Afinal o homem percebia da poda
Já agora, apena um facto histórico:
Salazar podia ter muitos defeitos, mas há um que hoje não existe na classe politica:
Não enriqueçeu à custa da politica nem deixou o pais em ruinas para dar à familia como fez Franco.
Salazar podia ter muitos defeitos, mas há um que hoje não existe na classe politica:
Não enriqueçeu à custa da politica nem deixou o pais em ruinas para dar à familia como fez Franco.
mais_um Escreveu:mancargon Escreveu: Inclusivé o extímulo à emigração foi planeado!
![]()
![]()
![]()
![]()
não consigo parar de rir!!!!
mancargon Escreveu:Quem está aqui com preconceitos e a dizer disparates não me parece que seja eu????
Garantidamente que tu estás a escrever disparates, daqui a pouco também estás a escrever que a banca rota de 1948 também foi planeada como o "extímulo" à emigração....![]()
![]()
mancargon Escreveu: Felizmente que o homem foi eleito como personalidade do Século XX, deve ser por algum motivo, não achas??????
Sim, pelo mesmo motivo que o Isaltino ganhou a camara de Oeiras, falta de cultura civica e principios eticos dos eleitores![]()
- Registado: 5/4/2010 21:14
Fenicio Escreveu:O homem dormia sobre uma pilha de barras de ouro, mas bem que podia ter gasto umas quantas em educação, estradas, saúde e, já agora, indústrias.When the regime was overthrown, along with the military junta in Greece, Portugal was one of the poorest countries in western Europe and was fighting a war in its African colonies.
Essa afirmação é de bradar aos céus. Foi no período do apogeu salazarista que se deu o maior incremento da industrialização do país de sempre.O oposto do que hoje se anda a fazer.
- Registado: 29/11/2007 4:20
mais_um Escreveu:mancargon Escreveu: Inclusivé o extímulo à emigração foi planeado!
![]()
![]()
![]()
![]()
não consigo parar de rir!!!!
Também não !

Então quais foram esses estimulos ? É que os meus pais emigraram porque não havia emprego e passavam muitas necessidades.
E se eram estimulados a emigrar, porque que milhares atravessavam as fronteiras ilegalmente ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
mancargon Escreveu: Inclusivé o extímulo à emigração foi planeado!

mancargon Escreveu:Quem está aqui com preconceitos e a dizer disparates não me parece que seja eu????
Garantidamente que tu estás a escrever disparates, daqui a pouco também estás a escrever que a banca rota de 1948 também foi planeada como o "extímulo" à emigração....

mancargon Escreveu: Felizmente que o homem foi eleito como personalidade do Século XX, deve ser por algum motivo, não achas??????
Sim, pelo mesmo motivo que o Isaltino ganhou a camara de Oeiras, falta de cultura civica e principios eticos dos eleitores

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Enfim, eu já descrevi, à pressa é certo, uma pequena parte do plano do homem para o país! Inclusivé o extímulo à emigração foi planeado! E passou a constituir uma importante entrada de divísas, as remessas dos imigrantes. Já agora quando salazar chegou ao poder quantos parques industriais tinhas? O país tinha electricidade? Tinha saneamento? Tinha o quê???? Nada.... e quando o homem saiu?????? O investimento estrangeiro antes de salazar e depois?
Qual era o montante da dívida externa antes e depois? Quem está aqui com preconceitos e a dizer disparates não me parece que seja eu???? Felizmente que o homem foi eleito como personalidade do Século XX, deve ser por algum motivo, não achas??????
Qual era o montante da dívida externa antes e depois? Quem está aqui com preconceitos e a dizer disparates não me parece que seja eu???? Felizmente que o homem foi eleito como personalidade do Século XX, deve ser por algum motivo, não achas??????
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
- Registado: 29/11/2007 10:07
migluso Escreveu:AlphaDraconisEP Escreveu:mais_um Escreveu:...........um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) ....
Não fazia ideia, a troco de quê que fomos assinar isso???? tens algum documento que possas colocar aqui? ou link? gostava de o ler.
Conhecimento não ocupa lugar.
http://www.inverbis.net/sistemapolitico ... -ouro.html
O ouro pode ser vendido, mas tem que respeitar os acordos, que concretamente não sei o que dizem.
Aliás, no período que Portugal vendeu mais após o 25 de Abril, é considerada por uma grande maioria como a década perdida.
Como disse atrás, o ouro é o melhor seguro que um país pode ter contra catástrofes naturais, guerras, etc...
Vendê-lo e trocá-lo por reservas em moeda fiduciária seria um grave erro. Vendê-lo para fazer face aos gastos do Estado seria um erro muito grave.
Gracias

Vive uma vida de cada vez.
mancargon Escreveu:Tem graça, como se as coisas de pudessem separar, ele secalhar comprou o ouro com recursos que não foram gerados pela sua política financeira e económica? Sim e passamos a vender volfrâmio porque ele nascia nos campos? E devemos ter recuperado da banca rota, porque os Ingleses nos perdoaram a dívida?
Não escrevas disparates, não atribuas ao Salazar meritos/desmeritos que ele não teve.
Não foi o Salazar que começou a II guerra mundial, não foi o Salazar que fez aparecer volframio em portugal. Se te deres ao trablho de abrir o documento que coloquei facilmente verificarás que o peso das exportações de volframio foi reduzido no tempo (duração da II guerra mundial) e não foi superior a 32% do total das exportações portuguesas dessa epoca.
Sim, e a banca rota em 1948 foi provocada por quem???
Quanto aos recursos para comprar o ouro, tens razão, foi graças as politicas dele que mais de um milhão de portugueses emigraram e foi em parte com as remessas de divisas desses emigrantes que ele comprou o ouro, é um facto!
Sim, porque esse milhão de portugueses era masoquista e decidiu fugir do milagre economico do Salazar!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:migluso Escreveu:AlphaDraconisEP Escreveu:mais_um Escreveu:...........um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) ....
Não fazia ideia, a troco de quê que fomos assinar isso???? tens algum documento que possas colocar aqui? ou link? gostava de o ler.
O ouro pode ser vendido, mas tem que respeitar os acordos, que concretamente não sei o que dizem.
Aliás, no período que Portugal vendeu mais após o 25 de Abril, é considerada por uma grande maioria como a década perdida.
Como disse atrás, o ouro é o melhor seguro que um país pode ter contra catástrofes naturais, guerras, etc...
Vendê-lo e trocá-lo por reservas em moeda fiduciária seria um grave erro. Vendê-lo para fazer face aos gastos do Estado seria um erro muito grave.
Só como curiosidade, o unico governo no pós 25 de abril que comprou ouro, foi o do Guterres, o que vendeu mais foi o do Durão/Santana Lopes, seguido do Cavaco
LOL, grande Guterres... Então podemos compará-lo a Salazar neste ponto: ambos deixaram o país num pântano, mas ambos deixaram mais ouro do que aquele que tínhamos quando eles chegaram ao poder... LOL...
Tudo o que penso sobre este tema disse-o no meu primeiro post neste tópico.
Há quem pense que 8% do pib para comprar bens essenciais em casos extremos é pouco, mas depois dá a entender que devíamos vender o resto... LOL ...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Tem graça, como se as coisas de pudessem separar, ele secalhar comprou o ouro com recursos que não foram gerados pela sua política financeira e económica? Sim e passamos a vender volfrâmio porque ele nascia nos campos? E devemos ter recuperado da banca rota, porque os Ingleses nos perdoaram a dívida?
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).
mancargon Escreveu:É incrível, havia um país antes da porogramação financeira e económica de salazar e um depois! Muito melhor! Incluindo pessoas que viveram a ditadura, muitas admitem que a situação em alguns aspectos, não era a rebaldaria que é hoje!!!! Mais, devemos estar a chamar estúpidos a quem elegeu salazar como a figura/personalidade do sec.XX. O homem percebeu que para se sair do atoleiro que lhe entregaram era necessário que todos sofressem, incluindo ele! E vamos ver se para sairmos do atoleiro em que estamos agora, não teremos que voltar a um regime pior do que o de salazar!!!!
Este topico é sobre a compra de ouro pelo Salazar e não sobre o legado do Estado Novo.
Podemos trocar argumentos devidamente sustentados em factos e dados noutro topico que já existe sobre o assunto, já que é tema recorrente no forum.
É incrível, havia um país antes da porogramação financeira e económica de salazar e um depois! Muito melhor! Incluindo pessoas que viveram a ditadura, muitas admitem que a situação em alguns aspectos, não era a rebaldaria que é hoje!!!! Mais, devemos estar a chamar estúpidos a quem elegeu salazar como a figura/personalidade do sec.XX. O homem percebeu que para se sair do atoleiro que lhe entregaram era necessário que todos sofressem, incluindo ele! E vamos ver se para sairmos do atoleiro em que estamos agora, não teremos que voltar a um regime pior do que o de salazar!!!!
migluso Escreveu:AlphaDraconisEP Escreveu:mais_um Escreveu:...........um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) ....
Só como curiosidade, o unico governo no pós 25 de abril que comprou ouro, foi o do Guterres, o que vendeu mais foi o do Durão/Santana Lopes, seguido do Cavaco
Quero acrescentar duas visões à discussão:
1 - pelo que ouvi no noticiário ontem, as reservas de ouro correspondem a cerca de 8% do PIB nacional anual, ou seja, em caso de catastrofe não nos vai salvar de coisa nenhuma.
2 - O jornalista da Bloomberg, pelo nome bem português, deveria ter vergonha na cara pelos seguintes motivos:
a) se tivesse escrito o artigo há uns meses quando o ouro estava em baixa o Salazar já não era o grande investidor que ele diz ser?
b) como já disseram, se o Salazar tivesse investido o Ouro no país se calhar não estavamos no lodo em que nos encontramos. Quantos negócios valorizaram mais do que o Ouro no Mundo inteiro? Qque educação tinham os portugueses à data do senhor? quais eram os indices de mortalidade infantil?
c) pelos vistos a inxactidão de algumas afirmações já desmontadas pelos ilustres caldeireiros.
d) se o regime ainda fosse o Salazarista o artigo do senhor passava pelo lapis azul que até se lichava, por isso... menos elogios vindos da América, p.f.
1 - pelo que ouvi no noticiário ontem, as reservas de ouro correspondem a cerca de 8% do PIB nacional anual, ou seja, em caso de catastrofe não nos vai salvar de coisa nenhuma.
2 - O jornalista da Bloomberg, pelo nome bem português, deveria ter vergonha na cara pelos seguintes motivos:
a) se tivesse escrito o artigo há uns meses quando o ouro estava em baixa o Salazar já não era o grande investidor que ele diz ser?
b) como já disseram, se o Salazar tivesse investido o Ouro no país se calhar não estavamos no lodo em que nos encontramos. Quantos negócios valorizaram mais do que o Ouro no Mundo inteiro? Qque educação tinham os portugueses à data do senhor? quais eram os indices de mortalidade infantil?
c) pelos vistos a inxactidão de algumas afirmações já desmontadas pelos ilustres caldeireiros.
d) se o regime ainda fosse o Salazarista o artigo do senhor passava pelo lapis azul que até se lichava, por isso... menos elogios vindos da América, p.f.
AlphaDraconisEP Escreveu:mais_um Escreveu:...........um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) ....
Temos assinado sempre desde que foi criado o euro (em 1999), foi renovado novamente em 2009 por mais 5 anos.
Há um limite maximo de vendas anuais entre todos os paises, actualmente é 400 toneladsa por ano, não sei como é feita a distribuição desse valor pelos paises, mas se couber alguma coisa a nós é um valor bastante baixo.
http://www.ecb.int/press/pr/date/2009/h ... 07.en.html
Já agora um artigo sobre o tema:
http://www.zealllc.com/2009/cbga.htm
"O ouro de Portugal é gerido pelo Banco de Portugal, cuja regulamentação indica que os ganhos procedentes das vendas de ouro têm de ser colocadas numa conta e não podem ser transferidas para o tesouro público. O Banco de Portugal paga um dividendo todos os anos ao governo por ganhos com juros e com os títulos de valor mobiliário. O dividendo pago em 2009 foi de 203 milhões de euros, indicou o BdP à Bloomberg a 2 de julho. "
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
AlphaDraconisEP Escreveu:mais_um Escreveu:...........um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) ....
Não é que não pode vender! A questão é que há um tecto máximo estipulado pelo BCE que é, se não me engano, de 2.000 toneladas, ou seja, nos próximos 4 ou 5 anos (não sei ao certo), as vendas combinadas de ouro de todos os países europeus não deverá ultrapassar as 2.000 toneladas.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
mais_um Escreveu:...........um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) ....
Conhecimento não ocupa lugar

Vive uma vida de cada vez.
mancargon Escreveu:Desculpa que te diga, mas quem nunca estudou, economia portuguesa pareces ter sido tu!
Vou tentar explicar de uma forma basica, a questão não é sobre economia, mas sim sobre factos perfeitamente definidos no tempo e que são facilmente verificaveis.
As nossas resevas de ouro eram em 1948 de 209,6 toneladas, em 1949 eram de 158,3 toneladas (se estudaste economia portuguesa deves saber o motivo deste decrescimo), em 1950 eram de 170, em 1960 eram de 488,8 toneladas e em 1970 eram de 801 toneladas
http://www.mediacentre.gold.org/
O Volframio teve uma procura elevada entre a guerra civil espanhola e o fim da II guerra mundial, em 1945.
Como podes ver não é possivel atribuir o aumento das nossas reservas de ouro à venda do volframio!
Se quiseres aprender mais um pouco lê este documento para perceberes de onde veio o dinheiro para comprar o ouro....
http://www.fep.up.pt/investigacao/worki ... Aguiar.pdf
Por sua vez, os avultados montantes de
remessas dos emigrantes sustentaram a balança de pagamentos portuguesa nesse período de
elevadas necessidades de importação de muitos dos bens intermédios e de investimento
imprescindíveis à modernização industrial, e até possibilitaram uma substancial acumulação de
reservas de ouro e divisas internacionais.
Voltando ao principo da minha participação neste topico, o artigo está mal escrito, induz as pessoas em erro, não é rigoroso e omite factos importantes, um deles é que Portugal não pode vender o ouro (assinou um acordo internacional que o impede) por isso é irrelevante o valor do mesmo já que não o pode utlizar, nem sequer é tido em conta pelas agencias internacionais de rating, ao contrario do que aconteceria se essas reservas fossem em divisas.
Assim o artigo apenas serve para "enganar" as pessoas que desconhecem os factos.
Luciano Amaral, Economia Portuguesa, As Últimas Décadas:
“Em 1974, o Estado português despendia em gastos militares o equivalente a 6% do PIB. (…) Hoje, os gastos com a Defesa andam próximo de 1% do PIB. Já aqueles que, nos orçamentos, recebem a designação de sociais (incluindo, portanto, a Segurança Social e parte dos financiamentos dos sistemas educativo e de Saúde) atingem cerca de 20% do PIB.”
Em 1974 o "gastos militares" eram consumidos numa guerra em 3 frentes com cerca de 150.000 homens.
Em 1973 o crescimento de Portugal era de 7%, acima da maior parte dos paises europeus.
Claro que os gastos com a educação, saúde e etc. creceram muito, não ponho isso em causa, mas antes de 1974 esses gastos não alimentavam os corruptos, que hoje alimentam.
Não me lembro que um ministros, convidado por Salazar, que não fosse alguém muito competente, com provas dadas, já hoje ......
Pedro
Valete Escreveu:Engraçado as comparações que as pessoas fazem. Comparar a a realidade sócio-económica actual com a de 1960 é ridículo. Conhecem algum país que seja menos desenvolvido hoje do que há 50 anos?
A comparação justa é esta: Nos anos 60 Portugal era o país mais pobre da Europa ocidental... actualmente continua a ser.
Pior do que isso. Era mais rico do que vários países da Europa de Leste e hoje em dia foi ultrapassado por alguns.
Engraçado as comparações que as pessoas fazem. Comparar a a realidade sócio-económica actual com a de 1960 é ridículo. Conhecem algum país que seja menos desenvolvido hoje do que há 50 anos?
A comparação justa é esta: Nos anos 60 Portugal era o país mais pobre da Europa ocidental... actualmente continua a ser.
In God we trust, all others bring data.
Felizmente Salazar está morto, bem morto e enterrado.
Estar para aqui a discutir sobre o ouro da altura tem o mesmo interesse que discutir o que é que o D. João V fez ao ouro do Brasil...
Estar para aqui a discutir sobre o ouro da altura tem o mesmo interesse que discutir o que é que o D. João V fez ao ouro do Brasil...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google [Bot], Goya777, IX Hispana, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO e 409 visitantes