Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AlphaDraconisEP » 1/7/2010 10:40

Marco Martins Escreveu:Sendo a PT:
- uma empresa que já não é estatal
- não dá qualquer tipo de retorno directo ao estado (dá o retorno normal de qualquer outra empresa privada em Portugal)
- todos os negócios deveriam ser separados do estado

Porque motivo o estado não deixou vender a Vivo?

Porque:
- não quer que a empresa se re-estruture
- não quer perder os tachos
- não quer perder os apoios das campanhas (sejam directos ou por empresas terceiras como sejam o tagos park)
- não quer abrir mão de vários apoios como sejam o e-escolinhas e os duvidosos apoios

É certo que se tivermos empresas grandes e nacionais isso é bom para Portugal, mas temos de equilibrar o que é mercado e o que são imposições políticas.

O facto dos trabalhadores da PT terem pedido para não se vender deve ter pesado politicamente num partido cada vez mais desacreditado.

O facto de os grupos de referência terem dito que não concordavam com a venda, também deve ter pesado.

Claro que mudaram de ideias a última da hora com a subida do preço ;) e o Estado actuou de acordo com os pressupostos da oferta anterior.

BT
Vive uma vida de cada vez.

Registado: 17/5/2010 18:24

por AlphaDraconisEP » 1/7/2010 10:37

Atomez Escreveu:Grande tiro no pé!

Agora a Telefonica por pouco mais OPA a PT, fica com a VIVO e vende o resto à SONAE.

A Telefonica acaba por ficar com a VIVO por um preço mais baixo do que agora oferece;

A Sonae acaba por ficar com a PT por um preço mais baixo do que já tinha oferecido;

Os accionistas acabam por receber ainda mais e vão todos contentes a rir-se para o banco.

Bravo Sr. Sócrates!

Da Selecção ao Governo, Portugal é um país disfuncional.

Não acredito, se fizer uma OPA, o preço das acções disparam e a TELEFONICA vai ter de pagar bem acima dos 7,15 Mil Milhões que oferece pela VIVO.

Ainda ontem um analista na ETV aludia que o minimo seria 10 Mil Milhões ao preço actual das acções.
Sozinha já começava a ser um peso enorme para investir já que as empresas espanholas cada vez mais estão com dificuldades em se financiar.

Só se viesse a juntar-se com o Belmiro de Azevedo para a OPA e oferecessem 12 a 15 Mil milhões, a PT continuava nas mãos portuguesas (já que seria essa a parte do Belmiro)e a Telefónica com a VIVO, Os grupos portugueses enchiam-se de dinheiro e o estado não usava a GS pois a PT ficava em mãos portuguesas com a vantagem da fusão da PT com SONAECOM.

Já me esquecia o Estado ainda tributava as mais valias ;).

por AlphaDraconisEP » 1/7/2010 10:24

The Mechanic Escreveu:Independentemente da " questão nacional" ( que , valha-nos Deus,é uma vergonha ...mas não o é para Espanhas e Franças , como já aqui e muito bem apontaram ), podemos olhar pelo prisma do Investidor e do Especulador .

Os Especuladores , como muitos do que aqui estão e muitos dos "grandes", como alguem escreveu , estão-se bem a lixar para se a PT vái crescer , se vái manter dimensão internacional ou vái passar a limitar-se à sua dimensão caseira .Estes querem é lucro sobre as suas operações de Bolsa .Se a PT vender a VIVO e distribuir mais-valias ,é mais que entra ! Nesta optica, o Estado estar com GS ... é uma chatice .
E não tem mal ser Especulador ! A maior parte, se não todos , especulamos a maior parte do tempo .

O Investidor , o tal que se preocupa com a evolução da empresa a longo prazo e não liga a AT`s e quejandos , tambem não se chateia muito. Entra-lhe agora ( se a VIVO for vendida ) uma batelada no Bolso e depois o que faz? Tem uma data de acções de uma empresa que , de repente, perdeu a grande opção estratégica de crescimento e evolução . Tem na mão acções de uma empresa que irá estagnar ou perder grande parte de uma oportunidade que poderá não voltar a ter ( sim,claro, devem haver "VIVO`s" por aí aos pontapés , a dar sopa à espera do dinheiro que a Telefonica irá injectar na PT !) . De uma empresa que tem 55 milhões de clientes e um Mercado em aberto pra evoluir, passa para uma que tem 4 milhões e onde não haverá evolução ( numeros por alto ) !Que faz ?! Vende ! Perde o interesse de Investimento e vende ! Resultado , se calhar daqui a um ano , teremos a PT com a sua cotação nos 3 Euros ou menos, pois será então esse o seu valor de Mercado .

O Investidor sái ; o Especulador não lhe interessa se a cotação está a 3 ou a 8 , que a oportunidade de compra e vende mantem-se . Perde a PT , que perde dimensão e a sua ( talvez ) grande oportunidade . Perde o país , que vê mais uma empresa sua perder valor .

Resumindo, as empresas de valor, que geram lucro poderão ser então todas vendidas . Porque noutros paises , existirá sempre uma empresa interessada num bom negocio e nós não temos tamanho, não temos escala para nos opor . Venda-se a EDP , a GALP , a CGD ...fiquemos com a RTP, CP , TAP e outras que ninguem quer . Depois, quando tivermos só empresas que dão prejuizo e o Sol...deitemo-nos à sombra , amaldiçoemos o Estado por não ajudar as empresas à beira da falencia e estendamos a mão . Pode ser que cáia alguma coisa...

Isto é como ter um Quadro de Picasso na mão ( porque não há aí muitas Vivos à venda ). Vale 1000 . Vem um gajo e oferece-nos 1500 .50% acima !!! A gente vende . Daqui a 5 anos ,o carro que comprámos,já não vale nada . As férias que gozámos foram boas . A casa que comprámos vale o mesmo ou pouco mais . Temos ainda 300 . o gajo do Picasso, tem agora algo que vale 2500 . Quem vendeu e comprou bem !?

Um abraço ,

The Mechanic

:clap: :clap: :clap: :clap:

por mais_um » 1/7/2010 10:05

ainda sobre a AG de ontem:

Coube ao presidente da AG a intervenção mais relevante do encontro quando alegou que estava em causa um negócio estratégico e estruturante para a PT, e que de acordo com os estatutos da empresa a oferta espanhola não poderia ser aprovada sem o acordo do Estado. E questionou directamente o representante do Tesouro, que possui as 500 acções douradas (GS), sobre a posição que ali ia defender. Este respondeu que exerceria os direitos de voto chumbando a venda da Vivo. A declaração apanhou desprevenida a maioria da assistência que à saída da reunião não se coibiu de manifestar a sua perplexidade. Também à saída, o presidente da AG garantiu que o uso da GS é legal e que um eventual recurso não terá "hipóteses de sucesso nos tribunais portugueses."

http://economia.publico.pt/Noticia/gove ... ta_1444690

Mas, polémicas à parte, quem é este homem que tem em mãos uma decisão que pode condicionar o desfecho da luta pela Vivo? António Manuel da Rocha e Menezes Cordeiro, licenciado e doutorado em Direito, advogado e jurisconsulto, nasceu em Coimbra, em 1953. Além de presidente da AG da PT (desde 2006), desempenha o mesmo cargo no BCP (desde 2008).

E é numa nota curricular divulgada por este banco que ficamos a saber que Menezes Cordeiro, filho de um diplomata de carreira, é professor catedrático da Universidade de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa, tem mais de 200 escritos publicados, entre eles "Da Responsabilidade dos Administradores das Sociedades Comerciais" e "Assembleia geral das Sociedades Anónimas."

http://economia.publico.pt/Noticia/o-ho ... pt_1444516

O presidente da Mesa da AG da PT manifestou hoje, à saída da reunião de accionistas, estar "seguríssimo" com a decisão que tomou, ou seja, de aceitar a utilização das golden-shares do Estado para vetar o negócio.
O entendimento do presidente da Mesa, lembre-se, foi contrário ao entendimento de Zeinal Bava, CEO da PT, que sempre referiu que a eventual venda da Vivo era um assunto que não estava dentro "das competências da golden-share".

"Seria uma grande irresponsabilidade decidir sem certeza", referiu ainda Menezes Cordeiro, que, não está sequer preocupado com a decisão de Bruxelas, que em Julho decide sobre o futuro da golden-share do Estado na PT.
"Não terá efeitos retroactivos", referiu Menezes Cordeiro, salientando que ouviu seis juristas "das melhores universidades do país", que, sobre a golden-share, deram opiniões idênticas ao que o responsável hoje tomou, ou seja, que podem ser usadas neste assunto.

http://www.ionline.pt/conteudo/67120-me ... -que-tomei
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por jrnabolsa » 1/7/2010 8:39

Marco Martins Escreveu:
mapaman Escreveu:
cbslbstr Escreveu:
The Mechanic Escreveu:Independentemente da ...
(...)
... Um abraço ,

Concordo com as 551 palavras e correspondente pontuação que o The Mechanic escreveu :wink:

Boa análise... as usual.

isso é tudo muito bonito,mas é se o especulador valorizar o quadro ao investidor.

Quem garante que a vivo vai crescer?

E se fôr nacionalizada a bem do povo brasileiro,na defesa contra o capital estrangeiro?

Isso tinha piada :)
Espero que seja depois do negocio com a PT. Mas era engraçado.cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por m2010 » 1/7/2010 8:39

Atenção que o jogo ainda não acabou.

estamos no intervalo e agora é a vez de saltar o plano B,C e Z. Ou seja todos ao ataque e isso significa, Bruxelas vai abrir a porta para uma OPA total a PTC, e aí vamos ter dois pontas de lança:Belmiro e Alierta.

Quem vai ganhar o desafio?

Pode demorar mas a PTC está condenada a ser engolida.

Bom trade!

Registado: 2/1/2010 15:38

por Elias » 1/7/2010 1:44

mais_um Escreveu:Pois, como é obvio não sei! :lol: :lol: :lol:

aprecio a franqueza :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 1/7/2010 1:44

Elias Escreveu:
patacas Escreveu: A figura do PSD é ainda mais triste: " Somos contra o negócio mas não se devia ter usado a GS " (exactamente o que D.Quixote diria,se um dia, em vez de andar às voltas com moinhos de vento,tivesse pegado no Sancho Pança para combater nos mercados) ou "queremos combater a criminalidade mas nem pensar dar uma pistola a um polícia".

O Miguel Relvas hoje disse isto:
“Nós não teríamos utilizado a ‘golden share’ porque entendemos que não devem existir ‘golden share’ nas empresas”.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=432691

Mas é bom lembrar que quando o PSD foi governo não acabou com a golden share...

Não só não acabou com as GS, como foi o PSD que as implementou, o nosso grande lider patriotico, Cavaco Silva!
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 1/7/2010 1:42

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Para a PT, a venda da participação na Vivo deve ser feita pelo valor necessário para encontrar uma solução que permita a PT manter a mesma perspectiva de crescimento que tinha com a Vivo.

E que valor é esse?

(nota: não te criticarei se não souberes responder, porque provavelmente ninguém sabe 8-) )

Pois, como é obvio não sei! :lol: :lol: :lol:

por Elias » 1/7/2010 1:39

patacas Escreveu: A figura do PSD é ainda mais triste: " Somos contra o negócio mas não se devia ter usado a GS " (exactamente o que D.Quixote diria,se um dia, em vez de andar às voltas com moinhos de vento,tivesse pegado no Sancho Pança para combater nos mercados) ou "queremos combater a criminalidade mas nem pensar dar uma pistola a um polícia".

O Miguel Relvas hoje disse isto:
“Nós não teríamos utilizado a ‘golden share’ porque entendemos que não devem existir ‘golden share’ nas empresas”.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=432691

Mas é bom lembrar que quando o PSD foi governo não acabou com a golden share...

por patacas » 1/7/2010 1:37

Sejamos honestos. A golden share foi usada única e exclusivamente com fins politiqueiros. Entrando na cabeça de José Sócrates: " Eu chumbo isto,o tuga fica feliz porque pelo menos há um gajo que dá porrada nos espannhóis,ok depois Bruxelas chumba,mas eu digo, cá eu fiz o que podia, daí lavo as minhas mãos e os gajos da bolsa levam o dinheiro na mesma e ainda cobro uns 20% de mais-valias. Porra, espelho meu, há alguém mais inteligente do que eu? ".

A figura do PSD é ainda mais triste: " Somos contra o negócio mas não se devia ter usado a GS " (exactamente o que D.Quixote diria,se um dia, em vez de andar às voltas com moinhos de vento,tivesse pegado no Sancho Pança para combater nos mercados) ou "queremos combater a criminalidade mas nem pensar dar uma pistola a um polícia".

O triste disto tudo é que há um denominador comum a quem está ou quer estar na frente do país :total incapacidade ver mais longe do que a ponta do próprio nariz.

Registado: 3/4/2008 11:50

por Elias » 1/7/2010 1:35

mais_um Escreveu:Para a PT, a venda da participação na Vivo deve ser feita pelo valor necessário para encontrar uma solução que permita a PT manter a mesma perspectiva de crescimento que tinha com a Vivo.

E que valor é esse?

(nota: não te criticarei se não souberes responder, porque provavelmente ninguém sabe 8-) )

por mais_um » 1/7/2010 1:20

Elias Escreveu:
The Mechanic Escreveu:Se manteve a Golden Share, foi porque compreende a importancia estratégica desta e de outras empresas para o país .
Ou acreditas sinceramente que a PT vái melhorar se vender a VIVO ?

Deixa-me perguntar-te assim: manterias a tua opinião se a Telefónica oferecesse 10 mil milhões de Euros? E se fossem 13 mil milhões (valor equivalente ao nosso défice)?

Para a PT, a venda da participação na Vivo deve ser feita pelo valor necessário para encontrar uma solução que permita a PT manter a mesma perspectiva de crescimento que tinha com a Vivo.

por Elias » 1/7/2010 1:11

The Mechanic Escreveu:Se manteve a Golden Share, foi porque compreende a importancia estratégica desta e de outras empresas para o país .

Deixa-me perguntar-te assim: manterias a tua opinião se a Telefónica oferecesse 10 mil milhões de Euros? E se fossem 13 mil milhões (valor equivalente ao nosso défice)?

por jrnabolsa » 30/6/2010 23:42

patacas Escreveu:Se Portugal fosse, de facto,um país empreendedor tinha aceite o dinheiro dos espanhois(quase 4% do nosso Pib): 1/3 ía para os accionistas, outro terço para amortizar dívidas e com o terço restante "faziam" uma nova operadora no Brasil para daqui a meia dúzia de anos valer tanto como a que tinham vendido. Hoje como ontem, a estratégia foi preferir não arriscar e perder por poucos.

Completamente de acordo...é à Queirós.cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por patacas » 30/6/2010 23:38

Se Portugal fosse, de facto,um país empreendedor tinha aceite o dinheiro dos espanhois(quase 4% do nosso Pib): 1/3 ía para os accionistas, outro terço para amortizar dívidas e com o terço restante "faziam" uma nova operadora no Brasil para daqui a meia dúzia de anos valer tanto como a que tinham vendido. Hoje como ontem, a estratégia foi preferir não arriscar e perder por poucos.

Registado: 3/4/2008 11:50

por The Mechanic » 30/6/2010 23:18

Mapaman
isso é tudo muito bonito,mas é se o especulador valorizar o quadro ao investidor.

Tens razão . A VIVO não vái crescer . A Telefonica e a PT lutam por ela por carolice. Aquilo dos lucros era a brincar .

HU
The Mechanic descarta então a possibilidade de a gestão da PT ser capaz de criar valor para a própria empresa a partir do encaixe de 7,15 mil milhões de Euros. Vai então gastar a "massa" em devaneios consumistas. Pois os 7,15 mil milhões investidos convenientemente podem substituir por muitos e largos anos os dividendos que a PT recebe ( e vai receber) da Vivo.

Não descarto nada ! Nem acho que a guita vái toda pra Consumismo . Mas que já há muita gente a pedir a distribuição de parte desse dinheiro, que haveria de vir, há.Zeinal Bava é dos melhores gestores nacionais e disso, ninguem parece ter duvida . Obviamente que, se ocorrer, eles procurarão dar o melhor destino e procurar alternativas de investimento, para criar valor . Mas o próprio Zeinal já disse que vender a Vivo será cortar as pernas à PT .É por ali que a empresa pode crescer e eles sabem-no ! Não tenho duvidas que vão criar valor com esse dinheiro, mas não tenho duvidas, tal como o CEO parece não ter, que VIVO , só há uma e não haverá uma oportunidade de crescimento como esta .

Elias
Deixa-me só perguntar-te isto: és favorável a uma eventual nacionalização da PT, a bem do interesse nacional?

Não inventes, Elias , que eu não disse nada de re-nacionalizar empresas. Estás a por uma hipotese que não se põe .Aliás, se a PT foi privatizada, foi porque o Estado entendeu que ( alem de precisar do guito, hehehe )havia Mercado para ela e que a empresa precisaria de estar no Mercado para se finaciar e que provavelmente , teria de ficar na mão de privados para evoluir. Se manteve a Golden Share, foi porque compreende a importancia estratégica desta e de outras empresas para o país .

Noutros paises, como aqui foi falado, os Governos interviram , não atravez de GS, mas de outros mecanismos quando se tratou de defender empresas estratégicas para esses paises .

Eu não defendo aqui que é certo ou errado venderem . Eles não me ouvem ! O Zeinal não atende os meus telefonemas e o da Telefonica finge não me conhecer ...
Mas como não-investidor / especulador neste processo , entendo que para a PT , é melhor manterem a Cana de Pesca do que encherem o barco de Sardinha à borla em troca da mesma .

Um abraço ,

The Mechanic

Ps - cbslbstr ! Mas tu foste contar as 551 palavras do que eu escrevi !?!?!...ganda maluco ! :) :wink:
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por pedro200 » 30/6/2010 23:10

alexandre7ias Escreveu::mrgreen: lol isto só aconteceu porque existem muitos tachos na PT....Mas um dia isso acaba...nada dura para sempre.

É óbvio que isto é uma questão de tachos... tens toda a razão...

mas brevemente isto deve acabar...a Telefónica não vai ficar parada.... e vão voltar à carga .... desta vez para comprar a totalidade do capital da PT!

Registado: 1/9/2009 10:52

por cbslbstr » 30/6/2010 22:47

mapaman Escreveu:
cbslbstr Escreveu:
(...)
... Um abraço ,

Concordo com as 551 palavras e correspondente pontuação que o The Mechanic escreveu :wink:

Boa análise... as usual.

E se fôr nacionalizada a bem do povo brasileiro,na defesa contra o capital estrangeiro?

Bem, o The Mechanic não escreveu que o "gajo do Picasso" era especulador 8-) A questão não está no gajo, está no valor intrinseco do quadro e na probabilidade norme deste continuar a valorizar-se bastante.
OK, nada garante que a empresa não venha ser nacionalizada, não haja uma revolução, whatever. Mas, actualmente, se há consenso é no potencial de crescimento do Brasil. Revoluções e nacionalizações só se os caras não ganharem o Mundial 8-)

E, como o Mech escreveu, VIVO's não há muitas. Para mim, essa é a questão. Se fosse fácil a PT arranjar investimentos alternativos e onde aplicar os 7,15, o Bava já tinha dado utilizado isso nos jogos de influência.

Já agora, o HU refere a possibilidade de a gestão da PT ser capaz de criar valor para a própria empresa a partir do encaixe de 7,15 mil milhões de Euros. Como escrevi num outro tópico: seria curioso ver a posição do BES e outros, se nenhuma percentagem do encaixe financeiro fosse canalizado para a distribuição de dividendos extra ou reforço dos dividendos anuais.

Não há verdades absolutas neste processo que ainda vai no adro. Vai ter que ser resolvido, é impossível a PT e Telefonica continuarem juntas, já foram facadas a mais.

O mais provavel é a PT voltar a ficar reduzida a um ambito exclusivamente nacional (Africa pouco vale), o que vai voltar a relevar a questão da Zon e da Sonaecom. Não há espaço para 3 players nacionais, vão definhar gradualmente (vejam a zon desde o spin-off da PT: é a morte lenta, uma autentica noiva a ressonar no altar, à espera de alguém que pegue nela).

Com os dados actuais, concordo 100% com o The Mech.

Registado: 19/2/2007 21:50

por alexandre7ias » 30/6/2010 22:41

:mrgreen: lol isto só aconteceu porque existem muitos tachos na PT....Mas um dia isso acaba...nada dura para sempre.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Marco Martins » 30/6/2010 22:30

The Mechanic Escreveu:Independentemente da " questão nacional" ( que , valha-nos Deus,é uma vergonha ...mas não o é para Espanhas e Franças , como já aqui e muito bem apontaram ), podemos olhar pelo prisma do Investidor e do Especulador .

Os Especuladores , como muitos do que aqui estão e muitos dos "grandes", como alguem escreveu , estão-se bem a lixar para se a PT vái crescer , se vái manter dimensão internacional ou vái passar a limitar-se à sua dimensão caseira .Estes querem é lucro sobre as suas operações de Bolsa .Se a PT vender a VIVO e distribuir mais-valias ,é mais que entra ! Nesta optica, o Estado estar com GS ... é uma chatice .
E não tem mal ser Especulador ! A maior parte, se não todos , especulamos a maior parte do tempo .

O Investidor , o tal que se preocupa com a evolução da empresa a longo prazo e não liga a AT`s e quejandos , tambem não se chateia muito. Entra-lhe agora ( se a VIVO for vendida ) uma batelada no Bolso e depois o que faz? Tem uma data de acções de uma empresa que , de repente, perdeu a grande opção estratégica de crescimento e evolução . Tem na mão acções de uma empresa que irá estagnar ou perder grande parte de uma oportunidade que poderá não voltar a ter ( sim,claro, devem haver "VIVO`s" por aí aos pontapés , a dar sopa à espera do dinheiro que a Telefonica irá injectar na PT !) . De uma empresa que tem 55 milhões de clientes e um Mercado em aberto pra evoluir, passa para uma que tem 4 milhões e onde não haverá evolução ( numeros por alto ) !Que faz ?! Vende ! Perde o interesse de Investimento e vende ! Resultado , se calhar daqui a um ano , teremos a PT com a sua cotação nos 3 Euros ou menos, pois será então esse o seu valor de Mercado .

O Investidor sái ; o Especulador não lhe interessa se a cotação está a 3 ou a 8 , que a oportunidade de compra e vende mantem-se . Perde a PT , que perde dimensão e a sua ( talvez ) grande oportunidade . Perde o país , que vê mais uma empresa sua perder valor .

Resumindo, as empresas de valor, que geram lucro poderão ser então todas vendidas . Porque noutros paises , existirá sempre uma empresa interessada num bom negocio e nós não temos tamanho, não temos escala para nos opor . Venda-se a EDP , a GALP , a CGD ...fiquemos com a RTP, CP , TAP e outras que ninguem quer . Depois, quando tivermos só empresas que dão prejuizo e o Sol...deitemo-nos à sombra , amaldiçoemos o Estado por não ajudar as empresas à beira da falencia e estendamos a mão . Pode ser que cáia alguma coisa...

Isto é como ter um Quadro de Picasso na mão ( porque não há aí muitas Vivos à venda ). Vale 1000 . Vem um gajo e oferece-nos 1500 .50% acima !!! A gente vende . Daqui a 5 anos ,o carro que comprámos,já não vale nada . As férias que gozámos foram boas . A casa que comprámos vale o mesmo ou pouco mais . Temos ainda 300 . o gajo do Picasso, tem agora algo que vale 2500 . Quem vendeu e comprou bem !?

Um abraço ,

The Mechanic

É verdade que o dinheiro vivo na mão se gasta e que o quadro na parede se mantém e valoriza, mas temos de ter em conta que não é a PT que está a ser vendida, mas apenas uma parte.
Temos de ter em conta que a PT é constituída na sua maioria por capital privado.
Temos de ter em conta que quem investe tem como objectivo um retorno do seu investimento, pois é esse o conceito de uma mercado livre.

Temos ainda de ter em conta que a PT sempre foi dominante em Portugal e que outras empresas nacionais têm dificuldade em competir, seja no fixo, seja no móvel, face à diferença de tamanho entre as empresas.

Maior concorrência, significa melhores serviços para os clientes.

HU Escreveu:The Mechanic descarta então a possibilidade de a gestão da PT ser capaz de criar valor para a própria empresa a partir do encaixe de 7,15 mil milhões de Euros. Vai então gastar a "massa" em devaneios consumistas. Pois os 7,15 mil milhões investidos convenientemente podem substituir por muitos e largos anos os dividendos que a PT recebe ( e vai receber) da Vivo. :?

Não acredito que a PT crie grande valor com a venda, pois existem compromissos e juros que terá de abater para se manter com uma dívida controlada face ao seu tamanho.

Será normal os accionistas também quererem uma parte de todo o seu investimento.

Qualquer novo investimento que a PT faça terá sempre um risco associado, pois apesar das telecomunicações darem muito dinheiro, também não são sementes que nascem em qualquer lado :)

Acredito que só após regularizar as contas, re-estruturar a empresa, re-orientar os projectos e objectivos é que a PT conseguirá avançar para um projecto que seja pelo menos 1/4 do que é a Vivo actualmente. E isso ainda irá demorar o seu tempo.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 30/6/2010 22:07

Um abraço ,

The Mechanic

The Mechanic,

Deixa-me só perguntar-te isto: és favorável a uma eventual nacionalização da PT, a bem do interesse nacional?

1 abraço,
Elias

por Laribau » 30/6/2010 22:07

The Mechanic descarta então a possibilidade de a gestão da PT ser capaz de criar valor para a própria empresa a partir do encaixe de 7,15 mil milhões de Euros. Vai então gastar a "massa" em devaneios consumistas. Pois os 7,15 mil milhões investidos convenientemente podem substituir por muitos e largos anos os dividendos que a PT recebe ( e vai receber) da Vivo. :?

Registado: 29/11/2007 3:40

por Marco Martins » 30/6/2010 22:02

mapaman Escreveu:
cbslbstr Escreveu:
(...)
... Um abraço ,

Boa análise... as usual.

Isso tinha piada :)

Registado: 7/4/2007 17:13

por mapaman » 30/6/2010 21:59

cbslbstr Escreveu:
(...)
... Um abraço ,

Boa análise... as usual.

"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, caldeirum, Google [Bot] e 122 visitantes