GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Re: Promoção??!!
futriber1 Escreveu:1º-Esse era o maior (lembras-te das guerras nas campanhas publicitárias).
2º-Aqui de acordo, quanto às diferenças conforme localização. Todos achamos um exagero os preços nas áreas de serviço.
3º-Abasteço quase sempre na mesma bomba, que não é a mais barata. Para mim não é incómodo, é admiração.
1 - Não me lembro bem, mas confesso que nunca prestei muita atenção às campanhas publicitárias das gasolineiras.
2 - "Todos achamos"? Aqui não posso concordar. Sempre que paro numa área de serviço (por exemplo na A1) vejo imensa gente a tomar café. Quem aceita tomar café por aquele preço é porque não acha o preço exagerado.
3 - Ok, entendo a parte da admiração. Pela minha parte interpreto isso como sendo o mercado a funcionar.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:futriber1 Escreveu:Um dos argumentos da Galp (relativamente à diferença de preços), era que a qualidade dos seus combustíveis relativamente aos da marca branca, era superior por causa dos aditivos.
Dizes muito bem: um dos argumentos. Mas há outros, certo?futriber1 Escreveu:Por muitos acordos/parcerias que as empresas possam fazer entre elas (Galp e Sonae), para mim, nada justifica essa diferença entre postos.
Achas que há justificação para uma bica custar 50 cêntimos num café de bairro e 90 cêntimos numa área de serviço?futriber1 Escreveu:P.S. - Pessoalmente é óptimo (poupo na carteira), mas é estranho.
Mas se já abasteces no mais barato, em que medida é que os preços praticados nos outros postos te incomodam?
1º-Esse era o maior (lembras-te das guerras nas campanhas publicitárias).
2º-Aqui de acordo, quanto às diferenças conforme localização. Todos achamos um exagero os preços nas áreas de serviço.
3º-Abasteço quase sempre na mesma bomba, que não é a mais barata. Para mim não é incómodo, é admiração.
- Registado: 29/11/2007 3:31
futriber1 Escreveu:Um dos argumentos da Galp (relativamente à diferença de preços), era que a qualidade dos seus combustíveis relativamente aos da marca branca, era superior por causa dos aditivos.
Dizes muito bem: um dos argumentos. Mas há outros, certo?
futriber1 Escreveu:Por muitos acordos/parcerias que as empresas possam fazer entre elas (Galp e Sonae), para mim, nada justifica essa diferença entre postos.
Achas que há justificação para uma bica custar 50 cêntimos num café de bairro e 90 cêntimos numa área de serviço?
futriber1 Escreveu:P.S. - Pessoalmente é óptimo (poupo na carteira), mas é estranho.
Mas se já abasteces no mais barato, em que medida é que os preços praticados nos outros postos te incomodam?
Elias Escreveu:futriber1 Escreveu:Porque não em todas as Galp?
E já agora porque é que as outras GALP haveriam de baixar?
Um dos argumentos da Galp (relativamente à diferença de preços), era que a qualidade dos seus combustíveis relativamente aos da marca branca, era superior por causa dos aditivos.
Se os preços se mantiverem -10 cêntimos em relação aos restantes postos da Galp, é porque afinal aquela justificação não era a melhor. Por muitos acordos/parcerias que as empresas possam fazer entre elas (Galp e Sonae), para mim, nada justifica essa diferença entre postos.
Até podes dizer que a localização dos postos é especial, porque estão junto a grandes superfícies, que o objectivo é as compras no hipermercado e o combustível é um "chamadinho". A verdade é que o logotipo é da Galp.
P.S. - Pessoalmente é óptimo (poupo na carteira), mas é estranho.
futriber1 Escreveu:Porque não em todas as Galp?
E já agora porque é que as outras GALP haveriam de baixar?
Promoção??!!
Aqui na zona de Braga e Famalicão (junto ao Continente e Modelo), havia 2 bombas que eram do Continente e que praticavam sempre -10 cêntimos em relação ao preço da Galp, sem cupões ou cartões. Esta semana mudaram para a Galp e mantiveram o mesmo valor (pelo menos no placard). Serão provisórios estes preços? Porque não em todas as Galp?
Marco, Elias,
Estava a gostar muito da conversa (ou aulas) mas vou jantar fora. Fica para amanhã o resto da conversa.
Entretanto tava a dar uma olhadela nesta fonte. PDF abaixo.
Cumprimentos,
AxeRiver
Estava a gostar muito da conversa (ou aulas) mas vou jantar fora. Fica para amanhã o resto da conversa.
Entretanto tava a dar uma olhadela nesta fonte. PDF abaixo.
Cumprimentos,
AxeRiver
- Anexos
-
dgge-fev.pdf
- (266.55 KiB) Transferido 200 Vezes
"You want to know a little about a lot"
AxeRiver Escreveu:Falava em venda de carros, mas essa informação também é importante.
Sei que nalgumas marcas a percentagem de veículos a diesel vendidos é da ordem dos 90%. Noutras marcas (de veículos mais pequenos, o desiquilibrio não é tão grande e uma ou outra até tem pouca oferta de Dieseis).
Não tenho números exactos mas estão a ser vendidos, no global, mais veículos a gasóleo do que a gasolina "constantemente" e o consumo continua a caminhar para um desiquilibrio cada vez maior...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:De acorco com o PORDATA isso são quantidades consumidas num ano. Confirmas que são quantidades mensais?
Sem conferir, parece-me que realmente são valores anualizados (embora apresentados mensalmente). Pelo menos assim de repente, per capita, parece-me combustível a mais só para um mês...
Em todo o caso a ideia é apresentar a proporção de consumo de um combustível e outro.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AxeRiver Escreveu:E as margens? Tens alguma ideia?
Que possam servir de comparação com aqueles valores que surgem aqui no tópico, não (tenho a vaga ideia que a margem líquida não é muito diferente da que apresenta a gasolina e o gasóleo).
A grande diferença do GLP é a carga fiscal que entre ISP e IVA representa apenas 25% do preço (no gasóleo são 50% e na gasolina 60% do preço).
Antes de impostos os preços dos 3 combustíveis são mais ou menos da mesma ordem de grandeza (e as margens das petrolíferas tenho ideia que também).
MarcoAntonio Escreveu:Mensalmente estamos a consumir cerca de 5 mihões de toneladas de gasóleo e 1.5 milhões de gasolina (GLP auto por sua vez não chega a 30 mil toneladas).
De acorco com o PORDATA isso são quantidades consumidas num ano. Confirmas que são quantidades mensais?
MarcoAntonio Escreveu:Eu já indiquei onde esses dados podem ser encontrados: DGGE (em estatísticas e preços).
Mensalmente estamos a consumir cerca de 5 mihões de toneladas de gasóleo e 1.5 milhões de gasolina (GLP auto por sua vez não chega a 30 mil toneladas).
Se quiseres converter para litros, também tens lá no site os valores (é salvo erro 0.75L/Kg para a gasolina e 0.837L/Kg para o gasóleo).
Falava em venda de carros, mas essa informação também é importante.
AxeRiver
Axeriver,
Pego então na tua citação:
O Gás auto não tem expressão (em toneladas, representa menos de 0,5% do total de vendas de gasóleo).
Quanto à concorrência por parte dos hipers, não sei medir.
Mas é preciso ter em conta que a diferença de preço entre a GALP e um hiper em geral não são os 10 ou 12 cêntimos que muita gente imagina - eu abasteço quase sempre na GALP e tenho 10 cêntimos de desconto à pala dos talões do continente. E como eu, muita gente.
Em teoria podes ter razão. Na prática verifica-se o contrário, conforme referi neste post: o consumo global de combustíveis aumentou em 2009 relativamente a 2008.
Pego então na tua citação:
AxeRiver Escreveu:Ou então, um aumento das margens por si mesmo. Nesta altura de crise é provável estarem a perder não só quota de mercado ( concorrencia forte dos hippers e mesmo carros a gás)
O Gás auto não tem expressão (em toneladas, representa menos de 0,5% do total de vendas de gasóleo).
Quanto à concorrência por parte dos hipers, não sei medir.
Mas é preciso ter em conta que a diferença de preço entre a GALP e um hiper em geral não são os 10 ou 12 cêntimos que muita gente imagina - eu abasteço quase sempre na GALP e tenho 10 cêntimos de desconto à pala dos talões do continente. E como eu, muita gente.
AxeRiver Escreveu:como também em termos brutos ( eventual diminuição do consumo dos derivados do petróleo)
Em teoria podes ter razão. Na prática verifica-se o contrário, conforme referi neste post: o consumo global de combustíveis aumentou em 2009 relativamente a 2008.
Eu já indiquei onde esses dados podem ser encontrados: DGGE (em estatísticas e preços).
Mensalmente estamos a consumir cerca de 5 mihões de toneladas de gasóleo e 1.5 milhões de gasolina (GLP auto por sua vez não chega a 30 mil toneladas).
Se quiseres converter para litros, também tens lá no site os valores (é salvo erro 0.75L/Kg para a gasolina e 0.837L/Kg para o gasóleo).
MarcoAntonio Escreveu:AxeRiver Escreveu:Ou então, um aumento das margens por si mesmo. Nesta altura de crise é provável estarem a perder não só quota de mercado ( concorrencia forte dos hippers e mesmo carros a gás), como também em termos brutos ( eventual diminuição do consumo dos derivados do petróleo).
O consumo do GPL está a subir (perto de 10% ao ano) mas que ninguém se ilude, é ainda completamente residual: representa menos de 1% (qq coisa como 0.4 ou 0.5%) do mercado de combustíveis rodoviários.
E de resto, tenho ideia que a maior parte do GPL tem origem na GALP na mesma...
E as margens? Tens alguma ideia?
AxeRiver
Marco, sabes onde posso encontrar estatísticas entre nas vendas de carros a gasóleo/gasolina. Rácio, gráfico ou qualquer outro tipo de informação. Preferivelmente com dados históricos de evolução.
Com o objectivo de verificar os fundamentos que utilizaste:
Também tenho essa impressão.
Mas gostaria de ver dados para verificar que de facto se pode associar a esta subida de margens.
Cumprimentos,
AxeRiver
Com o objectivo de verificar os fundamentos que utilizaste:
cada barril de petróleo produz mais gasolina do que gasoleo, contudo em Portugal o consumo é de cerca de 75% de gasóleo e tem vindo a "agravar").
Também tenho essa impressão.
Mas gostaria de ver dados para verificar que de facto se pode associar a esta subida de margens.
Cumprimentos,
AxeRiver
AxeRiver Escreveu:Ou então, um aumento das margens por si mesmo. Nesta altura de crise é provável estarem a perder não só quota de mercado ( concorrencia forte dos hippers e mesmo carros a gás), como também em termos brutos ( eventual diminuição do consumo dos derivados do petróleo).
O consumo do GPL está a subir (perto de 10% ao ano) mas que ninguém se ilude, é ainda completamente residual: representa menos de 1% (qq coisa como 0.4 ou 0.5%) do mercado de combustíveis rodoviários.
E de resto, tenho ideia que a maior parte do GPL tem origem na GALP na mesma...
Elias Escreveu:AxeRiver Escreveu:Isso é motivo para subir a margem no gasóleo?
E porque não?
Que se saiba, num mercado livre (como é o dos combustíveis), as margens podem ser livremente fixadas. Como em qualquer outro bem ou serviço.
Por outras palavras, as margens passadas não devem condicionar as margens futuras... ou devem?
Eu também disse isso. Mas tentei justificar um pouco.
Ou então, um aumento das margens por si mesmo. Nesta altura de crise é provável estarem a perder não só quota de mercado ( concorrencia forte dos hippers e mesmo carros a gás), como também em termos brutos ( eventual diminuição do consumo dos derivados do petróleo).
AxeRiver
AxeRiver Escreveu:Isso é motivo para subir a margem no gasóleo?
E porque não?
Que se saiba, num mercado livre (como é o dos combustíveis), as margens podem ser livremente fixadas. Como em qualquer outro bem ou serviço.
Por outras palavras, as margens passadas não devem condicionar as margens futuras... ou devem?
AxeRiver Escreveu:Isso é motivo para subir a margem no gasóleo?
O argumento que apresentei não é o de manter margens de lucro mas de reagir/contrariar diferentes procuras e ofertas...
E numa lógica de procura/oferta, é o que eu disse que faz sentido e não o oposto.
Imagina-te a produzir folhas de papel e com a matéria prima que adquires podes produzir 3 folhas de papel branco e 2 folhas de papel amarelo. E que tens procura para 4 folhas de papel amarelo e para uma folha de papel branco...
Não se baixa a margem do papel amarelo, isso iria agravar ainda mais o desiquilibrio. O que se faz é precisamente o oposto!
Sim, nota-se uma divergência ao longo do tempo, a que não será provavelmente alheia a enorme diferença de procura entre os combustiveis em Portugal, cada vez mais dominado por veículos a Diesel e que está já em completo desiquilibro (cada barril de petróleo produz mais gasolina do que gasoleo, contudo em Portugal o consumo é de cerca de 75% de gasóleo e tem vindo a "agravar").
Isso é motivo para subir a margem no gasóleo?
Faria mais sentido, caso a margem do gasóleo fosse inferior à da gasolina. Nesse caso, de forma a manter as mesmas receitas, subia-se a margem do gasóleo ( considerando que cada vez há mais carros a gasóleo ).
Desta forma, não vejo que seja uma questão de ajuste ao mercado.
Quiçá uma medida de "segurança" no que diz respeito à alta volatilidade nos mercados, quer de cambiais (no nosso caso Eur/Usd) quer do barril do petróleo.
Ou então, um aumento das margens por si mesmo. Nesta altura de crise é provável estarem a perder não só quota de mercado ( concorrencia forte dos hippers e mesmo carros a gás), como também em termos brutos ( eventual diminuição do consumo dos derivados do petróleo).
AxeRiver
Elias Escreveu:olhando para o teu gráfico fica a sensação de que a margem no gasóleo é cada vez maior...
Sim, nota-se uma divergência ao longo do tempo, a que não será provavelmente alheia a enorme diferença de procura entre os combustiveis em Portugal, cada vez mais dominado por veículos a Diesel e que está já em completo desiquilibro (cada barril de petróleo produz mais gasolina do que gasoleo, contudo em Portugal o consumo é de cerca de 75% de gasóleo e tem vindo a "agravar").
Bom, conforme prometido, aqui fica a actualização com base na metodologia habitual.
Ao contrário do sugerido ontem pelo EALM, os preços não estão propriamente a baixar com duas semanas de atraso. Ou por outra, para ser mais exacto, até à semana passada justificava-se um recuo muito ligeiro, apenas esta semana se justificava uma queda acentuada.
Para ficar claro, deixo as médias semanas das três últimas semanas para se verificar que na verdade a média praticamente não mexeu há duas semanas atrás (pode ver-se no início da página 87 - no post do dia 15 - eu contava com uma baixa a meio da semana de meio a um centimo, contudo na segunda metade dessa semana, ainda pendente, os preços subiram e a média acabou por ficar praticamente nos mesmos valores).
Bem, aqui ficam as médias no mercado ARA, o nosso mercado de referência, para as 3 últimas semanas em euros por litro:
Gasolina
0.441
0.439
0.412
Gasóleo
0.448
0.447
0.419
Já no que diz respeito a actualizações a ocorrerem esta semana, as coisas mudam substancialmente: a média da semana dos combustiveis refinados caiu bruscamente na última semana em ambos os combustíveis e justificavam-se baixas assinaláveis nos postos de abastecimento. Olhando para estes números (e para o gráfico em anexo, que ilustra ainda melhor) pode-se verificar que para já a baixa do gasóleo é´"insuficiente". Já a da gasolina está em linha com o esperado...
Os preços considerados foram de 1.399 para a Gasolina 95 e 1.174 para o gasóleo (nem todos os postos GALP praticam estes valores e descontos adicionais também não são considerados).
Com base nestes dados e também com os da semana corrente até agora, perspectivam-se mais baixas no prazo da próxima semana.
Ao contrário do sugerido ontem pelo EALM, os preços não estão propriamente a baixar com duas semanas de atraso. Ou por outra, para ser mais exacto, até à semana passada justificava-se um recuo muito ligeiro, apenas esta semana se justificava uma queda acentuada.
Para ficar claro, deixo as médias semanas das três últimas semanas para se verificar que na verdade a média praticamente não mexeu há duas semanas atrás (pode ver-se no início da página 87 - no post do dia 15 - eu contava com uma baixa a meio da semana de meio a um centimo, contudo na segunda metade dessa semana, ainda pendente, os preços subiram e a média acabou por ficar praticamente nos mesmos valores).
Bem, aqui ficam as médias no mercado ARA, o nosso mercado de referência, para as 3 últimas semanas em euros por litro:
Gasolina
0.441
0.439
0.412
Gasóleo
0.448
0.447
0.419
Já no que diz respeito a actualizações a ocorrerem esta semana, as coisas mudam substancialmente: a média da semana dos combustiveis refinados caiu bruscamente na última semana em ambos os combustíveis e justificavam-se baixas assinaláveis nos postos de abastecimento. Olhando para estes números (e para o gráfico em anexo, que ilustra ainda melhor) pode-se verificar que para já a baixa do gasóleo é´"insuficiente". Já a da gasolina está em linha com o esperado...
Os preços considerados foram de 1.399 para a Gasolina 95 e 1.174 para o gasóleo (nem todos os postos GALP praticam estes valores e descontos adicionais também não são considerados).
Com base nestes dados e também com os da semana corrente até agora, perspectivam-se mais baixas no prazo da próxima semana.
- Anexos
-
- comb20100526.png (27.65 KiB) Visualizado 5727 vezes