Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Subsidiação de energia eléctrica

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pocoyo » 20/10/2010 17:18

Lion_Heart Escreveu:Sou contra.

Andar a subsidiar um negocio para alguns terem lucro não é a minha ideia.

Sou a favor de se subsidiar pessoas pobres para terem um pouco de dignidade.

Se querem subsidiar outras coisas que subsidiem a exportação , mas nao como o fazem. Deviam era ajudar a estabelecer lojas e comercio em outros Países, como faz a China e a Espanha por ex.

Estás a ver a coisa de maneira errada, o estado não está a subsidiar a EDP, mas sim os consumidores da EDP.
Se o negocio fosse livre a EDP aumentava o preço e mais nada.

Caso não fosse possivel aumentar o preço por parte da EDP (estado contra) e não recebesse o tal subsidio, esta deixava de investir em Portugal.

A EDP é MAIORITÁRIAMENTE privada.

Registado: 15/1/2010 15:30

por Lion_Heart » 20/10/2010 17:12

Sou contra.

Andar a subsidiar um negocio para alguns terem lucro não é a minha ideia.

Sou a favor de se subsidiar pessoas pobres para terem um pouco de dignidade.

Se querem subsidiar outras coisas que subsidiem a exportação , mas nao como o fazem. Deviam era ajudar a estabelecer lojas e comercio em outros Países, como faz a China e a Espanha por ex.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 20/10/2010 14:07

Tarifa social e tarifa simples

A tarifa social destina-se aos consumos relativos a casas de habitação de residência permanente, mesmo que nelas se exerça uma pequena actividade profissional, com potência contratada até 2,30 kVA e consumo anual não superior a 400 kWh.

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tar ... .3kVA.aspx

Registado: 5/11/2002 12:21

por pocoyo » 20/10/2010 14:03

Como é que se determina essa "tarifa social"?

Registado: 15/1/2010 15:30

por Primvs » 20/10/2010 13:47

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Eu sou contra a subsidiação da energia elétrica, mas ao passo que não me importo de contribuir para ajudar uma família que num determinado momento pouco ou nada tem a pagar parte da sua conta da luz acho completamente errado ser obrigado a subsidiar os lucros dos negócios da eólica e solar.

Acho que sao duas coisas diferentes...

1- o défice tarifário (energia subsidiada ao consumidor final)

2- apoios à energia eólica e solar

Contra a primeira (salvo a tarifa social) pois acho que se deve repercurtir o custo real nos consumidores (eficiencia de mercado, concorrencia,etc).

A favor da segunda (grande parte da balança comercial portuguesa vem das importações de energia.Não tenho as contas presentes, mas se produzir-nos energia limpa e não baixarmos o diferencial da balança comercial, penso ser bom para o país)
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Fingerspitzengefuhl » 20/10/2010 13:26

Eu sou contra a subsidiação da energia elétrica, mas ao passo que não me importo de contribuir para ajudar uma família que num determinado momento pouco ou nada tem a pagar parte da sua conta da luz acho completamente errado ser obrigado a subsidiar os lucros dos negócios da eólica e solar.

Registado: 9/2/2010 6:36

Subsidiação de energia eléctrica

por Elias » 20/10/2010 12:40

Este assunto já foi aflorado em diversos outros tópicos (EDP, etc) mas como não tem a ver com uma empresa em particular, abro este tópico para falar especificamente sobre este assunto.

O que vos parece: a energia eléctrica deve ser subsidiada (a expensas do orçamento de Estado) ou os consumidores devem pagar o custo real da energia que consomem?

Eu sou contra a subsidiação, salvaguardada a aplicação da "tarifa social" a quem realmente necessite.

Registado: 5/11/2002 12:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google [Bot], karaya75, latbal, m-m, macau5m, Mar58, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Pmart 1 e 193 visitantes