Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Refer troca EDP pela Iberdrola

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por agany » 27/10/2010 12:21

Krupper Escreveu:Preferes dar o teu dinheiro à ENDESA pq?

Além do preço do Kv/h ser ligeiramente mais barata (apenas potências >6.9Kv), tenho um desconto base de 5% sobre a factura.
Gasto cerca de 600 kV/ mês. É só fazer as contas. :wink:

Registado: 29/11/2007 1:44

por Krupper » 27/10/2010 10:31

Preferes dar o teu dinheiro à ENDESA pq?

Registado: 30/9/2010 13:54

por agany » 27/10/2010 10:28

AutoMech Escreveu:
agany Escreveu:Fiz tudo via net. Preenchi o formulário, contactaram-me e fui seguindo as instruções. Não mudam o contador.
Segundo a ENDESA ainda não é possível instalar a bi-horária porque o regulador, que é a ERSE, não aprova!
(lá se ía o monopólio da EDP e o tacho de alguns boys)

Obrigado pela explicação Agoany. Nesse caso não vale a pena porque eu pouco razoavelmente com a bi horária (não percebo porque é que não se liberaliza isto duma vez...)

Mas então no teu caso, se poupas, é porque gastas a maior parte durante o dia, não ?

No meu caso, tenho sempre gente em casa, e a EDP5D também não permite a utilização de tarifa bi-horária aos utilizadores domésticos, excepto aos clientes da "tarifa social" ou EDP Universal com potência instalada <6.9. Como necesito de mais potência, sou obrigado a pagar mais, e sem o direito à bi-horária.
É uma de descriminação :cry: .
E, pagar por pagar, prefiro dar o meu dinheiro à ENDESA e ainda poupo uns tostões :wink:

por Automech » 27/10/2010 2:15

agany Escreveu:Fiz tudo via net. Preenchi o formulário, contactaram-me e fui seguindo as instruções. Não mudam o contador.
Segundo a ENDESA ainda não é possível instalar a bi-horária porque o regulador, que é a ERSE, não aprova!

Obrigado pela explicação Agoany. Nesse caso não vale a pena porque eu pouco razoavelmente com a bi horária (não percebo porque é que não se liberaliza isto duma vez...)

Mas então no teu caso, se poupas, é porque gastas a maior parte durante o dia, não ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por agany » 26/10/2010 22:38

AutoMech Escreveu:
agany Escreveu:
AutoMech Escreveu:Um particular já pode ser cliente de outra empresa que não seja a EDP ?

Eu mudei para a ENDESA e estou muito satisfeito. Fiz tudo pela Net.

Estive a ver os tarifários aqui:

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tar ... .7kVA.aspx

http://www.endesa.pt/PT/iframe.asp

O valor do encargo de potência mensal é o mesmo para ambas.

O valor do Kw na Endesa é 0,12208

Na EDP é de 0,1285 na tarifa simples (aqui a Endesa é mais barata).

Mas a EDP tem tarifa bi horária e aí a EDP é mais barata tendo 0.1382 em horas cheias e 0.0742 em horas de vazio.

Eu tenho tarifa bi horária porque me compensa e não consegui encontrar no site da Endesa qualquer informação sobre se têm também bi horário e quais são os preços.

Tu tens tarifa bi-horária ?

Já agora, por mera curiosidade, como é que se procedeu à mudança ? É apenas um contador novo ?

Fiz tudo via net. Preenchi o formulário, contactaram-me e fui seguindo as instruções. Não mudam o contador.

por santinati » 26/10/2010 14:12

A Endesa não faz contratos com particulares no tarifário Bi-horário.

Foi o que me transmitiram aquando de um contacto que tiveram comigo.

Registado: 29/11/2007 1:34

por pasil74 » 26/10/2010 14:06

Nico Escreveu:
pasil74 Escreveu:Eu telefonei para a Endesae o que me disseram é que eles fazem um desconto no 1º ano de 5 % na tarifa simples 0,1285-5%= 0,12208 na tarifa bi-horario só fazem desconto nas horas de vazio (noite), de dia o preço é igual ao da EDP.

Eu vou mudar, é mais barato, quando a EDP tiver pelo menos o mesmo preço da Endesa mudo novamente.

Bom, se de facto o preço ficar 5% mais barato no bi-horário e apenas nas horas de vazio, para o meu caso, pouparia com a Endesa 2,70€ desde 18JUN2010 até à data, quando comparado com a EDP.
Não me parece suficientemente aliciante.

Não sei qual o seu gasto no Inverno mas no meu é significativo, porque tenho aquecimento electrico e só gasta durante as horas de vazio, por isso se eu poupar 2,70e agora de inverno poupo muito mais.

Registado: 7/12/2007 0:29

por Nico » 26/10/2010 14:02

pasil74 Escreveu:Eu telefonei para a Endesae o que me disseram é que eles fazem um desconto no 1º ano de 5 % na tarifa simples 0,1285-5%= 0,12208 na tarifa bi-horario só fazem desconto nas horas de vazio (noite), de dia o preço é igual ao da EDP.

Eu vou mudar, é mais barato, quando a EDP tiver pelo menos o mesmo preço da Endesa mudo novamente.

Bom, se de facto o preço ficar 5% mais barato no bi-horário e apenas nas horas de vazio, para o meu caso, pouparia com a Endesa 2,70€ desde 18JUN2010 até à data, quando comparado com a EDP.
Não me parece suficientemente aliciante.

Registado: 23/4/2007 13:05

por pasil74 » 26/10/2010 9:28

Nico Escreveu:
agany Escreveu:Eu mudei para a ENDESA e estou muito satisfeito. Fiz tudo pela Net.

Tens a certeza que estás a poupar?

Fiz as minhas contas e não me parece que no meu caso compense.

Tenho tarifário Bi-Horário da EDP e comparei-o com o que a Endesa faculta no seu site (http://www.endesaonline.com/PT/Lares/te ... /index.asp) que não é bi-horário (aliás, nem sei se pratica tal tarifário).

Neste 2º semestre a EDP já leva um avanço de 10€ (de poupança) face à Endesa...

Eu telefonei para a Endesae o que me disseram é que eles fazem um desconto no 1º ano de 5 % na tarifa simples 0,1285-5%= 0,12208 na tarifa bi-horario só fazem desconto nas horas de vazio (noite), de dia o preço é igual ao da EDP.

Registado: 7/12/2007 0:29

por Nico » 26/10/2010 8:29

agany Escreveu:Eu mudei para a ENDESA e estou muito satisfeito. Fiz tudo pela Net.

Tens a certeza que estás a poupar?

Fiz as minhas contas e não me parece que no meu caso compense.

Tenho tarifário Bi-Horário da EDP e comparei-o com o que a Endesa faculta no seu site (http://www.endesaonline.com/PT/Lares/te ... /index.asp) que não é bi-horário (aliás, nem sei se pratica tal tarifário).

Neste 2º semestre a EDP já leva um avanço de 10€ (de poupança) face à Endesa...

Registado: 23/4/2007 13:05

por Automech » 26/10/2010 8:17

agany Escreveu:
AutoMech Escreveu:Um particular já pode ser cliente de outra empresa que não seja a EDP ?

Estive a ver os tarifários aqui:

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tar ... .7kVA.aspx

http://www.endesa.pt/PT/iframe.asp

O valor do encargo de potência mensal é o mesmo para ambas.

O valor do Kw na Endesa é 0,12208

Na EDP é de 0,1285 na tarifa simples (aqui a Endesa é mais barata).

Mas a EDP tem tarifa bi horária e aí a EDP é mais barata tendo 0.1382 em horas cheias e 0.0742 em horas de vazio.

Eu tenho tarifa bi horária porque me compensa e não consegui encontrar no site da Endesa qualquer informação sobre se têm também bi horário e quais são os preços.

Tu tens tarifa bi-horária ?

Já agora, por mera curiosidade, como é que se procedeu à mudança ? É apenas um contador novo ?

por agany » 26/10/2010 7:56

por Automech » 26/10/2010 1:46

Um particular já pode ser cliente de outra empresa que não seja a EDP ?

por mais_um » 26/10/2010 1:15

Marco Martins Escreveu:
à EDP (estatal e nacional) então aqui há gato!

1ª correcção, a EDP NÃO é estatal.

Marco Martins Escreveu:
Sendo que todos pagamos para a EDP,

2ª correcção, SÓ paga para a EDP quem quer

Marco Martins Escreveu:
os valores caros que pagamos está apenas a servir para a empresa se financiar para investir no estrangeiro e para pagar salários e bónus elevados aos seus administradores.

3ª correcção, actualmente MAIS de 55% dos resultados operacionais são do exterior de Portugal.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 26/10/2010 0:00

Marco Martins Escreveu:Se com uma empresa estrangeira (Iberdrola) a Refer (estatal e nacional) consegue poupar 1,2 milhões de euros em relação à EDP (estatal e nacional) então aqui há gato!

Não há gato nenhum. É o mercado a funcionar, a livre concorrência. Qual é a admiração?

Marco Martins Escreveu:Sendo que todos pagamos para a EDP, como é que é possível este valor?

Todos, não. O mercado já está liberalizado (ainda que só parcialmente).

Marco Martins Escreveu:Isto só quer dizer que a EDP está a ser mal gerida (em função dos interesses nacionais) e que os valores caros que pagamos

Valores caros?
Tu achas que pagas valores CAROS?
Então e já agora a quanto é que a EDP teria de te vender a electricidade para tu não a achares CARA?

Marco Martins Escreveu:Se a Refer estava a pagar muito à EDP, então quer dizer que todos nós estavamos a pagar muito ao estado para que ele pudesse colocar dinheiro na Refer.

Tu estás a partir do princípio que a Refer podia mudar da EDP para a Iberdrola a seu belprazer. Mas não podia. Há regras a cumprir. Foi necessário fazer concursos públicos. E estas coisas levam uma eternidade...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Marco Martins » 25/10/2010 23:54

Elias Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Isto só mostra que a EDP em vez de andar a fazer um serviço público para o qual todos pagamos (e não é pouco), anda apenas a financiar os administradores e a roubar as próprias empresas do estado (que somos todos nós).

Marco podes explicar melhor a tua ideia.

"... Para a Refer, o facto de, pela primeira vez, a empresa ter recorrido ao mercado liberalizado da energia eléctrica proporcionou-lhe uma poupança de 1,2 milhões de euros, por comparação com a situação anterior de exclusiva dependência da EDP.
..."

Se com uma empresa estrangeira (Iberdrola) a Refer (estatal e nacional) consegue poupar 1,2 milhões de euros em relação à EDP (estatal e nacional) então aqui há gato!
Sendo que todos pagamos para a EDP, como é que é possível este valor?
Isto só quer dizer que a EDP está a ser mal gerida (em função dos interesses nacionais) e que os valores caros que pagamos está apenas a servir para a empresa se financiar para investir no estrangeiro e para pagar salários e bónus elevados aos seus administradores.

Se a Refer estava a pagar muito à EDP, então quer dizer que todos nós estavamos a pagar muito ao estado para que ele pudesse colocar dinheiro na Refer.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 25/10/2010 22:36

Marco Martins Escreveu:Isto só mostra que a EDP em vez de andar a fazer um serviço público para o qual todos pagamos (e não é pouco), anda apenas a financiar os administradores e a roubar as próprias empresas do estado (que somos todos nós).

Marco podes explicar melhor a tua ideia.

por agany » 25/10/2010 22:27

E eu troquei a EDP pela ENDESA e já estou a poupar 15% ao mês :!:

por Marco Martins » 25/10/2010 22:22

Isto só mostra que a EDP em vez de andar a fazer um serviço público para o qual todos pagamos (e não é pouco), anda apenas a financiar os administradores e a roubar as próprias empresas do estado (que somos todos nós).

Registado: 7/4/2007 17:13

Refer troca EDP pela Iberdrola

por Elias » 25/10/2010 10:12

Refer troca EDP pela Iberdrola e poupa 1,2 milhões de euros em electricidade

25.10.2010 - 07:23 Por Carlos Cipriano

A Iberdrola ficou com a parte de leão de um concurso público lançado pela Refer para o fornecimento de energia eléctrica às linhas por onde passam comboios eléctricos e a todas as estações e instalações fixas da empresa.

Para a Refer, o facto de, pela primeira vez, a empresa ter recorrido ao mercado liberalizado da energia eléctrica proporcionou-lhe uma poupança de 1,2 milhões de euros, por comparação com a situação anterior de exclusiva dependência da EDP.

A gestora de infra-estruturas ferroviárias dividiu o concurso em cinco lotes (consoante o tipo de energia de que necessitava), tendo a Iberdrola ganho três pelo valor de 5 milhões de euros e a EDP um lote pelo preço de 1,4 milhões. Um quinto lote, destinado a instalações alimentadas em baixa tensão normal (igual ao do consumo doméstico) não obteve propostas, tendo-se mantido o serviço universal da EDP.

Os três lotes ganhos pela espanhola Iberdrola significam que esta irá alimentar a subestação de muito alta tensão do Fogueteiro (fornecendo energia eléctrica sobretudo aos comboios da Fertagus), sete subestações de alta tensão em vários pontos do país e 78 instalações fixas da Refer alimentadas com média tensão.

As subestações são pontos da rede ferroviária a partir dos quais a energia eléctrica fornecida pelas empresas desse sector é injectada nas catenárias para fazer andar os comboios.

A Refer gastou, em 2008 e 2009, respectivamente, 8,5 e 9,5 milhões de euros em energia eléctrica, mas, ainda assim, muito menos do que a CP, cuja factura de electricidade atinge os 20 milhões de euros, pois esta continua a comprar a energia de tracção para as suas próprias subestações (do tempo em que ainda não existia a Refer).

Ou seja, a CP mantém os contratos de fornecimento para as suas 19 subestações que já possuía em 1997 (quando foi criada a Refer) e a gestora de infra-estruturas ferroviárias é responsável por alimentar as subestações que tem vindo a construir à medida que vai electrificando mais linhas no país.

No caso da CP, foi a Endesa que veio conquistar mercado à EDP. Aquela empresa espanhola fornece energia eléctrica às linhas de Cascais, Beira Alta, Douro e Vendas Novas, num negócio que ronda os 4 milhões de euros por ano, um montante, apesar de tudo, bastante inferior ao da EDP, que factura à transportadora pública 16 milhões de euros por alimentar as subestações dos eixos onde o tráfego ferroviário com tracção eléctrica é mais elevado - Linha de Sintra e grande parte da Linha do Norte.

Desde há uma década que a CP tem vindo a conseguir baixar os preços da energia eléctrica, tendo negociado contratos, inicialmente apenas com a EDP e mais tarde com outras distribuidoras, no que se traduziu em poupanças na ordem dos 2,2 milhões de euros por ano na última década.

CP também produz energia

Mas a CP também é produtora de energia eléctrica. Os comboios, quando frenam (travam) produzem energia que é devolvida à catenária. Durante muitos anos os gigawats assim produzidos não foram devidamente valorizados, mas desde 2007 que, por decisão da ERSE, a ferrovia passou a contabilizar a energia eléctrica que por esta via é produzida.

Imagine-se a energia produzida por um pesado comboio de mercadorias a reduzir velocidade durante as descidas, ou as centenas de suburbanos que diariamente arrancam e param nas estações dos arredores de Lisboa e Porto. Por isso, a CP instalou contadores nas locomotivas que medem a quantidade de energia que entra e sai, o mesmo acontecendo nas subestações (tanto nas da Refer como da CP) onde é medida também a energia eléctrica consumida ao fornecedor e a que lhe é devolvida.

A CP fez as contas e descobriu que graças a isto poupa cerca de 4,5 milhões de euros por ano, o equivalente em energia eléctrica para alimentar uma cidade de 25 mil habitantes, ou ainda o equivalente à não emissão de 50 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.

Destes 4,5 milhões de euros assim poupados, 1,5 milhões são descontados nas facturas da EDP e da Endesa e 3 milhões referem-se a energia gerada pelas composições e que não sai do sistema ferroviário. É o caso, por exemplo, de um comboio que, ao descer, produz energia que está a ser aproveitada por outro que está a subir em sentido contrário.

A mudança de fornecedor e as poupanças daí resultantes poderão contribuir para que a Refer atinja os objectivos definidos pelo Governo no sentido da redução dos custos operacionais nas empresas públicas. Na Refer, por exemplo, o corte de 15 por cento previsto no quadro de austeridade implica uma redução de custos operacionais de quase 34 milhões de euros. A CP tem de cortar cerca de 64 milhões de euros.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Carlos73, danielme1962, GamesOver, jls1, latbal, malakas, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 197 visitantes