Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

pequeno tópico do Imobiliário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 22/9/2010 10:56

deixei de ter acções.
tinha GNBT e tenho interesse permanente no BCP.

prefiro estar liquido à espera que apareçam as contas.

as despesas são tipo dilúvio.

iniciei um pedido de empréstimo... vamos ver como corre. e vamos esperar que o tão falado corte no crédito por pare dos bancos, não me atinja...

Registado: 19/4/2005 11:11

por pvg80713 » 18/9/2010 16:35

contratei hoje um engenheiro que vai la fisicamente ver a obra, pelo mesmo valor daquele que assina...

e aqui, meto o Socrates que não é engenheiro e só recebia para assinar e depois deu o que deu...

por isso eu tenho 2. um que assina sem ver. e um que vê e não tem que assinar...

eu estou confortável... será que não devia estar ?

por pvg80713 » 17/9/2010 10:56

este meu primo foi informado pelo gestor do private que tinha perdido uma substancial quantia em acções...

ele respondeu que isso era impossivel porque ele nao tinha acções...

o gestor do private explicou que a conta dele já era de "Gestão Discricionária" e o banco lhe tinha comprado umas acçõezitas... coisa pouca... só para experimentar...

por pvg80713 » 17/9/2010 10:49

hoje tenho queixas dos vizinhos que o homem da máquina, que eu dizia que estava parado, afinal anda a trabalhar de noite... e a fazer barulho...

paguei a um engenheiro, uma pequeninissima quantia de dinheiro para assinar o livro de obra sem ir ver... mas agora tenho que arranjar e voltar a pagar a um que lá vá... conselho do meu primo e Guru de imobiliário...

também aqui contarei histórias deste meu Guru, que constrói vivendas em Cascais há mais de 30 anos...

trocou o clio comercial por um saxo... vive numa casa modesta... mas deu a cada um dos 3 filhos duas vivendas de luxo em Cascais, uma para viverem e outra para alugar...

e é ele a minha inspiração...

por pvg80713 » 16/9/2010 18:06

alguns comentários

1500e referidos foi em 2002... e provavelmente o projecto foi feito antes...

10% foi o que me foi pedido por um arquitecto de nome aqui em Cascais. Na Penha longa o projecto custava aprox 20% do valor do terreno e eras obrigado a escolher um de 4 projectos pré-feitos!

acabei tambem por pagar +-5k por arquitectura mais especialidades e mais 2k apos a casa feita para uma coisa chamada "telas finais". isto foi a mais de 10 anos...
e paguei 750 euros por um almoço para 4 pessoas... já não me lembro bem porquê...
mas à minha casa, onde vivo nunca cá veio um fiscal sequer...

se cumprires as regras todas... o teu projecto é aprovado... mas o meu do Algarve ficou parado 6 meses porque o "Projecto de Telecomunicações" não estava "certificado"... depois resolveu-se tudo...

a pessoa que referiu que nunca mais quer construir... porque foi um pesadelo...
devo voltar a dizer que dá realmente muitas chatices.. pode vir a ser realmente e fácilmente um pesadelo...
mas eu não troco o prazer que me deu por nada.

e o mais importante : eu não podia ter a casa que tenho, comprando-a.

sincero abraço a todos
e para a semana tenho que ir ao Algarve, ver as "porcarias" que já fizeram... chatear-me com o tipo do desaterro, que é por minha conta e me cobra 240 euros por dia... parado...
ir à camara tratar de "burrocracias"
etc....
não troco este prazer por..... daytrading!
e neste tenho sempre ganho e muito

por tonando » 16/9/2010 17:51

Só duas observações:

a) aquela do Euromilhões foi porque só nessas condições é que poderia voltar a construir, evidentemente.

b) pela experiência que tive e pelo que ouvi falar de outros casos, na construção "chave na mão" acaba por se conseguir controlar melhor os custos. No meu caso previ gastar uma valor e acabei por gastar outro!! :? Foi uma derrapagem e peras....
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por tonando » 16/9/2010 17:18

Só queria deixar também o meu pequeno comentário:

Construi recentemente casa. Fiz a mudança no final do ano passado. Iniciei a construção em Março de 2006.

Optei por me mudar (apesar de estar a viver numa moradia sem pagar renda - familiares) com a casa ainda não totalmente concluida no interior: parte electrica. Tinha partes da casa que era na base do "encosta fio". Mas mesmo assim mudei-me, pois já estava a afectar a minha vida pessoal.

Tinha arquitecto e eng.civil, mas todas as artes foram tratadas por mim. Fiz o acompanhamento permanente da contrução.

Posso-vos garantir uma coisa: podia ser contemplado com o primeiro prémio do Euromilhões, nunca mais construía uma casa! Preferia ver uma que gostasse e comprar. Mesmo sabendo que ficaria mais cara do que ser eu a construir de raiz!

O tempo que se perde, os problemas, as chatices, as mentiras de todos os envolvidos....epá...foi de loucos.

Mas também posso ter tido azar....apesar de tudo foi numa altura complicada e algumas das artes que tinha contratado faliram e eu é que fiquei a arder. Passado quase um ano, ainda não tenho a parte electrica totalmente concluída (nomeadamente a domotica)...mas já esteve pior! :wink:

O que seria um sonho e um prazer, acabou transformado numa carga de chatices e num pesadelo.
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por Scorpio » 16/9/2010 16:18

pvg80713 Escreveu:
mapaman Escreveu:Em breve espero entrar nessa odisseia que é construir.

pergunta muito básica mesmo:

O projecto de arquitectura tambem é pago ao metro?

cumps

a pergunta não é assim tão simples como possa parecer a todos...

se falares com um arquitecto, ele provavelmente quer 10% do valor da obra... ou seja... sim... acaba por cobrar ao metro...

Tens de dizer-me onde é que há arquitectos que conseguem cobrar 10% do valor da obra pelo projecto de arquitectura, que eu vou já para lá... :mrgreen:

Aqui pelas minhas bandas, conseguir 2 ou 2,5% do valor da obra já é uma festa...

Mas sim, Mapaman... normalmente os orçamentos dos projectos são elaborados tendo em conta uma percentagem do valor total estimado da obra.

Um abraço.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por mais_um » 16/9/2010 16:11

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:O arquitecto custou 1500€, dissemos a ele o que pretendíamos

Isto foi para todo o projecto de arquitectura, excluindo claro depois as especialidades como disseste ?

Correcto

AutoMech Escreveu:
Eu estou fora do assunto mas 1.500€ parece ser muito barato, não ? Incluindo até vários esboços, fotos, trabalho envolvido, etc.

Pois, confesso que não pedi orçamento a mais ninguém (é meu amigo), por isso não sei se foi barato ou caro, mas por conversa com outras pessoas penso que foi um pouco abaixo do valor justo (entenda-se valor justo como média de custo de outras pessoas com trabalhos semelhantes).

Se fosse ter com um tecnico da camara ficaria em cerca de 500€, mas optei por fazer as coisas como deve ser, aliás quem vai a minha casa diz sempre que está muito funcional, com areas adqueadas, com orientação à luz solar correcta, etc....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 16/9/2010 15:45

mais_um Escreveu:O arquitecto custou 1500€, dissemos a ele o que pretendíamos

Isto foi para todo o projecto de arquitectura, excluindo claro depois as especialidades como disseste ?

Eu estou fora do assunto mas 1.500€ parece ser muito barato, não ? Incluindo até vários esboços, fotos, trabalho envolvido, etc.

Registado: 4/6/2010 12:12

por ruilito » 16/9/2010 15:42

As principais chatisses dos licenciamentos têm a ver com o imcumprimento das regras do PDM - toda a gente tenta fintar as regras e quando submete o projecto bate na parede - não falo de esquemas esquisitos que existem em todas as câmaras, falo do comum dos mortais que não se quer meter nisso.

Hoje em dia é muito simples ir ao site da CM respectiva e verificar quais os parâmetros que o projecto têm que obedecer.

Se tudo for cumprido, podem ter a certeza que o licenciamento é rápido... Não tão rápido como os esquemas dos gabinetes amigos das câmaras, mas pelo menos, aqueles que se preocupam com essas coisas, conseguem dormir descansados.

Registado: 7/4/2009 12:20

por mais_um » 16/9/2010 13:01

cumps

Eu também construí a casa onde vivo, comecei em 2001 e acabei em 2002.
O arquitecto custou 1500€, dissemos a ele o que pretendíamos, o número e tipo de divisões, a área aproximada de cada divisão, etc… Ele foi ao local, tirou fotografias do terreno, da envolvente, etc… depois foi apresentado esboços com várias opções até acertar com o que nós pretendíamos.
Os projectos da especialidade e a fiscalização da obra custaram 3500€, foram da responsabilidade do mesmo engenheiro civil.
Para mim, construir com administração directa é uma boa opção se tiveres tempo e um mínimo de bom senso para não seres enganado, mas dá chatices. Poupei muito dinheiro.

A forma de pagar o projecto de arqutectura é muito variado, podes pagar tudo ou seja é o arquitecto que trata também dos projectos de especialidade e fiscaliza a obra ou simpelsmente faz apenas o projecto de arquitectura e tu contratas o resto a outros.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por pvg80713 » 16/9/2010 12:35

cumps

a pergunta não é assim tão simples como possa parecer a todos...

se falares com um arquitecto, ele provavelmente quer 10% do valor da obra... ou seja... sim... acaba por cobrar ao metro...

depois não podes só pensar na arquitectura... as especialidades todas custam tanto como a arquitectura.

depois tens que pensar se queres que "um estranho" desenhe a casa em que queres viver... a casa que vou construir foi pensada por mim e minha mulher...
e depois vais a um "esperto", ténico, de preferencia que trabalhe na camara onde vais meter o projecto...
e negoceias os projectos chave na mão...
não deves pagar mais que 6 ou 7 mil euros...

e pronto... já estou a ensinar malandrices que não devem ser seguidas...

por mapaman » 16/9/2010 9:41

Em breve espero entrar nessa odisseia que é construir.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por pvg80713 » 16/9/2010 8:17

AutoMech Escreveu:Não sei se será assim mas o valor que tinha como médio em termos de rendas era à volta de 6 a 7% do valor do imóvel (anual).

Por exemplo uma casa de 100.000 euros alugada por 6.000 a 7.000 euros por ano, o que dá uma renda ntre os 500 e os 583 euros.

Presumo que dependa da zona, mas este valor tem alguma coisa a ver com a realidade ?

esse valor era uma realidade !
neste momento a minha experiencia é que é cada vez mais dificil de obter... cada vez com mais incertezas etc...

por ultimo queria só dizer que abri este tópico também como um futuro próximo escape. Construir uma casa dá muito gozo mas também muitas chatices dificuldades etc... cá estarei para ir relatando os pequenos triunfos ou os desastres...

por Automech » 16/9/2010 2:25

Não sei se será assim mas o valor que tinha como médio em termos de rendas era à volta de 6 a 7% do valor do imóvel (anual).

Por exemplo uma casa de 100.000 euros alugada por 6.000 a 7.000 euros por ano, o que dá uma renda ntre os 500 e os 583 euros.

Presumo que dependa da zona, mas este valor tem alguma coisa a ver com a realidade ?

por Akuax » 15/9/2010 20:36

Valete Escreveu:Mobilidade também é importante. È muito arriscado adquirir casa, com a mobilidade geográfica que muitas actividades exigem. A desvalorização imobiliária pode ser ruinosa, para quem já não possa habitar na casa que comprou.

Ainda assim, para mim é um bocado absurdo as rendas serem superiores ás prestações médias pagas a um banco. Isto em algumas zonas do país.

Não compreendo porque é um absurdo. Quem tem uma casa para arrendar paga impostos, IMI's, saneamentos, etc enquanto quem vai comprar uma casa agora paga cerca de 2% ao banco.

A questão é que quem vai pedir crédito pede a 40 anos. Quem no seu perfeito juízo vai arrendar uma casa tendo com base a prestação que alguém iria pagar ao banco em 40 anos, deduzir impostos e taxas. Se assim fosse iria render menos de 1% ao ano e com risco de incumprimento.

Mais vale não as colocar no mercado...

São contas....simples até. Absurdo é estarem a ser comparados 2 cenários com variáveis totalmente distintas.

Registado: 9/6/2009 10:40

por pvg80713 » 15/9/2010 19:20

AutoMech Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
a pior... esteve 3 meses... depois o meu advogado penhorou o ordenado do filho, que assinou como fiador... este disse à mãe que se ela não deixasse a casa............ que a matava! e ela saiu...

pvg80713, por curiosidade quanto tempo levaste, desde o momento em que ela deixou de pagar a primeira renda até que conseguiste penhorar o ordenado do filho ?

Eu sei de várias pessoas com casas vazias (na zona de Lisboa) que não as alugam por falta de confiança nos tribunais. Primeiro porque os inquilinos não pagam e levam uma eternidade nos tribunais e depois porque, quando se vão embora, partem tudo e os senhorios não têm forma expedita de lhes exigir uma compensação.

Por outro lado tenho um amigo numa cidade do Alentejo que tem todas as casas alugadas e não tem tido problemas nenhum.

A zona também deve ter importância na quantidade de chatices, não ?

estive talvez 6 meses. a lei mudou... agora existem uns "Solicitadores de execução) (????) ou seja não tens que esperar por um juiz etc...
no caso que referi desde o inicio ate ao fim foram para aí 9 meses... e pagaram-me tudo. mas ....

a advogada levou metade das rendas em atraso ! e arrisquei-me a a que eles deixassem a casa toda partida...

por Automech » 15/9/2010 19:11

pvg80713 Escreveu:
a pior... esteve 3 meses... depois o meu advogado penhorou o ordenado do filho, que assinou como fiador... este disse à mãe que se ela não deixasse a casa............ que a matava! e ela saiu...

pvg80713, por curiosidade quanto tempo levaste, desde o momento em que ela deixou de pagar a primeira renda até que conseguiste penhorar o ordenado do filho ?

Eu sei de várias pessoas com casas vazias (na zona de Lisboa) que não as alugam por falta de confiança nos tribunais. Primeiro porque os inquilinos não pagam e levam uma eternidade nos tribunais e depois porque, quando se vão embora, partem tudo e os senhorios não têm forma expedita de lhes exigir uma compensação.

Por outro lado tenho um amigo numa cidade do Alentejo que tem todas as casas alugadas e não tem tido problemas nenhum.

A zona também deve ter importância na quantidade de chatices, não ?

por Valete » 15/9/2010 19:10

Mobilidade também é importante. È muito arriscado adquirir casa, com a mobilidade geográfica que muitas actividades exigem. A desvalorização imobiliária pode ser ruinosa, para quem já não possa habitar na casa que comprou.

Ainda assim, para mim é um bocado absurdo as rendas serem superiores ás prestações médias pagas a um banco. Isto em algumas zonas do país.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por pvg80713 » 15/9/2010 19:04

defst0ned Escreveu:Só aqui em Lisboa é que os preços de arrendamento estão brutalmente altos. Era mais barato alugar um apartamento à 3 anos do que hoje em dia...

mas isto não é verdade na periferia de Lisboa...

por pvg80713 » 15/9/2010 18:43

Valete Escreveu:Em Famalicão os preços de arrendamento são muito superiores a por exemplo pagar uma prestação mensal ao banco num empréstimo superior a 20 anos.

È completamente absurdo.

o problema Valete, é que as pessoas vão ao banco pedir... como levam um não... viram-se para o arrendamento.

o arrendamento vive muito ainda dos... divórcios etc... malta que não consegue provar bem os rendimentos etc...
e cada vez dão mais chatices.

a minha melhor inquilina esteve 15 anos a pagar a renda por transferencia bancaria sem dar chatices...

as rendas são boas... mas já foram melhores

por pvg80713 » 15/9/2010 18:36

rcostab Escreveu:Olá pvg80713!

Visto já estares na tua 2ª experiencia na construçao, podes dizer +- o preço a que te ficou o m2 de construçao e se estas a fazer administraçao directa ou chave na mao?

Obrigado!

chave na mão a segunda, administração directa a primeira. consegues obter preços inferiores a 500e/m2 certamente e talvez ate 400... a de administração directa ja foi a quase 10 anos e por isso os preços ficaram bem inferiores.

e claro que começam todos por pedir 700 ou 800...

para teres uma ideia, o construtor que me vai ao Algarve fazer a casa, vive e trabalha na zona da Lourinhã...
Editado pela última vez por pvg80713 em 15/9/2010 18:46, num total de 1 vez.

por Valete » 15/9/2010 18:25

Em Famalicão os preços de arrendamento são muito superiores a por exemplo pagar uma prestação mensal ao banco num empréstimo superior a 20 anos.

È completamente absurdo.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por defst0ned » 15/9/2010 17:32

Só aqui em Lisboa é que os preços de arrendamento estão brutalmente altos. Era mais barato alugar um apartamento à 3 anos do que hoje em dia...

Registado: 15/1/2009 15:14

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], rg7803 e 138 visitantes