Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Miserabilismo português... ou talvez mais que isso

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por oscar c. » 9/9/2003 1:22

Pelo que o DJ diz afinal estamos ainda em recessão técnica. No entanto não deixa de ser positivo o crescimento em relação aos 2 trimestres anteriores.

Agora expliquem-me uma coisa: pq é que foi apenas um site estrangeiro (até ver) a puxar pelo lado positivo dos números?

Este era o ponto principal que quis introduzir.

1 abraço.

óscar c.

Registado: 6/11/2002 0:41

por djovarius » 9/9/2003 0:54

Olá, pessoal...

Não sei qual a definição de recessão técnica na óptica do INE ou dos restantes países da zona Euro, mas o conceito de recessão técnica foi introduzido nos EUA como dois trimestres de crescimento negativo em relação ao período homólogo do ano anterior.
Utilizando-se o mesmo critério em Portugal (year over year), configura-se a recessão no trimestre anterior, agravada ainda mais no segundo trimestre.

Claro que, o facto de o segundo trimestre ter um crescimento de 0,1% em relação ao anterior é positivo por significar que está a ser atingido o fundo. Pelo menos assim será se o próximo trimestre não contrariar estes dados. Mas sinceramente, se alguém deitar foguetes por 0,1%, então estamos muito mal, porque em Portugal estima-se que para haver sensação de crescimnto económico e crescimento real do emprego, a Economia terá que se expandir mais de 2 a 2,5% em termos reais.

Esperemos que assim seja para que não aconteçam no meu país as situações sociais mais tristes. Para que os lucros voltem, para que a Bolsa evolua.

até mais
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por sherlock » 9/9/2003 0:06

Caro Óscar c.,
O que quero realçar é o seguinte: trata-se de uma boa notícia para a economia uma vez que deixamos de estar em recessão técnica e, paradoxalmente ou talvez não, a publicação portuguesa não sublinha isso, antes dá a ideia contrária

Explica lá porque é que deixámos de estar em recessão técnica.

Cumprimentos

Registado: 1/4/2003 16:06

por MozHawk » 8/9/2003 19:36

Caro oscar c.,

No site português www.negocios.pt também fazem referência ao crescimento de 0.1% de Q2.03/Q1.03. Agora também lhe pergunto: podemos ser muito miserabilistas mas há alguém que possa ficar contente com o gráfico que está nesta notícia?

http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=233304

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

Miserabilismo português... ou talvez mais que isso

por oscar c. » 8/9/2003 19:12

Título no público On-line de Hoje:

PIB caiu 2,3 por cento no segundo trimestre

Título no site financeiro espanhol Inverca.com de hoje:

El PIB de Portugal crece un 0,1% en el segundo trimestre

Os títulos estão ambos correctos: o do Público refere-se ao trimestre homólogo transacto enquanto o do Inverca refere-se ao trimestre anterior.

O que quero realçar é o seguinte: trata-se de uma boa notícia para a economia uma vez que deixamos de estar em recessão técnica e, paradoxalmente ou talvez não, a publicação portuguesa não sublinha isso, antes dá a ideia contrária.

É preciso serem os de fora a puxar pela nossa auto-estima.

Começa a não haver paciência para os ler.

Um abraço.

óscar c.

Registado: 6/11/2002 0:41

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, BastosJ, Dragon56, Google [Bot], Majestic-12 [Bot], Manchini888, Nuno V, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, rg7803, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 243 visitantes