BCP - Tópico Geral
Seaman eu que me tenho iniciado pouco nisto há pouco tempo ainda tenho cá umas dúvidas.
Pouco antes da descida (que foi até à LTA que tens traçada) lembro-me que abri as ofertas e vi cerca de 200.000 a .622 outras tantas a .621 e 1.400.000 a 6.20. Pensei assim, vai até ali e mais não passa, no entanto furou essas ordens todas numa questão de segundos.
Não te parecem estas venda relevantes quando acompanhada das descidas tanto do PSI como do BPI e BES nos últimos dias?
Pouco antes da descida (que foi até à LTA que tens traçada) lembro-me que abri as ofertas e vi cerca de 200.000 a .622 outras tantas a .621 e 1.400.000 a 6.20. Pensei assim, vai até ali e mais não passa, no entanto furou essas ordens todas numa questão de segundos.
Não te parecem estas venda relevantes quando acompanhada das descidas tanto do PSI como do BPI e BES nos últimos dias?
- Registado: 4/10/2010 11:29
jrnabolsa Escreveu:Tem razão, continua mesmo tangente à Lta de muito pequena inclinação que data de Jun de 2010. Desculpem a intromissão...cumpts
Todos os comentários são bens vindos

Junto gráfico com a LTa completa que vem desde 11Jun2010.
- Anexos
-
- BCP 10112010b.PNG (32.62 KiB) Visualizado 5015 vezes
- Registado: 4/4/2009 0:57
Mais um episódio diário com o BCP.
Junto gráfico actualizado já com a vela de hoje.
O BCP teve um máximo de 0,631 e um mínimo de 0,619. O mínimo ainda ficou acima da LTa (linha tendência ascendente inferior a verde no gráfico). No dia de hoje a LTa está a 0,617.
Amanhã a LTa mantêm-se nos valores 0,617 a 0,618. Se o BCP tiver um mínimo igual ou maior para o meu critério mantêm a tendência ascendente e continua válida a LTa que vem desde Maio.
O Volume que acompanhou a descida de hoje foi muito fraco (18M). Se fosse forte (>50M) seria mau sinal para a LTa.
Concluindo: não quebrando a LTa nem o suporte principal nos 0,61 mantenho a minha posição longa no BCP. Target 0,67 até final de Nov2010 e 0,75 até final do ano 2010.
Esta é a minha opinião e cada um é livre de ter a sua. Aceito de bom grado todas as sugestões alternativas.
O BCP teve um máximo de 0,631 e um mínimo de 0,619. O mínimo ainda ficou acima da LTa (linha tendência ascendente inferior a verde no gráfico). No dia de hoje a LTa está a 0,617.
Amanhã a LTa mantêm-se nos valores 0,617 a 0,618. Se o BCP tiver um mínimo igual ou maior para o meu critério mantêm a tendência ascendente e continua válida a LTa que vem desde Maio.
O Volume que acompanhou a descida de hoje foi muito fraco (18M). Se fosse forte (>50M) seria mau sinal para a LTa.
Concluindo: não quebrando a LTa nem o suporte principal nos 0,61 mantenho a minha posição longa no BCP. Target 0,67 até final de Nov2010 e 0,75 até final do ano 2010.
Esta é a minha opinião e cada um é livre de ter a sua. Aceito de bom grado todas as sugestões alternativas.
- Anexos
-
- BCP 10112010.PNG (26.25 KiB) Visualizado 5062 vezes
Seaman Escreveu:O título teve uma abertura fraca (como esperado dadas as notícias), foi a um mínimo de 0,62€, porventura mais um bom ponto de entrada (o futuro o dirá).![]()
Eu fui um dos que aproveitei para fazer um pequeno reforço.
Ontem aproveitei a abertura em alta e vendi a .641, voltei durante a dia a comprar ao mesmo preço que tinha anteriormente (a .63).
Hoje fiz um reforço na abertura tenho posição neste momento a .628.
Espero que amanhã não volte a cair, não queria nada ver o meu stop activado.
- Registado: 4/10/2010 11:29
Deixo também a actualização do indicador do Stochastic com as mesmas setas amarelas que publiquei no meu primeiro post (ver inicio da análise de curto prazo do BCP na página 128 deste Tópico) sobre esta fase do BCP.
- Anexos
-
- BCP 09112010 b.JPG (44.49 KiB) Visualizado 6307 vezes
Viva!
Mais um episódio diário sobre o BCP...
Hoje não se confirmaram os receios dos mais pessimistas
O título teve uma abertura fraca (como esperado dadas as notícias), foi a um mínimo de 0,62€, porventura mais um bom ponto de entrada (o futuro o dirá).
Depois recuperou e fechou a 0,629€ com uma perda diária de -0,63%.
Na minha opinião está a ter o comportamento que eu previ no meu post inicial há 6 dias atrás (ver post 3/11/2010) mesmo com os contratempos do fds (malta que caiu na esparrela da China) e ontem das Agências de rating após o fecho da sessão.
Mais um episódio diário sobre o BCP...

Hoje não se confirmaram os receios dos mais pessimistas
que temeram uma forte descida em reacção a mais uma "prenda" das agências americanas de rating (será que a Europa não consegue criar agências de rating próprias?).basapistas Escreveu:O BCP estava a portar-se tão bem... agora é que vão ser elas... o medo vai-se apoderar-se do pessoal.. e já sabemos o que nos espera...!!

O título teve uma abertura fraca (como esperado dadas as notícias), foi a um mínimo de 0,62€, porventura mais um bom ponto de entrada (o futuro o dirá).

Depois recuperou e fechou a 0,629€ com uma perda diária de -0,63%.
Na minha opinião está a ter o comportamento que eu previ no meu post inicial há 6 dias atrás (ver post 3/11/2010) mesmo com os contratempos do fds (malta que caiu na esparrela da China) e ontem das Agências de rating após o fecho da sessão.
- Anexos
-
- BCP 09112010.JPG (80.18 KiB) Visualizado 3653 vezes
Os "ruídos" à volta BCP têm acontecido de uma forma mais ou menos regular numa tendência claramente lateral de há uns tempos para cá. Ora são os chineses ora são as agências de rating ora é o diabo a sete. Eu sou da opinião que no curto prazo haja investidores que ganham muito dinheiro com este "ruídos" que eles próprios os criam. O pequeno investidor deve-se proteger dos mesmo e actuar com serenidade neste papel. É um papel que dá para ganhar uns bons euros pois tem os suportes e resistências bem definidos e há que negociar com base nos mesmos. Entrei por 2 vezes no suporte sem qualquer hesitação (com stop logo abaixo dos 0,60) e vendi mais ou menos perto da resistência, de resto mantenho-me sereno a ver o evoluir do papel neste intervalo com os seus habituais "ruídos" que eu observo de fora e que mantêm ocupados os chamados "tubarões" como lhe chamam.
Cumprs,
Folha Verde
Folha Verde
- Registado: 13/10/2010 22:57
Pois eu cá não importo nada com a fusão do BCP com o BPI...
Já agora: o BCP está a portar-se bem hoje. Apesar do ambiente negativo provocado pelas agências de rating, abriu em baixa, conforme esperado, mas agora já recuperou e, na minha opinião deve fechar positivo.
Mais importante de tudo é que o minimo de 0,62 ficou acima da LTa (linha de tendência ascendente) do meu último gráfico.
Foi mais uma oportunidade de entrada

Já agora: o BCP está a portar-se bem hoje. Apesar do ambiente negativo provocado pelas agências de rating, abriu em baixa, conforme esperado, mas agora já recuperou e, na minha opinião deve fechar positivo.
Mais importante de tudo é que o minimo de 0,62 ficou acima da LTa (linha de tendência ascendente) do meu último gráfico.

Foi mais uma oportunidade de entrada
Fusão entre BCP e BPI, numa altura em que a expressão "é demasiado grande para falir" começa a fazer mais do que sentido a todos os níveis, parece-me ignorar aquele que foi um dos grandes problemas que enfrentámos - bancos demasiado grandes para falir.
Para além disso, será que o Banco de Portugal aprovaria uma fusão deste calibre?
Será que a autoridade da concorrência aprovaria uma fusão deste calibre?
Será que esta fusão seria boa para a estabilidade financeira? Como seria em caso de ruptura financeira do banco?
Não há dúvidas que seriam geradas sinergias que permitiriam reduzir custos mas e se algo corresse mal? O problema seria bem maior não?
Para além disso, os problemas de capital dos dois bancos não ficariam resolvidos com uma simples fusão! Tal só se resolve com recurso a aumento de capital, seja ele feito com ou sem fusão pelo meio!
Para além disso, será que o Banco de Portugal aprovaria uma fusão deste calibre?
Será que a autoridade da concorrência aprovaria uma fusão deste calibre?
Será que esta fusão seria boa para a estabilidade financeira? Como seria em caso de ruptura financeira do banco?
Não há dúvidas que seriam geradas sinergias que permitiriam reduzir custos mas e se algo corresse mal? O problema seria bem maior não?
Para além disso, os problemas de capital dos dois bancos não ficariam resolvidos com uma simples fusão! Tal só se resolve com recurso a aumento de capital, seja ele feito com ou sem fusão pelo meio!
Análise
"Fusão entre BCP e BPI faz mais sentido agora do que nunca"
Pedro Latoeiro
09/11/10 10:30
enviar noticia
A última tentativa desencadeou uma guerra de poder que culminou com o afastamento de Paulo Teixeira Pinto e Jardim Gonçalves.
A última tentativa desencadeou uma guerra de poder que culminou com o afastamento de Paulo Teixeira Pinto e Jardim Gonçalves.
Collapse
BCP em queda
Collapse
Comunidade
Partilhe: del.icio.us Digg Facebook TwitThis Google Mixx Technorati
Os analistas do banco Nomura dizem ter chegado o tempo dos bancos portugueses pensarem em movimentos de consolidação.
Numa nota de análise de hoje intitulada "Banks we like in countries we don't", a equipa de peritos liderada por Daragh Quinn argumenta que os bancos portugueses "vão eventualmente considerar a consolidação como fonte de crescimento" dado se perspectivar uma recessão em Portugal ao mesmo tempo que os níveis de capital das instituições se apresentam baixos.
Nesse sentido "acreditamos que uma fusão entre BCP e BPI tem maior sentido estratégico agora do alguma vez teve ao longo dos últimos três anos", argumenta o Nomura, lembrando que os bancos já tentaram, por duas vezes, esta operação e ambas sem sucesso.
No mesmo documento, o Nomura avança que a fusão entre estes dois bancos portugueses geraria, só em custos, sinergias de 212 milhões de euros e diz acreditar que os maiores accionistas do BCP e do BPI aceitariam este negócio. "O apoio dos accionistas seria essencial, mas acreditamos que tanto o La Caixa (tem 30% do BPI) como a Sonangol (tem 10% do BCP) aceitariam esta fusão", lê-se no ‘research'.
Na mesma nota de análise, o Nomura revê em baixa, para 0,75 euros, o preço-alvo do BCP, a quem atribui uma recomendação de "comprar". Na sessão de hoje, o banco cai 1,42% para 0,62 euros (ver gráfico), 20% abaixo do ‘target' do Nomura.
BN
"Fusão entre BCP e BPI faz mais sentido agora do que nunca"
Pedro Latoeiro
09/11/10 10:30
enviar noticia
Collapse
BCP em queda
Collapse
Comunidade
Partilhe: del.icio.us Digg Facebook TwitThis Google Mixx Technorati
Os analistas do banco Nomura dizem ter chegado o tempo dos bancos portugueses pensarem em movimentos de consolidação.
Numa nota de análise de hoje intitulada "Banks we like in countries we don't", a equipa de peritos liderada por Daragh Quinn argumenta que os bancos portugueses "vão eventualmente considerar a consolidação como fonte de crescimento" dado se perspectivar uma recessão em Portugal ao mesmo tempo que os níveis de capital das instituições se apresentam baixos.
Nesse sentido "acreditamos que uma fusão entre BCP e BPI tem maior sentido estratégico agora do alguma vez teve ao longo dos últimos três anos", argumenta o Nomura, lembrando que os bancos já tentaram, por duas vezes, esta operação e ambas sem sucesso.
No mesmo documento, o Nomura avança que a fusão entre estes dois bancos portugueses geraria, só em custos, sinergias de 212 milhões de euros e diz acreditar que os maiores accionistas do BCP e do BPI aceitariam este negócio. "O apoio dos accionistas seria essencial, mas acreditamos que tanto o La Caixa (tem 30% do BPI) como a Sonangol (tem 10% do BCP) aceitariam esta fusão", lê-se no ‘research'.
Na mesma nota de análise, o Nomura revê em baixa, para 0,75 euros, o preço-alvo do BCP, a quem atribui uma recomendação de "comprar". Na sessão de hoje, o banco cai 1,42% para 0,62 euros (ver gráfico), 20% abaixo do ‘target' do Nomura.
BN
- Registado: 10/5/2009 21:02
BCP junta-se ao BES nas críticas à agência de "rating&q
BCP mantém contrato com a Fitch mas critica descida de "rating" hoje anunciado pela agência de notação financeira.
O Banco Comercial Português considera que o corte de “rating” hoje anunciado pela Fitch para os bancos portugueses não se justifica, uma vez que desde a última revisão, efectuada em Julho, “não se registou qualquer novo facto relevante que constituísse ou implicasse uma alteração significativa das condições de financiamento, liquidez, solvabilidade e rendibilidade dos bancos portugueses”.
As críticas do BCP à Fitch surgem depois de o BES ter emitido um comunicado com afirmações mais agressivas.
“O ‘rating’ de ‘BBB+’ atribuído pela Fitch Ratings não reflecte a solidez financeira” do BES, salientou o banco em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), considerando “que não existe uma justificação válida para a revisão em baixa do seu ‘rating’ em 3 níveis, em menos de 4 meses”.
Em consequência, o Conselho de Administração do BES “decidiu não renovar o contrato com a Fitch Ratings”.
O BCP não avança com criticas tão violentas, nem rescindiu contrato com a Fitch, mas também lança críticas à medida da Fitch.
Diz o banco liderado por Carlos Santos Ferreira que a Fitch reconhece a “diminuição gradual e sustentada do recurso ao financiamento junto do BCE desde Agosto, como resultado dos esforços de diversificação das suas fontes de financiamento e de redução da sua dependência face ao BCE” a considera que esta revisão “também não reflecte os resultados obtidos pelos bancos portugueses nos Stress Tests conduzidos pelo CEBS”.
Entre os quatro bancos que hoje sofreram cortes de “rating” por parte da Fitch, o BCP e o BES foram os únicos cuja notação desceu dois níveis, de A para BBB+.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=452673
O Banco Comercial Português considera que o corte de “rating” hoje anunciado pela Fitch para os bancos portugueses não se justifica, uma vez que desde a última revisão, efectuada em Julho, “não se registou qualquer novo facto relevante que constituísse ou implicasse uma alteração significativa das condições de financiamento, liquidez, solvabilidade e rendibilidade dos bancos portugueses”.
As críticas do BCP à Fitch surgem depois de o BES ter emitido um comunicado com afirmações mais agressivas.
“O ‘rating’ de ‘BBB+’ atribuído pela Fitch Ratings não reflecte a solidez financeira” do BES, salientou o banco em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), considerando “que não existe uma justificação válida para a revisão em baixa do seu ‘rating’ em 3 níveis, em menos de 4 meses”.
Em consequência, o Conselho de Administração do BES “decidiu não renovar o contrato com a Fitch Ratings”.
O BCP não avança com criticas tão violentas, nem rescindiu contrato com a Fitch, mas também lança críticas à medida da Fitch.
Diz o banco liderado por Carlos Santos Ferreira que a Fitch reconhece a “diminuição gradual e sustentada do recurso ao financiamento junto do BCE desde Agosto, como resultado dos esforços de diversificação das suas fontes de financiamento e de redução da sua dependência face ao BCE” a considera que esta revisão “também não reflecte os resultados obtidos pelos bancos portugueses nos Stress Tests conduzidos pelo CEBS”.
Entre os quatro bancos que hoje sofreram cortes de “rating” por parte da Fitch, o BCP e o BES foram os únicos cuja notação desceu dois níveis, de A para BBB+.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=452673
- Registado: 18/9/2010 12:14
Do comunicado obrigatório à CMVM:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR30606.pdf
Destaco o seguinte texto:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR30606.pdf
Destaco o seguinte texto:
Todavia, desde a data da anterior revisão das notações de rating (21 de Julho de 2010),
não se registou qualquer novo facto relevante que constituísse ou implicasse uma alteração
significativa das condições de financiamento, liquidez, solvabilidade e rendibilidade dos
bancos portugueses.
Com efeito, a Fitch Ratings fundamenta a sua decisão no aumento dos riscos de liquidez e
funding dos bancos portugueses, se bem que reconheça a diminuição gradual e sustentada
do recurso ao financiamento junto do BCE desde Agosto, como resultado dos esforços de
diversificação das suas fontes de financiamento e de redução da sua dependência face ao
BCE. A revisão dos ratings atribuídos pela Fitch Ratings também não reflecte os resultados
obtidos pelos bancos portugueses nos Stress Tests conduzidos pelo CEBS.
Elias Escreveu:jrnabolsa Escreveu:sabem quanto % baixou no último corte?
Não caiu, em vez disso subiu 13%.
o ultimo corte foi anunciado no dia 22 de Julho, de manhã - ver http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=436063
No dia 21 de Julho o BCP fechou a 0,615
No dia 22 de Julho o BCP fechou a 0,647 (5% de subida)
No dia 28 de Julho o BCP fechou a 0,693 (13% numa semana)
Espero que estes dados ajudem a desmistificar a ideia de que as agências andam a tentar prejudicar os bancos ou a fazer baixar a sua cotação.
Deveras interessante.

Obrigado
Re: Fitch baixa "rating" de quatro bancos portugue
basapistas Escreveu:O BCP estava a portar-se tão bem... agora é que vão ser elas... o medo vai-se apoderar-se do pessoal.. e já sabemos o que nos espera...!!
Prefiro mais: mais oportunidades de negócios.
O comentário deste utilizador é o típico dos investidores que vergam mais para o pessimismo... Medo? Por amor de Deus....
Quanto à agência faz todo o sentido baixar o rating, e quanto mais baixo for mais barato fica e quanto mais barato fica mais se pode comprar ou melhor negócio fazer para adquirir como por exemplo... uns 10%
Pensar em grande "gentlemen"... think hard think wise.
- Registado: 30/11/2009 17:36
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias, eu não escrevi em lado nenhum que as agências de rating andavam a tentar prejudicar os bancos, ora lê bem o que eu escrevi.
Hum... não entendo porque te sentiste visado pelo meu comentário. Eu não estava a referir-me a ninguém em particular e muito menos a mandar alguma indirecta ao meu amigo...
Pensei que estavas...
Oh diabo... deves ter-me em muito má conta...

- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias, eu não escrevi em lado nenhum que as agências de rating andavam a tentar prejudicar os bancos, ora lê bem o que eu escrevi.
Hum... não entendo porque te sentiste visado pelo meu comentário. Eu não estava a referir-me a ninguém em particular e muito menos a mandar alguma indirecta ao meu amigo...
Pensei que estavas...

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Elias, eu não escrevi em lado nenhum que as agências de rating andavam a tentar prejudicar os bancos, ora lê bem o que eu escrevi.

- Registado: 5/11/2002 12:21
Obrigado Elias.Elias Escreveu:jrnabolsa Escreveu:sabem quanto % baixou no último corte?
o ultimo corte foi anunciado no dia 22 de Julho, de manhã - ver http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=436063
Espero que estes dados ajudem a desmistificar a ideia de que as agências andam a tentar prejudicar os bancos ou a fazer baixar a sua cotação.
É estranho... ou não...será que nestas últimas quedas já estavam incorporados os cortes?Cumpts
Elias Escreveu:jrnabolsa Escreveu:sabem quanto % baixou no último corte?
Elias, eu não escrevi em lado nenhum que as agências de rating andavam a tentar prejudicar os bancos, ora lê bem o que eu escrevi.
Existiram 3 vezes em que os rating foram reduzidos e uns dias antes fundos venderam a descoberto acções do BCP.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein