Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como reduzir a despesa pública?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mcmad » 26/9/2010 0:19

Atenção que na educação estou a falar na sua gestão. Obviamente que sou a favor da educação para TODOS..

O Estado desperdiça..não sabe gerir. Temos n provas disso.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Elias » 26/9/2010 0:15

MarcoAntonio Escreveu:Educação e Saúde devem estar o mais possível no Estado

Pois devem estar mas não estão totalmente.

Nunca percebi porque é que o SNS não inclui medicina dentária :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 26/9/2010 0:14

Mcmad Escreveu:Agora sou eu que não entendo se estás a sério ou a brincar :?

Não te parece que se tivéssemos por exemplo a educação privada, entregue ao mercado livre e concorrencial pagaríamos menos por isso?

Já para não falar de RTP, CP, TAP e afins...

Educação e Saúde devem estar o mais possível no Estado (claro que deve ser feito um esforço proporcional em que sejam bem geridos e no plano actual são melhoráveis, claramente... embora não tanto quanto o mito popular).

RTP, CP, TAP, etc já é outra história...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 26/9/2010 0:14

Mcmad Escreveu:Agora sou eu que não entendo se estás a sério ou a brincar :?

Não te parece que se tivéssemos por exemplo a educação privada, entregue ao mercado livre e concorrencial pagaríamos menos por isso?

Depende.

Se não tiveres que pagar quaisquer impostos e cada um financiar a sua, talvez fique mais barato.

Se tens de pagar impostos e ainda por cima pagar a educação (e a saúde, etc), então fica mais caro.

Claro que isso nos leva a outra questão: vale a pena haver Estado e, principalmente, Estado social?

por Mcmad » 26/9/2010 0:10

Agora sou eu que não entendo se estás a sério ou a brincar :?

Já para não falar de RTP, CP, TAP e afins...

por Elias » 26/9/2010 0:06

Mcmad Escreveu:
Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Temos que fazer precisamente o contrário, MAS na função pública. Deixar os valores dos ordenados à « consideração do mercado livre e concorrencial.

Não percebo se estás a falar a sério ou a brincar...

A sério obviamente..

E em que é que achas que isso contribui para resolver o problema das contas públicas?

por Mcmad » 26/9/2010 0:02

Elias Escreveu:
Mcmad Escreveu:Temos que fazer precisamente o contrário, MAS na função pública. Deixar os valores dos ordenados à « consideração do mercado livre e concorrencial.

A sério obviamente..

por Elias » 26/9/2010 0:01

por Mcmad » 25/9/2010 23:59

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:Está a dizer isso com acto de gozo mas para dizer a verdade não vejo qualquer problema nisso. Porque não? Será que ser bombeiro não é tão importante para o país como ser frofessor?

Então e já agora não queres regular os salários no sector privado também? Tipo decidir por decreto que passamos todos a ganhar o mesmo? :roll:

E fixar os preços todos dos produtos e serviços por decreto, o que achas disso? :roll:

Temos que fazer precisamente o contrário, MAS na função pública. Deixar os valores dos ordenados à « consideração do mercado livre e concorrencial.

por MarcoAntonio » 25/9/2010 22:26

fafite Escreveu:Os mineiros trabalham para privados, estamos a falar de funcionários públicos.

Então a remuneração não é, em qualquer um dos casos, um retorno do trabalho exercido?

A que propósito quando o empregador é o Estado, em que muitos casos está a desempenhar papéis que também estão presentes no privado, aliás a de docente por onde começaste é precisamente uma delas, deveria ser diferente...

Então os educadores e professores no privado tinham vencimentos diferentes. No Estado tinham vencimentos iguais de uma ponta à outra? Isto é completemante injusto e ilógico também. Além disso, se já não bastasse ser ilógico e injusto... ia introduzir evidentes dificuldades no mercado de trabalho e na qualidade dos respectivos serviços (ora pensa lá bem que professores catedráticos - se é que havia algum pois os que não encontrassem lugar no privado mais lhes valia emigrar - ias encontrar no público!).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 25/9/2010 22:26

Ó fafite explica-me lá uma coisa:

- primeiro escreves que um professor universitário não deve ganhar mais de 2000 euros

- a seguir sugeres que os professores universitários não devem ganhar mais que bombeiros e os polícias

Posso depreender que achas que os bombeiros e os polícias devem ganhar 2000 euros? :P

por fatimafaria » 25/9/2010 22:19

MarcoAntonio Escreveu:
fafite Escreveu:porque é que um professor universitário há-de ganhar mais que um polícia?

Hmm... Eu concordo e defendo que existem disparidades na função publica e que os vencimentos deviam/devem ser revistos. Mas...

Um policia ganhar tanto como um professor universitário? E já agora os militares?

Duvido que haja algum pais civilizado e desenvolvido onde um polícia (definição genérica) receba mais que um professor universitário (genericamente falando também... no caso do polícia poderá não funcionar muito assim - de forma directa, pelo menos - mas por exemplo no caso do mineiro, funciona... e se colocas a questão para o polícia, porque não para o mineiro?).

Uma das profissões de maior risco que existe no planeta é o de mineiro. É suposto um mineiro receber mais que um presidente da república?

O risco não é a única medida (nem sequer a principal... aliás, o risco já está de alguma forma reflectido na produtividade e no valor dos produtos/serviços que resultam do exercício de determinada actividade).
Os mineiros trabalham para privados, estamos a falar de funcionários públicos.

Registado: 2/5/2010 8:58

por MarcoAntonio » 25/9/2010 22:12

fafite Escreveu:Está a dizer isso com acto de gozo mas para dizer a verdade não vejo qualquer problema nisso. Porque não? Será que ser bombeiro não é tão importante para o país como ser frofessor?

As tuas "definições" são muito genéricas.

Possivelmente, estás a dizer que ambas as coisas são precisas (até aí, acho que vamos concordar todos). Mas, o facto de serem todas precisas, não significa que todas tenham o mesmo peso social ou económico e não significa que devam ser todas remuneradas da mesma forma...

Há profissões e desempenhos que são mais expressivos que outros, pelo que produzem (em bens e serviços, mais ou menos quantificáveis), pela responsabilidade e impacto e pela capacidade de serem substituídos e desempenhados por outras pessoas (o aspecto da qualificação, essencialmente).

Na minha opinião e se entendido como mais do que a segunda frase deste meu texto/post então estarás a defender algo que considero profundamente injusto.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/9/2010 22:11

Então e já agora não queres regular os salários no sector privado também? Tipo decidir por decreto que passamos todos a ganhar o mesmo? :roll:

E fixar os preços todos dos produtos e serviços por decreto, o que achas disso? :roll:
Editado pela última vez por Elias em 25/9/2010 22:13, num total de 1 vez.

por fatimafaria » 25/9/2010 22:07

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:Não, não tenho nada contra os professores universitarios ou qualquer um dos outros profissionais que mencionaste respeito todas as profissões, mas não concordo que muitos dos que são pagos com o dinheiro dos contribuintes tenham salários tão elevados, e convenhamos que ser professor não é nenhuma profissão de risco, não a compares com médicos, polícias ou até bombeiros? sabes por acaso a miséria que o estado paga aos bombeiros que todos os anos arriscam a vida pelo país? e os polícias? porque é que um professor universitário há-de ganhar mais que um polícia?

Então e se ganhassem todos o mesmo? Não era um mundo muito mais justo? :P
Está a dizer isso com acto de gozo mas para dizer a verdade não vejo qualquer problema nisso. Porque não? Será que ser bombeiro não é tão importante para o país como ser frofessor?

por MarcoAntonio » 25/9/2010 22:04

fafite Escreveu:porque é que um professor universitário há-de ganhar mais que um polícia?

Hmm... Eu concordo e defendo que existem disparidades na função publica e que os vencimentos deviam/devem ser revistos. Mas...

Um policia ganhar tanto como um professor universitário? E já agora os militares?

Duvido que haja algum pais civilizado e desenvolvido onde um polícia (definição genérica) receba mais que um professor universitário (genericamente falando também... no caso do polícia poderá não funcionar muito assim - de forma directa, pelo menos - mas por exemplo no caso do mineiro, funciona... e se colocas a questão para o polícia, porque não para o mineiro?).

Uma das profissões de maior risco que existe no planeta é o de mineiro. É suposto um mineiro receber mais que um presidente da república?

O risco não é a única medida (nem sequer a principal... aliás, o risco já está de alguma forma reflectido na produtividade e no valor dos produtos/serviços que resultam do exercício de determinada actividade).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 25/9/2010 22:08, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/9/2010 22:00

fafite Escreveu:Não, não tenho nada contra os professores universitarios ou qualquer um dos outros profissionais que mencionaste respeito todas as profissões, mas não concordo que muitos dos que são pagos com o dinheiro dos contribuintes tenham salários tão elevados, e convenhamos que ser professor não é nenhuma profissão de risco, não a compares com médicos, polícias ou até bombeiros? sabes por acaso a miséria que o estado paga aos bombeiros que todos os anos arriscam a vida pelo país? e os polícias? porque é que um professor universitário há-de ganhar mais que um polícia?

Então e se ganhassem todos o mesmo? Não era um mundo muito mais justo? :P

por fatimafaria » 25/9/2010 21:56

Não, não tenho nada contra os professores universitarios ou qualquer um dos outros profissionais que mencionaste respeito todas as profissões, mas não concordo que muitos dos que são pagos com o dinheiro dos contribuintes tenham salários tão elevados, e convenhamos que ser professor não é nenhuma profissão de risco, não a compares com médicos, polícias ou até bombeiros? sabes por acaso a miséria que o estado paga aos bombeiros que todos os anos arriscam a vida pelo país? e os polícias? porque é que um professor universitário há-de ganhar mais que um polícia?

por Elias » 25/9/2010 18:04

fafite Escreveu:
Elias Escreveu:
fafite Escreveu:Os maiores gastos com a educação não estão no gasto com o estudante em si, nem com o material (os pais pagam tudo, desde fotócopias a papel higiénico) mas principalmente na despesa absurda com os ordenados da maioria dos docentes.

Achas então que os docentes universitários ganham demais?

Em tua opinião deviam ganhar quanto?
nenhum professor mesmo em topo de carreira devia ganhar mais que 2000 euros, e alguns há que ultrapassam isto em larga escala

Já agora não queres dizer quanto é que achas que deviam ganhar médicos, polícias, juízes, oficiais de justiça, professores do ensino básico, funcionários do banco de Portugal, militares, chefes das repartições de finanças, vereadores, directores de museus, enfermeiros dos hospitais, pilotos, maquinistas e deputados? É só para eu ter a certeza que não tens nada contra os docentes universitários em particular... :-k

por fatimafaria » 25/9/2010 17:25

artista Escreveu:
fafite Escreveu:nenhum professor mesmo em topo de carreira devia ganhar mais que 2000 euros, e alguns há que ultrapassam isto em larga escala

O problema é que ano após ano o nosso país, Portugal, não consegue pagar tão bem, dá menos regalias, cobra mais impostos! A questão não está em se estes ou aqueles ganham mais do que deviam, a questão é que o nosso país não consegue compensar tão bem aqueles que trabalham para o seu desenvolvimento... parece-me que é sobretudo com isto que todos se deviam preocupar! Porque se uns têm de ganhar menos, de uma forma ou de outra, todos teremos de ganhar menos!

abraços

artista
Nem Portugal, nem a maioria dos países.O problema foi arranjado anteriormente, com o crescimento não sustentado dos salários, e por consequência de todo o resto. É tudo relativo eu não me importo de ganhar pouco desde que o meu poder de compra esteja á medida do meu salário, o que não podemos é continuar a ter um País onde uma enorme fatia dos impostos vai para pagar salários, tornando-se o estado a empresa que melhor paga aos seus funcionários, meus caros é do dinheiro dos contribuintes de que estamos a falar. Se quando vamos trabalhar para uma empresa privada têm sempre como referencia o salário minimo aprovado pelo próprio governo porque é que este não faz o mesmo?

por artista_ » 25/9/2010 12:24

fafite Escreveu:nenhum professor mesmo em topo de carreira devia ganhar mais que 2000 euros, e alguns há que ultrapassam isto em larga escala

Se calhar é mais "havia", os que entraram no ensino nos últimos 15 anos já dificilmente chegarão ai e se chegarem é por via da inflacção e dos ajustes que terão de ser feitos nos vencimentos (nos últimos anos nem esse equilibrio tem sido efectuado)...

Mas o mais incrivel disto tudo é que parece que a grande maioria das pessoas não se apercebe que o problema não é estes ou aqueles ganharem muito ou pouco porque o ordenado que cada um "merece" será sempre subjectivo. O problema é que ano após ano o nosso país, Portugal, não consegue pagar tão bem, dá menos regalias, cobra mais impostos! A questão não está em se estes ou aqueles ganham mais do que deviam, a questão é que o nosso país não consegue compensar tão bem aqueles que trabalham para o seu desenvolvimento... parece-me que é sobretudo com isto que todos se deviam preocupar! Porque se uns têm de ganhar menos, de uma forma ou de outra, todos teremos de ganhar menos!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 25/9/2010 12:08

e já agora como chegas a esse valor?

por fatimafaria » 25/9/2010 10:14

Elias Escreveu:
fafite Escreveu:Os maiores gastos com a educação não estão no gasto com o estudante em si, nem com o material (os pais pagam tudo, desde fotócopias a papel higiénico) mas principalmente na despesa absurda com os ordenados da maioria dos docentes.

Achas então que os docentes universitários ganham demais?

Em tua opinião deviam ganhar quanto?
nenhum professor mesmo em topo de carreira devia ganhar mais que 2000 euros, e alguns há que ultrapassam isto em larga escala

por fatimafaria » 25/9/2010 10:10

MarcoAntonio Escreveu: se o estado acho que uma família que tenha pelo menos esse rendimento não precisa de ajudas (que é como quem diz: está bem qb para se auto-sustentar) então, porque raio um individuo precisa de mais do que isso de reforma?

Note-se que o meu entendimento não é que se deva ficar pela definição de um topo mas que haja um ajustamento (progressivo) em baixa para as restantes. Eu ali só estou a sugerir um valor para o topo/limite...
Tem lógica sim senhor e concordo plenamente, mas quem é que tem coragem para tomar esta medida? Não se esqueçam que os primeiros a serem prejudicados seria a própria classe política

por mais_um » 24/9/2010 21:23

mais_um Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Pelo menos os 5xIAS, que define por exemplo o valor a partir do qual um agregado não tem direito a receber Abono de Família (ou seja, o Estado acha que um agregado com esse rendimento "não precisa de mais nada e está bem q.b" para se sustentar)... o que daria uns 2096 euros.

Não faz sentido? A mim faz...

Humm..esse valor é por agregado ou per capita?

Ok, já vi na SS, é por agregado logo dá 1048€ por reformado.
Se for como o Elias sugere, que só se desconta TSU sobre o valor maximo possivel de reforma, não tenho nada contra.

Mas quando eu sugeri os 1500€ como valor maximo era com o principio de mesmo que o vencimento fosse superior, os descontos eram sobre a totalidade do vencimento e não só sobre a parte que garantisse o valor maximo da reforma.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, Shimazaki_2 e 165 visitantes