DAX - Tópico Geral
rsacramento Escreveu:a tua antepenúltima vela é totalmente diferente da minha (ou do prt)
já agora deixa-me dizer que estou em crer que foi feito um minor top, ou seja, agora vamos ter uma inversãozinha
razões:
1)o gap pode ser de exaustão
2) a observação dos candles sugere fraqueza, indecisão e até final do rally
3) sobretudo (analisando retrospectivamente) a vela de sexta-feira dá ares de ser uma vela tipo exhauston day, ou coisa que o valha...
Embora estando afastado dos mercados por razões profissionais, após analisar o DAX cheguei a essa mesma conclusão.
Um abraço e obrigado por nos presenteares com as tuas fabulosas análises

Lose your opinion, not your money
a tua antepenúltima vela é totalmente diferente da minha (ou do prt)
já agora deixa-me dizer que estou em crer que foi feito um minor top, ou seja, agora vamos ter uma inversãozinha
razões:
3) sobretudo (analisando retrospectivamente) a vela de sexta-feira dá ares de ser uma vela tipo exhauston day, ou coisa que o valha...
razões:
- Anexos
-
- dax.png (11.42 KiB) Visualizado 12289 vezes
menos é mais
Não se chateiem...
Se quiserem saber a minha opinião, ela está aqui resumida (há uma secção considerável para os pontos).
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59339
Para perceber bem a minha opinião, é preciso ler tudo. Contudo, vale a pena referir que na minha perspectiva há casos de linhas com dois pontos que eu considero suficientemente relevantes e outras com 3 ou mais que considero pouco relevantes (ou pouco fiáveis). Mas como digo, para entender bem a minha posição (que deriva essencialmente da minha experiência) é necessário ler o texto todo.
Já agora, ao longo destes 12 anos algumas nuances na minha metodologia foram mudando com o tempo (cada vez fui utilizando menos indicadores, etc) mas a questão das linhas de tendência é das que menos mudou. Em essência na verdade praticamente nada mudou nos últimos perto de 8~10 anos nessa matéria e ainda fazem parte do meu núcleo duro de ferramentas de AT...
A propósito, há um site brasileiro com uns cursos de AT online que copiou o conteúdo desse meu texto - publicado originalmente primeiro no forum e depois no Caldeirão pré-Negócios e transferido entretanto para o Forum de novo em secção própria após a fusão com o Negócios - sem me pedir autorização, mas a autoria desse texto é original minha!
(a título de curiosidade, foi publicado a 16 de Fevereiro no Forum - ver aqui - e depois a 13 de Abril de 2003 no "site" - ver aqui - e no site brasileiro que açambarcou o texto tem uma data anterior falsa, o que denota malícia)

Se quiserem saber a minha opinião, ela está aqui resumida (há uma secção considerável para os pontos).
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59339
Para perceber bem a minha opinião, é preciso ler tudo. Contudo, vale a pena referir que na minha perspectiva há casos de linhas com dois pontos que eu considero suficientemente relevantes e outras com 3 ou mais que considero pouco relevantes (ou pouco fiáveis). Mas como digo, para entender bem a minha posição (que deriva essencialmente da minha experiência) é necessário ler o texto todo.
Já agora, ao longo destes 12 anos algumas nuances na minha metodologia foram mudando com o tempo (cada vez fui utilizando menos indicadores, etc) mas a questão das linhas de tendência é das que menos mudou. Em essência na verdade praticamente nada mudou nos últimos perto de 8~10 anos nessa matéria e ainda fazem parte do meu núcleo duro de ferramentas de AT...
A propósito, há um site brasileiro com uns cursos de AT online que copiou o conteúdo desse meu texto - publicado originalmente primeiro no forum e depois no Caldeirão pré-Negócios e transferido entretanto para o Forum de novo em secção própria após a fusão com o Negócios - sem me pedir autorização, mas a autoria desse texto é original minha!
(a título de curiosidade, foi publicado a 16 de Fevereiro no Forum - ver aqui - e depois a 13 de Abril de 2003 no "site" - ver aqui - e no site brasileiro que açambarcou o texto tem uma data anterior falsa, o que denota malícia)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ok... vá, peço desculpas pela brincadeira no post anterior.
Mas essas questões de 20 cêntimos impossibilitarem o traço de uma zona de resistência, ou de 15 pontos (em meio a milhares) invalidar por completo uma Linha de Tendência, acho que é ser um bocado "picuinhas", principalmente pq:
1. O que se está a fazer é algo tremendamente subjectivo (nisto eu acho que todos concordamos);
2. A Análise Técnica, ao contrário do que o nome dá a entender, não é uma ciência exacta. Há regras, como é óbvio, mas devido à sua subjectividade, é difícil aplicá-las 100 por 100 (a não ser em casos muito específicos).
É por isso que pessoalmente não gosto nada do termo "linha", seja Linha de Tendência, de Suporte ou de Resistência. Há casos e há casos e, tal como em muitos outros aspectos da vida (pessoal e profissional), há a necessidade de sermos minimamente flexíveis.
Portanto...
8 pontos para baixo ou para cima...
A linha começa nos máximos e só pode passar por máximos, sob pena de invalidar todo o resto...
Para mim vai dar tudo à mesma, desde que a análise consiga extrair a verdadeira disposição do mercado.
E pronto, acho que é isso.
E, já agora, o meu pedido de desculpas ao rsacramento.
Eu não queria ter sido assim tão sarcástico... mas de tempos em tempos estas questões insistem em voltar à baila aqui no fórum e confesso que já não tenho tanta paciência como tinha antigamente. Devo estar a ficar velho! 

Mas essas questões de 20 cêntimos impossibilitarem o traço de uma zona de resistência, ou de 15 pontos (em meio a milhares) invalidar por completo uma Linha de Tendência, acho que é ser um bocado "picuinhas", principalmente pq:
1. O que se está a fazer é algo tremendamente subjectivo (nisto eu acho que todos concordamos);
2. A Análise Técnica, ao contrário do que o nome dá a entender, não é uma ciência exacta. Há regras, como é óbvio, mas devido à sua subjectividade, é difícil aplicá-las 100 por 100 (a não ser em casos muito específicos).
É por isso que pessoalmente não gosto nada do termo "linha", seja Linha de Tendência, de Suporte ou de Resistência. Há casos e há casos e, tal como em muitos outros aspectos da vida (pessoal e profissional), há a necessidade de sermos minimamente flexíveis.
Portanto...
8 pontos para baixo ou para cima...
A linha começa nos máximos e só pode passar por máximos, sob pena de invalidar todo o resto...
Para mim vai dar tudo à mesma, desde que a análise consiga extrair a verdadeira disposição do mercado.
E pronto, acho que é isso.

E, já agora, o meu pedido de desculpas ao rsacramento.

"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"
Cartago Technical Analysis - Blog
- Registado: 20/1/2008 20:32
rsacramento Escreveu:e não é que afinal não leste tudo como deve ser?
vai lá ler outra vez o teu parágrafo do stockcharts:Validation
It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.
em resumo: ok, dois pontos definem uma recta; mas (em AT) é preciso um terceiro para a validar
Ok... here we go!

UI!!! Falhei o terceiro toque por... hmmm... deixa ver com a lupa...
Tens razão!! Que vergonha a minha.

PS.: É a gozar, mas teve piada!!

Já agora, podíamos acrescentar à discussão outros temas importantes, por exemplo, onde é que deve passar a linha de uma Trending Line? Nos máximos/mínimos ou nos fechos/aberturas? E se a TL começa num máximo ela deve passar obrigatoriamente apenas por máximos ou também pode passar por fechos?
E claro está, quem diz linhas de tendência também diz suportes e resistências.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian
e não é que afinal não leste tudo como deve ser?
vai lá ler outra vez o teu parágrafo do stockcharts:
em resumo: ok, dois pontos definem uma recta; mas (em AT) é preciso um terceiro para a validar
vai lá ler outra vez o teu parágrafo do stockcharts:
Validation
It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.

Ninguém se assustou com o volume do último dia? Volume altíssimo num dia que só subiu umas meras décimas percentuais e no meio de um rally... Para quem sabe VSA sabe que este dia bem pode sinalizar o fim deste rally e portanto um re-teste aos lows ou mesmo a continuação da correcção. Embora os mercados tenham estado a mostrar força, este dia é assustador...
rsacramento Escreveu:Fenicio Escreveu:
Há um site muito bom e que pode te ajudar com isso:
a tua opinião não se reforça por usares tons paternalistas![]()
mas deixa-me só dizer-te o seguinte: quando estudares os clássicos vais ver que mudas de opinião
se não estiveres para isso, escuta o Ulisses ou o Marco
se mesmo assim continuares na tua, tudo bem, que eu também fico na minha
fica bem
UI!!

As minhas fontes estão aí e tenho outras aqui. Podes lê-las à vontade. Mal não te fará, podes ter a certeza.

Fenicio Escreveu:
a tua opinião não se reforça por usares tons paternalistas

mas deixa-me só dizer-te o seguinte: quando estudares os clássicos vais ver que mudas de opinião
se não estiveres para isso, escuta o Ulisses ou o Marco
se mesmo assim continuares na tua, tudo bem, que eu também fico na minha
fica bem

Fenicio Escreveu:rsacramento Escreveu:Fenicio Escreveu:rsacramento Escreveu:Fenicio Escreveu:DAX 30 Index - 18/06/2010
Após a recente quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTD) de curto prazo
essa linha só tem 2 toques
Yeap! E... ?
e... deves saber tão bem quanto eu
senão: precisa de 3 (três) toques para ser válida
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines
Vais à secção "Validation".
Lá diz o seguinte:Validation
It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line.
Repara quando ele diz que são 2 ou mais pontos e que quanto mais pontos, melhor.
Vale?
Já agora, há um outro também muito bom e que diz o seguinte:
Number of Touches on Trendline
This is a well-known truth in Technical Analysis: The more times trendline has been touched and respected by price, the stronger it is. The minimal touches for a trendline is two, with trade entered at the 3rd touch (after confirmation).
http://www.chartsecret.com/content/iden ... rend-lines

E não te esqueças da tremenda subjectividade de uma linha de tendência! Onde eu vejo uma LT, podes muito bem estar a ver uma outra coisa qualquer. Mas acho que, à luz dessas fontes citadas, chegamos ambos à mesma conclusão. Não?
rsacramento Escreveu:Fenicio Escreveu:rsacramento Escreveu:Fenicio Escreveu:DAX 30 Index - 18/06/2010
Após a recente quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTD) de curto prazo
Yeap! E... ?
e... deves saber tão bem quanto eu
senão: precisa de 3 (três) toques para ser válida
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines
Vais à secção "Validation".
Lá diz o seguinte:
Validation
It takes two or more points to draw a trend line The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line.
Repara quando ele diz que são 2 ou mais pontos e que quanto mais pontos, melhor.
Vale?

rsacramento Escreveu:Fenicio Escreveu:DAX 30 Index - 18/06/2010
Yeap! E... ?

DAX 30 Index - 18/06/2010
Após a recente quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTD) de curto prazo, o DAX confirmou o seu bom momento bullish e abriu caminho ao ataque à sua resistência dos 6.340 - 6.350 pontos.
Com indicadores técnicos tão bem posicionados, e desde que a situação dos mercados internacionais mantenha-se relativamente estável, acredito que o índice alemão está no caminho certo para um provável breakout desta resistência no futuro próximo.

Após a recente quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTD) de curto prazo, o DAX confirmou o seu bom momento bullish e abriu caminho ao ataque à sua resistência dos 6.340 - 6.350 pontos.
Com indicadores técnicos tão bem posicionados, e desde que a situação dos mercados internacionais mantenha-se relativamente estável, acredito que o índice alemão está no caminho certo para um provável breakout desta resistência no futuro próximo.

jmrei Escreveu: O indice num horizonte mais alargado continua a fazer "higher highs" e "higher lows".
Mas não tem uma tendência forte.
Não gostei do dia de hoje. Com uma vela de pequeno spread e volume mais baixo.
bom, se essa tua linha tivesse menos inclinação, ou seja, embora a subir convergisse com a LTa então sim estaríamos em risco de ter uma cunha bearish, mas sendo como é continuo a ver a tendência como saudável
rsacramento Escreveu:(indicador de sentimento do) dax no verde
@jmrei: que pretendes ilustar ao unir aqueles máximos?
Boa pergunta rsacramento.
É uma linha que irei considerar apenas se a cotação se aproximar dela
Ou seja, as linhas que traço podem ter valor se o preço se aproximar delas e para analisar essas mesmas zonas.
O indice num horizonte mais alargado continua a fazer "higher highs" e "higher lows".
Mas não tem uma tendência forte.
Não gostei do dia de hoje. Com uma vela de pequeno spread e volume mais baixo.
King
- Registado: 5/5/2003 22:49
Realmente o DAX tem nos brindado neste Bull Market com um comportamento nada hostil para com o investidor.
Uma análise rápida desde Março.09 permite distinguir 2 momentos diferentes neste Bull Market.
Uma primeira fase de sensivelmente 5 meses entre Mar.10 e Jul.10, em que o índice passou dos 3700 aos 5400.
Uma segunda fase entre Jul.10 e a actualidade em que o índice lateraliza entre os 5400 e os 6100. (embora tenha feito máximos superiores)
Portanto a uma subida fulgurante assistimos agora a um respirar do índice. Este longo tomar de fôlego apenas poderá ser considerado um patamar, na construção de um Bull Market menos vertical porem mais sólido. Para tal é preciso o DAX começar a negociar consistentemente acima dos 6100 - o caminho acima deste valor é limpo e com poucos obstáculos -, o que na minha opinião estará para breve.
Uma análise rápida desde Março.09 permite distinguir 2 momentos diferentes neste Bull Market.
Uma primeira fase de sensivelmente 5 meses entre Mar.10 e Jul.10, em que o índice passou dos 3700 aos 5400.
Uma segunda fase entre Jul.10 e a actualidade em que o índice lateraliza entre os 5400 e os 6100. (embora tenha feito máximos superiores)
Portanto a uma subida fulgurante assistimos agora a um respirar do índice. Este longo tomar de fôlego apenas poderá ser considerado um patamar, na construção de um Bull Market menos vertical porem mais sólido. Para tal é preciso o DAX começar a negociar consistentemente acima dos 6100 - o caminho acima deste valor é limpo e com poucos obstáculos -, o que na minha opinião estará para breve.
In God we trust, all others bring data.
AxeRiver Escreveu:rsacramento, julgas que se poderá traçar uma linha descendente? Já é perceptivel um lower high e um lower low.
A LTA de março 2009 já foi quebrada. Case não quebre a linha e consequentemente não supere os 6250 do último pico, teremos uma inversão de curto prazo no índice.
Abaixo o gráfico.
uma LT só o é com 3 ou mais toques; agora essa sequência de que falas pode ela também definir uma tendência, mesmo que não seja primária
repara no downswing iniciado em janeiro: tb nesse movimento aconteceram pequenos lower lows e lower highs

ou seja, vai da escala: se reparares no gráfico que coloquei verás que cada toque na LT como que completa um ciclo, vá
quanto à LT de março/2009 é verdade que já quebrou, mas tb se pode dizer que com uma inclinação daquelas não iria muito longe
por falar em inclinações, leste um tópico que lancei há alguns dias em que falo do dax e das "fan lines"? talvez te interesse

finalmente para, do meu ponto de vista, termos uma inversão é preciso que não chegue aos tais 6250 e que tb venha abaixo dos 5434
menos é mais
rsacramento, julgas que se poderá traçar uma linha descendente? Já é perceptivel um lower high e um lower low.
A LTA de março 2009 já foi quebrada. Case não quebre a linha e consequentemente não supere os 6250 do último pico, teremos uma inversão de curto prazo no índice.
Abaixo o gráfico.
Abaixo o gráfico.
- Anexos
-
- dax.jpg (100.53 KiB) Visualizado 11109 vezes
"You want to know a little about a lot"
carcanhol_II Escreveu:Boa tarde
O gráfico do DAX está um desconcerto total. Um dia abre em forte GAP DOWN e não fecha no outro em GAP UP e deixa os dois em aberto.
Na quinta feira passada faz uma vela de 200 pts para norte numa demonstração de bastante força hoje abre em queda livre.
No dia de ontem deram-se ao trabalho de o puxar perto dos 6000 aproveitando a fraca liquidez da sessão...para quê?
Se hoje é para cair desta maneira porque não deixam isto ir de uma vez por todas aos 5200 ou 5000.
Para quê criar uma ilusão que no dia seguinte se desvanesse? Assim não dá.
E deixo a pergunta para quê isto?
se o dax for um avião, para mim ele segue imperturbavelmente a sua rota, embora esteja já há uns tempos a atravessar uma zona de forte turbulência
por enquanto não estou pessimista (claro que depende sempre da escala em que se negoceia)
- Anexos
-
- dax com LTa.png (13.31 KiB) Visualizado 11170 vezes
-
- dax 2010.png (12.86 KiB) Visualizado 11162 vezes
menos é mais