Quais os erros que cometem em Bolsa?
Deve ser coisa de Mister, Seaman realmente o meu Português no post não foi o melhor. O que pretendi partilhar como aprendizagem foi o facto de ter "treinado" com dinheiro real, não fiz paper trading suficiente para definir uma estratégia e para treinar as emoções. O primeiro conselho da minha parte para alguém que vá entrar é fazer paper trading até ter uma estratégia minimamente definida!
Excelente Tópico!
Os meus maiores erros estão ligados ao controlo emocional.
Entre outros, cometo várias vezes o erro de, após uma perda, ir imediatamente à procura de um novo setup para tentar recuperar o que o mercado acabou de me tirar.
Este erro está relacionado com o sentimento de vingança do mercado. Este "impulso emocional" tem, geralmente, como consequências:
- a quebra das regras estabelecidas, principalmente ao nível dos períodos temporais definidos para a primeira entrada num negócio;
- Em vez de perder entre 1,5% e 2,5%, arrisco-me a perder 4, 5, ou 6% porque, normalmente, estes "negócios de vingança" (podem ser mais do que um) não acabam como o desejado;
- O desgaste emocional e a quebra de confiança no meu método e em mim mesmo.
Este é o erro, dos que cometo, o mais evidente para mim. Mas não é o único...
O que estou a fazer para ultrapassar esta fraqueza emocional?
Hummmm, respirar fundo quando o meu cérebro é atacado por este pensamento.
E Resulta?
Às vezes, cada vez mais, mas nem sempre.
Entre outros, cometo várias vezes o erro de, após uma perda, ir imediatamente à procura de um novo setup para tentar recuperar o que o mercado acabou de me tirar.
Este erro está relacionado com o sentimento de vingança do mercado. Este "impulso emocional" tem, geralmente, como consequências:
- a quebra das regras estabelecidas, principalmente ao nível dos períodos temporais definidos para a primeira entrada num negócio;
- Em vez de perder entre 1,5% e 2,5%, arrisco-me a perder 4, 5, ou 6% porque, normalmente, estes "negócios de vingança" (podem ser mais do que um) não acabam como o desejado;
- O desgaste emocional e a quebra de confiança no meu método e em mim mesmo.
Este é o erro, dos que cometo, o mais evidente para mim. Mas não é o único...
O que estou a fazer para ultrapassar esta fraqueza emocional?
Hummmm, respirar fundo quando o meu cérebro é atacado por este pensamento.
E Resulta?
Às vezes, cada vez mais, mas nem sempre.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
maior erro
Querem mesmo saber qual o meu maior erro em bolsa??
Foi entrar na bolsa! Melhor, foi entrar na bolsa quando entrei...
http://www.entreomedoeaambicao.com/carteira-dum-urso/
Se tivesse investido numa viagem a uma qualquer ilha de sonho é que tinha brilhado!!
Foi entrar na bolsa! Melhor, foi entrar na bolsa quando entrei...
http://www.entreomedoeaambicao.com/carteira-dum-urso/
Se tivesse investido numa viagem a uma qualquer ilha de sonho é que tinha brilhado!!

http://www.entreomedoeaambicao.com/toolbar<br>Uma toolbar séria, para trader’s exigentes! Com mais de 400 utilizadores e 1500 cliques diários!
Excelente tópico!
Eu com bom Mister de Bolsa acredito numa coisa, método e estratégia
Duas quero dizer!
Antes de mais é preciso uma estratégia, bem sei que não surge de um dia para o outro, eu próprio ainda estou a refinar a minha, em segundo lugar, é preciso método para implementar a estratégia e para a seguir.
Muitos gostam de treinar com dinheiro real, na minha opinião um dos meus maiores erros, antes de ter uma estratégia minimamente sólida e de ter a emoções "treinadas" foi o de investir com dinheiro real.
Quantos de vocês tem uma estratégia bem definida, e quantos a seguem ?
Eu com bom Mister de Bolsa acredito numa coisa, método e estratégia

Antes de mais é preciso uma estratégia, bem sei que não surge de um dia para o outro, eu próprio ainda estou a refinar a minha, em segundo lugar, é preciso método para implementar a estratégia e para a seguir.
Muitos gostam de treinar com dinheiro real, na minha opinião um dos meus maiores erros, antes de ter uma estratégia minimamente sólida e de ter a emoções "treinadas" foi o de investir com dinheiro real.
Quantos de vocês tem uma estratégia bem definida, e quantos a seguem ?
Ulisses Pereira Escreveu:Em boa hora decidi criar este tópico. A partilha das experiências que aqui foi colocada em poucas horas é um ensinamento muito mais útil do que dezenas de análises.. Quem não reconhece os seus erros está bem longe de ser um investidor de sucesso.
Um abraço,
Ulisses

Deixa-me trazer este tópico aqui para cima para não ser esquecido,pois estou de acordo com o Ulisses, é mt importante...

Não se discute futebol,não se discute politica mas erros de trading,é claro que há aqueles ilustrissimos que não erram,mas isto tb não é para eles...

Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
motokross Escreveu:uma das coisas que fui aprendendo com muita dôr foi sair a perder. Outra das coisas que percebi com compensação foi aguentar até elas voltarem lá. esperei e vi-me bem compensado. Existe um video aqui que reforça isso ."Never, never, never, ever, ever sell loosing...diz o video" não sou eu que digo, mas deu-me que pensar. é o video colocado pelo Quico em 8/setembro.
Não vi o vídeo desta vez, mas já o tinha visto antes:
Tens de melhorar o teu Inglês, pois não é nada disso que ele diz no vídeo!
O que ele diz é o seguinte:
Never, ever, ever, ever, not ever, should you ever, never, ever.... .... .... add to a losing trade!!!
O que é completamente diferente do que entendeste (é mesmo antagónico), e quer dizer:
"Nunca, mas nunca mesmo, acrescentes a um trade perdedor", que por outras palavras significa que se o trade está a perder, nunca deves fazer preço médio reforçando mais baixo.
E ele acrescenta algo como que os maiores desastres aconteceram fazendo precisamente o que ele diz para nunca fazerem.
Ulisses Pereira Escreveu:Parece que estou aqui para te chatear, mas não é o caso.
Fui também aprendedo que tudo o que sobe também desce. Em contraponto tudo o que desce poderá nunca mais subir
Há também vários casos que sobem e nunca mais descem para os valores onde se encontravam. acho que não deves diferenciar ambas as situações.
Um abraço,
Ulisses
Percebi Ulisses,
estava apenas a aptresentar exemplos opostos. Haverá muitas poutras situações. Algumas também lateralizam e também não saem dali.
É com os teu comentários, com pata-hari, marco antónio e outros não menos ilustres que vou aprendendo alguma coisa.

agradeço sempre um comentário
no problems
" É mesmo muita pena os mercados não oscilarem quando eu quero e me convém!"
Parece que estou aqui para te chatear, mas não é o caso.
Há também vários casos que sobem e nunca mais descem para os valores onde se encontravam. acho que não deves diferenciar ambas as situações.
Um abraço,
Ulisses

Fui também aprendedo que tudo o que sobe também desce. Em contraponto tudo o que desce poderá nunca mais subir
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:motokross, mas as duas coisas que referes são incompatíveis...
Um abraço,
Ulisses
Também não questiono isso. Deu-me que pensar apenas.
Hoje abdico aos 5% mas no passado este foi o meu maior erro. estar sempre á espera que recupere e não recuperam. por isso já tive alguns entalançoes complicados. Percebi Ulisses. Obrigado.

~Fui também aprendedo que tudo o que sobe também desce. Em contraponto tudo o que desce poderá nunca mais subir...
Foi apenas para reflexão...
É fácil olhar para qualquer mercado e identificar casos destes.

motokross Escreveu:uma das coisas que fui aprendendo com muita dôr foi sair a perder. Outra das coisas que percebi com compensação foi aguentar até elas voltarem lá. esperei e vi-me bem compensado. Existe um video aqui que reforça isso ."Never, never, never, ever, ever sell loosing...diz o video" não sou eu que digo, mas deu-me que pensar. é o video colocado pelo Quico em 8/setembro.
."Never, never, never, ever, ever sell loosing...diz o video"
mas atenção ao contexto. Assumir perdas faz parte, não só nos mercados como na vida...
- Registado: 1/7/2010 16:57
e-finance Escreveu:Eu tenho tendência a comprar nos picos, mas a minha experiência é muito curta, ainda se contam pelos dedos de uma mão os negócios que fiz, uma coisa é certa não fico com as acções com grandes perdas, 6 a 8% de perdas e vendo.
Cumprimentos.
uma das coisas que fui aprendendo com muita dôr foi sair a perder. Outra das coisas que percebi com compensação foi aguentar até elas voltarem lá. esperei e vi-me bem compensado. Existe um video aqui que reforça isso ."Never, never, never, ever, ever sell loosing...diz o video" não sou eu que digo, mas deu-me que pensar. é o video colocado pelo Quico em 8/setembro.
Acho que depois de se passar a etapa da actuação anárquica que caracteriza a atitude do Palito, encontra-se uma estratégia e definem-se métodos de actuação para operar e a fase seguinte é aquela em que achamos que devemos olhar para o máximo de indicadores e utilizar o maior nº de ferramentas possíveis. Este é normalmente um erro crasso que só depois de muitas cabeçadas percebemos que quanto mais indicadores e ferramentas maior é a confusão na tomada de decisões. Gerir muita informação e olhar para muitos indicadores ao mesmo tempo gera um conflito com uma questão que é sempre referida por todos, a DISCIPLINA de actuação, ou melhor, a falta dela. Por isso, entendo que depois de se definir uma estratégia com a qual nos possamos sentir confortáveis, depois de fazer muitas simulações, há que respeitar rigorosamente a estratégia e a metodologia escolhida, caso contrário podemos até estar a olhar correctamente para o mercado mas vamos somando desaires.
- Registado: 1/7/2010 16:57
Também não tenho ainda muita experiencia em negocios realizados apesar de acompanhar desde 2007 o mercado de acções!!
O meu maior erro é mesmo o MEDO, sinto que tenho ainda bastante dificuldade em perceber onde e quando entrar numa acção provocando em mim o medo e a indecisão o que me leva a perder a maioria das vezes o comboio de uma boa subida!!
Depois quando decido mesmo entrar na acção, devido ao MEDO coloco stops que nunca ultrapassam os -2%/-3% de perca em cada acção! Como atravessamos um periodo de alguma volatibilidade, a acção toca facilmente nos stops e vendo com perca...
Tenho ainda muito para aprender e para ler!!
O meu maior erro é mesmo o MEDO, sinto que tenho ainda bastante dificuldade em perceber onde e quando entrar numa acção provocando em mim o medo e a indecisão o que me leva a perder a maioria das vezes o comboio de uma boa subida!!
Depois quando decido mesmo entrar na acção, devido ao MEDO coloco stops que nunca ultrapassam os -2%/-3% de perca em cada acção! Como atravessamos um periodo de alguma volatibilidade, a acção toca facilmente nos stops e vendo com perca...
Tenho ainda muito para aprender e para ler!!
A iniciar me...
http://atletismovalejas.blogspot.pt/
http://atletismovalejas.blogspot.pt/
- Registado: 30/6/2008 12:25
Eu tenho tendência a comprar nos picos, mas a minha experiência é muito curta, ainda se contam pelos dedos de uma mão os negócios que fiz, uma coisa é certa não fico com as acções com grandes perdas, 6 a 8% de perdas e vendo.
Cumprimentos.
Cumprimentos.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Boa tarde.
Exelente a iniciativa deste tópico.
Os meus erros são muitos,mas os principais são:
Quando entro numa acção e as coisas começam a correr mal ganho a ESPERANÇA de que vai recuperar,se chega a recuperar fico com a GANANCIA de querer ganhar mais, conclusão: é mais dificil vender uma acção do que comprar.
INDISCIPLINA : muitas vezes tenho um trade programado e deixo-me influênciar por noticias ou por opiniões,fazendo tudo ao contrário do que planiei.
Exelente a iniciativa deste tópico.
Os meus erros são muitos,mas os principais são:
Quando entro numa acção e as coisas começam a correr mal ganho a ESPERANÇA de que vai recuperar,se chega a recuperar fico com a GANANCIA de querer ganhar mais, conclusão: é mais dificil vender uma acção do que comprar.
INDISCIPLINA : muitas vezes tenho um trade programado e deixo-me influênciar por noticias ou por opiniões,fazendo tudo ao contrário do que planiei.
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
ficarão para trás.
No meu caso dos maiores erros que cometi, foi entrar ao calhas no mercado, cheio de ganância, julgar que percebia da coisa, não colocar Stops, olhar para os price targets, enfim muitos dos que aqui li ontem.
Um abraço
Manuel
Um abraço
Manuel
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
- Registado: 29/11/2007 10:07
Um dos erros que tenho cometido é deixar que as diversas opiniões de participantes dos foruns influnciem o meu plano de trading, não podemos deixar que simples opiniões modifiquem toda uma estrategia, durante um tempo fiz uma experiencia, eliminei dos favoritos todos os foruns e blogs que normalmente acompanho, seguindo apenas o meu plano e o resultado foi muito positivo,mas pelo menos aqui ao nosso forum acabei por voltar pois a curiosidade é mais forte, mas,desde que deixei definitivamente de acompanhar um determinado blog (elliot fundamentalista) da nossa praça passei a acreditar mais nos meus trades e a conseguir muito melhores resultados.
Space Migration, Intelligence Increase, Life Extension. The Next Stage of Evolution.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Artur Jorge, CORTIÇA, darkreflection, Heldroo, josehenry400, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, navaldoc, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SalvaFP, trilhos2006, yggy e 279 visitantes