 10 milhões de € em acções, outra é teres 50 mil €. Já agora, se leres com atenção o comunicado da administração da PT, vais encontrar um ponto que refere que o pagamento de dividendos (nos proximos anos) está dependente das condições do mercado e das AG.
Para termianr parece-me que quem comprou PT a 11€ por causa do dividendo não deve estar muito feliz.
Claro que para quem já tem PT a valores mais baixos e está com uma perspectiva de longo prazo vês as coisas de forma distinta de quem não tem e pondera se agora deve comprar ou não.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Ulisses Pereira Escreveu:NGRO, percebo a tua argumentação mas, se os dividendos são uma forma de minimizar o risco num investimento de longo prazo, não faz sentido entrar a correr para ir buscar esse dividendo, quando logo a seguir a cotação os corrige. Visão diferente se deténs a acção há bastante tempo e a manténs numa estratégia de longo prazo...
Um abraço,
Ulisses
Concordo perfeitamente com o teu pensamento sobre dividendos no curto prazo.
Eu estou dentro desde Maio numa lógica de longo prazo e um dos factores que me levou a entrar foram os dividendos interessantes, o facto de a acção na altura estar, a meu ver, barata entre outros.
Agora estou a pensar reforçar. Mas estou um bocadinho céptico com o suporte da zona dos 9.70 devido ao contexto (possível entrada do FMI). Vou aguardar mais um pouco.
Ulisses Pereira Escreveu:NGRO, percebo a tua argumentação mas, se os dividendos são uma forma de minimizar o risco num investimento de longo prazo, não faz sentido entrar a correr para ir buscar esse dividendo, quando logo a seguir a cotação os corrige. Visão diferente se deténs a acção há bastante tempo e a manténs numa estratégia de longo prazo...
Um abraço,
Ulisses
Algum dia tem que as comprar.

A taxa de dividendo hoje (para o extraordinário) é de 10.16%, a cotação da PT, na teoria, ajusta para 8.85€. O dividendo do próximo ano é de 1.30€ o que dá uma taxa de dividendo de 14,69% e a acção, teoricamente, ajusta para 7.55€.
Em 2012 a PT comprometeu-se a pagar um dividendo de 0.65€
Taxa de dividendo - 8.61%
Ajusta para - 6.90€
2013 - 0.65€
Taxa de dividendo - 9.43%
Ajusta para 6.25€
2014 - 0.65€
Taxa de dividendo - 10.40%
Ajusta para 5.60€
PS. Isto se houver condições para tal.
NGRO, percebo a tua argumentação mas, se os dividendos são uma forma de minimizar o risco num investimento de longo prazo, não faz sentido entrar a correr para ir buscar esse dividendo, quando logo a seguir a cotação os corrige. Visão diferente se deténs a acção há bastante tempo e a manténs numa estratégia de longo prazo...
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
cjmbarbosa Escreveu:mais_um Escreveu:cjmbarbosa Escreveu:
Pois...sabes que 18,4 % de dividend yeld...se calhar é mau! Mais vale investir o dinheiro num PPR a 1% ao ano.
Estas a esquecer-te que a cotação é ajustada quando entra em ex-dividendo, logo se tens uma acção que vale 10, paga 2 de dividendo, dos quais 21,5% vão direitinhos para o IRS. Fica a valer 8 e recebeste 1,57€. Se estiveres em bear market o mais provavel é a cotação continuar a descer, por isso não me parece bom negocio. Claro que se estiveres em bull market, a cotação ajusta na data do ex-dividendo, mas a probabilidade de continuar a subir é grande. Nesse caso já é diferente.
No caso da PT, neste momento parece-me arriscado, considerando que estamos à beira de uma eventual crise que poderá afectar os mercados e que a PT está em maximos de muito tempo.
Pois, se calhar tens razão. Vou então comprar Mota...está em minimos.Ahhh... e BCP...
Essa do ataque aos dividendos porque pagam impostos é uma grande treta!
Com os dividendos já tens um influxo de capital (guito do lado de cá) e podes ter a certeza que sem eles os mercados de capitais não existiam.
Salvo erro a procura de uma renda fixa é que motiva uma boa fatia do investimento no mercado de capitais por particulares, pelo menos nos mercados mais sofisticados. Penso que não vamos todos à bolsa porque os gráficos Ohlc têm um aspecto engraçado.
Eu vejo muito os dividendos como uma forma de minimizar o risco num investimento a longo prazo.
Até o Sr. Buffet (acérrimo atacante dos dividendos) tem rendimentos chorudos de dividendos (olha para o que eu digo...). Pois antes de injectar dinheiro no BofA só tiveram que lhe dar um dividendo preferencial de 10%.
OI
E a OI a querer 10% da PT
Os brasileiros da Oi vão assumir o papel que até agora pertencia à Telefónica: maior accionista e parceira estratégica da PT.
A operadora brasileira Oi está já a preparar a compra de uma participação de até 10% do capital da Portugal Telecom (PT), que terá lugar assim que os portugueses tenham assento na sua administração, em 2011. Foi para abordar a compra desta posição, avaliada em 875 milhões de euros, que o presidente da Andrade Gutiérrez, um dos principais accionistas da Oi, esteve em Lisboa na semana passada, sabe o Diário Económico.
Segundo as fontes contactadas pelo Diário Económico, Sérgio Andrade, presidente da Andrade Gutiérrez, veio a Portugal encontrar-se com Henrique Granadeiro, ‘chairman' da PT, e Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo (BES), para abordar a questão da entrada da Oi na PT. O BES é o maior accionista da operadora liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, com 7,99% do capital, constituindo igualmente o coração do chamado núcleo duro accionista, que representa quase 30% da PT.
Qualquer dia a PT não tem acções para vender.

Os brasileiros da Oi vão assumir o papel que até agora pertencia à Telefónica: maior accionista e parceira estratégica da PT.
A operadora brasileira Oi está já a preparar a compra de uma participação de até 10% do capital da Portugal Telecom (PT), que terá lugar assim que os portugueses tenham assento na sua administração, em 2011. Foi para abordar a compra desta posição, avaliada em 875 milhões de euros, que o presidente da Andrade Gutiérrez, um dos principais accionistas da Oi, esteve em Lisboa na semana passada, sabe o Diário Económico.
Segundo as fontes contactadas pelo Diário Económico, Sérgio Andrade, presidente da Andrade Gutiérrez, veio a Portugal encontrar-se com Henrique Granadeiro, ‘chairman' da PT, e Ricardo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo (BES), para abordar a questão da entrada da Oi na PT. O BES é o maior accionista da operadora liderada por Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, com 7,99% do capital, constituindo igualmente o coração do chamado núcleo duro accionista, que representa quase 30% da PT.
Qualquer dia a PT não tem acções para vender.

- Registado: 10/1/2010 14:26
PT
Bem, para alguns a garrafa está meia cheia, para outros meia vazia:
Eu não estou a investir na PT a longo prazo, nem em nenhuma outra acção porque para o ano é capaz de vir aí uma recessão dos diabos...
Entrei a 9,7-9,9 porque me pareceu uma oportunidade olhando a AT e não tanto pelo dividendo.
Quanto ao dividendo, é importante se nos chamamos BES e vamos encaixar uma pipa de massa. Para mais, este dividendo tem a última oportunidade de não pagar IRC e isso é de levar em conta.
Supondo que a PT volta aos 11 (supondo!) talvez fosse melhor vender mesmo e não esperar pelo dividendo, tal como explica o Mais-Um.
Enfim, vamos ver os futuros ás 23:00 nos States e como se vai portar a Asia.
Abraços
Clinico
Eu não estou a investir na PT a longo prazo, nem em nenhuma outra acção porque para o ano é capaz de vir aí uma recessão dos diabos...
Entrei a 9,7-9,9 porque me pareceu uma oportunidade olhando a AT e não tanto pelo dividendo.
Quanto ao dividendo, é importante se nos chamamos BES e vamos encaixar uma pipa de massa. Para mais, este dividendo tem a última oportunidade de não pagar IRC e isso é de levar em conta.
Supondo que a PT volta aos 11 (supondo!) talvez fosse melhor vender mesmo e não esperar pelo dividendo, tal como explica o Mais-Um.
Enfim, vamos ver os futuros ás 23:00 nos States e como se vai portar a Asia.
Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
mais_um Escreveu:cjmbarbosa Escreveu:Pois, se calhar tens razão. Vou então comprar Mota...está em minimos.Ahhh... e BCP...
Tu fazes o que quiseres com o teu dinheiro!![]()
Só estava a partilhar outro ponto de vista, desculpa se te ofendi. Boa sorte!
Sem stress. Concordo com o teu ponto de vista. Com a crise na Irlanda, Grécia, com os juros da divida publica aos niveis que estão, isto não anda famoso.
Penso que estes toques na LTA são só um aviso para o que aí vem. Convém ser paciente.

- Registado: 29/11/2007 2:39
cjmbarbosa Escreveu:Pois, se calhar tens razão. Vou então comprar Mota...está em minimos.Ahhh... e BCP...
Tu fazes o que quiseres com o teu dinheiro!

Só estava a partilhar outro ponto de vista, desculpa se te ofendi. Boa sorte!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:cjmbarbosa Escreveu:
Pois...sabes que 18,4 % de dividend yeld...se calhar é mau! Mais vale investir o dinheiro num PPR a 1% ao ano.
Estas a esquecer-te que a cotação é ajustada quando entra em ex-dividendo, logo se tens uma acção que vale 10, paga 2 de dividendo, dos quais 21,5% vão direitinhos para o IRS. Fica a valer 8 e recebeste 1,57€. Se estiveres em bear market o mais provavel é a cotação continuar a descer, por isso não me parece bom negocio. Claro que se estiveres em bull market, a cotação ajusta na data do ex-dividendo, mas a probabilidade de continuar a subir é grande. Nesse caso já é diferente.
No caso da PT, neste momento parece-me arriscado, considerando que estamos à beira de uma eventual crise que poderá afectar os mercados e que a PT está em maximos de muito tempo.
Pois, se calhar tens razão. Vou então comprar Mota...está em minimos.

- Registado: 29/11/2007 2:39
cjmbarbosa Escreveu:
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 215 visitantes