Quais os erros que cometem em Bolsa?
Boa tarde. Não poderia deixar de comentar.
tenho dificuladade em manter o plano incial. ou seja tento aproveitar os ressaltos e sair, mas quando inverte parece que sou incapaz de sair a perder. a maior lição que apanhei foi com alcatel. perdi 6.000 mas recomprei altri e saí do mercado durante ano e meio. consegui voltar com saldo zero. também manti sgps que comprei a .54 saí a 0.76 apenas pelo feeling. considero este fórum muito bom para incluir uma boa compenente técnica nos investimentos mas como devem perceber continua a ser dificil sair quando estou a perder e não coloco stops. No essencial tento apostar nos ressaltos e associar isso a cotadas com bons fundamentais que me permitam protecção no médio/longo. considero que este ano tenho ganhos interessantes mas perderia metade desses ganhos se vendesse agora. também é certo que estou esperar para perceber se vai para cima ou para baixo (SP, sobretudo ) pois isso vai condicionar o psi. Se largar alguma com perdas tem de ser na perspectiva de recompra abaixo.
sim também vou muito pelo momento e normalmente dou-me mal, porque não me contento com pouco. erro crasso, normalmente. uma quebra do SP bem definida abaixo de 1070 vai fazer reviver fantasmas do passado. se não tiver coragem de sair terei que sair do mercado por alguns meses e aguardar serenamente. outro erro: vicio de trade. parece k não consigo estar fora. tanto haveria para dizer, disciplina é o essencial. estou a aprender. já agora, excelente fórum este. depois do economico que existiu até 2009 muito bom. pena não estarmos numa sala de chat com ventoinhas, fapsbaba, rato, jvbs, e outros que tive oportunidade de conhecer em 2008.
tenho dificuladade em manter o plano incial. ou seja tento aproveitar os ressaltos e sair, mas quando inverte parece que sou incapaz de sair a perder. a maior lição que apanhei foi com alcatel. perdi 6.000 mas recomprei altri e saí do mercado durante ano e meio. consegui voltar com saldo zero. também manti sgps que comprei a .54 saí a 0.76 apenas pelo feeling. considero este fórum muito bom para incluir uma boa compenente técnica nos investimentos mas como devem perceber continua a ser dificil sair quando estou a perder e não coloco stops. No essencial tento apostar nos ressaltos e associar isso a cotadas com bons fundamentais que me permitam protecção no médio/longo. considero que este ano tenho ganhos interessantes mas perderia metade desses ganhos se vendesse agora. também é certo que estou esperar para perceber se vai para cima ou para baixo (SP, sobretudo ) pois isso vai condicionar o psi. Se largar alguma com perdas tem de ser na perspectiva de recompra abaixo.
sim também vou muito pelo momento e normalmente dou-me mal, porque não me contento com pouco. erro crasso, normalmente. uma quebra do SP bem definida abaixo de 1070 vai fazer reviver fantasmas do passado. se não tiver coragem de sair terei que sair do mercado por alguns meses e aguardar serenamente. outro erro: vicio de trade. parece k não consigo estar fora. tanto haveria para dizer, disciplina é o essencial. estou a aprender. já agora, excelente fórum este. depois do economico que existiu até 2009 muito bom. pena não estarmos numa sala de chat com ventoinhas, fapsbaba, rato, jvbs, e outros que tive oportunidade de conhecer em 2008.
" É mesmo muita pena os mercados não oscilarem quando eu quero e me convém!"
Re: Quais os erros que cometem em Bolsa?
Ulisses Pereira Escreveu:Quais os erros que sentem cometer nos mercados? Ou, se quiserem pegar na questão de outra forma, que aspectos da vossa forma de negociar sentem que têm que melhorar para se tornarem melhores investidores/traders?
Um abraço,
Ulisses
"Champignon",
penso que o espírito do tópico é o de partilha de experiências e não comentar ou questionar directamente o que os outros, generosamente, estão a partilhar.
Tanto que isso pode levar a que os outros já não tenham tanta vontade de se expor...
Já agora ainda não te vi a partilhar quais os teus erros Pelo teu post inicial percebi que enumeraste erros frequentes dos investidores no geral. Mas são esses os teus erros frequentes?
- Registado: 4/4/2009 0:57
Eu percebo o que tu dizes mas, ao que me parece, o que tu utilizaste não foi análise fundamental. Tu esperaste algum retorno baseado apenas na esperança e em informação superficial, sem no entanto, teres alguma fundamentação a que te agarrar. Deixa-me então colocar-te algumas questões:
Que tipo de análise fundamental realizaste?
Olhaste para os relatórios de contas dessas empresas? Estudaste a empresa a fundo (sem ser através de jornais ou recomendações de casas de investimento)?
Qual o teu horizonte temporal?
Quer regras de money management seguiste?
Corrige-me sff caso esteja errado.
Que tipo de análise fundamental realizaste?
Olhaste para os relatórios de contas dessas empresas? Estudaste a empresa a fundo (sem ser através de jornais ou recomendações de casas de investimento)?
Qual o teu horizonte temporal?
Quer regras de money management seguiste?
Corrige-me sff caso esteja errado.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Champignon Escreveu:soaresviana Escreveu:- o recear assumir as perdas no timing adequado. (aprendi da pior forma, com um falso optimismo que desenvolvi baseado em análise fundamental)
- tendência para passar de entradas curtas a longas se a evolução do título não for a mais favorável dentro das previsões. (No fundo tem a ver com a tal indisciplina que já foi referida.)
Já agora e tendo em conta que é uma referência, mas não querendo ser impertinente permita-me que pergunte quais os erros que o Ulisses detectou no inicio da sua actividade e que teve de colmatar?
É que só estou no "mercado" há dois anos e meio" e dispensava alguns arrepios que estes escassos dois anos e picos já me proporcionarammas gostaria de saber se são erros comuns e quais as forma mais adequadas de se corrigirem?
Soaresviana podias explicar melhor esse falso otimismo que falas?
Refiro-me falso optimismo que se tem quando se acredita que o valor de uma empresa é superior ao que se reflecte nas variações da bolsa e mesmo vendo as acções a cair mes apos mes, as pequenas variações positivas criam a expectativa de que a inversão poderá estar para breve.
Para esclarecer melhor, entrei em bolsa na Primavera anterior à eclosão do sub-prime. Cheguei a perder mais de 50% com a sonae e renováveis. Soube esperar, lidar com os arrepios de um principiante a ver os seus rendimentos a valores que não tinha imaginado, mas geri a angústia e após um ano acabei por ganhar um valor interessante na primeira e um valor motivador na segunda. Isto foi bom por um lado e mau por outro.
OU seja se por um lado não é muito bom começar a ganhar porque induz-nos a acreditar que seremos semrpe bem sucedidos, mas por outro, no meu caso que estive a perder cerca de metade levou-me à crença de que o mercado bear era o responsável e que as acçções iriam chegar a bom porto ao fim de algum tempo. Lia e tornava a ler JNegocios, conccorrência, bloomberg, FT, cnbc, etc mas nunca sabemos de facto o que realmente pode acontecer com um título, quando não conhecemos todas as condicionantes.
Ora depois de tudo isto com numa empresa perdi há poucos meses quase 40% do que detinha na glintt (e todos nós sabemos o que era a glintt antes) na expectativa de que iria realmente disparar após fusões e acordos e afins. No entanto o passado muitas vezes não se repete e estas acções no timing que tinha definido só caíram. Ao fim de ter passado muito além do timing que tinha definido, vendi. Lá via as coisas pelo lado positivo; foi a minha primeira incursão fora do psi20 e com um investimento pouco elevado.
Aqui o erro foi não ser realista ao ponto de perceber que quanto mais adiava, mesmo com noticias positivas a tendência era completamente bear, e assim o que comprei a 0.99, foi vendido a 0,63.
O facto de ter perdido muito no passado levou-me a crer que este titulo iria reagir com a evolução da conjuntura e dos bons resultados e noticias que iam surgindo, mas cada acção é como cada um de nós, é única e tem características muito próprias.
Custou-me imenso assumir as perdas, mas a ironia disto é que logo a seguir, com o que vendi investi de imediato na PT de onde retirei alguns lucros precisamente porque respeitei o tal timing!
Bom, lá está aqui se tivesse esperado mais, mais ganharia, mas isto é um pensamento errado, o tal que me levou a perdas de 40%, quando poderia ser somente de 5 ou 6%.
Espero que esta experiência vos seja útil.
Ulisses, obrigado.
Saber lidar com as emoções do dia a dia quando investimos numa perspectiva de longo prazo tendo em conta uma estratégia essencialmente fundamental. Estando a ganhar ou a perder quero que tudo seja mais rápido. Então quando estou por fora e existe interesse em entrar...aí é que são elas. Quando a perder não perder convicções e saber aguardar até vislumbrar o que uma folha de cálculo fez querer mostrar.
Cumps
Cumps
- Registado: 12/11/2009 22:20
Ao contrário do que seria de esperar respondo o seguinte, depois de uma análise "cuidada" à minha carteira nos últimos anos:
O meu maior erro foi realmente "VENDER A PERDER"
Tudo o que vendi a perder porque achei que era demais, poderia ter vendido a ganhar, se tivesse esperado mais alguns meses. Tudo o que aguentei a perder, deu-me mais valias na venda.
Para melhorar o erro anterior, só tenho uma hipótese.
VENDER ASSIM QUE ESTOU A PERDER MUITO POUCO (ex: 5%), mas isso vai contra o meu método de princípio básico de bolsa: "MANTER O PLANO".
E não há nada como uma pessoa dedicar-se ao que sabe fazer, mesmo que não seja o ideal.
Às vezes o plano é ganhar 5% num ressalto, mas é o plano.
O 2º maior erro era NÃO DEIXAR OS LUCROS CORREREM, mas esse já corrigi, quando o trading plan é investir porque acredito na empresa ou acho que está barata, ou acho que outros acham que está barata, mesmo que esteja cara.
O meu maior erro foi realmente "VENDER A PERDER"
Tudo o que vendi a perder porque achei que era demais, poderia ter vendido a ganhar, se tivesse esperado mais alguns meses. Tudo o que aguentei a perder, deu-me mais valias na venda.
Para melhorar o erro anterior, só tenho uma hipótese.
VENDER ASSIM QUE ESTOU A PERDER MUITO POUCO (ex: 5%), mas isso vai contra o meu método de princípio básico de bolsa: "MANTER O PLANO".
E não há nada como uma pessoa dedicar-se ao que sabe fazer, mesmo que não seja o ideal.
Às vezes o plano é ganhar 5% num ressalto, mas é o plano.
O 2º maior erro era NÃO DEIXAR OS LUCROS CORREREM, mas esse já corrigi, quando o trading plan é investir porque acredito na empresa ou acho que está barata, ou acho que outros acham que está barata, mesmo que esteja cara.
- Registado: 3/2/2009 12:21
Em relação ao tópico, penso que os maiores erros quando utilizamos análise técnica, derivam da ausência de um estudo prévio dos planos de entrada e de saída.
No caso da análise fundamental, a taxa de sucesso depende, sobretudo, de um research intensivo (maioritariamente pessoal, com conhecimentos técnicos sobre a matéria e não baseados em feelings, suposições ou boatos e, fundamentalmente, não baseado unicamente em opiniões de outros).Importante também é, neste caso, perceber que este tipo de investimento tem um espaço temporal relativamente largo, não sendo o ideal para investimentos de curto/médio prazo.
Outra regra que penso que seja muito importante em todas as situações, é o facto de, todas as decisões, deverem ser tomadas com o mercado fechado. Isso ajuda e muito a eliminar a grande parte da componente de erro humano, e ajuda a sermos o mais frios possível na tomada de decisões.
No caso da análise fundamental, a taxa de sucesso depende, sobretudo, de um research intensivo (maioritariamente pessoal, com conhecimentos técnicos sobre a matéria e não baseados em feelings, suposições ou boatos e, fundamentalmente, não baseado unicamente em opiniões de outros).Importante também é, neste caso, perceber que este tipo de investimento tem um espaço temporal relativamente largo, não sendo o ideal para investimentos de curto/médio prazo.
Outra regra que penso que seja muito importante em todas as situações, é o facto de, todas as decisões, deverem ser tomadas com o mercado fechado. Isso ajuda e muito a eliminar a grande parte da componente de erro humano, e ajuda a sermos o mais frios possível na tomada de decisões.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch
Falta de disciplina!
A falta de disciplina acaba por conduzir a muitos outros erros "clássicos" como, por exemplo, deixar correr o prejuízo e cortar cedo demais no lucro, sobrevalorizar a sua própria opinião em detrimento da realidade do mercado (o famoso complexo de Super Homem), etc.
A falta de disciplina acaba por conduzir a muitos outros erros "clássicos" como, por exemplo, deixar correr o prejuízo e cortar cedo demais no lucro, sobrevalorizar a sua própria opinião em detrimento da realidade do mercado (o famoso complexo de Super Homem), etc.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
soaresviana, sobre os erros típicos eu falo disso nas entrevistas com o Francisco Palito:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=67208
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=435415
Quanto aos erros que ainda cometo e o que posso melhorar, mais logo deixo-os aqui.
Um abraço,
Ulisses
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=67208
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=435415
Quanto aos erros que ainda cometo e o que posso melhorar, mais logo deixo-os aqui.
Um abraço,
Ulisses
soaresviana Escreveu:- o recear assumir as perdas no timing adequado. (aprendi da pior forma, com um falso optimismo que desenvolvi baseado em análise fundamental)
- tendência para passar de entradas curtas a longas se a evolução do título não for a mais favorável dentro das previsões. (No fundo tem a ver com a tal indisciplina que já foi referida.)
Já agora e tendo em conta que é uma referência, mas não querendo ser impertinente permita-me que pergunte quais os erros que o Ulisses detectou no inicio da sua actividade e que teve de colmatar?
É que só estou no "mercado" há dois anos e meio" e dispensava alguns arrepios que estes escassos dois anos e picos já me proporcionarammas gostaria de saber se são erros comuns e quais as forma mais adequadas de se corrigirem?
Soaresviana podias explicar melhor esse falso otimismo que falas?
Nota: Fiz esta pergunta porque, muitas vezes, análise fundamental é confundida com Price-Targets lançados por casas de investimento.
Editado pela última vez por Champignon em 8/9/2010 13:32, num total de 2 vezes.
[quote="zecatreca"]Um dos meus erros bastante frequente....é a Precipitação.
Por vezes tenho ordens de entrada a um determinado valor, nao aguento, vou lá com a "unha" e entro precipitadamente
!
Aqui está o meu principal erro. O que faz com que não cumpra à risca o que tinha delineado para determinado trade.
Cumprimentos.
Por vezes tenho ordens de entrada a um determinado valor, nao aguento, vou lá com a "unha" e entro precipitadamente

Aqui está o meu principal erro. O que faz com que não cumpra à risca o que tinha delineado para determinado trade.
Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Compra um barco a motor."
- o recear assumir as perdas no timing adequado. (aprendi da pior forma, com um falso optimismo que desenvolvi baseado em análise fundamental)
É que só estou no "mercado" há dois anos e meio" e dispensava alguns arrepios que estes escassos dois anos e picos já me proporcionaram
mas gostaria de saber se são erros comuns e quais as forma mais adequadas de se corrigirem?
É que só estou no "mercado" há dois anos e meio" e dispensava alguns arrepios que estes escassos dois anos e picos já me proporcionaram

Disciplina, disciplina, disciplina (o controlo da "parte humana" do trading).
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Um dos meus erros bastante frequente....é a Precipitação.
!
Mas há mais erros....!

Mas há mais erros....!
Quais os erros que cometem em Bolsa?
Quais os erros que sentem cometer nos mercados? Ou, se quiserem pegar na questão de outra forma, que aspectos da vossa forma de negociar sentem que têm que melhorar para se tornarem melhores investidores/traders?
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], PAULOJOAO, serdom, trilhos2006, zulu404 e 287 visitantes