Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedrom » 26/5/2010 15:05

AxeRiver Escreveu:
Elias Escreveu:Estudo não sei se há... mas a ANAREC garante que é verdade:

ANAREC alerta que combustível à venda nos hipermercados tem menos qualidade
O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Virgílio Constantino, garante que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior e alertou para as consequências no motor dos automóveis
visao.pt, Lusa
16:16 Quinta-feira, 30 de Abr de 2009

"A qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustível de marca", sublinhou Virgílio Constantino.

Em declarações à Lusa, o presidente da ANAREC explicou que "o combustível é vendido mais barato, porque é um produto base, sem qualquer aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".

http://aeiou.visao.pt/anarec-alerta-que ... de=f506707

Mas isto originou logo reacções:

Presidente da ANAREC arrisca prisão por "atacar" qualidade da gasolina dos hipers
Económico

22/05/09 14:05

A APED acusa o presidente da ANAREC, Virgílio Constantino, da "prática do crime de ofensa à reputação económica".

O presidente da associação dos revendedores de combustíveis arrisca até um ano e meio de prisão por ter atacado a qualidade das gasolinas dos hipermercados, na sequência da queixa-crime apresentada hoje pela associação que representa as grandes superfícies.

O director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que representa os hipermercados que vendem combustíveis, disse à agência Lusa que a queixa-crime apresentada contra Virgílio Constantino deu entrada hoje no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, um dia depois do inicialmente previsto.

Na queixa-crime, disse o director-geral da APED, José António Rousseau, a associação acusa o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Virgílio Constantino, da "prática do crime de ofensa à reputação económica", prevista na lei.

Este crime é punível com pena de prisão até um ano e multa não inferior a 50 dias. No entanto, disse o mesmo responsável da APED, "a lei indica que, caso o crime seja cometido através de meios de comunicação social, poderá ser agravado até metade dos seus limites". Isto é, a pena máxima que é de um ano é, nestes casos, majorada em mais seis meses.

Ou seja, caso seja acusado e condenado, Virgílio Constantino arrisca uma pena (máxima) de prisão de ano e meio ou 75 dias de multa.

Na origem da queixa estão declarações do presidente da ANAREC, que há semanas disse à agência Lusa que "a qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustíveis de marca" e que "o consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel".

se os combustíveis não tivessem qualidade, seguramente não estariam no mercado. Os grandes do petróleo já os teriam colocado fora. Que isto quando toca a dinheiro...

AxeRiver

A qualidade dos combustiveis tem de estar entre determinados parametros para cumprir as especificações técnicas, e tanto pode estar no máximo, como no minimo!!! :wink:

Já agora o produto base para o gasoleo é todo igual, sendo aditivado aquando do carregamento dentro dos veiculos, sendo nesta altura que é feita a sua distinção, podendo o resultado final originar produtos de determinadas cores.
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por pedrom » 26/5/2010 14:51

pasil74 Escreveu:
pedrom Escreveu:
pasil74 Escreveu:
Elias Escreveu:
pasil74 Escreveu:Mas e o Jumbo, Intermaché, Pingo doce Compram em espanha? é que as diferenças são entre 8 e 17cent. para a galp! E não venham dizer que não presta o gasoleo, quem vende cá os combustiveis vocês já sabem!!!

pasil tu abasteces na galp ou nos hipermercados?

Infelizmente vivo numa zona onde não existem hipermercados com Bombas de Combustivel, mas meto muitas vezes em hipermercados, quando vou para os lados de penafiel, braga ou porto.
E a minha carrinha com é de trabalho e anda muito ainda não se queixou dos gasoleos fracos :mrgreen:

mas já há algum tempo que não vou a braga á bomba do pingo doce onde a diferença para a galp de vila real, mais cara que as galps de braga em 6 cent normalmente a diferença era de 17cent 34$00 na moeda antiga é muita coisa e não trazia só o deposito cheio, quando vou para fora levo sempre o meu amigo Bidon 20L para o encher.
E não levo mais porque a lei não permite senão era um de 60l.

O problema dos gasoleos fracos, ou menos aditivados não se nota em 2 dias mas ao fim de algum tempo e por norma com conhecimento de causa o que acontece é que quando alguém nota que o carro começa a ter problemas muda de combustivel e ai existe o estoiro!!! Depois a culpa não é da última marca usada e não daquela que andou a danificar o motor e/ou os injectores durante 1 ou 2 anos!!!!

Quem gosta bem destes gasoleos são as casas que reparam bombas injectoras!!! :wink:

Só um pormenor, nem todos os hipers gastam destes produtos, no entanto o que é garantido é que milagres não há!!!!! :wink:

Se alguém quiser ver um talão com 20 centimos de desconto por litro tenho aqui na carteira e posso enviar por mail!!!!

Até pode ter razão mas a minha carrinha mais recente tem 2 anos feitos agora 68.000 km e os problemas que teve não foram de injectores nem nada que se pareça.
Foi diferencial e embraiagem e penso que os gasóleos nao influenciam estas peças :wink:

Tenho outro comercial com 10 anos vai fazer em agosto com 250.000 km e nunca mudei nada a não ser a suspenção.

Já agora agradeço a tabela com os preços do gasoleo, mas eu só meto na galp porque tenho taloes de 10cent de desconto caso contrario mete sempre fora nos hipers :lol:

Há já agora BP é bom certo? mas quando abriu um posto de combustivel novo cá, os primeiiros carros que abasteceram gasoleo avariaram parece que o deposito da bomba tinha água.

Agora os problemas que dizes que as pessoas atribuem aos injectores por causa dos gasóleos em 90% dos casos é devido a uso de maus óleos sem as referencias apropriadas que as marcas exigem.
Até desculpas de Turbos partirem por causa dos gasóleos já ouvi e acho que qualquer pessoa que saiba o funcionamento do turbo sabe porque que partem.

Tens toda a razão quanto aos oleos e até devem ter mais influência do que o combustivel no motor pois certas oficinas utilizam oleo que compram a alguns centimos o litro e que vem de uma fabrica que fica localizada numa "caixa de escadas de um prédio"!!!! Ao cliente cobram a 5/10 euros o litro e o cliente fica todo contente porque comprou um bom oleo!!!!

por pedrom » 26/5/2010 13:32

AxeRiver Escreveu:
pedrom Escreveu: Depois a culpa não é da última marca usada e não daquela que andou a danificar o motor e/ou os injectores durante 1 ou 2 anos!!!!

Quem gosta bem destes gasoleos são as casas que reparam bombas injectoras!!! :wink:

Só um pormenor, nem todos os hipers gastam destes produtos, no entanto o que é garantido é que milagres não há!!!!! :wink:

Se alguém quiser ver um talão com 20 centimos de desconto por litro tenho aqui na carteira e posso enviar por mail!!!!

Isso está provado? há estatísticas ou algum estudo?
Pessoalmente, não conheço ninguém. Parece-me mais um mito que outra coisa. Lembro-me de há uns anos, combústiveis da bp darem bronca que avariaram dezenas carros. ( http://forum.autoportal.iol.pt/viewtopi ... 01&start=0 )

E já que estamos a lançar suspeitas, consta que o GForce da Galp também faz mal aos motores. Diz-se que é demasiado puro (limpo).

AxeRiver

Tal como alguns hipers não gastam surrapa, existem postos normais possivelmente a gastar!!!! Porque que alguns postos normais já foram "encerrados"????

Uma coisa eu posso garantir o meu carro quando papa lixo no dia seguinte teima em não andar normalmente e só depiois de levar um depósito de gforce ou uma embalagem de aditivo é que volta ao normal.

Mas estas coisas não se passam só nos combustiveis, tem é mais impacto devido à importância do produto na sociedade, pois temos por ai o famoso vinho a martelo por exemplo que dizem que dá dor de cabeça mas não mata, no entanto ninguém consegue facilmente provar que um cancro que apareça numa pessoal foi devido ao vinho ou aos nitrofuranos que comeu durante 6 meses!!! :mrgreen:

por AxeRiver » 26/5/2010 13:13

Elias Escreveu:Estudo não sei se há... mas a ANAREC garante que é verdade:

O presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Virgílio Constantino, garante que os combustíveis à venda nos hipermercados são de qualidade inferior e alertou para as consequências no motor dos automóveis
visao.pt, Lusa

"A qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustível de marca", sublinhou Virgílio Constantino.

Em declarações à Lusa, o presidente da ANAREC explicou que "o combustível é vendido mais barato, porque é um produto base, sem qualquer aditivo, estando tecnologicamente ultrapassado há décadas e desfasado das exigências tecnológicas dos motores fabricados hoje".

Presidente da ANAREC arrisca prisão por "atacar" qualidade da gasolina dos hipers
Económico

A APED acusa o presidente da ANAREC, Virgílio Constantino, da "prática do crime de ofensa à reputação económica".

O presidente da associação dos revendedores de combustíveis arrisca até um ano e meio de prisão por ter atacado a qualidade das gasolinas dos hipermercados, na sequência da queixa-crime apresentada hoje pela associação que representa as grandes superfícies.

O director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que representa os hipermercados que vendem combustíveis, disse à agência Lusa que a queixa-crime apresentada contra Virgílio Constantino deu entrada hoje no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, um dia depois do inicialmente previsto.

Na queixa-crime, disse o director-geral da APED, José António Rousseau, a associação acusa o presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), Virgílio Constantino, da "prática do crime de ofensa à reputação económica", prevista na lei.

Este crime é punível com pena de prisão até um ano e multa não inferior a 50 dias. No entanto, disse o mesmo responsável da APED, "a lei indica que, caso o crime seja cometido através de meios de comunicação social, poderá ser agravado até metade dos seus limites". Isto é, a pena máxima que é de um ano é, nestes casos, majorada em mais seis meses.

Ou seja, caso seja acusado e condenado, Virgílio Constantino arrisca uma pena (máxima) de prisão de ano e meio ou 75 dias de multa.

Na origem da queixa estão declarações do presidente da ANAREC, que há semanas disse à agência Lusa que "a qualidade do combustível de marca branca, à venda nos hipermercados, não é comparável à qualidade dos combustíveis de marca" e que "o consumidor nunca saberá qual o impacto do combustível na duração do motor do seu automóvel".

se os combustíveis não tivessem qualidade, seguramente não estariam no mercado. Os grandes do petróleo já os teriam colocado fora. Que isto quando toca a dinheiro...

AxeRiver
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por pasil74 » 26/5/2010 12:56

pedrom Escreveu:
pasil74 Escreveu:
Elias Escreveu:
pasil74 Escreveu:Mas e o Jumbo, Intermaché, Pingo doce Compram em espanha? é que as diferenças são entre 8 e 17cent. para a galp! E não venham dizer que não presta o gasoleo, quem vende cá os combustiveis vocês já sabem!!!

Infelizmente vivo numa zona onde não existem hipermercados com Bombas de Combustivel, mas meto muitas vezes em hipermercados, quando vou para os lados de penafiel, braga ou porto.
E a minha carrinha com é de trabalho e anda muito ainda não se queixou dos gasoleos fracos :mrgreen:

mas já há algum tempo que não vou a braga á bomba do pingo doce onde a diferença para a galp de vila real, mais cara que as galps de braga em 6 cent normalmente a diferença era de 17cent 34$00 na moeda antiga é muita coisa e não trazia só o deposito cheio, quando vou para fora levo sempre o meu amigo Bidon 20L para o encher.

O problema dos gasoleos fracos, ou menos aditivados não se nota em 2 dias mas ao fim de algum tempo e por norma com conhecimento de causa o que acontece é que quando alguém nota que o carro começa a ter problemas muda de combustivel e ai existe o estoiro!!! Depois a culpa não é da última marca usada e não daquela que andou a danificar o motor e/ou os injectores durante 1 ou 2 anos!!!!

Até pode ter razão mas a minha carrinha mais recente tem 2 anos feitos agora 68.000 km e os problemas que teve não foram de injectores nem nada que se pareça.
Foi diferencial e embraiagem e penso que os gasóleos nao influenciam estas peças :wink:

Tenho outro comercial com 10 anos vai fazer em agosto com 250.000 km e nunca mudei nada a não ser a suspenção.

Já agora agradeço a tabela com os preços do gasoleo, mas eu só meto na galp porque tenho taloes de 10cent de desconto caso contrario mete sempre fora nos hipers :lol:

Há já agora BP é bom certo? mas quando abriu um posto de combustivel novo cá, os primeiiros carros que abasteceram gasoleo avariaram parece que o deposito da bomba tinha água.

Agora os problemas que dizes que as pessoas atribuem aos injectores por causa dos gasóleos em 90% dos casos é devido a uso de maus óleos sem as referencias apropriadas que as marcas exigem.
Até desculpas de Turbos partirem por causa dos gasóleos já ouvi e acho que qualquer pessoa que saiba o funcionamento do turbo sabe porque que partem.

Registado: 7/12/2007 0:29

por Elias » 26/5/2010 12:48

Estudo não sei se há... mas a ANAREC garante que é verdade:

visao.pt, Lusa

Económico

Registado: 5/11/2002 12:21

por AxeRiver » 26/5/2010 12:39

pedrom Escreveu: Depois a culpa não é da última marca usada e não daquela que andou a danificar o motor e/ou os injectores durante 1 ou 2 anos!!!!

Isso está provado? há estatísticas ou algum estudo?
Pessoalmente, não conheço ninguém. Parece-me mais um mito que outra coisa. Lembro-me de há uns anos, combústiveis da bp darem bronca que avariaram dezenas carros. ( http://forum.autoportal.iol.pt/viewtopi ... 01&start=0 )

E já que estamos a lançar suspeitas, consta que o GForce da Galp também faz mal aos motores. Diz-se que é demasiado puro (limpo).

AxeRiver
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por pedrom » 26/5/2010 12:17

pasil74 Escreveu:
Elias Escreveu:

por Elias » 26/5/2010 11:57

Em Vila Real existe um posto chamado Tuacar que vende o gasóleo a 1,129 (menos 7 cêntimos que a GALP)
Anexos
gasosa-vilareal.PNG
gasosa-vilareal.PNG (150.27 KiB) Visualizado 5554 vezes

por pasil74 » 26/5/2010 11:51

Elias Escreveu:

por dvck » 26/5/2010 11:41

pasil74 Escreveu:
pedrom Escreveu:
pasil74 Escreveu:VIVA!!!!

A galp em Vila Real já desceu os combustiveis em 0.006€.
A galp ta doida!!! nunca vi um desconto tão grande!! :)

o que vale é que as outras gasolineiras tambem desceram, mas não há concertação, calhou descerem todos no mesmo dia.

Se compram todos no mesmo local e se recebem todas os mesmos preço (praticamente) o que queres que façam???

Quando é que percebem que os preços das bombas não podem ter grandes variações uma vez que compram todos nos mesmos pontos de carga aos mesmos fornecedores????

Pois isso já todos sabemos.

Mas e o Jumbo, Intermaché, Pingo doce Compram em espanha? é que as diferenças são entre 8 e 17cent. para a galp! E não venham dizer que não presta o gasoleo, quem vende cá os combustiveis vocês já sabem!!!

O negócio petrolífero é um negócio de volumes e não de margens. As margens das petrolíferas por litro são reduzidas. Quem tem enormes margens neste sector é o Estado e nem sequer tem de mexer uma palha, mas isso é outra discussão. Não podemos é comparar as petrolíferas com os supermercados dado que esses têm outro negócio e podem dar-se ao luxo de não ter margem nos combustíveis ou até ter margem negativa.

Depois há outros argumentos como por exemplo o facto das grandes petrolíferas terem estruturas de custos específicas (infra-estruturas, logísticos, pessoal, dimensão) que nada têm a ver com o negócio dos supermercados. Como é natural para manterem essa estrutura têm de aplicar margens mínimas aos volumes vendidos.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Elias » 26/5/2010 11:05

por pedrom » 26/5/2010 11:01

pasil74 Escreveu:
pedrom Escreveu:

o que vale é que as outras gasolineiras tambem desceram, mas não há concertação, calhou descerem todos no mesmo dia.

Se compram todos no mesmo local e se recebem todas os mesmos preço (praticamente) o que queres que façam???

Quando é que percebem que os preços das bombas não podem ter grandes variações uma vez que compram todos nos mesmos pontos de carga aos mesmos fornecedores????

Mas e o Jumbo, Intermaché, Pingo doce Compram em espanha? é que as diferenças são entre 8 e 17cent. para a galp! E não venham dizer que não presta o gasoleo, quem vende cá os combustiveis vocês já sabem!!!

Se já sabes tudo não vale a pena estar a explicar nada, no entanto quem perceber um bocadinho do negócio está-se a rir com o que disseste!!!!

por pasil74 » 26/5/2010 10:35

pedrom Escreveu:

por pedrom » 26/5/2010 10:30

por Elias » 26/5/2010 10:27

Convém lembrar que devido aos cartões frota (e afins), senhas de hipermercados e outros tipos de descontos, os preços pagos pelos clientes nem sempre correspondem ao preço indicado na bomba. Este factor é frequentemente ignorado nas comparações de preços...

por pasil74 » 26/5/2010 10:20

VIVA!!!!

por pedrom » 26/5/2010 9:17

EALM Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
EALM Escreveu:Apenas disse ou quis dizer uma coisa muito simples:
O "delay" temporal na descida do preço nas bombas onde costumo abastecer não é o mesmo nas descidas como é nas subidas. E isto é uma prática que observo há muito tempo.

Alegar, já há muito quem alegue.

O que são precisos são acompanhamentos cuidados e continuados que o mostrem/demonstrem...

Em absoluto, os teus posts não acrescentaram nada até ao momento. Até tem o seu quê de curioso porque numa semana em que os preços baixaram em 19 de 23 postos numa terça-feira e em 3 outros na segunda-feira, tu escreves isto:

EALM Escreveu:Obviamente que este facto pode enviesar conclusões, mas não deixa de ser curioso que uma dessas bombas (por acaso é a do Jumbo) já tenha subido duas vezes à 2a Feira e as descidas são sempre a meio ou no final da semana...

Creio que imaginas o valor que dou a análises que se baseiam em memória...

Marco, vais-me desculpar, mas isso é la contigo. Tu dás o valor que bem entenderes, mas eu relato factos. O jumbo por norma alterava preços às 4as Feiras. Ultimamente para subir foi sempre à 2a Feira.

Agora para descer, em Aveiro, estavam nitidamente a protelar. São 24h que lucram mais um tanto. Ontem, Segunda-Feira, vi um pesado a abastecer 500€ de combustível na mesma boma que aumentou o preço 2 vezes seguidas a uma 2a Feira.

Mais um facto de "memória" para ti Marco. O Jumbo finalmente desceu hoje à tarde o preço. Às 19H tinham um preço, às 22H já tinham outro. O que equivale praticamente a baixarem à 4a Feira.

São nestas diferenças horárias, por vezes de dias, que se ganham muitos milhões. É um "LAG" elástico que se usa, ora estica ora encolhe conforme dá jeito. Eu tenho estado atento, e uma das razões é ter começado a seguir este tópico. Dá para ter uma ideia quando e quanto é suposto haver uma modificação de preço e depois vejo o dia em que acontece.

Considera a minha análise muito localizada, apenas uma cidade, mas que temos aqui um lag dinâmico, lá isso temos.

Os preços são "sempre" alterados de domingo para segunda, o que antes de fevereiro/março acontecia à quarta feira.

O facto de certas bombas só decerem o preço mais tarde é porque de certeza que tinha produto da semana anterior e não queriam perder dinheiro!!!! É claro que existe sempre a hipótese de o fazer com produto a preço novo, mas isso são opções da gerência do posto, pois enquanto tiver clientes a comprar mais caro não se baixa o preço!!!!

Normamalmente à sexta já se sabe mais ou menos o que vai acontecer aos combustiveis se vão subir, descer ou manter e nessa altura tem que se fazer a gestão das necessidades até ao domingo caso desça, ou então encher a tancagem no caso de subida e ai sim é que se ganha muito dinheiro pois fica-se com produto "velho" a preço novo!!!!

por MarcoAntonio » 26/5/2010 2:28

Já agora, Aveiro é um excelente local para abastecer em termos gerais...

Municipio - média de todos os postos (média galp)

Aveiro --------- 1.352 (1.385)
Matosinhos -- 1.398 (1.397)
V.N. Gaia ----- 1.400 (1.406)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 26/5/2010 1:18

Ou seja, neste momento já todos os postos registados em Aveiro (excepto o Feira Nova, cujo preço data do dia 19 e é o segundo mais baixo de todos) actualizaram os preços esta semana e uma boa parte deles já baixou duas vezes só esta semana!

O Jumbo, que mencionas, era e é o posto com o preço mais baixo em Aveiro.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 26/5/2010 1:13

EALM, é interessante que voltes a responder porque eu fui novamente ao precoscombustiveis e há há novas descidas em Aveiro!

Os preços há pouco e agora (gasolina):

1.379; 1.381; 1.409; 1.409; 1.419

1.359; 1.369; 1.381; 1.409; 1.409

(nota: por ordem crescente e não por posto)

O preço de referência da gasolina na GALP é de 1.399
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 26/5/2010 0:40

EALM Escreveu:O mais importante para mim, a seguir a ter uma carga fiscal equilibrada, é ter distribuidores de combustíveis coerentes e que usem os mesmos critérios quer para descidas quer para subidas, nomeadamente o tempo que demoram a reflectir a alteração da matéria prima

Serias então favorável a uma solução de preços tabelados pelo governo de acordo com uma fórmula previamente estabelecida?

por EALM » 26/5/2010 0:38

Elias Escreveu:
EALM Escreveu:Para a página ter algum interesse teria então que me dar hoje os preços relativos às datas em que verifiquei os preços das bombas por onde costumo passar. E mesmo assim... não muda a realidade que no interior da cidade ninguém baixou o preço.

EALM,

Para ti qual destes dois aspectos é mais importante:
1. Que a bomba onde costumas passar baixe o preço
2. Saber onde podes meter gasolina mais barata

O mais importante para mim, a seguir a ter uma carga fiscal equilibrada, é ter distribuidores de combustíveis coerentes e que usem os mesmos critérios quer para descidas quer para subidas, nomeadamente o tempo que demoram a reflectir a alteração da matéria prima. Desta vez esperei mais de duas semanas para ver reflectida uma descida.

Registado: 1/5/2008 2:21

por EALM » 26/5/2010 0:35

MarcoAntonio Escreveu:
EALM Escreveu:Apenas disse ou quis dizer uma coisa muito simples:
O "delay" temporal na descida do preço nas bombas onde costumo abastecer não é o mesmo nas descidas como é nas subidas. E isto é uma prática que observo há muito tempo.

Alegar, já há muito quem alegue.

O que são precisos são acompanhamentos cuidados e continuados que o mostrem/demonstrem...

Em absoluto, os teus posts não acrescentaram nada até ao momento. Até tem o seu quê de curioso porque numa semana em que os preços baixaram em 19 de 23 postos numa terça-feira e em 3 outros na segunda-feira, tu escreves isto:

EALM Escreveu:Obviamente que este facto pode enviesar conclusões, mas não deixa de ser curioso que uma dessas bombas (por acaso é a do Jumbo) já tenha subido duas vezes à 2a Feira e as descidas são sempre a meio ou no final da semana...

Creio que imaginas o valor que dou a análises que se baseiam em memória...

Marco, vais-me desculpar, mas isso é la contigo. Tu dás o valor que bem entenderes, mas eu relato factos. O jumbo por norma alterava preços às 4as Feiras. Ultimamente para subir foi sempre à 2a Feira.

Agora para descer, em Aveiro, estavam nitidamente a protelar. São 24h que lucram mais um tanto. Ontem, Segunda-Feira, vi um pesado a abastecer 500€ de combustível na mesma boma que aumentou o preço 2 vezes seguidas a uma 2a Feira.

Mais um facto de "memória" para ti Marco. O Jumbo finalmente desceu hoje à tarde o preço. Às 19H tinham um preço, às 22H já tinham outro. O que equivale praticamente a baixarem à 4a Feira.

São nestas diferenças horárias, por vezes de dias, que se ganham muitos milhões. É um "LAG" elástico que se usa, ora estica ora encolhe conforme dá jeito. Eu tenho estado atento, e uma das razões é ter começado a seguir este tópico. Dá para ter uma ideia quando e quanto é suposto haver uma modificação de preço e depois vejo o dia em que acontece.

Considera a minha análise muito localizada, apenas uma cidade, mas que temos aqui um lag dinâmico, lá isso temos.

Registado: 1/5/2008 2:21

por Elias » 25/5/2010 23:08

Mais uma notícia antiga - esta é de Maio de 2004.

Nessa altura o petróleo estava abaixo dos 40 dólares mas o discurso já era aquele que hoje conhecemos:

Preços dos combustíveis vão continuar a subir para além do Verão

Os especialistas acreditam que a tendência de subida do preço do petróleo vai manter-se até aos meses mais quentes, mas o presidente da associação das gasolineiras considera que os combustíveis vão continuar a escalada para além disso.

O presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC), António Saleiro, afirmou ao Diário Financeiro que a subida dos preços não está ligada apenas com a evolução do crude nos mercados internacionais, passando por uma «opção estratégica» das empresas petrolíferas.

Por isso mesmo, e questionado sobre as perspectivas de evolução dos preços para o resto deste ano, o presidente considera que «vão continuar a subir e não é só até ao Verão. Vão subir mesmo depois disso», acrescenta.

António Saleiro acusa, mais uma vez, as grandes petrolíferas de movimentos concertados nos preços, e refere que, enquanto a regulação não funcionar, os consumidores podem continuar a contar com este «descalabro». Desde a liberalização, no início do ano, os preços do gasóleo e gasolinas já subiram entre 8 e 9,5%.

A pressão continua, de facto, a sentir-se sobre o preço que os portugueses pagam de cada vez que abastecem os depósitos dos seus carros. Depois da Galp e da BP, foi ontem a vez da Shell voltar a elevar os preços.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, karaya75, luislobs, MiamiBlue, OCTAMA e 174 visitantes