Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pvg80713 » 28/7/2010 23:45

Elias Escreveu:Jardim Gonçalves diz que «a existência de “offshores são coisas perfeitamente normais” e que o BCP poderia “não ter entrado nessa oferta de serviços”, mas entrou e trata-se de uma “actividade perfeitamente normal”.»

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=437205

E agora eu pergunto, lá por ser normal, é legal ou não é legal?

não sei se não será manipulação de mercado...
burla já sei que não é.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Elias » 28/7/2010 23:21

Jardim Gonçalves diz que «a existência de “offshores são coisas perfeitamente normais” e que o BCP poderia “não ter entrado nessa oferta de serviços”, mas entrou e trata-se de uma “actividade perfeitamente normal”.»

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=437205

E agora eu pergunto, lá por ser normal, é legal ou não é legal?

Registado: 5/11/2002 12:21

por paivante69 » 28/7/2010 23:15

PEÇO DESCULPA, MAS PODE DIZER O QUE QUISER ( AINDA ESTAMOS EM DEMOCRACIA ( APARENTE ) - PENSO EU.

PONTOS EM TER EM CONSIDERAÇÃO

1. PRODUTO LANÇADO NO MERCADO ( COM TODAS AS AUTORIZAÇÕES OFICIAIS ) - PORQUE NÃO RESPONSABILIZAM OS PALERMAS QUE ESTÃO A SUPERVISIONAR OS MERCADOS/BANCOS A USUFRUIR VENCIMENTOS DE 25000/30000EUROS MÊS

2. EXISTE MUITOS CLIENTES QUE AINDA ESTÃO A USUFRUIR ESSE PRODUTO COM SPREAD, NESTE MOMENTO IMPENSAVEL

3. SÓ MAIS UMA COISA, A MIM NUNCA NINGUEM OBRIGOU A COMPRAR ACÇÕES ( SEI QUAIS SÃO AS REGRAS DO MERCADO E RESPEITO )

Registado: 18/4/2009 16:02

por patacas » 28/7/2010 23:03

paivantee Escreveu:
artista Escreveu:
patacas Escreveu:Jardim Gonçalves questionou mesmo “como é que instituições financeiras deram crédito a pessoas para comprarem acções do BCP a 5 euros”. sic na sic

Importa-se de repetir? Mas não foi o BCP que em 2000 e 2001 "promoveu" junto a milhares de clientes crédito para compra de acções a 5 euros? Até tinha um nome: campanha accionista.

Gostava de o ouvir a dizer isso, eu cheguei a comprar acções (as primeiras) a valores próximos dos 6 contos, que depois se "converteram" em 6 euros, embora hoje também já não correspondam a esse valor por causa das enumeras operações que o Banco fez (AC's, fusão com o BPA, etc)...

É neste tipo de pessoa que o Pvg está disposto a dar a vida como prova de confiança!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: sinceramente ainda estou curioso em saber o quanto o conheces para teres escrito isso, já falaste alguma vez com ele pelo menos??? :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista

Meus Senhores

Por pensar que estamos a ficar sem raciocinio ( o que faz falta ao nosso ensino ) sinto que sou obrigado a tentar explicar ( para que os tem ) o que era campanha accionista

" tinha desconto num produto se tivessa outro " coisa

para quem nao atingiu, dou o exemplo da campanha que está a decorrer do continente. no meu caso já tenho beneficio de 250€ ( no entanto se para o mês que vem o quilo do arroz custar 250€ ( espero que não ), a minha previsão de compras do mês vai passar a 1 kg arroz )

só estou a tentar explicar o que é um beneficio em relação a um produto flexivel

Campanha accionista 2000/2001 : Crédito puro e duro para compra de acções do próprio banco ( o que por si só é manipulação de mercado ,porque os alvos eram abordados individualmente pensando ser aquilo a que os directores chamavam de clientes muito especiais; afinal eram apenas um entre milhares de uma operação montada em larga escala)com argumentos de resultados que afinal não existiam ( uma manipulação em cima de outra manipulação)

Esta campanha nada tem a ver com outro tipo de promoções como, mediante a compra de determinada quantidade de acções, ser determinado um spread mais baixo para a compra de habitação.

O que aconteceu, anos depois,para maquilhar esse crédito mal-parado é que muito desse crédito abrangido pela dita "Campanha accionista" foi transformado em crédito à habiitação, consumo, etc.
Quem não foi na conversa, se tinha quantias pequenas foi penhorado, se tinha quantias grandes foi para o congelador e/ou correm processos nos tribunais.

Registado: 3/4/2008 11:50

por paivante69 » 28/7/2010 22:36

artista Escreveu:
patacas Escreveu:Jardim Gonçalves questionou mesmo “como é que instituições financeiras deram crédito a pessoas para comprarem acções do BCP a 5 euros”. sic na sic

Importa-se de repetir? Mas não foi o BCP que em 2000 e 2001 "promoveu" junto a milhares de clientes crédito para compra de acções a 5 euros? Até tinha um nome: campanha accionista.

Gostava de o ouvir a dizer isso, eu cheguei a comprar acções (as primeiras) a valores próximos dos 6 contos, que depois se "converteram" em 6 euros, embora hoje também já não correspondam a esse valor por causa das enumeras operações que o Banco fez (AC's, fusão com o BPA, etc)...

É neste tipo de pessoa que o Pvg está disposto a dar a vida como prova de confiança!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: sinceramente ainda estou curioso em saber o quanto o conheces para teres escrito isso, já falaste alguma vez com ele pelo menos??? :mrgreen: :mrgreen:

abraços

artista

Meus Senhores

Por pensar que estamos a ficar sem raciocinio ( o que faz falta ao nosso ensino ) sinto que sou obrigado a tentar explicar ( para que os tem ) o que era campanha accionista

" tinha desconto num produto se tivessa outro " coisa

para quem nao atingiu, dou o exemplo da campanha que está a decorrer do continente. no meu caso já tenho beneficio de 250€ ( no entanto se para o mês que vem o quilo do arroz custar 250€ ( espero que não ), a minha previsão de compras do mês vai passar a 1 kg arroz )

só estou a tentar explicar o que é um beneficio em relação a um produto flexivel

Registado: 18/4/2009 16:02

por artista_ » 28/7/2010 22:17

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por patacas » 28/7/2010 21:54

Jardim Gonçalves questionou mesmo “como é que instituições financeiras deram crédito a pessoas para comprarem acções do BCP a 5 euros”. sic na sic

por Elias » 28/7/2010 20:59

JJG na SIC agora a ser entrevistado pelo Gomes Ferreira

por patacas » 28/7/2010 18:23

À primeira vista parecem-me positivos:
1. O facto de criar uma "almofada" com a possível imparidade na Grécia (os mercados gostam disto);se não o tivessem feito (há tempos era assim) o lucro estaria acima dos 80%.
2.Aumento da carteira de activos elegíveis junto do BCE, 11,3 mil milhões para 16,5 mil milhões em Junho.
Já em Julho, somou 19,5 mil milhões, sendo o objectivo atingir os 20 mil milhões.Concordo com o presidente que será a maior almofada financeira em bancos portugueses ( e nesta conjuntura os mercados gostam disto) ...penso eu de que...

por pvg80713 » 28/7/2010 17:39

... o Mr Pontes, que diga, mas já acho os resultados um pouco maus. e não sei se o rally vai continuar.

cumprimentos a todos

artista e elias, não sei, mas espero saber quando o tribunal me explicar. aliás, agora já nem vou perceber bem o que é uma burla... uma vez que já retiraram essa acusação.

por Elias » 28/7/2010 17:36

artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:Artista, se fosse a anterior Admin a fazer isto, possivelmente, tambem era falsificação de documentos, ou burla ou manipulação.

Bom, não me digas que não sabes o que é uma burla ou manipulação?! :)

abraço

artista

artista, o pvg nem sabia de que é que o JJG era acusado :roll:

por artista_ » 28/7/2010 17:30

pvg80713 Escreveu:Artista, se fosse a anterior Admin a fazer isto, possivelmente, tambem era falsificação de documentos, ou burla ou manipulação.

Bom, não me digas que não sabes o que é uma burla ou manipulação?! :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por pvg80713 » 28/7/2010 17:27

o que eu entendo das contas do BCP é o seguinte :

O lucro do BCP até subiu oitenta e tal por cento... portanto aproveitou-se para corrigir algumas coisa, (normalmente seria crédito vencido) mas foi o valor do Banco na Gréciam que estava alto, pelos critérios actuais. por isso optou-se por declarar um aumento dos lucros de 10%...

Artista, se fosse a anterior Admin a fazer isto, possivelmente, tambem era falsificação de documentos, ou burla ou manipulação.

Coisas que eu não entendo é : como é que o valo9r de participações financeiras subiu tres biliões de euros.
e como é que o custo com reformas desceu quarenta e tal por cento...

abraço a todos

edit 1:
já vi... o crédito vencido aumentou um bilião de euros....

estes resultados não são afinal nada bons !
Editado pela última vez por pvg80713 em 28/7/2010 17:30, num total de 1 vez.

por tonando » 28/7/2010 17:12

Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por PairOfJacks » 28/7/2010 15:37

A LTd não encaixa perfeitamente, isso é 'ilusão' pelo tamanho reduzido do gráfico. A linha tem o último toque em Abril deste ano (perfeito), em Janeiro deste ano ficamos a 4% da linha e em Outubro de 2009 a 2%. Depois ao longo de 2007 tem vários toques esses com mais de 2 anos.

É quase igual à linha que o aprendizdefeiticeiro (e outros) postaram aqui no tópico, mas eu puxo a minha mais de lá de trás. Isto porque acho mais válida uma linha de LP com meia dúzia de toques em 2007, um em 2009 e dois em 2010 (considero toques devido à proximidade), para considerar uma eventual alteração de tendência descendente face à linha que apresentaste que só tem dois toques e uma grande quebra pelo meio. Com isto não quero dizer que a minha está bem e a tua está mal (sei lá eu se a minha se vai revelar mais válida ou não..), acho é que (também) se podem ver as coisas desta maneira.

Era bom que desse para representar as linhas como barras, a desvanecer à medida que se afastam do eixo, que é mais ou menos assim que as imagino (como zonas, em que a maior probabilidade de 'reflectir' é no centro, mas onde nas proximidades também é provavel que se dê inversão), mas pelo menos no PRT não consigo.

Abraço
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por m2010 » 28/7/2010 15:33

Essa ruptura só vai ser feita após resultados.

Se forem acima de 15%, então vamos ter o caminho aberto até ao "valor nominal"

Bom trade!

Registado: 2/1/2010 15:38

por u3lk5 » 28/7/2010 15:28

tonando Escreveu:No entanto, no sentido de esclarecer esta dúvida, essa LTd está quase 2 anos sem toques. Será que se pode considerar válida?

A pergunta foi para o Pairofjacks, mas queria deixar aqui a minha opiniao, o que aprendi aqui com os mais velhos nos mercados.

Quanto mais toques tiver uma linha de tendencia, maior é a sua validade, e aquela parece-me bem válida, a sua ruptura dará um sinal importante.

Registado: 20/8/2009 12:27

por tonando » 28/7/2010 15:19

PairOfJacks Escreveu:tonando, não concordo muito com a tua LTd. Eu vejo a coisa mais assim:

Olá PairOfJacks,

Essa tua LTd de longo prazo "encaixa" perfeitamente no gráfico. Curiosamente não a consigo desenhar no meu desenho! Provavelmente escalas diferentes?

No entanto, no sentido de esclarecer esta dúvida, essa LTd está quase 2 anos sem toques. Será que se pode considerar válida? É uma questão inocente e uma dúvida que me surgiu com o teu gráfico. Mas realmente ela está bem defenida no gráfico.
Bons Negócios
Tó Nando

Registado: 29/11/2007 13:56

por artista_ » 28/7/2010 15:17

pvg80713 Escreveu:
artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Elias Escreveu:
pvg80713 Escreveu:Jorge Jardim Gonçalves já não está acusado de burla. Como sempre devia ter sido.

Não resisto a perguntar-te o que é que sabes do processo para chegares a esta conclusão de que nunca deveria ter sido acusado de burla.

conheço a Pessoa.

o Homem é incapaz de burlar alguém.

Conheces como? Para saber que alguém é incapaz de burlar é preciso conhecer muito bem, muito bem mesmo!!! Até porque a burla de que estaria acusado é algo diferente daquelas que vulgarmente conhecemos, seria mais ou menos uma do género das do Pedro Caldeira, a coisa começa a correr mal e... depois isto recupera e ficamos todos felizes... mas não foi bem assim, e ai começaram os problemas mais graves!

abraço

artista

se eu te dissesse que apostava a minha vida ?
acrediavas que eu acredito ?

eu acredito no Homem !

Apostavas a tua vida?!? Estou cada vez mais perplexo, aliás acho que tu nem sabes bem o que estás a dizer... não há muita gente no mundo por quem eu apostaria a minha vida, com toda a certeza não o conheces assim tão bem a ponto de dizeres uma coisa dessas...

Mas mesmo assim não mudaria muito a minha opinião, não te conheço a ti... aliás o facto de afirmares o que citei não abona muito em teu favor, acho que isso não é coisa que se diga por qualquer um, acho que foi apenas uma forma de impressionares, a mim não conseguiste, mas pode ser que tenhas melhores resultados com outros! :)

abraço

artista
Editado pela última vez por artista_ em 28/7/2010 15:29, num total de 1 vez.

por Elias » 28/7/2010 14:59

pvg80713 Escreveu:O grave crime de manipulação de mercado deve ser severamente punido por aqueles que o praticam.

E se Jorge Jardim Gonçalves o cometeu, também deve ser punido.

pvg,

Aqui estou 100% de acordo com o que escreves.

Nota que eu não estou a julgar o homem. Sei lá se ele é culpado ou não. Isso compete ao tribunal decidir.

por pvg80713 » 28/7/2010 14:57

Elias,

Ok. Expliquei-me mal.

O grave crime de manipulação de mercado deve ser severamente punido por aqueles que o praticam.

E se Jorge Jardim Gonçalves o cometeu, também deve ser punido.

cumprimentos

por Elias » 28/7/2010 14:49

pvg80713 Escreveu:Falsificação de documento, não acredito !

Mais uma vez, a tua fezada, a tua percepção.
Se isso bastasse para ilibar alguém não precisávamos de tribunais para nada.

pvg80713 Escreveu:E manipulação de mercado pensei que não era sequer crime, uma vez que todos fazem.

Às vezes não percebo se estás a falar a sério ou a brincar. Também podemos despenalizar o roubo e a fuga ao fisco, uma vez que todos o fazem. E já agora os insultos e a difamação, porque também são prática generalizada.
Pensando bem despenalizava-se tudo e cada um que se desenrascasse.

Olha toma lá estes links com sentenças referentes a crimes de manipulação de mercado:
http://www.fd.unl.pt/docentes_docs/ma/MEB_MA_7406.pdf
http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Cad ... ercado.pdf

e também este:
http://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Cad ... Pinto2.pdf

por pvg80713 » 28/7/2010 14:43

Elias Escreveu:
pvg80713 Escreveu:o Pai pagou á dívida do filho... não era obrigado... mas pagou do seu bolso.

Ele assumiu a dívida do filho quando o caso se tornou público:
http://economia.publico.pt/Noticia/jard ... cp_1308408

Por outro lado, mesmo dando de barato que ele é incapaz de burlar alguém, a verdade é que ele vai a julgamento acusado de manipulação de mercado e falsificação de documento.

Falsificação de documento, não acredito !
E manipulação de mercado pensei que não era sequer crime, uma vez que todos fazem.
voltaremos a falar quando sair a condenação !

por Elias » 28/7/2010 14:41

pvg80713 Escreveu:se eu te dissesse que apostava a minha vida ?

eu acredito no Homem !

pvg, podes apostar o que tu quiseres. É apenas a tua percepção e nada mais.

por pvg80713 » 28/7/2010 14:39

artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:
Elias Escreveu:
pvg80713 Escreveu:Jorge Jardim Gonçalves já não está acusado de burla. Como sempre devia ter sido.

Não resisto a perguntar-te o que é que sabes do processo para chegares a esta conclusão de que nunca deveria ter sido acusado de burla.

conheço a Pessoa.

o Homem é incapaz de burlar alguém.

Conheces como? Para saber que alguém é incapaz de burlar é preciso conhecer muito bem, muito bem mesmo!!! Até porque a burla de que estaria acusado é algo diferente daquelas que vulgarmente conhecemos, seria mais ou menos uma do género das do Pedro Caldeira, a coisa começa a correr mal e... depois isto recupera e ficamos todos felizes... mas não foi bem assim, e ai começaram os problemas mais graves!

abraço

artista

se eu te dissesse que apostava a minha vida ?

eu acredito no Homem !

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], niceboy, Pmart 1 e 206 visitantes