Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deputadas do PS propõem eliminar quatro feriados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 20/6/2010 18:42

AutoMech Escreveu:A Páscoa (irreleante porque é Domingo) e o Natal é por natureza um dia em que a generalidade das familias ainda se junta.

Certo, mas a Páscoa é um feriado móvel cuja data é determinada pela Lua Cheia. Dizes bem, as famílias juntam-se na Páscoa, independentemente da data em que ela ocorra. Por isso o facto de o feriado ser móvel não deve ser impedimento.

AutoMech Escreveu:Embora o nascimento de Cristo possa ser celebrado noutra ocasião, há algo mais do que isso, nomeadamente os enormes flxos de pessoas entre paises.

Certo, mas não tornemos essa data um dogma. Os cristão ortodoxos, que nunca adoptaram o calendário gregoriano, celebram-no 13 dias mais tarde, a 7 de Janeiro.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 20/6/2010 18:38

MarcoAntonio Escreveu:Eu não sei onde foste buscar essa ideia, mas não é verdade...

Aqui ficam as referências para sustentar asminhas afirmações do post anterior:

1. O privado não dá pontes
Embora garantindo que a Central Sindical não tem “uma atitude fechada”, o seu líder, Carvalho da Silva, lembra que “a esmagadora maioria dos trabalhadores do sector privado que faz ponte negoceia no início do ano essas pontes em tempo de férias”. O privado “não dá” fins-de-semana alargados aproveitando um feriado à quinta-feira ou à terça-feira e, “quando há uma possibilidade de ponte, não significa que todos os trabalhadores a façam”. (Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1597252)

2. O Estado dá tolerância de ponto junto a feriados.

Exemplo para uma terça-feira:

O Governo concedeu tolerância de ponto aos funcionários públicos no próximo dia 26, em virtude do período natalício, refere um despacho do primeiro-ministro. (Fonte: http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/fun ... 26_1280127)

por MarcoAntonio » 20/6/2010 18:37

AutoMech Escreveu:Dada a natureza do feriado é o único que não flexibilizaria.

Bem, o dia de Ano Novo também não. Esse, juntamente com o Natal e o dia de 1 de Maio são quase feriados mundiais, são feriados internacionais praticados na mesma data em muitos países. Eu ficaria por esses como fixo...

Dos outros, uns só existem em determinados países. Outros já são móveis por natureza em todos (ou noutros casos ainda, em vários países).

Alguém referiu acima que os feriados não eram a causa de todos os problemas do país. Claro que não. São apenas uma das (muitas) coisas que há para corrigir para mudar a atitude dos portugueses. É preciso começar por algum lado, claro que sempre que se tenta alguma coisa, aparece logo uma enorme oposição e criam-se pseudo-obstáculos...

Aliás, qual é o problema de testar uma alteração destas e estudar o resultado ao longo de alguns anos?

Se se vier a confirmar que não tem impacto pode-se voltar atrás, quantas alterações temporárias destas não se fazem a título experimental?

Contudo os portugueses são muito "agarrados" ao seu modo de vida, não gostam que lhes mexam em nada, apontam inúmeros problemas no país mas na hora de mudar alguma coisa, de uma forma geral só aceitam as mudanças que não interfiram directamente com eles e com o seu modo de vida, tornando muito difícil qualquer reforma que nos tire do buraco em que nos metemos...

Há muito mais para resolver/melhorar para lá dos feriados, efectivamente. O que não impede que se actue ou experimente aí outros modelos.

Já agora, já há países em que os feriados são na maioria móveis. Alguns exemplos: Dinamarca, Finlândia, Noruega, etc.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/6/2010 18:39, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tonirai » 20/6/2010 18:30

Elias Escreveu:Quem faz pontes são os funcionários públicos com a bênção do PM que dá a tolerância de «ponte». No sector privado tem de se usar férias.

Como já escrevi anteriormente, sou totalmente contra a proposta de eliminação de feriados sem que primeiro sejam erradicadas as tolerâncias de «ponte».

Sim Elias, sei disso, e estou de acordo contigo... elimine-se primeiro as pontes, e quem quiser que use férias!

Elias Escreveu:Já agora em toda esta discussão dos feriados e da produtividade é bom recordar um aspecto que ninguém menciona: os senhores deputados não trabalham à segunda-feira, nesse dia não há actividades parlamentares, ou seja, todos os senhores deputados têm fins-de-semana de três dias todas as semanas.

AutoMech Escreveu:Todos acabamos por sofrer também com a falta de produtividade nas empresas privadas.

Estes dias tenho pensado um pouco mais nisso, pois passei a semana no sul da Alemanha, em trabalho, numa pequena empresa de produção de máquinas;

Ora tendo a noção que a Alemanha é o "motor" económico/produtivo da Europa, fiquei admirado com o facto de terem insistido em acabar o trabalho mais cedo (não a fábrica toda, claro, mas sim os 3 ou 4 directamente envolvidos no projecto que fui acompanhar) para podermos ir ver o Portugal-Costa do Marfim;
Fiquei admirado de toda a fábrica ter adiado a hora de almoço (normalmente às 12h), para almoçarem todos às 13h30 e verem todo o Alemanha-Sérvia (quase 2h no total);
Admirei-me também quando voltámos à fábrica e não havia ninguém, e me informaram que na Alemanha, à 6ª-feira à tarde já não se trabalha (fins-de-semana de 2 dias e meio)...

Sei que apenas tive acesso a uma "amostra" do tecido empresarial, mas não deixa de ser curioso.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Automech » 20/6/2010 18:28

Elias Escreveu:Para mim faz sentido tornar os feriados móveis, incluindo o Natal (objectivamente não há motivo para abrir uma excepção).

Dada a natureza do feriado é o único que não flexibilizaria.

Simplisticamente façamos a divisão dos feriados em religiosos e comemorações de efemérides.

As efemérides têm um simbolismo que pode ser sentida ou vivida noutro dia (25 de Abril, dia do trabalhador, dia de Portugal, dia de finados, etc.).

Os religiosos, por seu lado, estão habitualmente associados a datas relacionadas com o Cristianismo.

A Páscoa (irreleante porque é Domingo) e o Natal é por natureza um dia em que a generalidade das familias ainda se junta. Ao passo que deverão ser infimas as familias que se juntam para comemorar, por exemplo, o Corpo de Cristo, que este ano se comemorou a 3 de Junho.

Sendo o Natal um feriado familiar, celebrado com muita intensidade em todo o mundo católico e que leva à deslocação entre paises de muitas centenas de milhares de pessoas, eu penso que não se deveria mexer neste feriado.

Não vejo problema se o Corpo de Cristo cá fosse num dia diferente de França (se é que eles o celebram), mas já penso que seria dificil que parte dos paises católicos movessem o Natal e outra parte não o movessem.

Embora o nascimento de Cristo possa ser celebrado noutra ocasião, há algo mais do que isso, nomeadamente os enormes flxos de pessoas entre paises.

É por isso o único feriado do ano em que não tocaria.

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 20/6/2010 18:21

Elias Escreveu:Pontes é "tirar o dia" sem fazer férias. Que éo acontece amiúde na função pública.

Eu não sei onde foste buscar essa ideia, mas não é verdade...

Quem quer fazer ponte tem de utilizar dias de férias. Existem algumas poucas tolerâncias de ponto sim, com as quais eu pessoalmente não concordo (mas que também não são totalmente inexistentes no privado). Quanto às pontes, tanto se praticam no estado como no privado com recurso a dias de férias. O país quase que para em determinadas pontes (o que é notório até ao nível do transito às horas de ponta nesses dias, uma questão que ultrapassa em muito os "funcionarios publicos").

Aliás, trabalhar para o Estado actualmente é quase o oposto do que as pessoas por aí afirmam, eu por exemplo conheço um caso bem próximo que tem de trabalhar obrigatoriamente ao fim de semana quando é escalado para isso, fora do horário normal. Não recebe horas extras nem sequer recebe um valor especial. Essas horas trabalhadas ao fim de semana são trocadas por folgas que são creditadas e que não se podem tirar num dia qualquer, é quando deixarem. Os trabalhadores nessa situação andam com créditos de folgas, a gozar num dia qualquer que há-de chegar.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 20/6/2010 18:18

AutoMech Escreveu:Não está escrito mas é extremamente dificil de combater. As pessoas têm direito a férias e aproveitam para utilizar alguns desses dias de férias nas pontes (e penso que é um comportamente legítimo e normal).

Isso não são pontes. São férias.

Pontes é "tirar o dia" sem fazer férias. Que éo acontece amiúde na função pública.

Mas o verdadeiro problema nem sequer é esse na minha opinião. O problema é não haver instruções para assegurar os serviços necessários. Ou seja, ligas para um sítio e ouves "ah fulano hoje não está, só na segunda-feira", deverias ouvir "olhe fulano hoje não está por isso sou eu que trato dos assuntos dele". Isto é, deveria haver instruções claras em todos os serviços públicos para que alguém só poderia tirar o dia se a sua função fosse assegurado por um colega. Se calhar essas indicações até existem, mas nem sempre funcionam...

por Automech » 20/6/2010 18:11

tonirai Escreveu:Porque... onde é que está escrito que um feriado à 5ª ou à 3ª tem obrigatoriamente que ter uma ponte?

Muitas pessoas trabalham ao fim-de-semana e têm folga em dias semanais, algumas delas isoladas... não vejo porque um ou outro feriado "solto" na semana (sem ponte) tivesse que ser um drama.

Não está escrito mas é extremamente dificil de combater. As pessoas têm direito a férias e aproveitam para utilizar alguns desses dias de férias nas pontes (e penso que é um comportamente legítimo e normal).

A não ser que houvesse uma proibição para tal acontecer, haverá sempre um número significativo de pessoas a marcar férias nesses dias de pontes.

Ora, isto causa transtornos a quem está a trabalhar nesses dias. Só quem nunca tenha trabalhado é que nunca sentiu o que é a dificuldade de contactar alguém nesses dias.

Há inclusivamente algumas pontes em que parece que somos os únicos a trabalhar. Liga-se para a agência e não está o gestor de conta. Liga-se para a gráfica e não está ninguém. Vai-se aos correios e é uma fila enorme porque só está um funcionário. Etc Etc Etc

Embora possa haver outras coisas que possamos fazer se estivermos a trabalhar numa ponte, há inevitavelmente projectos que acabam por parar um dia (por muito planeamento anterior que tenha havido). Isso acarreta pequenas perdas de produtividade que, se forem somadas enquanto economia global, são importantes.

Acho, por isso, um tema suficientemente importante para que se legisle sobre ele e, já agora, tanto se me dá comemorar o 25 de Abril no dia 25 ou no dia 27 ou o dia de Portugal no 10 de Junho ou a 12 de Junho, desde que isso leve a estas pequenas subidas de produtividade.

Mas claro que concordo com alguns dos paricpante neste tópico. Não é isto, nem por sombras, que vai fazer disparar o PIB. Mas que tem relevancia suficiente, tem.

por Elias » 20/6/2010 17:52

AutoMech Escreveu:Muitos desses cabeças de listas são inclusivamente eleitos por distritos com os quais nem sequer têm qualquer afinidade.

Seria bom publicar quantas segundas feiras do ano foi o Paulo Portas a Aveiro ou recebeu pessoas e entidades de Aveiro na AR. Refiro o Paulo Portas porque sei de cabeça que foi eleito por Aveiro, mas poderia referir qualquer um dos outros 200 e tal deputados.

Exacto, há inúmeros casos desses.

Entre os mais conhecidos pode-se referir:

António José Seguro (PS) - eleito por Braga
o único contacto registado na região (com Escolas) foi a 11 de Janeiro!
http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Pag ... px?BID=155

Carlos Costa Neves (PSD) - eleito por Castelo Branco - mas é açoriano e mora nos Açores e até é vice-presidente do jornal Açoriano Oriental!
http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/194789
As duas deslocações que teve foi a Barcelos e Vila do Conde (?!?) - então e os que o elegeram não têm direito a uma visitinha??

Francisco Assis (PS) - natural de Amarante (distrito do Porto), o líder parlamentar foi eleito pela... Guarda. No site do parlamento e nas notícias publicadas não consta que o senhor deputado alguma vez lá tenha voltado depois das eleições. Há blogs que escrevem sobre isso, por exemplo aqui: http://anabelapmatias.blogspot.com/2009 ... jenta.html

Miguel Macedo (PSD) - o líder parlamentar do PSD foi eleito por Braga. Agora digam lá: sou eu que ando a dormir ou o senhor deputado ainda não se dignou contactar com os eleitores que o elegeram? Pois, compreende-se, Braga é um bocadinho longe... Ah, espera, nada de conclusões precipitadas: consultando a ficha do senhor deputado http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Pag ... px?BID=123 no dia 4 vejo que no dia 4 de Janeiro foi visitar uma escola. Bravo senhor deputado.
Mas... espera lá... 4 de Janeiro era segunda-feira. O dia 1 de Janeiro, feriado de ano novo era sexta-feira. Então o senhor deputado foi passar o fim-de-ano à terra e depois aproveitou e fez um fim-de-semana prolongado. Só foi pena nunca mais lá ter posto os pés... (mas ir a Braga todas as semanas era uma maçada...)

por PJBM2 » 20/6/2010 17:50

Essa discussão em torno dos feriados é infrutífera. Como se os feriados fossem uma das causas dos problemas deste país.

A falta de produtividade deste país não está ligada ao facto dos portugueses trabalharem pouco, mas sim ao facto de trabalharem mal!

Claro que é muito mais fácil para os políticos adoptar medidas para os portuguese trabalharem mais. A questão é que não vai resolver o problema da competitividade (principal problema).

Porque adoptar medidas para pôr os portugueses a trabalhar melhor é muito mais difícil e aí os políticos não têm ideias.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por Automech » 20/6/2010 17:40

Marco Martins Escreveu:Com os privados, posso bem com a falta de produtividade pois não desconto para eles, mas com os públicos a questão é diferente pois todos nós descontamos para os organismos públicos.

Todos acabamos por sofrer também com a falta de produtividade nas empresas privadas. Se a Vodafone, a TMN e a Optimus forem improdutivas isso vai-se reflectir em serviços mais caros para todos e em menores lucros, logo menos impostos para o estado.

Se uma empresa falir porque não conseguiu ser produtiva, não só se acaba uma fonte de receitas (IRC e IRS dos trabalhadores), como ainda por cima passam os seus funcionários a carregar o estado ao receberem, por exemplo, o subsidio de desemprego. E sofre também a economia que gravitava ao redor dessas pessoas (o sitio onde faziam compras, os restaurantes que frequentavam, etc.).

É fácil distanciarmo-nos mais dos privados e exigirmos mais ao sector publico, mas a falta de produtividade, publica ou privada, é um flagelo que nos afecta a todos.

por Automech » 20/6/2010 17:24

Elias Escreveu:Teoricamente a segunda-feira é o dia de contacto com os eleitores

Não sabia. Isto é tanto mais anedótico quanto nós sabemos que no sistema eleitoral Português os eleitores votam nos partidos e não no cabeças de listas dos seus distritos.

Muitos desses cabeças de listas são inclusivamente eleitos por distritos com os quais nem sequer têm qualquer afinidade.

Seria bom publicar quantas segundas feiras do ano foi o Paulo Portas a Aveiro ou recebeu pessoas e entidades de Aveiro na AR. Refiro o Paulo Portas porque sei de cabeça que foi eleito por Aveiro, mas poderia referir qualquer um dos outros 200 e tal deputados.

por logout » 20/6/2010 16:16

.
Editado pela última vez por logout em 21/11/2022 19:36, num total de 1 vez.

Registado: 22/10/2008 1:10

por Elias » 20/6/2010 15:29

Já agora em toda esta discussão dos feriados e da produtividade é bom recordar um aspecto que ninguém menciona: os senhores deputados não trabalham à segunda-feira, nesse dia não há actividades parlamentares, ou seja, todos os senhores deputados têm fins-de-semana de três dias todas as semanas.

Teoricamente a segunda-feira é o dia de contacto com os eleitores, na prática parece-me que essas iniciativas são pontuais e discretas, pois raramente se ouve falar delas. E como a palavra dos deputados faz fé, ninguém é obrigado a comprovar nada.

Se não acreditam nisto, vejam esta notícia.

Sobre este assunto já muito se escreveu em blogs, como por exemplo aqui.

Em suma, já que se fala de reduzir as pontes e os feriados, que tal legislar no sentido de os deputados passarem a ter 5 dias de trabalho efectivo?

por tugatuga11 » 20/6/2010 15:17

tonirai Escreveu:Acho que talvez se pudesse "flexibilizar" a coisa...
Passar a ter alguns feriados móveis (sempre à 6ª ou 2ª), e eventualmente manter alguns fixos, mas sem ponte.

Porque... onde é que está escrito que um feriado à 5ª ou à 3ª tem obrigatoriamente que ter uma ponte?

Muitas pessoas trabalham ao fim-de-semana e têm folga em dias semanais, algumas delas isoladas... não vejo porque um ou outro feriado "solto" na semana (sem ponte) tivesse que ser um drama.

:clap: :clap:

Registado: 27/4/2009 19:07

por logout » 20/6/2010 15:17

.
Editado pela última vez por logout em 21/11/2022 19:36, num total de 1 vez.

Registado: 22/10/2008 1:10

por Marco Martins » 20/6/2010 14:57

canguru Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:Passem os feriados para o DOBRO, e INIBAM fóruns, twitters e blogs nos computadores dos empregos, bem como envio de mensagens de mail para endereços de gmail e outros do género

Nem mais, Small.

Eu acho piada aos tipos que vêm para aqui atulhar o fórum com mensagens (e gráficos todos 'trabalhados') no período 9-19h, a falar na falta de produtividade do país e que a culpa de tudo e mais alguma coisa é dos políticos.

É que me parto mesmo a rir.

Se vires a diferença da quantidade de posts durante o dia e os que apenas aparecem ao fim do dia ou ao fim de semana, se calhar apercebes-te que o pessoal está a trabalhar a essas horas.

Mas concordo que a política não está directamente relacionada com a falta de produtividade, mas em contrapartida, muitos dos organismos geridos pelo estado e protegidos politicamente têm falta de produtividade.

Com os privados, posso bem com a falta de produtividade pois não desconto para eles, mas com os públicos a questão é diferente pois todos nós descontamos para os organismos públicos.

Em relação aos acessos à internet, concordo que hájam limites nos acessos. Os trabalhadores alegam que é uma questão de liberdade; a protecção de dados alega que a empresa não pode controlar aquilo que o funcionário acede; pergunto: será que alguém vai ler o jornal para o seu posto durante o horário de trabalho?

Registado: 7/4/2007 17:13

por Elias » 20/6/2010 14:50

tonirai Escreveu:Acho que talvez se pudesse "flexibilizar" a coisa...
Passar a ter alguns feriados móveis (sempre à 6ª ou 2ª)

Para mim faz sentido tornar os feriados móveis, incluindo o Natal (objectivamente não há motivo para abrir uma excepção).

tonirai Escreveu:, e eventualmente manter alguns fixos, mas sem ponte. Porque... onde é que está escrito que um feriado à 5ª ou à 3ª tem obrigatoriamente que ter uma ponte?

Quem faz pontes são os funcionários públicos com a bênção do PM que dá a tolerância de «ponte». No sector privado tem de se usar férias.

Como já escrevi anteriormente, sou totalmente contra a proposta de eliminação de feriados sem que primeiro sejam erradicadas as tolerâncias de «ponte».

por tonirai » 20/6/2010 12:58

Acho que talvez se pudesse "flexibilizar" a coisa...
Passar a ter alguns feriados móveis (sempre à 6ª ou 2ª), e eventualmente manter alguns fixos, mas sem ponte.

Porque... onde é que está escrito que um feriado à 5ª ou à 3ª tem obrigatoriamente que ter uma ponte?

canguru Escreveu:Nem mais, Small.

Eu acho piada aos tipos que vêm para aqui atulhar o fórum com mensagens (e gráficos todos 'trabalhados') no período 9-19h, a falar na falta de produtividade do país e que a culpa de tudo e mais alguma coisa é dos políticos.

Canguru, talvez assim não seja, mas quero acreditar que aqueles que participam activa e constantemente nesse horário o fazem por ser essa a sua vida e a sua actividade, ou seja não tenham um emprego (convencional).

Registado: 19/4/2007 18:26

por canguru » 20/6/2010 12:31

SMALL1969 Escreveu:Passem os feriados para o DOBRO, e INIBAM fóruns, twitters e blogs nos computadores dos empregos, bem como envio de mensagens de mail para endereços de gmail e outros do género

Nem mais, Small.

Registado: 6/4/2008 22:41

por MarcoAntonio » 19/6/2010 21:47

Já existem feriados móveis e o pessoal comemora-os, nunca descortinei qualquer problema.

Tecnicamente o feriado até se chama Dia da Liberdade (isto para quem está preocupado com os formalismos).

Não percebo porque é que as pessoas se prendem tanto com formalismos, estava eu convencido que o importante era o sentido, o significado.
Imagem

Administrador Fórum

por tugatuga11 » 19/6/2010 21:34

MarcoAntonio Escreveu:Comemorando.

Ou provoca algum ataque cardíaco à malta?

O que eu não tou a ver é onde está o obstáculo...

Comemorando? Claro que sim! :roll:
Ataque cardiaco? Claro que não! :wink:
Onde está o obstáculo? Nem contava com outra resposta. Um pouco insensivel não? :shock:

p.s- fico-me por aqui ok? Já fui muito explicito! :)

Registado: 27/4/2009 19:07

por MarcoAntonio » 19/6/2010 21:29

O ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes manifestou hoje muitas dúvidas quanto à proposta do PS de passar os feriados para as segundas e sextas-feiras, afirmando não perceber como se comemora o 25 de Abril no dia 27.

Comemorando.

Ou provoca algum ataque cardíaco à malta?

O que eu não tou a ver é onde está o obstáculo...

"Do ponto de vista de pseudo-ganhos percebe-se, mas há um ponto de vista que não consigo perceber, que é o 25 de Abril ser comemorado no dia 27", afirma Ernâni Lopes lançando a sua estranheza: "Não tenho tabuada que chegue para dizer que 25 e 27 é a mesma coisa, não sei o que significa celebrar um feriado num dia diferente. Ou se celebra ou não se celebra", disse.

O calendário é quase um formalismo...

A Terra não está na mesma posição no Universo nos dias 25 de Abril nem sequer em relação ao Sol, se quisermos ser precisos.

E então se reformulassemos o calendário (como já ocorreu ao longo da História) deixava de se se comemorar tudo, né?

O que é relevante é o sentido das coisas, quer dizer, esta era a minha suposição, mas se calhar não... se calhar o que interessa é polemizar tudo e mais alguma coisa e os formalismos também.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 19/6/2010 21:23

Êrnani Lopes
"Não percebo como se comemora o 25 de Abril no dia 27"
Lusa

O ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes manifestou hoje muitas dúvidas quanto à proposta do PS de passar os feriados para as segundas e sextas-feiras, afirmando não perceber como se comemora o 25 de Abril no dia 27.

O grupo parlamentar do PS anunciou quinta feira que vai avançar com um projecto de resolução para transferir os feriados para as sextas e as segundas feiras, de modo a eliminar pontes, por considerar que isso "tem peso económico".

A proposta apresentada pelas deputadas independentes do PS (do Movimento Humanismo e Democracia), Teresa Venda e Maria do Rosário Carneiro, visa ainda suprimir dois feriados religiosos e dois feriados histórico políticos.

"Já ouvi falar disso várias vezes, essa proposta tem componentes contraditórias, uma é a pseudo justificação dos ganhos de horas de trabalho, e eu tenho algumas dúvidas", afirmou à Lusa o ex-ministro das Finanças no intervalo de uma conferência sobre Economia e Energia, realizada em Lisboa.

O economista reconhece que podem resultar vantagens económicas na medida, mas tem dúvidas quanto à sua exequibilidade: "O que está errado não é o feriado, é o espírito da ponte. Um feriado de 24 horas constitui sempre um dia de trabalho de 24 horas, o problema é transformar 24 horas em 3 dias ou 4..."

"Do ponto de vista de pseudo-ganhos percebe-se, mas há um ponto de vista que não consigo perceber, que é o 25 de Abril ser comemorado no dia 27", afirma Ernâni Lopes lançando a sua estranheza: "Não tenho tabuada que chegue para dizer que 25 e 27 é a mesma coisa, não sei o que significa celebrar um feriado num dia diferente. Ou se celebra ou não se celebra", disse.

por Elias » 19/6/2010 20:32

:mrgreen:
Anexos
feriados.PNG
feriados.PNG (139.19 KiB) Visualizado 4828 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], TheKuby, TTM62 e 185 visitantes