Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 14/7/2010 15:21

A oeste nada de novo... o PSI20 continua ali pelos 7250.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 13/7/2010 20:34

Enquanto os mercados lá fora sobem a todo o gás, o psi20 continua envergonhado.

A resistência dos 7500 ganha cada vez mais força.
Anexos
psi.PNG
psi.PNG (37.53 KiB) Visualizado 7150 vezes

por EuroVerde » 13/7/2010 12:43

Ainda estão a pensar nos minimos de Março e portanto não estão dentro do mercado?
O corte dos ratings já foi mais do que descontado.
Agora é hora de entrar no mercado e dar ouvidos moucos a estas noticias de Jim Rogers e Soros e especular, e Berardo a dizer que a banca necessita de ser nacionalizada toda.

Em Setembro é hora de sair.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 13/7/2010 0:14

concordo com o canguru, uma média móvel de 200 semanas corresponde a uma média móvel de 1000 dias (!!!).

Estas médias móveis com valores tão elevados só têm interesse em ciclos muito longos, caso contrário quando a média móvel sinaliza um novo ciclo, já o ciclo acabou e o mercado inverteu...

por canguru » 13/7/2010 0:10

EuroVerde Escreveu:Que pensas disto?

Que tem um enormissimo lag. Estamos a falar de 4 anos!

Esta MM ainda é influênciada pelo movimento final do último bull e todo o restante bear.

Registado: 6/4/2008 22:41

por EuroVerde » 13/7/2010 0:05

Importantissíma não é. Mas dá-me uma referência onde estamos, quando comparo com outras situações passadas de outros gráficos, padrões, etc.

Como vês eu penso que estamos desenvolvendo um triângulo de longo prazo, com 3 ataques ao topo do triangulo. o 1º máximo ficou áquem da MM200 e a 2º máximo (menor que o anterior) também irá ficar. no 3º máximo ( menor que o 2º e 1º) penso que já podemos estar acima da MM200 e ao 4º toque no topo do triângulo, quebra (lá pa 2012).

Que pensas disto?

por canguru » 12/7/2010 23:58

EuroVerde Escreveu:Gráfico semanal.
Estamos perante uma resistência dos 7500 que ainda não foi avançada.
O MACD semanal começa a estar positivo, o que pode ser um sinal de subida.
A MM200 ainda não será quebrada no próximo ataque ao topo do triângulo.

Aguardemos... se os movimentos do PSI20 batem certos com o resto dos indices, nomeadamente o rumo do SP500 a partir de agora.

Euro, a MM200 de semanas que tens no gráfico é importante para os teus tradings?

por EuroVerde » 12/7/2010 23:47

Gráfico semanal.
Estamos perante uma resistência dos 7500 que ainda não foi avançada.
O MACD semanal começa a estar positivo, o que pode ser um sinal de subida.
A MM200 ainda não será quebrada no próximo ataque ao topo do triângulo.

Aguardemos... se os movimentos do PSI20 batem certos com o resto dos indices, nomeadamente o rumo do SP500 a partir de agora.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (17.51 KiB) Visualizado 7633 vezes

por jrnabolsa » 10/7/2010 14:45

Zezezinho Escreveu:sem comentários.
Concordo em parte com o euroverde, só em parte, porque realmente, uma previsão a longuíssimo prazo como a que fez...No entanto, é mais uma opinião como tantas outras no fórum...cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por logistics » 10/7/2010 12:53

Acho que o grande problema não é as pessoas não quererem ouvir falar de bolsa, é mais o facto da natureza humana tem para criticar aquilo que não compreende... E sejamos francos, a maioria tem uma ideia totalmente errada da bolsa e do funcionamento dos mercados em geral

Registado: 13/3/2010 12:01

por mancargon » 10/7/2010 10:20

A maioria da população nem quer ouvir falar da bolsa. Não entendo como é que vão julgar o Governo com base numa coisa que ignoram ou desprezam???

Registado: 29/11/2007 10:07

por BYPASS » 10/7/2010 3:24

EuroVerde Escreveu:
TP1 Escreveu:O que tu dizes não faz nenhum sentido...

De qq maneira, devo dizer-te, que não há bolsa que safe o Socrates. Até mesmo a população Portuguesa, tem tendência a evoluir. Mesmo tendo baixos níveis de literacia e logo brutalmente ignorante, a tendência é de evolução, logo, o Socrates irá sofrer um juizo de carácter. Então e pq existe evolução, o socrates não volta a ganhar... nem com o psi no 50000 pontos...

TP1, não faz sentido porquê? Sê directo e claro!
Porquê não há bolsa que safe o Sócrates?
Achas que estou a ser ignorante portanto?
Quer dizer, na tua prespectiva, pela população portuguesa ter tendência em evoluir, o Sócrates vai sofrer um juizo de carácter? lol

Não é uma questão de me convenceres do contrário, é uma questão de me argumentares porque não faz sentido o que digo. E olha que eu sei muito bem o que digo. Que o caso actual é único!

O problema de Portugal é precisamente 4 em 4 sai governo entra governo sem haver uma política de continuidade.
Aliás, se o PS saisse agora do governo seria desresponsabiliza-lo por sua política que em princípio tb não deves estar de acordo...

Por último para responder ao Manuel, repito-me defendo que a bolsa influência o governo e não o contrário. Daqui a 2 anos o mercado estará a um nível superior ao actual com as condições macroeconomicas a melhorarem e isso será benéfico para o PS (por mais artimanhas que o PSD invente).

Concordo com o Euroverde neste caso.

Estou farto da conversa de que a culpa é de quem esteve cá antes!
Para o bem ou para o mal o barco vai ter o mesmo comandante.

Se é para afundar alguém há-de ser responsabilizado, se fôr para levar isto para a frente, temos de deixar a (in)competência vir ao de cima. Temos de finalmente assumir um caminho para além do zigue-zague político que tem governado este país. Geralmente isso até pode ser benéfico com outra mentalidade ou realidade, mas por aqui ainda teremos de ultrapassar esta barreira na qual apenas se caiu no facilitismo. E a partir daqui nasce o oportunismo, em que ninguém sai beneficiado para além daqueles que surgem oportunamente como alternativa .

Registado: 6/11/2008 13:21

por EuroVerde » 10/7/2010 2:05

TP1 Escreveu:O que tu dizes não faz nenhum sentido...

De qq maneira, devo dizer-te, que não há bolsa que safe o Socrates. Até mesmo a população Portuguesa, tem tendência a evoluir. Mesmo tendo baixos níveis de literacia e logo brutalmente ignorante, a tendência é de evolução, logo, o Socrates irá sofrer um juizo de carácter. Então e pq existe evolução, o socrates não volta a ganhar... nem com o psi no 50000 pontos...

TP1, não faz sentido porquê? Sê directo e claro!
Porquê não há bolsa que safe o Sócrates?
Achas que estou a ser ignorante portanto?
Quer dizer, na tua prespectiva, pela população portuguesa ter tendência em evoluir, o Sócrates vai sofrer um juizo de carácter? lol

Não é uma questão de me convenceres do contrário, é uma questão de me argumentares porque não faz sentido o que digo. E olha que eu sei muito bem o que digo. Que o caso actual é único!

O problema de Portugal é precisamente 4 em 4 sai governo entra governo sem haver uma política de continuidade.
Aliás, se o PS saisse agora do governo seria desresponsabiliza-lo por sua política que em princípio tb não deves estar de acordo...

Por último para responder ao Manuel, repito-me defendo que a bolsa influência o governo e não o contrário. Daqui a 2 anos o mercado estará a um nível superior ao actual com as condições macroeconomicas a melhorarem e isso será benéfico para o PS (por mais artimanhas que o PSD invente).

por Elias » 10/7/2010 1:23

rsacramento Escreveu:sempre preferia que fosse a scpnuno :lol:

ou já agora a pata :P

por rsacramento » 10/7/2010 1:21

Elias Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:Basicamente traçei á marretada umas linhas.... do gráfico do Elias :mrgreen: pra ser mais rápido

Mas agora anda tudo a apropriar-se dos meus gráficos??? :-k

Mas que &#$%& vem a ser esta??? Hã???? :-s

Primeiro o rsacramento e agora o AC??? :oh:

Para compor o ramalhete só faltava mesmo aparecer o Ulisses e desenhar também umas linhas sobre o meu gráfico, isso era mesmo a cereja no topo do bolo :mrgreen:

sempre preferia que fosse a scpnuno :lol:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Elias » 10/7/2010 1:00

AC Investor Blog Escreveu:Basicamente traçei á marretada umas linhas.... do gráfico do Elias :mrgreen: pra ser mais rápido

Mas agora anda tudo a apropriar-se dos meus gráficos??? :-k

Mas que &#$%& vem a ser esta??? Hã???? :-s

Primeiro o rsacramento e agora o AC??? :oh:

Para compor o ramalhete só faltava mesmo aparecer o Ulisses e desenhar também umas linhas sobre o meu gráfico, isso era mesmo a cereja no topo do bolo :mrgreen:

por AC Investor Blog » 10/7/2010 0:44

Basicamente traçei á marretada umas linhas.... do gráfico do Elias :mrgreen: pra ser mais rápido
Anexos
psi.PNG
psi.PNG (35.6 KiB) Visualizado 8212 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por artista_ » 10/7/2010 0:31

Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu até podes ter uma visão de longo prazo e de muito longo prazo mas por que razão aquelas linhas estão assim traçadas? Por que razão em alguns anos sobem noutros descem? Uma das coisas que prezamos no Caldeirão é percebermos de onde aparecem as coisas, as linhas, os gráficos, as ideias, etc... E naquele gráfico, não consigo compreender como traças aquela evolução previsível de cotações.

Eu também tentei durante algum tempo, bastante até, mas tive de desistir... boa sorte! :)

Bom fim de semana para todos

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 9/7/2010 20:21

Deixo aqui um gráfico de médio prazo do PSI-20 no qual se evidencia a importância dos 7500 que actualmente constituem uma resistência.
Anexos
psi.PNG
psi.PNG (38.67 KiB) Visualizado 8330 vezes

por TP1 » 9/7/2010 19:48

EuroVerde Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Euroverde, tu até podes ter uma visão de longo prazo e de muito longo prazo mas por que razão aquelas linhas estão assim traçadas? Por que razão em alguns anos sobem noutros descem? Uma das coisas que prezamos no Caldeirão é percebermos de onde aparecem as coisas, as linhas, os gráficos, as ideias, etc... E naquele gráfico, não consigo compreender como traças aquela evolução previsível de cotações.

Acabei de explicar o meu ponto de vista no tópico anterior.
E nas página anterior expliquei porque deixei de acreditar no PSI20 em minimos de Março2009.

Não quer dizer que siga à risca aquele traçado, mas será qualquer coisa deste genero. A ideia está lá e pode valer ouro!

Ah! e continuo a defender que é em épocas de bear market que mais se intensifica instabilidade política e social e não em bulls market.
Tenho que dizer que frequentemente concordo contigo em muitas análises que emites e opiniões sobre diversos temas, mas neste não concordo.
O caso de 1987 foi um crash/correcção intensa repentina (não bear market) que levou menos tempo a recuperar do que os 3 exemplos que já te dei, e que foram bear market veridicos com as consequências de alterações de governos. Portanto não sei porque teimas na ideia de que não há uma relação entre bear market e instabilidade política.

O actual momento está a ser uma excepção única pouco frequente.

Se me soubessem dizer porque é que o PSD com Manuela F Leite e pós esta arranjam 1001 formas legais e ilegais de deitar o PS fora e até agora ainda não conseguiram... (ou PSD seja mais criativos nas artimanhas e na ambição para estar à frente de Portugal, ou o pior para o PS já passou). (é o que dizem os doutorados em ciências políticas)

Ulisses, daqui a 2 anos veremos se o Sócrates se auto-elogiará pela recuperação da bolsa, e nem Cavaco nem PSD vão arranjar motivos p eleições antecipadas para conseguir tirar o PS do governo, pois quem decide é o povo.

nota: não sou do PS.

O que tu dizes não faz nenhum sentido...

Registado: 30/11/2007 21:13

por mancargon » 9/7/2010 14:34

Caro Euro verde, num país tão pequeno, que influência poderá ter um Governo PS/PSD na Bolsa Portuguesa? Será que uma Bolsa em queda, fará cair o Governo?

Bom como o mercado é global e se isso fosse verdade, faria cair todos os Governos, os de Direita e os de Esquerda!

Claro que a economia de um país em alta, deveria fazer subir a Bolsa e o Governo deveria ter popularidade!

Mas o que se vê hoje é que uma crise na Argentina, faz cair a Bolsa em Portugal, uma Crise em Portugal e na Espanha, faz cair a Bolsa nos uSA/Tókio etc!

Enfim essa relação Governo/Economia/Bolsa dentro de um mesmo país já não faz sentido nos dias que correm!

Um abraço

Manuel

Registado: 29/11/2007 10:07

por Zezezinho » 9/7/2010 14:01

sem comentários.

Registado: 30/6/2010 0:10

por EuroVerde » 9/7/2010 13:58

Acabei de explicar o meu ponto de vista no tópico anterior.
E nas página anterior expliquei porque deixei de acreditar no PSI20 em minimos de Março2009.

Não quer dizer que siga à risca aquele traçado, mas será qualquer coisa deste genero. A ideia está lá e pode valer ouro!

Ah! e continuo a defender que é em épocas de bear market que mais se intensifica instabilidade política e social e não em bulls market.
Tenho que dizer que frequentemente concordo contigo em muitas análises que emites e opiniões sobre diversos temas, mas neste não concordo.
O caso de 1987 foi um crash/correcção intensa repentina (não bear market) que levou menos tempo a recuperar do que os 3 exemplos que já te dei, e que foram bear market veridicos com as consequências de alterações de governos. Portanto não sei porque teimas na ideia de que não há uma relação entre bear market e instabilidade política.

O actual momento está a ser uma excepção única pouco frequente.

Se me soubessem dizer porque é que o PSD com Manuela F Leite e pós esta arranjam 1001 formas legais e ilegais de deitar o PS fora e até agora ainda não conseguiram... (ou PSD seja mais criativos nas artimanhas e na ambição para estar à frente de Portugal, ou o pior para o PS já passou). (é o que dizem os doutorados em ciências políticas)

Ulisses, daqui a 2 anos veremos se o Sócrates se auto-elogiará pela recuperação da bolsa, e nem Cavaco nem PSD vão arranjar motivos p eleições antecipadas para conseguir tirar o PS do governo, pois quem decide é o povo.

nota: não sou do PS.

Re: ...

por canguru » 9/7/2010 12:41

rufa Escreveu:
canguru Escreveu:
rsacramento Escreveu:aí pelos 8400 (por alto)

Uma coisa é certa. Quebrados consistentemente os 7500 passamos a bull no curto prazo.

Primeira tentativa de assalto (7480)parece ter abortado, vamos ao almoço (fica lá o stop) para ver a tarde :wink:

Cumps.

A 'culpa' é claramente da PTC (se bem que ela também foi decisiva nos movimentos anteriores). Repara que o IBEX anda nos 10.1xx sem sinais significativos de reversão.

por canguru » 9/7/2010 12:36

rsacramento Escreveu:
canguru Escreveu:
rsacramento Escreveu:aí pelos 8400 (por alto)

Uma coisa é certa. Quebrados consistentemente os 7500 passamos a bull no curto prazo.

e há equivalentes no S&P (117.51) e no CAC (3736.15)

Exacto. Mas repara que a reversão de tendência de curto prazo está mais próxima de acontecer no PSI e IBEX do que em qualquer outro índice...

AnteriorPróximo

Quem está ligado: