Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - E agora?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por j.pinto » 24/9/2003 11:49

Eheheh!!!Calma JAS :lol:
Vou aguardar pela quebra (consistente) em fecho. Se calhar ainda não é hoje. Ainda não sei se posso acompanhar a sessão de hoje até ao fim.
Tenho andado agora a ver que acções é que estarão mais interessantes caso o bull chegue em força.
A ver vamos...

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

Que se passará aqui?...

por R_Martins » 24/9/2003 11:42

PSI20 6.200,59 0,64%

R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

6200

por JAS » 24/9/2003 11:33

j.pinto Escreveu:De qualquer das formas, acho que, apesar de estarmos tão proximos (6161), a quebra ainda não se dará esta semana.
Entretanto se se confirmar que o caminho é para cima, é apanhar o barco, nada mais simples

Já compraste o bilhete ou esperas pelo fecho?

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Está sem força no arranque !!!

por Guzziman » 24/9/2003 8:24

Já lá vão 17 minutos e 30.000 acções!

Anulei vendas a 1.78 !

Posso sair mas mais acima!

Mas ... 17 minutos iniciais sem negociar...

vida difícil esta com tanta indecisão.

Mas está na altura das vindimas, antes que dê para o torto e na verdade o bcp e o psi se fiquem.

A minha zebrinha contudo indica-me que vai o psi desde já quer fazer de resistência um suporte...

enfim, passar os 6200 só com bcp em subida, se a vontade é vê-lo corrigir, nada melhor que vender, embora...
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por j.pinto » 24/9/2003 2:15

Bem, já que estamos nessa de tentar prever o que para aí vem, vou "arriscar" a dizer o seguinte:
-EDP- Está com tendencia de afunilamento/consolidação, pelo que a cotação não deve sair de onde tem andado nas ultimas semanas. Depois, tomará o rumo que quizer tomar.
-BCP- Anda naquela de recuperar o perdido, em caminho ascendente. Como é preciso fazer muitas contas ( e o pessoal não está para isso), nem liga a resistencias. Julgo que ainda pode subir mais, basta continuar na "moda".
-PT- Estou com algumas duvidas sobre esta consolidação. Que caminho tomará a seguir? Não arrisco, não pago para ver. Não sei se não ficará por aqui muito tempo. Quem sabe?
-PSI- Com o comportamento proprio destes dias, a subir com quedas lá fora, está a chegar a hora da verdade (6200). Não estou a acreditar que os vá passar assim tão facilmente. Aqui, espero que que não sejam muitos a pensar assim, porque se poucos acreditam, é que os 6200 vão ser passados com mais facilidade, para consolidar depois acima. Já temos o exemplo do S&P.
De qualquer das formas, acho que, apesar de estarmos tão proximos (6161), a quebra ainda não se dará esta semana.
Entretanto se se confirmar que o caminho é para cima, é apanhar o barco, nada mais simples :lol:

Abraço
j.pinto

Registado: 5/11/2002 12:53

por JAOR » 24/9/2003 1:56

Caro JAS ,desde já.....BOAS FÉRIAS :!: :!: :!:
Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

BCP - gráfico

por JAS » 24/9/2003 0:58

Esqueci-me de colocar o gráfico...

JAS
Anexos
BCP 23 Set.png
BCP 23 Set.png (6.18 KiB) Visualizado 558 vezes

BCP - E agora?

por JAS » 24/9/2003 0:54

O BCP andou uns tempos em salutar consolidação à qual se seguiu uma arrancada fulgurante.

O máximo intraday de 6ª feira (1,78), de acordo com um interessante estudo do allen, teria sido o culminar da 2ª onda a que se deveria seguir uma retracção até 1,69.

Segundo o Marco António teríamos uma retração que desde que não quebrasse o suporte de 1,72 não seria grave.

Ontem, dia de fortes quedas de todos os mercados, vimos o BCP cair do 1,74 de 6ª feira para 1,71.
Aparentemente estávamos em entrar em correcção ou, pelo menos, num novo período de consolidação.

Hoje, dia que não foi brilhante para a maior parte dos títulos e dos mercados, o BCP espantou toda a gente, eu incluído, ao fazer um máximo intraday de 1,77 e a fechar a 1,76.

O dia até tinha começado de acordo com as previsões. Logo após a abertura fiquei muito satisfeito ao ver ser engolida uma ordem de venda que tinha a 1,74. Continuou de acordo com as previsões e até me permitiu recomprar a 1,72. Aí já notei qualquer coisa pois a venda foi às prestações e demorou bastante tempo entre o saírem as primeiras e a conclusão da venda. Meteu muitas compras a 1,73 pelo meio...

Depois comecei a vê-lo subir mas continuei perfeitamente convicto que era apenas fogo de vista e que iria retrair.
Com a cotação a 1,73, agora bem longe de qualquer das ordens que tinha (compra 1,70 e venda a 1,77) achei que escusava de estar a olhar para ele... Calculam qual foi o meu espanto quando, ao regressar perto do fecho, vi a minha ordem a 1,77 já parcialmente comida. Deixei ir o resto apesar de ser uma grande fatia da minha posição.

A esta hora da noite estou a meditar no que devo fazer amanhã.

Encontrei um post do Ulisses que me diz que estamos próximos da "hora H".
Ulisses Pereira Escreveu:O PSI aproxima-se do nível crítico dos 6200 pontos.(...)Além de ter sido o mínimo do fatídico Setembro de 2001, tem servido como uma forte resistência e travado o nosso mercado sempre que o mercado tenta subir.

Em face disto acho que para o PSI esbarrar nos 6200 é preciso que a subida do BCP páre.
Isto baseado em que:
- não estou a ver que a EDP, a reagir bem no seu suporte do 1,92, possa cair significativamente.
- temos uma PTC a comprar acções próprias o que, só por si, se não provocar uma subida pelo menos deve garantir a manutenção da cotação.
- as outras 17 pesam pouco individualmente e é muito provável que umas subam e outras desçam, equilibrando-se a sua influência.

O Ulisses pensa, e estou certo que muitos outros analistas estão de acordo com ele, que seria benéfico para o PSI que agora fizesse essa paragem.
Ulisses Pereira Escreveu:Pessoalmente, acredito que seria importante o PSI consolidar aqui, perto dos 6200 pontos, durante algum tempo antes de quebrar a resistência. Seria importante essa consolidação para aliviar a sua situação de "sobrecompra" e poder atacar esta importante resistência em melhores condições técnicas.

Mas o que importa para o PSI pode não ser, de imediato, o que importa a nós investidores.
A nós importa-nos tentar prever a evolução dos títulos que temos em carteira ou daqueles que pensamos sert oportuno vir a ter. Seja isto em posições curtas ou longas.

E a mim, pessoalmente e que vou próximamente para banhos, interessa-me saber o que devo fazer à posição que tenho no BCP.
E o que devo fazer já amanhã.

Na minha "meditação" influiram 3 factores:
- Vou estar ausente da bolsa durante 15 dias ou, pelo menos, vou tentar estar.
- O PSI está muito próximo dos 6200 pontos;
- Os mercados europeus e americanos estão numa fase indefinida;
- A EDP não é um título em que sejam expectáveis grandes quedas;
- A administração da PTC disse o que iria fazer e provou que não era apenas intenção. Queda da PTC não acredito;

Quem teve a paciência de me ler até aqui já deve estar a pensar que eu vou apostar na hipótese da queda do BCP.

Mas ao olhar para o gráfico intraday de hoje do BCP, aqui em baixo, eu não vejo lá sinais de distribuição e sem distribuição não há quedas.
Vejo os volumes mais significativos a fazerem subir a cotação, vejo tubarões a entrar.

E se os tubarões estão a comprar a estes níveis, quando muito facilmente poderiam deixar o BCP corrigir, é porque têm pressa.
E se têm pressa algo está eminente.

A minha opção para amanhã está tomada e será de recuperar as que vendi hoje e, se houver saldos, a de reforçar a posição.
E para depois de amanhã, aconteça o que acontecer, será partir de férias tranquilo.
Quando regressar espero encontrar o PSI acima dos 6200.

JAS

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, m-m, malakas, PAULOJOAO, Phil2014, tami, trilhos2006 e 308 visitantes