Off-topic - Continente: quando 50% são 33%
souEu Escreveu:Elias: longe de mim considerar que tu sejas ninguém (como ? Então se até somos membros mais ou menos da mesma altuta aqui do Caldeirão, só que tu dás-me uma abada daquelas em termos de posts !). Apenas considero (como aliás te respondi na altura) que o comprar logo ou no dia seguinte a chiclete é irrelevante. De qq maneira, e fazendo as "minhas" contas, tu compravas o leite a chiclete, no mesmo dia, e pagavas 1,10 no total (0,60+0,50); eu pagava 1€ num dia e ia buscar a chiclete no outro. Tu ficavas contente por teres escolhido 40% de desconto versus "33"; e eu ficava contente porque tinha pago menos 10c do que tu...
O problema das pessoas está em não conseguir comparar coisas iguais, e assim enviesarem as comparações...
Não podes comparar os 33% das duas compras, com os 40% de apenas uma!
No teu exemplo de 40% de desconto imediato, esse desconto é sobre a primeira compra e não te obriga a fazer mais nenhuma compra;
Mas se quiseres que os 2 cenários sejam comparáveis, tens de contabilizar/comparar os mesmos cenários, ou seja, a 2ª compra tem de entrar nas contas.
O desconto total nesse exemplo é:
- Leva 1,50€ de mercadoria;
- Paga apenas 1,10€;
- Tem por isso um desconto de 0,40€, que equivale a 0,40/1,50 = 26,7%
Elias: longe de mim considerar que tu sejas ninguém (como ? Então se até somos membros mais ou menos da mesma altuta aqui do Caldeirão, só que tu dás-me uma abada daquelas em termos de posts !). Apenas considero (como aliás te respondi na altura) que o comprar logo ou no dia seguinte a chiclete é irrelevante. De qq maneira, e fazendo as "minhas" contas, tu compravas o leite a chiclete, no mesmo dia, e pagavas 1,10 no total (0,60+0,50); eu pagava 1€ num dia e ia buscar a chiclete no outro. Tu ficavas contente por teres escolhido 40% de desconto versus "33"; e eu ficava contente porque tinha pago menos 10c do que tu...
- Registado: 21/11/2002 1:34
hmaavv Escreveu:alexandre7ias Escreveu:carf2007 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Vamos as compras! Tenho 1€ no bolso e preciso de comprar um saco de arroz e um de farinha. Tenho o continente que tem o arroz a 1€ com 50% em cartão e a farinha a 0.50€. Com esse € compro o arroz e depois, seja no dia a segir ou não posso comprar a farinha. Agora vamos ao jumbo! Tenho 1€ e preciso de comprar a mesma coisa que custam o mesmo. Como consigo comprar se o arroz acaba logo com o meu diheiro. Simples!!! Só conigo comprar se me derem 50% de deconto no arroz!
E se o Intermarche te desse 33% de desconto num pack de 1 arroz + 1 farinha ?? Não era a mesma coisa ???
Sim era a mesma coisa! Mas eu nunca discordei que ao ter que efectuar a 2ª compra o desconto passava a ser 0.33%. Mas a certeza que eu tenho é que na primeira é mesmo 50%.
Na primeira o desconto é 0 ,
o produto custa X , tu pagas X , não poupas nada.

souEu Escreveu:Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
X precisa de comprar 1 pacote de leite e 1 chiclete; o primeiro custa 1€ e a segunda 0,50. Tem 2 hipóteses:
A - Compra no Continente o leite com "50% desconto em cartão" e, no dia seguinte, a chiclete
B - Compra no "Nós damos mesmo 40%" o leite com 40% de desconto em dinheiro vivo e vai comprar a chiclete, no dia seguinte, ao Continente.
Dum ponto de vista estritamente económico, qual das hipóteses escolheriam ?
Elias Escreveu:souEu,
Na hipótese B, se o desconto é dado em dinheiro, porque não comprar logo a chiclete em vez de esperar pelo dia seguinte?
souEu Escreveu:Eu tb prometo que esta é o meu último post sobre isto.
Já que ninguém respondeu ao meu repto do leite e chiclete...
Eu respondi ao teu post, conforme acima citado. Da tua última resposta depreendo que consideras que eu sou ninguém.

- Registado: 5/11/2002 12:21
Eco Tretas Escreveu:Outro que está a imaginar o que eu fiz ou não fiz. Deixa-te disso! Segundo a lógica do que aqui tem sido discutido, tudo se resume a isto: O desconto tende para zero, à medida que fazes mais compras! Eu não me interessa que seja 50%, 33% ou 10%! Limito-me a aproveitar, e a não ser enganado...
Ecotretas
Eu não imaginei nada, apenas comentei e corrigi, com humor, a afirmação que fizeste após regressares de fds e veres o tópico, sobre o que se discute aqui, que não estava bem correcto, com a intenção de te situar melhor sobre o contexto do tópico.
E olha que o desconto pode é tender para 50%, e não para zero... percebeste mal.
Se o fds não serviu para te regenerar o humor para uma nova semana, sugiro que mudes de actividades de fds!

Para mim, que sou comprador regular no Continente, nada mudou com o antes ou depois da criação do cartão... continuo a comprar só e apenas aquilo que levo previamente apontado na minha lista de compras, e quando algum item vem com desconto, melhor ainda.
Mas não deixa de ser claro para mim que o desconto total é de 33%... ou de 0% na 1ª compra + 100% na 2ª compra.
E quem fala que a 2ª compra pode ser de 1000€ e assim mitigar o valor de desconto, está a deturpar a questão, pois tal deve ser analisado usando o valor mínimo a ser consumido para usufruir do dito desconto.
É isso que está em causa: qual o mínimo que tenho de consumir (X) para usufruir do desconto (Y).
Eco Tretas Escreveu:Outro que está a imaginar o que eu fiz ou não fiz. Deixa-te disso! Segundo a lógica do que aqui tem sido discutido, tudo se resume a isto: O desconto tende para zero, à medida que fazes mais compras! Eu não me interessa que seja 50%, 33% ou 10%! Limito-me a aproveitar, e a não ser enganado...
Ecotretas
Eu aconselhava-te a ler de novo porque obviamente não percebeste nada. O desconto é no mínimo de 33% e até pode tender para 50% se for optimizado...
Completamente ao contrário do que tu concluíste.
Onde foste tu buscar essa fantástica ideia de que alguém disse que não havia desconto nenhum ou que tendia para zero?

Aliás, há uma série de posts de vários participantes a dizer algo como "mesmo assim vale a pena", "o que não há dúvida é que há um desconto", "já poupei muito com os descontos" e coisas do género. Ninguém colocou isso em causa, pelo menos entre os participantes activos que estiveram a mostrar de quanto é realmente o desconto na prática. Essas respostas não contrariam nem vão contra nada do que foi dito...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, para contribuir mais um pouco para a "confusão", sempre que há campanhas de descontos em cartão (e nas outras também) há um conjunto de produtos que estão mais caros. Hoje em dia já há ferramentas que permitem caracterizar as compras. Assim quem consome o produto A , também consome o B, logo se fizer uma promoção no produto A, aumento a margem no produto B, de modo a compensar o desconto, já que há uma probabilidade muito grande de o cliente que vai levar o A, de também levar o B.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
tonirai Escreveu:Eco Tretas Escreveu:Uma pessoa está um fds fora e o pessoal passa aqui a discutir as vanatgens ou não do cartão do Continente.
Não... uma pessoa está um fds fora, chega aqui e lê tudo (ou nada) em diagonal, e entende tudo ao contrário!![]()
![]()
Aqui não se está a discutir as vantagens ou não do dito cartão... está a discutir-se o marketing de publicitarem 50% de desconto, quando o desconto efectivo praticado é de 33% (com toda a discussão acessória que daí aparece, bem como as discussões entre quem vê a coisa de uma forma ou de outra).
Outro que está a imaginar o que eu fiz ou não fiz. Deixa-te disso! Segundo a lógica do que aqui tem sido discutido, tudo se resume a isto: O desconto tende para zero, à medida que fazes mais compras! Eu não me interessa que seja 50%, 33% ou 10%! Limito-me a aproveitar, e a não ser enganado...
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eu tb prometo que esta é o meu último post sobre isto.
Já que ninguém respondeu ao meu repto do leite e chiclete (o Marco até substituiu esta por iogurte liquido !), vamos a outro, mais suculento:
O sujeito A precisa de comprar um carro e um atrelado, e já se decidiu sobre os respectivos modelos. Encontrou o carro à venda num stand que lhe oferece um desconto de 40%, no carro; e outro que lhe oferece "50% em cartão", no carro; e em ambos o preço do carro são 30.000 e do atrelado 15.000 (é um atrelado de luxo...). O sujeito A comprou o conjunto no primeiro stand e diz que poupou 3.000, embora não tivesse feito as contas ao custo do gasóleo, dos travões, pneus, gasto dos bancos e outros, até porque foi com muito gosto que se deslocou novamente (agora no carro acabadinho de compar)ao stand para ir buscar o tal atrelado super.
E vocês, acham que ele fez mal em trocar um desconto de 40% por outro de... 33 ?
Já que ninguém respondeu ao meu repto do leite e chiclete (o Marco até substituiu esta por iogurte liquido !), vamos a outro, mais suculento:
O sujeito A precisa de comprar um carro e um atrelado, e já se decidiu sobre os respectivos modelos. Encontrou o carro à venda num stand que lhe oferece um desconto de 40%, no carro; e outro que lhe oferece "50% em cartão", no carro; e em ambos o preço do carro são 30.000 e do atrelado 15.000 (é um atrelado de luxo...). O sujeito A comprou o conjunto no primeiro stand e diz que poupou 3.000, embora não tivesse feito as contas ao custo do gasóleo, dos travões, pneus, gasto dos bancos e outros, até porque foi com muito gosto que se deslocou novamente (agora no carro acabadinho de compar)ao stand para ir buscar o tal atrelado super.
E vocês, acham que ele fez mal em trocar um desconto de 40% por outro de... 33 ?
- Registado: 21/11/2002 1:34
Eco Tretas Escreveu:Uma pessoa está um fds fora e o pessoal passa aqui a discutir as vanatgens ou não do cartão do Continente.
Não... uma pessoa está um fds fora, chega aqui e lê tudo (ou nada) em diagonal, e entende tudo ao contrário!

Aqui não se está a discutir as vantagens ou não do dito cartão... está a discutir-se o marketing de publicitarem 50% de desconto, quando o desconto efectivo praticado é de 33% (com toda a discussão acessória que daí aparece, bem como as discussões entre quem vê a coisa de uma forma ou de outra).

Uma pessoa está um fds fora e o pessoal passa aqui a discutir as vanatgens ou não do cartão do Continente.
Para mim é simples: o cartão tem muitas vantagens, como todas as promoções! O segredo é estar atento, e aproveitá-las no máximo, combinando com a Galp, etc. E depois olhar na concorrência (Feira Nova, Jumbo, etc.). E não ir ao Continente do Colombo, para evitar pagar o parque (que até é também descontado num certo volume de compras).
Mas isto pode ser levado mais longe, como guardar os talões das compras e fazer as comparações. Aí é que se topa muita coisa...
O que eu posso dizer é que já ganhei mais de um milhar de euros, só no cartão Continente...
Ecotretas
Para mim é simples: o cartão tem muitas vantagens, como todas as promoções! O segredo é estar atento, e aproveitá-las no máximo, combinando com a Galp, etc. E depois olhar na concorrência (Feira Nova, Jumbo, etc.). E não ir ao Continente do Colombo, para evitar pagar o parque (que até é também descontado num certo volume de compras).
Mas isto pode ser levado mais longe, como guardar os talões das compras e fazer as comparações. Aí é que se topa muita coisa...
O que eu posso dizer é que já ganhei mais de um milhar de euros, só no cartão Continente...
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
moppie85 Escreveu:carf2007 Escreveu:Para mim :
1 - É óbvio que 50% de desconto imediato é melhor que 50% em cartão! Acho que ninguém contesta isso.
Se tiver que comprar um produto no continente por 100€ com 50% em cartão e na loja ao lado houver um igual por 50€, prefiro comprar o da loja ao lado.
2 - Para quem habitualmente faz as suas "grandes compras" no continente(sem discutir se é mais barato ou melhor) é melhor ter cartão do que não ter, sempre se obtém algum desconto seja ele qual for. Penso que também é consensual.
3 - Se tiver que comprar um produto no continente por 100€ com 50% em cartão e na loja ao lado houver um igual por 90€, prefiro comprar o do continente e ficar com 50€ para descontar na próxima compra.
Olha obrigado... comparar um desconto de 10% com um de 33%, qual é que escolherás...
moppie o que eu queria dizer é que é vantajoso ter o cartão mesmo que não sejamos clientes habituais do continente, pode surgir uma situação dessas e vir a dar jeito. Uma pessoa "distraída" que não tenha o cartão vai comprar à loja.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Para mim :
1 - É óbvio que 50% de desconto imediato é melhor que 50% em cartão! Acho que ninguém contesta isso.
Se tiver que comprar um produto no continente por 100€ com 50% em cartão e na loja ao lado houver um igual por 50€, prefiro comprar o da loja ao lado.
2 - Para quem habitualmente faz as suas "grandes compras" no continente(sem discutir se é mais barato ou melhor) é melhor ter cartão do que não ter, sempre se obtém algum desconto seja ele qual for. Penso que também é consensual.
3 - Se tiver que comprar um produto no continente por 100€ com 50% em cartão e na loja ao lado houver um igual por 90€, prefiro comprar o do continente e ficar com 50€ para descontar na próxima compra.
Olha obrigado... comparar um desconto de 10% com um de 33%, qual é que escolherás...
- Registado: 15/4/2008 14:12
alexandre7ias Escreveu:carf2007 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
Vamos as compras! Tenho 1€ no bolso e preciso de comprar um saco de arroz e um de farinha. Tenho o continente que tem o arroz a 1€ com 50% em cartão e a farinha a 0.50€. Com esse € compro o arroz e depois, seja no dia a segir ou não posso comprar a farinha. Agora vamos ao jumbo! Tenho 1€ e preciso de comprar a mesma coisa que custam o mesmo. Como consigo comprar se o arroz acaba logo com o meu diheiro. Simples!!! Só conigo comprar se me derem 50% de deconto no arroz!
E se o Intermarche te desse 33% de desconto num pack de 1 arroz + 1 farinha ?? Não era a mesma coisa ???
Sim era a mesma coisa! Mas eu nunca discordei que ao ter que efectuar a 2ª compra o desconto passava a ser 0.33%. Mas a certeza que eu tenho é que na primeira é mesmo 50%.
Na primeira o desconto é 0 ,
o produto custa X , tu pagas X , não poupas nada.
- Registado: 14/1/2008 0:05
Para mim :
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:alexandre7ias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Marcos estas a esquecer que o Francisco ficou com 0,50 em cartão !!!
Não estou a esquecer nada disso, tu apenas não entendeste a exposição...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
hmaavv Escreveu:moppie85 Escreveu:hmaavv Escreveu:Deixo aqui um desafio ao pessoal que acha que o desconto dos 50% em cartão não é um desconto de 33,33%.
Se aparecer um cartão concorrente com 34% de desconto imediato qual cartão vão escolher ?
Nota : o melhor cartão permite duas coisas :
Com 1 rendimento constante permite maior consumo.
Com um consumo constante permite maior poupança.
Eu começo a estar cansado de me repetir
Compra: 3 pacotes de Leite
Cada pacote custa em ambos 1€
Continente:
Pagas 2€ por 3 pacotes certo? (pagas 2 euro no 1º dia por 2 pacotes; vais mais uma vez e trazes o outro pacote). trata-se de um desconto de 33%
Outro dos 34% de desconto:
Compras 3 pacotes de leite por 3€. Devolvem-te logo 34% sobre a compra, o que dá 1,02€. Pagas 1,98€.
Moppie ,
eu partilho da opinião que os descontos são de 33,33% , deixei este exemplo para que o pessoal perceba que um cartão de 34% é melhor do que o dos 50% em cartão.
ah! :$
desculpa então

penso que o Marco explicou muitissimo bem no último post que colocou.
Já não abordo mais o tema.

carf2007 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:
Francisco: 2xPL + 1xIL (2 euros)
António: 3xPL (1.5 euros)
Como os artigos custam fora as promoções todos o mesmo, o Francisco foi ter com António e trocou o Iogurte Líquido por um Pacote de Leite, então ficaram assim:
Francisco : 3xPL (2 euros)
António: 2xPL + 1xIL (1.5 euros)
Marcos estas a esquecer que o Francisco ficou com 0,50 em cartão !!!
No fundo todos pagam o mesmo, a diferença é que o Antonio se quiser não volta e o Francisco tem que voltar para "reaver" os 0,50€.
A diferença é que tu para teres acesso aos 5€ no caso do continente tens de gastar 15€ e no outro gastas 10€.
O MA explicou mais que bem esses casos e já vário atrás referiram que para chegares aos 50% terias de comprar "infinitos" pacotes em promoção.
Fazendo um quote do Marco, e é a minha última mensagem neste tópico:
A diferença essencial é que a promoção "obriga" a se gastar a maior parte do desconto em produtos sem desconto (na prática, em média e no longo-prazo - isto para dizer que se pode tentar optimizar como eu já referi atrás e fazer subir o desconto para algures entre 33 e 50%), coisa a que uma verdadeira promoção de 50% não obriga. Para o montante 2A(+B) pelo preço de 2A é sempre possível na verdadeira promoção de 50% adquirir 3A pelo preço de 1.5A...
Editado pela última vez por moppie85 em 30/5/2010 21:12, num total de 3 vezes.
moppie85 Escreveu:hmaavv Escreveu:Deixo aqui um desafio ao pessoal que acha que o desconto dos 50% em cartão não é um desconto de 33,33%.
Se aparecer um cartão concorrente com 34% de desconto imediato qual cartão vão escolher ?
Continente:
Pagas 2€ por 3 pacotes certo? (pagas 2 euro no 1º dia por 2 pacotes; vais mais uma vez e trazes o outro pacote). trata-se de um desconto de 33%
Compras 3 pacotes de leite por 3€. Devolvem-te logo 34% sobre a compra, o que dá 1,02€. Pagas 1,98€.
Moppie ,
eu partilho da opinião que os descontos são de 33,33% , deixei este exemplo para que o pessoal perceba que um cartão de 34% é melhor do que o dos 50% em cartão.
- Registado: 14/1/2008 0:05
carf2007 Escreveu:moppie85 Escreveu:hmaavv Escreveu:Deixo aqui um desafio ao pessoal que acha que o desconto dos 50% em cartão não é um desconto de 33,33%.
Continente:
O cartão do continente pode ser mais vantajoso se o 2º pacote ainda estiver em promoção, porque ficas com mais 0,50€ em cartão.
Já foi falado isso lá atrás e no próprio post do Marco
MarcoAntonio Escreveu:carf2007 Escreveu:
Francisco: 2xPL + 1xIL (2 euros)
António: 3xPL (1.5 euros)
Como os artigos custam fora as promoções todos o mesmo, o Francisco foi ter com António e trocou o Iogurte Líquido por um Pacote de Leite, então ficaram assim:
Francisco : 3xPL (2 euros)
António: 2xPL + 1xIL (1.5 euros)
Marcos estas a esquecer que o Francisco ficou com 0,50 em cartão !!!
No fundo todos pagam o mesmo, a diferença é que o Antonio se quiser não volta e o Francisco tem que voltar para "reaver" os 0,50€.
moppie85 Escreveu:hmaavv Escreveu:Deixo aqui um desafio ao pessoal que acha que o desconto dos 50% em cartão não é um desconto de 33,33%.
Continente:
O cartão do continente pode ser mais vantajoso se o 2º pacote ainda estiver em promoção, porque ficas com mais 0,50€ em cartão.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot] e 266 visitantes