Off-topic - Continente: quando 50% são 33%
alexandre7ias Escreveu:moppie85 Escreveu:souEu Escreveu:Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
X precisa de comprar 1 pacote de leite e 1 chiclete; o primeiro custa 1€ e a segunda 0,50. Tem 2 hipóteses:
A - Compra no Continente o leite com "50% desconto em cartão" e, no dia seguinte, a chiclete
B - Compra no "Nós damos mesmo 40%" o leite com 40% de desconto em dinheiro vivo e vai comprar a chiclete, no dia seguinte, ao Continente.
Dum ponto de vista estritamente económico, qual das hipóteses escolheriam ?
Estás a distorcer a realidade...
Os 50% do cartão, trata-se de facto de 33% sobre o valor total que és OBRIGADO a gastar - tens de GASTAR 1,5€ para obter os 0,5€ de desconto, o que corresponde a um desconto REAL de 33% sobre 1,5€ que ÉS OBRIGADO a gastar.
No outro aplicas um desconto de 40% sobre 1€ e o restante NÃO ÉS OBRIGADO a gastar. O desconto existe SOBRE aquele ARTIGO, não tendo o outro qualquer desconto, LOGO são situações completamente diferentes.
Se queres "brincar" com a realidade, também posso pegar na tua Hx:
Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
X precisa de comprar 3 pacotes de leite, cada um p.e. a 1€. Tem 2 hipóteses:
A - Compra no Continente 2 leites com "50% desconto em cartão" e no dia seguinte o outro pacote de leite.
B - Compra no "Nós damos mesmo 40%" os 3 leites com 40% de desconto em dinheiro vivo.
Em qual compras?
O erro está neste pensamento, a pessoa não tem que gastar 1,5€. Gasta apenas 1€ e tem dinheiro a mais 50% noutra compra, sendo assim, ou se considera que na primeira compra não tem nenhum desconto passanda a segunda a ser com 100% desconto, ou são mesmo 50% como dizem.
Não é erro nenhum.
Responde às questões:
1 -Como calculas um desconto?
2 -Qual o valor de produtos que compras para USUFRUIR do desconto (obtê-lo + usá-lo)?
3 - Qual o valor que efectivamente pagas?
4 - Qual a percentagem que realmente pagas?
5 - Qual o desconto que realmente tens?
- Registado: 15/4/2008 14:12
majomo Escreveu:Analisando a semântica do desconto que levou a esta discussão, porque não dizer desconto de 50%, é no máximo 33%...
Mas, lá está, eu considero desconto de 50% e não acho que estou enganado, pois como já referi, para mim a premissa de lá voltar para fazer compras e usufruir do desconto não existe, porque voltaria lá mesmo sem os descontos.
logo os produtos anteriormente comprados a desconto tiveram 50% de desconto e os novos nenhum desconto, ou seja, não somo os valores das compras e deduzo os valores poupados para fazer compras, pois é assim que se processa a questão.
Não é verdade...
Tu na 1ª compra, compraste 10€ em produto e pagaste 10€. Não tiveste desconto nenhum! Como ja escreveram aqui, ganhaste o direito de comprar mais 50% grátis.
Como é que se calcula um desconto?
Calculas através do montante que te descontam ao adquirir um produto sobre o valor total pelo que estavamà venda.
Pegando no exemplo dos 10 €, tu não consegues usufruir do desconto a menos que voltes lá e compres mais 5€ em produtos. Ou seja, na realidade o desconto só te é oferecido após comprares 15€ em produtos e não 10€, logo, e já expliquei isto anteriormente:
dinheiro gasto: 10€ (1ª compra) + 5€ (2ª compra) - 5€ ( desconto)
dinheiro de produtos comprados: 10€ (1ª compra) + 5€ (2º compra)
desconto = desconto / dinheiro dos produtos comprados para beneficiares do desconto = 5/15 = 33%
tem em atenção que se não comprares 15€ em produtos não benificias de nada!
O exemplo do "pague 2 leve 3" é exactamente o mesmo que o cartão continente.
Os promotores do "Pague 2, leve 3" podiam por "leve 2 embalagens por 10€ e um vale 1 embalagem grátis agora!"; o cartão continente faz o mesmo mas diz "leve 2 embalagens agora e um vale uma embalagem (que desconta num que produto quiser) para descontar numa próxima visita!
majomo Escreveu:Excelente em quê? estás a considerar o equivalente a leva três paga dois... não te esqueças que voltando lá ainda teria um desconto de 50% a acumular em cartão, que voltando abatendo noutra compra daria os 50%...
Não necessariamente. No exemplo apresentado não se refere que no dia seguinte o leite ainda está em promoção.
- Registado: 5/11/2002 12:21
moppie85 Escreveu:souEu Escreveu:Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
X precisa de comprar 1 pacote de leite e 1 chiclete; o primeiro custa 1€ e a segunda 0,50. Tem 2 hipóteses:
A - Compra no Continente o leite com "50% desconto em cartão" e, no dia seguinte, a chiclete
B - Compra no "Nós damos mesmo 40%" o leite com 40% de desconto em dinheiro vivo e vai comprar a chiclete, no dia seguinte, ao Continente.
Os 50% do cartão, trata-se de facto de 33% sobre o valor total que és OBRIGADO a gastar - tens de GASTAR 1,5€ para obter os 0,5€ de desconto, o que corresponde a um desconto REAL de 33% sobre 1,5€ que ÉS OBRIGADO a gastar.
No outro aplicas um desconto de 40% sobre 1€ e o restante NÃO ÉS OBRIGADO a gastar. O desconto existe SOBRE aquele ARTIGO, não tendo o outro qualquer desconto, LOGO são situações completamente diferentes.
A - Compra no Continente 2 leites com "50% desconto em cartão" e no dia seguinte o outro pacote de leite.
B - Compra no "Nós damos mesmo 40%" os 3 leites com 40% de desconto em dinheiro vivo.
Em qual compras?
O erro está neste pensamento, a pessoa não tem que gastar 1,5€. Gasta apenas 1€ e tem dinheiro a mais 50% noutra compra, sendo assim, ou se considera que na primeira compra não tem nenhum desconto passanda a segunda a ser com 100% desconto, ou são mesmo 50% como dizem.
Elias Escreveu:moppie85 Escreveu:Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
Em qual compras?
moppie este exemplo está excelente!
Excelente em quê? estás a considerar o equivalente a leva três paga dois... não te esqueças que voltando lá ainda teria um desconto de 50% a acumular em cartão, que voltando abatendo noutra compra daria os 50%...

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Analisando a semântica do desconto que levou a esta discussão, porque não dizer desconto de 50%, é no máximo 33%...
Mas, lá está, eu considero desconto de 50% e não acho que estou enganado, pois como já referi, para mim a premissa de lá voltar para fazer compras e usufruir do desconto não existe, porque voltaria lá mesmo sem os descontos.
logo os produtos anteriormente comprados a desconto tiveram 50% de desconto e os novos nenhum desconto, ou seja, não somo os valores das compras e deduzo os valores poupados para fazer compras, pois é assim que se processa a questão.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
moppie85 Escreveu:Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
Em qual compras?
moppie este exemplo está excelente!

souEu Escreveu:Consideram (se estiverem para isso !) a seguinte situação:
Em qual compras?
Não concordo, Elias. Eu escrevi lá isso, não fosse alguém aparecer a argumentar tipo "mas na primeira situação tenho que ir ao Continente, gasto gasolina, a chiclete saía-me bem cara...".Continuo a achar que isso não é relevante para o que está em discussão: uma opção racionalmente económica (e, se ajudar, podemos colocar, digamos 1000+500€ como valores, em vez de 1+0,5)
- Registado: 21/11/2002 1:34
Claro que é relevante.
Se não fosse relevante tu nem terias lá escrito "e vai comprar a chiclete, no dia seguinte, ao Continente."
Se não fosse relevante, o Continente permitia que usufruísses do desconto de imediato. Mas não: o direito ao desconto só pode ser usado no dia seguinte.
Qualquer comparação / análise que ignore este aspecto ficará enviesada.
Acontece que na situação que tu expuseste não existe qualquer necessidade de esperar pelo dia seguinte. Logo a comparação nem sequer me parece lógica...
Se não fosse relevante tu nem terias lá escrito "e vai comprar a chiclete, no dia seguinte, ao Continente."
Se não fosse relevante, o Continente permitia que usufruísses do desconto de imediato. Mas não: o direito ao desconto só pode ser usado no dia seguinte.
Qualquer comparação / análise que ignore este aspecto ficará enviesada.
Acontece que na situação que tu expuseste não existe qualquer necessidade de esperar pelo dia seguinte. Logo a comparação nem sequer me parece lógica...
- Registado: 21/11/2002 1:34
Serem 33% ou 50% o que interesa é que existe um desconto, agora falta saber é se esse desconto não é manipulado, ou seja se não aumentam ao preço do produto e a seguir fazem-lhe o desconto e no fundo estão a vender o produto ao mesmo preço ( ex: um pacote de bolachas custa normalmente 1€, eles amentam o preço para 2€ e em seguida dizem que estão a fazer um desconto de 50% e vendem o produto a 1€ na mesma e ficam com 1€ em caixa enquanto o desconto não for utilizado)
Eu sou cliente Continente mas agrada-me mais os talões que me enviam para casa.
Eu sou cliente Continente mas agrada-me mais os talões que me enviam para casa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Re: Off-topic - Continente: quando 50% são 33%
Elias Escreveu:Este post refere-se a uma curiosidade numérica.
Quem usa o "cartão Continente" certamente conhece a promoção que surge com frequência e que se denomina "Grandes Marcas com 50% de desconto em cartão"
A promoção funciona assim: o produto X (que está em promoção) custa 10 euros. O cliente apresenta o cartão e paga 10 euros, sendo-lhe creditado metade desse valor (5 euros) em cartão, os quais poderá gastar a partir do dia seguinte (esse valor em caso algum é dado em dinheiro).
Ora analisando esta promoção com atenção verificamos que nem tudo o que parece, é. O desconto concedido é de 33% e não de 50% E porquê?
Vejamos:
- no primeiro dia o cliente gastou 10 euros no produto X e recebeu 5 euros de saldo no cartão.
- no segundo dia o cliente adquire o produto Y, que custa 5 euros e não gasta nada, uma vez que vai usar o saldo do cartão.
É verdade que o desconto sobre o produto X foi de 50% mas como o desconto não é dado em dinheiro, o valor correspondente terá de ser usado para comprar o produto Y (ou outro qualquer).
No total, ele gastou 10 euros para comprar produtos no valor de 15 euros. Logo, teve um desconto de 33%.
O cartão dos 50% , dá desconto de 33% na compra que gerou a promoção , quem pensar de outra forma está a enganar-se a si mesmo.
O desconto é aquilo que poupamos ( o que não nos saí do bolso ) e neste caso por cada 15€ de valor de consumo pagamos apenas 10€ desconto de 33,33% .
Para mim é simples.
- Registado: 14/1/2008 0:05
alexandre7ias Escreveu:moppie85 Escreveu:tonando Escreveu:
Penso que é errado fazer o somatório das duas compras porque um produto tem desconto e o outro não!!
Errado.
Porque se só comprares aquele produto e não voltares lá, não usufruis do desconto.
Só usufruis se comprares mais os tais 5€ que ganhaste no desconto.
Ou seja, se comprares 10€, o teu desconto é de 0€.
És obrigado a gastar no minimo 15€ em produtos para usufruires dos 5€ de desconto.
Assim, o desconto de 5€ só é válido no gasto de.... 15€ em produtos e não 10€!
Assim, o teu desconto será realmente de 5€ no gasto de 15€, o que corresponde a 33%.
EDIT
Usando o teu exemplo:
Há dias a Radio Pupolar também veio com uma promoção engraçada. Durante o fim-de-semana ofereciam 20% em todas as compras, mas em cartão (espertos!!) Esse crédito poderia ser usado à posteriori em qualquer compra.
Pensei em comprar em LCD Led por 1.000,00 (números redondos) e depois usar o crédito (200,00) para comprar um Home Cinema.
---
A radio popular, na realidade, oferece-te os 200 euro na compra de 1200 euro em produtos, porque não podes usufruir dos 200 euro na compra de 1000 euro em produtos. O minimo que tens de comprar são 1200 euro.
Assim, o desconto real é de 200/1200 = 16,6% e não de 20%.
Mas o valor gasto é apenas 10€ e não 15€! A pessoa que faz as compras só gasta 10€ ou outros 5€ são o tal desconto de 50% da compra anterior, logo se tira dez euros do bolso mas fica depois com 5€ para gastar no que quiser o desconto é 50%
O valor gasto é 10€ JÁ COM O DESCONTO, na compra de produtos no valor de 15€.
Na realidade tu compraste 15€ em produtos com 5€ de desconto.
Usa o outro exemplo que dei da Radio Popular:
Imagina que gastas 1000€ e dão-te em cartão 200€ para usares uma próxima compra. Eles dizem que te dão 20% em "cartão".
Agora imagina que o minimo para poderes descontar esses 200€ é uma segunda compra de 1000€.
Assim o desconto será de 200€ no gasto de 2000€ em produto, certo? O que dará um desconto real de 10%.
O mesmo se passa com os 10€ com 50% do cartão continente.
O valor minimo que tens de comprar para usares o desconto é de 5€. Assim tu compras de facto 15€ (10€ na 1ª vez + 5€ da 2ª vez) em produtos por 10€ (10€ que pagas na 1ª vez e na 2ª vez pagas os 5€ e descontas os 5€, pelo que o dinheiro que te sai do bolso é 0€).
Fazendo a matemática, rapidamente chegas à conclusão que pagas 10€/15€ = 66%; os restantes 5€ de desconto correspondem a 33%.
Imagina que te diziam que podias descontar logo os 5€ do cartão na compra dos 10€. Aí sim, terias gasto 5€ na compra de 10€ em produtos e o desconto seria efectivamente de 50%.
Muffin Escreveu:Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Sendo assim a proxima compra tomando como exemplo uma primeira compra de 10€, a segunda se for de 5€ tem um desconto de 100%
Exactamente alexandre7ias. É a segunda compra (se for de 5 euros) que tem um desconto de 100%, pois a primeira não tem desconto nenhum.
A primeira compra (de 10 euros) atribui um bónus de saldo em cartão equivalente a 50% do valor da compra. Mas isso não é um desconto. Como referi anteriormente, a terminologia usada pelo Continente é que induz as pessoas a pensar que têm 50% de desconto.
Desculpa Elias, mas qual é a diferença se te dessem o dinheiro e o fôres gastar noutra bem que não no hiper?!
Suponhamos que com esses 5€ comprarias o almoço (buga ao Mac?!). Pelo teu raciocínio tiveste um desconto de 33% porque gastaste os 15€ em produtos.
Para um utilizador frequente (alô, cartão...) o desconto em cartão é equivalente à devolução em dinheiro.
Aguardo esclarecimento...
Se comprasses um produto e pagasses 10€ e eles te dessem 5€ para a mão, o desconto seria de 50%. Compras por 5€, o que te custaria 10€. E aqui não precisas de voltar a comprar mais nada para usufruires do desconto. Aqui reside a diferença.
Falares dos 5€ do almoço do macdonalds é irracional. A primeira compra não te obriga a uma segunda(no cartão sim, por isso não se pode separar as contas).
Se compras um produto que te custa 10€ e eles te dão 5€ de desconto no cartão para um futura compra, neste caso o desconto em valor continua igual, mas em percentagem é de apenas(33%) porque para usufruires do desconto terás que comprar um novo produto(igual ou não) no valor de 5€. Assim, compras por 10€ um cabaz que custaria 15€ ( daí os 33% de desconto ).
Isto seria a maximização do desconto (em percentagem, em valor é sempre igual). Se comprares na segunda um cabaz superior ao 5€, o desconto( em percentagem) será cada vez menor.
Não se pode separar a primeira da segunda compra. Na primeira nunca tens desconto. GANHAS O DIREITO AO DESCONTO!
Na segunda utilizas o desconto obtido na primeira ( sem a qual não haveria desconto! ).
Se visualizarmos as compras em separado, até poderás obter um desconto de 100% na segunda compra. Isto não seria correcto.
Julgo ter ajudado.
Cumprimentos,
AxeRiver
Editado pela última vez por AxeRiver em 29/5/2010 20:01, num total de 1 vez.
"You want to know a little about a lot"
Muffin Escreveu:Desculpa Elias, mas qual é a diferença se te dessem o dinheiro e o fôres gastar noutra bem que não no hiper?!
Muffin, a diferença é que se me derem o dinheiro eu pura e simplesmente não sou obrigado a gastá-lo.
Só gastei 5 euros, poupei 50% na compra, assunto encerrado.
No caso das promoções do "desconto em cartão", eu não gastei 5 euros, mas sim 10 euros.
Sim, também. Mas isso já sai fora do ambito da promoção. Em todo o caso, tu só poupas se efectivamente poupares...
É o mesmo que comprares um automóvel e o vendedor te devolver 1000 euros e tu resolveres ir fazer uma viagem que não ias fazer. Efectivamente não poupaste nada e se alguém te perguntar quanto poupaste no automóvel, poderás dizer que poupaste 1000 euros. O correcto/exacto seria contudo dizer: "bem, eu poupar não poupei nada, fiz foi uma viagem que não ia fazer".
Já agora, penso que o Atomez referiu a possibilidade de (no cenário de devolução do dinheiro) ir comprar o artigo a outra loja (supõe-se que sem desconto). Mas ninguém em perfeito juízo o faz: se tem o artigo com desconto, compra-o no local com desconto. Por exemplo, se adquire 2 é idiota ir comprar o terceiro a outro lado onde não tem desconto (e efectivamente o desconto acaba por ser 33% mas em virtude de uma atitude idiota voluntário, podia ter comprado os 3 no local original pagando 1.5 unidades em vez de pagar 2 unidades). A única diferença é que no caso da promoção, não é voluntário, é obrigatório: são as regras da promoção (em média o desconto é gasto maioritariamente em artigos sem desconto, até porque a promoção vai sofrendo interrupções para "obrigar" o cliente a gastar o desconto em artigos a preço normal).
Queria também finalizar dizendo que é interessante notar que muitos participantes na discussão centram as "energias" em ver como é que se podem fazer as contas por forma a continuar a ser 50% (de algo). Ora, obviamente podemos fazer as contas das formas que quisermos, a ideia não é/era essa mas perceberem qual é o preço médio a que realmente ficam os artigos no âmbito da promoção.
É que com um bocadinho de imaginação até podemos dizer que o desconto é de 100% em metade dos artigos (numa parte dos artigos, metade da compra original, a outra metade não tem desconto e o rebate também não tem na sua maior parte). Isto para ilustrar que podemos chegar às percentagens que quisersmos se nos quisermos iludir.
É muito semelhante ao cenário do individuo que compra 3 vezes acções e depois, ao vender, "considera" que vendeu as mais caras. Ele pode considerar as que quiser, são todas iguais, mas se considerar essas o preço médio das restantes fica mais baixo e isto já é suficiente para ele escolher essas... Psicologicamente, sente-se melhor fazendo as contas dessa forma!
Mas o que realmente interessa é a média de longo-prazo no somatório nas compras, o que alguém até disse "que não interessava" quando é precisamente o que realmente interessa...
Bom, foi a minha última intervenção porque já não há mais nada para dizer.
É o mesmo que comprares um automóvel e o vendedor te devolver 1000 euros e tu resolveres ir fazer uma viagem que não ias fazer. Efectivamente não poupaste nada e se alguém te perguntar quanto poupaste no automóvel, poderás dizer que poupaste 1000 euros. O correcto/exacto seria contudo dizer: "bem, eu poupar não poupei nada, fiz foi uma viagem que não ia fazer".
Já agora, penso que o Atomez referiu a possibilidade de (no cenário de devolução do dinheiro) ir comprar o artigo a outra loja (supõe-se que sem desconto). Mas ninguém em perfeito juízo o faz: se tem o artigo com desconto, compra-o no local com desconto. Por exemplo, se adquire 2 é idiota ir comprar o terceiro a outro lado onde não tem desconto (e efectivamente o desconto acaba por ser 33% mas em virtude de uma atitude idiota voluntário, podia ter comprado os 3 no local original pagando 1.5 unidades em vez de pagar 2 unidades). A única diferença é que no caso da promoção, não é voluntário, é obrigatório: são as regras da promoção (em média o desconto é gasto maioritariamente em artigos sem desconto, até porque a promoção vai sofrendo interrupções para "obrigar" o cliente a gastar o desconto em artigos a preço normal).
Queria também finalizar dizendo que é interessante notar que muitos participantes na discussão centram as "energias" em ver como é que se podem fazer as contas por forma a continuar a ser 50% (de algo). Ora, obviamente podemos fazer as contas das formas que quisermos, a ideia não é/era essa mas perceberem qual é o preço médio a que realmente ficam os artigos no âmbito da promoção.
É que com um bocadinho de imaginação até podemos dizer que o desconto é de 100% em metade dos artigos (numa parte dos artigos, metade da compra original, a outra metade não tem desconto e o rebate também não tem na sua maior parte). Isto para ilustrar que podemos chegar às percentagens que quisersmos se nos quisermos iludir.
É muito semelhante ao cenário do individuo que compra 3 vezes acções e depois, ao vender, "considera" que vendeu as mais caras. Ele pode considerar as que quiser, são todas iguais, mas se considerar essas o preço médio das restantes fica mais baixo e isto já é suficiente para ele escolher essas... Psicologicamente, sente-se melhor fazendo as contas dessa forma!
Mas o que realmente interessa é a média de longo-prazo no somatório nas compras, o que alguém até disse "que não interessava" quando é precisamente o que realmente interessa...
Bom, foi a minha última intervenção porque já não há mais nada para dizer.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Sendo assim a proxima compra tomando como exemplo uma primeira compra de 10€, a segunda se for de 5€ tem um desconto de 100%
Exactamente alexandre7ias. É a segunda compra (se for de 5 euros) que tem um desconto de 100%, pois a primeira não tem desconto nenhum.
A primeira compra (de 10 euros) atribui um bónus de saldo em cartão equivalente a 50% do valor da compra. Mas isso não é um desconto. Como referi anteriormente, a terminologia usada pelo Continente é que induz as pessoas a pensar que têm 50% de desconto.
Desculpa Elias, mas qual é a diferença se te dessem o dinheiro e o fôres gastar noutra bem que não no hiper?!
Suponhamos que com esses 5€ comprarias o almoço (buga ao Mac?!). Pelo teu raciocínio tiveste um desconto de 33% porque gastaste os 15€ em produtos.
Para um utilizador frequente (alô, cartão...) o desconto em cartão é equivalente à devolução em dinheiro.
Aguardo esclarecimento...

- Registado: 4/1/2004 22:32
alexandre7ias Escreveu:Sendo assim a proxima compra tomando como exemplo uma primeira compra de 10€, a segunda se for de 5€ tem um desconto de 100%
Elias Escreveu:Exacto. Como o Axeriver já referiu, na primeira compra não tens desconto nenhum, pois é pago na totalidade (aliás a terminologia usada pelo Continente é que induz a confusão), mas sim o direito a teres um desconto de 5 euros na próxima compra.
Sendo assim a proxima compra tomando como exemplo uma primeira compra de 10€, a segunda se for de 5€ tem um desconto de 100%
Exacto. Como o Axeriver já referiu, na primeira compra não tens desconto nenhum, pois é pago na totalidade (aliás a terminologia usada pelo Continente é que induz a confusão), mas sim o direito a teres um desconto de 5 euros na próxima compra.
moppie85 Escreveu:tonando Escreveu:
Penso que é errado fazer o somatório das duas compras porque um produto tem desconto e o outro não!!
Errado.
Porque se só comprares aquele produto e não voltares lá, não usufruis do desconto.
És obrigado a gastar no minimo 15€ em produtos para usufruires dos 5€ de desconto.
Assim, o teu desconto será realmente de 5€ no gasto de 15€, o que corresponde a 33%.
Confesso que nunca tinha parado para pensar nisto, mas assim que li as primeiras explicações, pareceu-me logo nítido e transparente, de fácil entendimento... e o moppie85 volta a expor o caso de maneira clara.
Entendo que quem faça lá regularmente as suas compras (é o meu caso) tenda a entender o desconto como sendo 50% "naquele" produto;
Mas matematicamente, independentemente de lá voltar 1 ou 1000 vezes, o facto é que se tenho 50% de desconto numa compra de 20€ (=10€), só usufruo do mesmo ao gastar no mínimo mais 10€... portanto o desconto é de 10€ em 30€ gastos - logo, igual a 33%.
Claro como a água.
Se não voltar para fazer essa outra compra, não há desconto.
moppie85 Escreveu:tonando Escreveu:
Errado.
EDIT
Usando o teu exemplo:
Há dias a Radio Pupolar também veio com uma promoção engraçada. Durante o fim-de-semana ofereciam 20% em todas as compras, mas em cartão (espertos!!) Esse crédito poderia ser usado à posteriori em qualquer compra.
Pensei em comprar em LCD Led por 1.000,00 (números redondos) e depois usar o crédito (200,00) para comprar um Home Cinema.
---
A radio popular, na realidade, oferece-te os 200 euro na compra de 1200 euro em produtos, porque não podes usufruir dos 200 euro na compra de 1000 euro em produtos. O minimo que tens de comprar são 1200 euro.
Assim, o desconto real é de 200/1200 = 16,6% e não de 20%.
Mas o valor gasto é apenas 10€ e não 15€! A pessoa que faz as compras só gasta 10€ ou outros 5€ são o tal desconto de 50% da compra anterior, logo se tira dez euros do bolso mas fica depois com 5€ para gastar no que quiser o desconto é 50%
Quem está ligado: