Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como reduzir a despesa pública?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 26/9/2010 19:04

Mcmad Escreveu:as contas sao faceis de fazer se tens um ordenado de 20000 euro antes de impostos levas para casa no final do mes cerca de 6000euro.

As tuas contas estão mal feitas. O desconto para a Seg. Social é de 11% e não de 34%, pois há aí 23% que são pagos pela entidade patronal.

Assim o valor retido é de 45% (repara que de 80 caímos para 70 depois 64 e agora 45, lol).

E desses 45% uma parte pode ser recuperada no final do ano através de despesas de saúde, educação, etc.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Mcmad » 26/9/2010 19:02

Se entrarmos pelo campo da imaginaçao MA entao nao nos safamos. :wink:

eu tenho o meu ponto de vista e continuo a pensar que o Estado com actual tributaçao em sede de IRS e SS e um ladrao nao muito diferente de quem executa assaltos a mao armada :(

as contas sao faceis de fazer se tens um ordenado de 20000 euro antes de impostos levas para casa no final do mes cerca de 6000euro.

Isto o que e?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Elias » 26/9/2010 19:01

AutoMech Escreveu:Prefiria receber um cheque educação no valor que o estado já hoje gasta com cada aluno e escolher a escola privada que bem entendesse

Essa medida levanta vários problemas.

Primeiro porque as escolas privadas não são todas ao mesmo preço - umas são mais caras que outras, o que introduz desde logo uma diferenciação sócio-económica.

Considerando essa gama de preços, seria complicado definir o valor do cheque - se fosse nivelado pelas mais baratas, continuavas a ter a injustiça social de que falas; se fosse pelas mais caras, era um desperdício para o Estado.

por MarcoAntonio » 26/9/2010 18:56

Para o caso de ter ficado confuso (penso e espero que não) deixo um exemplo muito simples para tu verificares a falácia da tua argumentação:

Imagina uma região franca (sem impostos) e uma empresa que produz um produto A e vende-o ao preço X. O empregado aufere Z.

A certa altura, é introduzido um imposto tipo IVA e outro tipo IRS/IRC.

Imediatamente, bom não é imediatamente no mundo real mas adiante, o produto X (apesar de intrinsecamente continuar a ter o mesmo valor) vai passar a ser comercializado a um valor W=X+Y (em que Y irá cobrir o IVA, IRS e IRC). O funcionário da empresa também não vai continuar a auferir o mesmo salário bruto (que antes era o bruto e o liquido) mas um valor Z+Y' em que Y' é parte de Y.

Olhar meramente para o Y' e medir a sua proporção em relação a Zt (=Z+Y'), isoladamente, é enganador uma vez que ele já está incorporado e reflectido em W e em Zt. Tu não podes deduzir que o vencimento bruto seria Z+Y' na ausência de impostos porque na verdade ele ia tender, mais coisa menos coisa.... para Z!
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/9/2010 19:03, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 26/9/2010 18:52

MarcoAntonio Escreveu:Educação e Saúde devem estar o mais possível no Estado (claro que deve ser feito um esforço proporcional em que sejam bem geridos e no plano actual são melhoráveis, claramente... embora não tanto quanto o mito popular).

Por acaso eu na educação defendo exactamente o contrário, a não ser que o público levasse uma volta muito muito grande.

Prefiria receber um cheque educação no valor que o estado já hoje gasta com cada aluno e escolher a escola privada que bem entendesse (ao contrário da situação actual em que se paga impostos e ainda se paga no privado, se se entender que o publico não tem qualidade).

Além de que seria uma medida socialmente justa (porque o pobre hoje não tem acesso ao privado).

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mcmad » 26/9/2010 18:51

Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Ora,mesmo assim quem ganhar mais de 18600euro mes deixa 30% de IRS + 34,75% de SS da cerca de 70% da riqueza produzida.

Nao sao assim feitas as contas?

30 + 34 = 64,75.

Ai esses arredondamentos :wink:

Tens razao :oops: :? vou corrigir

por MarcoAntonio » 26/9/2010 18:47

Há aí um problema, para além das contas, na "riqueza produzida".

Tu estás, quanto muito, a falar da "riqueza bruta (valor monetário) auferida", que é na verdade uma mera transferência de valores (podendo estar por detrás dessa transferência as mais variadas coisas desde a real produção de valor até, inclusivé, à sua destruição).

Quanto ao resto, nem é preciso entrar na preciosidade dos cálculos (que estão inexactos) dado que a riqueza bruta auferida já incorpora o factor impostos, na generalidade dos casos (exclui-se naturalmente a economia paralela).

Portanto, o teu argumento é falacioso porque tratas como independentes valores que não são independentes e que se influenciam mutuamente...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 26/9/2010 18:43

Mcmad Escreveu:Ora,mesmo assim quem ganhar mais de 18600euro mes deixa 30% de IRS + 34,75% de SS da cerca de 70% da riqueza produzida.

30 + 34 = 64,75.

Ai esses arredondamentos :wink:

por Mcmad » 26/9/2010 18:34

Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Ja repararam que quem esta na taxa maxima de IRS entrega 80% do que produz ao Estado so no ordenado?

Explica lá melhor as tuas contas que não percebi muito bem...

Nao existe escalao de retençao IRS 45% ? Por acaso fui ver despacho 8603-A\2010 relativo a retençao na fonte em sede de IRS em 2010 e o escalao maximo e 30%.

Ora,mesmo assim quem ganhar mais de 18600euro mes deixa 35% de IRS + 34,75% de SS da cerca de 70% da riqueza produzida.

PS: Desculpem a pontuaçao :oops:
Editado pela última vez por Mcmad em 26/9/2010 18:56, num total de 2 vezes.

por Elias » 26/9/2010 17:42

Mcmad Escreveu:Ja repararam que quem esta na taxa maxima de IRS entrega 80% do que produz ao Estado so no ordenado?

Explica lá melhor as tuas contas que não percebi muito bem...

por fatimafaria » 26/9/2010 17:37

Nyk Escreveu:Fala-se em má gerência do Estado, em desgovernação, em falta de mais formação academica dos portugueses,«..., mas acho que nem com melhorias nesses pontos, lá vamos, porque a ganância de ter mais do que o amigo ao lado é cada vez mais, o português sente-se bem quando não paga um multa devida, quando faz fuga aos impostos, quando tem uma cunha e passa por cima de outro, isso é que é bom, faz deles uns individos competentes e acham-se mais importantes que o resto da sociedade, enquanto não se incutir a obrigação das regras de um estado a um povo, e enquanto o povo tentar enganar o estado, a coisa não melhora fácilmente.
Pois mas nos outros países não penses que as pessoas tambem não gostam de fugir aos impostos e ás multas, o ser humano é igual em todo o lado, a unica diferença é que tem menos hipoteses de fugir é só.

Registado: 2/5/2010 8:58

por Mcmad » 26/9/2010 17:36

Nyk Escreveu:Fala-se em má gerência do Estado, em desgovernação, em falta de mais formação academica dos portugueses,«..., mas acho que nem com melhorias nesses pontos, lá vamos, porque a ganância de ter mais do que o amigo ao lado é cada vez mais, o português sente-se bem quando não paga um multa devida, quando faz fuga aos impostos, quando tem uma cunha e passa por cima de outro, isso é que é bom, faz deles uns individos competentes e acham-se mais importantes que o resto da sociedade, enquanto não se incutir a obrigação das regras de um estado a um povo, e enquanto o povo tentar enganar o estado, a coisa não melhora fácilmente.

Tens razao no que deixas implicito no tem comentario, MAS o regabofe governamental dos ultimos anos ajudou a criar esse clima.

Ja repararam que quem esta na taxa maxima de IRS entrega 80% do que produz ao Estado so no ordenado?

por Nyk » 26/9/2010 16:39

Fala-se em má gerência do Estado, em desgovernação, em falta de mais formação academica dos portugueses,«..., mas acho que nem com melhorias nesses pontos, lá vamos, porque a ganância de ter mais do que o amigo ao lado é cada vez mais, o português sente-se bem quando não paga um multa devida, quando faz fuga aos impostos, quando tem uma cunha e passa por cima de outro, isso é que é bom, faz deles uns individos competentes e acham-se mais importantes que o resto da sociedade, enquanto não se incutir a obrigação das regras de um estado a um povo, e enquanto o povo tentar enganar o estado, a coisa não melhora fácilmente.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Mcmad » 26/9/2010 15:27

Como ja referi anteriormente o Estado nao sabe gerir, isso comprova-se agora com o estrondoso defice orçamental, pensei que ja nao existissem duvidas sobre isso, para alem de que ordenados acima do publico com menos qualidade de ensino nao me parece abonar nada a favor de ensino nas maos do Estado.

por Elias » 26/9/2010 15:16

Mcmad Escreveu:
Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Sim. Defendo a entrega da gestao da educaçao aos privados ja preconizada por muitos, com o cheque ensino.

E o que te leva a crer que isso ajudaria a reduzir a despesa pública (tema deste tópico)?

Leva-me a crer que entregue aos privados a gestao da educaçao teriamos mais qualidade de ensino a um custo mais reduzido, colocando escolas a competir entre si...

qual a duvida?

Isso é uma crença tua. Mas tens algum estudo que mostre que a gestão privada do ensino conduz a mais qualidade e menores custos?

por Mcmad » 26/9/2010 15:12

Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Sim. Defendo a entrega da gestao da educaçao aos privados ja preconizada por muitos, com o cheque ensino.

E o que te leva a crer que isso ajudaria a reduzir a despesa pública (tema deste tópico)?

Leva-me a crer que entregue aos privados a gestao da educaçao teriamos mais qualidade de ensino a um custo mais reduzido, colocando escolas a competir entre si...

qual a duvida?

por fatimafaria » 26/9/2010 10:24

Pois eu acho que seja como for devia haver regras bem explicitas para os ordenados muito acima da média da função pública, não consigo compreender como é que um gestor de uma empresa pública ganha mais que o PR. Tem de haver regras sim. Se quizerem emigrar pois que emigrem, haverá sempre candidatos ao lugar, e para fazer muitas vezes o que fazem não é preciso ser ninguem especial.É que da forma como está são eles que ditam quanto querem ganhar e não o contrário, não concordo.É por aqui tambem passa a diminuição da despesas pública. Controlo rigoroso nos ordenados.Apesar de tudo concordo que saúde e educação têm de ser maioritáriamente pública.

Registado: 2/5/2010 8:58

por Elias » 26/9/2010 9:17

por artista_ » 26/9/2010 1:04

Elias Escreveu:Nunca percebi porque é que o SNS não inclui medicina dentária :roll:

Pois, não tem lógica nenhuma... mas há muita coisa que tem pouca lógica na saúde (possivelmente noutras áreas também), há algumas doenças/medicamentos que também não são comparticipados e que não faz sentido nenhum.

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mcmad » 26/9/2010 0:40

Sim. Defendo a entrega da gestao da educaçao aos privados ja preconizada por muitos, com o cheque ensino.

por Elias » 26/9/2010 0:25

Mcmad Escreveu:
Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Obviamente que sou a favor da educação para TODOS.

Então mas se entregares a educação ao mercado livre e concorrencial ela deixa de estar disponível para todos...

A gestão não o acesso.

Estás a falar de PPP?

por MarcoAntonio » 26/9/2010 0:23

Mcmad Escreveu:O Estado desperdiça..não sabe gerir. Temos n provas disso.

Que existe má gestão e é preciso melhorá-la, eu concordo totalmente.
Imagem

Administrador Fórum

por Mcmad » 26/9/2010 0:23

Elias Escreveu:

Então mas se entregares a educação ao mercado livre e concorrencial ela deixa de estar disponível para todos...

A gestão não o acesso.

por Elias » 26/9/2010 0:22

por MarcoAntonio » 26/9/2010 0:22

Sim, eu não disse totalmente. O que quero dizer é que deve existir um esforço no sentido da "maximização". Mas tudo bem que exista iniciativa privada em ambos os casos também (não tenho nada contra isso enquanto não passe de um complemento e tenha um carácter "opcional", se é que me faço entender).

Estamos a falar de aspectos fundamentais na formação, qualidade de vida, dignidade e até oportunidade de um individuo ao mais básico nível (no meu entender).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Shimazaki_2 e 182 visitantes