Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugueses - afinal somos Bons...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 3/11/2010 13:43

mais_um e AutoMech,

Neste momento não tenho disponibilidade para continuar este interessante debate, voltarei a este post mais logo.

Abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 3/11/2010 13:41

Elias Escreveu:
Acresce que as empresas privadas têm como objectivo o LUCRO, ao passo as que empresas públicas têm como objectivo prestar um serviço público e não o lucro.

Nem todas, existem empresas publicas cujo o objectivo é lucro.

http://www.parpublicasgps.com/index.php ... Itemid=100

http://www.dgtf.pt/ResourcesUser/SEE/Do ... 2010_1.pdf

Actualizado a 30/09/2010

Elias Escreveu: Sendo assim, não vejo porque é que têm de concorrer com o privado e porque é que têm de pagar principescamente.

Quais são os administradores publicos que são pagos principescamente?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por englishman » 3/11/2010 13:33

mais_um Escreveu:
kanes Escreveu:Bom dia Caro Mais_um

Continuamos a nossa saga :P :lol: :lol:

Por mim ate lhe podem pagar 10 milhoes. Não sai do meu bolso :P

Caro Mais_um, diz-me uma ultima coisa sff. Achas bem que alguem que trabalhe na CGD (Administração) 1,2 mandatos, receba pensão pro resto da vida?

Boas!

Defendo que as condições devem ser semelhantes às da banca privada e de acordo com o mercado.

Se os administradores dos outros bancos tem essas condições, defendo que os da CGD tambem devem ter, se não tem não devem ter.

Tal como com qualquer outra profissão.

Desculpa, mais_um. Acho um completo absurdo aquilo que acabo de ler.
Sabes quanta ganha uma instituição privada fruto do bom trabalho do seu "mister"? Muitos milhões! E assim a recompensa é merecida, porque há reconhecimento de valor para a empresa. Temos o exemplo do Mourinho. Tem valor, dá a ganhar muitos milhões e como resultado ganha também muitos milhões e não deve haver falta de clientes (novas instituições) se ele quiser.
Para além do valor pessoal/profissional há um factor designado de concorrência. O Mourinho tem pelos menos mais 19 concorrentes, uns mais fortes do que outros. O António Horta Osório também tem que criar estratégia para estar à frente da concorrência que como se sabe é "feroz".
São dois bons exemplos de que consegue fazer frente a um número elevado de factores e apresentar lucro!

Este lucro é que lhes paga o ordenado e quanto mais lucro obtêm (equivalente a sucesso) mais dinheiro podem ganhar.

Diz-me quantas empresas públicas obtêm lucro? Repara que também não é pedido que as empresas públicas obtenham lucro, mas que permaneçam perto dos 0% de dívida e 0% de lucro, que já é bom, dado que não foram criadas com o objectivo primário de resultados mas mais de providenciar as populações de serviços dignos que sirvam os que os financiam (todos nós).
São modelos diferentes que requerem estratégias diferentes... logo, ordenados e condições que não são comparáveis.
Para além disso, o factor concorrência não é tão significativo como no sector privado. Não tens concorrentes para a EDP, CP/REFER... logo a capacidade e trabalho de gestão requerida é menor.
E muitos outros aspectos poderiam ser referidos, mas penso que não vale a pena continuar dado que são dois campos de actuação nada comparáveis e daí não podem ter os mesmos ordenados/condições que um CEO de uma empresa privada oferece... sim, porque ela oferece segundo os resultados obtidos e não de forma automática.

Por vezes, penso que te esforças por inovar nas ideias mas como essa inovação se foca muito numa opinião contrária aos demais acaba por não fazer sentido. Talvez seja melhor inovar dentro da "corrente actual". "Follow the trend, my friend!".

Abraço.
EnglishMan
Editado pela última vez por englishman em 3/11/2010 13:41, num total de 1 vez.

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Automech » 3/11/2010 13:32

Elias Escreveu:Referia-me à existência de limites consagrados na lei, como acontece com os funcionários públicos em que há um tecto máximo (o salário do PR), no sector empresarial do Estado esse limite não está definido - e deveria estar, em minha opinião.

Não concordo, como explico abaixo.

Elias Escreveu:Não vejo as coisas assim. Competentes para quê? Simplesmente para dirigir uma empresa?

'Simplesmente' é uma palavra muito forte neste contexto. Não estamos a falar em gerir um departamento do estado com 3 ou 4 pessoas. Estamos a falar de empresas de dimensão considerável.

Elias Escreveu:Acreditas mesmo que não há pessoas competentes dispostas a gerir uma empresa pública pelo salário do PR? É preciso pagar quatro vezes mais?

É diferente de haver pessoas competentes e pessoas mais competentes.

Até no centro de emprego provavelmente encontras alguém competente (um gestor que tenha ficado desempregado, por exemplo).

Mas estando nós a falar de empresas grandes (como a CGD) a diferença de competencia (seja por experiência, por capacidade, por conhecimentos do negócio ou qualquer outra) pode significar uma diferença de resultados de muitos milhões, mais do que suficientes para pagar o diferencial de ordenado e ainda sobrar.

Elias Escreveu:Acresce que as empresas privadas têm como objectivo o LUCRO, ao passo as que empresas públicas têm como objectivo prestar um serviço público e não o lucro. Sendo assim, não vejo porque é que têm de concorrer com o privado e porque é que têm de pagar principesca mente.

Depende dos caso Elias.

A TAP faria concorrência desleal se vendesse de forma a ter lucro zero. O mesmo para a CGD.

Se te referires a outras que têm sido deficitárias a mesma lógica aplica-se: se a empresa não tem condições para ter lucro zero, então é preferível, por via de uma melhor gestão, que tenha -100M do que -300M de prejuízo.

Registado: 4/6/2010 12:12

por mais_um » 3/11/2010 13:31

Elias Escreveu:
Não defendes um tecto para os administradores de empresas públicas?

Não, o barato sai caro.

Elias Escreveu:Repara que quando tens o estado a competir com o sector privado (como acontece na banca mas também nos transportes públicos e noutros sectores), então o céu é o limite.

Isso não acontece, encontra um exemplo em que um gestor publico ganha mais do que um gestor privado na mesma area de actividade, se a lei for respeitada dificilmente acontece.

Elias Escreveu:Pessoalmente acho que nem sequer deverias ter o Estado a competir com o sector privado, logo não me parece apropriado estar a nivelar os salários dos gestores públicos pelos do privado.

Então consideras que as pessoas que exercem cargos de gestor publico devem faze-lo por espirito de missão?

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal ... 1_2007.htm
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 3/11/2010 13:19

AutoMech Escreveu:É um pouco exagerado Elias. O privado também tem limites, embora não expressos.

Referia-me à existência de limites consagrados na lei, como acontece com os funcionários públicos em que há um tecto máximo (o salário do PR), no sector empresarial do Estado esse limite não está definido - e deveria estar, em minha opinião.

AutoMech Escreveu:Podemos defender que o estado não deve competir. Isso é uma coisa.

Mas a partir do momento em que compete terá de competir na remuneração, sob pena de não atrair pessoas competentes.

Não vejo as coisas assim. Competentes para quê? Simplesmente para dirigir uma empresa? Acreditas mesmo que não há pessoas competentes dispostas a gerir uma empresa pública pelo salário do PR? É preciso pagar quatro vezes mais?

Acresce que as empresas privadas têm como objectivo o LUCRO, ao passo as que empresas públicas têm como objectivo prestar um serviço público e não o lucro. Sendo assim, não vejo porque é que têm de concorrer com o privado e porque é que têm de pagar principescamente.

por sem2006 » 3/11/2010 13:19

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:
Repara que quando tens o estado a competir com o sector privado (como acontece na banca mas também nos transportes públicos e noutros sectores), então o céu é o limite.

É um pouco exagerado Elias. O privado também tem limites, embora não expressos.

Elias Escreveu:Pessoalmente acho que nem sequer deverias ter o Estado a competir com o sector privado, logo não me parece apropriado estar a nivelar os salários dos gestores públicos pelos do privado.

Podemos defender que o estado não deve competir. Isso é uma coisa.

Mas a partir do momento em que compete terá de competir na remuneração, sob pena de não atrair pessoas competentes.

Atrair pessoas competentes? Dizes bem...O problema é que eles não pagam isso para atrair pessoas competentes, mas sim para que os amigalhaços tenham altos tachos :twisted:

Registado: 29/4/2009 13:31

por Automech » 3/11/2010 13:08

Elias Escreveu:
Repara que quando tens o estado a competir com o sector privado (como acontece na banca mas também nos transportes públicos e noutros sectores), então o céu é o limite.

É um pouco exagerado Elias. O privado também tem limites, embora não expressos.

Podemos defender que o estado não deve competir. Isso é uma coisa.

Infelizmente temos a opinião enviesada por pessoas que ocupam cargos de gestores públicos, não por qualquer competência excepcional, mas sim por outros factores como sejam a filiação partidária.

por sem2006 » 3/11/2010 12:59

mais_um Escreveu:
sem2006 Escreveu:
mais_um Escreveu:
sem2006 Escreveu:
mais_um Escreveu:Então, agora ninguém diz que o homem ganha demasiado?

Segundo o mesmo jornal espanhol, Horta Osório ganhou uma remuneração de 4 milhões de euros em 2009.

Será que ele foi para o Lloyd's ganhar 10 mil €/ mês? :lol: :lol:

E será que ele tem cartão do partido? conservador ou do liberal?... :twisted: :twisted: (isto devem estar os cidadãos britanicos a pensar...)

Queria ver se ele viesse para a CGD ganhar 4 milhões €, estou a imaginar os comentário.... :twisted: :twisted:

sim..até porque nós temos o mesmo nível de riqueza que os ingleses :twisted: :twisted: :evil:

Se ele viesse ganhar 20 mil €/mês para uma empresa publica portuguesa era apelidado de tachista, ch***,etc... mas como é o governo inglês a pagar, já não há problema, é o maior.... :lol: :lol:

Meu caro, parece que você não sabe ler:

1ª - Já foi referida pelo kanes
2ª - Como eu disse, compare o nível de riqueza dos 2 países e inclusive os salários mínimos :twisted: :twisted:

Não escrevas disparates, a cabeça também serve para pensar.

Dizes bem..é pena é que não uses a tua :roll:

por mais_um » 3/11/2010 12:56

sem2006 Escreveu:
mais_um Escreveu:
sem2006 Escreveu:

Segundo o mesmo jornal espanhol, Horta Osório ganhou uma remuneração de 4 milhões de euros em 2009.

E será que ele tem cartão do partido? conservador ou do liberal?... :twisted: :twisted: (isto devem estar os cidadãos britanicos a pensar...)

Queria ver se ele viesse para a CGD ganhar 4 milhões €, estou a imaginar os comentário.... :twisted: :twisted:

sim..até porque nós temos o mesmo nível de riqueza que os ingleses :twisted: :twisted: :evil:

Se ele viesse ganhar 20 mil €/mês para uma empresa publica portuguesa era apelidado de tachista, ch***,etc... mas como é o governo inglês a pagar, já não há problema, é o maior.... :lol: :lol:

2ª - Como eu disse, compare o nível de riqueza dos 2 países e inclusive os salários mínimos :twisted: :twisted:

Não escrevas disparates, a cabeça também serve para pensar.

por Elias » 3/11/2010 12:55

mais_um Escreveu:Boas!

Defendo que as condições devem ser semelhantes às da banca privada e de acordo com o mercado.

Se os administradores dos outros bancos tem essas condições, defendo que os da CGD tambem devem ter, se não tem não devem ter.

Não defendes um tecto para os administradores de empresas públicas?

Pessoalmente acho que nem sequer deverias ter o Estado a competir com o sector privado, logo não me parece apropriado estar a nivelar os salários dos gestores públicos pelos do privado.

por Automech » 3/11/2010 12:51

mais_um Escreveu:Defendo que as condições devem ser semelhantes às da banca privada e de acordo com o mercado.

Isso fica muito caro Mais_um. Tal como o Paulo Macedo também era caro.

Por 5.000 euros arranjas uma carrada de tipos que vão de boa vontade para presidente da CGD :roll:

por mais_um » 3/11/2010 12:46

kanes Escreveu:Bom dia Caro Mais_um

Caro Mais_um, diz-me uma ultima coisa sff. Achas bem que alguem que trabalhe na CGD (Administração) 1,2 mandatos, receba pensão pro resto da vida?

Boas!

por sem2006 » 3/11/2010 12:44

mais_um Escreveu:
sem2006 Escreveu:

por mais_um » 3/11/2010 12:27

sem2006 Escreveu:

por kanes » 3/11/2010 12:24

Bom dia Caro Mais_um

Registado: 18/9/2010 12:14

por sem2006 » 3/11/2010 12:21

por mais_um » 3/11/2010 12:19

Então, agora ninguém diz que o homem ganha demasiado?

Queria ver se ele viesse para a CGD ganhar 4 milhões €, estou a imaginar os comentários.... :twisted: :twisted:

por bolo » 3/11/2010 11:44

fafite Escreveu:Pena que seja a excepção á regra.

eu também faço aqui mea culpa e meo reconhecimento. ainda bem que há estes gajos para nos safarem.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por fatimafaria » 3/11/2010 11:36

Pena que seja a excepção á regra.

Registado: 2/5/2010 8:58

por tugatuga11 » 3/11/2010 10:39

Parabéns António!
Vê se me dás uma ajudinha no portfolio managers! :mrgreen:

Registado: 27/4/2009 19:07

Portugueses - afinal somos Bons...

por Nyk » 3/11/2010 10:30

ANTÓNIO HORTA OSÓRIO PRESIDENTE DO LLOYDS

É a contratação do ano: António Horta Osório vai ser presidente do LLoyds Bank, um dos maiores, mais antigos e actualmente mais problemáticos bancos ingleses. O convite veio do Governo inglês. O gestor português sai do Grupo Santander mas fica em Inglaterra.

Imagem
A notícia é surpreendente em Inglaterra, em Espanha e em Portugal. António Horta Osório, gestor português responsável pelo crescimento do grupo Santander em Londres, onde conquista resultados que são elogiados pelos analistas e pela imprensa, aceitou o convite do Governo britânico e vai ser o presidente executivo (CEO) do Lloyds Bank.

Num curto comunicado o Lloyds confirma a notícia, revelando que Horta Osório vai integrar o grupo no início de 2011 e assumir o cargo de CEO a partir de 1 de Março de 2011. O Lloyds acrescenta que Osório liderou com sucesso a expansão do Santander no Reino Unido através de um forte crescimento orgânico e da integração com sucesso das actividades do Abbey, Aliance & Leicester e Bradford & Bingley.

A saída do Grupo Santander acontece depois de António Horta Osório ter liderado as operações do banco espanhol primeiro em Portugal (com uma passagem pelo Brasil pelo meio) e depois em Inglaterra. A carreira do gestor português parecia talhada para continuar a ascensão dentro do grupo de Emílio Botín.

Mas não foi assim. Depois de uma ascensão rápida em Inglaterra, em que o Santander comprou primeiro o Abbey (entretanto renomeado) e depois aproveitou a crise dos bancos ingleses para, em contra-ciclo, ganhar quota de mercado e forte rentabilidade, António Horta Osório aceitou o desafio de liderar um banco que está numa fase adversa.

Horta Osório vai substituir Eric Daniels, gestor que já tinha anunciado que iria sair do LLoyds, depois de em 2008 ter liderado a aquisição do HBOS, operação que conduziu o banco a procurar ajuda financeira do Tesouro britânico. Ontem, de acordo com a Bloomberg, o LLoyds perspectivou uma "boa performance" em 2010.

Ana Patricia Botín deverá ser a escolhida pelo banco espanhol para substituir Horta Osório, de acordo com o “Expansion”, que dá conta que a executiva de a filha do actual líder do Santander deverá acumular a gestão da unidade britânica com o Banesto. Segundo o mesmo jornal espanhol, Horta Osório ganhou uma remuneração de 4 milhões de euros em 2009.

O Lloyds foi parcialmente nacionalizado na sequência dos impactos da crise do "subprime", que afectou vários bancos ingleses, começando pelo pequeno Northern Rock e escalando até chegar ao Royal Bank of Scotland e ao Lloyds.

Imagem

Actualmente, 40% do capital do Lloyds é da coroa britânica. O banco continua num processo de forte reestruturação (incluindo redução de pessoal), após a aquisição, no ano passado, do Halifax Bank of Scotland, instituição que estava com sérios problemas.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, macau5m, trend=friend e 183 visitantes