BCP - Tópico Geral
pvg80713 Escreveu:então qual é o valor que tu achas correcto para as acções do BCP ?
Não tenho opinião formada, nem me interessa muito ter, com o que escrevi na mensagem anterior não poderia pensar de outra forma... o melhor que conseguiria seriam contas do género das que fizeste, que considero muito pouco para uma avaliação minimamente segura para se investir numa empresa...
pvg80713 Escreveu:e amanhã vai subir ou descer ?
Amanhã tenho a certeza que não vai subir nem descer!

Na segunda não faço a mínima idéia, a At não nos diz para onde um título vai, dá-nos "apenas" algumas indicações importantes que nos ajudam a investir... ou jogar!

pvg80713 Escreveu:eu acho que 50 cent. e amanhã.... ou nos próximos dias... vai ter que descer...
Tenho muitas dúvidas em relação aos 50 cêntimos! Nem sei se o BCP vale mais ou menos, sei apenas que essa avaliação é muito duvidosa! Um dos aspectos importantes de uma análise fundamental é perceber como tenderão a evoluir os resultados de uma empresa, tendo em conta os cenários mais prováveis de evolução económica e os aspectos enerentes à empresa em causa. Repara, se eu achar que o BCP conseguirá facilmente atingir nos próximos anos um EPS de 15/20 cêntimos, independentemente do que tiver agora, 50 cêntimos está muito barato. Se por outro lado eu achar que o BCP irá continuar a degradar-se, diminuindo os lucros e podendo até ser obrigado a algumas operações que destruirão o seu valor, é claro que 50 cêntmos é muito!
È por isso que é aqui que está o segredo de uma boa AF, é por isso que é muito difícil de fazer... e é por isso que essas contas simples que fazes estão, na grande maioria dos casos, condenadas ao fracasso!

Quanto à evolução nos próximos dias, penso que pode descer mas não tenho grande opinião, nem sequer tento adivinhar, nem isso me interessa muito... o importante (estou a falar de cor, não estou a ver o gráfico), entre outros aspectos técnicos, é que o BCP tem estado num movimento lateral com suporte na zona dos 60 cêntimos e resistência nos +-68...esta informação é muito importante para mim, por várias razões, é ela que me ajuda a formular os parâmetros de um possível trade no BCP...
pvg80713 Escreveu:... sempre que o BCP desce abaixo de 0,60 compro.
penso que à minha estrategia se chama Swing Trade, mas os experts que se pronunciem...
e porquê abaixo dos 0,60? e compras na espectativa de que aconteça o quê? e se essas espectativas não se confirmarem, o que fazes?... as respostas a estas perguntas são mais importantes do que tentar perceber se o BCP vai subir ou descer, porque isso ninguém sabe!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Pvg, é por isso que o PER por si só é muito pouco para se avaliar uma empresa, aliás acho muito difícil avaliar bem uma empresa, é algo só ao alcance de alguns, com muita capacidade para o fazerem e com acesso à informação necessária... já escrevi isto bastantes vezes!![]()
É por isso que prefiro a AT, porque me parece mais democrática, mas acessível a todos, com muita ou pouca informação!![]()
abraço
artista
ola Artista,
então qual é o valor que tu achas correcto para as acções do BCP ?
e amanhã vai subir ou descer ?
cumprimentos
eu acho que 50 cent. e amanhã.... ou nos próximos dias... vai ter que descer.
Elias,
percebo bem as tuas ideias, e é por isso que sempre que o BCP desce abaixo de 0,60 compro.
penso que à minha estrategia se chama Swing Trade, mas os experts que se pronunciem...
- Registado: 19/4/2005 11:11
Pvg, é por isso que o PER por si só é muito pouco para se avaliar uma empresa, aliás acho muito difícil avaliar bem uma empresa, é algo só ao alcance de alguns, com muita capacidade para o fazerem e com acesso à informação necessária... já escrevi isto bastantes vezes!
É por isso que prefiro a AT, porque me parece mais democrática, mas acessível a todos, com muita ou pouca informação!
abraço
artista

É por isso que prefiro a AT, porque me parece mais democrática, mas acessível a todos, com muita ou pouca informação!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
1.
ontem perguntaram-me qual seria o valor justo das acções do BCP.
eu respondi 50 centimos. dez vezes o resultado por acção.
mas...
o resultado do primeiro semestre de 2009 foi 5 centimos mas o anual foi de apenas 3 centimos...
extrapolando para este ano...
o valor justo das accões vai para o valor que um AT deste forum, viu quando o BCP fez um Head and Shoulders invertido... e que ele previu de 30centimos...
2. Qual o capital do BCP
está escrito na ultima pagina da apresentação de resultados que o BCP tem... 4.6 bilioes de euros de capital !
mas
lendo o Balanço, ficamos com a impressão que tem mais 2 biliões que este valor...
eu sei... foi o aumento de capital dissimulado efectuado este ano...
portanto :
3. o que significa resultado por acção no BCP ?
pois... não sei muito bem.
portanto e concluindo e resumindo o valor do BCP, pode ate ser de trinta centimos... cinquenta centimos ou se o que o elias disse e que eu não acredito (porque em 2009 os resultados não foram o dobro dos semestrais)... poderia ser de 1 euro...
eu fico para já nos cinquenta centimos.
abraço a todos, e desculpem alguns devaneios, mas sem eles as pessoas só escreviam coisas mais seguras e talvez nos jornais.
ontem perguntaram-me qual seria o valor justo das acções do BCP.
eu respondi 50 centimos. dez vezes o resultado por acção.
mas...
o resultado do primeiro semestre de 2009 foi 5 centimos mas o anual foi de apenas 3 centimos...
extrapolando para este ano...
o valor justo das accões vai para o valor que um AT deste forum, viu quando o BCP fez um Head and Shoulders invertido... e que ele previu de 30centimos...
2. Qual o capital do BCP
está escrito na ultima pagina da apresentação de resultados que o BCP tem... 4.6 bilioes de euros de capital !
mas
lendo o Balanço, ficamos com a impressão que tem mais 2 biliões que este valor...
eu sei... foi o aumento de capital dissimulado efectuado este ano...
portanto :
3. o que significa resultado por acção no BCP ?
pois... não sei muito bem.
portanto e concluindo e resumindo o valor do BCP, pode ate ser de trinta centimos... cinquenta centimos ou se o que o elias disse e que eu não acredito (porque em 2009 os resultados não foram o dobro dos semestrais)... poderia ser de 1 euro...
eu fico para já nos cinquenta centimos.
abraço a todos, e desculpem alguns devaneios, mas sem eles as pessoas só escreviam coisas mais seguras e talvez nos jornais.
nunorabaca Escreveu:Só penso utilizar ordens STOP porque assim sei sempre a que valores se realizarão as minhas ordens. Qual a vantagem de uma ordem normal?
Acho que fazes bem. Dificil é escolher o valor para o preço trigger e para o preço de venda. É Arte que ainda estou a aprender...
Agora, para um noob como eu, ouvir nos dias anteriores que o lucro seria de 160 Milhões e afinal o as acções descerem por o lucro ser menor do que esperado pelos analistas. Chego à conclusão que é mais importante a opinião dos analistasse estes dissessem que seria de 100 milhões o bco teria superado a proval.
Acredita que foi o que mais me impressionou em 2009: no dia da apresentação de resultados deu um tombo relativo e os resultados até eram bons. Aprendi a lição: não criar expectativas com os bons resultados. Buy on the rumour sell on the news. Comprar quando correr o rumor de bons resultados e vender no dia dos bons resultados. Isto do mercado nunca é tão linear como gostariamos que fosse...[/quote]
- Registado: 4/4/2009 0:57
pvg80713 Escreveu:Elias Escreveu:pvg80713 Escreveu:Jorge, para mim és o maior herói Português, de todos os tempos.
lol, pvg, o que é para ti um herói?
nos filmes só vemos heróis a salvarem miudas em perigo etc...
por isso te explico, um herói é um tipo que quando tu pensas que a tua vida acabou, aparece e diz :
calma pá ! isso pode não ser nada !
levas o meu avião e vais a uma clinica fantastica onde estão já à tua espera...
(este sou eu...
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Esclerose ... 47514&tm=2
)
pvg entendo perfeitamente que tenhas sentimentos muito intensos em relação ao BCP, tal como já descreveste nos posts anteriores e admiro a coragem que tens para dares a cara da forma como o fizeste.
Sem qualquer desprimor pelos teus sentimentos (que como já referi atrás respeito totalmente), e em linha com aquilo que escrevi nos últimos posts, sou da opinião que nunca nos devemos esquecer que, quando entramos no mundo da Bolsa, todos os sentimentos (sejam eles de que natureza forem) devem ficar à porta.
Nota por favor que eu não acalento qualquer desejo de que a vida corra mal ao fundador. Não sei nada sobre o que ele fez ou deixou de fazer, não tenho quaisquer elementos sobre o processo para além daqueles que saíram nas notícias e, tal como já referi anteriormente, não fiz nem faço qualquer juízo, pois deixo isso para os tribunais.
Quero também deixar claro que não tenho qualquer desejo de que o BCP se afunde. No dia em que o BCP subir (até aos 2 euros, como referiste, ou quiçá mais), certamente dará alegrias a muita gente. Todos ganharão muito dinheiro e o banco prosperará.
Mas a verdade é que, independentemente daquilo que eu ou tu possamos desejar, não sabemos quando é que esse dia chegará. É importante observarmos e sobretudo respeitarmos o mercado. Pela minha parte, o que faço (seja para o BCP seja para qualquer outra acção) é olhar para os gráficos e tirar as minhas conclusões, procurando não me deixar afectar por emoções ou desejos.
É certo que o desprendimento emocional nem sempre é fácil. Mas esse desprendimento é importante (para não dizer essencial) se o objectivo for fazer dinheiro nos mercados.
Espero ter ajudado.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:pvg80713 Escreveu:Jorge, para mim és o maior herói Português, de todos os tempos.
lol, pvg, o que é para ti um herói?
nos filmes só vemos heróis a salvarem miudas em perigo etc...
por isso te explico, um herói é um tipo que quando tu pensas que a tua vida acabou, aparece e diz :
calma pá ! isso pode não ser nada !
levas o meu avião e vais a uma clinica fantastica onde estão já à tua espera...
(este sou eu...
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Esclerose ... 47514&tm=2
)
pvg80713 Escreveu:Mas....... o amor..... pelo BCP......
pvg vou citar um texto que vem a propósito:
Vamos agora falar de amor. Mas de amor não correspondido. Trata-se de referir o reflexo mais perdente do investidor em Bolsa: o apego ao papel e a fixação no preço de compra, quando as cotações começam a cair.
Ora isto de acções é como os enlevos amorosos unilaterais; se a coisa não pega, se o objecto amado nem sequer o conhece, mais vale partir para outra. Mas, entretanto, no amor sofre-se, e na Bolsa perde-se dinheiro.
in Ganhar em Bolsa, de F. Braga de Matos, p. 161
pvg80713 Escreveu:o meu amor pelo BCP leva-me a contabilizar valores que não podem ser escritos no seu balanço.
pvg, já tens anos e posts disto mais que suficientes para saber o que vou citar, mas nunca é demais lembrar quem te estiver a ler:
Never fall in love with a stock.
Nunca te apaixones por uma acção.
(isto é para dar uso às funções do conselho pedagógico

Elias Escreveu:pvg80713 Escreveu:
o meu amor pelo BCP leva-me a contabilizar valores que não podem ser escritos no seu balanço.
pvg o teu amor pelo BCP e pelo seu fundador já ficou bem claro. Pela minha parte gostaria de deixar claro que respeito esse sentimento.
Não quero contudo deixar de te alertar que as emoções são perigosas nos mercados. Tomo assim a liberdade de te sugerir que procures evitar que esses sentimentos que tens pelo BCP afectem as tuas decisões de investimento, as quais devem ser tomadas numa base tão racional quanto possível.
Obrigado Elias,
penso que foi à mais de um ano que a Pata, me disse o mesmo, os dois sozinhos.... numa sala cheia de coisas doces...
era tudo doce.........
Mas....... o amor..... pelo BCP......
O resultado anualizado de 2009 foi salvo erro de 3 centimos por accção... quando vi 5, já achei fantastico...
Editado pela última vez por pvg80713 em 29/7/2010 23:09, num total de 2 vezes.
pvg80713 Escreveu:
o meu amor pelo BCP leva-me a contabilizar valores que não podem ser escritos no seu balanço.
pvg o teu amor pelo BCP e pelo seu fundador já ficou bem claro. Pela minha parte gostaria de deixar claro que respeito esse sentimento.
Não quero contudo deixar de te alertar que as emoções são perigosas nos mercados. Tomo assim a liberdade de te sugerir que procures evitar que esses sentimentos que tens pelo BCP afectem as tuas decisões de investimento, as quais devem ser tomadas numa base tão racional quanto possível.
PairOfJacks Escreveu:pvg80713,
Eu só te faço a pergunta em termos fundamentais, porque tu disseste que em tua opinião e face aos fundamentais o bcp cotava acima do seu valor.![]()
Pelo que percebi o teu critério é então considerar unica e exclusivamente os resultados, e bancos com um PER > 10 têm o caminho aberto para descidas. É isto?
penso que já disse aqui, que penso que o BCP voltará acima de 2 euros, quando não sei...
tentanto ser racional...... acho que o Banco podia ser melhor gerido... acho que os lucros da Polónia, podiam ser bem maiores, mas o Senhor Boguslaw Kott (reparem que escrevi o nome sem me esquecer dos dois TT em Kott, que voces não sabem, mas significa Gato em polaco)....
desculpem mas hoje não consigo ser completamente racional, e agora lembrei-me do Gato... bolas...
se alguem me lembrar, amanhã ou depois posso tentar outra vez.
Abraço a todos
pvg80713 Escreveu:procuras resultados por acção. é uma coisa simples, mas se precisares de mais ajuda, sabes que estou aqui para te ajudar.
pvg o resultado de 0,05 euros por acção apresentado no documento que referes diz respeito apenas ao 1º, semestre, isto é, a metade do ano. Se anualizarmos este resultado isso dá 10 cêntimos por acção.
Se usarmos a tua lógica de que "um Banco não deve valer mais que 10 vezes o seu resultado por acção..." então o valor de referência da cotação deveria ser 1 euro e nunca, mas nunca, 50 cêntimos. Isto porque quando falamos de resultados por acção (para efeitos de PER) falamos sempre, mas sempre, de resultados anuais.
Nota que eu não uso análise fundamental das minhas decisões de investimento. Contudo, para quem queira usar análise fundamental como elemento de tomada de decisão é importante usar os valores correctos (neste caso anuais), caso contrário poderá chegar a avaliações completamente erróneas do valor das empresas.
Elias Escreveu:pvg80713 Escreveu:mas acho que um Banco não deve valer mais que 10 vezes o seu resultado por acção...
portanto
cinquenta centimos.
Estás a dizer que os resultados foram 5 cêntimos por acção?
Como chegas a esse valor?
está escrito nos resultados :_
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 28637a.pdf
procuras resultados por acção. é uma coisa simples, mas se precisares de mais ajuda, sabes que estou aqui para te ajudar.
melhores cumprimentos
Elias Escreveu:paivantee Escreveu:Elias Escreveu:paivantee Escreveu:FELIZMENTE TIVE UMA EDUCAÇÃO SEM GRITARIAS ( ALIAS, CONFORME SE VERIFICA NO MEU TEXTO )
paivantee, escrever tudo em maiúsculas é o equivalente a gritar.
PEÇO DESCULPA MAS A INTENÇÃO NÃO É ESSA. E UMA QUESTÃO DE TECLADO ( NEM TUDO FUNCIONA COMO GOSTARIA )
mas que computador é esse que usas que só tem maiúsculas?
NÃO, ISTO NÃO É BEM UM COMPUTADOR...NOVAS TECNOLOGIAS COM TECLAS MINUSCULAS ( PARA MIM )
MAS VOU TREINAR E O PROXIMO, JÁ VAI SAÍR BEM
- Registado: 18/4/2009 16:02
PVG08170 disse
eu serei sempre um Amante do BCP ! e do seu fundador !
agora que me fazes esta pergunta e em termos Fundamentais.....
custa-me a dizer..........
mas acho que um Banco não deve valer mais que 10 vezes o seu resultado por acção...
portanto
cinquenta centimos.
mas ......
o BCP teria quase o dobro se não houvesse os acertos contabilisticos... que no caso de JJG foram apelidados por pessoas que chumbaram a matemática de Falsificação[/quote][quote]
My comment
Nao sei qual o resultado da acçao que irá decorrer em tribunal mas JJG foi o banqueiro do século XX a par de Cupertino de Miranda (e nao há nem houve muitos...att. banqueiros, não gestores bancários
.). Se porventura se vier a provar a inocência de JJG e seus pares podemos ter nova novela. Ou talvez não, para bem do Bcp e do mercado, pelo menos assim espero.
Quanto aos fundamentais deixo aqui a análise de um famous grouse aqui da praça: Mr Pontes.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=437369
eu serei sempre um Amante do BCP ! e do seu fundador !
agora que me fazes esta pergunta e em termos Fundamentais.....
custa-me a dizer..........
mas acho que um Banco não deve valer mais que 10 vezes o seu resultado por acção...
portanto
cinquenta centimos.
mas ......
o BCP teria quase o dobro se não houvesse os acertos contabilisticos... que no caso de JJG foram apelidados por pessoas que chumbaram a matemática de Falsificação[/quote][quote]
My comment
Nao sei qual o resultado da acçao que irá decorrer em tribunal mas JJG foi o banqueiro do século XX a par de Cupertino de Miranda (e nao há nem houve muitos...att. banqueiros, não gestores bancários

Quanto aos fundamentais deixo aqui a análise de um famous grouse aqui da praça: Mr Pontes.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=437369
- Registado: 11/5/2009 23:05
paivantee Escreveu:Elias Escreveu:paivantee Escreveu:FELIZMENTE TIVE UMA EDUCAÇÃO SEM GRITARIAS ( ALIAS, CONFORME SE VERIFICA NO MEU TEXTO )
PEÇO DESCULPA MAS A INTENÇÃO NÃO É ESSA. E UMA QUESTÃO DE TECLADO ( NEM TUDO FUNCIONA COMO GOSTARIA )

Elias Escreveu:paivantee Escreveu:FELIZMENTE TIVE UMA EDUCAÇÃO SEM GRITARIAS ( ALIAS, CONFORME SE VERIFICA NO MEU TEXTO )
artista Escreveu:paivantee Escreveu:PEÇO DESCULPA, MAS PODE DIZER O QUE QUISER ( AINDA ESTAMOS EM DEMOCRACIA ( APARENTE ) - PENSO EU.
PONTOS EM TER EM CONSIDERAÇÃO
1. PRODUTO LANÇADO NO MERCADO ( COM TODAS AS AUTORIZAÇÕES OFICIAIS ) - PORQUE NÃO RESPONSABILIZAM OS PALERMAS QUE ESTÃO A SUPERVISIONAR OS MERCADOS/BANCOS A USUFRUIR VENCIMENTOS DE 25000/30000EUROS MÊS
2. EXISTE MUITOS CLIENTES QUE AINDA ESTÃO A USUFRUIR ESSE PRODUTO COM SPREAD, NESTE MOMENTO IMPENSAVEL
3. SÓ MAIS UMA COISA, A MIM NUNCA NINGUEM OBRIGOU A COMPRAR ACÇÕES ( SEI QUAIS SÃO AS REGRAS DO MERCADO E RESPEITO )
Tem calma não é preciso gritares!!![]()
A questão coloca-se mais porque parece que na mesma altura em que andavam a vender acções aos clientes usaram Offshores para manipular as cotações dos títulos BCP em alta... e depois parece que mentiram em alguns resultados para esconder o buraco em que o banco estava metido!!!
Podes dizer o que quiseres mas pelo menos centra o debate de idéias onde ele deve estar... caso contrário vamos continuar a falar de tomates e tu respondes-nos com o processo de criação do caracol!![]()
Resumindo, se na altura em que decorreram essas operações de venda de títulos aos clientes, não houve nenhuma operação ilegal (manipulação de cotações ou outra) nada se pode apontar à administração do Banco! O problema é que tudo indica que houve realmente algumas !trafulhices"...
Enfim, um banco que perdoa ao filho de um administrador uma pequena dívida de 12 milhões de euros, que quando descoberta esse mesmo administrador se prontifica a pagar (o que são 12 milhões para ele?!) e parece que ainda há alguém que acredita tanto neles que dá a sua vida como garantia... e continua a assobiar para o lado como se só ele é que estivesse a ver bem a coisa!![]()
abraços
artista
FELIZMENTE TIVE UMA EDUCAÇÃO SEM GRITARIAS ( ALIAS, CONFORME SE VERIFICA NO MEU TEXTO )
FALANDO EM MANIPULAÇÃO DE MERCADO, PRIMEIRO TEMOS QUE VER O QUE AS OFF SHORES FIZERAM. ( QUAL FOI O SEU PAPEL )
OS SENHORES POLICIAS DOS 30000€/MES CHEGARAM A ALGUMA CONCLUSÃO ???? ( E DOS RESULTADOS ?? )
O QUE EU VEJO SÃO OS INCOMPETENTES A SACUDIR AGUA DO SEU CAPOTE ( 30000/MES DA MUITO JEITO )
SOBRE OS TOMATES, PEÇO DESCULPA, MAS NÃO É A MINHA AREA
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1 e 239 visitantes