CAC 40
PairOfJacks Escreveu:O conceito de linha vem da teoria de Dow, que só considerava os preços de fecho. Quando a variação destes era muito pequena o que ficava no gráfico assemelhava-se a uma linha horizontal.
Na pratica, e para os nossos gráficos candlestick o que acabamos por ver muitas vezes é mais um rectangulo. Alias, o Murphy diz precisamente 'In more modern terms we might refer to such lateral patterns as "rectangles"' (acerca das linhas de Dow).
Mais à frente, no capítulo dos padrões de continuação diz-se que as variações de volume no rectângulo (volumes das subidas vs. volumes das descidas) podem dar indicação do sentido em que vai ocorrer o breakout. Isto é, volumes mais fortes no rallies supostamente indiciam quebra em alta e vice-versa.
Não é que isto me ajude muito neste caso em concreto, mas fica a teoria
embora irrelevante no caso vertente, isso também é valido para os triângulos (simétricos, claro)
yabadoo Escreveu:Resumindo, atendendo ao elevado volume que ainda se nota, bem como ao spread das velas, diria que o processo de acumulação ainda está para durar.
A questão é esta: Vai acumular para cima ou para baixo?

A verdade é que depois da questão do Dubai já poucos acreditavam que a subida era iminente e zás toca a ir por lá acima com tanta gente à espera de uma correcção para poder entrar longo. E se os big players é que estão a entrar agora? A maior parte dos pequenos investidores ainda estão "acagaçados" por isso ou já não vendem porque não assumem perdas tão grandes ou não compram porque têm medo e as análises técnicas dizem que ainda não é o momento.
Para já não vale a pena ir contra a tendência, mas sexta feira foi claro que o mercado não quis saber de más notícias o que dá que pensar.
rsacramento Escreveu:yabadoo Escreveu:Portanto essa 'line' é um rectangulo fininho, estreito ?
Quanto ao indice estar em acumulação, os volumes nessa fase não deviam ter tendencia para ser baixos (ou melhor, tendencia para não serem altos), ao contrário do que está justamente a acontecer ?
é de facto como que um rectângulo, só que a amplitude da sua variação é muito menor
quanto ao volume não te sei responder
1) Eu concordo que o indice está em acumulação, não tanto pelo comportamento do Twiggs Money Flow, que não conheço, mas pelo comportamento do indice desde meados de maio - fortes quedas que culminam num selling climax a 7 de Maio, seguido de reacção violenta em sentido contrário, teste aos minimos do dia do selling climax, para finalmente começar a acalmar e negociar em range - é,creio eu, padrão tipico da primeira fase dum processo de acumulação.
2)Quanto ao volume, se calhar exprimi-me mal. O que quis dizer é que à medida que o processo avança, necessáriamente o volume tem de ir diminuindo, já que quem acumula não põe no mercado o que tem vindo a acumular, excepto quando a isso é obrigado para os preços não subirem demasiado.
Resumindo, atendendo ao elevado volume que ainda se nota, bem como ao spread das velas, diria que o processo de acumulação ainda está para durar.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
O conceito de linha vem da teoria de Dow, que só considerava os preços de fecho. Quando a variação destes era muito pequena o que ficava no gráfico assemelhava-se a uma linha horizontal.
Na pratica, e para os nossos gráficos candlestick o que acabamos por ver muitas vezes é mais um rectangulo. Alias, o Murphy diz precisamente 'In more modern terms we might refer to such lateral patterns as "rectangles"' (acerca das linhas de Dow).
Mais à frente, no capítulo dos padrões de continuação diz-se que as variações de volume no rectângulo (volumes das subidas vs. volumes das descidas) podem dar indicação do sentido em que vai ocorrer o breakout. Isto é, volumes mais fortes no rallies supostamente indiciam quebra em alta e vice-versa.

PairOfJacks
yabadoo Escreveu:Portanto essa 'line' é um rectangulo fininho, estreito ?
Quanto ao indice estar em acumulação, os volumes nessa fase não deviam ter tendencia para ser baixos (ou melhor, tendencia para não serem altos), ao contrário do que está justamente a acontecer ?
é de facto como que um rectângulo, só que a amplitude da sua variação é muito menor
quanto ao volume não te sei responder
rsacramento Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Espetacular, há quem veja triangulo descendente, triangulo simétrico, retangulo, linhas consistentes, linhas menos consistentes, quem entre longo, quem entre curto...![]()
a recente consolidação já está longa o suficiente para ser catalogada como uma lineA Line in Dow Theory parlance is a sideways movement (as it appears on the charts) in one or both of the Averages, which lasts for 2 or 3 weeks or, sometimes, for as many months, in the course of which prices fluctuate within a range of approximately 5% or less (of their mean figure).
(retirado do Technical analysis of stock trends, de J Magee)
uma rápida consulta ao Twiggs Money Flow diz-me que a coisa está com ares de estar a acumular
uma coisa é certa: o suporte dos 3400 está a funcionar
Portanto essa 'line' é um rectangulo fininho, estreito ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
Sr_SNiper Escreveu:Espetacular, há quem veja triangulo descendente, triangulo simétrico, retangulo, linhas consistentes, linhas menos consistentes, quem entre longo, quem entre curto...![]()
a recente consolidação já está longa o suficiente para ser catalogada como uma line
A Line in Dow Theory parlance is a sideways movement (as it appears on the charts) in one or both of the Averages, which lasts for 2 or 3 weeks or, sometimes, for as many months, in the course of which prices fluctuate within a range of approximately 5% or less (of their mean figure).
(retirado do Technical analysis of stock trends, de J Magee)
uma rápida consulta ao Twiggs Money Flow diz-me que a coisa está com ares de estar a acumular
uma coisa é certa: o suporte dos 3400 está a funcionar
- Anexos
-
- cac line.png (13.6 KiB) Visualizado 10430 vezes
-
- cac semanal 11062010.png (8.94 KiB) Visualizado 10436 vezes
menos é mais
Eu não vejo a coisa como um triangulo, vejo mais um rectangulo
Vejo o cac a negociar num range entre os 3350 e os 3560.
Se esta análise estiver correcta, neste momente está a testar a resistencia, e se calhar dá direito a um short de baixo risco. O que acham ?

Vejo o cac a negociar num range entre os 3350 e os 3560.
Se esta análise estiver correcta, neste momente está a testar a resistencia, e se calhar dá direito a um short de baixo risco. O que acham ?
Elias Escreveu:Olá Sniper,
Dois comentários:
1. A ruptura parece-me pouco consistente, acho que é importante fazer um higher high (acima dos 3600) para confirmar inversão para alta
2. A LTA só tem dois toques e por isso a sua validade é questionável.
1 abraço,
Elias
independentemente de o padrão ser ou não questionável quero chamar a atenção para o seguinte: num padrão bastam dois toques para se ter já uma linha (seja em triângulos, rectângulos, ou por aí fora)

Olá Sniper,
Dois comentários:
1. A ruptura parece-me pouco consistente, acho que é importante fazer um higher high (acima dos 3600) para confirmar inversão para alta
1 abraço,
Elias
Dois comentários:
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Na sequencia do triangulo simétrico faz todo o sentido o rompimento, que até se efectua nos 2/3 e entrar longo
Na sequencia do triangulo descendente, até se pode ver um futuro H&S e a cotação a testar a LTD de modo a entrar curto...
Agradecia opiniões para eu próprio aprender mais sobre estas andanças...
Na sequencia do triangulo descendente, até se pode ver um futuro H&S e a cotação a testar a LTD de modo a entrar curto...
Agradecia opiniões para eu próprio aprender mais sobre estas andanças...
- Anexos
-
- cac.jpg (127.98 KiB) Visualizado 10538 vezes
-
- CAC1.jpg (146 KiB) Visualizado 10533 vezes
Lose your opinion, not your money
Diferenças? Não encontro, acho que nenhum dos dois é um H&S
Os rallies que iniciam na head para serem 'by the book' tinham que ser feitos 'on heavy volume' (Murphy dixit). E os volumes de quebra da neckline também não são convincentes. Ilustro:
(Tu és manhoso, ai e tal não consigo meter volumes no CAC..
)

Os rallies que iniciam na head para serem 'by the book' tinham que ser feitos 'on heavy volume' (Murphy dixit). E os volumes de quebra da neckline também não são convincentes. Ilustro:
(Tu és manhoso, ai e tal não consigo meter volumes no CAC..

- Anexos
-
- cac40_10jun.jpg (282.73 KiB) Visualizado 10698 vezes
PairOfJacks
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 110 visitantes