CFD's
paubo Escreveu:Sem querer deixar ainda mais confuso, isso é verdade quando o mercado do respectivo indice está aberto. Quando está fechado segue os futuros.
Por exemplo o CFD do S&P500 começa a poder ser negociado depois das 24h00. Nesse momento é calculado em funçao dos futuros respectivos e que possuem maior volume de transacçoes.
Eheh, e eu nem estava a lembrar de falar nisso

Já o disse, a melhor maneira de ir entendendo é ler uns tópicos de CFDs que há por aqui, e abrir uma conta demo numa corretora, de modo a negociá-los e ler as explicações que existem nos menus da plataforma.
Quero publicamente pedir desculpa ao Seaman, que manifestou-me o seu desagrado por eu ter publicado a nossa troca de MPs (a qual eu iniciei, devido ao post do Ulisses no tópico da Orey, a pedir para não divergir do tema).
Nunca foi minha intenção revelar pormenores pessoais, e achei que por não estarem indicados valores de entrada ou nº de contratos, não haveria motivo para não poder transcrever a mesma, de modo a contextualizar a conversa, e dar oportunidade a outros de analisar o meu exemplo e explicação, e contrapor outros.
Mais uma vez, as minhas sinceras desculpas.
Adiante:
Poder pode-se... mas o que eu quis dizer é que não pode ser usado para ver se se é correctamente stopado ou não, na medida em que o spread é "geralmente" constante (tive o cuidado de repetir isto antes), ou seja, há momentos em que este até pode aumentar (períodos de maior volatilidade, de diminuição de liquidez, etc).
Como disse antes... acompanha, mas até porque o spread poderá variar um pouco, não é "à décima de ponto".
- Para o CFD do índice, sim (mas ao contrário, a linha mais alta seria o ask, e a mais abaixo seria o bid);
- A distância entre linhas seria "quase" sempre constante, consoante tenha havido variações de spread ou não durante o período.
Aí não sei responder com certeza, pois não sei se, em momentos em que o spread aumente, esse aumento é proporcional e dividido no bid e ask, ou se é só um deles que se "afasta".
Isto falando em CFDs de índice (que cota a um valor), pois em acções (que cotam também com um bid/ask), ainda complica mais.
É como te disse antes... na minha perspectiva, pode ser acompanhado pelo índice, mas não "à décima de ponto" e com objectivo de avaliar se se é stopado ou não.
Acrescento que já não negoceio CFDs há um par de anos, e enquanto o fiz, apenas negociei CFDs de índices (nunca de acções). É com base no que recordo que desenvolvo este raciocínio e explicações
Nunca foi minha intenção revelar pormenores pessoais, e achei que por não estarem indicados valores de entrada ou nº de contratos, não haveria motivo para não poder transcrever a mesma, de modo a contextualizar a conversa, e dar oportunidade a outros de analisar o meu exemplo e explicação, e contrapor outros.
Mais uma vez, as minhas sinceras desculpas.
Adiante:
Seaman Escreveu:Então não podemos acompanhar a evolução do CFD pelo do índice correspondente?
Poder pode-se... mas o que eu quis dizer é que não pode ser usado para ver se se é correctamente stopado ou não, na medida em que o spread é "geralmente" constante (tive o cuidado de repetir isto antes), ou seja, há momentos em que este até pode aumentar (períodos de maior volatilidade, de diminuição de liquidez, etc).
Seaman Escreveu:Pelo que percebi o gráfico do CFD acompanha rigorosamente o gráfico do índice correspondente.
Como disse antes... acompanha, mas até porque o spread poderá variar um pouco, não é "à décima de ponto".
Seaman Escreveu:Digamos que se representarmos o gráfico do índice no formato linha (não candlesticks) então teríamos para a representação gráfica do CFD 2 linhas, uma linha inferior (à do índice cotado em Bolsa) igual ao Ask e uma linha superior igual ao BID. A distância entre as linhas inferior e superior seria sempre, em qualquer ponto, constante e igual ao spread do CFD.
- Para o CFD do índice, sim (mas ao contrário, a linha mais alta seria o ask, e a mais abaixo seria o bid);
- A distância entre linhas seria "quase" sempre constante, consoante tenha havido variações de spread ou não durante o período.
Seaman Escreveu: Confirmem sff: o valor médio entre o Ask e o Bid de um CFD é sempre igual ao valor cotado em Bolsa do título ou indice a que se refere o CFD.
Aí não sei responder com certeza, pois não sei se, em momentos em que o spread aumente, esse aumento é proporcional e dividido no bid e ask, ou se é só um deles que se "afasta".
Isto falando em CFDs de índice (que cota a um valor), pois em acções (que cotam também com um bid/ask), ainda complica mais.
Seaman Escreveu:Só assim é seguro investir em CFD's. Se não pudermos acompanhar um CFD através da cotação do índice correspondente em Bolsa...![]()
É como te disse antes... na minha perspectiva, pode ser acompanhado pelo índice, mas não "à décima de ponto" e com objectivo de avaliar se se é stopado ou não.
Acrescento que já não negoceio CFDs há um par de anos, e enquanto o fiz, apenas negociei CFDs de índices (nunca de acções). É com base no que recordo que desenvolvo este raciocínio e explicações

Editado pela última vez por tonirai em 12/10/2010 0:25, num total de 1 vez.
Seaman Escreveu:Pelo que percebi o gráfico do CFD acompanha rigorosamente o gráfico do índice correspondente.
Sem querer deixar ainda mais confuso, isso é verdade quando o mercado do respectivo indice está aberto. Quando está fechado segue os futuros.
Por exemplo o CFD do S&P500 começa a poder ser negociado depois das 24h00. Nesse momento é calculado em funçao dos futuros respectivos e que possuem maior volume de transacçoes.
Novo blog agora com a colaboração do J Alves, Paubo e Zecatreca- http://portugueseteamtraders.blogspot.com/
Re: Estratégias CFD
EuroVerde Escreveu:joao bravo Escreveu:Devo dizer que conheço todo o tipo de utilizadores de CFD: Daytraders e até quem fique com elas durante 6 meses eu próprio já tive um pouco de cada e está tudo associado à estratégia definida.
Daytrade pode não ser a melhor maneira de estar nos CFDs.
Então qual a melhor estratégia em tua opinião?![]()
Começando com 2000 euros e alavancando 2x, ou seja estando esposto com 4000 euros, basta conseguir 7 trades com lucro 7% ao longo do ano para ao fim de 5 anos ter-se mais de 120000 euros.
Pessoalmente não sou daytrader, compro CFDs e retenho-as habitualmente entre 2 semanas a 1 mês.
tonirai Escreveu:Reitero o que disse, se usando o gráfico do CFD - o do índice não pode ser usado para avaliar se foste bem stopado ou não.
Então não podemos acompanhar a evolução do CFD pelo do índice correspondente?
Pelo que percebi o gráfico do CFD acompanha rigorosamente o gráfico do índice correspondente.
Digamos que se representarmos o gráfico do índice no formato linha (não candlesticks) então teríamos para a representação gráfica do CFD 2 linhas, uma linha inferior (à do índice cotado em Bolsa) igual ao Ask e uma linha superior igual ao BID. A distância entre as linhas inferior e superior seria sempre, em qualquer ponto, constante e igual ao spread do CFD.
Confirmem sff: o valor médio entre o Ask e o Bid de um CFD é sempre igual ao valor cotado em Bolsa do título ou indice a que se refere o CFD.
Só assim é seguro investir em CFD's. Se não pudermos acompanhar um CFD através da cotação do índice correspondente em Bolsa...

- Registado: 4/4/2009 0:57
Re: Estratégias CFD
joao bravo Escreveu:Devo dizer que conheço todo o tipo de utilizadores de CFD: Daytraders e até quem fique com elas durante 6 meses eu próprio já tive um pouco de cada e está tudo associado à estratégia definida.
Daytrade pode não ser a melhor maneira de estar nos CFDs.
Então qual a melhor estratégia em tua opinião?

Começando com 2000 euros e alavancando 2x, ou seja estando esposto com 4000 euros, basta conseguir 7 trades com lucro 7% ao longo do ano para ao fim de 5 anos ter-se mais de 120000 euros.
Estratégias CFD
Devo dizer que conheço todo o tipo de utilizadores de CFD: Daytraders e até quem fique com elas durante 6 meses eu próprio já tive um pouco de cada e está tudo associado à estratégia definida.
Rags Escreveu:Peço desculpa por me estar a intrometer, mas também tinha a mesma dúvida do Seaman.
Já percebi o que explicaram agora deixo outra pergunta e acho que está aqui a confusão.
O spread de 0.50 é cobrado só na compra ou também na venda?
Penso que como nas acçoes é cobrado tanto na compra como na venda...
Quem poder confirmar.
Obrigado
Desculpas porquê? Isto é mesmo para isto

Eu acho que a cabeça de quem começa a olhar para CFDs pela primeira vez está formatada de uma forma que dificulta realmente "apanhar" os conceitos, que são realmente simples. É normal.
Não se pode ver o spread como algo cobrado na compra ou na venda... da maneira que expões a questão, faz pensar em comissões.
O spread é o equivalente à distância de preço entre o melhor comprador e o melhor vendedor nas acções, tipo a distância entre as cotações do topo dos COFs - só que nos CFDs, mantém-se genericamente constante.
Quando dizem "a cotação da acção XPTO está a 3,10€", estará correcto?
Se nesse momento quiserem comprar a acção, compram-na a esse preço? Ou esse preço é se quiserem vendê-la?
Portanto, não vejam o spread como "cobrado na compra ou na venda"... a maneira como o spread é constituído faz com que realmente tenha peso tanto o preço de venda como de compra que terão disponível no CFD (por incluir a margem da corretora), mas basta-vos saber:
- O seu valor;
- Que para comprar, olham para o ask;
- Que para vender, olham para o bid;
- Que é o valor que a cotação terá de variar para saírem sem prejuízo (breakeven).
Porque de facto, num activo com spread de 0.50 e no instante x, em que o bid/ask está a 1000/1000,50:
- Se entrarem curto (venderem) a 1000, imediatamente só poderão recomprar a 1000,50;
- Se entrarem longo (comprarem) a 1000,50 imediatamente só poderão vender a 1000.
Ou seja, de início, antes de qualquer variação de preço, e quer comecem por comprar ou por vender, estarão sempre a perder o valor do spread.
Peço desculpa por me estar a intrometer, mas também tinha a mesma dúvida do Seaman.
Já percebi o que explicaram agora deixo outra pergunta e acho que está aqui a confusão.
Quem poder confirmar.
Obrigado
Quem poder confirmar.
Obrigado
Seaman Escreveu:tonirai Escreveu:Corresponde ao cenário que te expliquei na MP, ou seja, se o máximo no bid foi de 1164,10... e o spread é de 0.50, significa que o máximo do ask atingido (que é o que te interessa, já que estás curto) foi 1164.60, logo... foste correctmente stopado.
Então olha lá: se o máximo do indíce foi de 1164.10 e o spread é de 0.50 não te parece que o máximo do BID nesse dia é 1164.35 = 1164.10 + 0.50/2 ?
Explica lá como é que chegaste a 1164.60 ?
Bom, parece que te estás a referir mesmo ao máximo do índice - mas deves referir-te ao máximo do CFD, senão estás a comparar alhos com bugalhos (o CFD reproduz o índice, mas não fielmente, há sempre diferenças, nem que seja apenas porque neste existe spread, e no índice não).
Reitero o que disse, se usando o gráfico do CFD - o do índice não pode ser usado para avaliar se foste bem stopado ou não.
Sinceramente, nem sei se o spread é adicionado ao valor do índice, se subtraído, se dividido metade para cada lado, etc. Isso já me ultrapassa

tonirai Escreveu:Corresponde ao cenário que te expliquei na MP, ou seja, se o máximo no bid foi de 1164,10... e o spread é de 0.50, significa que o máximo do ask atingido (que é o que te interessa, já que estás curto) foi 1164.60, logo... foste correctmente stopado.
Então olha lá: se o máximo do indíce foi de 1164.10 e o spread é de 0.50 não te parece que o máximo do BID nesse dia é 1164.35 = 1164.10 + 0.50/2 ?
Explica lá como é que chegaste a 1164.60 ?
Seaman Escreveu:Ainda não estou completamente esclarecido...
Aqui neste tópico podemos partilhar o conhecimento com os outros participantes
Ainda não?

Então quando dizes isto:
Cenário hipotético:
tens uma posição curta aberta num índice com um spread de 0.50
esse indice atingiu um máximo diário de 1164.10
tens um Stop Loss no valor 1164.50
Pergunta: na tua opinião a correctora vai activar o teu Stop Loss ou não?
Corresponde ao cenário que te expliquei na MP, ou seja, se o máximo no bid foi de 1164,10... e o spread é de 0.50, significa que o máximo do ask atingido (que é o que te interessa, já que estás curto) foi 1164.60, logo... foste correctmente stopado.
Para contectualizar quem vier agora e ler, transcrevo a MP (penso que não te importas):
tonirai Escreveu:Seaman Escreveu:Viva!
obrigado, fiquei esclarecido.
Tive uma 1ª experiência CFD's E-mini S&P500 amarga. Posição curta stop loss activado a 1164.50 e, nesse dia o indice tinha cotado num máximo de 1164.1 .
Estranhei terem activado o SL de 1164.5 tendo o máximo diário sido de 1164.1 ...
Daí a questão
Ahhh... e outra coisa:
Não te fies "só" nos gráficos de CFDs para ver se foste ou não stopado, etc;
O gráfico só representa uma das cotações do par bid/ask (como é lógico, senão aquilo eram 2 riscos paralelos a variar... e em velas nem vejo como pudesse ser representado, lol);
Os gráficos são desenhados seguindo sempre a cotação do bid;
Nesse exemplo, se o máximo do gráfico (portanto, que o bid fez) foi 1164.1, e foste stopado a 1164.5 (ask), significa que o spread é de pelo menos 0.4.
Logo, se o valor do spread desse activo é igual ou superior a 0.4, está tudo certo.
Nota: Seaman, corrigi neste texto da MP o "0.5" por "0.4", pois como é óbvio, fiz mal as contas na MP (1164.5 - 1164.1 = 0.4).
Se calhar foi por isso que a MP não esclareceu

Ainda não estou completamente esclarecido...
Mantenho a minha pergunta ao Fórum:
Cenário hipotético:
.

Mantenho a minha pergunta ao Fórum:
Cenário hipotético:
.
Seaman Escreveu:Bull Bull Escreveu:A posição será fechada unicamente quando a cotação do cfd atingir o stop
Pois é exactamente esta parte que não está clara para mim...
O que é "quando a cotação do CFD atingir o Stop"?![]()
Para um iniciado em CFD's pode significar o mais óbvio: acompanhar o valor da cotação do indice em causa e é contra esse valor que se compara o Stop Loss. Na realidade não é assim...![]()
Daí eu ter lançado essa dúvida.
Cenário hipotético:tens uma posição curta aberta num índice com um spread de 0.50
Seaman,
Na continuação de resposta que te dei por MP (não tinha visto que também tinhas colocado as perguntas neste tópico), penso que possas ficar esclarecido

Bull Bull Escreveu:A posição será fechada unicamente quando a cotação do cfd atingir o stop
Pois é exactamente esta parte que não está clara para mim...
O que é "quando a cotação do CFD atingir o Stop"?

Para um iniciado em CFD's pode significar o mais óbvio: acompanhar o valor da cotação do indice em causa e é contra esse valor que se compara o Stop Loss. Na realidade não é assim...

Daí eu ter lançado essa dúvida.
Cenário hipotético:
- tens uma posição curta aberta num índice com um spread de 0.50

Seaman Escreveu:Viva!
estou com uma pequena dúvida:
quando abrimos uma posição sobre um indice que tem um spread de 50 pontos (por exemplo) isso significa que essa diferença é cobrada logo na abertura da posição ou no fecho da posição?
Por exemplo:
abro posição curta num indice que cota a 1000
coloco Stop Loss a 1100
cotação sobe para o valor 1050
cotação sobe para o valor 1100
A dúvida é se a correctora fecha automáticamente a posição curta (activando o stop loss que coloquei a 1100) quando a cotação sobe até 1050 ou apenas quando a cotação sobe para 1100?
A dúvida é se o valor do spread é adicionado ao valor definido no Stop Loss ou não?
Por outras palavras, quando definimos um valor de Stop Loss de uma posição curta devemos deixar uma margem para ter em conta o valor do spread?
Boas seaman, vê os cfd como outro instrumento qualquer. O spread será a diferença entre o vendedor e o comprador tal como na bolsa. Só que aqui o spread tende ser sempre o mesmo. A cotação do cfd oscila consoante a cotação, se for o indice será do índice e quando este estiver fechado será do seu futuro
A posição será fechada unicamente quando a cotação do cfd atingir o stop
Viva!
quando abrimos uma posição sobre um indice que tem um spread de 50 pontos (por exemplo) isso significa que essa diferença é cobrada logo na abertura da posição ou no fecho da posição?
Por exemplo:
coloco Stop Loss a 1100
A dúvida é se a correctora fecha automáticamente a posição curta (activando o stop loss que coloquei a 1100) quando a cotação sobe até 1050 ou apenas quando a cotação sobe para 1100?
A dúvida é se o valor do spread é adicionado ao valor definido no Stop Loss ou não?
Por outras palavras, quando definimos um valor de Stop Loss de uma posição curta devemos deixar uma margem para ter em conta o valor do spread?
Por exemplo:
coloco Stop Loss a 1100
Epá...só vi isto agora. Entrar longo e curto nos CFDs é como entrar longo e curto numa acção, não faças isso porque além de só perderes 2x no spread e pagares 2x comissões ainda tenho quase a certeza que vais fechar uma ponta para cortar uma perda e ficas com a outra para tentar recuperar a outra perda....e normalmente acaba-se por perder nas duas!
Se quiseres fazer estratégias de posições invertidas (chamam-se straddles), podes fazê-lo da seguinte forma:
- warrants, por exemplo no DAX. Compras Call e Put com o mesmo strike e mesmo vencimento (vencimentos relativamente curtos, tipo até 1 ou 2 semanas). Fazes e desfazes a posição no mesmo dia, com a volatilidade actual ficas a ganhar sempre que o DAX varia uns 80 pontos (tanto faz se sobe ou desce). A minha experiência é que os melhores resultados obtêm-se com os mercados em queda (subida de volatilidade) e com o mercado em subida há que ter atenção com a queda de volatilidade (se o mercado subir o suficiente este factor não importa e o trade sairá sempre ganhador).
- turbos: nos turbos podes montar também posições inversas porque os turbo warrants têm a seguinte vantagem face aos CFD: a barreira! O straddle com os turbos é uma boa alternativa para montar de um dia ao outro e especular no gap entre o preço de fecho e de abertura do subjacente. Se esse gap for superior à margem paga nos turbos, saimos a ganhar.
Se quiseres fazer estratégias de posições invertidas (chamam-se straddles), podes fazê-lo da seguinte forma:
- warrants, por exemplo no DAX. Compras Call e Put com o mesmo strike e mesmo vencimento (vencimentos relativamente curtos, tipo até 1 ou 2 semanas). Fazes e desfazes a posição no mesmo dia, com a volatilidade actual ficas a ganhar sempre que o DAX varia uns 80 pontos (tanto faz se sobe ou desce). A minha experiência é que os melhores resultados obtêm-se com os mercados em queda (subida de volatilidade) e com o mercado em subida há que ter atenção com a queda de volatilidade (se o mercado subir o suficiente este factor não importa e o trade sairá sempre ganhador).
- turbos: nos turbos podes montar também posições inversas porque os turbo warrants têm a seguinte vantagem face aos CFD: a barreira! O straddle com os turbos é uma boa alternativa para montar de um dia ao outro e especular no gap entre o preço de fecho e de abertura do subjacente. Se esse gap for superior à margem paga nos turbos, saimos a ganhar.
- Registado: 1/2/2008 14:25
AlphaDraconisEP Escreveu:santasnoites Escreveu:obrigado pela vossas respostas, e já entendi se eu não pretender que a conta seja saldada para o dia seguinte é necessário colocar uma ordem de stop.
eu sei que que se anulam em simultaneo, mas imaginamos que estou a perder 3% no SP500 e se for um valor consideravel e ao encerrar a posição vai sair da conta.
Se não pretender que saia da conta, posso abrir uma posição curta e quando tiver a ganhar 3%, fecho a posição curta e continuo com a posição longa.
eu sei que ainda é falta de experiencia, pois a partir de agora colocarei sempre stop para limitar as perdas e não estar á espera, amanha irá subir já caiu tanto...
Só tu sabes o que será melhor para ti. Se realmente quiseres manter uma posição longa e outra curta para o mesmo activo subjacente usa dois bancos/corretores de bolsa, com um realizas o longo e caso queiras shortar usas o outro.
Mas de qualquer maneira se achas qe estás a perder num longo e que a tendência vai ser de descer então podes entrar curto com o acrescimo de CFDs para ficares realmente curto, quando sentires que a tendência será novamente de subida invertes para longo da mesma maneira.
Ex:
1) Tendência de subida adquires, 500 CFDs longos,
(até esfregas as mãos de contente com o dinheiro fácil que se avizinha)
2) Ops afinal é só descer, descer e mais descer e em vez de amealhar dinheiro estás a perder e não é pouco (inversão da tendência), queres apostar na descida e recuperar o teu dinheiro ou pelo menos aguentar as perdas, aquires 1000 CFDs Curtos.
Passas a ter efectivamente apenas 500 CFDs curtos já que os outros 500 anulam a posição longa.
Agora sim dinheiro venham até mim
3) Novamente tendência de subida, adquires 1000 CFDs longos.
Passas a ter efectivamente 500 CFDs já que os outros 500 CFDs anulam a posição curta que tinhas.
Bons negócios
E a comissão (que não é barata) sempre a corroer o capital.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
Rags:
Não se "compram" curtos.
Para tomar posiçoes curtas vende-se primeiro. Dás uma ordem de venda. Para fechar (ou colocar stops) dás uma ordem de compra.
E atenção, que isto (vender primeiro, comprar depois) não é permitido para todos os títulos.
Abraço.
Não se "compram" curtos.
Para tomar posiçoes curtas vende-se primeiro. Dás uma ordem de venda. Para fechar (ou colocar stops) dás uma ordem de compra.
E atenção, que isto (vender primeiro, comprar depois) não é permitido para todos os títulos.
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men