Caldeirão da Bolsa

Pedro Passos Coelho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fatimafaria » 28/9/2010 18:53

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:Olha na história,não vês Viriato a ter consultor de imagem ou alguem que lhe escrevesse de que forma havia de incentivar os lusos.

Por acaso tu achas que o Viriato foi democraticamente eleito? Ou escolhido pelo seu povo?

fafite Escreveu:E Nuno Alvares Pereira achas que lhe dizia de que forma havia de falar ás tropas para as motivar para a batalha? etc...
Estamos a falar de lideres e que eu saiba um guerreiro tambem é um lider. O que é que te leva a ter tanta certeza que viriato não foi eleito pelo povo?

Achas que o Humberto delgado tambem não era um lider nato?

O que quero dizer é que hoje para seres lider não precisas de ter essa capacidade basta teres a máquina funcionar por tráz.

É tal e qual como cantar, antigamente tinhas mesmo que ter voz para seres cantor, hoje com toda a tecnologia que existe qualquer um consegue ser cantor.

Abraço

Registado: 2/5/2010 8:58

por migluso » 28/9/2010 18:52

fafite Escreveu:migluso, o que é que a maturidade democrática tem haver com o facto da falta de descernimento que dizes termos pelo facto de continuarmos a ser governados pelo JS?. Por acaso ele foi eleito de forma anti-democrática?. Sinceramente não percebo.

Não percebi muito bem a tua pergunta.
Mas também não quero entrar em debates políticos demasiado aprofundados neste fórum. Desgasta-me psicologicamente e desconcentra-me, e por isso tenho que refrear o meu apetite pelo debate político.

O que eu quero é ver os gráficos do Paubo e de mais alguns colegas.

Para tentar esclarecer o que disse:
Eu defendo um aprofundamento democrático em que a mentira política seja "enforcada" na praça pública.

A maturidade democrática de um povo mede-se pelo grau de aceitação das mentiras políticas. E nós, até ver, parecemos aceitar muito bem que nos enganem descarada e continuamente.

Por exemplo, o maior golpe que me deram enquanto eleitor foi eu ter votado num choque fiscal (redução de impostos) e o governo eleito que prometeu essa medida fez exactamente o oposto.

No meu concelho, em plena zona metropolitana do Porto, há zonas que só agora estão a chegar a água potável e o saneamento básico. No entanto, esta promessa já existe há mais de 20 anos. O tipo ganha sempre.

Eu, enquanto eleitor, exijo um mecanismo constitucional que garanta aos cidadãos o cumprimento dos programas eleitorais.

Infelizmente, está provado que os políticos são uma espécie de mentirosos compulsivos e o povo, manso, come calado.

Pior, o povo continua a acreditar naqueles que lhes mentiram com quantos dentes têm...

Esta subida repentina de JS nas sondagens deve-se à demagogia mais barata que me lembro de ver nos últimos anos. Deve-se a mentiras descaradas e sucessivas por parte desse senhor.

E, no entanto, o povo continua a acreditar.

cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por radiohead » 28/9/2010 18:44

fafite Escreveu:migluso, o que é que a maturidade democrática tem haver com o facto da falta de descernimento que dizes termos pelo facto de continuarmos a ser governados pelo JS?. Por acaso ele foi eleito de forma anti-democrática?. Sinceramente não percebo.

É claro que foi eleito de forma anti-democrática. Foi eleito com base em duas grandes mentiras.

A primeira era o real estado do país, por exemplo em termos de contas públicas. Alguém acredita que o ministro das finanças não sabia o valor aproximado do déficit e só depois das eleições é que de repente o déficit apareceu? Alguém pode acreditar honestamente nessa fantochada?

A segunda foram as promessas eleitorais a fazer na legislatura. Desafio-te a ler o programa eleitoral de Sócrates e rires-te um bom bocado.
Imagem
Imagem

Registado: 18/10/2009 15:37

por Elias » 28/9/2010 18:40

fafite Escreveu:Olha na história,não vês Viriato a ter consultor de imagem ou alguem que lhe escrevesse de que forma havia de incentivar os lusos.

Por acaso tu achas que o Viriato foi democraticamente eleito? Ou escolhido pelo seu povo?

fafite Escreveu:E Nuno Alvares Pereira achas que lhe dizia de que forma havia de falar ás tropas para as motivar para a batalha? etc...

Nuno Alvares Pereira era um nobre, também não foi escolhido pelo povo para liderar coisa nenhuma. E de qualquer forma o que é que tu sabes que ele disse às tropas?

Dás dois exemplos de líderes notáveis que não foram escolhidos pelo povo, e os exemplos que dás são de guerreiros e não de políticos. Se queres falar de guerreiros, arranjam-se vários exemplos de líderes que conduziram Portugal para a desgraça em batalhas - olha por exemplo o Dom Sebastião.

Obliteras o facto de termos tido dezenas de reis que nasceram com sangue azul mas que de líder tinham muito pouco, muitos dos nossos reis eram fantoches nas mãos dos interesses instalados (a nobreza), aliás, muito em linha com aquilo que se passa hoje em dia... diversos monarcas a partir do século XV afundaram este país, desbaratando as riquezas que vinham de África, depois da Índia e depois do Brasil. Ao contrário do que aconteceu na Europa Central (Flandres, por exemplo), onde o comércio e o tecido empresarial cresceu a olhos vistos, em Portugal nunca tivemos uma verdadeira burguesia e o comércio aqui nunca se desenvolveu (tinha-se desenvolvido no século XV com os judeus mas o nosso querido Dom Manuel I, para agradar aos reis de Castela, correu com os judeus e deu cabo do nosso tecido empresarial). Nada muito diferente daquilo que encontramos hoje.

Por isso, cara fafite, se queres falar de história não dês exemplos avulso (ainda por cima de guerreiros e não de políticos) e olha para o panorama completo; diz-me qual foi o período em que Portugal realmente teve um líder capaz de criar riqueza e crescimento sustentado.

Abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

por fatimafaria » 28/9/2010 18:28

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:]Não hoje em dia. seria assim se os lideres fossem espontaneos, sem trabalhos de cosmetica,e sabes bem que isso hoje não acontece, portanto é muito mais dificil acertar num lider hoje que aquilo que foi no passado.

Em que te baseias para afirmar que no passado foi diferente?
Olha na história,não vês Viriato a ter consultor de imagem ou alguem que lhe escrevesse de que forma havia de incentivar os lusos. E Nuno Alvares Pereira achas que lhe dizia de que forma havia de falar ás tropas para as motivar para a batalha? etc...

por Elias » 28/9/2010 18:24

fafite Escreveu:]Não hoje em dia. seria assim se os lideres fossem espontaneos, sem trabalhos de cosmetica,e sabes bem que isso hoje não acontece, portanto é muito mais dificil acertar num lider hoje que aquilo que foi no passado.

Em que te baseias para afirmar que no passado foi diferente?

por fatimafaria » 28/9/2010 18:23

migluso, o que é que a maturidade democrática tem haver com o facto da falta de descernimento que dizes termos pelo facto de continuarmos a ser governados pelo JS?. Por acaso ele foi eleito de forma anti-democrática?. Sinceramente não percebo.

por fatimafaria » 28/9/2010 18:12

Elias Escreveu:
fafite Escreveu: Ok, não sabemos escolher polítcos mas faz isso de nós um mau povo?

Temos que ter esperança que esta nova geração de Portugueses não perca que temos de bom como povo e lhe adicione a sabedoria de escolher os bons lideres, que no fundo é só o que nos falta.

Os líderes são os reflexo de quem os elege.
Não hoje em dia. seria assim se os lideres fossem espontaneos, sem trabalhos de cosmetica,e sabes bem que isso hoje não acontece, portanto é muito mais dificil acertar num lider hoje que aquilo que foi no passado. Por isso não acredito de que quem nos representa é reflexo doque somos.

por migluso » 28/9/2010 17:51

OLDMAN Escreveu:
OK, mas... e dizer mal só por dizer? pode-se!?...:(

migluso Escreveu:...Passo-lhe a palavra... Escolha no máximo 3 adjectivos que definam o povo português.

Já dizia Salazar que as qualidades do povo português são superiores aos seus defeitos.
Sendo um povo bondoso, inteligente, sofredor, dócil, hospitaleiro, trabalhador e genéticamente culto, não deixa de ser excessivamente sentimental, com horror à disciplina, individualista sem dar por isso, falho de espírito de continuidade e de tenacidade na acção. A própria facilidade de compreensão, diminuindo-lhe a necessidade de esforço, leva-o a estudar todos os asuntos pela rama, a confiar demasiado na espontaniedade e brilho da sua inteligência (vulgo, o “desenrasca”… :lol: ).
Mas quando enquadrado, convenientemente dirigido, o português dá tudo quanto se quer.

Abraços
OLDMAN

Eu não disse mal só por dizer. Devia ter-me referido especificamente ao facto de me sentir envergonhado por um povo, que supostamente já devia ter atingido a maioridade democrática, não discernir que está a ser governado por uma pessoa que eu, pessoalmente, não considero séria. Até dei o exemplo dos americanos...

De resto, sinto vergonha das touradas, sinto vergonha do nosso símbolo "zé povinho" - toma - :mrgreen:, sinto vergonha da nossa justiça...

Gosto da nossa costa, gosto da nossa gastronomia, gosto das mulheres portuguesas...

:wink:

P.S. - Quanto aos velhos do restelo, se há coisa que não sou é conservador na moral e avesso ao risco nos negócios.

abraço
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por mfsr1980 » 28/9/2010 17:29

Só espero que o Orçamento não seja aprovado!
Primeiro porque o aumento de impostos não vêm dinamizar a economia.
Segundo porque esse aumento de impostos não deve criar maior receita e se criar será sinal de que muitas pessoas irão passar fome.
Terceiro porque se pretende manter o caminho suicida sem aumento do nivel de juros e sem atacar o problema do endividamento.

Registado: 3/5/2007 13:55

por OLDMAN » 28/9/2010 17:28

Desculpem a intromissão, mas não resisti. Ora então vamos lá por partes...

fafite Escreveu:Pode sempre mudar de Nacionalidade...

Claro... e até os há que deviam... :roll:

fafite Escreveu:Sabe que mais por muito que o povo Português cometa os seus erros , como aliás todos os povos cometem, eu continuo a ter muito orgulho em ser Portuguesa, e lamento que haja Portugeses como você que não fazem outra coisa se não dizer mal dos seus.Por acaso pensa que em todos od outros países do mundo as cosas são diferentes?. Olhe que não... Olhe que não...

Não posso estar mais de acordo. Faço minhas as suas doutas palavras!

migluso Escreveu:Ok, se calhar exagerei um bocado. Mea culpa...

Errar é humano; reconhecer os erros não é para todos :wink:

migluso Escreveu:Agora, não me peça para ser um bairrista ou nacionalista bacoco, por que não sou...

Ninguém pediu tal coisa. Desde quando ter orgulho em ser português e criticar os "velhos do Restelo" é ser bairrista ou nacionalista bacoco????... :shock:

migluso Escreveu:Sou um português, europeu, nascido no planeta Terra...

...aliás, como todos os demais portugueses... :lol:

migluso Escreveu:...Sou federalista convicto a nível europeu e a minha utopia é um governo mundial, nas mãos de uma Nações Unidas democrática...

... agora aqui... :roll: ... bem,... não creio que seja muito coerente, mas respeito a utopia... 8-)

migluso Escreveu:...Portanto, não direi bem deste país só por dizer...

OK, mas... e dizer mal só por dizer? pode-se!?...:(

migluso Escreveu:...Passo-lhe a palavra... Escolha no máximo 3 adjectivos que definam o povo português.

Já dizia Salazar que as qualidades do povo português são superiores aos seus defeitos.
Sendo um povo bondoso, inteligente, sofredor, dócil, hospitaleiro, trabalhador e genéticamente culto, não deixa de ser excessivamente sentimental, com horror à disciplina, individualista sem dar por isso, falho de espírito de continuidade e de tenacidade na acção. A própria facilidade de compreensão, diminuindo-lhe a necessidade de esforço, leva-o a estudar todos os asuntos pela rama, a confiar demasiado na espontaniedade e brilho da sua inteligência (vulgo, o “desenrasca”… :lol: ).
Mas quando enquadrado, convenientemente dirigido, o português dá tudo quanto se quer.

Abraços
OLDMAN
"Não há ventos favoráveis para o barco que não conhece o rumo" Séneca

Registado: 22/2/2006 0:39

por Automech » 28/9/2010 17:24

fafite Escreveu:Ok, não sabemos escolher polítcos mas faz isso de nós um mau povo?

Temos que ter esperança que esta nova geração de Portugueses não perca que temos de bom como povo e lhe adicione a sabedoria de escolher os bons lideres, que no fundo é só o que nos falta.

Um abraço

Fafite, para podermos escolher bons políticos também é preciso que os haja e havendo-os, que estes consigam sobressair nos aparelhos partidários e aparecer aos olhos da opinião publica.

Nem sempre o líder de um partido é o melhor candidato a liderar o país. E para os lideres dos partidos o povo não vota.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 28/9/2010 17:22

fafite Escreveu: Ok, não sabemos escolher polítcos mas faz isso de nós um mau povo?

Os líderes são os reflexo de quem os elege.

por fatimafaria » 28/9/2010 17:16

migluso Escreveu:
fafite Escreveu:Pode sempre mudar de Nacionalidade.Sabe que mais por muito que o povo Português cometa os seus erros , como aliás todos os povos cometem, eu continuo a ter muito orgulho em ser Portuguesa, e lamento que haja Portugeses como você que não fazem outra coisa se não dizer mal dos seus.Por acaso pensa que em todos od outros países do mundo as cosas são diferentes?. Olhe que não... Olhe que não...

Ok, se calhar exagerei um bocado. Mea culpa.

Agora, não me peça para ser um bairrista ou nacionalista bacoco, por que não sou.

Sou um português, europeu, nascido no planeta Terra. Sou federalista convicto a nível europeu e a minha utopia é um governo mundial, nas mãos de uma Nações Unidas democrática.

Portanto, não direi bem deste país só por dizer. Se fosse americano, sentiria-me enojado quando elegeram o Bush pela segunda vez.

Se vier o FMI sentirei ainda mais vergonha. Seriam 3 vezes em 30 anos. Como nos podemos classificar como povo?

Passo-lhe a palavra... Escolha no máximo 3 adjectivos que definam o povo português.
Não concordo com essa do governo mundial, teria de me convencer em que é que isso seria bom para o mundo.

Tambem não lhe peço para ser nacionalista bacoco, porque eu própria tambem não sou, quando temho a apontar erros tambem o faço, mas secalhar e deixasse-mos todos desta mania de só dizer mal daquilo que é nosso, de termos um pouco mais de orgulho da nossa história e de nós como povo bom que somos, por acaso já se esqueceu o que fizemos por timor?. Não é de nos sentirmos orgulhosos?. Bem sei somos um pouco Marialvas, e então que mal tem?. temos bom coração somos amistosos, calorosos, não violentos, e até costumáva-mos ser um povo alegre mesmo sem dinheiro no bolso(infelizmente hoje já não é assim).Temos muito boas qualidades. Ok, não sabemos escolher polítcos mas faz isso de nós um mau povo?

Um abraço

por Automech » 28/9/2010 16:54

Deep Puple Escreveu:
Agora olhar para o mar (politica do mar) e comer bacalhau que é importado, não lembra a ninguêm, Sr. Presidente. Ao menos fale da sardinha que é pescada no mar nacional.

Não percebi Deep Blue. Defendes que o pessoal coma sardinha em vez de bacalhau ? É que à parte do bacalhau importado não vejo forma de fugir.

por migluso » 28/9/2010 16:38

fafite Escreveu:Pode sempre mudar de Nacionalidade.Sabe que mais por muito que o povo Português cometa os seus erros , como aliás todos os povos cometem, eu continuo a ter muito orgulho em ser Portuguesa, e lamento que haja Portugeses como você que não fazem outra coisa se não dizer mal dos seus.Por acaso pensa que em todos od outros países do mundo as cosas são diferentes?. Olhe que não... Olhe que não...

Ok, se calhar exagerei um bocado. Mea culpa.

Agora, não me peça para ser um bairrista ou nacionalista bacoco, por que não sou.

Sou um português, europeu, nascido no planeta Terra. Sou federalista convicto a nível europeu e a minha utopia é um governo mundial, nas mãos de uma Nações Unidas democrática.

Portanto, não direi bem deste país só por dizer. Se fosse americano, sentiria-me enojado quando elegeram o Bush pela segunda vez.

Se vier o FMI sentirei ainda mais vergonha. Seriam 3 vezes em 30 anos. Como nos podemos classificar como povo?

Passo-lhe a palavra... Escolha no máximo 3 adjectivos que definam o povo português.

por Elias » 28/9/2010 16:27

fafite Escreveu:lamento que haja Portugeses como você que não fazem outra coisa se não dizer mal dos seus.

fafite o problema não são os portugueses como o migluso. O problema são os portugueses full stop.

Segundo um estudo do Reputation Institute divulgado hoje e que foi efectuado em 38 países, os portugueses são um dos povos que se tem em mais baixa conta. É um problema nacional.

A notícia abaixo não refere Portugal (ouvi na nossa tv) mas cita o estudo:
http://www.cincodias.com/articulo/senti ... _4/cds5se/

por fatimafaria » 28/9/2010 16:11

migluso Escreveu:
radiohead Escreveu:JS tem sempre razão.

Se não tiver razão quando diz que reduzir as deduções fiscais não é um aumento de impostos e é uma questão de "justiça fiscal", tem razão quando disse à uns meses (antes das eleições), quando Louçã se atreveu a propor isso, que este queria acabar com a classe média e que era uma recaída ideológica

O mundo para esse homem muda de 15 em 15 dias... Do mais medíocre e descaradamente mentiroso que já vi na política...
Envergonha-me pertencer a um povo que não enxerga isto, como provam as recentes sondagens.
Com um povo destes, tenho muitas dúvidas que algum dia Portugal venha a estar na média europeia em indicadores como o PIBpc ou o rendimento disponível das famílias.
Temos o que merecemos... :wall:
Pode sempre mudar de Nacionalidade.Sabe que mais por muito que o povo Português cometa os seus erros , como aliás todos os povos cometem, eu continuo a ter muito orgulho em ser Portuguesa, e lamento que haja Portugeses como você que não fazem outra coisa se não dizer mal dos seus.Por acaso pensa que em todos od outros países do mundo as cosas são diferentes?. Olhe que não... Olhe que não...

por tiopatinhas » 28/9/2010 12:29

Já referi que é necessário cortes na despesa. Quando falo de cortes é mesmo cortes. Assim, entendo prioritário o fecho dos governos civis (vejam quanto custam a sua manutenção e para o que servem :?: :roll: :roll: )Só os gastos com os carros (há carros novos que estão para chegar e outros em lisings de 2500 euros /mês). Depois cortam-se em medicamentos dos reformados em que 20 euros são um problema para esta gente!
Outra prioridade é regionalizar levando ao fecho de juntas de freguesia e câmaras fantasmas (vejam só os gastos que existem aqui...).
Não entendo porque um presidente de câmara tem que ter um BMW de cerca 100 mil euros :!: :evil: Acho exagerado :!: Por outro lado, noutro tempo os serviços publicos tinham as renault 4 L e agora as empresas publicas é só carros acima de 25 mil euros :mrgreen:
Mas porquê isto :?: Porquê :?: Obriguem essa gente a chegar ao rego :!: Já... :!:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Deep Puple » 28/9/2010 11:40

Quem ouviu hoje o Miguel Cadilhe relativamente à diminuição da despesa em Portugal, esqueceu-se o rombo que fez no BPN.
Será que os milhões que recebeu na sua curta passagem no BPN não saiu dos cofres do Estado.´

Infelizmente todos estes economistas que falam na redução da despesa já exerceram altos cargos púlicos e todos eles contribuiram para este aumento da despesa em Portuga.
Será que Cavaco Silva tb não contribui para a despesa em Portugal. lembro-me que, na sua passagem como 1º ministro as obras que foram efectuadas e contribuiram para esta despesa pública.

Agora olhar para o mar (politica do mar) e comer bacalhau que é importado, não lembra a ninguêm, Sr. Presidente. Ao menos fale da sardinha que é pescada no mar nacional.

Sobre o Passos Coelho já falei. Espero como Social democrata não ter o Passos Coelho como 1º ministro.

Registado: 10/1/2010 14:26

por pepi » 28/9/2010 11:32

migluso Escreveu:

Se não tiver razão quando diz que reduzir as deduções fiscais não é um aumento de impostos e é uma questão de "justiça fiscal", tem razão quando disse à uns meses (antes das eleições), quando Louçã se atreveu a propor isso, que este queria acabar com a classe média e que era uma recaída ideológica

O mundo para esse homem muda de 15 em 15 dias... Do mais medíocre e descaradamente mentiroso que já vi na política...
Envergonha-me pertencer a um povo que não enxerga isto, como provam as recentes sondagens.
Com um povo destes, tenho muitas dúvidas que algum dia Portugal venha a estar na média europeia em indicadores como o PIBpc ou o rendimento disponível das famílias.

Subscrevo!
:clap: :clap: :clap: :clap:

Registado: 17/3/2009 14:43

por migluso » 28/9/2010 11:30

por Elias » 28/9/2010 11:23

fafite Escreveu:Eu por exemplo trabalho na Inglaterra por conta própria, não tenho patrão e só aceito a quantidade de trabalho que quero, isto quer dizer que tal como muitos outros divido o meu tempo entre Portugal e UK, aliás não me sinto de modo algum com o rótulo de emigrante, sim, porque hoje isso não passa de um mero rótulo.

fafite o que me parece é que existe, ainda hoje, uma conotação negativa associada ao termo "emigrante", precisamente porque durante muitos anos foi associado à emigração de pessoas com poucas habilitações.

por fatimafaria » 28/9/2010 11:09

AutoMech Escreveu:
A-330 Escreveu:Não , Elias , a globalização é para todos.As empresas movem-se para onde os custos são menores e o povinho para onde os salários são maiores.Se todos da minha área forem para fora , qualquer dia , de acordo com a lei da oferta e da procura aumentam os salários aqui como acontece em outros países que precisam da minha mão-de-obra neste momento.

A-330, apenas uma observação. O fluxo migratório não implica necessariamente que no futuro os salários venham a subir.

Pode ocorrer (e na minha opinião é isso que vai acontecer com as gerações futuras) um fenómeno de empobrecimento e desqualificação do pais relativamente a outros países (ainda mais).

Mais ou menos similar ao que acontece nos próprios fluxos dentro de um país, com distritos a empobrecerem quando comparados com outros.
Na minha opinião o conceito emigração de hoje em dia nada têm a ver com o que se passou nos anos 60/70, hoje não são só pessoas de baixa escolaridade que emigram, mas sim pesoas bastantes qualificadas ás quais o país devido ao seu sistema empresarial não consegue absorver, e depois não se esqueçam que fazemos parte de uma comunidade de livre circulação.

Eu por exemplo trabalho na Inglaterra por conta própria, não tenho patrão e só aceito a quantidade de trabalho que quero, isto quer dizer que tal como muitos outros divido o meu tempo entre Portugal e UK, aliás não me sinto de modo algum com o rótulo de emigrante, sim, porque hoje isso não passa de um mero rótulo.

Por outro lado acho que a opinião de todos aqueles que estão fora do país são muito importantes até porque muitas vezes o facto de se estar de fora, o de se viver sob outras regras, o de se enfrentar outro tipo de justiça, faz-nos formar opiniões mais concretas e distinguir por vezes entre duas formas qual a melhor.

Tambem não tenho a ideia de forma alguma que quem vive e trabalho o ano inteiro no nosso país tenha algma ilusão á cerca dos políticos de hoje, creio que todos sabem bem com que linhas é que se cosem.

Um abraço

por Automech » 28/9/2010 9:46

A-330 Escreveu:Não , Elias , a globalização é para todos.As empresas movem-se para onde os custos são menores e o povinho para onde os salários são maiores.Se todos da minha área forem para fora , qualquer dia , de acordo com a lei da oferta e da procura aumentam os salários aqui como acontece em outros países que precisam da minha mão-de-obra neste momento.

A-330, apenas uma observação. O fluxo migratório não implica necessariamente que no futuro os salários venham a subir.

Pode ocorrer (e na minha opinião é isso que vai acontecer com as gerações futuras) um fenómeno de empobrecimento e desqualificação do pais relativamente a outros países (ainda mais).

Mais ou menos similar ao que acontece nos próprios fluxos dentro de um país, com distritos a empobrecerem quando comparados com outros.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 368 visitantes