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Caldeirão da Bolsa

O melhor de Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 8/11/2010 22:12

AutoMech Escreveu:
Ora não foi o vídeo que trouxe as pessoas. O vídeo estava lá para ser visto por quem lá fosse. :wink:


Certo, mas os aplausos não eram obrigatórios.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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por Razao_Pura » 8/11/2010 22:03

Auto_Mech,

Você está ligado ao meio publicitário não está?
É o que me parece da sua argumentação extensamente documentada.
R.P.
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por Automech » 8/11/2010 21:56

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:A titulo de curiosidade este vídeo terá sido encomendado por alguém desta lista:

A Participação Portuguesa é da responsabilidade do Governo Português e tem uma estrutura organizativa distribuída da seguinte forma:

* Comissário-Geral de Portugal, a quem cabe a coordenação e direcção da Participação Portuguesa em todas as suas fases e vertentes, bem como a coordenação do Conselho Geral.
* Conselho Geral ao nível governamental, composto por um representante dos seguintes Ministérios: Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), Ministério da Economia, da Inovação e Desenvolvimento (MEID), Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e Ministério da Cultura (MC).
* Parque Expo 98, S.A., como entidade executora do projecto, responsável pela concepção, preparação, organização e execução da Participação Portuguesa.

Penso que foi a Parque Expo pelo que está no vídeo.


Se voltares atrás e leres os meus comentários verificas que:

Realizado pelo esloveno residente em Portugal Anze Persin, por encomenda do Comissariado português e produzido pela LX Filmes,



Tens razão. Já agora o comissário foi o Rolando Borges Martins. Fui investigar mais acerca deste senhor.

Foi nomeado pelo ministério do ambiente e já tinha gerido a Expo.

[/quote]
Gestor criticado pelo TC apontado para a Expo

Rolando Borges Martins, ex-administrador da Parque Expo (PE), foi o nome escolhido pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, para presidir à administração daquela empresa. Segundo o DN apurou, o governante já conversou pessoalmente com o gestor sobre essa hipótese, mas ainda não é seguro que seja ele o escolhido, devido a fortes resistências dentro do Governo e do PS ao seu nome. Na origem dessas movimentações es-tá uma questão política - o gestor é conotado com o PSD e foi nomeado por Santana Lopes para uma empresa municipal - mas também o facto de o Tribunal de Contas (TC) ter detectado, em 2000, irregularidades nas áreas da Expo'98 tuteladas por Borges Martins.

Contactado pelo DN, o Ministério do Ambiente, não confirma nem desmente a escolha. "Esse assunto está a ser tratado, na próxima semana eventualmente haverá novidades sobre essa matéria", foi a resposta do gabinete de imprensa, quando confrontado com o nome do sucessor de Bracinha Vieira, o presidente da PE nomeado pelo Governo de Durão. Quan-to a Borges Martins, foi perem- ptório "Nego totalmente. Não fui sondado nem convidado."

Tanto na PE como no Governo e no PS não é segredo que Nunes Correia quer propor o nome de Borges Martins na Assembleia Geral (AG) da empresa, marcada para de hoje a uma semana, na qual deve ser escolhido o novo presidente. A AG já foi adiada duas vezes, devido à mudança de Governo. O actual ministro do Ambiente trabalhou com Borges Martins no programa Polis, que Nunes Correia dirigiu e onde Borges Martins integrou a equipa de concepção deste programa, ambos nomeados por José Sócrates, à altura ministro do Ambiente.

Tribunal arrasa. Borges Martins, gestor que faz amanhã 45 anos, fez parte de várias administrações da PE, a que esteve ligado entre 1993 e 2002. Foi director de promoção e marketing antes de integrar a administração, com o mesmo pelouro, em 1999, com Mega Ferreira.

Como responsável por esta área, foi um dos visados do relatório do TC que, em 2000, arrasou a gestão da PE. Sobre a promoção e marketing (Promark), o TC escreveu, por exemplo, que "o planeamento com rigor e a vinculação da área a objectivos orçamentais, a presença de um efectivo controlo orçamental e a implementação de uma análise de desvios face às realizações alcançadas foram perspectivas de gestão que na área Promark estiveram secundarizadas ou até mesmo nunca chegaram a existir."

São várias as críticas apontadas pelo TC. Na adjudicação de contratos foram identificados "processos de selecção não suficientemente abrangentes, estruturados, claros e transparentes, na indicação dos critérios ou das razões que conduziram à selecção de alguns dos adjudicatários", sendo dados os exemplos de adjudicações à agência EURO RSCG e ao gabinete de projectistas Risco.

A "realização de pagamentos não suportados em contrato formal", a "existência de alguma flexibilidade e facilidade da parte da PE em fazer cumprir ao adjudicatário a totalidade das obrigações contratuais assumidas", a "assunção e pagamento de despesas para a execução de trabalhos que acabaram em parte por não ser realizados pelo adjudicatário" e a "execução de despesas pela PE que acabaram por dispor de uma relação custo/benefício significativamente desequilibrada para a empresa" são outros dos pecados identificados no relatório sobre a área de promoção e marketing.

A EURO RSCG e o gabinete de projectistas Risco voltam a ser mencionadas no relatório, devido ao "tratamento privilegiado" que mereceram. Risco é o gabinete do arquitecto Manuel Salgado, ao qual Borges Martins está ligado.

O gestor está a frequentar o 4.º ano de Arquitectura na Universidade Lusíada, segundo um currículo publicado no Boletim Muni-cipal de Lisboa, em Novembro, quando foi nomeado para a administração da Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Pombalina. Antes, a actual maioria camarária, liderada pelo PSD, já o tinha nomeado para a Ambelis, Agência para a Modernização de Lisboa.
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http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx? ... _id=599991




mais_um Escreveu:O artigo é de 15 de Maio, a EXPO abriu em 30 de Abril, ao fim da 1ª semana o pavilhão português era dos mais visitados, com 115 mil pessoas. Quando o artigo foi escrito (algures entre o fim da 1ª semana e 15 de Maio), já tinha sido visto por 200 mil pessoas. Até ao fim da EXPO (a EXPO acabou a 31 de Outubro)o pavilhão foi visto por 5 milhões de pessoas, por isso o video foi visto por milhões de pessoas na EXPO.

Nem sei a que proposito é que referes as visualizações na net, já que o video foi feito para passar no pavilhão, para uma audiencia esmagadoramente constituida por chineses. Já agora, caso não saibas o Youtube está proibido/bloqueado na China, não consegues ver.

Um abraço,

Alexandre Santos



Obrigado pela correcção mais_um. As minhas desculpas.

Pensei que Mec estava a valar em visualizações na net uma vez que o artigo ainda só falava em 200K visitantes.

De qualquer das formas mantém-se o que disse porque o Mec defende que o objectivo do vídeo foi plenamente conseguido dadas as visualizações (milhões).

Ora não foi o vídeo que trouxe as pessoas. O vídeo estava lá para ser visto por quem lá fosse. :wink:
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por The Mechanic » 8/11/2010 21:49

Sendo assim, não é preciso dizer mais nada . :wink:


Um abraço ,

The Mechanic
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por mais_um » 8/11/2010 21:33

AutoMech Escreveu:A titulo de curiosidade este vídeo terá sido encomendado por alguém desta lista:

A Participação Portuguesa é da responsabilidade do Governo Português e tem uma estrutura organizativa distribuída da seguinte forma:

* Comissário-Geral de Portugal, a quem cabe a coordenação e direcção da Participação Portuguesa em todas as suas fases e vertentes, bem como a coordenação do Conselho Geral.
* Conselho Geral ao nível governamental, composto por um representante dos seguintes Ministérios: Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), Ministério da Economia, da Inovação e Desenvolvimento (MEID), Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e Ministério da Cultura (MC).
* Parque Expo 98, S.A., como entidade executora do projecto, responsável pela concepção, preparação, organização e execução da Participação Portuguesa.

Penso que foi a Parque Expo pelo que está no vídeo.


Se voltares atrás e leres os meus comentários verificas que:

Realizado pelo esloveno residente em Portugal Anze Persin, por encomenda do Comissariado português e produzido pela LX Filmes,




AutoMech Escreveu:
Em relação aos milhões de visualizações, o site mostra 124K (e seria interessante saber quantos são portugueses e estrangeiros (sim, lá vem o gajo com a porcaria dos detalhes).
Os milhões é aquilo que se espera que visitem o pavilhão. Neste momento penso que foram 200K.

Portanto se atingir plenamente os objectivos do video, como tu dizes, é ser visto por milhões, ainda faltam alguns…

Humm..continuas desatento ao que eu escrevo, isso não pode continuar... :mrgreen: :mrgreen:

O artigo é de 15 de Maio, a EXPO abriu em 30 de Abril, ao fim da 1ª semana o pavilhão português era dos mais visitados, com 115 mil pessoas. Quando o artigo foi escrito (algures entre o fim da 1ª semana e 15 de Maio), já tinha sido visto por 200 mil pessoas. Até ao fim da EXPO (a EXPO acabou a 31 de Outubro)o pavilhão foi visto por 5 milhões de pessoas, por isso o video foi visto por milhões de pessoas na EXPO.

Nem sei a que proposito é que referes as visualizações na net, já que o video foi feito para passar no pavilhão, para uma audiencia esmagadoramente constituida por chineses. Já agora, caso não saibas o Youtube está proibido/bloqueado na China, não consegues ver.

Um abraço,

Alexandre Santos
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por urukai » 8/11/2010 20:44

Acho que o vídeo está muito bem feito!

Penso que peca um pouco por faltar cor (concordo por isso com algumas das críticas) e apela pouco ao turismo. Talvez não fosse o objectivo mas penso que se o filme ia ter tamanha projecção (visto por milhões de chineses) deveria suscitar mais a vontade de visitar Portugal e eu não senti isso.
Um exemplo de um excelente video de turismo (na minha opinião) será este da Islândia:
http://vimeo.com/12236680
(Depois do ver apetece ir lá)

No entanto, penso este de Portugal transmite uma imagem de um Portugal Moderno e orientado para o futuro.
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por Automech » 8/11/2010 20:18

The Mechanic Escreveu:...mas então é tudo mau o que os PROFISSIONAIS deste país fazem ou pode ser que este e outros trabalhos sejam bons ?


Não. Tu defendeste que estava bom porque era feito por profissionais. E eu disse que o facto de ser feito por profissionais não obriga necessariamente a que esteja bom.

Mas nem sequer me podes acusar de denegrir os profissionais nacionais Mec porque foi, como tu mesmo dizes mais abaixo, feito por um estrangeiro.

Se quisesse criticar por criticar chegava aqui e dizia algo do género "Então é preciso ir buscar um estrangeiro para fazer isto ?"


The Mechanic Escreveu:E porque só 7 ou 8,000 pessoas vêem os filmes de Manoel de Oliveira , o seu trabalho é mau ? Os filmes do Steven Seagal são então muito melhores .Têm muito publico .


Depende do objectivo (e é isso que tenho estado a tentar transmitir desde o principio).

Respondendo à tua questão se tu tens objectivos comerciais e o teu target são jovens de 15 anos, sim, os filmes do Seagal são provavelmente melhores para o teu objectivo do que um do MO. Se o target for outro (apreciadores dos filmes do género do MO), então seria provavelmente um erro dar-lhes o Seagal.

È tudo uma questão de target e objectivos. E qualquer um deles é bom, nas circunstancias certas.

O meu comentário sobre o MO (e isso já sai fora do tópico) é ter críticos de cinema que se arrogam no direito de serem donos da verdade cinéfila e, curiosamente, as classificações que dão são muito diferentes da restante população, como as audiências indicam (isso já foi discutido noutro tópico).

Logo, se quem encomenda o filme for por exemplo alguém que não tem claro o objectivo do filme, vai fazer algo enviesado à sua imagem / gosto e não orientado para o objectivo / target.

Portanto se entregasses a produção deste vídeo ao Manuel de Oliveira ou à McCann-Erickson, certamente que saiam coisas radicalmente diferentes.

A titulo de curiosidade este vídeo terá sido encomendado por alguém desta lista:

A Participação Portuguesa é da responsabilidade do Governo Português e tem uma estrutura organizativa distribuída da seguinte forma:

* Comissário-Geral de Portugal, a quem cabe a coordenação e direcção da Participação Portuguesa em todas as suas fases e vertentes, bem como a coordenação do Conselho Geral.
* Conselho Geral ao nível governamental, composto por um representante dos seguintes Ministérios: Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), Ministério da Economia, da Inovação e Desenvolvimento (MEID), Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e Ministério da Cultura (MC).
* Parque Expo 98, S.A., como entidade executora do projecto, responsável pela concepção, preparação, organização e execução da Participação Portuguesa.


Penso que foi a Parque Expo pelo que está no vídeo.


The Mechanic Escreveu:
A Mariza tem 7,000 pessoas no Coliseu ; os Linkin Park tem 50,000 em Wembley ...a Mariza não presta ?


Se tiveres um espectáculo para montar, orientado para jovens dos 8 aos 12 anos, com intuito comercial, quem é que levas ? A Mariza ou os D'ZRT ? Respondendo a isto percebes a minha critica.

Não é o facto de um ser melhor ou pior que outro. Cada um tem o seu momento certo, local adequado e o seu público alvo.



The Mechanic Escreveu:Não foi só isso que foi explicado . Eu expliquei que há lá coisas que vi e gosto muito ( arte, cultura, musica, paisagem ) . O mais_um explicou-te que devido à questão cultural, o video teve sucesso para os Chineses, que foi para quem ele foi feito . Mas tu só vês as tuas explicações .


Já disse que o video tem coisas boas de Portugal. Já pus o link dos elementos da Wikipedia. Já disse que a ideia dos elementos foi excelente. Queres que diga o quê mais ?

Quanto ao sucesso (aplausos) também já respondi.


The Mechanic Escreveu:Eu não conheço a China e os Chineses , mas por isso não critico negativamente como tu fazes . Tenho de confiar em que foi profissional e fez o seu trabalho o melhor que podia e sabia ( e com sucesso, pelos visto, como está documentado ) .


Critico negativamente ? Isso era chegar aqui, dizer que não presta e ir-me embora.

Interrogo-me como é que seria criticar positivamente (se é que era possivel).

Olha Mec, criticar negativamente foi o que eu vi no tópico do Horta Osório ( http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1 ) , que devias encher todos de orgulho, e a uma dada altura alguém escrever:

Somos Bons ? Acho eu de que ...é melhor não incluir todos os portugueses neste topico,porque sendo este senhor um bancario/gestor,qualquer descobrem que andava a desviar fundos e a branquear capitais etc.
As unicas noticias boas para os portugueses são aquelas que já passaram tipo o 25 de abril que bem falta fazia .


Se achas que foi algo semelhante que fiz aqui, OK. Opiniões não se discutem.


The Mechanic Escreveu:Mas existe agora um definição universal de bom e mau ? Ainda pra mais, em termos de Artes ? Em Arte , o que para um é mau, para outro é horrivel . Um Picasso é Arte e vale milhões, mas mostra lá um Guernica a "quem não entenda de arte" , que te diz logo que aquilo não vale nada , que " nem se percebe o que alia está, que não tem pessoas , nem paisagens , nem nada..." . Tu podes dizer que não gosta , mas dai a definires como "mau" já são outros tantos...


Não, não existe definição de bom ou mau na arte.

A diferença é precisamente não estarmos a falar de arte (que tem de ser interpretada) mas sim de um video promocional que deve ser o mais directo possivel. Vê o video do ICEP que o mais_um deixou por exemplo.

Eu próprio deixei um video curto e directo ao ponto, como exemplo, sem ser necessário "interpretar" porque é que o tipo está a jogar golf na rua augusta..

The Mechanic Escreveu:Não Antes pelo contrário . Aqui o que conta é o gosto pessoal , uma vez que nem tu , nem eu temos bases para criticar o trabalho do homem . Quem critica , deve saber do que fala . Tu e eu, neste caso, só falamos do que "atinge a vista" .


Por essa ordem de ideia haverá pouca coisa que podemos criticar, a não ser que sejas especialista na área.


The Mechanic Escreveu:...ah, espera ...tu sentiste-te foi atingido pela mensagem . Não era pra ti . E era tambem .


Eu não sei, nem me preocupo se era para mim Mec (já passei a idade de me preocupar com isso) e não há prova melhor de que não me preocupo do que ter escrito o que escrevi, mesmo sabendo que iria gerar discussão. Era mais confortável ver o vídeo, pensar que era mau e passar à frente.

Agora chegar aqui, como tu chegaste, a disparar que só sabemos dizer mal, mostra o espírito com que entraste na discussão, não te limitando a analisar e rebater as criticas que fiz ao video (eram essas que estavam em causa) mas tecendo considerações infundadas sobre o espitito negativista dos que não gostaram (incluindo naturalmente o meu).

Se viesses para uma discussão refutavas os argumentos sem demais considerações, como aliás já fizeram outros participante do tópico.

Ao entrares em considerações de juizo de valor (pelo menos no meu caso errados) sobre o negativismo dos participante deixas de estar a discutir apenas o que está em causa (o video).

The Mechanic Escreveu:É para todos que criticam , mesmo quando não há nada para criticar . Criticam por criticar, pois sabem que não vão acrescentar nada melhor .


Então não disse onde melhorava ? Não disse o que achava mal ? Terás lido o que escrevi ?

The Mechanic Escreveu:Neste caso, criticaste porque não gostaste , porque achaste que não era bem feito e não mostrava o pais .


Já te disse que o meu gosto é irrelevante Mec. Não insistas com o meu gosto.


The Mechanic Escreveu:Num trabalho que foi apaludido pelo seu publico-alvo e visto por milhões atingindo plenamente os seus objectivos de divulgação , vir de cá um Português criticar "que não mostra nem luz , nem cor " é o quê ?!


Quanto ao aplaudido já respondi o que pensava (e não embarco nisso).

Em relação aos milhões de visualizações, o site mostra 124K (e seria interessante saber quantos são portugueses e estrangeiros (sim, lá vem o gajo com a porcaria dos detalhes).

Os milhões é aquilo que se espera que visitem o pavilhão. Neste momento penso que foram 200K.

Portanto se atingir plenamente os objectivos do video, como tu dizes, é ser visto por milhões, ainda faltam alguns…



The Mechanic Escreveu:Quanto no teu trabalho , vês uma coisa que está mal , criticas e propões medidas para fazer melhor , isso é critica construtiva e procura de excelência .

Quando criticas o trabalho de alguem que teve sucesso e foi reconhecido pelos seus pares


Diz-me lá onde é que essa do reconhecido pelos pares está ? Eu pelo menos nem o nome do senhor consegui encontrar na Wikipedia. Estranho para alguém reconhecido.


The Mechanic Escreveu:, crítica e publico , porque não satifez os teus gostos pessoais de "cor e luz" , sem propores nada , sem acrescentares nada , isso , não é excelencia, não é nada . É criticar, por criticar .


Eu disse exactamente o que achava mal no filme e os problemas que achava que o video tinha. Se achas que isso é criticar por criticar é contigo.
Os meus gostos pessoais, já o disse várias vezes, não interessam para nada aqui.


Eu não embarco é em intelectualidades de agências e de cineastas.

Isto é o que se lê no site http://www.portugalexpo2010.com.pt/vPT/ ... mento.html a propósito do logotipo (convém verem o logo):
"O símbolo adopta a forma circular. O círculo representa o centro, a praça para o Mundo, e simboliza perfeição e a homogeneidade, podendo ainda representrar o próprio Mundo. É uma forma organizada e meditativa, pressupõe dinâmica."


Deixo a quem quiser a interpretação e o juízo de valor desta descrição porque discursos destes já gramei os suficientes ao longo da vida (até porque conheço a origem de alguns logótipos e depois as patacuadas que as agências escrevem, como as de acima, para venderem a ideia do que fizeram aos clientes).

Mas experimentem a perguntar a 10 pessoas, chineses ou não chineses, o que lhes transmite o logotipo e depois logo vêm. Eu já fiz essa experiência várias vezes com outros logos (e não só) e tenho pena de não ter começado a anotar porque já dava para um livro giro.



E para terminar, recomendo a leitura do Edson Athaíde, alguém insuspeito no mundo da publicidade, sobre anúncios, prémios, targets e afins (e que até realça a importância da diferença de culturas, daí a ideia excelente dos elementos):

Cada festival de Cannes fecha um ciclo. E abre outro. Cannes é o réveillon publicitário do planeta. É a Páscoa do anúncios. É o Carnaval dos spots e campanhas.
Não fui a Cannes este ano. Nem no ano passado. Sinceramente, acho o Estoril mais castiço do que aquela praia da Riviera francesa. Não ir a Cannes serve me com uma forma de preservar a minha análise sobre o trabalho lá apresentado. Estou isento da tradicional loucura canneana de achar que aquilo é o resumo perfeito da melhor publicidade do mundo.

Não é. Nunca vai ser. Nem é o objectivo do festival.

Cannes é um resumo sim. Mas é um resumo parcial. Como todos os festivais internacionais, Cannes não tem, por exemplo, a mais pequena sensibilidade a respeito da publicidade feita com sabor local. Há lá um síndroma de Que a boa publicidade é aquela com sentido universal.

Parvoíce pegada.

Um bom anúncio é aquele que fala com alguém. E este alguém costuma ter passaporte, bilhete de identidade, hábitos, gostos, culturas. Um português não pensa igual a um dinamarquês. E qual é o problema disto? Vai perguntar aos publicitários que acreditam piamente, sem deixar espaço para conversas e discussões, na chamada ideia worldwide, aquela que funciona aqui e no Ceilão, como se o Ceilão fosse ali pelos lados de Alcabideche.

A prova disto é o anúncio ganhador do Grand Prix na categoria de press & poster. Mais imbecil mpossível.

O anúncio não diz rigorosamente nada. O anúncio resume se a apresentar a foto de um casal pretensamente moderninho onde com muito esforço vemos que os seus mamilos estão deformados a representar a marca da Playstation. Não há texto, não há títulos, não há mais nada. Nem ideia. É uma foto e pronto. E nem sequer é uma boa foto.

Se calhar sou eu é que estou a ficar velho. Mas se é para fazer este tipo de publicidade e julgar-se vanguarda, vou ali e já volto. Se é para assassinar décadas e décadas de saber publicitário acumulado, se é para dizer que o que fazemos no nosso dia a dia está completamente ultrapassado, prefiro então dedicar me a descobrir com é que vai ser a comunicação comercial no universo das novas tecnologias.

Se ainda tinha alguma dúvida, passo a ter certezas. Estamos a assistir o declínio do império americano no campo da publicidade. O copy strategy (baseado na ideia de que cada anúncio deve comunicar um benefício único do produto), que nada mais é do que uma sistematização de conceitos inventada pelos americanos, está cada vez mais a cair em desuso.

Se até há pouco tempo a busca da simplicidade e da clareza era a grande missão dos criativos publicitários, agora o que é considerado genial é anúncio hermético, intricado, quase impossível de ser decifrado.

Cannes serve para sinalizar coisas. Uma legião de jovens publicitários de todos os continentes vêem os anúncios premiados em Cannes como a bússola que deve guiar o seu trabalho. Já de alguns anos a esta parte, Cannes tem sinalizado que a boa publicidade é um arremedo de raciocínio bem produzido e que só pode ser entendido pelos próprios publicitários.

Deve ser por isto que cada vez mais é difícil encontrar novos publicitários que saibam fazer um folheto com pés e cabeça, anúncios com princípio, meio e fim, spots de televisão que não precisem de um tradutor para explicar o seu conteúdo, outdoors que se leiam nas ruas e peças publicitárias em geral em que se vejam o produto, a marca do cliente e, heresia das heresias, o telefone e a morada da empresa anunciante.

A culpa, é claro, não é dos organizadores do festival. A culpa é dos publicitários. E, sinceramente, nem é dos jurados. Eles apenas mimetizam o comportamento ingénuo dos mercados publicitários que representam.

E a verdade é que quem está a estabelecer (dentro dos mercados) os critérios para julgar a publicidade são tipos de pouco mais de vinte anos, que mal saíram dos cueiros, que fizeram pouquíssimas campanhas de verdade mas que já ganharam imensos prémios com os chamados anúncios fantasmas (anúncios que ninguém pediu, ninguém vai ver e que vivem e morrem em si mesmos).

Não tenho nada contra em ganhar prémios com anúncios fantasmas. Ganhar prémio é sempre bom. Mas daí a achar que um bom anúncio fantasma é uma prova da capacidade de um profissional de fazer bons anúncios reais vai uma longa distância.

Enquanto isto, a malta do marketing directo, os web designers e os profissionais de digital brand dão pulos de alegria ao ver o grau de infantilidade com que os publicitários se comportam. Eles estão a assistir de camarote o nosso longo e divertido haraquiri. Só é preciso mais meia dúzia de festivais de Cannes como este nara os clientes questionarem (como dizem os espanhóis) de uma menina vez a necessidade de fazer e pagar por um anúncio. Aí, amiguinhos, vai faltar dinheiro e emprego para todos.

Mas, se calhar, não há problema, vai sobrar tempo para ir fazer fantasmas na praia. Sinceramente, não espero estar vivo para isto.

Ou como diria o meu Tio Olavo: "Aqui se faz, aqui se paga."


http://www.truca.pt/arquivo/tio_olavo_m ... tio_5.html
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por Razao_Pura » 8/11/2010 18:17

Boa tarde,

Estive a ver o filme e parece-me excepcional, direi até extraodinário. Garanto-vos que se tivesse ida à exposição e tivesse assistido a este filme ao vivo em território estrangeiro verteria grossas lágrimas de alegria e de orgulho em ser portuguesa.

O filme está muito bem realizado, tem requinte e sofisticação na produção. A escolha das imagens é brutal e ilusta tudo aquilo que temso de bom e em que somos bons e são tantos os sectores que não acredito que alguém não se reveja neste filme: cultura, música, artesanato, desporto, gastronomia tradicional e contemporânea, moda, aquitectura. Sectores tradicionais como a cortiça e o vinho, as nossas praias, a logística de transportes (para reforçar o nosso papel de porta para o atlântico), a juventude da nossa sociedade, a guitarra portuguesa. A modernidade pela mão dos nossos aquitectos e pela aposta nas energias renováveis, alusões que surgem várias vezes em dois ou 3 dos elementos. E aqui julgo que fomos muito audazes na mensagem porque talvez tentemos ser pedagógicos e mostrar aos chineses que a aposta nas renováveis é uma aposta no futuro, é uma aposta na sustentabilidade (espero que eles percebam esta mensagem). E por fim as pessoas, porque Portugal é feito de Portugueses e essencilamente os nossos jovens porque é neles que reside o fututro do país, e foi a mostar os nossos jovens e com o climax da percussão dos Toca a Rufar que chegámos ao fim dos 7 minutos do filme. Achei arrepiante. Uma obra que me orgulha e que não hesito em classificar de grande qualidade.

R.P.
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por mais_um » 8/11/2010 18:15

rmachado Escreveu:Dito isto eu diria que é um excelente filme.
Eu mudava alguma coisa? de certeza que sim.



O facto de mudares algo do filme, faria com que ficasse melhor para ti, mas não necessáriamente para o publico alvo :mrgreen: :mrgreen:
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por rmachado » 8/11/2010 17:57

Ui, temos aqui um embates de Mech's... :)

O filme podia ser melhor?
Talvez.

O filme está a cumprir os seus objectivos?
Está e parece que até mais do que se esperava

Dito isto eu diria que é um excelente filme.
Eu mudava alguma coisa? de certeza que sim.

(quanto a questão da publicidade... muitos dos anúncios que andam por cá nem são cá feitos e temos deles pavorosos...)
 
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por The Mechanic » 8/11/2010 17:43

Automech
Abres qualquer jornal ou revista ou vês anúncios na televisão e verificas a falta de nexo de alguns anúncios que os PROFISSIONAIS da publicidade produzem todos os dias.

Portanto nem tudo o que é feito por profissionais tem necessariamente de estar bom.


...mas então é tudo mau o que os PROFISSIONAIS deste país fazem ou pode ser que este e outros trabalhos sejam bons ?

E isso dos profissionais e de quem avalia os projectos (ou os aprova / encomenda) tem muito que se lhe diga neste país.

O Manuel de Oliveira também recebe prémios em Cannes (portanto deve ser bom). Pena é que só 7 ou 8 mil pessoas vão ver os filmes que custam 700.000 euros por ano aos cofres públicos.


E porque só 7 ou 8,000 pessoas vêem os filmes de Manoel de Oliveira , o seu trabalho é mau ? Os filmes do Steven Seagal são então muito melhores .Têm muito publico . A Mariza tem 7,000 pessoas no Coliseu ; os Linkin Park tem 50,000 em Wembley ...a Mariza não presta ?


Sim, eu digo que o video não está bom, pelos motivos que já expliquei.

Do outro lado tenho a resposta de que está bom porque mostra coisas boas (certo) e porque foi feito para chineses, uma cultura diferente.


Não foi só isso que foi explicado . Eu expliquei que há lá coisas que vi e gosto muito ( arte, cultura, musica, paisagem ) . O mais_um explicou-te que devido à questão cultural, o video teve sucesso para os Chineses, que foi para quem ele foi feito . Mas tu só vês as tuas explicações .




Era isso de que estava a espera de ver debatido. Tu conheces a china e os chineses é ?

Ou defendes que o video cegamente com o argumento de que foi feito por profissionais e logo está bom e porque é para chineses.


Eu não conheço a China e os Chineses , mas por isso não critico negativamente como tu fazes . Tenho de confiar em que foi profissional e fez o seu trabalho o melhor que podia e sabia ( e com sucesso, pelos visto, como está documentado ) .



O João César Monteiro no filme Branca de Neve também fez algo que fugia ao tradicional. Foi aclamado como um génio por alguns críticos.

Daí a ter sido bom...


Mas existe agora um definição universal de bom e mau ? Ainda pra mais, em termos de Artes ? Em Arte , o que para um é mau, para outro é horrivel . Um Picasso é Arte e vale milhões, mas mostra lá um Guernica a "quem não entenda de arte" , que te diz logo que aquilo não vale nada , que " nem se percebe o que alia está, que não tem pessoas , nem paisagens , nem nada..." . Tu podes dizer que não gosta , mas dai a definires como "mau" , já são outros tantos...



O teu gosto e o meu são irrelevantes neste caso Mechanics. Eu exclui o meu gosto dos meus comentários que fiz (tentei ser isento e ver onde é que o video estava a ser exibido, o que pretenderia atingir e se mostrava duma forma fidedigna Portugal).


Antes pelo contrário . Aqui o que conta é o gosto pessoal , uma vez que nem tu , nem eu temos bases para criticar o trabalho do homem . Quem critica , deve saber do que fala . Tu e eu, neste caso, só falamos do que "atinge a vista" .

O que interessa é se a imagem de Portugal foi bem ligada à ideia (excelente) dos elementos. Eu penso que não.


Fica com os teus pensamentos então . Eu fico com o que os Chineses demonstraram . E esses demonstraram que foi um sucesso .

Vou pôr , para leres outra vez :

Vídeo Expo Xangai: "Portugal, uma praça para o mundo"
Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai é dos mais visitados. Documentário "Portugal, uma praça para o mundo" já foi visto por pelo menos 200 mil pessoas. (Veja no final do texto vídeos promocionais)

"Portugal, praça do mundo", o documentário promocional do país na Expo 2010 em Xangai, tem sido exibido em sessões contínuas no pavilhão português , num espaço de 380m2 que lembra o Terreiro do Paço. As projecções acabam quase sempre em aplausos.

Realizado pelo esloveno residente em Portugal Anze Persin, por encomenda do Comissariado português e produzido pela LX Filmes, é um documentário de 7 minutos.

"250 dias de sol por ano"


"O mar é a nossa escola" e "250 dias de sol por ano" são duas das mensagens difundidas pelo filme, que apresenta imagens da fadista Mariza, de Cristiano Ronaldo e, ainda, da assinatura do Tratado de Lisboa em 2007, e conta com a participação do grupo "Toca a Rufar".

A paisagem humana, filmada num ambiente "cosmopolita" - como diz Anze Persin - evidencia uma "diversidade étnica enorme", que é "outra característica da modernidade do país".

Segundo o realizador, o título evoca o tema da participação portuguesa na exposição "Uma praça para o mundo e um mundo cheio de energias", conceitos que "procuram ampliar a posição do país como "porta atlântica da Europa" e "promover o espírito inovador dos portugueses".






Agora vires com essa conversa do negativismo e do Sócrates eu até estou à vontade porque não encontras intervenções minhas dessas no fórum. Se vejo algo mal, sim, agora criticar por criticar, vagamente e sem argumentos, não.

Se o fiz desta vez é porque encontrei motivos (e não fugi a expor as razões) para o fazer.

Mas isto dos videos é como o marketing e o futebol, todos podemos dar bitaites e ninguém consegue provar que tem razão.



...ah, espera ...tu sentiste-te foi atingido pela mensagem . Não era pra ti . E era tambem . É para todos que criticam , mesmo quando não há nada para criticar . Criticam por criticar, pois sabem que não vão acrescentar nada melhor . Neste caso, criticaste porque não gostaste , porque achaste que não era bem feito e não mostrava o pais .
Num trabalho que foi apaludido pelo seu publico-alvo e visto por milhões atingindo plenamente os seus objectivos de divulgação , vir de cá um Português criticar "que não mostra nem luz , nem cor " é o quê ?!

Critica construtiva ?




É devido a este pensamento que os bons vão mesmo lá para fora.

Porque cá contentamos-nos com o aceitável e não procuramos a excelência (isso vê-se bem nas escolas).

A excelência procura-se tentando melhorar todos os dias, questionando, criticando positivamente quando achamos que uma coisa está mal e não aceitando que está sempre tudo bem.


Quanto no teu trabalho , vês uma coisa que está mal , criticas e propões medidas para fazer melhor , isso é critica construtiva e procura de excelência .

Quando criticas o trabalho de alguem que teve sucesso e foi reconhecido pelos seus pares , crítica e publico , porque não satifez os teus gostos pessoais de "cor e luz" , sem propores nada , sem acrescentares nada , isso , não é excelencia, não é nada . É criticar, por criticar .



Um abraço ,

The Mechanic
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por Automech » 8/11/2010 15:12

soaresviana Escreveu:Estou um pouco farto do pessimismo e de um sentido crítico destrutivo que alguns portugueses têm por aquilo que é seu; e digo isto porque quem gosta assim tão pouco de Portugal e do que cá é feito, pode perfeitamente ser o primeiro a negligenciar a floresta ou a deixar as ruas num esterco com papeis, beatas, embalagens, etc.

Se não gostam emigrem e assim já podem ter o discurso do emigrante que "lá fora é que é bom". Mas fiquem por lá porque quem não gosta de Portugal não produz pela sua "mátria".

Amar Portugal para mim é fácil. Quanto a alguns portugueses a argumentação já se complexifica e não é de todo tão linear.


É devido a este pensamento que os bons vão mesmo lá para fora.

Porque cá contentamos-nos com o aceitável e não procuramos a excelência (isso vê-se bem nas escolas).

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por Automech » 8/11/2010 15:03

mais_um Escreveu:
parece que os chineses gostaram.....


Não me surpreende porque lhes tocamos fundo com a excelente ideia dos elementos.

Mas importante é perceber se retiveram e perceberam a mensagem "O que é Portugal, o que temos para ver, onde somos bons, etc.".

Ou seja, se o climax não se esgotou passados esses 7 minutos.

O video do icep que deixaste (que é de outra natureza, claro) é muito mais 'directo' e deixa de forma clara o que queremos passar, sem coisas em 'abstracto' como diz o soaresviana.
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por Automech » 8/11/2010 14:54

The Mechanic Escreveu:
Porque os PROFISSIONAIS que fizeram aquilo , pelos vistos , não deviam saber o que andavam a fazer !

Abres qualquer jornal ou revista ou vês anúncios na televisão e verificas a falta de nexo de alguns anúncios que os PROFISSIONAIS da publicidade produzem todos os dias.

Portanto nem tudo o que é feito por profissionais tem necessariamente de estar bom.

E isso dos profissionais e de quem avalia os projectos (ou os aprova / encomenda) tem muito que se lhe diga neste país.

O Manuel de Oliveira também recebe prémios em Cannes (portanto deve ser bom). Pena é que só 7 ou 8 mil pessoas vão ver os filmes que custam 700.000 euros por ano aos cofres públicos.

The Mechanic Escreveu:Diz quem ? Tu ? Tu dizes que o video não está bom ?


Sim, eu digo que o video não está bom, pelos motivos que já expliquei.

Do outro lado tenho a resposta de que está bom porque mostra coisas boas (certo) e porque foi feito para chineses, uma cultura diferente.


The Mechanic Escreveu:Tu já pensaste que calor e cor já o Chineses tem de sobra ? Que "calor e cor" pode não lhes interessar ? Que pode ser mais interessante mostrar a cinzenta Mariza que o colorido Tony Carreira ? Que a paisagem Chinesa seja nublada como a que é mostrada , para identificação ?
Ou pensas que o mundo inteiro quer é Sol e Praia ( coisas de que os Portugueses detem ,orgulhosamente , o Monopólio. Do Sol e da praia, isto é .) ?


Era isso de que estava a espera de ver debatido. Tu conheces a china e os chineses é ?

Ou defendes que o video cegamente com o argumento de que foi feito por profissionais e logo está bom e porque é para chineses.

The Mechanic Escreveu:Se não consegues ver nada de bom no video, não são os outros que tem de te explicar . Sería falar Chinês contigo ...


Depois do que escrevi e argumentei a isto chama-se desconversar Mec.

The Mechanic Escreveu:Para entenderes porque foi assim produzido, tens de falar com que produziu . Eu vejo Cultura, vejo Gastronomia , vejo Arte ,vejo História , vejo Paisagem e muitas coisas mais, apresentadas de uma maneira que foge ao tradicional padrão de video " Sol e Praia" que se apresenta aos Europeus ( e eu vi muitos, que sou da Industria Hoteleira ).


O João César Monteiro no filme Branca de Neve também fez algo que fugia ao tradicional. Foi aclamado como um génio por alguns críticos.

Daí a ter sido bom...


The Mechanic Escreveu:E gosto do que vejo .


O teu gosto e o meu são irrelevantes neste caso Mechanics. Eu exclui o meu gosto dos meus comentários que fiz (tentei ser isento e ver onde é que o video estava a ser exibido, o que pretenderia atingir e se mostrava duma forma fidedigna Portugal).

O que interessa é se a imagem de Portugal foi bem ligada à ideia (excelente) dos elementos. Eu penso que não.

Agora vires com essa conversa do negativismo e do Sócrates eu até estou à vontade porque não encontras intervenções minhas dessas no fórum. Se vejo algo mal, sim, agora criticar por criticar, vagamente e sem argumentos, não.

Se o fiz desta vez é porque encontrei motivos (e não fugi a expor as razões) para o fazer.

Mas isto dos videos é como o marketing e o futebol, todos podemos dar bitaites e ninguém consegue provar que tem razão.
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por SoaresV » 8/11/2010 14:31

Pessoalmente adorei o conceito; de negativo só a registar a falta de alusão ao património histórico, mas será assim tão pertinente para os objectivos pretendidos?

Adorei a dinâmica do filme, está bem conseguido; boa fotografia e abordagem visual. Apela aos bens de consumo de que tanto os chineses gostam; à imagem dos americanos os chineses séc XXI adoram os vicios e prazeres e luxos da sociedade de consumo; ora, com o video vão adorar Portugal; a ideia do golfista ainda que abstracta penso que poderá transmitir a ideia de um Portugal virado para o lazer (até para os portugueses o conceito funciona)estando o golf associado a uma actividade relaxante e lúdica, mesmo quando contrastando num ambiente aparentemente frenético.

Estou um pouco farto do pessimismo e de um sentido crítico destrutivo que alguns portugueses têm por aquilo que é seu; e digo isto porque quem gosta assim tão pouco de Portugal e do que cá é feito, pode perfeitamente ser o primeiro a negligenciar a floresta ou a deixar as ruas num esterco com papeis, beatas, embalagens, etc.

Se não gostam emigrem e assim já podem ter o discurso do emigrante que "lá fora é que é bom". Mas fiquem por lá porque quem não gosta de Portugal não produz pela sua "mátria".

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por mais_um » 8/11/2010 13:51

Já agora mais um pouco de informação:


Pavilhão português na Expo Xangai ganhou prémio e teve quase 5 milhões de visitantes

Quase cinco milhões de pessoas visitaram o pavilhão de Portugal na Expo2010, em Xangai (China) e cerca de 12.500 profissionais participaram nas actividades de promoção empresarial realizadas no Centro de Negócios do edifício ao longo dos seis meses do certame

"Nunca Portugal recebeu tanta gente numa exposição universal (...) Tínhamos fixado como objetivo três milhões de visitantes e chegámos praticamente aos cinco milhões", realçou à agência Lusa o Comissário-geral de Portugal para a Expo2010, Rolando Borges Martins.

Quanto ao Centro de Negócios do pavilhão português, o primeiro espaço do género organizado por Portugal numa exposição universal, Rolando Borges Martins disse que a China se tornou "um parceiro indiscutível que não pode passar ao lado".

"Tivemos 47 dias com actividades de promoção económica e intercâmbio comercial no Centro de Negócios, com mais de 120 oradores a apresentarem os seus produtos e empresas, e, do lado chinês, 12.500 convidados", salientou.

A Expo2010, que termina hoje, foi a maior exposição universal de sempre, com mais de 240 países e organizações internacionais, e a mais concorrida, com cerca de 73 milhões de visitantes.

O anterior recorde de afluência (64,2 milhões de visitantes), durava desde a Expo de Osaka, há 40 anos.

Rolando Borges Martins destacou que antes da Expo2010, "Portugal vinha sempre associado a Cristiano Ronaldo e ao Figo" e entretanto conseguiu promover a imagem de "um país moderno, com apostas claras nas energias limpas, e uma história de 500 anos de relações pacíficas com a China".

Prémio de Design e o sucesso da cortiça

Era essa, também, a mensagem difundida pelo pavilhão português, um edifício de 2.000 metros quadrados, inteiramente revestido de cortiça, que ganhou um dos três "Prémios Design" atribuídos pelo Bureau International des Exhibitions.

O espaço de Portugal, decorado pelo arquiteto Carlos Couto, ficou em primeiro lugar entre os 42 pavilhões alugados do certame, enquanto nos 40 pavilhões construídos de raiz pelos participantes ganharam o Reino Unido (mais de 4000 metros quadrados) e a Finlândia (entre 2000 e 4000 metros quadrados).

"A população chinesa, em geral, nem sabia o que era cortiça e muito menos que Portugal era o maior produtor mundial de cortiça", referiu Rolando Borges Martins.

Internacionalizar pasa pela China

Sobre o custo da participação portuguesa, o Comissário-geral indicou que as contas não estão concluídas, mas adiantou que "ficaram aquém" do orçamento de dez milhões de euros fixado pelo governo.

"Não foram visíveis críticas ao investimento feito nesta participação e até se disse que era abaixo do que este mercado justificaria e inferior ao de outros países europeus em condições económicas difíceis", afirmou.

Segundo Rolando Borges Martins, "não se pode pensar na redinamização da nossa economia sem pensar na internacionalização e não se pode internacionalizar sem pensar na China".

A Expo2010, dedicada ao tema "Better City, Better Life" (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), decorreu desde 1 de maio passado numa área de 528 hectares (dez vezes a Expo 98, em Lisboa) ao longo das duas margens do rio que atravessa Xangai

http://sic.sapo.pt/online/noticias/cart ... isitas.htm


E se quiserem aprofundar mais os objectivos da nossa participação, a mensagem que se pretendia transmitir, etc...

http://www.portugalexpo2010.com.pt/vPT/index.html

Assim que puder vou perguntar ao meu sobrinho a opinião que os colegas chineses tiveram do pavilhao de Portugal e do filme.
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por The Mechanic » 8/11/2010 13:39

AutoMech
E por apreciar e saber o tanto que temos de bom é que critiquei o filme. Ele não mostra, na minha humilde opinião, de forma positiva (e objectiva) o que temos para 'vender' a um estrangeiro.


"Ele não mostra,na minha humilde opinião, de forma positiva (e objectiva) o que temos para 'vender' a um estrangeiro. " .
Pois a tua humilde opinião , é como a humilde opinião de mais 9 milhões de Portugueses que não percebe nada do que está a falar ( pois não entederam o Tema do video, não percebem de cultura Chinesa , não sabem o que foi encomendado ao Produtor do video , não sabem os objectivos nem porque foi feito assim ) , mas entendem que se um video sobre Portugal não tem um Sol, uma praia com Sol e uma Torre de Belém...ao Sol , então não mostra nada de Portugal ! E mesmo que tenha, há-de ter um defeito qualquer . E como não se pode agradar aos 9 milhões de Portugueses ao mesmo tempo , na feitura de Videos e tudo mais , então é tudo critivavel .

Porque os PROFISSIONAIS que fizeram aquilo , pelos vistos , não deviam saber o que andavam a fazer !


Se calhar não é o negativismo que está mal mas sim essa mentalidade Mechanic. É esse estilo do "o video está porreiro pá". Mesmo que não esteja.


Diz quem ? Tu ? Tu dizes que o video não está bom ?

E só para complementar o que já disse, achas que o video transmite, por exemplo, calor e cor, coisas essenciais num video promocional ?
Achas que apresentar paisagens de floresta na penumbra e praias que mais parecem num dia nublado de inverno é a melhor forma de agarrar e entusiasmar uma audiência ?



Tu já pensaste que calor e cor já o Chineses tem de sobra ? Que "calor e cor" pode não lhes interessar ? Que pode ser mais interessante mostrar a cinzenta Mariza que o colorido Tony Carreira ? Que a paisagem Chinesa seja nublada como a que é mostrada , para identificação ?
Ou pensas que o mundo inteiro quer é Sol e Praia ( coisas de que os Portugueses detem ,orgulhosamente , o Monopólio. Do Sol e da praia, isto é .) ?




Eu não sou especialista em 'video design' mas se isto é o melhor que conseguimos produzir...


Não estamos aqui pra desmentir ninguem .


O curioso é que o pessoal que diz bem do video ainda não explicou porque é que está bom à excepção de dizer que foi feito para uma cultura diferente. Isso cheira a desculpa. Serão todos chineses aqui e eu sou o único que não percebo ?


Se não consegues ver nada de bom no video, não são os outros que tem de te explicar . Sería falar Chinês contigo ...

Apenas diz que tem as nossas coisas boas (o que é verdade). A ideia da ligação aos elementos é excelente (já o disse) mas depois perde-se em associações incompreensíveis, omite tanta coisa boa, mostra outras sem nexo, tem imagens escuras e sem luz, etc.

Eu não critico por criticar. Já apresentei argumentos mais do que suficientes para serem debatidos.


Para entenderes porque foi assim produzido, tens de falar com que produziu . Eu vejo Cultura, vejo Gastronomia , vejo Arte ,vejo História , vejo Paisagem e muitas coisas mais, apresentadas de uma maneira que foge ao tradicional padrão de video " Sol e Praia" que se apresenta aos Europeus ( e eu vi muitos, que sou da Industria Hoteleira ).

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por mais_um » 8/11/2010 13:29

Vídeo Expo Xangai: "Portugal, uma praça para o mundo"
Pavilhão de Portugal na Expo 2010 em Xangai é dos mais visitados. Documentário "Portugal, uma praça para o mundo" já foi visto por pelo menos 200 mil pessoas. (Veja no final do texto vídeos promocionais)

"Portugal, praça do mundo", o documentário promocional do país na Expo 2010 em Xangai, tem sido exibido em sessões contínuas no pavilhão português , num espaço de 380m2 que lembra o Terreiro do Paço. As projecções acabam quase sempre em aplausos.

Realizado pelo esloveno residente em Portugal Anze Persin, por encomenda do Comissariado português e produzido pela LX Filmes, é um documentário de 7 minutos.

"250 dias de sol por ano"


"O mar é a nossa escola" e "250 dias de sol por ano" são duas das mensagens difundidas pelo filme, que apresenta imagens da fadista Mariza, de Cristiano Ronaldo e, ainda, da assinatura do Tratado de Lisboa em 2007, e conta com a participação do grupo "Toca a Rufar".

A paisagem humana, filmada num ambiente "cosmopolita" - como diz Anze Persin - evidencia uma "diversidade étnica enorme", que é "outra característica da modernidade do país".

Segundo o realizador, o título evoca o tema da participação portuguesa na exposição "Uma praça para o mundo e um mundo cheio de energias", conceitos que "procuram ampliar a posição do país como "porta atlântica da Europa" e "promover o espírito inovador dos portugueses".

Praça para mundo de energias


Com 2000m2 e fachada revestida em cortiça, o conceito do pavilhão assenta no desenvolvimento e inovação das energias renováveis em Portugal, "concretizado no apoio ao desenvolvimento tecnológico, à divulgação das políticas nacionais de energia e à divulgação da capacidade científica e tecnológica portuguesa".

Somente na primeira semana, mais de 115 mil pessoas visitaram o pavilhão e viram o filme. Além do documentário, os visitantes podem ver documentos históricos, o primeiro globo terrestre europeu onde aparece a China, e indicadores portugueses na área da energia.

"Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida"


A Expo Xangai 2010 tem como tema "Better City, Better Life" ("Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida").

Aberta ao público no passado dia 01, a Expo Xangai ocupa uma área de 528 hectares (dez vezes a da Expo 98, em Lisboa) e espera receber até ao dia 31 de Outubro, quando termina, a visita de 70 milhões de pessoas, o equivalente a sete vezes a população de Portugal.

A maior exposição universal de sempre conta com a participação de 192 países e 50 organizações internacionais.

http://aeiou.expresso.pt/video-expo-xan ... do=f582782



parece que os chineses gostaram.....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
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por Automech » 8/11/2010 13:08

The Mechanic Escreveu:
Agora vim de proposito ver " o melhor de Portugal" . Temos coisas muitos boas . O video mostra apenas algumas das muitas coisas boas que temos .

Pois mostra.
The Mechanic Escreveu:O Mais_um diz e muito bem, que foi algo pensado para uma cultura diferente da nossa .

Totalmente de acordo.
The Mechanic Escreveu: Apreciamo-las ?


Estás a confudir as coisas. Eu aprecio as coisas que estão no filme. Mas isso não significa que aprecie o filme em si.

Porque senão um conjunto de slides a mostrar o que Portugal tem de bom também seria suficiente e bom.

The Mechanic Escreveu:
" Nada !!! " apreciar !?!? o quê ?!!?...


Eu aprecio o que Portugal tem de bom !

E por apreciar e saber o tanto que temos de bom é que critiquei o filme. Ele não mostra, na minha humilde opinião, de forma positiva (e objectiva) o que temos para 'vender' a um estrangeiro.

The Mechanic Escreveu:Vamos mas é já dizer mal do video , de quem fez , do que mostrou ...e no fim, havemos de puxar pra cá o Sócrates para arrematar .

Se calhar não é o negativismo que está mal mas sim essa mentalidade Mechanic. É esse estilo do "o video está porreiro pá". Mesmo que não esteja.

E só para complementar o que já disse, achas que o video transmite, por exemplo, calor e cor, coisas essenciais num video promocional ?

Achas que apresentar paisagens de floresta na penumbra e praias que mais parecem num dia nublado de inverno é a melhor forma de agarrar e entusiasmar uma audiência ?

Eu não sou especialista em 'video design' mas se isto é o melhor que conseguimos produzir...

O curioso é que o pessoal que diz bem do video ainda não explicou porque é que está bom à excepção de dizer que foi feito para uma cultura diferente. Isso cheira a desculpa. Serão todos chineses aqui e eu sou o único que não percebo ?

Apenas diz que tem as nossas coisas boas (o que é verdade). A ideia da ligação aos elementos é excelente (já o disse) mas depois perde-se em associações incompreensíveis, omite tanta coisa boa, mostra outras sem nexo, tem imagens escuras e sem luz, etc.

Eu não critico por criticar. Já apresentei argumentos mais do que suficientes para serem debatidos.
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por pocoyo » 8/11/2010 12:53

The Mechanic Escreveu:Negativo com Negativo ,dá Positivo . :wink:


Ok, então está tudo bem. :)
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por The Mechanic » 8/11/2010 12:50

Negativo com Negativo ,dá Positivo . :wink:
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por pocoyo » 8/11/2010 12:45

The Mechanic, tu estás a ser negativo em relação à negatividade dos membros do caldeirão.

É caso para se falar em negativo ao quadrado. :mrgreen:
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por The Mechanic » 8/11/2010 12:36

É incrivel como as pessoas estão ou são negativistas em relação a tudo . Em qualquer coisa boa que se lhes ponha à frente dos olhos, só conseguem ver as coisas más, os aspectos negativos . E mesmo quando eles não estão lá , inventam-nos . Inventam-nos ou socorrem-se logo de outros aspectos negativos que já foram , já eram ,serão, ou estão ali ao lado ...

Olham para a Mona Lisa e só conseguem dizer que " o boneco tem a boca torta " .

Esta pequena comunidade financeira que é o Caldeirão , não deixa de ser um pequeno espelho do país , de uma pequena franja dele . E eu abro o caldeirão e só vejo é lamurias . Todos os dias .

Um gajo vêm cá à procura de discussão sobre Bolsa, de análises , de expectativas , cenários, informações, noticias ... e acaba por apanhar 10 tópicos a cascar no Socrates , mais 10 sobre acções em que se chega à conclusão que o Sócrates é que as deitou abaixo e " está mau, está mal, está horrivel..."

Isto já foi mais animado ...

Agora vim de proposito ver " o melhor de Portugal" . Temos coisas muitos boas . O video mostra apenas algumas das muitas coisas boas que temos . O Mais_um diz e muito bem, que foi algo pensado para uma cultura diferente da nossa . Apreciamo-las ? " Nada !!! " apreciar !?!? o quê ?!!?...vamos mas é já dizer mal do video , de quem fez , do que mostrou ...e no fim, havemos de puxar pra cá o Sócrates para arrematar . Esse gajo deve ser dos 11% que nunca marcou um golo na vida..."

... sheeesh .


Meus amigos ... " Carpe Diem ".



Um abraço ,

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por Automech » 8/11/2010 11:46

mais_um Escreveu:
Por ambos, os chineses são muito diferents de nós (ocidentais). Tenho um sobrinho a estudar chinês e cultura chinesa na China e do que ele me conta garantidamente que o nosso video chama mais a atenção do que o da Belgica, quer pelo facto ter legendas em chinês, quer pela questão dos 5 elementos, perfeitamente identificado com a cultura chinesa, penso que a ideia foi relacionar os 5 elementos da cultura chinesa, com aspectos de Portugal de modo a que a mensagem perdure mais no tempo, mas isto sou eu a especular... :mrgreen: Agora se podia ser melhor? talvez, não sou especialista (nem tenho conhecimentos) em marketing para afirmar se é bom o mau ou se atingiu o objectivo a que se propunha.


A questão das legendas é evidente. Antes um vídeo menos conseguido com legendas do que outro melhor mas em que não se sabe o que lá está :wink:

Já em relação ao outro, a questão dos elementos na minha opinião foi uma ideia muito boa porque lhes toca na 'alma' (basta ver o link da Wikipedia).

A execução e a ligação dos elementos a Portugal é que penso ter sido muito fraca pelos motivos que já expus.
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por mais_um » 8/11/2010 11:42

AutoMech Escreveu:Quando dizes que não tens dúvidas que os Chineses entenderam melhor o nosso é exclusivamente por causa das legendas (aí concordo) ou pelo conteúdo do nosso vídeo ?


Por ambos, os chineses são muito diferents de nós (ocidentais). Tenho um sobrinho a estudar chinês e cultura chinesa na China e do que ele me conta garantidamente que o nosso video chama mais a atenção do que o da Belgica, quer pelo facto ter legendas em chinês, quer pela questão dos 5 elementos, perfeitamente identificado com a cultura chinesa, penso que a ideia foi relacionar os 5 elementos da cultura chinesa, com aspectos de Portugal de modo a que a mensagem perdure mais no tempo, mas isto sou eu a especular... :mrgreen: Agora se podia ser melhor? talvez, não sou especialista (nem tenho conhecimentos) em marketing para afirmar se é bom o mau ou se atingiu o objectivo a que se propunha.
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