Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças pessoais - como reduzir custos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JCS » 25/7/2010 23:12

u3lk5 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Então eu vou dar mais uma dica que parece pequena mas vai render milhares.

Guardar as moedas que se tem no bolso ao chegar a casa (ou entao so as mais pequenas ate 50 cent. ou so as de 1 e 2 eur).

Eu so em dois anos a juntar as moedas de 2 eur tinha 2.500 eur.

Um amigo meu que juntava tudo ja estava em 5.000

Mas o dinheiro já era vosso, nao me parece que estivessem a poupar alguma coisa.

Mas poupar é isso mesmo (pôr dinheiro que "já é nosso" de lado)...
Está-se a confundir gastar menos em certos itens com poupar dinheiro. Pode-se gastar menos em certas coisas e mesmo assim não se poupar. Poupar é precisamente o que o Lion Heart referiu.

Cumprimentos

JCS
Editado pela última vez por JCS em 25/7/2010 23:23, num total de 2 vezes.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Automech » 25/7/2010 22:57

nunofaustino Escreveu:Pode não faz sentido perder tempo e diminuir o prazer de fazer algo para poupar 2% do orçamento familiar se for possível poupar 1% reduzindo uma despesa que não nos dá tanto gozo como isso.

Cá vai um exemplo: beber um café por dia, digamos 250 dias por ano, a 0,60€ são 150€ no ano.

Provavelmente é insignificante no orçamento familiar, como diz e bem o Nuno. A vantagem de registar essas despesas e depois fazer uma análise é tentar perceber se preferimos o prazer de um café diário ou chegar ao fim de um ano e comprar algo por 150 euros, que nos dê mais gozo do que o café (ou que justifique o seu sacrificio).

E aí entra a sugestão do Lion para aqueles que querem ver a poupança a aumentar fisicamente (e não na conta bancária onde passa despercebida):

Então eu vou dar mais uma dica que parece pequena mas vai render milhares.

Guardar as moedas que se tem no bolso ao chegar a casa (ou entao so as mais pequenas ate 50 cent. ou so as de 1 e 2 eur).

Eu penso que a sugestão do Lion é adequada às pequenas poupanças (por exemplo decidir deixar de beber café ou fumar e depositar todos os dias esse valor num sitio), onde a pessoa vê o resultado do esforço diariamente e pode inclusivamente servir de motivação extra, quer para o próprio, quer para a restante familia.

Registado: 4/6/2010 12:12

por u3lk5 » 21/7/2010 12:27

Lion_Heart Escreveu:Então eu vou dar mais uma dica que parece pequena mas vai render milhares.

Mas o dinheiro já era vosso, nao me parece que estivessem a poupar alguma coisa.

Registado: 20/8/2009 12:27

por mais_um » 21/7/2010 12:17

nunofaustino Escreveu:O meu conselho é que apontem (no excel, num caderninho, onde quer que seja) as vossas despesas durante 3 meses. Todas as despesas. Ao fim dos 3 meses somam as diferentes parcelas de acordo com o tipo de compra (compras para a casa, TVCabo, gasóleo, utilities - água, luz, gás, ... -, vestuário, casa, almoços de trabalho, pequenas despesas dia-a-dia - pequenos almoços, café, ... -, extravagâncias, despesas inesperadas, ...). Assim conseguem ter uma ideia do peso de cada uma das despesas no orçamento mensal e onde faz sentido perder tempo a reduzir os gastos. Pode não faz sentido perder tempo e diminuir o prazer de fazer algo para poupar 2% do orçamento familiar se for possível poupar 1% reduzindo uma despesa que não nos dá tanto gozo como isso.

Um abr
Nuno

Eu utilizo o microsoft money para registar todas as despesas e receitas desde 2000, o que permite ter mapas muito interessantes, entre outras coisas, como por exemplo fazer um orçmento automatico em função das despesas do ano anterior.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por SirPatrickBateman » 21/7/2010 12:03

Uma dica...

Em vez de esperarem pela chegada do Ipad a Portugal, mandem vir dos EUA nesta altura. Com o preço que se pratica lá e com o cambio "jeitosinho"... ainda se poupam umas coroas...

Já agora... outra dica... em vez de comprarem os modelos mais caros, fiquem-se pelo de 16GB só com Wifi....

Alguns 400 euros de poupança..... só nestas duas dicas! ;)

[foi só em jeito de brincadeira... :mrgreen: ]

Registado: 6/11/2002 16:28

por paubo » 21/7/2010 12:02

nunofaustino Escreveu:O meu conselho é que apontem (no excel, num caderninho, onde quer que seja) as vossas despesas durante 3 meses. Todas as despesas. Ao fim dos 3 meses somam as diferentes parcelas de acordo com o tipo de compra (compras para a casa, TVCabo, gasóleo, utilities - água, luz, gás, ... -, vestuário, casa, almoços de trabalho, pequenas despesas dia-a-dia - pequenos almoços, café, ... -, extravagâncias, despesas inesperadas, ...). Assim conseguem ter uma ideia do peso de cada uma das despesas no orçamento mensal e onde faz sentido perder tempo a reduzir os gastos. Pode não faz sentido perder tempo e diminuir o prazer de fazer algo para poupar 2% do orçamento familiar se for possível poupar 1% reduzindo uma despesa que não nos dá tanto gozo como isso.

Um abr
Nuno

Eu ja escrevo as minhas despesas diarias desde 1995! Nao de uma forma continua mas tipo 3 em 3 meses. Pedem crer que assuta olhar para o passado e ver o presente...o quanto eu podia ter posto de lado e perder/gastar depois na bolsa por exemplo :lol:
Os paineis solares sao uma excelente opçao para poupança a medio/longo prazo.
Outra situaçao onde se poupa uns valentes trocos e nos seguros. Para este ano por exemplo vou poupar mais de 500 euros!
Editado pela última vez por paubo em 21/7/2010 12:23, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 11:31

por mais_um » 21/7/2010 12:02

Isso é um plano de aforro disfarçado, não reduzes custos ao fazeres isso, a não ser que mandasses as moedas fora antes. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Lion_Heart » 21/7/2010 11:58

Então eu vou dar mais uma dica que parece pequena mas vai render milhares.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 21/7/2010 11:53

Um abr
Nuno

Por acaso já faço isso desde há alguns anos. Recomendo a toda a gente que anote as despesas todas (incluindo os "cafezinhos), agregadas por categorias. É o primeiro passo para saber em que é que se está a gastar o dinheiro.

E é fácil verificar que algumas categorias são relativamente inelásticas mas outras apresentam mais "volatilidade".

Registado: 5/11/2002 12:21

por nunofaustino » 21/7/2010 11:50

O meu conselho é que apontem (no excel, num caderninho, onde quer que seja) as vossas despesas durante 3 meses. Todas as despesas. Ao fim dos 3 meses somam as diferentes parcelas de acordo com o tipo de compra (compras para a casa, TVCabo, gasóleo, utilities - água, luz, gás, ... -, vestuário, casa, almoços de trabalho, pequenas despesas dia-a-dia - pequenos almoços, café, ... -, extravagâncias, despesas inesperadas, ...). Assim conseguem ter uma ideia do peso de cada uma das despesas no orçamento mensal e onde faz sentido perder tempo a reduzir os gastos. Pode não faz sentido perder tempo e diminuir o prazer de fazer algo para poupar 2% do orçamento familiar se for possível poupar 1% reduzindo uma despesa que não nos dá tanto gozo como isso.

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Fenicio » 21/7/2010 10:55

À hora do almoço, evitar sobremesas e pratos fora do "menu do dia".

No sítio do costume, o preço do menu do dia é de € 5,40 + bebida. Para economizar ainda mais, a bebida é sempre água.

E 2 vezes por semana costumo comer no escritório (trago comida de casa).

No ano passado gastei, em média, € 7,50 por dia apenas em almoços durante a semana. Neste ano o custo médio vai nos € 4,90. A continuar assim (uma economia diária de € 2,60), ao fim de 1 ano terei economizado aproximadamente € 520.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Primvs » 21/7/2010 10:14

Trisquel Escreveu:
Primvs Escreveu:De contraditoria nao tem nada.

Os Bancos recolhem os depositos dos clientes e depois emprestam a outros clientes e no meio, têm uma margem financeira.

Claro que o negócio da Banca evoluiu e está mais complexo,mas o principio é este.

Se não há depositos, não há dinheiro para emprestar.Obviamente se não pagam os emprestimos, os Bancos também não têm dinheiro para devolver aos clientes...

Nem tenho dormido ultimamente a pensar na forma como poupar para poder dar aos bancos, assim eles já podem ter uma margem financeira. 8-)

Tenho como filosofia não fazer empréstimos para adquirir seja o que for, tenho capital tudo bem, não tenho fico a aguardar que seja possível!

Já nos negócios também não concordo com a alavancagem bancária para os mesmos!

O tempo talvez me dê razão, ou seja já está a dar alguma, as empresas que viviam á sombra da banca estão a passar mal!

A filosofia dos bancos é a seguinte, "dão um chapéu de chuva quando faz sol e quando vem chuva retiram-no", ou seja nos momentos maus são maus parceiros e nos momentos bons qualquer um é bom!

Os Bancos sao empresa e que querem fazer negócio. Só vai lá pedir empréstimos quem quer. Os Bancos são importantes e fundamentais em qualquer economia de mercado. Fazer deles uns vilões é demagogia.

Essa tua teoria do chapéu de chuva não faz sentido. Há muitos Bancos e cada vez mais o cliente tem poder sobre eles e não o contrário como acontecia há uns anos. Qualquer situação em excesso, faz mal.

Passe a comparação simples, é como o açucar. Se comeres pouco açucar, o teu organismo queixa-se. Se comeres muito, podes ficar com diabetes. Da mesma forma para o crédito. Da mesma forma para tudo na vida...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Trisquel » 21/7/2010 9:48

Primvs Escreveu:De contraditoria nao tem nada.

Os Bancos recolhem os depositos dos clientes e depois emprestam a outros clientes e no meio, têm uma margem financeira.

Claro que o negócio da Banca evoluiu e está mais complexo,mas o principio é este.

Se não há depositos, não há dinheiro para emprestar.Obviamente se não pagam os emprestimos, os Bancos também não têm dinheiro para devolver aos clientes...

Nem tenho dormido ultimamente a pensar na forma como poupar para poder dar aos bancos, assim eles já podem ter uma margem financeira. 8-)

Tenho como filosofia não fazer empréstimos para adquirir seja o que for, tenho capital tudo bem, não tenho fico a aguardar que seja possível!

Já nos negócios também não concordo com a alavancagem bancária para os mesmos!

O tempo talvez me dê razão, ou seja já está a dar alguma, as empresas que viviam á sombra da banca estão a passar mal!

A filosofia dos bancos é a seguinte, "dão um chapéu de chuva quando faz sol e quando vem chuva retiram-no", ou seja nos momentos maus são maus parceiros e nos momentos bons qualquer um é bom!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Primvs » 21/7/2010 9:43

whitebala Escreveu:Fazer compras em pequenos supermercados (Minipreço ou afim)

Poupa-se por 2 motivos:

1) È mais barato

2) Existe menos tentação de levar produtos superfluos pois o surtido é menor e o aspecto da loja faz com que não estejamos com sentimento de passeio.

É verdade...os preços do modelo são um bocadinho mais caros do que no Jumbo, mas quando vou ao Jumbo, gasto sempre muito mais...
É da vida...

por whitebala » 21/7/2010 9:39

Fazer compras em pequenos supermercados (Minipreço ou afim)

Poupa-se por 2 motivos:

1) È mais barato

2) Existe menos tentação de levar produtos superfluos pois o surtido é menor e o aspecto da loja faz com que não estejamos com sentimento de passeio.
Let´s Cruise forever

Registado: 29/11/2007 14:26

por Primvs » 21/7/2010 9:30

Trisquel Escreveu:
Primvs Escreveu:Para isso é que servem os bancos...para pôr o dinheiro a girar na economia...a não ser que poupes e metes o dinheiro debaixo do colchão

Parece uma posição contraditória em relação ás notícias que têm vindo a lume, "os bancos não estão a injectar dinheiro na economia porque não se conseguem capitalizar e já ninguém acredita neles". :lol: :lol: :lol: 8-)

De contraditoria nao tem nada.

É da vida...

por mancargon » 21/7/2010 9:27

Deixar de fumar!
Todos é que sabemos tudo!!!! www.tradingearbitragemdesportiva.com (brevemente no ar).

Registado: 29/11/2007 10:07

por mais_um » 21/7/2010 9:25

Instalar paineis solares para AQS.

No meu caso representa uma redução na factura de 500€/ano, aos preços actuais do gasoleo de aquecimento em 3 anos tenho o investimento pago.

por Trisquel » 21/7/2010 9:18

Primvs Escreveu:Para isso é que servem os bancos...para pôr o dinheiro a girar na economia...a não ser que poupes e metes o dinheiro debaixo do colchão

Parece uma posição contraditória em relação ás notícias que têm vindo a lume, "os bancos não estão a injectar dinheiro na economia porque não se conseguem capitalizar e já ninguém acredita neles". :lol: :lol: :lol: 8-)
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Peixe

por dfviegas » 21/7/2010 8:47

Alguns peixes podem ser comprados inteiros por metade do preço e depois chegando a casa é só arranjar e congelar.

O Salmão é o melhor exemplo, fico com lombos de salmão entre os 4€ e os 6€ depois o rabo a cabeça e a espinha vai a cozer depois desfaço o peixe que ficou lá preso e faço uns belos hamburgeres de salmão.
Bom para a o bolso, para o palato e para a dieta.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Primvs » 21/7/2010 8:42

Trisquel Escreveu:As minhas sugestões são as seguintes sempre que possível!

- Mudar hábitos alimentares, sopa, salada, fruta, massas, pelo menos ao jantar. Além de ser mais saudável é mais económico.

- Ir para o trabalho de bicicleta, talvez não seja viável a todos mas pode-se aplicar a um universo grande, basta haver um balneário no local de trabalho para que se possa fazer a troca de roupa. Além de ser mais económico é saudável.

- Troca de lâmpadas para as de baixo consumo, o resultado é muito positivo.

- Banhos de chuveiro em vez de banheira cheia, mais rápido e menos consumo de água e gaz.

- Para quem tem jardim e piscina um furo é um bem de primeira necessidade.

Mas não esquecer que a sociedade está montada de uma forma consumista e as poupanças podem gerar estagnação da economia, despedimentos, etc...

Depende também do que se faz ao dinheiro poupado, podemos estar a criar dificuldades a uns em prol de outros!

Para isso é que servem os bancos...para pôr o dinheiro a girar na economia...a não ser que poupes e metes o dinheiro debaixo do colchão
É da vida...

por Trisquel » 21/7/2010 8:37

As minhas sugestões são as seguintes sempre que possível!

- Mudar hábitos alimentares, sopa, salada, fruta, massas, pelo menos ao jantar. Além de ser mais saudável é mais económico.

- Ir para o trabalho de bicicleta, talvez não seja viável a todos mas pode-se aplicar a um universo grande, basta haver um balneário no local de trabalho para que se possa fazer a troca de roupa. Além de ser mais económico é saudável.

- Troca de lâmpadas para as de baixo consumo, o resultado é muito positivo.

- Banhos de chuveiro em vez de banheira cheia, mais rápido e menos consumo de água e gaz.

- Para quem tem jardim e piscina um furo é um bem de primeira necessidade.

Mas não esquecer que a sociedade está montada de uma forma consumista e as poupanças podem gerar estagnação da economia, despedimentos, etc...

Depende também do que se faz ao dinheiro poupado, podemos estar a criar dificuldades a uns em prol de outros!
Cumpts.
Trisquel

por Mcmad » 21/7/2010 1:47

Deixar de investir na bolsa...
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por aaugustobb_69 » 21/7/2010 0:55

Comprar uma máquina de cortar cabelo, e cortar em casa..poupasse muito dinheiro ao fim do ano, poupasse tempo de espera no cabeleireiro, e assim temos menos trabalho de manhã para nos arranjar, e ainda se poupa em gel e gastasse menos champô para lavar o cabelo 8-)

Registado: 29/11/2007 1:39

por Elias » 21/7/2010 0:43

Lion_Heart Escreveu:Não andar a passear pelos shoppings (desporto nacional do tuga) pois para alem de não gostar de confusões evito o consumismo desnecessario.

Exacto. Complementar isso com: ir ao supermercado sempre com lista de compras e não trazer nada que não esteja na lista.

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, breakout_bull, Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 135 visitantes