Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Brisa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 22/10/2010 11:41

Foge á vmer Escreveu:
pocoyo Escreveu:GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG[/quote

Boas "pocoyo",referes-te a uma subida abrupta no curto prazo?há alguma razão em especial?
Abraço e bons negocios!!!

Não, para as duas.

Estamos perto de ter "o sinal" de entrada longa (comprar o papel), só isso. Mas ainda falta.

Registado: 15/1/2010 15:30

por fogeávmer » 22/10/2010 10:47

[quote="pocoyo"]GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG[/quote

Boas "pocoyo",referes-te a uma subida abrupta no curto prazo?há alguma razão em especial?
Abraço e bons negocios!!!

Registado: 29/11/2007 11:16

por defst0ned » 22/10/2010 10:46

também me está cá a parecer isso... começo-me a colocar dentro aos poucos...

Registado: 15/1/2009 15:14

por pocoyo » 22/10/2010 10:38

GGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
Anexos
brisa.jpg
brisa.jpg (53.26 KiB) Visualizado 8155 vezes

Registado: 15/1/2010 15:30

por Fenicio » 20/10/2010 23:15

Deep Puple Escreveu:
JM72 Escreveu:Boa Tarde Fenicio!

Não acha que a resistencia está nos 5.53 :?:

....e não nos 5.40

Estive a ver pelos Graficos,e fiquei com essa ideia!

Ja agora pensa entrar na Brisa?

Um abraço

Em primeiro lugar, obrigado Fenicio pelos excelentes gráficos e análises que faz.

Relativamente à resistência dos 5,40, penso que a forte resist~encia está nos 5,53.

Amanhã espero que os 5,40 estejam definitamente ultrapassados.

Boa noite

Boas JM72 e Deep Puple,

Peço imensas desculpas mas há uma gralha no gráfico e na análise. A ideia era especificar uma "zona de resistência" entre os € 5,40 e os € 5,60 e não uma linha de resistência bem definida nos € 5,40.

Tratou-se de um erro cometido na altura das primeiras análises e que acabou por "perpetuar-se" ao longo das seguintes.

Já corrigi o meu gráfico e para as próximas análises prometo rectificar o equívoco.

Mas agora, respondendo à tua pergunta: sim, concordo. A resistência pode ser encarada como uma zona que vai dos € 5,40 aos € 5,60 (os € 5,40 são valores de fecho e os € 5,60 são os máximos intradiários entretanto atingidos), pelo que os € 5,53 aos quais fizeste referência localizam-se mesmo a meio da tal zona de resistência.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Deep Puple » 20/10/2010 21:36

JM72 Escreveu:Boa Tarde Fenicio!

....e não nos 5.40

Um abraço

Em primeiro lugar, obrigado Fenicio pelos excelentes gráficos e análises que faz.

Relativamente à resistência dos 5,40, penso que a forte resist~encia está nos 5,53.

Amanhã espero que os 5,40 estejam definitamente ultrapassados.

Boa noite

Registado: 10/1/2010 14:26

por JM72 » 20/10/2010 17:01

Boa Tarde Fenicio!

....e não nos 5.40

Um abraço

Registado: 30/11/2007 21:12

por defst0ned » 20/10/2010 15:20

sim sim eu reparei. Que ela vai cheia de força aos 5.40 é visivel. Ainda assim, a diferença de rumo hoje, quando tudo está em baixa, é estranha/interessante.

Fenicio Escreveu:
defst0ned Escreveu:Olá!

Poderia algum de vós tecer alguns comentários a esta acção? Parece-me um pouco esquecida aqui no forúm, sendo que nas últimas semanas tem vindo a subir progressivamente. Hoje então sobe quase 1.5% quando todas as outras estão a descer bastante.

Obrigado

Hoje sobe forte (mais de 1,5%) e aproxima-se rapidamente dos € 5,40. Se assistirmos à uma eventual quebra em alta desta resistência, mantenho a minha visão dada há 2 dias atrás (ver post anterior ao teu).

por Fenicio » 20/10/2010 15:03

defst0ned Escreveu:Olá!

Poderia algum de vós tecer alguns comentários a esta acção? Parece-me um pouco esquecida aqui no forúm, sendo que nas últimas semanas tem vindo a subir progressivamente. Hoje então sobe quase 1.5% quando todas as outras estão a descer bastante.

Obrigado

Hoje sobe forte (mais de 1,5%) e aproxima-se rapidamente dos € 5,40. Se assistirmos à uma eventual quebra em alta desta resistência, mantenho a minha visão dada há 2 dias atrás (ver post anterior ao teu).
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por defst0ned » 20/10/2010 14:55

Olá!

Obrigado

por Fenicio » 16/10/2010 1:26

Brisa - 15/10/2010

As recentes subidas acabaram por aproximar a cotação dos € 5,20, uma zona que, uma vez ultrapassada, poderá abrir caminho a um ataque em força à sua importante resistência dos € 5,40.

Enquanto não assistir à quebra em alta desta resistência (€ 5,40), continuarei de fora por considerar o seu "risk / reward" muito pouco interessante.

Imagem

Imagem

por JM72 » 11/10/2010 22:33

Boa Noite!

Parece que hoje a Brisa Acordou....Com um fecho acima dos 5,03....o Ultimo a cima dos 5€, tinha sido do dia 13/09.

Acho que vamos ter bons resultados,agora que estamos a chegar a 15 de outobro.

No meu exemplo...Q,uando a A28 for paga, vou voltar a fazer as minhas viagens ao porto, pela A1...Mais lucros para a Brisa

por Fenicio » 2/10/2010 14:54

Brisa - 01/09/2010

Mais uma semana que passou sem grandes novidades na Brisa. A nível técnico a cotação continua a apresentar um perfil claramente bearish em todos os horizontes temporais (curto, médio e longo prazo) e com uma ausência completa de sinais de inversão nos seus indicadores.

Juntamente com a INAPA e a EDP Renováveis, trata-se de um dos títulos com menor interesse bullish de todo o PSI 20.

Imagem

Imagem

por Garfield » 24/9/2010 1:37

E agora um brinde surpresa...

Diario Economico Escreveu:A Brisa vai receber um bónus extra de cerca de 34 milhões de euros em dividendos intercalares que a CCR - Companhia de Concessões Rodoviárias - vai pagar ainda antes de sair da estrutura accionista da concessionária brasileira de auto-estradas.

O Diário Económico apurou que, a 17 de Setembro, a administração da CCR, numa carta endereçada a todos os accionistas da empresa, anunciou a distribuição de "dividendos intermediários" - em Portugal conhecidos como dividendos intercalares - de 750 milhões de reais, equivalentes a 1,70 reais por acção. Nessa data, a Brisa ainda detinha 16,35% do capital, o que lhe permite ter acesso a dividendos inicialmente não previstos de cerca de 33,7 milhões de euros adicionais.

A operação de venda da posição da Brisa na CCR foi anunciada a 22 de Junho. Se tivesse sido concretizada antes de 17 de Setembro, a concessionária portuguesa não teria direito a nada. Mas, como só na passada quarta-feira é que o CADE - Conselho Administrativo de Defesa Económica (equivalente à Autoridade da Concorrência em Portugal) autorizou a venda dos primeiros 6% da Brisa na CCR, a empresa de Vasco de Mello irá encaixar mais esta receita nas suas contas.

Segundo a carta da CCR, assinada pelo Director de Relações com Investidores da empresa, Arthur Piotto Filho, a base accionista para ter direito a receber estes dividendos intercalares é o dia 20 de Setembro. Por pouco dias, Vasco de Mello recebe uma receita extraordinária da CCR, que se junta a uma soma de encaixes e de mais-valias financeiras nesta operação, e que transformam a entrada da Brisa nesta participada brasileira num dos investimentos mais lucrativos efectuado por empresas portuguesas do outro lado do Atlântico nos últimos anos.

Registado: 9/2/2005 4:29

por JM72 » 23/9/2010 19:51

Auto-estradas
Brisa vende 6% da CCR por 430 milhões de euros (act)
23 Setembro 2010 | 17:24
Maria João Babo - mbabo@negocios.pt
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

A Brisa concretizou hoje a venda de 6% da brasileira Companhia de Concessões Rodoviárias aos restantes accionistas.
Em comunicado à CMVM, a concessionária refere ter concretizado hoje a alienação de parte de parte da sua participação de 16,35% na CCR aos restantes accionistas da empresa brasileira, a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido.

O preço global do negócio foi da ordem dos 990 milhões de reais, o que corresponde a cerca de 430 milhões de euros.

Já relativamente à também anunciada colocação do remanescente lote de acções ordinárias

por si detidas, representativas de 10,35% do capital da CCR, a Brisa refere no mesmo comunicado que esta deverá ser realizada, através de colocação privada de mercado, até ao final do ano.

A empresa mandatou já o Banco Santander para o “private placement”, que será feito ao valor de mercado, com que espera encaixar cerca de 800 milhões de euros. Parte do encaixe com a operação de venda da sua participação na CCR será utilizada para “reforçar o balanço, diminuindo a dívida líquida da empresa”, disse fonte oficial da concessionária ao Negócios, sublinhando que “face à conjuntura que o país atravessa ainda se justifica mais”. Relativamente ao destino do remanescente, só após a conclusão do processo de reorganização societária que o grupo tem em curso – que deverá estar concluído no quarto trimestre deste ano – é que tomará decisões relativamente a oportunidades de negócio noutros mercados, como a Índia ou a Turquia, assim como sobre a possibilidade de distribuir dividendos extraodinários aos seus accionistas. O grupo português entrou no capital da CCR em 2001, num investimento da ordem dos 183 milhões de euros. Nestes dez anos o grupo recebeu a título de dividendos da participada brasileira cerca de 212 milhões de euros.

Com a venda da totalidade da participação estima encaixar agora 1,2 mil milhões de euros.

Brisa decide dividendo especial no fim do ano

por Garfield » 20/9/2010 23:19

Esta noticia parece ter passado despercebida...

Jornal de Negócios Escreveu:A Brisa só vai decidir se distribui dividendos extraordinários aos seus accionistas no final deste ano, altura em que prevê ter concluída a venda da sua participação na Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), assim como a reorganização do grupo.
Vasco de Mello (na foto), CEO da concessionária, disse quinta-feira passada em entrevista à Reuters que ainda não foi tomada uma decisão quanto à possibilidade de distribuir um dividendo especial após a venda dos 16,35% da CCR, com a qual estima encaixar 1,2 mil milhões de euros. "Não está em cima da mesa a possibilidade de um dividendo extraordinário", disse o responsável à Reuters, remetendo para mais tarde a análise dessa possibilidade.

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por Deep Puple » 20/9/2010 13:26

Fenicio Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:
Fenicio Escreveu:Brisa - 17/09/2010

A sua Linha de Tendência Ascendente (LTa) mantém-se viva, mas é imperativo que as subidas voltem depressa, sob o risco de a vermos definitivamente invalidada algures ao longo das próximas sessões.

Se fecha hoje assim, a LTA ascendente fica invalidada. É assim?

Depende, small. Os falsos breakouts são comuns, pelo que antes de anunciarmos o fim definitivo de uma LTa é preciso considerarmos uma série de factores, por exemplo, o volume da quebra em baixa, o número de sessões a transaccionar abaixo da LTa, etc.

Em resumo, 1 ou 2 fechos abaixo de um suporte, de uma resistência ou de uma LTa/LTd não implica necessariamente que estamos diante de um breakout definitivo.

Registado: 10/1/2010 14:26

por Fenicio » 20/9/2010 13:17

SMALL1969 Escreveu:

A sua Linha de Tendência Ascendente (LTa) mantém-se viva, mas é imperativo que as subidas voltem depressa, sob o risco de a vermos definitivamente invalidada algures ao longo das próximas sessões.

Depende, small. Os falsos breakouts são comuns, pelo que antes de anunciarmos o fim definitivo de uma LTa é preciso considerarmos uma série de factores, por exemplo, o volume da quebra em baixa, o número de sessões a transaccionar abaixo da LTa, etc.

Em resumo, 1 ou 2 fechos abaixo de um suporte, de uma resistência ou de uma LTa/LTd não implica necessariamente que estamos diante de um breakout definitivo.

por SMALL1969 » 20/9/2010 13:10

Registado: 3/2/2009 12:21

por Fenicio » 20/9/2010 0:41

Brisa - 17/09/2010

A Brisa disparou hoje um importante sinal de alerta ao invadir novamente a sua zona de suporte dos € 4,80 - € 4,90. Trata-se de uma zona que, numa perspectiva de curto prazo, é importantíssima para a cotação pois permitirá novos arranques em direcção aos € 5,40 e mais além.

Imagem

Imagem

por SMALL1969 » 17/9/2010 13:06

Boa tarde,

Para que lado pensam que a BRISA pode tender?
Abaixo de 4,80 ou acima de 5,20?

Por um lado, admito que as portagens neste período de férias tenha corrido bem, mas só saberemos isso quando o trimestre fechar.
Por outro, esta história das SCUD até mete nojo, tamanha a indefinição.

Parece que só vão ganhar os do costume...:
As mentes iluminadas (leia-se consultores externos) que porventura irão produzir o complexa, impensável e ridículo sistema de isenções.

Registado: 3/2/2009 12:21

por Fenicio » 13/9/2010 21:14

Brisa - 13/09/2010

A Brisa segue a lateralizar desde finais de Julho num canal estreito entre os € 4,80 e os € 5,20. Pela positiva há que destacar a confirmação provisória da sua Linha de Tendência Ascendente (LTa) de curto prazo, bem como da sua zona de suporte dos € 4,80 - € 4,90.

Com relação à LTa, a sua eventual confirmação definitiva poderá conduzir a cotação para fora do seu actual canal de lateralização, pelo que manter-me-ei atento à evolução do título ao longo das próximas sessões.

Imagem

Imagem

por rsacramento » 4/9/2010 23:58

Fenicio Escreveu:
O Stochastic acabou de entrar em zona sobre-comprada, uma situação que, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, significa uma força bullish latente.

Alguns traders preocupam-se quando uma determinada cotação está em zona sobre-comprada pois acreditam que o seu vigor pode se extinguir a qualquer momento, mas eles se esquecem daqueles casos em que acções permanecem em zona sobre-comprada meses e meses à fio (muito comum em cenários bullish).

Para mim, a entrada da acção em zona sobre-comprada não é motivo para me preocupar. Pelo contrário, a sua saída desta zona é que me preocupa. :)

na minha opinião os osciladores em geral e este em particular são para aplicar em situações de lateralização; outros indicadores há para situações de tendência

e é exactamente por isso que este funciona mal em trends: permanece muito tempo sobrecomprado, e apesar disso os preços continuam a subir ( como oscilador que é não pode ultrapassar os 100 :wink:)

deixo aqui um excerto retirado do metaStock:

Stochastic Oscillator

The Stochastic Oscillator calculates the price relative to the recent high-low range. “Stochastics,” as it is sometimes called, shows where the price is trading relative to the recent high-low range. For example, a ten-period Stochastic would look at the highest and lowest price over the last ten days, and see where the current price falls within that range.
A value of 100 would indicate the Stochastic was at the top (or 100%) of the 10-day High-Low range, and a value of 0 would indicate it’s at the bottom of the range.

(...)The Stochastic Oscillator is an overbought/oversold indicator. That is, it tries to anticipate reversals in price.

A common interpretation is to go long when the Stochastic turns up out of oversold territory (i.e., it crosses above 20) and go short when the Stochastic falls below overbought territory (i.e., it falls below 80).

The Stochastic Oscillator works best on securities that show cyclic, or non-trending, behavior.

ma melhor do que ninguém o cem para esclarecer estes temas :)
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por Fenicio » 4/9/2010 23:38

27258 Escreveu:Caro Fenicio analizando o grafico Stocastico não te parece que está um pouco esticada?

Eu sou novato caso esteja errado agradeço que me corrija.

Cumprimentos

Olá 27258,

O Stochastic acabou de entrar em zona sobre-comprada, uma situação que, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, significa uma força bullish latente.

Alguns traders preocupam-se quando uma determinada cotação está em zona sobre-comprada pois acreditam que o seu vigor pode se extinguir a qualquer momento, mas eles se esquecem daqueles casos em que acções permanecem em zona sobre-comprada meses e meses à fio (muito comum em cenários bullish).

Para mim, a entrada da acção em zona sobre-comprada não é motivo para me preocupar. Pelo contrário, a sua saída desta zona é que me preocupa. :)

por 27258 » 4/9/2010 23:05

Caro Fenicio analizando o grafico Stocastico não te parece que está um pouco esticada?

Eu sou novato caso esteja errado agradeço que me corrija.

Cumprimentos

Registado: 20/12/2009 11:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Goya777, m-m, Manchini888, Massao1, MP65, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 323 visitantes