Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novas taxas de bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 29/9/2003 0:40

Confesso que não sei exactamente como funcionam essas ordens de «tudo ou nada» mas creio que a «vulgarização» dessas ordens só serve para agravar ainda mais a falta de liquidez, isto porque ordens desse tipo devem obrigar à necessidade de encontro de compradores e vendedores tanto no preço como na quantidade...

Senão vejamos, se tivermos muitos investidores a colocar ordens desse tipo, começam-se a verificar situações deste género: temos um comprador a querer comprar 500 a 5,00 e outro querer vender 1000 a 5,00 também e ambos colocaram ordem de «tudo ou nada». Ora, o negócio não se realiza porque não há encontro na quantidade. Terá que aparecer outro comprador que queira também comprar 500 ou mais para que as duas ordens de «tudo ou nada» sejam cumpridas.

Já agora, uma questão: essas ordens de tudo ou nada podem ser realizadas com preço limite ou só podem ser colocadas «ao melhor» (o que resolvería o problema que descrevi... mas consiste numa clara limitação... ou seja, para resolvermos um problema, temos outro que pode acarretar custos)?

Se alguém me puder esclarecer, fico grato...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

novas taxas de bolsa

por ferrmc_CALD » 29/9/2003 0:06

Obrigado Ulisses Pereira.
Vou solicitar à minha correctora, esclarecimento sobre esse serviço.
Cumprimentos.

Registado: 16/8/2003 20:23

por Visitante » 29/9/2003 0:06

Esse tipo de ordem do tudo ou nada apenas garante que é executada na totalidade e é independente do número de negócios, ou seja pode ser realizada com a concretização de 30 negócios, pagas de taxa 30x2= 60 euros. Quem quer esta qualidade que fique com ela.
Visitante

.

por Aragorn » 29/9/2003 0:01

Caro Timeout

é possivel dar esse genero de ordens "all or nothing" actualmente. Não estou certo que o seja na nova plataforma de negociação.

Quanto às nossas acções na Euronext ao lado de outras, tenho esta visão:

- A s que fazem parte do Euronext100 penso que aumentaram e muito a sua liquidez / volatilidade, uma vez que não irao perder muito em detrimento das novas, no entanto, além de fundos que serão "obrigados" a entrar nessas acções para perfazerem o "cabaz" Euronext100, também investidores internacionais irão pelo menos olhar mais para elas que actualmente. nesta perspectiva considero que, mesmo cotando numa especie de "segunda liga" do campeonato Euronext, esta será mais competitiva que a miseria actual.

Um abraço
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.

Registado: 6/11/2002 2:27

por Ulisses Pereira » 28/9/2003 23:56

Desde há algum tempo isso já é possível em Portugal e estou certo que, com este novo tarifário, esse género de ordens irá ganhar relevância no nosso mercado.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Visitante » 28/9/2003 23:53

Aos entendidos nesta matéria, pergunto se me podem responder a esta minha dúvida:
é ou não possível dar ordens de compra ou venda indicando que essas ordens sejam satisfeitas na sua totalidade, ou seja, tudo ou nada ? Não sei se me estou a exprimir correctamente, mas a minha ideia é o seguinte: dou uma ordem de compra de 500 acções com a indicação de quero tudo ou nada. Assim só seria satisfeita quando um vendedor disponibiliza-se 500 do mesmo papel e ao preço definido.
Agradeço informação.
Obrigado a todos
Visitante

Defesa do consumidor

por TimeOut » 28/9/2003 12:04

Se não fôr bem como eu vou dizer/escrever comentem:

-Quando compro acções numa bolsa sou um consumidor no sentido que existe um produto, um intermediário, um comprador (eu) e um vendedor;

-O consumidor tem o direito de saber antecipadamente quanto lhe vai custar a aquisição;

-A partir de 24/10 eu não vou saber quanto me vai custar a aquisição;

-No mínimo posso exigir que os cof's na minha correctora para além de indicarem o nº de ordens e quantidade total tem que me informar também a sequência e quantidades de todas elas;

-No limite eu posso dar uma ordem de compra de 100 acções a 1 euro e pagar de taxa de bolsa 2 euros POR CADA UMA caso existam 100 ordens de venda de 1 acção no momento em que coloco a minha;

-Eu consumidor tenho necessáriamente de o conhecer. Tenho o direito de o conhecer.

-Eu consumidor também penso que posso exigir saber PORQUE tenho que pagar determinados custos. Qual a estrutura de custos da bolsa que me fixa uma taxa substâncialmente superior, ainda por cima numa situação de concentração (e portanto de menor concorrência) e quais os lucros que tem. Existem margens de comercialização ilegais.

-Recordo que, por exemplo, quando a PT fez grandes alterações às suas tarifas de comunicações, houve grande contestação social que teria resultados positivos para o consumidor se a PT não provasse que estas alterações se traduziam, em termos globais, em redução ou manutenção das receitas.

Penso que os pequenos investidores, a maioria dos muitos leitores e interventores neste forúm, não podem simplesmente ficar calmamente a aguardar para ver como é que vai ser.

Sendo a bolsa uma forma (barata) de financiamento das Empresas portuguesas, também me preocupa o que lhes vai aconteçer por via do "por outro lado! ter uma FTE, uma CGE ou ahold a cotar ao lado das nossas e ao nosso dispor".

Pode ser inicialmente uma vantagem para o investidor português mas, sem Empresas portuguesas, não será este um animal em vias de extinção?

Registado: 22/11/2002 0:28

..

por Aragorn » 27/9/2003 14:07

Boa tarde

Confirmo que efectivamente as taxas de bolsa na Euronext serão de minimo de 2€ coo indicam.

Ainda pior: vai se pagar também por anulações/modificações de ordens colocadas no sistema!

Consequencias: os investidores (aqueles que podem, claro) caminham para uma situação de poucas ordens com limite de preço (aquelas em que ficam "à espera") - ou seja - cof's pouco ou nada preenchidos e ordens "ao mercado" serão as mais escolhidas.
Na perspectiva de taxas de bolsa. as ordens que estiverem nos melhores compradores / melhores vendedores serão por norma superiores aos 13333€, e penso que os investidores / operadores terão que ter uma atenção redobrada nesse aspecto para não incorrerem em grandes custos.

Não se esqueçam também das vantagens, por outro lado! ter uma FTE, uma CGE ou ahold a cotar ao lado das nossas e ao nosso dispor, tambem constitui uma vantagem da parte dos investidores.

Hoje em dia, quase todas as corretoras já praticam minimos de corretagem nos mercados internacionais (10 - 16€ por negocio) ou seja, isto está é para os grandes! mas por outro lado, ao termos acções muito mais liquidas e volateis ao nosso dispor, se calhar já nao nos importa tanto pagar os 2€ de taxas de bolsa se nesse dia virmos os nossos titulos subir 3 ou 4%, se calhar. Tudo é relativo... paga-se mais por um serviço de melhor qualidade. A mudança custa agora, mas se calhar daqui a uns meses já ninguem se lembra deste incremento.

Não sei... a ver vamos como diz o ceguinho! um abraço.
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.

Registado: 6/11/2002 2:27

Re: Se isso é assim

por Visitante » 27/9/2003 13:08

Anonymous Escreveu:então existe apenas uma coisa a fazer, mandar os tipos ir chular $%&#"#. isto é demais, anda tudo a gamar o que pode. Uns aproveitam-se dos aviões dos incêndios para andarem a "viajar", outros dão autorização para retirar areias dos rios mas depois não são responsáveis pelo sucedido, lá vai o desgraçado que fazia pela vida pagar as favas, mas isto nunca mais acaba? Estaremos apenas no início da ponta do iceberg? Mas afinal que andam as autoridades competentes afazer neste País? É preciso um canal de TV demonstrar o que se passa? Foi a pedofilia, a extracção de areias, a passagem no IC19, Sesaltino Morais, deputados que recebem verbas para os transportes e metem ao bolso tudo o que podem, incendiários sob a forma de grupos, caso moderna, GNR, seguradoras que aumentam mais de 10% no seguro automóvel e o governo nada diz, inside na bolsa e a CMVM nada faz, quando será que esta corrupção irá realmente terminar como deveria ser? Teremos que ser nós o Zé-povinho, a fazer justiça pelas próprias mãos? Uma coisa garanto, no futuro, os nossos filhos irão pagar a respectiva factura como foi na Argentina e em outros países. Será que não deveremos fazer mais por eles?
Vamos lá ter coragem e acabar de uma vez por todas com esta roubalheira descarada, isto assim já mete nojo.

Ouvi dizer que o portas comprou 2 submarinos justificando a necessidade de um investimento desta natureza para apanhar droga, assim se tudo se concretizar, deverá com um apanhar a droga e com o outro fazer ums discoteca pois lá no fundo do mar já não é tão vigiado e pode mais discretamente convidar o Jet-set para umas danças e snifar a droga que o outro submarino apanhou :lol:
Visitante

por Livermore » 27/9/2003 10:57

Até agora, ao que sei, apenas a Bigonline enviou informações sobre o novo preçário aos seus clientes. Mais alguém recebeu de outras corretoras?

Cris
Well, nobody’s perfect

Registado: 22/7/2003 15:00

por MarcoAntonio » 27/9/2003 1:34

Ainda não dediquei grande atenção ao novo tarifário que em breve entrará em vigor, mas pelo que já vi por alto sugiro que o pessoal começe desde já a reformular o conceito de «liquidez ridícula»... para depois não ter um grande choque.
:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Se isso é assim

por Visitante » 27/9/2003 0:32

então existe apenas uma coisa a fazer, mandar os tipos ir chular $%&#"#. isto é demais, anda tudo a gamar o que pode. Uns aproveitam-se dos aviões dos incêndios para andarem a "viajar", outros dão autorização para retirar areias dos rios mas depois não são responsáveis pelo sucedido, lá vai o desgraçado que fazia pela vida pagar as favas, mas isto nunca mais acaba? Estaremos apenas no início da ponta do iceberg? Mas afinal que andam as autoridades competentes afazer neste País? É preciso um canal de TV demonstrar o que se passa? Foi a pedofilia, a extracção de areias, a passagem no IC19, Sesaltino Morais, deputados que recebem verbas para os transportes e metem ao bolso tudo o que podem, incendiários sob a forma de grupos, caso moderna, GNR, seguradoras que aumentam mais de 10% no seguro automóvel e o governo nada diz, inside na bolsa e a CMVM nada faz, quando será que esta corrupção irá realmente terminar como deveria ser? Teremos que ser nós o Zé-povinho, a fazer justiça pelas próprias mãos? Uma coisa garanto, no futuro, os nossos filhos irão pagar a respectiva factura como foi na Argentina e em outros países. Será que não deveremos fazer mais por eles?
Vamos lá ter coragem e acabar de uma vez por todas com esta roubalheira descarada, isto assim já mete nojo.
Visitante

por rip » 27/9/2003 0:22

A bigonline vai ser das primeiras a fechar as portas com a entrada desse tarifário. Preparem-se para varios funerais.
rip

por homemdoswarrants » 27/9/2003 0:17

Ja algum tempo venho verificado que com apenas uma unica ordem de bolsa, desde que sejamos servidos por varios intervenientes pagamos , a taxa minima vezes o numero de intervenientes.
Acontece sobretudo em warrants, se estiver um particular a negociar em situaçao priveligiada em relaçao ao market maker e com quantidade inferior a que pretendemos.
Ou seja:
eu pretendo comprar 2 000 w.
um particular vende 500
market maker vende as restantes 1 500
pago a bolsa 1,5 eurosx2
A correctora pago a percentagem conforme acordado.

A mesma quantidade :
vendo 2 000 w
estao 10 particulares a comprar 50
o marker maker compra 1 500
pago a bolsa 1,5 euros x 11

Ainda dizem que o produto warrants é criado para pequenos investidores que tenham poucas posses.

Registado: 5/9/2003 21:18

Novas taxas de bolsa

por TimeOut » 27/9/2003 0:06

Recebi a seguinte informação da bigonline:

Informamos ainda que, na sequência da aquisição da Bolsa portuguesa pela
Euronext N.V., está prevista para 24 de Outubro, data da migração para a
nova plataforma de negociação, a substituição da comissão de Bolsa nas
transacções no mercado português dos actuais 0,015% (com mínimo de 1,5 euros
no caso dos warrants autónomos) para um custo fixo por negócio de 2 euros.
Ou seja, os custos de transacção na Euronext Lisboa irão reflectir a partir
dessa data a respectiva alteração, cujo impacto resulta num benefício para
ordens acima de 13.866 euros, desde que sejam realizadas num único negócio.

Realizei a seguinte venda de umas miseráveis 1250 acções da EDP que foi realizada em 3 negócios:

Número Ordem: 896882
Operação: Venda
Título: EDP-Nom.
Praça: Mercado Nacional
Quantidade: 1250
Preço Especificado: 1,98 Euro
Preço Executado: 1,99 Euro
Comissões: 6,95 Euro
Imposto de Selo: 0,28 Euro
Taxa de Bolsa: 0,37 Euro
Total da Operação: 2479,9 Euro
Câmbio EUR/EUR: 1,0000
Data de Negociação: 28/08/2003
Data de Liquidação: 02/09/2003

Negócios Específicos (nº de negócio; quantidade; preço; data)
- 1034; 689; 1,99 EUR; 28-08-2003
- 1035; 250; 1,99 EUR; 28-08-2003
- 1036; 311; 1,99 EUR; 28-08-2003

Pelas minhas contas a taxa de bolsa que paguei (0,37 euro) será, para uma operação idêntica, a partir de 24 de Outubro de 6 euros = aumento de 1621% !!!!!

Ou estou a interpretar mal tudo isto?
Caso esteja correcta a minha interpretação isto constituirá o desaparecimento da nossa Bolsa quer do pequeno investidor, quer dos investimentos de muito curto prazo.

Registado: 22/11/2002 0:28

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, PAULOJOAO, peterteam2, yggy e 336 visitantes