Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CFD's

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 15/10/2010 17:08

Seaman, isso de ser rápido... Se estiveres 3 meses com um CFD em carteira (longo) quanto pagas de juros?

E quanto aos spreads, divergem de correotra para corretora e de activo para activo...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Seaman » 15/10/2010 17:05

Correcto, as comissões estão incluidas no Spread.

Por isso é que eu digo que perceber o Spread é muito importante neste negócio dos CFD's de Acções.

Eu não tenho qualquer intenção de denegrir o negócio dos CFD's. Acredito que todos os instrumentos financeiros têm a sua razão de ser e campos próprios de aplicação. Assim como cada empresa tem o direito de definir as suas margens e só compra quem quer. Ninguém é obrigado.

Só acho que os exemplos que dão para o público em geral são muito simplistas e induzem em facilidades que não existem.

Os Spreads são o busilis da questão... em teoria pode-se aspirar a ganhar muito dinheiro com investimento de pouco capital mas é preciso acertar num trend de subida (ou descida) muito forte (para conseguir pagar o spread da correctora) e de pouca duração (para que os juros diários não tenham tempo de comer os ganhos).

Trends destes são raros daí...

Registado: 4/4/2009 0:57

por Ulisses Pereira » 15/10/2010 15:42

Cada corretora estabelece os seus spreads.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por EuroVerde » 15/10/2010 15:36

Seaman Escreveu:Outro exemplo prático sobre Spreads definidos pela correctora:

Tenho agora uma posição longa aberta na Brisa. Agora que a Brisa está com uma boa subida quero vender.

No mercado de acções consigo vender imediatamente (ao valor de marcado por 5,17) mas na correctora só me consigo desfazer da posição por 5,12...

Para quem ainda não experimentou negociar em CFD's penso que esta é uma informação útil...

Isso acontece porque o Market Maker é a própria corretora?

Na minha vende-se a 5,165 neste momento.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Ulisses Pereira » 15/10/2010 15:31

Seaman, convém referires que aí não pagas comissões. Ou seja, as comissões estão incluidas nesse spread.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Seaman » 15/10/2010 15:26

Outro exemplo prático sobre Spreads definidos pela correctora:

Tenho agora uma posição longa aberta na Brisa. Agora que a Brisa está com uma boa subida quero vender.

No mercado de acções consigo vender imediatamente (ao valor de marcado por 5,17) mas na correctora só me consigo desfazer da posição por 5,12...

Para quem ainda não experimentou negociar em CFD's penso que esta é uma informação útil...

por Seaman » 15/10/2010 0:04

"tonirai"

Não tive qualquer intenção de te chatear e desculpa se as minhas palavras isso deram a entender.

Apenas entendi insistir na importância do tema dos Spreads dos CFD's porque a realidade do dia a dia é exactamente a que relatei no meu exemplo: hoje 14Out entre as 08:00 e as 08:15 o CFD do BCP de uma correctora esteve exactamente na situação que descrevi. Com um Spread da correctora 45x superior ao do mercado e durante 15'...

Tenho as imagens da sessão se tiveres curiosidade em ver.

Obrigado pelos conselhos sobre negociação de CFD's e acções :wink:

Re: Estratégias CFD

por joao bravo » 14/10/2010 23:33

Valete Escreveu:
joao bravo Escreveu:Devo dizer que conheço todo o tipo de utilizadores de CFD: Daytraders e até quem fique com elas durante 6 meses eu próprio já tive um pouco de cada e está tudo associado à estratégia definida.

6 meses é demasiado tempo para deter um CFD.
O juro cobrado come várias vezes os custos totais (ex: comissões) de investir no mesmo activo com outro produto financeiro.

Penso que deter um CFD mais de um mês acaba por ser um erro.

Devo dizer que não concordo 100% tudo depende da forma como o activo evolui ao longo desse tempo. Se mantiver um comportamento Bull irá compensar tudo isso. De qualquer forma tipicamente mantenho CFD 2 semanas a 1 mês.

Registado: 20/1/2007 2:00

por tonirai » 14/10/2010 22:33

Seaman Escreveu:
tonirai Escreveu:
Seaman Escreveu:Então não podemos acompanhar a evolução do CFD pelo do índice correspondente?

Poder pode-se... mas o que eu quis dizer é que não pode ser usado para ver se se é correctamente stopado ou não, na medida em que o spread é "geralmente" constante (tive o cuidado de repetir isto antes), ou seja, há momentos em que este até pode aumentar (períodos de maior volatilidade, de diminuição de liquidez, etc).

Ora voltando a este tema do spread que é definido, em todo o momento pela casa (leia-se correctora) e respectivo funcionário designado de Market Maker....

Temos portanto o spread normal de mercado que é público, está on-line para qualquer pessoa consultar. Depois temos o spread "da casa".

Não. Estavas a falar de um índice. Um índice não tem spread. Não o compras, não o vendes, não o possuis - apenas negoceias derivados sobre o seu valor, baseado no valor do cabaz de acções que ele integra.
Ainda assim, visto que é suposto irem ao mercado comprar um cabaz de acções representativas do valor do índice, terão os vários spreads das várias acções desse cabaz - que obviamente, por motivos óbvios, "não é público, não está on-line para qualquer pessoa consultar."

Seaman Escreveu:Como sabes o spread público de mercado para uma cotação tão liquida como o BCP, por exemplo, é mínimo na ordem dos 0,001€. Para a actual cotação do BCP este spread é de apenas 0,15%.

Não, não sei. Fui muito claro anteriormente:
tonirai Escreveu:Acrescento que já não negoceio CFDs há um par de anos, e enquanto o fiz, apenas negociei CFDs de índices (nunca de acções). É com base no que recordo que desenvolvo este raciocínio e explicações :wink:

E a isto acrescento que nunca negociei acções - comecei em warrants, passei por CFDs de índices, tendo-me tornado trader de Forex.

Seaman Escreveu:A pergunta que te faço é se o Market Maker da correctora (que já sabemos "mexe" no valor do spread a seu bel prazer) pode "abrir" este valor do spread para valor tão altos como 10% (ou mais) nesses periodos que referes de inicio de sessão, falta de liquidez, etc?

Nas acções, não faço ideia, muito menos nas portuguesas... em índices, não me lembro de ter visto semelhante coisa.

Seaman Escreveu:esses periodos de inicio de sessão podem "estenderem-se" até 15' após inicio de sessão?

Que eu tenha visto, em índices, não... os 5' iniciais, provavelmente.

Seaman Escreveu:se podem "abrir o spread" acima de 10% qual achas que será a consequência para os investidores que têm posições abertas e com os famigerados e ilusórios Stop Loss?

10%?! Esse valor foi visto ou escolhido onde?
Quando os negociava, num valor do Dax de ~7000, o spread era de algo tipo 4 pontos, e se o vi ir aos 5... ok, digamos 6, são 2 pontos em 7000... o que corresponde a ~0.03% do valor do índice.

Seaman Escreveu:
tonirai Escreveu:
Não se pode ver o spread como algo cobrado na compra ou na venda... da maneira que expões a questão, faz pensar em comissões.

O spread é o equivalente à distância de preço entre o melhor comprador e o melhor vendedor nas acções, tipo a distância entre as cotações do topo dos COFs - só que nos CFDs, mantém-se genericamente constante.

Spread genericamente constante :shock:

Não posso deixar de informar os restantes companheiros do Fórum que a realidade dos Spreads CFD's não é assim tão simples...

Dito assim, pareces querer passar a informação que eu sou mentiroso, ou que quero induzir em erro os restantes colegas.
Ora fui muito claro que a minha experiência datava de há 2 anos, podendo por isso ser incompleta ou imprecisa, e era apenas de CFDs de índices.
Devido a isso, e devido às tuas repetidas/constantes questões que mais ninguém vinha responder, fui respondendo, mas disse por mais de uma vez para procurares informação já existente no fórum:
tonirai Escreveu: Já o disse, a melhor maneira de ir entendendo é ler uns tópicos de CFDs que há por aqui, e abrir uma conta demo numa corretora, de modo a negociá-los e ler as explicações que existem nos menus da plataforma.

E depois de continuares a questionar, até fiz uma pesquisa e coloquei aqui o link de um dos "milhentos" tópicos de CFDs, de modo a te incentivar o procurar mais quantidade e qualidade de informação:
tonirai Escreveu:Vê por exemplo este tópico sobre CFDs:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Seaman Escreveu: Passo a explicar dando um exemplo no mercado de CFD's de Acções.

Por ser de acções, poderá esclarecer se for um bom exemplo;
Nos de índices poderá esclarecer no método, mas não nos valores, pois negociar CFDs de acções ou de índices não é a mesma coisa.
Basta dizer que a margem requerida pelas corretoras para negociar acções andará à volta dos 20%, enquanto que num índice será à volta de 5%.

Seaman Escreveu: Nos CFD's existem 2 Spreads. Um é o Spread do mercado e o outro é o Spread da correctora.

Nos CFDs de acções, sim, embora eu veja o spread como um só, obviamente mais alto que o de mercado da acção, visto tratar-se de um derivado sobre a mesma;
Nos CFDs de índices, tens 1 spread - não conheces ou não te é possível definir um spread para o índice, porque ele não existe.

Seaman Escreveu:O Spread do mercado é definido por todos nós sempre que compramos e vendemos acções directamente no mercado.

Exacto... e que suponho que poderá variar em função da brusca variação da procura/oferta da acção, ou devido à momentos/picos de volatilidade.

Seaman Escreveu:O Spread da correctora é definido pela própria empresa e pode ser igual ao do mercado mas também pode ser muito superior. O que importa reter é que este Spread pode ser alterado em qualquer momento e poder ser muito superior ao Spread de mercado. Entenda-se este Spread como o lucro que a correctora entende, em dado momento, ser seu de direito por estar a comercializar um CFD sobre uma acção (produto alavancado).

Quando dizes "empresa", suponho que te refiras à corretora;
Se é alterado, é de pensar que o será quando a própria acção vê o seu spread alterar-se, e/ou quando o seu valor varia bruscamente, e o risco inerente à sua aquisição aumenta, aumentando o risco da corretora cobrir devidamente o seu risco.
Se as corretoras aumentassem o spread quando muito bem lhes apetecesse só "porque sim", rapidamente os clientes se aperceberiam disso e deixariam de negociar tais instrumentos "demoníacos".

Seaman Escreveu: Imaginem agora que o Spread de mercado do BCP não era de 0,002€ mas sim de 0,090€.

Mas 0,090€ porquê? É esse o spread do CFD do BCP em alguma corretora?
Na minha, neste momento, vejo 0,0048€ (deve estar "dilatado" devido ao mercado estar fechado).
Para tirar valores "da cartola", mais valia fazer como eu disse:
tonirai Escreveu: Já o disse, (...) abrir uma conta demo numa corretora, de modo a negociá-los (...)

Seaman Escreveu: Penso que é fácil de perceber que não é tão simples a importância do Spread.

Bem me queria parecer que querias querer passar a informação que eu sou mentiroso, ou que quero induzir em erro os restantes colegas.

Seaman Escreveu:Como podem ver é exactamente no valor do Spread da correctora que está a importância do CFD.

Para ti.
Para mim, a importância está, primeiramente em poder shortar e, em segundo lugar, por poder alavancar... relevo para 3º lugar (ainda assim, um lugar no pódio) o spread.

Seaman Escreveu: Mais importante ainda é que é um funcionário da correctora que define o valor do Spread da correctora e pode alterar este valor em qualquer momento,

Diria talvez um algoritmo qualquer que avalia a variação do spread da acção, e o risco de não conseguirem adquirir as acções ou cabaz de acções necessárias para cobrir o risco da corretora... ao qual somará a margem de lucro da corretora.

Seaman Escreveu:como já foi explicado pelo "tinorai".

Destaque das aspas e hilariante trocadilho ao meu username, que demonstra bem as tuas intenções em me denegrir.

Seaman Escreveu:Estou disponível para esclarecer mais aspectos e também para aprender com os mais experientes na negociação de CFD's de acções.

Reservo-me o direito de não estar disponível para te esclarecer qualquer outra dúvida que te possa surgir, a respeito deste ou de qualquer outro assunto.

Se este dissimulado ataque pessoal se deve ainda a teres ficado chateado por eu ter publicado uma troca de MPs entre nós, a qual:
- Partiu da minha iniciativa para te ajudar e tentar esclarecer sem poluir o tópico da Orey (onde postaste a 1ª pergunta, à qual o Ulisses pediu para não ser lá colocada);
- Postada com o objectivo de esclarecer eventuais leitores do tópico mais experientes em CFDs, de modo a se contextualizarem e poderem te responder com mais precisão;
- Que não tinha absolutamente nenhum dado pessoal teu, e apenas mencionava teres tido uma perda stopado, e o valor do stop (sem valor de entrada, nem nº de contratos, nem nome real, etc)

Então devo dizer que pareces muito ressabiado, apesar de eu:
- Te ter pedido imensas desculpas por MP;
- Te ter explicado porque a postei e porque achei que não tinha dados pessoais;
- Ter feito um "mea culpa" e respectivo pedido de desculpa público neste mesmo tópico;
- Ter continuado a tentar esclarecer as tuas dúvidas, quando mais ninguém te respondia.

Cumprimentos e bons negócios (de preferência, de acções - evita os CFDs, que é melhor).

Registado: 19/4/2007 18:26

por Rags » 14/10/2010 20:27

Seaman, obrigado por partilhares a tua pesquisa :wink:

Olha aproveita o "Jogo de Bolsa" que ai vem para treinar sem riscos, vou experimentar, só nos pode enriquecer.

Abraços

Registado: 24/5/2010 22:06

por Seaman » 14/10/2010 19:22

tonirai Escreveu:
Não se pode ver o spread como algo cobrado na compra ou na venda... da maneira que expões a questão, faz pensar em comissões.

O spread é o equivalente à distância de preço entre o melhor comprador e o melhor vendedor nas acções, tipo a distância entre as cotações do topo dos COFs - só que nos CFDs, mantém-se genericamente constante.

Spread genericamente constante :shock:

Não posso deixar de informar os restantes companheiros do Fórum que a realidade dos Spreads CFD's não é assim tão simples...

Passo a explicar dando um exemplo no mercado de CFD's de Acções.

Nos CFD's existem 2 Spreads. Um é o Spread do mercado e o outro é o Spread da correctora.

O Spread do mercado é definido por todos nós sempre que compramos e vendemos acções directamente no mercado.

O Spread da correctora é definido pela própria empresa e pode ser igual ao do mercado mas também pode ser muito superior. O que importa reter é que este Spread pode ser alterado em qualquer momento e poder ser muito superior ao Spread de mercado. Entenda-se este Spread como o lucro que a correctora entende, em dado momento, ser seu de direito por estar a comercializar um CFD sobre uma acção (produto alavancado).

O Spread do mercado é aquele que é conhecido de todos nós quando consultamos os valores da cotação e aparece o valor da cotação, por exemplo 1,000€ e um valor inferior de venda, por exemplo 0,995€, e um valor superior de compra, por exemplo 1,005€.
Neste caso concreto o Spread de mercado é a diferença entre o valor de venda e o valor de compra, no exemplo é 1,005 - 0,995 = 0,010€.

Este valor significa que se quisermos fazer uma compra temos que comprar a 1,005 e imediatamente perdemos 1% do capital investido porque se as quisermos vender logo, ao valor de mercado, só conseguimosvender por 0,995€.

É por esta razão que todos temos interesse em procurar acções com Spreads de mercado tão baixo quanto possível.

É que, se o mercado se vira de repente contra nós logo após a compra, conseguimos vender imediatamente com um prejuízo reduzido.

Penso que com este exemplo ficou clara importância de sabermos o valor do Spread antes de fazermos uma compra.

Por exemplo uma das acções mais liquidas do nosso mercado, o BCP, tem habitualmente um valor de Spread de mercado na ordem de 0,002€. Por exemplo vamos considerar o BCP a cotar a 0,655€.

Nesse momento, é possível comprar a 0,656€ (cotação mais 1/2 do Spread, 0,655+0,001=0,656) e, caso o mercado começar logo a descer, podemos vender logo por 0,654 (cotação menos 1/2 do Spread) com uma perda mínima de 0,002€ (valor do Spread de mercado), isto é apenas -0,3% do capital investido.

Imaginem agora que o Spread de mercado do BCP não era de 0,002€ mas sim de 0,090€. Se a cotação está a 0,655€ então podemos comprar a 0,70€ (0,655+0,090/2=0,700) mas se quisermos vender só podemos vender a 0,61€ (0,655-0,090/2=0,610).

Se compramos a 0,71 e o mercado se vira contra nós e decidirmos vender imediatamente só podemos vender por 0,61 com uma perda de 0,09€ (valor do Spread de mercado), isto é -12,7% do capital investido.

Penso que é fácil de perceber que não é tão simples a importância do Spread. Num caso temos uma perda imediata de 0,3% e no outro temos uma perda de -12,7%.

Neste último caso temos mesmo de ter a certeza que o mercado vai subir, pelo menos, 12,7% antes de fecharmos a posição na correctora...

Como podem ver é exactamente no valor do Spread da correctora que está a importância do CFD. Mais importante ainda é que é um funcionário da correctora que define o valor do Spread da correctora e pode alterar este valor em qualquer momento, como já foi explicado pelo "tinorai".

Espero ter ajudado a esclarecer os pequenos investidores não-profissionais, grupo onde me incluo.

Estou disponível para esclarecer mais aspectos e também para aprender com os mais experientes na negociação de CFD's de acções.

por Valete » 14/10/2010 12:46

Yavanna979 Escreveu:Valete,

O knock out nos TW é uma vantagem em relação aos CFDs e não uma desvantagem.

Pensa da seguinte forma:
- compras um Turbo put muito perto da barreira de ko
- compras um Turbo call longe da barreira

Se o mercado dar um salto (gap)bem além da barreira do Turbo put, este mesmo vai arrebentar, mas só perdes até à barreira, enquanto a call acompanha todo o movimento. Ficas a ganhar. Se o mercado for ao contrário, só perdes o spread. Se o mercado subir somente até à barreira, perdes o Put e ficas a perder o spread mais a margem incluida na Put. Nos CFDs não consegues montar esta estratégia de trading.

Bons negócios com CFDs, warrants, turbos, acções, obrigações, ETFs etc.

Essa estratégia não me parece funcionar. Enquanto tem os dois TW não podes ganhar. Quando um deles leva KO, começas a ganhar no outro, mas com o handicap de teres pago uma comissão a mais acrescido do spread do falecido, do que se tivesses entrado ao mesmo valor com apenas um TW. Porque depois de um rebentar, o outro tanto pode ir a teu favor como em sentido inverso.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por paubo » 14/10/2010 12:39

Desde meados de 2009 que apenas negoceio CFDs e forex.

No entanto em Dezembro apanhei um valente susto, que me custou alguns euros. Nesse mês o Saxo Bank fez uma revisão dos ratings de várias empresas. Isto significa que alteraram a margem necessária para abrir ou manter posições.
Na altura tinha 3 posições abertas com CFDs e uma de forex. A minha margem utilizada estava perto dos 40%. Um pouco mais alta do que gosto mas mesmo assim simpática. No início da semana recebo um email (ao final do dia) a avisar dessas mudanças. Só o li no fim do dia. A actualização dos ratings acontecia 2 dias depois de manhã. No fundo significava dia e meio e apenas uma sessão.

Para meu azar dos 3 CFD que possuia, 2 foram alterados e substancialmente. Um era da peugeot, o outro não recordo. Aterrei quando percebi que bastava o mercado abrir em sentido contrario nessa manhã, que passava a ter mais de 100% de margem utilizada! Tive que vender a peugeot com prejuízo e longe do stop que tinha colocado. O pior foi também ter que vender uma posição curta do EurDol com ganho, mas que estava a dar o tiro de partida para as grandes quedas depois de quebrado os 1,482.

Pelos visto nos últimos 3 anos esta situação aconteceu apenas uma vez (recentemente voltou a ser alterado ratings mas apenas das roletas russas das biotecnológicas penso eu).

Apesar disto tudo têm sido benefico negociar com CFDs.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 11:31

por Valete » 14/10/2010 10:28

Yavanna979 Escreveu:Valete,

Pensa da seguinte forma:

Se o mercado dar um salto (gap)bem além da barreira do Turbo put, este mesmo vai arrebentar, mas só perdes até à barreira, enquanto a call acompanha todo o movimento. Ficas a ganhar. Se o mercado for ao contrário, só perdes o spread. Se o mercado subir somente até à barreira, perdes o Put e ficas a perder o spread mais a margem incluida na Put. Nos CFDs não consegues montar esta estratégia de trading.

Como já disse muitas vezes, cada produto tem a sua forma de funcionar, cabe aos investidores encontrar formas de aproveitar os diferentes conceitos de cada produto.

O exemplo do Euroverde, onde consegue mais de 100k em 5 anos não é nada de outro mundo. Nos últimos 6 meses teria-se conseguido 800k€ com um investimento inicial de 10k€ se tivesses montado estratégias de straddles intradiárias no DAX (usando call e put warrants vanilla) sempre nos dias de resultados económicos dos EE.UU. Com esta estratégia ganhas sempre que o DAX faça mais de 60/70 pontos no intraday e perdes o spread quando o movimento é inferior. Ten-se ainda o risco de volatilidade, quando baixa aumenta a perda para valores acima do spread. Mas quando sobe ficas logo a ganhar. Tenta ver o movimento do DAX sempre que saiem resultados. Na maioria das vezes mexe bastante, hoje foram 100 pontos. Podias ter comprado pela abertura um call 6400 por 0,20€ e um put 6250 por 0,20€. Pelo tarde após abertura dos States a call valia 0,70€ e a put 0,02€. Com 20,000 em cada warrant (investimento total 8000€) terias ganho 6400€. Se tivesse corrido mal (o DAX não mexer), terias perdido uns 800€ a 1000€. Quer dizer, com um bom trade podes ter uns 8 ou 10 trades falhados. Com os mercados voláteis tens um rácio muito melhor. Se conseguires amealhar bons resultados, podes começar a investir muito mais e vais ter dias onde perdes 20k e outros onde fazes 80k.
É preciso conhecer os produtos e saber como funcionam, depois é só tomar uma decisão de risco e saber impor os limites para não estoirar todo o capital...pode ser que os primeiros 10 trades são negativos e é preciso dar continuidade. Para isto o melhor é fazer simulações até se ganhar um feeling para a estratégia. Isto é só uma idéia do que é feito neste momento em alguns mercados, por exemplo Alemanha.

Mas essa estratégia tem dado resultados consistentemente?

Pergunto isto porque eu próprio durante mais de 1 ano apenas negociei TW com uma estratégia parecida em que prescindia absolutamente da análise técnica.

Funcionava assim:

- Comprava TW do S&P. IND, ou NAS, entre as 08:00 e as 14:30 sempre que o valor estivesse abaixo ou acima (dependendo se era CALL ou PUT) da barreira de KO. Aproveitava a vantagem de, fora das horas de negociação, o TW não levar KO e comprava TW's praticamente grátis que podiam ter uma valorização brutal caso ás 13.30 saíssem resultados que mexessem o mercado.

Exemplo: Nasdaq as 08:00 cotava a 1999 e havia um TW Call disponível com barreira nos 2000. Como estávamos fora de horário de negociação, até as 14:30 não iria levar KO. Imaginemos que podia ser comprado a 0,05€ o TW. Se comprasse 1000*0,05€ = 50€ saberia que no máximo perderia 50€ mais a comissão, podendo ter ganhos bastante elevados caso o índice ( por exemplo em função dos dados revelados nos EUA) fosse na direcção pretendida.

Inicialmente tive muito sucesso com esta estratégia. Mas entretanto o market maker , começou nessas horas de negociação a aumentar a diferença entre bid/ask (antes chegava a comprar TW do IND a 0,02€, se mexia 100p...já estás a ver, hoje já não os encontras abaixo de 0,25€), a estar mais tempo fora do mercado, deixaram também de existir promoções em que as comissões eram igual a 0 e deixou de ser rentável a estratégia.

Agora já quase não posso ver TW's. Mas pelo menos uma vantagem retirei dessa experiência. Que a minha vocação não é ser daytrader.É muito esgotante (vês sinais e oportunidades em todo o lado) e muito mais complicado para quem quer um cumprir plano a longo prazo.

por Seaman » 14/10/2010 9:13

tonirai Escreveu:
Seaman Escreveu:Então não podemos acompanhar a evolução do CFD pelo do índice correspondente?

Poder pode-se... mas o que eu quis dizer é que não pode ser usado para ver se se é correctamente stopado ou não, na medida em que o spread é "geralmente" constante (tive o cuidado de repetir isto antes), ou seja, há momentos em que este até pode aumentar (períodos de maior volatilidade, de diminuição de liquidez, etc).

Ora voltando a este tema do spread que é definido, em todo o momento pela casa (leia-se correctora) e respectivo funcionário designado de Market Maker....

Temos portanto o spread normal de mercado que é público, está on-line para qualquer pessoa consultar. Depois temos o spread "da casa".

Como sabes o spread público de mercado para uma cotação tão liquida como o BCP, por exemplo, é mínimo na ordem dos 0,001€. Para a actual cotação do BCP este spread é de apenas 0,15%.

A pergunta que te faço é se o Market Maker da correctora (que já sabemos "mexe" no valor do spread a seu bel prazer) pode "abrir" este valor do spread para valor tão altos como 10% (ou mais) nesses periodos que referes de inicio de sessão, falta de liquidez, etc?

Já agora mais 2 perguntas:

esses periodos de inicio de sessão podem "estenderem-se" até 15' após inicio de sessão?

se podem "abrir o spread" acima de 10% qual achas que será a consequência para os investidores que têm posições abertas e com os famigerados e ilusórios Stop Loss?

por Yavanna979 » 13/10/2010 18:47

Valete,

Pensa da seguinte forma:

Como já disse muitas vezes, cada produto tem a sua forma de funcionar, cabe aos investidores encontrar formas de aproveitar os diferentes conceitos de cada produto.

O exemplo do Euroverde, onde consegue mais de 100k em 5 anos não é nada de outro mundo. Nos últimos 6 meses teria-se conseguido 800k€ com um investimento inicial de 10k€ se tivesses montado estratégias de straddles intradiárias no DAX (usando call e put warrants vanilla) sempre nos dias de resultados económicos dos EE.UU. Com esta estratégia ganhas sempre que o DAX faça mais de 60/70 pontos no intraday e perdes o spread quando o movimento é inferior. Ten-se ainda o risco de volatilidade, quando baixa aumenta a perda para valores acima do spread. Mas quando sobe ficas logo a ganhar. Tenta ver o movimento do DAX sempre que saiem resultados. Na maioria das vezes mexe bastante, hoje foram 100 pontos. Podias ter comprado pela abertura um call 6400 por 0,20€ e um put 6250 por 0,20€. Pelo tarde após abertura dos States a call valia 0,70€ e a put 0,02€. Com 20,000 em cada warrant (investimento total 8000€) terias ganho 6400€. Se tivesse corrido mal (o DAX não mexer), terias perdido uns 800€ a 1000€. Quer dizer, com um bom trade podes ter uns 8 ou 10 trades falhados. Com os mercados voláteis tens um rácio muito melhor. Se conseguires amealhar bons resultados, podes começar a investir muito mais e vais ter dias onde perdes 20k e outros onde fazes 80k.
É preciso conhecer os produtos e saber como funcionam, depois é só tomar uma decisão de risco e saber impor os limites para não estoirar todo o capital...pode ser que os primeiros 10 trades são negativos e é preciso dar continuidade. Para isto o melhor é fazer simulações até se ganhar um feeling para a estratégia. Isto é só uma idéia do que é feito neste momento em alguns mercados, por exemplo Alemanha.

Registado: 1/2/2008 14:25

por Valete » 13/10/2010 17:24

Não negoceio commodities, mas julgo que em CFD's pagas sempre uma taxa de juro independentemente do activo em que recaia a o CFD. Afinal de contas pagas juro por estares a usar capital alheio para poderes alavancar o teu investimento.

Comparando um CFD com um TW, com spreads iguais e ignorando outros custos mais residuais:

- No TW pagas a comissão de compra e venda (facilmente arranjas a 5€ + 5€)

- Agora imagina que para o mesmo montante em CFD's pagas cerca 1€ de juro por dia.

Simplificando: ao fim de 10 dias começarias a perder por investir em CFD's.

Evidentemente que existem outros factores (como perigo de KO, valor temporal), que desequilibram a favor dos CFD´s .

No entanto aqui só pretendo demonstrar porque os CFD's não me convencem numa lógica de investimento de médio prazo e muito menos longo.

por EuroVerde » 13/10/2010 16:41

Valete Escreveu:
joao bravo Escreveu:Devo dizer que conheço todo o tipo de utilizadores de CFD: Daytraders e até quem fique com elas durante 6 meses eu próprio já tive um pouco de cada e está tudo associado à estratégia definida.

O juro cobrado come várias vezes os custos totais (ex: comissões) de investir no mesmo activo com outro produto financeiro.

Depende se for CFDs para commodities penso que não há custos acrescidos. (caso do petroleo

por Valete » 13/10/2010 16:04

por Champignon » 13/10/2010 14:29

Os CFD são um instrumento interessante em relação às acções por duas razões:

-Poder estar short
-Alavancar

No entanto, e para o meu tipo de utilização, no qual me recuso a utilizar alavancagem, só o poder estar short me leva a utilizar este instrumento. No entanto, acho que seria um mercado muito mais transparente se fosse possível ter directamente posições curtas nas acções, do que ter que recorrer a produtos derivados. Isso é feito nos USA.

Vejo também que todas as acções "boas" para shortar...são aquelas que não estão disponíveis.

Alguém, neste momento, consegue shortar a EDPR, a Inapa ou até a ZON?
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/

Registado: 2/4/2009 12:51

por EuroVerde » 12/10/2010 11:36

cedilha Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Daytrade pode não ser a melhor maneira de estar nos CFDs.
Então qual a melhor estratégia em tua opinião? 8-)

Começando com 2000 euros e alavancando 2x, ou seja estando esposto com 4000 euros, basta conseguir 7 trades com lucro 7% ao longo do ano para ao fim de 5 anos ter-se mais de 120000 euros.

Para mim, isso nada mais é que wishful thinking. Rendibilidade de 100% a.a. em 5 anos seguidos. Isso eu também queria...
Além do mais chegarias a 196K em vez de 120k...
Mas não interessa, porque acho melhor definir estrategias que tenham alguma chance de acontecer...
E tens que saber que nem todos os trades correm bem, e que há comissões etc.

BN, cedilha

Mas é possivel o que eu referi. Porque eu já fiz o mesmo só que para acções.(na altura ainda não mexia em CFDs)
O ano tem 12 meses em que o mercado está aberto. Muita gente negoceia quase todas as semanas/meses. Não tens necessáriamente de te "fazer" a tudo. Basta teres 7 trades com 7% de ganho e esperar pela oportunidade evidente e ser disciplinado, investir no que se conhece minimamente bem.

O que conta aqui é ter consciência do longo prazo e de não perder dinheiro.

por Seaman » 12/10/2010 11:20

Bom, pelo menos este tópico tem permitido a muita gente esclarecer algumas dúvidas sobre a negociação de CFD's.

Esta é uma das grandes vantagens deste Fórum para os peqenos investidores particulares :wink:

Bons negócios a todos

por cedilha » 12/10/2010 9:07

EuroVerde Escreveu:Daytrade pode não ser a melhor maneira de estar nos CFDs.
Então qual a melhor estratégia em tua opinião? 8-)

Começando com 2000 euros e alavancando 2x, ou seja estando esposto com 4000 euros, basta conseguir 7 trades com lucro 7% ao longo do ano para ao fim de 5 anos ter-se mais de 120000 euros.

Para mim, isso nada mais é que wishful thinking. Rendibilidade de 100% a.a. em 5 anos seguidos. Isso eu também queria...
Além do mais chegarias a 196K em vez de 120k...
Mas não interessa, porque acho melhor definir estrategias que tenham alguma chance de acontecer...
E tens que saber que nem todos os trades correm bem, e que há comissões etc.

BN, cedilha

Registado: 15/9/2008 12:56

por tonirai » 12/10/2010 3:13

Seaman Escreveu:Então esses valores dos Spreads, no caso dos Índices, não têm que estar tabelados?:shock:

O valor normal, penso que está... assim como deve estar a explicação de que em certas situações poderá variar ligeiramente.

Seaman Escreveu:Os spreads dos CFD's são o lucro imediato da correctora que os comercializa.

Em parte, mas não a totalidade... lembra-te que a corretora, para cobrir o seu risco, também vai ao mercado comprar acções (seja CFDs de acções ou de índice), e sujeita-se aos bid/ask desse mercado... logo o spread ingloba o custo da operação para a corretora, bem como a sua margem de lucro.

Seaman Escreveu:Quando abrimos uma posição temos de conseguir, pelo menos, o suficiente para pagar o valor do spread à correctora e só depois é que podemos aspirar a ter lucro...

Correcto... mas nas acções também é o mesmo, tens de conseguir pelo menos a diferença do bid/ask e só depois podes aspirar a ter lucro :wink:
Mas claro, o spread será superior à diferença entre bid/ask... mas também em CFDs podes alavancar facilmente, mas nas acções não.
Tem de haver um benefício a contrapor, não é? :lol:

Seaman Escreveu:Quando abrimos uma posição em CFD's a correctora abre uma posição idêntica ou antagónica no mercado?

Idêntica.
Embora me pareça que possa fazer a gestão do risco "in the house", do tipo tu compras 1000 e eu vendo 1000... o risco está coberto, e não precisam de ir ao mercado.

Vê por exemplo este tópico sobre CFDs:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Registado: 19/4/2007 18:26

por Seaman » 12/10/2010 1:13

Vai lá vai... se o Market Maker do CDF puder mexer no valor do Spread consoante a volatilidade do mercado, etc, ( leia-se para se proteger ) então estamos bem tramados... :mrgreen:

Então esses valores dos Spreads, no caso dos Índices, não têm que estar tabelados?:shock:

Os spreads dos CFD's são o lucro imediato da correctora que os comercializa. Quando abrimos uma posição temos de conseguir, pelo menos, o suficiente para pagar o valor do spread à correctora e só depois é que podemos aspirar a ter lucro...

Quando abrimos uma posição em CFD's a correctora abre uma posição idêntica ou antagónica no mercado?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, caganixo7, danielme1962, Ferreiratrade, Google [Bot], PMP69 e 162 visitantes