Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por T1ag0 » 26/9/2010 21:20

Elias Escreveu:Epa eu não faço análise fundamental por isso não te sei indicar os melhores sites.

De qualquer forma podes pesquisar no finance.yahoo.com que também encontras dados para acções de outros países.

Sendo então o Elias um investidor virado para a análise técnica, que ferramentas custuma usar para avaliar as acções a investir?
Como disse anteriormente, estou agora a iniciar-me no mercado bolsista, logo gostava de adquirir alguns conhecimentos com pessoas mais experientes, de forma a tentar tirar o melhor de cada lado

Abraço,
Tiago

Registado: 29/3/2010 17:06

por T1ag0 » 26/9/2010 21:19

Elias Escreveu:Epa eu não faço análise fundamental por isso não te sei indicar os melhores sites.

De qualquer forma podes pesquisar no finance.yahoo.com que também encontras dados para acções de outros países.

Sendo então o Elias um investidor virado para a análise técnica, que ferramentas custuma usar para avaliar as acções a investir?
Como disse anteriormente, estou agora a iniciar-me no mercado bolsista, logo gostava de adquirir alguns conhecimentos com pessoas mais experientes, de forma a tentar tirar o melhor de cada lado

Abraço,
Tiago

por Elias » 26/9/2010 20:22

Epa eu não faço análise fundamental por isso não te sei indicar os melhores sites.

Registado: 5/11/2002 12:21

por T1ag0 » 26/9/2010 19:12

Antes de mais agradecer pela ajuda.

E para acções internacionais? Pesquisam em sites especializados em fundamentais e a partir daí tiram algumas conclusões. Ou, por outro lado fazem o estudo no balanço contabilistico da empresa?

por Elias » 26/9/2010 18:48

Olá T1ag0,

No site do negócios encontras alguns dados fundamentais: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... AMENTAL_V2

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por T1ag0 » 26/9/2010 15:49

Boa Tarde,

Há algum tempo que ando a acompanhar este fantástico forum de bolsa, muito devido ao facto de me estar agora a iniciar no mercado. Já li alguns livros, entre eles o grande "Ganhar em Bolsa" e penso já ter compreendido, de alguma forma, as bases mais sólidas da análise técnia. Agora claro falta aprender com os erros, processo de aprendizagem que me parece fundamental para quem quiser ter sucesso.

Pelo que tenho lido, parece-me que o ideal para um investidor iniciado é guiar-se um pouco mais pela análise técnica do que pela análise fundamental. No entanto, gostaria de estudar os fundamentais das empresas em que penso investir. Essa tem sido a área onde tenho tido mais dificuldade, principalmente para empresas internacionais.
Assim, gostaria que alguns investidores mais experientes ( e no geral quem ache que me pode ajudar) me ajudassem a encontrar algumas informações necessárias para o estudo fundamental.
Existem alguns sites que se especializem nesse tipo de estudo?
Ou, por outro lado, terá que ser o investidor individual a retirar as informações dos balanços das empresas e proceder ao próprio estudo?
Algumas técnicas de estudo também seriam muito bem vindas.

Finalmente de referir que a preferência cai sobres os mercados do euronext e americanos, mas qualquer outro (DAX, Londres, Nórdicos) será muito bem vindo.

Obrigado

por Ulisses Pereira » 20/9/2010 18:09

...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 17/9/2010 15:25

Eu uso um misto das duas. A pesquisa do forum tem algumas vantagens (mais organizada, dá para pesquisar por tópico ou post, dá para pesquisar por autor, etc).

Quando não encontro pela do forum, uso o google. Mas não por sistema porque para vários fins os resultados da pesquisa interna são ainda assim melhores e mais rápidos (depende do que se procura).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tonirai » 17/9/2010 15:20

FilRib Escreveu:MarcoAntonio, compreendo que as pessoas já estejam todas "fartas" por isso coloquei nas questões de iniciação. A minha dificuldade é encontrar e pesquisar os tópicos... como pesquiso um tópico sobre as ferramentas?

Não me canso de dizer isto:
A pesquisa dos foruns é muito fraquinha.
A melhor maneira é usarem a "pesquisa avançada" do google, onde no campo "domínio" colocam o site do forum, http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt.

Para quem estiver mais à vontade, nem precisa de entrar na pesquisa avançada - na pesquisa normal, escrevem o que pretendem pesquisar, dão um espaço, e acrescentam "site:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt" (sem aspas).

Vão ver que encontram muito mais facilmente o que pretendem :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por MarcoAntonio » 17/9/2010 11:49

Podes pesquisar precisamente por "ferramentas" ou então por "software", por exemplo. Claro que aparecerão num montão de resultados que não são o que procuras, mas lá pelo meio também tem tópicos dentro do que procuras...

Aqui ficam dois ou três exemplos:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=software

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... erramentas

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=software
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por FilRib » 17/9/2010 11:24

MarcoAntonio Escreveu:
FilRib Escreveu:Pena é que mais ninguém queira partilhar quais as suas ferramentas...

FilRib, eu actualmente utilizo o prorealtime (no passado já utilizei o Metastock também).

Não presumas que as pessoas não querem partilhar as suas ferramentas (especialmente quando as pessoas já estão fartas de o fazer em diversos tópicos). Estes tópicos fixos no topo do forum tendem a ser "filtrados visualmente" pelos participantes, provavelmente poucas pessoas ainda leram o teu post (e poucas pessoas vão ler).

MarcoAntonio, compreendo que as pessoas já estejam todas "fartas" por isso coloquei nas questões de iniciação. A minha dificuldade é encontrar e pesquisar os tópicos... como pesquiso um tópico sobre as ferramentas?

Registado: 4/8/2010 10:09

por FilRib » 17/9/2010 11:22

mquinaz Escreveu:
FilRib Escreveu:Pena é que mais ninguém queira partilhar quais as suas ferramentas...

É pá... partilho eu. Só para que saibas, sou agricultor e tenho aqui uma enchada que posso partilhar contigo. queres? :lol:

Prontos... é mentira... a parte do Agricultor :lol:

Mais a sério, eu cá ao contrário do Ulisses é tudo à borlix, e uso o prorealtime. Trata-se de uma plataforma que roda em java e onde podes fazer as tuas AT´S e obter gratuitamente dados em fim de dia. Dados em realtime são pagos.

Fica o link com o prorealtime em espanhol

http://www.prorealtime.com/es/

Agradeço a partilha de informação.

Ah... a enchada pode dar jeito!

por mquinaz » 15/9/2010 10:43

É pá... partilho eu. Só para que saibas, sou agricultor e tenho aqui uma enchada que posso partilhar contigo. queres? :lol:

Prontos... é mentira... a parte do Agricultor :lol:

Mais a sério, eu cá ao contrário do Ulisses é tudo à borlix, e uso o prorealtime. Trata-se de uma plataforma que roda em java e onde podes fazer as tuas AT´S e obter gratuitamente dados em fim de dia. Dados em realtime são pagos.

Fica o link com o prorealtime em espanhol

http://www.prorealtime.com/es/
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por MarcoAntonio » 15/9/2010 10:31

FilRib, eu actualmente utilizo o prorealtime (no passado já utilizei o Metastock também).

Não presumas que as pessoas não querem partilhar as suas ferramentas (especialmente quando as pessoas já estão fartas de o fazer em diversos tópicos). Estes tópicos fixos no topo do forum tendem a ser "filtrados visualmente" pelos participantes, provavelmente poucas pessoas ainda leram o teu post (e poucas pessoas vão ler).
Imagem

Administrador Fórum

por FilRib » 15/9/2010 10:26

Pena é que mais ninguém queira partilhar quais as suas ferramentas...

por Ulisses Pereira » 13/9/2010 15:24

Digo isso porque a maior parte dos pequenos investidores usa serviços gratuitos, daí que eu não queria desencorajar ninguém a utilizar esses serviços, apenas não posso ajudar porque não os utilizo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por FilRib » 13/9/2010 15:20

Obrigado pela informação.... gostei do comentário "eu uso tudo pago..."

por Ulisses Pereira » 13/9/2010 12:52

Filrib, eu uso tudo pago. Metastock original e importo os dados dos States através da Reutersdatalink e de Portugal através da Finbolsa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Softwares, sites - tratamentos de dados

por FilRib » 13/9/2010 12:38

Bom dia, vamos lá ver se hoje tenho sorte e alguém me responde. Em principio sim, porque é o tópico dos iniciados e por isso ninguém poderá levar a mal, querer saber mais.

Então a minha questão vai no sentido de saber quais os programas informáticos / sites que usam para tratar os gráficos e os dados da performances bolsitas.

Desde já o meu obrigado a quem não importar de responder.

por MarcoAntonio » 10/9/2010 18:36

O Beta é uma medida da correlação entre a acção e o mercado onde está inserida, que serve como forma de apreciar o risco, a volatilidade e a relação do activo com os outros activos do mesmo mercado.

Assim, um Beta de zero significa que o activo não tem qualquer relação com o resto do mercado, positivo significa que tende a mover-se no sentido do mercado, negativo o inverso. O valor de 1 e -1 serve ainda de referência sobre se se tende a mover mais ou menos que o mercado (no exemplo que deste, um Beta de 1.08 significa que tende a mover-se no mesmo sentido e ligeiramente mais).
Imagem

Administrador Fórum

por pedrojcc » 10/9/2010 16:35

Boas tenho uma duvida na AT o que quer dizer BETA exemplo:Dividend 0.52 P/FCF 11.86 EPS past 5Y 13.34% ROI 33.86% 52W High -23.68% Beta 1.08 ,bom fim semana para todos

Registado: 17/8/2009 20:29

por MarcoAntonio » 7/9/2010 23:49

Sobre o Ouro em particular, existe este tópico que te poderá ser útil:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... light=ouro
Imagem

Administrador Fórum

Investir em Commodities

por FilRib » 7/9/2010 11:54

Bom dia.

gostaria de saber como é possível investir directamente em commodities. Através dos bancos é possível? Investir em ouro por exemplo?

Tem custos de ordens ou comissões?

Obrigado,
Filipe Ribeiro

por Ulisses Pereira » 31/8/2010 15:20

dancing, se havia compradores a 0,623 euros deviam ter sido vendidas a esse valor. Das duas uma: Ou os COF`s que estavas a ver não estavam actualizados em tempo real ou então houve houve ordens casadas dentro da própria corretora o que não é correcto, quando há melhores ordens no mercado.

Inclino-me, naturalmente, para a primeira opção.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Encontro de preços

por dancing » 31/8/2010 15:04

Boa Tarde!

Alguém me explica o q aconteceu neste cenário:

Olhei paa a profundidade duma acção e o melhor comprador estava nos 0,623. Como queria vender de imediato dei ordem de venda a 0,622; é mais ao menos como vender ao melhor mas com limite :). Foram vendidas a 0,622 e na profundidade continuaram compradores a 0,623. Afinal como é q se faz o encontro de preços entre vendedores e compradores?

Registado: 13/1/2009 17:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], BullDuck, Google [Bot], Goya777, iniciado1, karaya75, KAWA, latbal, Luzemburg, m-m, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 212 visitantes