Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP ? como interpretar estas 2 últimas sessões ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP versus PTC

por JAS » 18/9/2003 15:36

JAS Escreveu:O segundo ponto que interessa discutir, já que a comparação se fez essencialmente com a PTC, é se as deve continuar a manter ou não.
Para amanhã e para o curto/médio prazo eu acredito mais no BCP do que na PTC.
Isto porque tenho fortes receios que a PTC, depois da subida de hoje, sofra uma correcção e acho que a subida do BCP foi muito mais natural e consistente.

O meu bigode ontem acertou no prognóstico o que tem sido coisa rara.
Merece ser aparado antes de ir a banhos...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por JCS » 18/9/2003 14:45

A verdade é que segundo J.Gonçalves está a ser feita uma forte restruturaçao em todo o sector e a prova disso é que a S&Pensões (apesar de solicitar bastante capital ao grupo) apresentou resultados positivos bastante significativos neste trimestre.
Segundo o presidente, o objectivo é torná-la eficiente e por isso apetecivel aos grandes "players" internacionais. Parece-me que esse aumentojá se faz sentir (a avaliar pelos resultados). Pessoalmente também não me parece que seja a Eureko a adquiri-la (aponto mais para uma Axa, uma Mapfre ou uma CNP (Global)...
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

A S&P sai este ano de 2003, pode é não ser em Setembro .

por Guzziman » 18/9/2003 8:22

A casa tem muitos podres!
Quem compra, se tem uma casa arrumada, certamente cheira o interior do que pretende comprar.
Aplica-se o conceito particular procura casa maior para mudar-se com a família, vê aqui, vê ali, e decide fazer a oferta...

Esse é um grande problema para quem levantou o processo para estudar a aquisição.

O outro... é a carteira de seguros que a S&P tem ...

Não me parece que neste momento de retoma alguém queira comprar gato por lebre.

Das 2 uma, ou sai por valores mais baixos que os desejados (acredito nesta, pq vao vender), ou por sorte, aparece algum americano a comprar !!!

Reparem, falar-se da aquisição do ramo vida individualmente tem lógica, do ramo não vida... ninguém o quer isoladamente (porque será ?)

Que grande arranque em volume esta manhã ...

Cunptos,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por zé povinho » 18/9/2003 0:24

Viana

andas a ver muitos filmes de "suspense"

repara que se a Eureko comprar, não vai querer pagar mais que aquilo que recebeu há uns meses...

e isso torna a tua hipótese numa "pescadinha de rabo na boca"

Registado: 4/11/2002 23:38

por Viana » 17/9/2003 23:14

O BCP poderia optar por vender a S&P a Eureko e depois ir recomprar quando tiver $$$.
Viana

Tendência é para subir

por Pavel » 17/9/2003 22:44

A mim parece-me que vai/está a suceder com o BCP na rentrée algo de semelhante com o que aconteceu com a EDP no início do Verão. Isto é, há uma renovação do interesse no título na sequência de algumas notícias e/ou expectativas positivas e o reflexo começa a surgir no preço. No caso do BCP porém parece-me um movimento com maiores possibilidades de sustentabilidade em alta do que a EDP.

Registado: 11/8/2003 19:04

eheheh belo dia

por Guzziman » 17/9/2003 20:55

Obrigado uma vez mais.

pois é, folguei 15% da carteira de bcp a 1.66 e a 1.68.

amanhã no arranque ... veremos se sai mais qq coisa, depende se arranca com força ou ... bem veremos, mas lá diz o ditado, grão a grão ...

Cumptos,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

BCP versus PTC

por JAS » 17/9/2003 18:15

Como disse o JSC a sessão de hoje foi um regalo.
A PTC ganhou a corrida, do dia de hoje, sem qualquer dúvida.

O que interessava ao Guzziman, que iniciou o tópico, é se devia manter ou vender o BCP.
Ao fim do dia a conclusão é que fez bem se as manteve.

O segundo ponto que interessa discutir, já que a comparação se fez essencialmente com a PTC, é se as deve continuar a manter ou não.
Para amanhã e para o curto/médio prazo eu acredito mais no BCP do que na PTC.
Isto porque tenho fortes receios que a PTC, depois da subida de hoje, sofra uma correcção e acho que a subida do BCP foi muito mais natural e consistente.

JAS

por Calimerozinho » 17/9/2003 16:39

acabou a corrida, ganhou a PTC (hoje). parabéns aos premiados.

PS a EDP desceu de divisão
... em formação... sempre!

Registado: 5/8/2003 15:40

por JCS » 17/9/2003 15:58

Pessoalmente não sou muito de PTC (é mais BCP :) ), mas está a ser um regalo olhar para estas duas...

de realçar os volumes (uma pessoa perde o hábito:-))
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Re: Cavalo mais veloz...

por JAS » 17/9/2003 15:53

JAS Escreveu:Por enquanto assim parece. Mas vamos ver isso no final do dia...

PTC +4,39% e BCP +3,07 às 15.50.
Vamos ver no final do dia se teria valido a pena sair do BCP para entrar na PTC.

JAS

1.200.000

por JCS » 17/9/2003 15:05

Acabaram de ser engolidas 1.200.000 acções a €1,67 e passou para o lado da compra. Tocou nos €1,68.
"Every trade is a test"

Longo desde os €1,29

por JCS » 17/9/2003 12:56

Boas. Estou longo (como referi em post's anteriores)no BCP porque na minha opinião foi um dos titulos (senão o mais) mais penalizados na onda do pessimismo que se instalou nos mercados. Como disse o JAS (e na minha opinião bem) trata-se de um dos titulos mais sólidos do PSI20, mais ainda depois dos aumentos de capital. Segundo casas internacionais (nomeadamente Deutsche Bank que atribuiu um price target de €2.10) há algumas possibilidades do titulo a médio prazo passar os €2.00 de cotação (segundo eles).

Na minha opinião acredito que o titulo possa atingir até ao final do ano valores na ordem dos €1,90 - €2.00 mediante a divulgação dos montantes pelos quais será efectuada a venda da S&Pensões (que reforçará ainda mais os capitais próprios do Banco a par com as recentes valorizações que se esperam que continuem das participações que o banco possui noutras empresas cotadas).

PS: Não é minha intenção recomendar a compra do titulo, até porque tenho consciência que não tenho credibilidade para tal.

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

Re: Cavalo mais veloz...

por JAS » 17/9/2003 10:59

JC Escreveu:JAS, mais cêdo falasse,mais depressa ele aparecia...foi aPT.
JC

Por enquanto assim parece. Mas vamos ver isso no final do dia...

JAS

Cavalo mais veloz...

por JC » 17/9/2003 10:10

JAS, mais cêdo falasse,mais depressa ele aparecia...foi aPT.
Abraços
JC
JC

BCP

por JAS » 17/9/2003 2:54

Por enquanto o BCP não me preocupa nada e acho que está de pedra e cal acima de 1,60.
É certo que nas últimas sessões o volume tem sido diminuto mas isso aconteceu com todo o PSI e não apenas com o BCP.
Sobre este ponto é de realçar que muitos outros títulos caíram e o BCP não.

O problema que se pode por a qualquer investidor que detenha BCP é se deve manter ou não.

Quanto a mim há algumas razões para conservar essa posição:
- Primeiro, acho que já estamos no início de um Bull Market pelo que o mais aconselhavel é estar longo.
- Segundo, o BCP é dos títulos mais seguros do nosso PSI desde o último Aumento de Capital. Depois de uma subida consistente e de ter passado ao estado de sobrecompra entrou num salutar período de consolidação. De notar que nem sequer teve a habitual quebra de cotação e que agora, que a sobrecompra desapareceu, deixou de haver motivo. O padrão parece nitidamente bullish.
- Terceiro, as primeiras linhas dos cofres têm mostrado uma força compradora muito superior à das vendas. Há vontade de comprar mas não há é pressa.
- Quarto, o aparecimento de um boato ou de uma notícia da venda da Seguros&Pensões pode fazer disparar a cotação repentinamente. Quem estiver de fora pagará o bilhete muito mais caro ou poderá mesmo perder o combóio...
- Quinto, só valeria a pena vender essa posição para entrar num "cavalo mais veloz". Com um PSI que teima em andar ao contrário dos restantes mercados e, sobretudo, com pouco volume, as manipulações têm-se tornado muito fáceis e temos a AT a dar abundantes indicações erradas. Descobrir o tal cavalo mais rápido pode ser difícil e a probabilidade de acerto pode ser reduzida.

JAS

P.S. - Detenho BCP como se pode verificar no post "Carteira JAS".

Partilho a opinião Bull, mas tinha arrefecido a "eufori

por Guzziman » 17/9/2003 1:02

O insignificante volume deixava-me essa esperança!
De facto apenas pelo "volume" eu tinha essa esperança.
O BCP fez dois fechos a 1.64, em que o 2º fecho teve superior volume em relação ao primeiro.

Assim sendo, poderei dizer que partilha da opinião que um fecho a 1.65, abra a velinha nipónica que eu mais aprecio ? , desde que acompanhada de 8 a 9 milhoes de acções ?

Estou crente que em sentido ascendente este possa ser o caminho, mas, nada como reunir a opinião de alguém mais entendido nestas matérias.

Cumptos,
Guzziman (boas curvas)
Alvin Toffler

por MarcoAntonio » 16/9/2003 23:07

Estimado Guzziman, o comportamento que o BCP vem apresentando é tipicamente <i>bullish</i>...

Em bolsa não existem garantias, nem técnicas nem de outro tipo, mas o BCP vem-se apresentando numa consolidação de reduzido volume após um movimento de alta, uma situação técnica saudável que vem permitindo ao índice aliviar do estado de «sobrecompra». Se um dia destes apresentar uma vela longa que quebre o máximo das últimas sessões (de preferência com bom volume) estaremos então provavelmente perante um novo arranque.

Poderá ocorrer o BCP inverter, mas só abaixo dos 1.60€ começaria a ficar preocupado.

Deixo um gráfico actualizado...
Anexos
bcp-20030916a.png
bcp-20030916a.png (17.28 KiB) Visualizado 1171 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

BCP ? como interpretar estas 2 últimas sessões ?

por Guzziman » 16/9/2003 22:59

Boa noite,
Tenho acompanhado este fórum em silêncio, e simpatizo.
Troca de ideias construtivas quase sempre, bom sinal.

Agora ainda mais a sério, em Agosto dei-me muito bem com BCP e esperava um Setembro ainda mais gordo ... mas!

Não possuo o conhecimento e know how de alguns participantes, mas tenho os meus meios de avaliação, contudo e embora esteja até ao pescoço de BCP, pelas minhas análises, não estou a gostar !

Ontem quase nao negociou (dia 15) e no fecho fez de facto quase 1 milhão delas.

Hoje 16, idem, embora de quando em vez fizesse uns lotes "gordos" !, mas...

Poderá ser o facto do PSI, andar num sobe e desce nos 6.000 pontos ? e também para mim, o estar céptico quanto ao rumo ?

Agradecia a vossa análise e pareceres.
Cumptos, Guzziman e boas curvas!
Alvin Toffler

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, latbal, m-m, Mar58, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trend=friend, xeidafome e 301 visitantes