Discos Pedidos - S&P (8 de Junho)
Depende de que suportes estamos a falar. Para um "daytrader" que define vários suportes de curto prazo, quebras de suporte no "intraday" têm que ser respeitados e considerados. Contudo, quando eu apresento suportes e resistências nas minhas análises, eles são de um prazo superior, com um significado traçado ao longo do tempo, pelo que uma quebra no "intraday" nunca é por mim considerada como quebra. Uma quebra de um suporte ou resistência para mim terá que, pelo menos, ser confirmada em duas sessões e se a quebra for marginal nem isso chegará.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Charles, no vídeo eu falo de suporte entre os 1035 e os 1070 pontos, algo que não foi quebrado nas últimas sessões.
De qualquer das formas, se estivesse a falar de um valor que tivesse sido quebrado "intraday" ou até em apenas uma sessão seria prematuro para tirarmos a conclusão de que teria sido quebrado. Mas nem perto disso esteve,
Um abraço,
Ulisses
Ok, mas diz-me uma coisa técnicamente pode-se definir que houve quebra de um determinado suporte em que circunstância?
Numa sessão em intraday vamos imaginar que o indice vai aos 1030 pontos, técnicamente é considerado uma quebra do suporte, ou existem outras determinantes para que possamos dizer que o suporte foi quebrado?
A par de tudo isto temos sempre de considerar os falsos breaks, não é!
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
charles Escreveu:Ulisses boa tarde, a resistência dos 1060 1050 pontos do S&P500, que falas no video, gostaria de saber quando considerarias que esta foi quebrada técnicamente, eu pergunto isto porque o indice anteontem andou abaixo desses valores, e ontem tambem andou perto dos 1050.
Cumpt
Bom dia, penso que te terá escapado esta pergunta!
ups em cheio estavamos os dois a escrever

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 11/6/2010 12:24, num total de 1 vez.
Cumpt
Charles, no vídeo eu falo de suporte entre os 1035 e os 1070 pontos, algo que não foi quebrado nas últimas sessões.
De qualquer das formas, se estivesse a falar de um valor que tivesse sido quebrado "intraday" ou até em apenas uma sessão seria prematuro para tirarmos a conclusão de que teria sido quebrado. Mas nem perto disso esteve,
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses boa tarde, a resistência dos 1060 1050 pontos do S&P500, que falas no video, gostaria de saber quando considerarias que esta foi quebrada técnicamente, eu pergunto isto porque o indice anteontem andou abaixo desses valores, e ontem tambem andou perto dos 1050.
Cumpt
Cumpt
Cumpt
Ulisses Pereira Escreveu:Há "pair trades" para todos os gostos. Os meus são meramente estatísticos. Se 2 acções têm uma correlação muito forte durante vários anos, criando um sistema com backtestings relevantes podemos negociá-los sempre que se desviarem do rácio normal.
Um dia gravarei um vídeo com alguns exemplos, porque já estou a ter várias questões sobre isso, mas a ideia subjacente é negociar com base na correlação e nos desvios em relação ao rácio normal. (Isto dito de uma forma muito simplista já que há inúmeras variáveis nessa decisão)
Um abraço,
Ulisses
Apesar de ser um rookie e não perceber de AT a AMD é um exemplo de acção que falas.
Um abraço e bons negócios.
Artur Cintra
Artur Cintra
- Registado: 17/7/2006 16:09
Não tinhas uma pergunta mais difícil?
Há muita coisa que advém dos quase 20 anos que levo de mercados e de análise de gráficos, mas naturalmente que um suporte/resistência que muitas vezes se revelaram eficazes em pontos chave do título (sobretudo se espaçados no tempo) tendem a ser mais importantes que os outros.
Um abraço,
Ulisses

Há muita coisa que advém dos quase 20 anos que levo de mercados e de análise de gráficos, mas naturalmente que um suporte/resistência que muitas vezes se revelaram eficazes em pontos chave do título (sobretudo se espaçados no tempo) tendem a ser mais importantes que os outros.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses
A minha questão não está directamente relacionada com o S&P mas com AT.
Quais são os critérios que usas para qualificares os suportes e resistencias que referiste como muito ou pouco fortes ?
A minha questão não está directamente relacionada com o S&P mas com AT.
Quais são os critérios que usas para qualificares os suportes e resistencias que referiste como muito ou pouco fortes ?
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)
- Registado: 5/3/2010 17:06
Há "pair trades" para todos os gostos. Os meus são meramente estatísticos. Se 2 acções têm uma correlação muito forte durante vários anos, criando um sistema com backtestings relevantes podemos negociá-los sempre que se desviarem do rácio normal.
Um dia gravarei um vídeo com alguns exemplos, porque já estou a ter várias questões sobre isso, mas a ideia subjacente é negociar com base na correlação e nos desvios em relação ao rácio normal. (Isto dito de uma forma muito simplista já que há inúmeras variáveis nessa decisão)
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
AutoMech Escreveu:
Só vejo vantagem em meter um segundo activo se quisermos especular na diferente evolução dos 2 indices, mas isso é como se fosse outro trade, que nada tem a ver com a aposta inicial no S&P.
Ora aí está, o que percebi da ideia do Ulisses foi isso mesmo, partindo do principio que o mercado está muito volátil e numa zona de indefinição prefere reduzir os riscos investindo no diferencial de 2 Titulos, mas claro que se reduz o risco o potencial de rentabilidade também será menor.
Imagina dois titulos do mesmo sector, (ex PT - portucel e altri), x e y, quando o mercado na sua globalidade sobe x sobe o dobro de y e quando o mercado desce x desce metade de Y. Agora procura ver os resultados disto tendo uma posição longa em x e curta em Y!
Verifica-se um ganho respectivo às diferenças de volatilidade entre os dois titulos que poderá não ser grande mas para o qual corres muito poucos riscos comparativamente à entrada em apenas um deles, pois nesse caso terás de escolher entre uma posição curta ou longa num titulo que não tem uma tendencia definida.
Mais uma vez penso que é esta a ideia subjacente aos pair trades.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Obrigado pelos gráfico Zé mas ainda assim parece-me ineficiente, senão vejamos.
Temos aqui várias fases:
1a fase -> Longo no S&P
2a fase -> Longo no S&P e curto no Nasdaq
3a fase -> Longo no S&P
Na 1a fase ganhamos com a subida do S&P
Na 2a fase não ganhamos nem perdemos (assumindo correlação perfeita)
Na 3a fase ganhamos com a subida do S&P
Fizemos 3 negócios (compra inicial do S&P, short do Nasdaq e fecho do Nasdaq).
A alternativa era:
1a fase -> Longo no S&P
2a fase -> fecho do S&P na resistência
3a fase -> Longo no S&P mais abaixo (ponto 3 do teu gráfico)
Igualmente 3 negócios, com a vantagem de estarmos a negociar apenas o S&P em que 'acreditamos'.
Só vejo vantagem em meter um segundo activo se quisermos especular na diferente evolução dos 2 indices, mas isso é como se fosse outro trade, que nada tem a ver com a aposta inicial no S&P.
Temos aqui várias fases:
1a fase -> Longo no S&P
2a fase -> Longo no S&P e curto no Nasdaq
3a fase -> Longo no S&P
Na 1a fase ganhamos com a subida do S&P
Na 2a fase não ganhamos nem perdemos (assumindo correlação perfeita)
Na 3a fase ganhamos com a subida do S&P
Fizemos 3 negócios (compra inicial do S&P, short do Nasdaq e fecho do Nasdaq).
A alternativa era:
1a fase -> Longo no S&P
2a fase -> fecho do S&P na resistência
3a fase -> Longo no S&P mais abaixo (ponto 3 do teu gráfico)
Igualmente 3 negócios, com a vantagem de estarmos a negociar apenas o S&P em que 'acreditamos'.
AutoMech Escreveu:mapaman Escreveu:Boas,
Já fiz foi na mesma acção estar longo em acções e curto em cfd´s junto a resistencias ou em época de apresentação de resultados por ex.
Mas isso não é o mesmo que estar a apostar 10 no preto e 4 no vermelho ? Mais vale fazer a aposta de 6 apenas no preto.
Há sempre uma posição dominante, ou não ?
Segue exemplo:

Cumprimentos
PS- Alem de ser uma questao psicológica, o pequeno trade no nas, pode nao valer apena fechar o do sp por uma questao de despesas.
- Anexos
-
- exemplo1.JPG (65.33 KiB) Visualizado 4536 vezes
mapaman Escreveu:Boas,
Já fiz foi na mesma acção estar longo em acções e curto em cfd´s junto a resistencias ou em época de apresentação de resultados por ex.
Mas isso não é o mesmo que estar a apostar 10 no preto e 4 no vermelho ? Mais vale fazer a aposta de 6 apenas no preto.
Há sempre uma posição dominante, ou não ?
Boas,
um pair trade pode tambem ser acção/indice e não forçosamente duas acções.
Um pair trade pode tambem jogar com prazos: longo no prazo maior;curto a curto prazo.
Um exemplo seria longoa medio/longo prazo numa acção com beta baixo e curto no indice a curto prazo,ex: Ren/psi20.
existe muita informação e software para isto á venda,basta procurar.
Como tudo o resto,entrar é fácil,dificil é fechar o(s) trade(s) e meter os stops.
cumps
um pair trade pode tambem ser acção/indice e não forçosamente duas acções.
Um pair trade pode tambem jogar com prazos: longo no prazo maior;curto a curto prazo.
Um exemplo seria longoa medio/longo prazo numa acção com beta baixo e curto no indice a curto prazo,ex: Ren/psi20.
existe muita informação e software para isto á venda,basta procurar.
Como tudo o resto,entrar é fácil,dificil é fechar o(s) trade(s) e meter os stops.
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, a ideia é eliminar o risco do mercado e do sector e negociar apenas a correlação entre os dois títulos.
Neste tipo de pair trades, ao escolhermos duas acções A (longa) e B (curta), assumimos uma posição maior numa delas (aquela que tem o movimento que 'acreditamos') ?
Ou esperamos que uma delas atinja o stop para ficarmos só com a outra ?
No primeiro caso só encaixamos a diferença entre o que uma ganha e o que a outra perde. Não seria mais eficiente apostar apenas numa (na que acreditamos) mas com uma posição mais reduzida, equivalente a essa diferença ?.
Ou alternativamente comprar uma put / call para limitar os stops ?
No segundo caso acabariamos por ficar expostos logo que uma atinja o stop, por isso o risco não seria minimizado, logo penso que não seja o objectivo do pair trade.
Desculpem se isto parece uma pergunta báscia mas estava a ver qual a utilidade de fazer pair trades.
Ulisses Pereira Escreveu:Sim, a ideia é eliminar o risco do mercado e do sector e negociar apenas a correlação entre os dois títulos.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Ulisses Pereira Escreveu:São pair trades, de facto. Quanto ao micro, vou ver se compro um mais potente.
Um abraço,
Ulisses
Boa noite,
Pair trades, vamos ver se percebi...
... é uma forma de estar investido em 2 titulos do mesmo sector em sentidos contrários, certo?
Neste caso um dos trades anularia por completo o outro se ambos os titulos se movessem da mesma forma!
Assim se estou a perceber, consideras um dos titulos mais promissor que o outro e entras longo no 1º e curto no 2º de forma a ganhares com as diferenças de "andamento"? é isso?
Desta forma consegues estar investido reduzindo o risco pois a divergencia dos dois é menor que a volatilidade do mercado.
Gostaria de receber um feedback...
Abraço e bons trades
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Re: boas,
rg7803 Escreveu:gostei muito da analise Ulisses, bastante clara a tua exposição; e honesta acrescento;
tira-me só uma dúvida (ou terei ouvido mal): o que são per-trades?
abraço e boa noite
Penso ser pair trade
http://www.investopedia.com/terms/p/pairstrade.asp
abraço.
- Registado: 28/1/2009 11:53
Este não seria um daqueles casos em que é presferível usar uma escala semi-log no longo prazo?
Vendo o gráfico em semi-log desde 85:
- o crash de 87 fica numa perspectiva mais comparável
- nota-se perfeitamente uma LTA de muito longo prazo desde 75
- essa LTA foi substituída por outra mais acentuada de 95 a 2000 que correspondeu ao boom / bolha tech
- de 2000 a 2002 corrigiu e regressou à LTA "normal"
- em 2008 teve um crash violento com a crise financeira
- desde 2009 recuperou e parece querer voltar ao normal
Tudo isto sugere que dentro de 3 a 5 anos deveria regressar à LTA "natural" o que quer dizer que nesse periodo deverá haver um forte bull market...
Note-se que neste gráfico semi-log a LTA a azul corresponde a uma taxa de crescimento de pouco mais de 10% ao ano.
Vendo o gráfico em semi-log desde 85:
- o crash de 87 fica numa perspectiva mais comparável
- nota-se perfeitamente uma LTA de muito longo prazo desde 75
- essa LTA foi substituída por outra mais acentuada de 95 a 2000 que correspondeu ao boom / bolha tech
- de 2000 a 2002 corrigiu e regressou à LTA "normal"
- em 2008 teve um crash violento com a crise financeira
- desde 2009 recuperou e parece querer voltar ao normal
Tudo isto sugere que dentro de 3 a 5 anos deveria regressar à LTA "natural" o que quer dizer que nesse periodo deverá haver um forte bull market...
Note-se que neste gráfico semi-log a LTA a azul corresponde a uma taxa de crescimento de pouco mais de 10% ao ano.
- Anexos
-
- sp500.PNG (21.17 KiB) Visualizado 5137 vezes
Editado pela última vez por atomez em 11/6/2010 7:02, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, m-m, malakas, MR32, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 189 visitantes